Sabotagem da redução do preço da energia explica crise do PSDB

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

De 2003 para cá, eleição após eleição a oposição ao governo federal vem minguando em termos de representação parlamentar no Congresso Nacional e do eleitorado que governa. O caso mais grave é o do DEM, que está à beira da extinção, mas o PSDB também tem perdido apoio da sociedade, tendo hoje menos da metade do tamanho que tinha há uma década.

Nas eleições deste ano, enquanto o PT cresceu em número de prefeituras, de vereadores e de munícipes governados, a oposição diminuiu. Inclusive vêm surgindo especulações sobre fusão de PSDB, DEM e PPS, de forma a evitar que se tornem partidos “nanicos”.

Não há melhor explicação para esse fenômeno do que a atitude inexplicável de três governadores do PSDB que tentam sabotar iniciativa do governo Dilma Rousseff que poderia reduzir fortemente o valor das contas de luz de empresas e de pessoas físicas.

A queda no preço da luz poderá ser bem menor do que os 16,2% previstos pela presidente Dilma em setembro, quando anunciou a redução das tarifas.

As populações e as empresas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná serão as únicas do país que não irão se beneficiar do programa federal de redução das contas de luz porque os governadores tucanos Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia e Beto Richa estão sabotando abertamente a iniciativa da presidente Dilma Rousseff.

As empresas Cesp, Cemig e Copel, sob controle do PSDB de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná optaram por não prorrogar os contratos de suas hidrelétricas nos moldes propostos pela União.

O mais grave é que, do total de geradoras, 60% aderiram ao plano de Dilma.Todas as nove empresas de transmissão aceitaram renovar agora as concessões que venceriam entre 2015 e 2017.

Veja, abaixo, trecho de matéria da Folha de São Paulo desta quarta-feira (5):

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse que a opção de Cesp, Cemig e Copel -estatais de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, Estados administrados pelo PSDB, principal partido de oposição ao governo federal- pune também a população desses Estados e que as companhias olharam apenas para o curto prazo.

Elas estão causando diretamente o impacto de não atingir os 20,2%. Estão sendo penalizadas as populações de São Paulo, Minas Gerais e Paraná pela decisão que essas empresas tomaram de não aceitar essas regras”, afirmou Zimmermann

Se fosse preciso encontrar uma explicação para a débâcle oposicionista na última década, ela se resumiria a esse episódio inacreditável. Vejam que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país, só as empresas geradoras de energia controladas pelo PSDB foram de encontro ao programa do governo federal.

Fica fácil entender que os governadores tucanos acham que podem impedir que o povo e os empresários dos Estados que governam fiquem sabendo que a promessa de Dilma não se concretizou nesses Estados porque eles sabotaram o programa que a materializaria.

Não é à toa que São Paulo, Minas Gerais e Paraná são Estados em que a vida vem piorando enquanto que, no resto do Brasil, melhora a cada ano. Todos os principais programas federais que têm impacto direto junto à população vêm sendo bloqueados.

Em São Paulo, particularmente, governadores como Geraldo Alckmin e José Serra rejeitaram programas federais para a Segurança Pública, para a Saúde, para a Educação, só para evitar que a logomarca do governo federal figurasse nesses programas.

Confiando na aliança com grandes grupos de comunicação, o PSDB e o DEM vêm prejudicando as populações dos Estados e Municípios que governam por razões puramente eleitoreiras. Porém, como se viu na recente eleição no maior colégio eleitoral do país (São Paulo), essas populações já começam a entender que esses partidos são nefastos para o país.

Tags: , , , , , , , , ,

180 Comentário

  1. O Rio de Janeiro aceitou??? Mas antes da redução nós tivemos um aumento de 12% este mês na tarifa de energia. Se o governo baixar 16% então teremos uma redução de 6%.

    • Na qualidade de carioca “da gema”… Creio que essa matéria do site Consultor Jurídico deixa claro que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Além da mui bem vinda medida adotada pela Presidenta Dilma não ter absolutamente NADA a ver com esse tal reajuste ao qual você se refere, nota-se que o buraco jurídico é muito mais embaixo…

      4 dezembro 2012

      Energia elétrica
      Redução de tarifa não se confunde com reajuste anual

      Por Fábio Amorim da Rocha

      Tendo como principal chamariz para a sociedade a redução no valor das tarifas de energia elétrica a partir de fevereiro de 2013 — de 16,2% para os consumidores residenciais e entre 19% e 28% para os consumidores industriais —, após meia década de discussão e debates com as maiores autoridades regulatórias brasileiras, fomos todos surpreendidos com a publicação em 11 de setembro de 2012, da Medida Provisória 579 que, em sua Exposição de Motivos dispõe que esta “altera dispositivos da legislação vigente com o objetivo de viabilizar a redução do custo de energia elétrica para o consumidor brasileiro, buscando, assim, não apenas promover a modicidade tarifária e a garantia de suprimento de energia elétrica, como também tornar o setor produtivo ainda mais competitivo…”.

      Esta MP trata das diretrizes para a prorrogação de dezenas de contratos de concessão de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que terão seu prazo expirado entre 2015 e 2017 e busca a captura da amortização e depreciação dos investimentos executados por estes agentes.

      As concessões abrangidas pela referida MP — que possui mais de 400 emendas parlamentares e mesmo assim foi regulamentada pelo Decreto 7.805, três dias após a publicação desta — são aquelas que foram outorgadas antes da publicação da Lei 8.987/1995, e não licitadas.

      Com esta MP condições estão sendo criadas para que os contratos de concessão possam ser prorrogados, uma única vez, por 30 anos já a partir do início de 2013, desde que os concessionários por ela impactados aceitem as condições impostas pelos dispositivos supracitados.

      Sem querer adentrar no mérito da constitucionalidade ou legalidade da MP e dos impactos bilionários em valor de mercado que algumas empresas de relevância histórica no setor estão hoje vivenciando, o ponto central deste curto artigo é demonstrar a diferença entre a redução (revisão) de tarifa que a MP propõe e o reajuste previsto em lei e em contrato desde a década de 90 e praticado todos os anos pelas 64 distribuidoras do país.

      Registre-se que a MP 579, em seu artigo 13 e o Decreto 7805 em seu artigo 15 trazem expressa previsão de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) procederá à revisão tarifária extraordinária das concessionárias de distribuição, sem prejuízo do reajuste tarifário anual previsto nos contratos concessão.

      A revisão acima se dará em razão da extinção de encargos, assunção pelo Tesouro de outros, captura da amortização de ativos, isto é, o que se está buscando é a modicidade tarifária, entretanto, não poderá esta medida impactar o equilíbrio econômico e financeiro da concessão, uma vez que, a tarifa, necessariamente, tem que remunerar o serviço prestado.

      Assim, mesmo após a publicação da MP algumas distribuidoras tiveram suas tarifas reajustadas, a uma porque existe expressa previsão na Lei 8987/95 e nos contratos de concessão, a duas porque a revisão tarifária prevista na MP e no decreto ocorrerá a partir de fevereiro do próximo ano.

      Que fique claro que o reajuste é legal e que sua fórmula contida nos contratos decorre de previsão expressa prevista no inciso III, parágrafo único do artigo 175 da Constituição Federal, que atribuiu à lei a disciplina da política tarifária.

      Com a publicação da Lei 8987/95, que regulamentou o artigo 175 da Constituição, esta legislação introduziu como regras gerais dispositivos que disciplinam a política tarifária aplicável aos serviços públicos de energia elétrica. O artigo 23, IV, da referida lei dispõe como cláusulas essenciais do Contrato de Concessão aquelas relativas ao preço do serviço e aos critérios e procedimentos do reajuste de tarifas.

      No caso das revisões extraordinárias — como a que ocorrerá em fevereiro de 2013 — e periódicas ou ordinárias — a cada cinco anos, em sua maioria —, sua disposição, também, encontra-se na lei supracitada e nos editais e contratos de concessão.

      Especificamente em relação à revisão extraordinária esta se dá em razão da necessidade da distribuidora requerer a majoração tarifária — desde que ocorram modificações para mais, é claro, de custos de compra de energia e encargos setoriais, conhecidos como parcela A do contrato —, visando preservar o equilíbrio econômico e financeiro do instrumento contratual.

      Registre-se que na revisão extraordinária é a concessionária que a requer e é a Aneel que aprova ou não o pedido. Apesar desta previsão e em razão da vigência da lei que instituiu o Plano Real (publicado pouco antes da Lei 8987/95 — trouxe a estabilidade nos preços), as revisões, mesmo previstas em lei e contrato, se ocorreram, foram em número tão ínfimo, que este articulista não consegue se recordar.

      Com a MP, o que ocorrerá é uma revisão (para baixo) imposta pelo Poder Concedente e não requerida pela concessionária. Apesar de não verificarmos nenhuma ilicitude neste procedimento inovador, não podemos perder de vista a necessidade da manutenção do equilíbrio do contrato, com tarifas módicas, mas que remunerem o serviço e não o degrade.

      Assim, é o contrato de concessão o instrumento formal para disciplinar o reajuste tarifário e nestes instrumentos contratuais há previsão expressa em suas cláusulas que as tarifas cobradas com periodicidade anual são homologadas pela Aneel, estando, por óbvio, em perfeita sintonia com os dispositivos legais e contratuais ora mencionados. Ratifique-se, que os reajustes praticados este ano não possuem nenhuma relação com os efeitos da MP 579, até porque esta trouxe expressa previsão neste sentido.

      Portanto, em especial para os formadores de opinião, muitas das vezes desavisados e desinformados, sugerimos que antes de expressarem suas ideias e que estas comecem a reverberar através dos meios de comunicação e gerar dúvidas e incertezas (talvez propositais) na sociedade em geral, busquem se inteirar da legislação setorial, evitando, deste modo, que discussões sejam travadas nas esferas administrativas e judiciais.

      Nós consumidores, os agentes setoriais, o governo, enfim, toda a sociedade brasileira está cansada de incertezas e maledicências. Não ao Risco Brasil e ao Risco Regulatório.

      • Eu só gostaria de saber uma coisa!!!! Eu sei que o reajuste de energia anual é legal. Então porque dês de quando a presidenta mencionou em reduzir as tarifas de energia, a Aneel deu um aumento maior que a inflação, praticamente o dobro para a concessionaria do Rio de Janeiro, será que para não haver perda com a redução.

        • A Light era para dá uma redução de mais de 50% nas tarifas de energia, motivo: Hoje aqui no Rio, muitos morros e favelas estão sendo “pacificada”, a Light hoje entra onde não entrava, e muitos desses moradores dessas comunidades hoje pagam conta de luz, pois antes não pagavam e nós que moramos fora destas comunidades pagávamos mais caro para que a concessionária não tivesse perda. Agora por que a tarifa de energia ao invés de cair dobra?

        • Jorge, meu fio, você é de Portugal????????????

    • Black Friday da energia: a metade do dobro.

      • Você diz isso porque prefere que uma meia dúzia de acionistas corruptos ganhe milhões do que o povo pague energia mais barata. É bem o seu DNA. Enriquecer os ricos e empobrecer os pobres.

        • Eu sou o povo, rapá, eu pago conta de energia elétrica.
          E bem cara.

          • É isto que você, Catão de Atibaia, tem que dizer aos líderes privateiros e golpistas do seu partido neo-udenista: o PSDB.

            Vamos Catão de Atibaia, reclame com finado FHC, o Nosferatu Cerra e outros tucano-pefelês.

      • Décio, você reclamou da conta da energia elétrica neste mesmo blog e agora vem escrever uma besteira dessas apenas para defender tucanos inescrupulosos que não se preocupam em prejudicar a população para atender às suas mesquinharias politiqueiras.

        Está bem claro que você não tem coerência e escreve com má-fé.

        Daqui a pouco você está reclamando do preço de alguma outra coisa, desde que atenda o seu objetivo de atacar o PT e defender o PSDB o qual você MENTE, com a maior cara-de-pau, dizendo que não defende.

        • Ruy, se tem um PSDBista, aqui……esse cara sou eu.

          • Catão de Atibaia é do partido privateiro e golpista.

            Será que ele defende a política de privataria e de golpismo da Neo-UDN? Resposta: Positivo e operante.

          • Grande Merda, Sr. Décio !!!

  2. Apóio a redução de energia elétrica promovida pela Dilma, torna o país mais competitivo e preserva empregos na economia real.
    Óbvio que os tucanos jogam contra nessa história toda, o que era de se esperar, que o PT saiba mostrar porque não baixou mais a tarifa…
    Mas percebo um rebuliço muito grande no setor elétrico, principalmente na Eletrobrás, porque o governo não sinalizou muito bem estas medidas para os trabalhadores do setor. Há um forte temor de perda de benefícios e de empregos e redução de salários. Isso é real e precisa ser equacionado pelo Mantega, Dilma não pode se arriscar a ser a primeira presidente, desde FHC, a cortar milhares de postos de trabalho na Eletrobrás e suas controladas, seria um tiro no pé de um governo trabalhista, um rompimento com o sindicalismo elétrico, dominado pela CUT
    Outra coisa: não é mais possível que a maior empresa de energia elétrica da América Latina continue sofrendo ingerências políticas em suas decisões internas e em nomeações puramente políticas para terceiro e quarto escalões. Dilma ve isso aí! O PMDB tá destroçando a Eletrobrás! E como admitir que o seu presidente seja um “Aecista”? Oriundo da Cemig no governo Aécio?
    Redução de tarifas de energia elétrica SIM! Chegou em boa hora, beneficia o país como um todo, Mas sem redução de benefícios, salários e empregos para os trabalhadores do sistema Eletrobrás! Os empresários estão sendo contemplados nestas medidas, muito bem, mas os trabalhadores também precisam ser.
    Lula, em 2008, começou um processo de transformação da Eletrobrás para transformá-la na “Petrobrás” do setor Elétrico e isso não pode ser revertido, pois a integração energética do continente e as metas de universalização do acesso a eletricidade podem estar sendo comprometidas!

  3. Sem falar na dívida impagável do estado de MG com a Cemig.

    Saiba mais em http://www.advivo.com.br/blog/ricardombc/a-divida-impagavel-do-estado-de-mg-a-cemig

  4. “Não é à toa que São Paulo, Minas Gerais e Paraná são Estados em que a vida vem piorando enquanto que, no resto do Brasil, melhora a cada ano”

    Quanta bobagem, meu Deus!

    • Pois é. É mole? Fala sério.

    • Bobagem é prejudicar a população apenas para fazer politicagem rasteira, como os tucanos estão fazendo. Isso sim é uma grande bobagem.

    • Exatamente. QUANTA BOBAGEM, meu Deus !!!

    • Bobagem para quem não tem policial assassinado pelo PCC (apesar do aviso ao governo paulista, em julho, pela polícia federal, que era o PCC que comandava estas brutais mortes e o gov. paulista não tomou nenhuma atitude para preservar seus militares), que o governo paulista, quando da isenção do IPI para os utensílios brancos,domésticos, criou um simulacro de impostos, não permitindo aos paulistas usufruírem da isenção de impostos federais. Essa gente que acha que é bobagem, é a mesma que paga zilhões anuais de pedágios, alíás os mais caros do mundo, que pagam 33% de ICM e não 25%, como consta na conta de luz, e por aí vai. Esses paulistas são uma pândega mesmo. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  5. EDUARDO, SOMOS UM PAÍS CAPITALISTA, MAS SERVIÇOS SOCIAIS NÃO DEVEM E NÃO PODEM SER JOGADOS NA BOLSA DE VALORES, A CEMIG TEM SUAS AÇÕES NA BOLSA DE NY E ELA NÃO FOI TOTALMENTE VENDIDA PORQUE O ITAMAR MONTOU BIVAQUE NO PÁTIO DO PALÁCIO DA LIBERDADE,O INFELIZ E FAMIGERADO DO fh, QUERIA JUNTO COM O eduardo azeredo…NÃO JULGADO MENSALÃO MINEIRO,VENDA-LA E MAIS A COPASA QUE PROMETE SANEAMENTO ” BÁSICO ” E QUE TAMBÉM TÁ NA BOLSA DE VALORES. ENGRAÇADO, QUANDO MENINO DIZIAM VÃO PAGAR CARO AGORA E NO FUTURO VAI FICAR MAIS BARATO. MALDITAS BOLSAS.

  6. Como é comovente as ‘masturbações sociológicas’ da mídia quando se trata do PSDB/FHC.

    Mas o “script” do Partido do Senador Dirigindo Bêbado – PSDB é o seguinte:

    – FHC diz que o PSDB deve se dirigir aos mais pobres, andar mais nos trilhos da sociedade do que no partido.

    ENQUANTO

    – A “lesma artrósica”/alckmin e o ‘motora’ bêbado/aécio estão impedindo que a DILMA reduza as contas de luz, sem falar no richa.

  7. São Paulo, Paraná e Minas estão piorando a vida de seus cidadãos? O blogueiro só pode estar brincando. Ninguém, nem mesmo o mais cego militante falaria uma bobagem dessas. 95% das melhores cidades para se viver se encontram justamente nestes estados.
    Outra bobagem imensa: a tarifa terá o reajuste válido para todo Brasil, não, como diz o blogueiro, diferente para esses três estados. Aliás, além destes estado outros dois também recusaram a proposta de quebra de contrato proposto pelo Governo Federal.
    Vocês escrevem um monte de bobagens e depois querem ser levados a sério. Nem o José Dirceu leva vocês a sério, publica seus textos no Blog do Noblat, para ter mais credibilidade. Ou alguém imaginaria que Dirceu escreveria no Conversa Afiada ou no Nassif. Mesmo cassado do Congresso e condenado pelo Supremo não quer ter seu nome associado aos “progressistas”.

    • Então se é verdade isso que você está dizendo, meu caro, deve ser por isso que o Dirceu acabou sendo condenado. Ele não deveria dar crédito para pessoas erradas.

  8. De qualquer jeito, é melhor iniciarmos uma campanha de conscientização das populações desses estados sobre quem são os responsáveis pela não diminuição da conta de energia. Afinal estamos tratando de populações historicamente reacionárias, principalmente em São Paulo, e que por isso mesmo tendem a ser manipuladas com muito mais facilidade pelos barões da comunicação. TENHAM CERTEZA DE QUE A CORJA DO PSDB NÃO É BURRA E, SE ESTÃO INVESTINDO NUM SUICÍDIO ELEITORAL COMO ESSE, É PORQUE TÊM CERTEZA QUE PODEM TRANSFORMÁ-LO DE SUICÍDIO EM SALVAÇÃO, OU SEJA, PODEM VIRAR O JOGO E VENDER, AO MENOS AOS SEUS ELEITORES LOCAIS, MAS TALVEZ TAMBÉM AO RESTANTE DO BRASIL, A IDEIA DE QUE DILMA MENTIU, OU SEJA, NÃO CUMPRIU A PROMESSA DE REDUZIR A CONTA DE LUZ. ALÉM DO MAIS QUE, NÃO CONHEÇO A TECNICALIDADE DA COISA, MAS TALVEZ A NÃO RENOVAÇÃO DAS CONCESSÕES DESSAS TRÊS CONCESSIONÁRIAS POSSA ACABAR AFETANDO O CAIXA GOVERNAMENTAL A TAL PONTO DE A UNIÃO NÃO CONSEGUIR REDUZIR O PREÇO DA ENERGIA PARA O RESTANTE DO BRASIL NO PERCENTUAL ESTIPULADO POR DILMA. Não sei se há esse risco, mas havendo ou não, a indústria de lavagem cerebal midiática já está a postos para culpar o Governo pelo problema que o PSDB está criando com o fim de sabotar o país para atingir suas sórdidas ambições eleitoreiras. E apesar da absurda inversão de lógica que esse mascaramento da realidade contém, não nos esqueçamos de que vivemos num país onde a opinião e a informação são controladas por 13 famílias, o que permite-as esquisofrenicamente maquear a realidade a ponto de conseguirem que as pessoas tomem vacinas contra um epidemia que não existia(inclusive em locais onde seria impossível que houvesse um único caso da doença); que transforma em “intelectual” um verme entreguista e corrupto como FHC ou tenta estabelecer semelhanças entre dois Governos diametralmente opostos como foram os de Lula e do canalha tucano, uma vez que enquanto o primeiro pegou um país em ruínas e transformou-o numa potência, o outro destruiu a Nação vendendo seu patrimônio para os estrangeiros a preço de banana. E olha que ainda nem citei o fato de continuar chamando de poço de virtude ao neo-liberalismo que neste mopmento destroi as principais Economias da Terra ou colar a pecha de “censores” naqueles que lutam para que finalmente o direito de informar saia das mãos de uma oligarquia, e de uma única linha política, neste país e seja aberto a todas as correntes de pensamento. Portanto, não caiamos na ilusão de achar que a obviedade latente contida neste ato(o PSDB sabota a redução na conta de energia usando seus Governo estaduais que controlam grandes distribuidoras)tornará fácil revelar aos brasileiros a sabotagem tucana; que ao que tudo indica estende-se em outras “ações elétricas” : há suspeitas de que a última falta de energia – cinicamente chamada de “apagão” pela mídia conservadora – que atingiu o Nordeste, e foi causada por um “defeito” numa linha de transmissão da CEMIG, foi na verdade o resultado de uma sabotagem, visancdo colar no governo Dilma a pecha de incompetente na gestão elétrica, a qual só pode ser devidamente aplicada ao desgoverno FHC. A ditadura midiática procurará, em ação obviamente orquestrada, reverter o jogo para transformar o Governo dilma em incompetente e mentiroso, incapaz de reduzir o preço da energia, a nãõ ser que nos mobilizemos : além da já citada campanha de conscientização, sugiro que este blog faça chegar a outros setores organizados da Sociedade Civil; como sindicatos e entidades de classe; a necessidade de uma campanha nas ruas desses estados, do tipo panfletagem, mostrando quem são os culpados pelo gasto de energia continuar a afetar a vida dos cidadãos, pesando-lhes no orçamento, campanha que deve atingir também o empresariado. A aposta tucana é alta, e não a fariam se não estivessem bem respaldados por um plano maior, que contra não só com a patrticipação da mídia, mas com a de outrois interesses afetados pelo esforço do Brasil em buscar seu desenvolvimento industrial independente, como o do capitalismo multinacional. Por isso nossão ação não pode se limitar aos debates virtuais.

  9. …o assessor p/ assuntos q tais,deve ser o tal tio rey…Santo Deus!

  10. Como é bom ver os demotucanos mostrando a cara.Lindo de ver, o Aético, tentando explicar a sabotagem…Cuidado,a lista de Furnas vai acabar…e as gordas gorjetas tbém!

  11. Luto no Brasil, tristeza pelo mundo: morreu Oscar Niemeyer. Um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Sua obra permanecerá por séculos, orgulho do Povo brasileiro que ele tanto amou. Humildes condolências à Família e a todos nós, que perdemos um sábio como poucos.

  12. O PSDB e os Mervais ( que acusavam de não cumprir promessa) acusaram o golpe após o firme pronunciamento da Presidente Dilma. Os governadores de SP. Paraná, Minas e Santa Catarina se uniram p/ boicotar. Derem um tiro no pé. A candidatura do Aécio mal foi posta e Dilma o nocauteou quando tentava subir ao tablado. O FHC vai ter que procurar outro, porque esse era muito fraco.

  13. O PSDB e os Mervais ( que acusavam de não cumprir promessa) acusaram o golpe após o firme pronunciamento da Presidente Dilma. Os governadores de SP. Paraná, Minas e Santa Catarina se uniram p/ boicotar. Derem um tiro no pé. A candidatura do Aécio mal foi posta e Dilma o nocauteou quando tentava subir ao tablado. O FHC vai ter que procurar outro, porque esse era muito fraco.

  14. Longe de mim ser um demotucano ou simpatizante de qualquer partido similar (visitem o meu blog e verão claramente minha posição ideológica). Mas o texto aqui escrito, talvez pelo fato de buscar uma propaganda partidária excessiva ou mesmo por falta de informação do setor elétrico, acabe por pecar pela falta de informações importantes.

    Em primeiro lugar as MPs de redução das tarifas foram propostas pela FIESP e encampadas por Dilma. E quem diz isso é o próprio ex-presidente da Eletrobras do Governo Lula, Luiz Pinguelli Rosa. Não é por acaso que nas referidas MPs as empresas, que no proporcional já pagam menos que os consumidores residenciais, tem um desconto que é quase o dobro dos residenciais: 28% e 16% respectivamente.

    Ainda de acordo com o próprio Pinguelli, da forma como está sendo feita as renovações das concessões, com perdas enormes de receitas por parte das empresas, estas poderão ter seus negócios inviabilizados. Por isso inúmeras empresas do próprio grupo Eletrobras não desejavam aderir aos novos contratos. Sem falar na demissão de trabalhadores que em algumas empresas do grupo poderão chegar a 30% do quadro.

    A quem interessa a inviabilização das empresas públicas de energia ou o seu sucateamento? Ainda mais quando se sabe que Edson Lobão, Ministro de Minas e Energia, é privatista, como revelou o Wikileaks.

    Por outro lado, dentro do próprio setor elétrico, temos a Eletrobras ajudando a financiar um parque eólico em Santa Vitória do Palmar/RS para a empresa do tucano Gustavo Franco. Ainda o Estado brasileiro está financiando uma grande Usina em Jirau para uma empresa belgo-francesa (GDF-Suez).

    Se deveria reduzir as tarifas sim, mas com um planejamento mais discutido (e não socando goela abaixo o projeto da FIESP), e buscando através da redução das tarifas uma melhor distribuição de renda, com os trabalhadores pagando o mesmo que os empresários, e não aprofundar ainda mais essa injustiça, além de comprometer o futuro das empresas públicas brasileiras.

    • A um equivoco aí, a proposta foi feita pela Presidenta Dilma que a pricipio foi recusada pela Fiesp,depois de muita conversa, com o governo a Fiesp percebeu que seria um tiro no pé não apoiar a iniciativa do gooverno,sendo que mudaram de posição em seguida.

  15. Mais uma atitude do PSDB contra o povo. 2014 vem aí. Mais uma para colar na testa deles.

  16. Com uma oposição dessa o País não anda, eles fazem tudo pelo poder, até fazer o Povo de seus estados sofrer. É inacreditável a falta de vergonha na cara desses tucanos… mas não tem nada não, em 2014 tem eleição, quero um governo que faça minha vida melhorar, chega!

  17. Quanta “coincidência” aí, no caso das empresas e de partido ! ! !

    Minhas condolências a todos (nós) que sentimos a morte de Niemeyer, neste 05 de dezembro de 2012, ele que sempre foi/ e será um dos maiores nomes de humanismo no Brasil e no mundo. Valeu, Niemeyer.

  18. Bom dia vamos trabalhar a paz hoje?O nazismo começou com a intolerancia, ficamos cegos com nossas proprias opiniões ,isto vira obsessão,vamos ser objetivos difundir o amor e união ,sem bricadeira estamos caminhado para algo que não é o bem comum.

  19. Está errada a informação que as populações de São Paulo, Paraná e Minias Gerais não irão se beneficiar da redução das tarifas.

  20. Realmente, para o cidadão comum, a situação é de uma clareza cristalina: o Governo Federal pensa primeiro no bem estar da população. Enquanto três governadores do PSDB pensam primeiro nos investidores amigo$.

    A Blogosfera e as redes sociais têm uma missão FUNDAMENTAL, que é levar essas informações a todos. Pois, certamente, a mídia tucana – o chamado PIG, Partido da Imprensa Golpista – jogará uma cortina de fumaça nas notícias, tentando evitar um desgaste maior dos já desgastados governadores Alckmin, Anastasia e Richa.

    Como diz o post, a situação de SP, MG e PR piora enquanto o Brasil melhora. Em São Paulo, por exemplo, o desemprego aumentou em novembro, enquanto que no resto do Brasil diminuiu. A participação do PIB paulista no PIB nacional tem caído todos os anos. E o governo estadual sucateou a segurança pública, o transporte, a saúde e a Educação.

    Então, repito, precisamos alertar as pessoas para o fato de que Alckmin é contra os 100% dos royalties do pré-sal para a Educação, é contra a redução da conta de luz, é contra as cotas, é contra o Enem. Pior ainda, Alcimin e os demotucanos são a favor de que se aplique, no Brasil, a mesma política econômica que está sendo aplicada na Europa, com os resultados que estamos assistindo: o povo europeu está comendo o pão que o deus-mercado amassou. Ou nem isso…

  21. Pois é, e a profecia se concretizou ..assim como no passado (desde inícios do séc.XX), após privatizarmos e NÃO colhermos dos resultados, já já nos veremos obrigados a estatizar outra vez ..embora recursos bilionários a titulo indenizatório já começam a escoar pelo ladrão.

    De todo processo apenas lamento que o povo não esta sendo informado, e A MAIORIA NEM TEM CAPACIDADE de entender o que ocorreu e/ou o que esta ocorrendo desta vez.

    O caso das rodovias paulistas é o mais fácil ..aqui o tucanato licitou e disse que entregaria a quem mais pagasse pelas estradas ..não deu outra, diante do monopólio e da possibilidade de repassar tudo ao pedágio, de olho num mercado que acabou lhe rendendo 30% (trinta, mais que banco) reais ao ano, as empreiteiras pisaram fundo ..como resultado, a população acabou pagando uma (ou até mais) nova estrada, enquanto o processo prometia que lhe seria cobrado apenas da manutenção preventiva e/ou duma ou outra melhoria.

    No caso da energia a coisa é mais complexa, embora de comum seja mesmo o MONOPÓLIO que garante mercado na dose certa.

    Pra se COMPRAR um empresa pronta 1o se avaliam os ativos, depois projetam-se lucros pelas receitas, impostos, custos, despesas e outros novos dispêndios e/ou investimentos necessários pra fazer a coisa se adequar às exigências ..e tudo num horizonte de 10,15,20 ou até 30 anos dependendo da situação.

    Ao final do processo, normalmente SEM ser otimista, jogando entradas pra baixo e saídas pra cima, o valor apurado ao final do período é trazido a valor de hoje aplicando-se a ele uma taxa de desconto ..pra investimentos de LP normalmente se aplicam taxas INTERNACIONAIS como a prima e libor cobrados do país.

    No caso das elétricas, segundo li e ouvi, a taxa de desconto não era a de 3-5% a.a., mas sim 20% REAL ao ano ..como consequência, ao se aplicar uma taxa ENORME como esta, a de 20% AO ANO, verdade é que o valor a ser pago pelo negócio (relembrando, monopolista, INDEXADO anualmente, desbravado, MONTADO, sem riscos e seguro -principalmente pq o tucanato garantiu a cobertura de muito PASSIVO) ficavam normalmente muito aquém do valor verdadeiro, ou do caso de uma mesma empresa igualzinha ter que ser montada do ZERO ..em outras palavras, ficavam SUBAVALIADOS (isso, sem contar o caso da CVRD em que inúmeras suspeitas de subavaliação e sumiço de ativos teriam sido constatadas logo no início).

    Enfim é isso, de corrupção em corrupção, de negociata em negociata o CUSTO BRASIL vai subindo, e junto com ele a nossa ineficiência, a queda de produtividade nos setores mais nobres, e a qualidade do emprego tb ..agora, duma das coisas que mais lamento, foi do LULISMO ter sabido disso tudo e, lá atrás, não ter feito nada pra nos minimizar destes ABUSOS, deixando a coisa correr solta por todo o seu governo (um de 85% de apoio popular) ..tendo inclusive agora que ter deixado tudo pra DILMA tentar mitigar ou, no caso contrário, pra ela ter que ver o barco naufragar.

    em tempo – SIM, assim como Locatelli provavelmente pensou, a estratégia dos EUA/FMI em nos apertar o crédito e fazer com que o RISCO subisse, tb fez parte da estratégia ideológica pra forçar o ESTADO brasileiro a ter que vender na bacia das almas muitos de seus ativos ..embora hoje, penso, por esta nossa democracia inconsequente em que nos meteram, se hoje somos explorados por muito empresário ordinário, caso contrário, não me surpreenderia que hoje, PELO CAMINHO QUE TOMOU A HISTÓRIA, não me surpreenderia que se a privatização não tivesse sido feita, se nós POVO não estaríamos sendo roubados por alguns sindicalistas e “federações” de cumpanheiros inimputáveis tb ..difícil quando se vive num país sem projetos, ou com interesses particulares que se sobrepõem aos coletivos

    ps – e pensar que com tanta mandracaria, mesmo após a privataria tucana, isso já em 2001, o país teve que enfrentar o famoso e inesquecível apagão, não ?

  22. Uma explicação básica dessa briga: quando uma usina nova é construída, a concessionária privada que a construiu cobra de nós, consumidores, um acréscimo na tarifa, até recuperar todo o dinheiro investido. Ou seja, nós pagamos o custo da construção. Assim é o capitalismo.

    Pois muito bem, terminado o contrato inicial de concessão, dever-se-ia encerrar a cobrança desse acréscimo, pois o tal custo da construção já voltou para o bolso dos nobres investidore$. Mas eles não querem isso. Querem que os contratos sejam renovados para as usinas velhas com os mesmos percentuais de usinas novas. É um absurdo. Os investidore$ querem continuar recebendo o acréscimo, mesmo depois que já terem recuperado todo o investimento, e JÁ ESTÃO LUCRANDO, mesmo sem esse acréscimo. É um negócio da China.

    A FIESP sempre protestou contra esse absurdo, pois a energia elétrica fica muito cara, aumentando o chamado “custo Brasil”, de forma que nossos produtos ficam sem competitividade lá fora. Tanto que um dirigente da FIESP, falando sobre essa briga das tarifas, disse que “Dilma está seguindo a cartilha da FIESP”. Por outro lado, os demotucanos seguem a cartilha de especuladores e espertalhões, que querem ganhar sem produzir nada, extorquindo a população e os industriais.

    • Muito bem roberto, ao terminar o contrato das conceções o governo deve retomar a estatização,mas a medida prioritária agora é destituir desse cargo esse aecista que dirige esse autarquia reguladora, esse Fernanddo pimentrel também precisa ser observado pois aqui no estado de Minas é aliado do aécio.

      • É isso mesmo, Jesus. Na verdade, Aébrio Neves quer vender a Cemig para a Andrade Gutierrez. Com essa redução, ficou mais difícil.

        Quanto ao Pimentel, ele quer transformar o PT de Minas num departamento do PSDB.

  23. eu aqui no rio fico me perguntando se, realmente, só a população desses estados vão ser prejudicadas uma vez q a light, q abastece a cidade do rio, tem como sua maior acionista a cemig…

    • Marcia, o que ocorreu com a Light é um absurdo! A Light foi privatizada na época do Príncipe dos Sociólogos. Aí os acionistas não investiram em manutenção da rede. Resultado: bueiros explosivos. Quando só tinha sobrado o bagaço da empresa e os acionistas queriam se livrar dela, Aébrio Neves, um governador muito bonzinho (com os investidore$), comprou deles. Agora, os bueiros explosivos estão nas mãos da CEMIG.
      No entanto, a Light sofre influência forte do governo do Rio, que é da base aliada de Dilma.

      • Locatelli, valeu pela resposta. espero q vc tenha razão e essa influência do governo do rio possa de fato nos socorrer.

  24. A solução definitiva para essa contenda é a estatização de todas as usinas. Energia elétrica é importante demais para deixar nas mãos de “investidore$” que são verdadeiros sanguessugas.

  25. Eduardo, vc pretende comentar a sessão do STF de ontem ?

    Eu achei patético querer diminuir a pena dos elementos (M.Aurélio Collor e Levandovsky)

    Achei supremo o raciocínio de que se tudo fosse considerado “continuidade delitiva”, que se uma quadrilha praticasse o trafico de drogas por exemplo, que outros crimes ligados à série como corrupção ativa/passiva, assassinado, latrocínio, estupro, sequestro etc etc não deveriam, pelo raciocínio da dupla, serem mais considerados.

    ..francamente, acho que eles não mereciam ter passado esta vergonha elementar..

    E sobre M.Valério ter recebido pena 4x maior que a de Dirceu, retiro duas LIÇÕES supremas:

    1- que a culpa foi do Ministério Publico, do Jô, que imputou 8 crimes a um e 3 ao outro (embora o mesmo supremo tenha desconsiderado processar Dirceu por peculato por exemplo)

    2- que a legislação que fala de quadrilha é FALHA, pois ao chefe deveria recair SIM a acusação por todos os tipos de delitos feitos por sua “equipe”

    ..em outras palavras, pela minha lógica, JOSÉ DIRCEU tem que parar de reclamar e agradecer por tanto furo que existe não só nas leis como nas mentes dos nossos fracos juristas, não ?

    ps – só espero agora que os legisladores fechem estes BURACOS interpretativos a tempo de pegar o tucanato. (embora acho difícil de ocorrer)

    Tb acho interessante pra vc se antecipar e dar a sua opinião sobre a perda de mandato ou não dos deputados em mandato ..aqui, acho que o STF, INFELIZMENTE, não tem autoridade pra fazer isso não (vide art.55, inciso VI, paragrafo 2o) ..agora, se o Congresso deve ficar dando guarida a eles, tipo Maluf ? ..ahh, penso que não

    em tempo – esquisito por esquisito vote no Marquito, o NOSSO novo vereador

    http://www.youtube.com/watch?v=0e_99VvPOtM

      • ‘que q é isso, cara palida? ‘equilibrio do contrato’? ‘ tarifas modicas’? instrumento formal de reajuste
        é o contrato”. Claro o contrato das privatarias da decada de 90.
        E quem administra isso e Aneel.
        administra os super lucros de quem joga na Bolsa pra cima e pra baixo a vontade, ja amortizou mas quer mais.
        Mas um dia a tecnologia vai nos libertar desses pilantras do capital. Lembro os quatro estudantes nigerianos que inventaram um processo de produzir energia par seis horas, usando um litro de urina decomposta quimicamente.

  26. “A queda no preço da luz poderá ser bem menor do que os 16,2% previstos pela presidente Dilma em setembro, quando anunciou a redução das tarifas.”

    Bem, parece que existe, aí, uma imprecisão nos números, além do que, existe diferença na redução, para consumidores e empresas.
    A presidente Dilma anunciou redução de 20% na conta de luz, e sem a adesão das empresas citadas, além das empresas de Goiás e Santa Catarina, não citadas, a previsão é de redução de quase 17%, convenhamos, não tão enorme assim.

    Além disso, a matemática vai determinar se a pendenga é política.

  27. Caro Eduardo
    Vejo ai um choque entre dois tipos de Estados, um que representa o velho, apoiado pelo PSDB, que ainda vive em função dos 1%, já que as três empresas também são estatais; e outra, que representa o Estado Novo, apoiado por setores do PT, nem por isso deixa de ser capitalista, mas que pretende reformular setores da economia, onde acreditam, ganharão mais, com menor descontentamento popular.
    Ainda é uma luta intercapítalista, onde o povo também será benificiado.
    Saudações

  28. São esses que estão sabotando a votação do marco civil que poderia acabar de vez com a baixaria das operadores contra o consumidor.

  29. Só uma dúvida: estas empresas citadas estão sob o controle dos respectivos estados
    (Paraná, São Paulo e Minas) ou são da iniciativa privada? Se for o primeiro caso, me
    admira os tucanos não as terem privatizados ainda….

  30. Caro Eduardo,
    Sobre o dilema de o Presidente Lula manifestar-se ou não sobre a odiosa perseguição que sofre da velha mídia, a minha sugestão é que, independente dele falar específicamente sobre isso, deveria haver antes a organização de um grande evento público, com personalidades do mundo político, intelectuais, artistas, entre outros, de apoio a Lula e de união das forças de esquerda em geral. Vc poderia, talvez, em nome dos “blogs sujos”, articular este movimento junto aos outros blogueiros.

  31. O PT é um partido sitiado por sua incompetência (PIB de 1%) e marcado pela corrupção! E não foi por causa da oposição! Este partido está virando um instrumento político de blindar, de evitar que os escândalos alaguem o governo. Mas até quando o Ministro da Justiça vai conseguir negar que Rosemary viajou 30 vezes com o super passaporte diplomático, no avião do presidente? E que foi através desta “prática de administração pública” que a quadrilha de corruptos foi nomeada? Até quando relatores como o da CPMI do Cachoeira, vão proteger construtoras como a DELTA? Até quando José Dirceu vai se proclamar inocente e o Lula que não mentiu? E os que nunca estão satisfeitos? Vai ser difícil conter políticos como Vaccarezza e muitos outros mastodontes engordados na safadeza!
    E os partidos comparsas do PT? Estão ávidos por postos de comando onde poderão roubar também! A peçonha já foi inoculada e se espalhou pelo corpo do governo, resta o Coliseu! Aproximam-se grandes eventos, esperanças de vitórias que farão tudo esquecer. Mas se isto não acontecer!
    Neste contexto, os mais sombrios protagonistas desta ópera bufa são os militantes do PT! Recusam a se conscientizar do mal que estão causando à nação! Em especial, aqueles que deveriam fazê-lo por profissão! Refiro-me aos jornalistas que priorizam as publicidades oficiais e emprestam suas penas na defesa de marginais! Não escrevem uma só palavra sobre Dias Toffoli, o medíocre da corte ou sobre Ricardo Levandowiski, o defensor dos criminosos! Mas se comprazem em ridicularizar Luiz Fux para agradar uma platéia ávida em dar risadas e promover escárnios como se isso importasse à nação! São os mesquinhos preconceituosos, as escórias do jornalismo que desejam regular a imprensa!
    Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
    Em tempo I: repito, gostaria de saber onde estão as manifestações de solidariedade dos amigos de José Dirceu que prometiam balançar a República? Certamente estão preocupados em deletarem seus e-mails para não caírem nas malhas da Polícia Federal! Ou, é mais provável, pajeando Rosemary na preservação do deus Lula para que não caia do pedestal.
    Em tempo II: jamais tantos canalhas, receberam tanto respeito na defesa de seus direitos como no julgamento do mensalão!
    Em tempo III: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar da minha opinião. Mas por favor, pelo menos continuem educados já que não dispõem de argumentos! Obrigado.

    • Como um partido sitiado por incompetentes é o preferido dos brasileiros.
      O tema é o mesmo, roubar,. Quem nos roubou foi o PSDB com as privatizações.

      Pedir para se ter educação. Mostra como ele sabe as baboseiras que escreveu. Já se colocou na defensiva.
      Este por certo é mais um que não gosta de se ter juros mais baixos, do pais ter o maior nível de emprego da sua história e agora uma energia mais barata, beneficiando a população que ficara com mais dinheiro no bolso e as nossas indústrias poderem competir com uma energia mais barata.

      Só posso acreditar que uma pessoa que escreve o texto acima, é realmente um manipulado pela mídia que hoje é mais oposição do que a própria oposição.

      Desculpe, me parece que fui educado. Os argumentos são fortes e visíveis. Poderia apresentar muitos outros, mas para você pouco importa, visto que desejar um pais dominado por uma casta voltar para os seus interesses pessoais. O povo da qual você faz parte, que se dane.

      • Olha sr Antônio Lyra Filho, o vovô fascista não é manipulado. Ele é MAL-INTENCIONADO. Ele tem instrução suficiente para saber que o julgamento do mensalão foi feito para criminalizar o PT e apenas e tão somente o PT. Ele sabe muito bem disso. Por isso nem é bom perder tempo com ele. Ele só lê o que quer. Ele não lê nenhuma das nossas respostas.

    • (Eugenio, nao publique seu email assim pra todo mundo ver. Nada a ver com “segredo”: voce vai terminar recebendo junk de literalmente todo o mundo se espalhar seu endereco publicamente. Eh de interesse somente do blogueiro. Abraco.)

    • Quanta dor de cotovelo. A argumento prioritario, o que me interessa são governos de diminuam a desigualdade de renda das familias. Essa é a prioridade muito acima desse moralismo lacerdista. O destino, a missão do Brasil: ele está “condenado” a dar certo mesmo com palavras tão pessimistas como a do Eugenio.

    • Gente, é bobagem responder ao vovô. Ele não tem argumentos. Eu respondi a ele e ele não me respondeu. Deve ser porque não tem argumentos.

  32. Vixe! Agora ferrou! O Nassif comentou que, nos monitores do aeroporto de Brasília, ele viu campanha da FIESP contra “os que não querem o bem do Brasil”, conclamando todos a lutar pela redução da conta de energia elétrica.

    É, dessa vez a direita se superou…

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-desafio-insoluvel-de-viabilizar-o-psdb

  33. Edu (Celesc consegue liminar para não assinar renovação de concessões) Gorno Colombo ,não é tucano. Mas tem DNA Demo ..em Santa Catarina..

  34. “As populações e as empresas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná serão as únicas do país que não irão se beneficiar do programa federal de redução das contas de luz porque os governadores tucanos Geraldo Alckmin, Antonio Anastasia e Beto Richa estão sabotando abertamente a iniciativa da presidente Dilma Rousseff.”

    Edu,

    Há um grave equívoco na sua análise.

    A oposição dos governadores desses estados está na redução do preço da Energia no atacado e produzida por empresas controladas por esses Estados.

    Essa energia vai para o Cesto nacional composto por todas as geradoras das mais diferentes fontes e preços distintos.
    Desse Cesto sai a Energia que é vendida aos Distribuidores pelo preço médo.

    Assim, as Distribuidoras de SP, MG e PR, Estados que não aderiram com suas Geradoras, comprarão Energia pelo mesmo preço que comprará o RS, Estado que aderiu.

    Na prática a CESP Geradora entregará Energia cara ao sistema nacional e a Eletropaulo Distribuidora comprará do sistema Energia barata, pelo preço médio, fruto da redução do preço das Geradoras que aderiram.

    Ou seja, São Paulo acabará sendo beneficiado mesmo tendo boicotado a política de redução de preços na Geração encampada pelo Governo federal.

    • Na verdade tudo vai depender do “cesto” de cada distribuidora.
      A energia das geradoras que toparam a proposta da Dilma será distribuída em cotas para todas as distribuidoras na proporção do seu mercado. No caso das geradoras que não toparam não haverá mudanças pois os contratos atuais serão mantidos até o final das concessões. Então os paulistanos serão prejudicados sim pois a parcela da CESP e da CEMIG no “cesto” da Eletropaulo será a mesma (e devem ser grandes). Além disso, no “cesto” da Eletropaulo ainda pesa a energia da AES Tietê (parte da CESP que foi privatizada na época do FHC/Covas). Aproveitando-se das falhas do marco regulatório tucano, esta energia foi imediata e integralmente vendida a preços exorbitantes para a Eletropaulo, que é do mesmo grupo acionário. Estes preços são repassados para a tarifa dos paulistanos que continuarão pagando mais este mico até o fim do incestuoso contrato entre as duas empresas (na verdade a mesma) americanas.

      Abraços.

      PS: O “buraco” do marco regulatório que permitiu a celebração (e que celebração!) do contrato entre as AES foi devidamente fechado pela dupla Lula-Dilma em 2003/4. A respeito deste episódio, vale lembrar que, durante o julgamento do chamado “mensalão” um dos ministros do STF (acho que foi o Marco A. Mello) insinuou que poderia ter havido “compra de votos” dada a “rapidez” da tramitação do projeto no Congresso Nacional. Isso tudo é muito sinistro não é mesmo?

  35. E eu que pensei que 2014 seria o ano da extinção tucana… ME ENGANEI, será este ano mesmo. Meu Deus, quem será o gurú emaconhado desta tucanalha fedida.

  36. Será que, prevendo este fato, o presidente da FIESP, numa propaganda, pedida a determinados governo que auxiliasse a indústria aceitando a diminuição do valor das contas de luz?

  37. O PSDB é um partido perdido. Sem direção, sem propostas, sem voz, e inteiramente por fora da realidade do povo brasileiro. É um partido corporativo que visa unicamente os seus interesses (estar no poder) e os interesses de seus empresários amigos.

    Fica evidente com mais esta lambança criada pelo partido sobre a proposta de Dilma para a redução de energia.

    O mais incrível é lembrar que, quando Dilma anunciou a proposta, assim como quando anunciou as concessãos aos aeroportos, eles deram uma nota à imprensa elogiando o trabalho dela (e esculachando Lula evidentemente), disseram que o que ela propunha era um pleito antigo deles e que, por isso, iriam apoiar.

    Bom, se não vão mais apoiar a redução de energia, então, está claro que estão, não contra o PT, mas contra o Brasil.

  38. atitude semelhante, com as mesmas motivações, ocorreu na votação que extinguiu a cpmf;
    também naquela ocasião prevaleceu o objetivo de prejudicar o governo, ainda que em detrimento da população;
    so que em relação a cpmf pesou também a intenção de acabar com um tributo que permitia a receita federal identificar, através do cruzamento de dados, a sonegação no imposto de renda; também nesse caso um beneficio extra as mesmas pessoas.

  39. Graças a Deus, aqui em Curitiba já demos um chute no traseiro no prefeito (Ducci) amiguinho do Beto “piá de prédio” Richa.
    Agora temos que mandar o piá pra… nas eleições de 2014 \o/!!!!

  40. Quero só fazer um adendo a toda esta história. Lembrem – se de foi o PSDB e seus asseclas que extinguiram a CPMF, retirando 41 BILHÕES DE REAIS POR ANO da saúde pública. E sua mídia comprada tem o desplante de viver fazendo reportagens sobre as deficiências da….saúde. A blogosfera, twiter, etc, mais o PT deveriam relembrar o povo disso toda vez que aparecer esse tipo de reportagem.

    • Fala a verdade, rapá.
      O PSDB votou pela extinção da CPMF, porque esta tinha data de validade.

      • Se fosse para beneficiar os privateiros e golpistas do PSDB, com certeza que os tucano-pefelês iriam extender o prazo de validade da CPMF, mas como era para prejudicar o povo e depois o Governo Lula, os neo-udenistas do PSDB-PFL exigiram o fim da validade da CPMF.

  41. PSDB, Partido Sabotador do Brasil! A mídia golpista, sempre contra o país, apóia o lobby das elétricas! Como disse o José de Abreu, no twitter: “Tucanos têm pavor a poste, e vem a Dilma falar em conta de luz..” Porque o governo de São Paulo, não reduz para 25% o ICM da conta de luz, que embutida, cobra-se 33%. É só fazer a conta. Até o Joelmir Betting comentou a respeito. O que o PSDB esta fazendo com a conta de luz é mesmo que fez com os produtos brancos que a Dilma diminuiu os impostos, menos em São Paulo, pois tirou-se o IPI,mas por uma manobra do Alckimin o governo do estado, ficou com o desconto. Nós, paulistas, realmente, não temos vez.

  42. PSDB, Partido Sabotador do Brasil!
    A mídia golpista, sempre contra o país, apóia o lobby das elétricas!

    Contra o PT que sempre está do lado do povo vale tudo !
    Como disse o José de Abreu, no twitter: “Tucanos têm pavor a poste, e vem a Dilma falar em conta de luz..”

    Porque o governo de São Paulo, não reduz para 25% o ICM da conta de luz, que embutida, cobra-se 33%.

    É só fazer a conta. Até o Joelmir Betting comentou a respeito.
    O que o PSDB esta fazendo com a conta de luz é mesmo que fez com os produtos brancos que a Dilma diminuiu os impostos, menos em São Paulo, pois tirou-se o IPI,mas por uma manobra do Alckimin o governo do estado, ficou com o desconto. Nós, paulistas, realmente, não temos vez.

  43. AMIGÃO (Eugênio José Alati- 26/12/2012 • 10:59 ) VOCÊ PARECE AQUELES MILICOS QUE MORRIAM DE INVEJA, DE MEDO E DE ÓDIO DO JOSÉ DIRCEU SER CANDIDATO À PRESIDENTE E GANHAR A ELEIÇÃO COM O APOIO DO LULA. SERIA UMA ABERRAÇÃO ( PARA A “DURA LINHA” DOS TORTURADORES/ ASSASSINOS DA DITADURA MILITAR, UM EX-GUERRILHEIRO COM CURSOS EM CUBA SE ELEGER PRESIDENTE DO BRASIL). INVENTARAM O MENSALÃO E DIRCEU TEVE SUA CARREIRA POLÍTICA PREJUDICADA, MAS O QUE ELE PODERIA FAZER NA PRESIDÊNCIA, O LULA FEZ E MUITO BEM POR OITO ANOS. E AGORA ESTAMOS VENDO, QUE COM A PROTEÇÃO DE DEUS, A DILMA CONTINUAR A AMPLIAR OS IDEIAIS DE LULA DO PT, DO PC DO “B” E DO PSB! JESUS CRISTO, COITADO, TENTOU FAZER, MAS FOI VÍTIMA DOS TRAÍDORES DE SUA PÁTRIA E DE SEU TEMPLO (O PSDB, O DEM E O PPS DE HOJE) , QUE O ENTREGARAM AO PODER ROMANO PARA MORRER NA CRUZ. MAS LULA CONSEGUIU REALIZAR O SONHO DE JESUS, QUANDO ELEVOU A VIDA DE 23 MILHÕES DE BRASILEIROS MISERÁVEIS À CONDIÇÃO DE POBRES E, NÃO SATISFEITO, ELEVOU A VIDA DE 32 MILHÕES DE POBRES AO NÍVEL DE UMA CLASSE MÉDIA BAIXA! DIGA LÁ QUEM FEZ ISSO NO MUUUUUUUUUUUNDO?????? ÊTA DEUSZINHO BOM ESSE QUE PROTEGE O LULA E A DILMA!!!

  44. Putz, essa foi genial!! Presidente do PSDB Sérgio Guerra diz que “conta de luz já é barata”. via @ZehdeAbreu

    • Esta notícia é realmente fantástica!
      Então o país não corre mais o risco de ver suas indústrias irem embora para o Paraguai?

  45. PSDB deseja que o brasileiro pague muito mais pela luz, pois o interesse do PSDB é defender os lucros absurdos das empresas do setor elétrico em detrimento do povo.

  46. É lá que eles têm o cabide de empregos e “listas” corruptas para suas campanhas e chinelagem. A outra parte vem dos pedágios de preços absurdos e das “inspeções veiculares” de carros com menos de 3 anos de fabricação.

  47. Entra ano e sai ano, e a TUCANALHA deseja que o povo entre sempre pelo cano…Ops! Dessa vez será pelos postes!

  48. Muito interessante a matéria, parabéns!

Trackbacks

  1. Sul 21 » Sabotagem da redução do preço da energia explica crise do PSDB
  2. Sabotagem na conta de luz explica crise tucana | Conversa Afiada
  3. A sabotagem da redução do preço da energia explica crise do PSDB « novobloglimpinhoecheiroso
  4. Sabotagem na conta de luz explicaria crise tucana | Blog dos Desenvolvimentistas

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.