A hora e vez de Fernando Haddad

 

No primeiro dia de 2013, nos quatro cantos do país milhares de prefeitos tomarão posse, mas, ao longo dos próximos quatro anos, as atenções se voltarão àquela que promete ser a gestão municipal que mais terá potencial para influir decisivamente na grande política nacional.

Para quem gosta de misticismos ou de numerologia, o paulistano Fernando Haddad é um prato cheio. No próximo dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, já no comando da cidade ele cumprirá meio século de vida.

O simbolismo vem a calhar para a importância que terá a gestão do mais eminente membro da nova geração de políticos que o PT, por graça e obra do ex-presidente Lula, começou a dar ao país no primeiro dia do ano retrasado, com a posse da presidente Dilma Rousseff.

Não será fácil, porém, a missão do novo prefeito. Assume o comando de uma megalópole mergulhada no caos, ainda que, do ponto de vista financeiro, graças à boa situação do país não enfrente problemas de relevo.

E esse caos paulistano é bem visível, real e, aliás, foi ele que elegeu Haddad para governar a capital mais rica e problemática do país. Transporte, Saúde, Educação e Segurança Pública são os problemas mais evidentes, ainda que estejam longe de ser os únicos.

O que torna tão importante a gestão Haddad, portanto, é a resposta que dará à aflição em que se encontram mais de dez milhões de almas paulistanas que, como a maioria dos brasileiros na eleição de Lula em 2002, após anos a fio de má gestão demo-tucana apelam ao PT para consertar o estrago que a direita sempre faz quando governa.

Para ficarmos só em São Paulo, Luiza Erundina, então no PT, foi eleita para consertar o estrago de Jânio Quadros, e Marta Suplicy para consertar o de Paulo Maluf e Celso Pitta.

Tendo assumido o cargo de prefeitas de São Paulo após verdadeiras nuvens de gafanhotos que passaram pela administração da cidade, as petistas ainda tiveram que enfrentar a imprensa local, que, de longe, é a mais tendenciosa e partidarizada do país.

Erundina e Marta foram alvo da eterna campanha difamatória da imprensa conservadora do Sudeste contra o PT, desfechada contra elas com olhos postos na política nacional.  E em um momento em que o PT está sob o ataque mais furioso dessa imprensa, Haddad deve virar alvo em meses.

Durante a recente campanha eleitoral, o petista revelou-se um craque. Dono de oratória e presença de espírito impecáveis, deu um banho no experiente José Serra em debates nos quais nem parecia um neófito diante de uma velha raposa da política nacional.

Agora, porém, vem a parte difícil. Não será com retórica e frases de efeito que Haddad enfrentará a situação calamitosa em que está mergulhada uma cidade para a qual poucos veem solução real a curto e médio prazos.

O grande problema é que a população não quer… Ou melhor, não pode mais esperar. Viver em São Paulo se tornou uma verdadeira tortura. O povo não está disposto a esperar muito para começar a ver ao menos algum resultado.

Eleger prioridades e apresentar alguns resultados que simbolizem que um novo caminho começa a ser trilhado em 1º de janeiro de 2013 será, também, uma questão de sobrevivência política, pois Haddad já é visto pela direita midiática como uma retumbante ameaça.

Se terminar bem avaliado seu primeiro mandato e for reeleito, já em 2018 o mais “novo” modelo de político que o PT apresenta ao país estará automaticamente credenciado a disputar a sucessão presidencial ou ao menos o governo paulista. Não é pouco.

Tags: , , ,

108 Comentário

  1. Não tem a ver exatamente com o post, mas não pude deixar de divulgar…

    Dilma manda avisar: Lei de Meios, aqui, não!

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/89408/Dilma-manda-avisar-Lei-de-Meios-aqui-n%C3%A3o!.htm

    Qual é a da nossa presidenta? Tentativa de continuar não sendo o principal alvo do PIG?

    Ela continuará com essa postura, caso vença as próximas eleições? E como essa postura irá interferir com o PT, com Lula (futuro governador de SP!?), e com Haddad?

    Será que Dilma guarda alguma surpresa, assim como fez Joaquim Barbosa???

      • POLITIZAR É LIBERTAR. Nossa guerra contra a dominação CAPITALISTA MIDIATICA, É DE GUERRILHA. A sociedade se movimenta, apesar, neste caso, da capitulação de DILMA. ESCLARECER, MOSTRAR A VERDADE, ainda que para pequenos grupos, É REVOLUCIONAR. FOQUISMO: “… La guerra de guerrillas, Guevara postulou que a experiência da Revolução Cubana demostrava que “nem sempre se deve esperar que sejam dadas todas as condições para a revolução”, pois um pequeno foco que iniciasse ações típicas da guerra de guerrilhas poderia conseguir, com relativa rapidez, fazer com que a revolução se expandisse, provocando o levantamento das massas e, afinal, a derrocada do regime. O “Che” considerava válidas estas considerações principalmente para os países atrasados…”.

        • H. Pires, que assim seja!

        • Ou seja a síntese da agressão urbana à inocentes que receberão balassos na cabeça e terão seus miolos espalhados pelo asfalto em nome da revolução proletária anti capitalista.

          Este filme ja passou, e não só deu merda. Mas pelo jeito muita gente ainda fica se masturbando com idéias de assassinos em séria como Merighela

          • Alguns masturbam-se lembrando do heroísmo de Che e de seus companheiros de luta. Outros masturbam-se assistindo Jornal Nacional…

          • Ora, ora, o entardecer no Guaíba é qq coisa de maravilhoso. Mas, outra das excepcionalidades do Rio Grande é a bravura da formação da terra gaúcha… Pernambuco, igualmente, tem mto de heróico a mostrar, em seu passado; e a terra carioca não fica pra trás, não. Olha q sou carioca, da gema e nada bairrista… risos
            Bem, não era nada disso, q gostaria de falar, procê, Por exemplo: Cuba, pelo q sei, está às voltas, pra dar meia volta em sua economia; tudo, sem ferir os ganhos, democráticos, da Revolução. Acho q lembrei das bravuras gaúchas, pernambucanas e cariocas, pra poder citar, direitinho, na maior justiça e seriedade, a bravura dos cubanos q fizeram a sua Revolução.
            Acontece, gauchão, q existe o momento, na história, pra tudo…. Quero crer q vc percebe, isso. Pq, da mesma forma q a Ilha está tentando se inserir na atualidade, sem violentar com modernidades, desenfreadas, seus ganhos, à peso de suor, sangue e lágrimas; o momento, pelo menos pra nós, aqui, da mesma forma, não pede essa de criar e fazer guerrilhas. Se, no tempo do “pra frente Brasil” não houve ambiente; imagina, agora…. O povo não quer saber, disso; não vai dar ouvidos; as instituições, mesmo conflitantes, já não comportam… Até, aqui, nesse espaço, dadivoso, do Eduardo, essas violências já não cabem; imagina, então, neh?
            Aquele abraço, companheiro

  2. A sabotagem histérica da mídia contra Fernando Haddad começa hoje. É importantíssimo que construa sua gestão de modo a enfrentar o golpismo mdiiático que, numa cidade retardada politicamente como a sua, e com uma mídia para lá de fascista, é infinitamente mais poderoso do que no restante do Brasil. Lembremos que falamos da capital do estado que sempre foi contra todos os Governos populares deste país, desde Vargas, como também fez oposição radical a Lula e, quando elegeu o PT, não permitiu que o partido continuasse no poder, sendo fcilmente enganada pelas mentiras mdiiáticas, não enxergando a evolução que as administrações Erundina e Marta realizaram na cara dos cidadãos. Uma ideia que vi no site Carta Maior, a qual aconselhava Haddad a aproximar-se da população através de uma espécie de Conselho Público de Gestão(um Orçamento Participativao levado ao extremo)destinado não somente a definir prioridades, mas a apontar o s problemas e principalmente comprometer todas as classes sociais num projeto comum de administração, talvez seja a melhor forma de Haddad comprometer a população com sua administração e fazê-la compreender o ritmo em que as coisas acontecerão, que obviamente não será o desejado, devido ao caos em que se encontra São Paulo e às limitações naturais de um governo, evitando assim que a mídia, que fechou os olhos ao caos das administrações Serra e Kassab, transforme a mais que natural demora em resolver problemas complexos no caminho para tentar desestabilzar o Governo Haddad. Além de resolver os problemas de sua cidade, o sucesso de Haddad representará um grande passo para as forças populares não somente preservarem o poder imediatamente, mas impedirem o golpismo que está em curso no Brasil. Por sinal, espero que Haddad comece cortando os gastos absurdos que a administração municipal tem com a mídia conservadora, comprando assinaturas de veículos como a Folha, o Estadão e a Veja com a sórdida desculpa de distribuir tais lixos entre as crianças da rede municipal(que têm uma das piores educações públicas do Brasil), com isso ajudando a subsidiar veículos que estarão empenhados em destruir o novo Governo. Atacar os inimigos midiáticos será fundamental para Haddad sustentar-se no poder, mostrando que também faz parte de um novo PT que não se submete aos barões da comunicação.

    • Concordo com vc, Carlos Henrique. Eu, que sou de Santo André (SP) estou na maior torcida para que dê tudo certo para Haddad mas estou consciente de que não será fácil. E tenho certeza de que em 2014 PT vencerá a disputa para governador de SP.

  3. A cada surgimento de um novo dia, uma esperança cresce dentro de nós e a cada chegada de um ano novo, os sonhos ainda não realizados, voltam a flutuar em nossos pensamentos, num bailado restaurador que nos amplia a fé, a força de vencer, chegar e realizar. Todo este sentimento que nos oferece uma perspectiva, melhor, à chegada de um novo tempo, é a constante afirmação que a esperança é, ainda, a grande ponte para atingirmos os nossos ideais. É evidente que os que lutam mais, acreditam mais em si, serão sem dúvida os primeiros a atravessá-la. (do meu livro “Palavras de Amor”)
    FELIZ ANO NOVO PARA O DONO DO BLOG E SEUS COMENTARISTAS. VALHA-NOS A TODOS NÓS, MEU DEUS, JUNTAMENTE COM O POVO BRASILEIRO, EM 2013!!!

  4. Sr. Eduardo, Feliz 2013 para o senhor e sua família; quanto a gestão do Haddad é só ele não querer inventar a roda que assim acredito poderá fazer um bom governo; quanto aos programas da tarde que sempre trataram a gestão da Marta com histeria já houve o contraponto, duas gestões antipetistas, que foram tratadas a pão de ló por esses programas, se voltarem ao histerismo o povo que assiste esses programas perceberá.

  5. Eduardo um excelente ano para você, sua família e os amigos deste blog. O desafio de Haddad é gigantesco, a patrulha é enorme, torcendo para um fracasso de sua gestão. A favor a grande vontade de acertar e corresponder as expectativas, além da sua capacidade de gestão. Vai depender da equipe que conseguir formar. Ele é visto como potencial candidato tanto ao governo de SP como ao Planalto. Vão tentar abatê-lo já no início como fizeram com a Marta. Estamos na torcida.

  6. Que não seja necessariamente, a lei de médios Argentina.
    Basta que desengavetem o projeto Franklin Martins.
    Não informaram porquê não deram a mínima importancia
    a um projeto de grande qualidade.

  7. Edu
    Boto muita fé NESSE Fernando!
    O Haddad é preparadíssimo, e tem muita consciência da realidade ao seu redor, Sabe que tem que começar bem logo de cara, e o fará!
    Como disse o Stanley Burburinho, bom 20PT para todos!
    ps: o pig me lembra as “horcruxies” do voldemort antes de serem destruídas pelo HPotter!!! Lutavam, guinchavam uivavam… e pereciam!!!!

  8. O MUNDO (Cláudio José)

    Poderia criticar o mundo
    Mas prefiro brindar o novo ano
    Poderia malhar o mundo
    Mas prefiro acreditar no novo ano
    Poderia xingar o mundo
    Mas prefiro sonhar com ele melhor
    Poderia reclamar com Deus
    Mas, prefiro rezar por um mundo melhor
    Esperança, fé e muita bondade para todo mundo
    Que o mundo seja mais humano
    Que o mundo seja mais solidário
    Que o mundo seja menos egoísta
    Que o mundo seja mais belo e melhor para todos.

  9. Assistir a entrevista do Haddad no roda viva, e no que se refere à imprensa, mais elogios do que criticas, vem aí mais uma Dilma…

  10. Caro Soaresbb,

    Assino em baixo. Mais uma prova: viu a entrevista do Haddad a’O globo. Disse que o supremo agiu corretamente e que o “mensalão” existiu. Pensa que assim a mídia raivosa vai refrescar com ele. Não perde por esperar
    Saudações..

    • Caro Ezio, você é que está cometendo a boçalidade de cobrar um prefeito que acabou de tomar posse. Com isso mostra toda sua repugnante má-fé.

      Vidente você não é para saber o que o Haddad não fará, mas é eVIDENTE que você é um emplumado bicudo com os cotovelos doloridos.

      Críticas sérias são para serem debatidas mas palhaçadas como essa sua manifestação pública de má-fé e azedume de perdedor inconformados servem apenas como exemplo da ignomínia [tu]canalha.

      • Desculpe-me, a missiva era dirigida ao comentário do Augusto. Se tivesse percebido que era o comentário dele nem iria responder, afinal trata-se de um troll conhecido que já virou mascote do blog.

        O fato é que os tucanos estão tão desesperados para atacar o Haddad que antes mesmo dele tomar posse, já em novembro e dezembro, já estavam falando que ele não iria cumprir os compromissos de campanha e criticando-o por isso, em um lamentável exercício de falsa vidência e má-fé genuína.

  11. Eduardo, quero ver você detonar o Haddad tanto quanto você detonava o Serra e o Kassab. Mal entrou na Prefeitura, Haddad já começa reclamando da dívida do município, que, segundo ele, torna impossível o investimento na cidade. Quer dizer, já arrumou uma desculpa para o nada que fará. É um antídoto, antes que comece a ser cobrado. Rápido ele, não? Mas não há antídoto para as chuvas, que já estão por aí… Agora é que a porca torce o rabo…

    • kassab, antes de passar a palavra a Haddad, disse a mema coisa

    • Eduardo criticar Haddad???

      Durante os próximos dois mandados do Haddad, tudo girará em torno da herança maldita do Kassab.

      Este é o sistema petista de governar.

      Até hoje o maior culpado é o FHC de todas as mazelas do Brasil, inclusive a educação, infra estrutura, ou seja, tudo que o PT não conseguiu resolver, é culpa de FHC.

      Até a corrupção petista é fruto da corrupção de FHC.

      O Brasil mesmo só foi inventado por Lula.

      Vamos ouvir muitas defesas dos progressistas de cada ato do Haddad, até quando o ato for um nada ele será elogiado pela trupe paga e pelos poucos não pagos.

    • Desculpe a palavra, mas vc é um idiota mesmo… Gente como você está esperando o primeiro pingo de chuva para cobrar do Haddad o desaparecimento mágico das enchentes, não é mesmo ? Ao passo que seus amigos bicudos que estão há 20 anos no poder, arrebentando com o estado e com o município, continuam limpinhos e cheirosos….É muito asco, muita má fé… Seu sobrenome por acaso é Nunes, Augusto ? O estilo esgoto é bem parecido…

  12. Off topic
    Edu vc viu q amanhã 2/01 a Globo vai passar o filnme Lula o filho do Brasil depois da novela da oito.

    • Pelo menos agora alguém vai assistir à este lixo.

      Cade aquele comentarista que sempre escreve como assinatura algo como

      O que interessa ao Brasil não passa na Globo ….ou algo assim.

      • fime é ótimo e fez muito sucesso. Você é um troll muito imbecil que está usando este blog para destilar sua dor de cotovelo ro ridícule. Boçais como você aparecem de vez em quando no blog para tentar aliviar a frustração que ficam remoendo o tempo todo, mas ela é fruto de sua própria incompetência e ficar resmungando mentiras neste blog não ajuda a esconder que reacionários fracassados como você são o lixo da História.

  13. O Haddad precisa de projetos que marquem sua gestao.

    Eu ja’ escrevi varias vezes no blog do Nassif, e vou copiar aqui uma sugestao:

    *Um E-Book por Aluno*

    O projeto Um E-Book por Aluno tem como objetivo oferecer mais do que um simples dispositivo, mas uma bilbioteca completa, com milhares de obras, para cada estudante paulistano.

    Isso pode parecer insignificante para quem sempre viveu cercado de livros — como e’ o caso da maioria das pessoas de classe media. Mas a grande maioria das casas nao tem livros.

    Outro beneficio do projeto e’ que, com ele, a prefeitura deixaria de entregar milhoes de reais, todos os anos, para grandes grupos empresariais como o Grupo Abril e a Grafica da Folha, democratizando o acesso `a informacao.

  14. Haddad tem que tirar todos os agentes secretos que o Serra e o Kassb colocaram em todas as pastas de todas as Regionais urgentissimo, e tambem os ladroes comissionados e indicados??? Depois sim tentar administrar esta Prefeitura de Sao Paulo, e fazer uma auditoria internacional em tudo que foi gasto nos mandatos anteriores. Foi muito dinheiro para o ralo do PSD, PSDB, PV, PPS, PTB, PDT e etcs, mais a Rede Globo, Veja, Estadao e Folha!!!!

  15. É preciso traduzí-la para o português. Colocá-la em votação! Urge que o Congresso Nacional vote uma lei de imprensa igual a lei dos EUA. Assim ninguém poderá alegar que a lei é ditatorial, porque ele funciona nos EUA, país referência no mundo da democracia! E certamente vamos ver a Globo, os Civitas, a Folha de São e o Estadão irem à falência de tanto pagarem multas pesadas, por injúria, difamação e calúnia!

Trackbacks

  1. FERNANDO HADDAD | FATOS & FOTOS
  2. A hora e vez de Fernando Haddad | FATOS & FOTOS

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.