No governo FHC corrupção era descaradamente acobertada

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

 

Ontem (3), o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou publicamente que “A corrupção não está mais debaixo do tapete” e que, “Hoje, há mais autonomia dos órgãos de fiscalização e controle como o Ministério Público, a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de pronto, rebateu a afirmação de Carvalho. À noite, no Jornal Nacional, a reportagem mostrou parte das declarações do ministro e do ex-presidente sobre o assunto. FHC, visivelmente alterado, qualificou como “leviandade” a declaração do adversário político.

Vejamos, pois, quanto de motivos teve o ex-presidente para se irritar assim com a declaração do ministro de Dilma.

FHC, quando governou, foi beneficiário da cumplicidade da mídia, que ajudou a acobertar descaradamente a corrupção ao sonegar ao público notícias sobre escândalos que dispensariam o bom e velho “domínio do fato” devido à vastidão de provas que havia.

Nesse ponto, há que fazer jus ao jornal Folha de São Paulo, o único grande veículo que denunciou adequadamente a compra de votos para a reeleição de FHC, quando deputados da base aliada de seu governo foram grampeados declarando, ipsis-litteris, que haviam sido pagos pelo então ministro (hoje falecido) das Comunicações, Sérgio Motta, para votarem a favor da emenda constitucional que permitiu ao tucano obter um segundo mandato em 1998.

Além de FHC ter mudado as regras de jogo com ele em andamento ao propor ao Congresso a emenda da reeleição – o que Lula não se permitiu fazer apesar de ser tratado pela mídia tucana como se tivesse tentado e não conseguido –, ainda teve uma denúncia muito bem fundamentada, com provas materiais, de que deputados foram pagos para apoiá-lo.

Além da Folha de São Paulo, nenhum veículo de peso deu destaque ao escândalo. E o procurador-geral da República de então, que o presidente tucano manteve no cargo por oito anos – Lula, nesse período, nomeou QUATRO procuradores-gerais –, não esboçou a menor reação.

Observação: essa foi a principal razão de o ex-PGR Geraldo Brindeiro ter sido alcunhado como “engavetador-geral da República”.

Controladoria Geral da União? No governo FHC chamava-se Corregedoria, em vez de Controladoria, e jamais incomodou o governo, enquanto que a CGU de Lula e Dilma tem sido uma pedra no sapato deles, pedra colocada por eles mesmos no âmbito do esforço hercúleo que fizeram para dar transparência ao que o antecessor tucano escondia.

Polícia Federal? Essa só serviu mesmo para ajudar o governo, ou melhor, o candidato do governo FHC à própria sucessão. Ou alguém esqueceu que a PF só incomodou políticos da oposição durante a era tucana e que seu maior feito foi em 2002, quando destruiu a candidatura de Roseana Sarney para ajudar o candidato governista, José Serra?

FHC esbofeteou a nação ao comparar a omissão criminosa dos órgãos de controle de seu governo (no que tangia a investigá-lo) com a atuação deles hoje. E esse crime foi cometido com o concurso de praticamente toda a grande imprensa, que não só fechou os olhos para a corrupção da era tucana como levantou escândalos só contra a oposição petista.

E se você, leitor, acha que exagero, assista, abaixo, vídeo (completo) de entrevista que o dito “decano do colunismo político brasileiro”, Janio de Freitas, da Folha de São Paulo, concedeu ao programa Roda Viva. Na ocasião, como se pode ver no vídeo, afirmou que a mídia funcionou como “suporte político” do governo FHC.

PS: após o vídeo, veja matéria de 2001 da Folha de São Paulo, enviada pelo leitor Eduardo, que mostra bem quem FHC nomeou para a Procuradoria Geral da República

*

Roda Viva | Janio de Freitas | 06/08/2012

*

Quando presidente, FHC nomeou primo de seu vice para a PGR

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

196 Comentário

  1. A zelite tupiniquim tem um modus operandi em seus golpes: A midia fica no abre-alas. Eles não tem pressa e até adiam os golpes, como o de 64, adiado por causa do suciidio de getúlio. Mas termina chegando. Os golpistas tardam mas não faltam

    • E os progressistas tem um modus operandi mais simples; cada vez que Lula está em maus lençois a ordem é atacar o governo de Fernando Henrique Cardoso. O bordão do lulopetismo é; ” Fiz sim, mas eles também fizeram, e pior “

      • A diferença é que os progressistas usam como arma o voto e a direita golpista, reacionária e sem votos usa o trabuco. Na falta de votos, a carabina é usada como meio de chegar ao poder, a única forma não é mesmo, se tiver uma Suprema Corte para dar um ar de legalidade à truculência como este julgamento do “mensalão”, melhor ainda

      • Sim, e vc quer que a gente fique calado ouvindo seu amado atacar como se fosse um santo. O cara desgraçou e roubou este país com várias provas, atos de ofício, e depois vem atacar Lula, chamando-o de patrimonialista.

        “Falou o que não devia, escutou o que não queria”.

        • Nem um, nem outro. Ambos erraram e não tem essa de que um roubou menos que outro. A justiça deve ser feita para os dois. Sim, um governo sempre usa a mal gestão do outro como arma e o povo alienado vota no que menos rouba. Não tem essa, se roubou deve ser preso. Vai qualquer um aqui roubar dez reais para comprar umas bolsas de leite para ver se não vai preso. Não temos que defender eles, temos é de reformar esse governo. Eles não amam o país que governam, eles querem apenas enriquecer.

          • Se que contra Lula não apareceu nada que o incrimine, contra o seu amado, vários atos de ofício existem. Lula não ama o país, e fez o que fez, imagina se amasse.

        • Exatamente isso. Uma das propostas cumpridas por LULA foi a reestruturação da policia federal, que culminou na desmascaração da corrupção.

        • “Se que contra Lula não apareceu nada que o incrimine, contra o seu amado, vários atos de ofício existem. Lula não ama o país, e fez o que fez, imagina se amasse.”
          (Ali não me deu opção de falar.)

          Contra Lula não apareceu nada que o incrimine?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

          Você acha que o líder do PT…NUNCA SOUBE DE NADA DISSO QUE ESTÁ ACONTECENDO??? COMO ELE MESMO DIZ:

          “PARA MIM NUNCA HOUVE O MENSALÃO!”

          ELE ACHA QUE ISSO É CERTO DE SE FAZER PORQUE OUTROS FIZERAM?

          ME POUPE…FALAR QUE UM ROUBA HOJE PORQUE O ONTEM TAMBÉM ROUBOU É NO MÍNIMO BURRICE! ACHAR QUE UM ESTÁ MAIS CERTO DO QUE O OUTRO É OUTRA BURRICE.

          A MUDANÇA PARA MIM É APENAS UMA FORMA DE DIZER “NÃO!” AO QUE ACONTECE HOJE!
          A MUDANÇA DE GOVERNO DEVE EXISTIR PARA NÃO ACONTECER ISSO QUE O PT VEM FAZENDO HOJE. SE O AÉCIO ERRASSE, PRÓXIMA ELEIÇÃO VEM AÍ. AS PESSOAS HOJE ESTÃO MAIS ATENTAS A TUDO QUE ACONTECE. O PT VEM TENTANDO CALAR A MÍDIA HOJE, SOMENTE PORQUE ANTES O FHC CON$EGUIA CALAR.

          SE O FHC FEZ MUITA COISA ERRADA NO PASSADO, E HOJE EM DIA QUE A MÍDIA POR DESCARAÇÃO ESTÁ PONDO PARA FORA, É CULPA DOS 2. E TEM COLUNISTA DE UNS ANOS PARA CÁ DANDO ENTREVISTAS ENTREGANDO OS PODRES DO PODER. PORQUE NÃO O FIZERAM NA ÉPOCA?

          PORQUE SABIAM QUE NÃO ERA A ÉPOCA CERTA COM MEDO DE MORRER. HOJE EM DIA SE FAZ A DENÚNCIA PORQUE SE TEM MUDANDO MUITA COISA, INCLUSIVE A IMPUNIDADE POLÍTICA.

      • Então precisaamos diminuir a hipocrisia do PSDB. Ganhar eleição sem projeto, privatizando os bens públicos, desrespeitando aposentados, e se fingindo de bom moço não é fácil.
        Agora, distribuir renda, atender às demandas do povo brasileiro, dentro do expectro do capital, sem dúvida, aumentar o mercado de trabalho, possibilitar a autoestima do povo. Isso é bom! Não é vergonhoso. Pode adiar um projeto revolucionário, mas quem souber ir adiante, que proponha.

      • Na proporção de que um é um gentleman e o outro é um cafageste

        as coisas aconteram nos dois governos.

        • Um gentleman que roubou bilhões e um cafageste que não se encontrou algo contra. Um gentleman acobertado pelo PIG, e um cafageste que todo santo dia é massacrado pela mesma. Ah cara, vá se catar.

        • EEEEEEEEEpa cafageste não meu filho e FHC não é nenhum gentleman ,tem uma camada bem grossa de verniz de quinta categoria……..

      • O critério para avaliar as realizações de um governo num determinado tópico, é a comparação com governos anteriores, em relação aos governos anteriores os governos petistas fizeram muito mais institucionalmente no combate a corrupção. O fortalecimento e independência da Polícia Federal, a criação da Controladoria Geral da União, a nomeação do Procurador Geral da República eleito por seus pares e não o engavetador amestrado de FHC, obrigatoriedade de tornar públicas as contas de entes públicos.
        Considero, que ações como as descritas, fortalecem o combate institucional à corrupção, desvios de conduta sempre haverá em qualquer governo, o importante é saber como o governo aparelhou o Estado para combatê-las.

  2. A corrupção é acobertada também agora, o problema é que os bandidos petistas se delatam.

    • Corrupção petista diga-se de passagem, infinitamente menor que a corrupção PIGo/DEMO/PSDBista. Só que o PIG esconde a sua e a de seus aliados, e mostra, potencializando, a do PT.

    • Não pecisam de delatores. A oposição se encarrega de fazê-lo, em conluio com a mídia.

      • Eh Blog da Cidadania, imagina se nao fosse o que seria isso. Fosse realmente da cidadania teria um comentario da Operacao Progresso, mas como nao tem como argumentar a verdade nua e crua resolveram deixar pra la. Nao sei inventou o PIG, mas se nao fosse ela os brasileiros estariam ferrados.

        • Eleitor ,estude mais e leia bastante ,aí vc vai descobrir ,se tiver mente aberta ,o que é o pig

    • ‘ bandidos se delatam.’ problema’.
      dois equivocos numa frasinha só. É recorde.
      As radios do PIG seguem dando voz aos ” especialistas’ e analistas sobre a recusa dos governos tucanos -cesp e cemig- de acordo de renovaçao antecipada dos contratos de energia eletrica em suas regioes.
      A desinformaçao é calhorda como de habito,com o choro agora que as tarifas das eletricas sao estratosfericas.
      Ninguem falou que isso vem de contratos da privataria, e que em sp a privataria era coordenada por geraldinho tucano. Nem que sao altas porque o UNICO ITEM sagrado dos contratos era o da clausula de reajuste anual das tarifas. Geraldinesco e serrento. Nem a chorosa e lamurienta Fiesp (altas tarifas) esta se pronunciando, o q é conivencia. Que time esse em que jogam, hein?
      Nem que se pode jogar na cara de geraldo e aecio neves em 2014 quem foi que nao quis reduzir as tarifas em nome de um “maior lucro” imediato dos acionistas.

  3. Roberto Gurgel fez o mesmo que Brindeiro. Retardou o processo Monte Carlos e Vegas afim de beneficiar
    Demostenes Torres e Cachoeira.

    • E ainda quer se antecipar ao final do julgamento da AP 470. Acho que perdeu a noção de bom senso, ou subiu à cabeça apercepção de que vai fazer uma limpeza no Brasil. Que que é isso, minha gente!!!

  4. De fato, é muita cara de pau. Precisamos nos lembrar sempre disso tudo. Precisamos ficar sempre atentos às manobras dessa corja infame.

  5. O Jânio de Freitas e o Paulo Moreira Leite são jornalista que ainda fazem a diferença hoje em dia.

  6. O Maluf parecia absoluto em matéria de cara de pau, mas o FHC conseguiu superá-lo.

  7. A mídia tucana e seus miquinhos amestrados só veem corrupção do adversário, mas tem telhado de vidro, alías é a casa inteira que é de vidro. Cambada de safados!

  8. Jânio de Freitas deixou-me de boca aberta. Ele mostrou de que lado se posicionam os homens de verdade da imprensa brasileira. Parabéns, Jânio de Freitas!

  9. O finado FHC escolheu o Engavetador Geral(do) Brindeiro para proteger a sua retaguarda no STF, pois ele tinha muito a esconder e para impedir que essas coisas chegassem ao STF colocou o Brindeiro como procurador.

    Os governos de Lula e Dilma não tem o que esconder, tanto é que eles permitem que o Brindeiro Gurgel (o que senta em cima das coisas do PSDB, do Dantas e Cachoeira ou tudo a mesma coisa) permaneça no cargo e promovendo uma campanha de caça às bruxas contra os governos de Lula e Dilma.

  10. Nos tempos do Engavetador Geral(do) Brindeiro da República, o Brasil era o país com menos corrupção do mundo.

    Agora nos tempos do Brindeiro Gurgel, o Brasil é o país mais corrupto do mundo.

    A reposta para isto são muitas: Privatarias Tucanas, Petrobrax, Compra de votos da Reeleição, etc.

    O finado FHC sempre foi honesto…tão honesto quanto Paulo Maluf, Daniel Dantas, o juiz Gilmar Dantas, Carlos Cachoeira e as famiglias do PIG.

  11. .
    OS MÁGICOS DE FHC
    Gustavo Patu, da Folha, gosta da companhia de Gustavo Franco. Problema dele. O problema passa a ser nosso quando tenta vender Gustavo Franco como homem credenciado a apontar opções de saída para o Brasil em meio à crise mundial.

    Um resumo da carreira do eminente pensador com matriz e filial no coração de Gustavo Patu:

    Todos lembram que, com Gustavo Franco à frente do BC, havia uma festa de consumo de importados, viagens anuais a Miami e à Disney, com o real tão valioso quanto o dólar. Franco, homem forte do governo e teórico mor até janeiro de 1999, estava por trás da mágica.

    Mesmo quando o país já havia perdido US$ 40 bilhões de suas reservas, seguia nessa política no Banco Central, junto com Malan na Fazenda. Os dois também trabalharam para Fernando Collor. Coincidência? Deixa pra lá. Isso é outra história.

    Ao deixar o governo em 2000, foi para a empresa Rio Bravo oferecer consultoria para os gringos interessados na privataria. Ninguém pode negar: Gustavo é homem de visão. Planta aqui e recebe ali. Tudo dentro da maior legalidade.

    Já disse que Gustavo Patu considera Gustavo Franco o homem certo para dar o caminho das pedras. Não é só ele. Veja e o grosso da mídia o trata como iluminado. Veja, como se sabe, é aquela revista que tem outro iluminado como colunista: Maílson da Nóbrega, um dos recordistas mundiais de inflação.

    Bom. Confesso que também tenho os meus heróis. Um deles é Mauro Santayana. Aquele que me deu uma luz sobre gente como Gustavo Franco: “Se ainda continuam aqui é porque é mais fácil ganhar o dinheiro que investirão em sua pátria de escolha.”
    Palmério Dória : http://www.brasil247.com/pt/247/poder/87021/Os-mágicos-de-FHC.htm

  12. O grande diferencial é – A diminuição da desigualdade de renda e não campeonato de corrupção.

    (trecho de um site: A filósofa brasileira Marilena Chauí atentou para o fato de que princípio similar pode ser encontrado em Aristóteles (Política, escrito em 300 aC). Aristóteles afirmou que a finalidade da política é a vida justa, alcançada através da prática do bem comum. Segundo Aristóteles, para se alcançar justiça política é necessário, antes de mais nada, promover justiça distributiva.)

    Fico a pensar em uma explicação. Dois aspectos – o de Lula?Dilma como será que eles pensam e o outro o nosso.
    Ou pelo menos o meu. Penso: Será que eu por acessar a blogosfera “suja” ou progressista (aquela que prioriza a diminuição da desigualdade de renda das famílias como a principal meta de política social – País rico é país se pobreza) e que portanto repito pela blogosfera fico a par dos ataques do PIG, já que não assisto JN e nem leio os jornais: será que não estou vivendo uma síndrome em atribuir poder de influenciar a mente do povo. Povo composto de ricos que tiveram sim melhoria de renda porem menor que tiveram os pobres pois se trata de uma aritmética simplória senão não haveria diminuição da desigualdade.

    “Essa gangorra entre os dois extremos pode ser lida de outra forma: na prática, o grupo social mais privilegiado viu sua renda, equivalente a 24 vezes o que ganhavam os 20% mais pobres em 2001, cair para 16,5 vezes em 2011. Apesar da queda, esse indicador ainda deixou o Brasil distante de alguns países desenvolvidos da Europa, onde a relação entre os mais ricos e os mais pobres é de quatro a seis vezes.” Em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-atinge-menor-desigualdade-de-renda-em-30-anos-diz-estudo-do-ibge–,966753,0.htm

    Estudo completo pelo IPEA aqui http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/comunicado%20155_2.pdf

    Não será então esta uma explicação. Para os governos de esquerda (Lula/Dilma) este objetivo os deixa imune aos ataques do PIG. Quanto a mim não convem que alimente o “medo” que fortaleceria o PIG: baseado no filme Historia sem fim quando o Lobo que representa o “Nada” que tudo atrai e aniquila explica que o Nada é nada mais é ser alimentado pelo nosso próprio “medo” (Antídotos – Não conquistarão poder político pelo voto e estamos a nos prevenir do golpe à moda brasileira – Iniciativa do STF)

  13. Antes era Regina Duarte quem tinha medo, agora é o PT.
    A Esperança venceu o medo.
    E o medo venceu o PT.

    • Medo de que? Medo de quem?

      Vocês é que estão com medo, pois sabem que no voto vocês não ganham nada. Vocês podem ter a mídia, o STF, a PGR, mas nós é que temos o povo. Simples, assim.

    • Senhor Roberto Ribeiro

      queira desculpar-me a resposta malcriada. Seu comentário não foi muito claro, e ficou parecido com o de alguns trolls. Cabia-me a mim distinguir o seu comentário do de outros que aqui vêm para provocar. Por isso eu lhe respondi por impulso.

      Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

  14. Do blog da Cynara Menezes:

    “O que é mais vergonhoso para um presidente da República? Ter as ações de seu governo investigadas e os responsáveis, punidos, ou varrer tudo para debaixo do tapete? Eis a diferença entre Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva: durante o governo do primeiro, nenhuma denúncia –e foram muitas– foi investigada; ninguém foi punido. O segundo está tendo que cortar agora na própria carne por seus erros e de seu governo simplesmente porque deu autonomia aos órgãos de investigação, como a Polícia Federal e o Ministério Público. O que é mais republicano? Descobrir malfeitos ou encobri-los?

    FHC, durante os oito anos de mandato, foi beneficiado, sim, ao contrário de Lula, pelo olhar condescendente dos órgãos públicos investigadores. Seu procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, era conhecido pela alcunha vexaminosa de “engavetador-geral da República”. O caso mais gritante de corrupção do governo FHC, em tudo similar ao “mensalão”, a compra de votos para a emenda da reeleição, nunca chegou ao Supremo Tribunal Federal nem seus responsáveis foram punidos porque o procurador-geral simplesmente arquivou o caso. Arquivou! Um escândalo”.

    O papo continua mas esses parágrafos já explicam quase tudo.
    O artigo completo está aqui:
    http://www.cartacapital.com.br/politica/nos-tempos-do-engavetador-geral-refrescando-henrique-cardoso/?autor=28

    E ainda aparecem uns retrógrados fascistas – ou vice-versa, dá no mesmo – babando de ódio contra o ex-Pres. Luiz Inácio. Continuem babando, imbecis. Sugiro um golpe no STF. No voto, não ganham.
    Bando de energúmenos.

  15. As criminosas privatizações de fhc/serra não tinham nenhum caráter ideológico ou era uma estratégia econômica, era mesmo para enriquecer os intermediários, como o banqueiro-bandido, que depois vieram a financiar as campanhas de tucanos nas eleições. Foi banditismo puro. Outro aspecto é que não poderiam nunca ser chamadas de privatizações, na medida em que a aquisição das empresas nacionais eram feitas com recursos do BNDES a perder de vista. Eram portanto DOAÇÕES pura e simplesmente. E dúvido que algum dos “empréstimos” tenha sido pago algum dia. Os montantes envolvidos nas intermediações das doações de empresas construídas com dinheiro público deixam no fim da fila qualquer outro escândalo de corrupção da história da república.

  16. “Um novo udenismo que age como no passado, de novo a serviço do conservadorismo e dos privilégios de certa elite que não se conforma e não aceita as mudanças empreendidas no país pelos governos do PT, porque teme perder seu poder e riqueza, acumulada a sombra e as custas do Estado.” ( José Dirceu.)

  17. Esse fhc e essa mídia brasileira são uma afronta à inteligência dos brasileiros. Quando lembro da privatização da Telebrás, fico irada. Como é chato pagar caro por um serviço de quinta. Ainda dizem que foi para modernizar. Hoje, a maioria dos brasileiros têm telefone sem poder usar, devido à conta caríssima. Eu tenho um celular que só coloco crédito de 3 em 3 meses de tanta raiva. Nós o povo poderíamos boicotar essas empresas de telefone para ver se elas voltam para o Estado. O povo não aguenta mais pagar contas tão caras. O fhc só presta para deixar herança maldita.

  18. É impressionante a dificuldade dos analistas políticos do governo e do PT perceberem que a mídia tomou a frente da oposição no Brasil, inclusive declarando-se como tal, e desde então mantém o governo sob pressão através da estratégia do ataque permanente, para evitar que o governo acabe com o monopólio que hoje beneficia as cinco famiglias que determinam como o brasileiro deve ser informado, com os fatos.

    Para acabar com a farra da vaca louca da mídia, basta o Bernardo tirar a bunda da cadeira e o projeto do Flankin Martins da gaveta e tocá-lo à frente, que toda a mídia para de atacar e passa a se defender como louca. Depois é deixá-la no esperneio até que democraticamente das cinzas da midia partido do millenium, surja efetivamente orgãos de pensamentos livres, contraditórios e e efetivamente democráticos, para ajudar na transformação do Brasil da casa grande e da desigualdade, no país das grandes causas e da igualdade, o Brasil das oportunidades, moderno e justo.

  19. O verdadeiro “roubo” do Lula.

    “Decifrar o mito é decifrar-se” R. Barthes.

    Segundo o dicionário elite é “uma minoria social que se considera prestigiosa e que por isso detém algum poder e influencia”.
    Esta acepção define claramente as ideologias direitistas. Exclusivistas por natureza encontram ressonância nos aspectos mais primitivos da psique. As sociedades moldadas no sistema capitalista incentivam este “exclusivismo” através de uma diferenciação que permite pertencer a aquela “minoria social” do prestigio, poder e influencia.
    Escritura antiga gravada nas profundezas do inconsciente nos recorda que precisamos ser, ou aparecer, melhor que os outros porque sabemos que o circulo dos genuinamente diferentes é reduzido.
    Antiga crença que pressupõe uma superioridade dada por Deus e que não cabe aos mortais discutir. Este princípio ampara as monarquias e sua pretensa nobreza e está baseado no que se chama de consciência mítica que, ainda rejeitada no mundo moderno é atuante nas civilizações mais primitivas nas quais os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade não passam de pura demagogia.
    O mito, sendo uma representação coletiva transmitida através de varias gerações, nasceu da necessidade de explicar o mundo e sua fenomenologia. Ele deu base para aquilo que se chama de arquétipos que, etimologicamente significa modelo primitivo, idéias inatas.
    Hoje vemos um espernear virulento dos meios de comunicação e daqueles que se consideram os “cérebros” deste País (há um que até já ganhou a imortalidade) contra a igualdade. Pessoas que representam pessoas que não aceitam que a “ordem primária” seja alterada.
    Isto já aconteceu no Olimpo (a moradia dos grandes deuses) e se reproduz fielmente quando qualquer desordeiro distribui riqueza e democratiza a educação (o caminho real para a igualdade).
    Prometeu é o mito que explica cabalmente a agressão cruel e desmedida para o ex-presidente Lula dada pelos guardiões da verdade oficial, sendo ele a melhor representação de Prometeu que poderíamos achar.
    O mito diz que foi dada a missão para seu irmão Epimeteu de criar os homens que resultaram em seres de barro, sem iniciativa e sem inteligência alguma. Faltava neles o “fogo criador” que estava no Olimpo e que era atributo apenas dos deuses. Prometeu, apesar de ser um titã, era aceito como visitante na moradia dos deuses olímpicos (aqueles que gostavam do operário enquanto figura anedótica e metalúrgica e que se enfureceram quando se tornou presidente) roubou o fogo dos deuses e deu aos homens que tiveram assim acesso às artes da civilização (escrita, matemáticas, agricultura, medicina, ciência).
    Os homens de certa forma igualados aos Deuses, ficaram perigosos e desobedientes o que originou a ira de Zeus (o Deus maior) que condenou Prometeu a ficar amarrado numa rocha onde todas as noites um abutre (ou águia) comia-lhe o fígado (o centro das emoções).
    Nossos olímpicos e seus representantes midiáticos nunca perdoarão a Lula (o agente da igualdade) e como abutres ferirão um ser que não conseguem matar, fazendo-o sofrer de todas as formas possíveis. Esta punição horrível não passa de uma derradeira e inútil vingança porque o que nunca conseguirão é apagar o “fogo criador” entregado ao povo que se nutre com esperanças concretas, depois da passagem de Prometeu pelas terras brasileiras.

  20. Não sei se em 2017 o PT ainda existirá, mas caso exista, e algum problema acontecer, certamente para os petistas será culpa de Fernando Henrique Cardoso.

  21. Não sei se em 2217 o PT ainda existirá, mas caso exista, e algum problema acontecer, certamente para os petistas será culpa de Fernando Henrique Cardoso.

  22. É bom ver que pouco ou quase nada mudou no Brasil!!!!
    Continua a sanha de não se querer mudar para valer, rever os sistemas político, partidário, previdenciário, tributário e se gasta uma energia enorme brigando para saber quem é o ex-presidente mais corrupto da história com acusações de ambos os lados, convites para ler textos de jornalistas mais ou menos amestrados e tendenciosos, mais ou menos contra ou a favor como se isso fizesse diferença para o futuro do Brasil e mais, dos brasileiros. Realmente, se FHC comprou sua reeleição o pior crime embutido nisso foi ter com isso providenciado a reeleição de Lula e seus cupinchas encastelados até hoje nos ministérios com tantos resultados ruins conhecidos, além é claro, como não poderia deixar de ser, alguns outros bons.
    O pior é que se perde tempo ao não se apresentar propostas reais, inovadoras, que possam tirar o Brasil da beira do abismo e sim, querem que o país de um passo à frente!!!???
    Oras, também sou bem assim e critico até os limites – assim creio – do tolerável os governos atuais os quais, nos últimos 10 anos tiveram as melhores condições históricas de realmente, não só aproveitar tudo de bom que lhes foi negado mas, preferiram ceder às pressões dos que mandam realmente no Brasil – as máfias financeira, industrial, da construção civil, política, de funcionários públicos de maiores salários e por ai vamos na descendente, lastreados há dez anos na desculpa (sic) de uma pretensa “herança maldita” a qual permitiu 6 a 8 anos de bonomia de trunfos políticos seguidos mas, sem um projeto de governo, sem estratégia como se prova todos e a cada dia, pondo em risco o futuro.
    Que tal pararmos de querer reescrever a história e com o concurso “quem foi o mais criminoso entre os poderosos políticos do Brasil?” e, exigirmos todos os cidadãos de bem que se investiguem todos, mas todos mesmo!, processem, julguem e prendam todos os bandidos mas não só a arraia miúda e sim todos os corruptores e corruptos que pagam para tantos roubarem.
    E, vista a grande inteligência presumida na excelência dos textos críticos, se proponham elementos de luta para que o Brasil saia desse buraco e volte a ter alguma esperança.

  23. Este Jânio de Freitas é um dos maiores reaça do jornalismo brasileiro.

  24. Recordo que na era FHC, a Polícia Federal sofreu com o sucateamento imposto pelo governo dos tucanos. O Programa de Demissão Voluntária – PDV, atingiu de forma significativa as ações da PF, faltava combustível para os veículos e até recursos para o pagamento de diárias aos policiais. Esse era o modelo “eficiente” de combate à corrupção no governo dos tucanos, tanto no Governo Federal, quanto no dos tucanos que se prolonga por duas décadas em São Paulo.

  25. vamos deixar de hipocrisia: esse idiota que destruiu o país durante 8 anos, além de ser informante da cia,todas as suas “pseudo-teses” de doutorado, foram desenvolvidas por sua mulher ruth, que diga-se de passagem, odiava o cara que vivia ao seu lado. dúvidas? basta ser lembrado que durante essa governança de venda do país, a mulher jamais esteve ao lado desse boçal. agora quando foi descoberto que ao se pagar para essa imprensa de merda os valores por elas exigidos e segurar os debitos ferderais,por ex: U$ 2 bi da globo, vai jornalista dar para o imbecil, e ao engravidar,era o que aquele portugues de merda queria, fazer o que fosse importante para ele e que o país se fodesse.portanto, se não houver um aniquilamento de sarney, temer, cardozo,gleisi e bernardo, não esquecendo da filha daquele “jornalista”bloch que está na secretaria de comunicação,o país irá retroceder e muito, voltaremos sim, a ser uma republiqueta de bananas.acorda da.dilma, antes que o seu tempo passe.com essas noticias mentirosas diarias sem respostas de voces, o povo que te elegeu,já está com o saco cheio do silencio proposital de voces.
    reinaldo carletti

  26. desculpa edu….04 de dezembro, dia mundial da sabedoria, parabéns para nós, que nascemos nesse dia.deveria ser feriado mundial…..(brincadeira,claro).felicidades.
    reinaldo carletti

  27. Qualquer acusação de erro de um lado é considerado corrupção e divulgado e ampliado em grande escala e a grande corrupção de outro lado ´e considerada normal e tratada com tolerancia total,nem merece ser divulgada.

  28. PIG – Rigor irrefreavel com qualquer erro do governo de esquerda e tolerancia total e não divulgação das grandes corrupções da direita

  29. A ideologia que perpassa os principais pronunciamentos dos ministros do STF parece eco da voz de outros, da grande imprensa empresarial que nunca aceitou que Lula chegasse ao Planalto. Seu destino e condenação é a Planície. No Planalto poderia penetrar como faxineiro e limpador dos banheiros, como aliás parece ter sido o primeiro e honroso trabalho do ministro Joaquim Barbosa no STE. Mas nunca como presidente.
    Ouvem-se no plenário ecos vindos da Casa Grande, que gostaria de manter a Senzala sempre submissa e silenciosa. Dificilmente, se tolera que através do PT os lascados e invisíveis começaram a discutir política e a sonhar com a reinvenção de um Brasil diferente. Tolera-se um pobre ignorante e mantido politicamente na ignorância. Tem-se verdadeiro pavor de um pobre que pensa e que fala. Pois, Lula e outros líderes populares ou convertidos à causa popular como João Pedro Stedile, começaram a falar e a implementar políticas sociais que permitiram uma Argentina inteira ser inserida na sociedade dos cidadãos. (Leonardo Boff- 04.10.2012 ).

  30. Pra quem não sabe a matemática é a seguinte:

    Escravocratas = Fazendeiros Paulistas da República Velha= UDN = ARENA = PFL + PSDB = Dem +PSDB.
    São golpistas: levaram Vargas ao suicídio, depuseram Goulart e apoiaram 21 anos de ditadura.Enriqueceram e nunca amaram o Brasil.O sonho dessa gente é revogar a Lei Áurea, manter o povo em perpétua estupidez e entregar o país por 30 moedas de prata,como Judas fez com Cristo.

    Leiam o livro “A Privataria Tucana” e vejam como funciona a mafia Tucana

  31. Só pela roubalheira da privataria tucana, este sr FHC e seu parceiro $erra já deveriam estar na cadeia a muitos anos.

  32. O PT é um partido sitiado por sua incompetência (PIB de 1%) e marcado pela corrupção! E não foi por causa da oposição! Este partido está virando um instrumento político de blindar, de evitar que os escândalos alaguem o governo. Mas até quando o Ministro da Justiça vai conseguir negar que Rosemary viajou 30 vezes com o super passaporte diplomático, no avião do presidente? E que foi através desta “prática de administração pública” que a quadrilha de corruptos foi nomeada? Até quando relatores como o da CPMI do Cachoeira, vão proteger construtoras como a DELTA? Até quando José Dirceu vai se proclamar inocente e o Lula que não mentiu? E os que nunca estão satisfeitos? Vai ser difícil conter políticos como Vaccarezza e muitos outros mastodontes engordados na safadeza!
    E os partidos comparsas do PT? Estão ávidos por postos de comando onde poderão roubar também! A peçonha já foi inoculada e se espalhou pelo corpo do governo, resta o Coliseu! Aproximam-se grandes eventos, esperanças de vitórias que farão tudo esquecer. Mas se isto não acontecer!
    Neste contexto, os mais sombrios protagonistas desta ópera bufa são os militantes do PT! Recusam a se conscientizar do mal que estão causando à nação! Em especial, aqueles que deveriam fazê-lo por profissão! Refiro-me aos jornalistas que priorizam as publicidades oficiais e emprestam suas penas na defesa de marginais! Não escrevem uma só palavra sobre Dias Toffoli, o medíocre da corte ou sobre Ricardo Levandowiski, o defensor dos criminosos! Mas se comprazem em ridicularizar Luiz Fux para agradar uma platéia ávida em dar risadas e promover escárnios como se isso importasse à nação! São os mesquinhos preconceituosos, as escórias do jornalismo que desejam regular a imprensa!
    Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
    Em tempo I: repito, gostaria de saber onde estão as manifestações de solidariedade dos amigos de José Dirceu que prometiam balançar a República? Certamente estão preocupados em deletarem seus e-mails para não caírem nas malhas da Polícia Federal! Ou, é mais provável, pajeando Rosemary na preservação do deus Lula para que não caia do pedestal.
    Em tempo II: jamais tantos canalhas, receberam tanto respeito na defesa de seus direitos como no julgamento do mensalão!
    Em tempo III: é claro, mas é claro, é evidente que quaisquer cidadãos poderão discordar da minha opinião. Mas por favor, pelo menos continuem educados já que não dispõem de argumentos! Obrigado.

  33. So gente ignorante que nao entende que o Brasil so tem duas fases antes e depois do Lula…podem falr mal dele o quanto quiserem…mas esta afirmacao e a mais pura verdade…de devedor o pais passou a credor… pobre hoje tem poder de compra, gracas a ele… Agora vem esta elite imoral comprar as mideas, e o povo acredita em tudo o que ve… entao compra de votos sempre existiu , nao aprovo, mas nao e previlegio do pt… gente honesta e desonesta tem em todo partido… agora concordo com a fala de alguem acima… a corrupcao era por baixo dos panos…e ate isso e gracas ao governo Lula q abriu a guarda pras averiguacoes… nosso pais e hoje sexta econimia mundial, entre os cinco que amis crescem no mundo e isso ninguem fala mais, por conta deste mensalao que foi reaberto logo nas eleicoes, e sera porque??? como se fosse o unico partido a ter estes problemas…

  34. o brasileiro tem que ser mais nacionalista mais duro com vagabundos e prestar atencao em quem fas pouco mas faz e ver aqueles que nao fasem nada

  35. A verdade é uma só ! Todos são ladroes, independente de partidos.
    Esta conversa de dizer que Brasileiro não sabe votar, é jardão de algum Vagabundo Imoral.
    Querer emputar as responsabilidades em cima do povo que foi enganados nas campanhas politicas é muito facil.
    Para começar a melhorar o BRASIL, temos que mudar este sistema politico, primeiro eliminando vereadores que não prestam para nada,ou diminuir o numero do quadro.nas prefeituras que tambem são corruptas, roubão até verba para MERENDA ESCOLAR.
    O Brasil é enórme, deveria ser raxado ao meio,um presidente não tem a capacidade de governar este pais.
    A camara dos deputados deve acabar, mesmo porque aquela possilga virou balcão de negocios.
    O sistema de governo deve mudar , porque o presidencialismo esta falido, muitos ladoes,corrupção más nem em sonho isto vai mudar, não adianta, não tem concerto, acabou,partido nenhum tem a moral de acusar o outro, perde-se muito tempo com acusações,corrupções, cpis, o ano inteiro e não fazem oque deverião fazer que é trabalhar por um brasil melhor.muito dinheiro jogado fóra,enquanto a sáude, educação, e principalmente a segurança esta abandonado.
    Em relação a segurança, o poder publico perdeu para o crime devido aos vagabundos do congresso nacional não mudarem este codigo penal de 80 anos, em sp não tem máis controle,isto esta pior que paizes miseraveis como na america latina,
    Se não nos unirmos estamos perdidos, com estes deputados e senadores corruptos.
    Veja o exemplo do magistrado evandosk, se depender deste juis o brasil vira o mexico, terra de ninguem,
    e por outro lado o magistrado Barbosa tentando colocar tudo a limpo, é muito forte a pressão.
    O idoso FHC deveria ir jogar bingo, porque não tem moral nenhuma, para falar do imoral,
    Fhc foi o pior governo da historia do brasil, o mais corrupto, vivia batendo nas portas do FMI, foi classificado como MÓLEQUE inrresponsavel pelo governo americano, o salario minimo éra 70 dolares, não existia emprego,desviou verbas para salvar bancos,sofremos com apagões,comprou votos dos deputados,afundou o brasil em dividas,
    Enfim ! não da certo temos que mudar tudo.
    Nas proximas eleições esqueção todos que estão em brasilia , vamos tentar renovar o quadro que derão as costa para segurança, saude, e educação no brasil

  36. Como a sociedade é ipócrita, é impressionante.

    Não tenha duvidas que FHC foi o maior corrupto da historia do BRASIL, e enriqueceu com dinheiro sujo, ele e toda a familha dele, e tambem Banqueiros, a classe rica da época,sindicatos, Deputados, Senadores.juizes,
    red. televisões. empreiteiras etc….A classe pobre foi sugado como vampiro por todos esses senhores e senhoras,roubando a dignidade e o respeito dos seus cidadãos.

    Eramos vistos no exterior como favelados,mindingos, e miseraveis pelo fato do FHC não parar de pedir esmolas ao FMI para sustentar todos que estão acima,

    Foi escurraçado pelo presidente Americano, chamando-o de muleque insresponsavel,calou a boca da policia federal falindo-a,empidindo as investigações na época, e juizes se calarão.

    Os sindicatos foram beneficiados ,como moeda de troca não poderia fazer greve para não desestabilizar o governo deste ladrão descarado.

    Governou como um farahó, ele tinha o poder nas mãos ,más as autoridades deste Pais estava corrompida, e nada podia-mos fazer.

    Estudou Sociologia para roubar pobres e mendingos.

    E agora se repete as coisas, más graças a DEUS temos o MAGISTRADO BARBOSA.
    O Lula deve explicações para o Povo, em ter comprado uma FAZENDA de R$ 40 milhões, enquanto estava na PRESIDENCIA, achando que somos imbecis e que isto vai cair no esquecimento das autoridades.

    Não podemos alizar a cabeça de ninguem seja de que patido for, tenho certeza que o MAGISTRADO BABOSA cedo ou tarde fára esta cobrança, e a justiça sera feita.

  37. Cool blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?

    A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog
    jump out. Please let me know where you got your theme.
    Thanks

Trackbacks

  1. PiG (*), engavetador-geral, PF: a corrupção no Governo FHC | Conversa Afiada
  2. A corrupção acobertada na era FHC | Altamiro Borges

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.