Oposição tenta postergar CPI do Cachoeira para salvar Perillo

 

A oposição e a mídia não queriam a CPI do Cachoeira. Se empilharem tudo o que disseram sobre a proposta de investigação não passar de tentativa de Lula de se vingar do governador de Goiás, Marconi Perillo, e da revista Veja – apesar de operações da Polícia Federal mostrarem que a investigação era imperiosa –, a pilha alcançará vários metros.

No intento de evitar a CPI, a oposição conseguiu plantar na mídia denúncias fajutas contra os governadores de Brasília, Agnelo Queiróz, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de forma a intimidar o PT e outros partidos da base aliada do governo Dilma.

Não rolou. O PT e aliados votaram rapidamente o requerimento de CPI, obrigando a oposição a assiná-lo para não passar recibo. E, ao aceitarem convocar Agnelo, os governistas deixaram a mesma oposição sem alternativa que não fosse aceitar a convocação de Perillo.

As denúncias contra Agnelo e Cabral não passavam de vento. Os trabalhos da CPI mostraram que quem se envolveu mesmo com Cachoeira foram Demóstenes Torres e Perillo, além de figuras menores como o deputado tucano por Goiás Carlos Alberto Leréia.  Tudo isso ficou claro nos grampos da PF, que, sem a CPI, não teriam vindo a público.

Vai daí que o senador, o governador e o deputado oposicionistas serão acusados pelo relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que, em seguida, será remetido ao Ministério Público Federal, de forma que este formule denúncia ao Supremo Tribunal Federal, o qual, segundo diz a mídia, passou a ser “duro com políticos”.

Ainda que seja pouco crível que o STF, se o procurador-geral da República não engavetar o caso, venha a tratar uma eventual denúncia ao governador, ao senador e ao deputado oposicionistas, entre outros, da mesma forma que tratou o inquérito do mensalão do PT, essa possibilidade existe.

Isso porque a CPI tornou público o envolvimento dos demos e tucanos de “alto coturno”, o que não aconteceria sem a investigação parlamentar. Dessa forma, Roberto Gurgel – ou o seu sucessor, que deverá ascender ao seu cargo no ano que vem – terá dificuldade de escapar de fazer a denúncia ao STF.

A situação de Perillo, pois, é gravíssima. Há contra ele tudo o que não há contra o “núcleo político” da Ação Penal 470: uma montanha de provas materiais absolutamente inquestionáveis, tais como gravações comprometedoras, transações comerciais registradas, enfim, “atos de ofício” que não acabam mais.

É nesse momento que a mídia tucana começa a espalhar que os governistas da CPI querem encerrá-la em 48 dias para não investigarem centenas de requerimentos feitos pela oposição. São cerca de 500 requerimentos para ouvir pessoas que não seriam apreciados nem em seis anos, quanto mais nos seis meses pretendidos pela oposição.

É conversa, pois, que os governistas estejam querendo fazer a CPI “terminar em pizza” por quererem que os trabalhos sejam estendidos por mais 48 dias, tempo necessário para fazer um relatório final conclusivo. O que a oposição tenta é jogar para as calendas relatório que colocará Perillo no mesmo banco dos réus que os petistas ora ocupam.

Tags: ,

141 Comentário

  1. Daqui a pouco é bem capaz de dizerem que Lula é o idealizador do mensalão dos tucanos apenas para prejudicar FHC.Que a imprensa tenha perdido a noção de ridiculo é algo que não requer maiores verificações.Agora ter gente com status de ser humano que acredita nas mentiras dessa imprensa vagabunda,é coisa que mereceria a analise não de psiquiatras,mas de zoólogos.

  2. Atenção demotucanos depenados e desesperados com os rumos dos acontecimentos. Vocês estavam e ainda estão em estado de graça proporcionado pelo BBB do Julgamento de Exceção do STF, onde vocês já mandaram para o paredão o professor constitucionalista e jurisprudencial Lewandowski, doutor em Direitos Humanos. Tenham um pouco de paciência e aguardem a volta do Torquemada (que graças ao Lula e sua política de cotas pode hoje ir à Alemanha cuidar de sua coluna) para continuar o Programão da Globo. Depois das eleições, esse grande julgamento popular, que mostrou o partido mais querido e votado pelos brasileiros, vocês se sentem bastante frustrados e se acham apenas na penugem (sorte de vocês que o verão está chegando) mas reanimem-se porque a vida continua e a natureza é sábia, eu mesmo tenho um galinho petulante que apanhou tanto perdendo suas penas mas depois de alguns meses elas voltaram, portanto não desanimem nem fiquem vomitando impropérios e absurdos num meio democrático em que deve prevalecer a lógica racional e não os “mais baixos instintos” jeffersonianos. Vocês poderiam se comunicar com os parlamentares nos quais vocês votaram, ou mesmo fazer algum abaixo assinado para propor a instalação da CPMI DA DELTA. Esta CPMI objeto do artigo do Eduardo Guimarães é uma CPMI focada para produzir resultados relativos aos vínculos entre as Organizações Carlinhos Cachoeira e as instituições governamentais. Ela nem precisaria ter existido, se o cara-de-porco procurador Gurgel tivesse levado em frente as denúncias referentes às operações Las Vegas e Monte Carlos da Polícia Federal. Como o Gurgel sentou em cima do processo, permitindo a continuação da bandidagem de seus protegidos Cachoeira, Policarpo, Perillo, Demóstenes e outros, os crimes continuaram e foi preciso fazer essa CPMI. Agora, se vocês demotucanos quiserem aprofundar o caso DELTA, é só utilizarem os mecanismos de nossas instituições democráticas, inclusive votando na CPMI do Cachoeira, mas alí já perderam. Resta propor uma CPMI da Delta. Mãos à obra!!!

  3. A esta altura,Perillo é peixe pequeno diante da armação que esta cada dia mais clara.Vão usar o Vlério para tentar incriminar o Lula,cassar seus direitos,tira-lo do páreo,depois a Dilma,ja que o Temer não é adversario. O golpe ja começou com o julgamento do mensalão que era para atingir Dirceu,o PT nas eleições.Mas só um objetivo foi alcançado.Agora a segunda parte,e o alvo é Lula,e é com isto que devemos estar em estado de mobilização,de desarticular o mais cedo e rápido possível mais uma tentativa golpista de nossa direita raivosa e sem escrúpulos.Se não chegam ao poder pelo voto,então fazem “pontes”.fiquemos alertas.

  4. Eu sabia que tinha alguma coisa errada quando ontem vi o fascista Jornal Nacional com essa conversa de “governistas querem limitar o tempo da CPI”, dando a entender(e colocando o boneco de ventríloco da mídia, Álvaro “Botox” Dias, a corroborar essa tese)que os partidos do Governo queriam que a CPI acabasse em pizza. Era completamente ilógico a mídia, Globo sempre à frente, que lutou com afinco para garantir que a CPI sequer existisse, temendo as investigações que iriam atingir políticos da direita e a própria mídia (pelo que se sabe até agora, além da Veja, também a Época estava envolvida com o criminoso); agora manifestasse “indignação” com a aproximação do fim dos trabalhos. Conhecendo-se o hand cap de hipocrisia dos barões da comunicação, sabia que havia algo errado ali e este post forneceu uma explicação que tem bastante sentido : A MÍDIA E A DIREITA TEMEM O RELATÓRIO FINAL DA CPI, QUE AO MENOS ATINGIRÁ O TUCANO MARCONI PERILLO EM CHEIO(E PODERÁ ATINGIR A VEJA, SE OS PARLAMENTARES TIVEREM PEITO, PRINCIPALMENTE OS DO PT DEPOIS DO QUE PASSOU O PARTIDO NAS ELEIÇÕES, E CONVOCAREM POLICARPO JÚNIOR E CIVITA), DERRUBANDO UM GOVERNADOR TUCANO NUM DOS MAIORES FRONTS DA DIREITA NACIONAL, DEPOIS DO ESTADO DE SÃO PAULO, A REGIÃO DO LATIFÚNDIO DO CENTRO-OESTE, ONDE A ESQUERDA JÁ FINCOU UMA BANDEIRA RELEVANTE COM A CONQUISTA DA PREFEITURA DE GOIÂNIA PELO PT EM PRIMEIRO TURNO. Esse é o motivo do desespero deles e por isso pretendiam a prorrogação para, “fabricando denúncias inexistentes através da mídia, transformar a CPI num circo, no qual até James Bond poderia ser chamado, o que faria as conclusões concretas esconderem-se, ou sumirem completamente, num relatório final que, se saísse daqui a seis meses(poderia nem sair, tanto tempo e depoimentos tenderiam a deixar os trabalhos inconclusivos), seria um calhamaço de denúncias vazias e adendos oposicionistas que esconderiam o que de fato era verdadeiro. Não deu, a direita perdeu mais uma, está quase certo que os trabalhos encerrar-se-ão em dezembro, num prazo bastante justo, para desespero dos conservadores, capaz de permitir um relatório objetivo o suficiente para atingir Perillo, Demóstenes e, se a esquerda tiver coragem, cansar um pouco de apanhar, e enxergar além do imediatismo, a Veja, denunciando ao país o antro de marginais que os Civita comandam.

  5. É HORA DA REAÇÃO DA ESQUERDA, COMEÇAR A BATER OU, QUEM SABE, SER ENVOLVIDA NOVAMENTE EM MENTIRAS E ARMAÇOES DA DIREITA, ESTOU PREOCUPADA. SEMPRE ALERTA!

    • Tomara! Não aguento mais defender o Governo e o PT e ver que eles ficam calados apanhando. Será que o Requião e o Collor (arghhh…) vão continuar sozinhos?

  6. Muito lúcida sua análise, Eduardo. Aliás, como sempre.
    Gostaria que vc escrevesse sobre as quantias do fundo partidário – que este ano somam a irrisória quantia de R$ 324 milhoes.
    Seria com a verba do fundo partidário que o PT iria pagar as despesas de campanha dos partidos por ele ”comprados”? Essa verba seria a garantia dos emprestimos feitos junto aos Bancos Rural e BMG? Nao ouvi nada sobre isso na defesa dos reus na Acao 470. Se puder escreva algo sobre.
    Obrigada

  7. A famiglia Marinho, aliada do bandido Cachoeira e da famiglia Civita anunciou no seu jornal da manhã que o PT produzia uma pizza. A tão sonhada pizza que a famiglia Marinho quer para tentar esconder a ação criminosa da própria famiglia Marinho junto aos bandidos do grupo do Cachoeira (incluindo aí o Perillo e o Demóstenes).

    Ley de Medios já!

  8. Caro Eduardo,

    O que me preocupa (e indigna) é tão somente o PT aceitar o “acordo” tácito com o PMDB para a não convocação do Policarpo Jr. e Civita.

    É um erro (tático e estratégico) político impensável frente ao horizonte que se descortina alimentado pelo PIG que pressionará para abertura de novo processo no STF, agora contra Lula, por “domínio do fato”, em vista da noticiada “delação premiada” do Valério.

    O PT, o Governo Lula e agora Dilma, continuam querendo evitar o inevitável; talvez a espera da reeleição em 2014 para, daí sim, lançar a Lei dos Meios nacional. Não será tarde demais?

    Temo pela paralisia parasitária procrastinadora do PT!

    Abraço

  9. Mas Edu, e a Veja???? Nada? A relatoria não está nas mãos do PT? Não convocarão o policarpo?

    • Fonte da CPI me informou que será feita nova tentativa de convocar Policarpo, mas relatoria não basta para convocar. É preciso número de votos.

  10. FELIZ do Edu que esta viajando..

    -A violência em SP e a OUSADIA do crime.

    Até ontem, só neste ano, as estatísticas oficiais dizem que 88 policias foram mortos, todos militares, 3 em serviço.

    A boca pequena se fala, somando feridos, que este número supera 150.

    No total de mortes violentas anuais já superamos, estando em “paz”, inúmeros países que estiveram em guerra recente.

    Isto é uma tragédia, afeta inúmeros governos, partidos e ideologias pois NADA, nada do que estes se predizem, conseguem explicar esta carnificina.

    Há mais de década que o país cresce, que gera emprego, que distribui renda, que se desenvolve, educa e assiste mais ..afinal, nossa barbárie é mesmo de cunho social e/ou cultural ?

    HOJE nem 5% dos crimes de morte são solucionados, os presos quando condenados, mesmo os que atentam contra a VIDA – o bem mais caro pra qualquer cidadão – em um par de anos, como se fosse um reles punguista, o meliante já se encontra novamente nas ruas.

    ..e o crime se sofistica ..parques de diversões, hotéis, motéis, criação de gado, restaurante, IGREJAS, todas estas e outras tantas atividades difíceis de serem fiscalizadas são usadas pra lavar e alavancar o poder financeiro destas quadrilhas.

    NÃO !!! Não é uma CAMPANHA PLACEBO DE DESARMAMENTO que fará com que estes dados retrocedam ou desapareçam, NEM tão pouco mais subsídios e/ou assistencialismos .penso mesmo que HÁ que mudarmos os nossos valores, e diante da REALIDADE dum século XXI, revermos nossos conceitos.

    A VIOLÊNCIA contra a VIDA é a maior das agressões ..sua existência é facilitada pela amplitude somado ainda a impraticabilidade na apuração e combate de tantos casos ..as quadrilhas e crimes se sofisticam, o SER HUMANO se fecha, se congela ao convívio ..penso que há que mudarmos algumas leis pra combatermos este cenário terrível.

    PENAS SEVERAS, sem direito a NENHUM benefício ..que o preso condenado por CRIME CONTRA A VIDA, seja ele mentor e/ou executor, que ele perca a vida dele em BOA parte na cadeia ..primeiro pra que lhe sirva de castigo ..depois, pra outros, que represente o sossego ..mas PRINCIPALMENTE que pros de hoje e os do futuro que SIRVA DE EXEMPLO e mensagem a dizer-lhes que tal ato não compensa

    ..e se assim, pros premeditados, latrocídas e TERRORISTAS, que os tais máximos de trinta anos sejam plenamente cumpridos dia após dia.

    PS – Deste espaço quero tomar a liberdade de enviar minha solidariedade a estes funcionários que dedicam suas vidas a serem policiais ..a eles e suas famílias que na tentativa e crença de estarem fazendo do certo, tem vivido dias cruéis

    http://www.youtube.com/watch?v=vHLEqK_stS8

  11. quem diria que em 2012 o senador fernando collor de mello seria o congressista mais à esquerda do brasil?
    há que se divulgar muito as denúncias feitas pelo senador.
    fora os blogs sujos, é a única contrapartida às manipulações do “pig”, que tenho visto.
    infelizmente a maioria dos representantes da “base governista” se acovarda.
    deve ser para “ficar de bem” com a mídia e um dia dar entrevista no jornal nacional.
    e, glória suprema, aparecer nas páginas amarelas da óia!

  12. “Quem não tem voto caça com Valério”

    Leiam o excelente artigo de Paulo Moreira Leite:

    http://colunas.revistaepoca.globo.com/paulomoreiraleite/2012/11/02/quem-nao-tem-voto-caca-com-valerio/

  13. Edu já que tem um blogueiro que chama o pessoal do PT de Petralha que tão de agora em diante todo mundo chamar e o pessoal do PSDB de PRIVATUCANOS ?

  14. O enredo novelesco que você cria em torno de fatos políticos

    deixa o seu auditório completamente tonto. Parece um teste

    para saber quem é capaz de inventar a trama mais mirabolante.

    Dios mio.

  15. O CAFUA(esconderijo) DO FAMOSO GURGEL

    “A operação que resultou na prisão de Cachoeira ocorreu em outra investigação, a Operação Monte Carlo – inquérito policial 089/2011 instaurado porque GURGEL ENGAVETOU A 1ª INVESTIGAÇÃO – operação Vegas – inquérito policial 042/2008 POR QUASE TRES ANOS.

    A título de informação não acredito que o engavetamento da investigação foi para favorecer o ex-senador Demóstenes Torres.

    A intenção com certeza foi outra.

    A intenção do PGR ao engavetar a Operação Vegas por quase tres anos era de chantagear o senador.

    Assim ele sempre agiu o PGR no intuito de chantagear pessoas com prerrogativas de foro.

    Por isso ele concentra os processos que envolvem autoridades com prerrogativas de foro NAS MÃO DE SUA ESPOSA A SUB-PGR CLAUDIA SAMPAIO MARQUES CONHECIDA COMO SUA ‘MANUS LONGA’.”

    (trecho do discurso de Collor no plenário do senado federal em 30/10/2012)

  16. Olhem só as pessoas de moral ¨ilibada¨que assinaram petição contra Lula encaminhada ao MPF:Sergio Guerra do PSDB,Agripino Maia do DEM e Roberto Freire PPS.Pelos crimes que os tres cometeram contra a soberania nacional e a cidadania brasileira,as penas dos tres,somadas,chegaria a mais de 50 anos de reclusão.E é nesse coito de bandidos e golpistas que se transformou a oposição.Sem votos apelam para o golpe.Mas uma coisa é certa:ponham um dedo em Lula e poremos fogo nesse pais de tal modo que não sobrará ninguem da oposição para contar a historia.

  17. Muito mais relevante e necessária do que a punição dos corruptos do PSDB e do DEM, é a punição exemplar dos corruptos e golpistas da imprensa, envolvidos na quadrilha de Carlinhos Cachoeira. Será que o Murdock brasileiro vai continuar impune?

  18. Pessoalzinho hipócrita! Lembro bem: depois de tanto gritar contra a CPI correram para aparecer na foto.

  19. Cadeia neles inclusive na mídia golpista. E que venha a CPI da Privataria Tucana !

  20. PT e base aliada encerram a CPI “rapidinho” pra não ter q investigar a DELTA e suas ramificações com o PAC…

    Acho essa manchete mais interessante do q a do Blog!

Trackbacks

  1. Oposição tenta postergar CPI do Cachoeira para salvar Perillo « Blog do murilopohl

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.