Na mídia, Lula e PT perdem até quando ganham de lavada

O PT saiu das eleições municipais de 2012 como o grande vencedor. Menos na mídia. Tudo bem que o PSB – que, não nos esqueçamos, integra a base do governo Dilma – cresceu bastante, mas o grande vencedor é o PT. Se não, vejamos: governará o maior número de munícipes – não confundir com municípios – e as cidades mais importantes.

Aliás, o PT, além de passar a governar mais pessoas nos municípios e de ter conquistado a dita “jóia da coroa” (São Paulo), teve forte aumento do número de prefeituras, saindo-se muito melhor neste ano do que em 2008.

Apesar disso, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, e o senador Aécio Neves afirmaram há poucos meses, com a conivência do colunismo midiático, que o PT iria se transformar, neste ano, no “partido dos grotões”.

O que engrandece ainda mais a vitória impressionante do PT em 2012, então, por contraditório que pareça é o julgamento do mensalão. Quantas “análises” você leu na mídia, leitor, no sentido de que o partido sofreria um forte baque eleitoral por estar sendo julgado pelo STF?

Dessa forma, o que a mídia e os “petistas arrependidos” fazem é fatiar o processo eleitoral de 2012. Lula e o PT ganham, mas perdem. As derrotas ganham muito mais peso do que as vitórias. É como se o partido e seu grande líder fossem os únicos que não venceram em toda parte. Cobram deles o que não existe em democracia alguma.

Pode contar, leitor: manchetes, artigos e colunas que associam o PT a derrotas superam largamente os textos que o associam a vitórias.

Enquanto isso, nenhum grande veículo discute a fundo o partido que mais perdeu – não por ter sido de fato o que mais perdeu, mas por conta das expectativas, pois se esperava que o PSDB tivesse vitória folgada em São Paulo e que no resto do país lucrasse com o julgamento.

Assim mesmo, quantas manchetes você viu aludindo à derrota estrondosa do PSDB em 2012? Sim, porque, além de encolher em número de governados e prefeituras, o partido perdeu o maior orçamento municipal do país. Isso sem falar que seu político com mais votos – os quais deve muito mais à mídia do que a si mesmo – ficou sem qualquer expectativa de relevo.

A mídia e a oposição demo-tucana diziam que o PT viraria um “partido dos grotões” porque só conseguiria vencer no Norte e Nordeste. De repente, as cidades nortistas e nordestinas em que esses partidos de oposição venceram passaram de grotões a grandes metrópoles. Manaus, por exemplo, virou “importante conquista”.

Nada contra Manaus – muito pelo contrário. Mas daí a considerar que vencer uma eleição lá é uma “grande vitória”, vai uma distância imensa.

A direita midiática e os “petistas arrependidos” também fatiam o PT e separam Dilma e Lula do partido. Na Band, no domingo, os “analistas” disseram que Dilma foi a grande derrotada porque “perdeu em todos os lugares em que apoiou alguém”, como se, tanto quanto Lula, não tivesse apoiado Fernando Haddad.

O Globo chegou a fazer até uma manchete principal de primeira página falando da “derrota” de Lula – no Nordeste. Em 2008, porém, quando o PT venceu mais no Nordeste, este, no PIG, não significava nada diante de São Paulo e outras cidades do Sul “Maravilha”.

A pergunta que se deve fazer para saber que partido teve o melhor desempenho em 2012 é uma só: qual partido atraiu o maior número de eleitores e qual administrará o maior volume de dinheiro dos orçamentos municipais? Ponto.

Essa história sobre “derrota” de Lula e do PT, porém, não visa convencer a sociedade de que os vencedores, na verdade, perderam. A discussão visa apenas não discutir a derrota da oposição, pois uma análise séria mostra que PSDB e DEM colheram muito mais resultados negativos do que positivos.

Sim, na mídia Lula e o PT não vencem nem quando suas vitórias são estrondosas como a deste ano. Mas de que vale vencer na mídia se o que ela diz sobre política a expressiva maioria não leva a sério? Perder na mídia, aliás, vai se tornando sinônimo de vencer nas urnas. Daqui a pouco vai ter político brigando com ela pra ver se ganha popularidade.

Tags: , , , , ,

142 Comentário

  1. A eleição acabou e o STF não tem mais pressa com o julgamento da AP 470. Cumpriu quase todo o escript. Ficou faltando a dosimetria das penas em relação ao José Dirceu, que deveria ser divulgada até sexta-feira última, até às 18 hs., a tempo de ser bradada no jornal nacional. Não deu. Não se sabe o que aconteceu.
    De qualquer forma, o eleitorado votou com o revisor.

    • Estranhamento, o que se mais via nas redes sociais era que o PT ganhava sempre no Nordeste por causa do Bolsa família e nestas eleições o PT avermelhou o Estado de São Paulo, e agora? A Região Norte deixou de receber Bolsa Família? Os eleitores da Região Sudeste passaram a receber o Bolsa Família em maior volume que no Nordeste? Esses calunistas!!!!!!

    • Carlos J. Ribeiro
      Na sexta-feira o “tuiuiú mestre” soube do que vinha de São Paulo.
      Informaram para o “bobpig” que São Paulo ia ser o que já sabemos.
      Botou o rabinho entre as pernas e foi cuidar das hemorroidas.

  2. enquanto essa imprensa de merda der ouvidos ao bêbado de minas e ao idiota de pernambuco, o pt. vai faturando todos os grandes municipios do país. que venha 2014, aí sim, poderemos dizer que o povo destruiu de vez esse coluio psdb/limpabostas.
    reinaldo carletti

  3. O PT está ganhando de mil a zero dos golpistas e a mídia só comenta um pênalti que ele perdeu na partida.

  4. 31/10/2012 às 7:33 (BLOG DO ESGOTO).Tampem o nariz e leiam:

    “Mais de 4 milhões de visitas neste mês
    Caras e caros, quando eu voltar ao trabalho, depois de um breve descanso, certamente o blog terá ultrapassado quatro milhões de visitas neste mês de outubro. Dizer o quê? Muito obrigado por tudo o que vocês me desafiam a escrever.
    Por Reinaldo Azevedo”

    Kkkkkkkkkkk, Reinaldinho Cabeção tira as calças pela cabeça, a camisa pelas pernas abaixo e sapateia em cima do chapéu. Então, sai de férias para lamber as feridas.
    Depois ele volta fazendo aquele conhecido papel de coadjuvante na passagem da caravava: rrr… au, au, au, rrrr… au, au, au.

    • O Rei do Esgoto nos dá sorte. A cada eleição ele lança um livro xingando o Lula, com amplo patrocínio da veja. E, a cada vez que faz isso, Lula, Dilma e o PT crescem e vencem! Ele jogou todas as fichas, as mais terroristas como sempre, na vitória do seu ídolo Zé Serra. Mais uma vez, errou completamente. Credilidade em queda é isso…

  5. A ex esposa do Dirceu está falando pelos cotovelos e o Estadão está se aproveitando.

    Parece que é mais um capítulo do golpe tramado pela Veja, Valério, e os tuiuius da Justiça, a fim de destruir o governo trabalhista

    • DE REPENTE!!!OPS!!!!ME dá uma vergonha danada da minha especie!!! tipo assim: quando sou esposa ele é tudo prá mim e “presta” depois sou ex : dai começo a vomitar tudo de dor no cutuvelo que me aflige? antes ele prestava? agora não? dai certas ex, não são todas é claro. colocam sua familia , filhos ao ridiculo? Q ue acordem essas jumentas , que se acham inteligentes!!! Mulher que é m,ulher fecha sua boca na hora certa, pois o silencio as vezes é melhor q

    • DE REPENTE!!!OPS!!!!ME dá uma vergonha danada da minha especie!!! tipo assim: quando sou esposa ele é tudo prá mim e “presta” depois sou ex : dai começo a vomitar tudo de dor no cutuvelo que me aflige? antes ele prestava? agora não? dai certas ex, não são todas é claro. colocam sua familia , filhos ao ridiculo? Q ue acordem essas jumentas , que se acham inteligentes!!! Mulher que é m,ulher fecha sua boca na hora certa, pois o silencio as vezes é melhor que palavras fabricadas com merda pura!
      por isso que é ex!!! e o pig que a delicie em tudo…. que a sugue o quanto puder, que faça dela uma verdadeira palhaça , logo…logo… o tempo passa e essa ex é A SEMELHANÇA DA CANA DE AÇUCAR, VC A SUGA E SUGA…E O RESULTADO : BAGAÇO!!”!!! TÁ CERTO O PIG FAZ DAS EX MAL RESOLVIDAS SÓ O BAGAÇO!!!!

  6. Quando PT ganhava no meu nordeste era um partido de segunda que elegia analfabetos entre analfabetos!
    Agora que ganhou Rio e Sao Paulo (base aliada eh base!) e muitas das grandes cidades(mais de 200 mil eleitores) isto nao eh mais importante o que vale eh Manaus e minha querida Salvador.
    Nao estou menosprezando minha cidade (baiano eh muito bairrista para admitir que eh menos importante que qualquer coisa)!
    Mas, parem com a hipocrisia o PT ganhou e saudacoes PT. !!!!!!

  7. Mas e sob o critério de número de prefeituras? Perdeu né? tá em terceiro né? só pra confirmar….

    • Fique tranquilo, Rodrigo! Todos nós sabemos que perdemos e os tucanos venceram. Principalmente em Tarraqueta. Têm todo o direito de comemorar e ficar muito felizes pois mereceram ganhar na Tarraqueta…

      • Paul Stano.
        Não sabia o que era realmente “tarraqueta”.
        Fui o “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?.
        Cara, dei muitas risadas. Quem não sabe, vá até lá.

        • a melhor resposta para tarraqueta : ” é onde entra a parafuseta”. Isto significa o resultado destas eleições para os psdbistas.

      • Paul Stano
        Não sabia na realidade o que era “Tarraqueta”. Fui ao “Dr.” Google e
        digitei: o que é tarraqueta?
        Caro, tem respostas de todo jeito. Dá pra rir.

      • Paul Stano.

        Não sabia, na realidade o que era “Tarraqueta”
        Fui ao “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?
        Caro, a resposta múltipla dá para rir

      • Paulo
        Taí, gostei dessa resposta.
        kkkkkkkkkk

      • Paul Stano.

        Eu não conhecia, na realidade o que é “Tarraqueta”.
        Fui ao “Dr.” Google e digitei: -o que é tarraqueta?
        Caro… Dei muitas gargalhadas.
        (Quem não sabe, confira)
        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        • DESCULPE-me o Blog.
          Essa repetição.
          É que a resposta custou sair e cliquei mais vezes.
          Perdão.

          • O Salvador gostou tanto de tarraqueta que saiu repetindo tarraqueta para todo mundo saber que tarraqueta é o centro do pensamento salvador do Salvador.

  8. Após as eleições de 2005, revistas e jornais estamparam nas capas e páginas internas mapas do Brasil onde sul, sudeste e parte do centro oeste era azul. O “resto”, norte e nordeste era vermelho. Em apenas 6 anos onde foi parar a cor azul?

  9. Fonte: The Byrne Partnership Ltd. (2010)
    Média de exemplares para cada mil habitantes:

    Japão 612
    Reino Unido 307
    EUA 200
    India 142
    Brasil 42

    A culpa disso, segundo a “quatrilha”, é do povo brasileiro. É elementar em marketing que a culpa nunca é do consumidor, é de quem fabrica o produto. Quando esse produto não satisfaz as necessidades do consumidor, não presta serviços confiáveis, não merece credibilidade, esperar o que?

    Plantaram batatinha, estão colhendo batatinha, ora bolas!

  10. Eduardo.
    Recebi via e-mail a foto que ilustra o blog, com a seguinte legenda:

    Kassabe: Acabou Serra. Não chore. Você é muito burro, só fez acusar, acusar, acusar.
    E as propostas de governo? Você apresentou propostas de peso político?
    Você “bateu” demais no Lula. Você não sabia que Lula é um líder?

    Zé Serra: Merda de povinho… só sabe votar em ladrões, corruptos, mensaleiros. Esse
    Lula, só no tiro de escopeta, esse filho da p… Nordestino de merda. Nem
    sabe falar inglês. Depois que aquele fdp negão americano disse que ele era
    “O CARA”, ficou metido a besta… Ele não perde por esperar. Pego ele na
    Próxima.

    Kassabe: Hummm. Então tá. Tô fora. Vou cuidar do meu partido e aproximar do Lula.
    Se o inimigo é forte, junto-me a ele.
    E vê se não “meleca” minha camisa que é nova, pô!

  11. Pergunta a cada idéia: Serves a quem? ( Bertolt Brechet)
    Paulo Moreira Leite: O mito das abstenções foi desfeito
    clip_image001Paulo Moreira Leite em seu blog Vamos Combinar
    O mais novo mito das eleições municipais de 2012 informa que tivemos um alto número de brancos, nulos e abstenções. Até Cármen Lúcia, presidente do TSE, se disse preocupada com isso.
    Como também tivemos um alto número de votos a favor dos candidatos do PT – partido que mais cresceu entre os grandes, tornou-se líder nacional de votos, além de levar o troféu maior que é São Paulo – é fácil imaginar que há muita gente associando uma coisa a outra. Assim: baixa participação popular, alta votação para o partido de Lula. Nós sabemos aonde essa turma quer chegar, certo?
    Querem dizer que a população está se cansando de votar.
    Ainda bem que existem repórteres interessados em descobrir a verdade por baixo das aparências e do senso comum. Roldão Arruda revela, em O Estado de S.Paulo de terça-feira, dia 30, que o problema não está na vontade de votar – mas no registro eleitoral. Em cidades em que o cadastro eleitoral não é atualizado, a contabilidade das ausências produz números maiores.
    Uma consulta à votação nas capitais mostra isso. Em cidades como São Paulo e São Luiz, onde o cadastro não é atualizado há mais de 20 anos, a abstenção bateu em 20% entre os paulistanos e chegou a 22% entre os moradores da capital do Maranhão. Já em Curitiba, onde o cadastro foi feito há um ano, a abstenção fica em 10%. Os cadastros velhos mantêm como eleitores aqueles cidadãos que já morreram, que se mudaram, que já não tem obrigação de votar. “Se todos os eleitores forem recadastrados, a abstenção tende a cair para 10%, soma razoável de pessoas doentes, que viajaram ou que tem mais de 70 anos e não querem mais votar”, afirma Jairo Nicolau, um dos mais respeitados estudiosos do comportamento do eleitor.
    A má interpretação das abstenções animou a turma que combate o voto obrigatório e pretende instituir o voto facultativo. Há bons argumentos a favor de uma coisa ou de outra, mas é bom lembrar que a distribuição renda favorece o voto facultativo. Ou seja: nos países em que o voto é facultativo, há uma proporção maior de ricos que comparecem às urnas, por motivos fáceis de explicar. A pessoa tem mais recursos, mais tempo livre, mais facilidades de locomoção, mais facilidade para deixar o trabalho e exercer o direito de escolher o governante. Imagine o voto facultativo no interior de um estado pobre, dominado por nossos coronéis. Bastaria suspender o transporte nos bairros adversários para se ganhar uma eleição, não é mesmo?
    http://novobloglimpinhoecheiroso.wordpress.com/2012/10/30/paulo-moreira-leite-o-mito-das-abstencoes-foi-desfeito/

  12. Salve a net. A unica mídia democratica

  13. Agora o PIG tá dizendo que a Dilma vai dar um ministério pro Kassab, dizendo que o antes um dos piores prefeitos que São Paulo já teve, é hoje bem cotado pra ser ministro, mostrando o quanto custou o prometido apoio dos vereadores do PSD ao Haddad.
    Porque plantar tal absurdo?

  14. O Grande vencedor das eleições foi o PT, Lula e Dilma.

    O grande derrotado nestas eleições foram a coligação udenista (PSDB-PFL-PPS) e as famiglias do PIG.

    Agora que venha a Ley de Medios!!!!!!

    • Fazendo a concordância verbal correta: Os Grandes vencedores da eleição deste ano foram: o PT, o Lula e a Dilma.

  15. Eduardo, um “off tópic”: Temos que denunciar a manipulação grosseira que foi a “coincidência” do julgamento da AP470, com as eleições, para prejudicar o PT. Hoje, abrindo os sites do UOL e terra, percebi algo que comprova definitivamente, que o julgamento do “século” só interessava a mídia antes das eleições. Curiosamente desapareceram da “capa” desses dois portais, guias de menu, com o link para o mensalão. Eu já esperava por isso, daí hoje, procurei prestar atenção e, salvo algum engano, eles retiraram essas guias dos das capas dos aludidos portais. Você poderia escrever algo sobre isso. Uma forma de desmascarar e jogar na cara dessa imprensa maldita que eles têm sim, partido!

  16. “O que engrandece ainda mais a vitória impressionante do PT em 2012, então, por contraditório que pareça é o julgamento do mensalão”.
    Edu
    Você expressou a sensação geral, tanto nossa (de alma leve e lavada) quanto deles (kkk).

  17. Embora seja um assunto que aparentemente esteja fora de pauta,trata se de um assunto que tem muita relação com as eleições recem findas e principalmente com relação às eleições de 2014 e que é a divisão do PSDB.Bem,tendo introduzido o tema,vamos ao assunto:O PSDB é um partido profudamente dividido,participou nas eleições nessas condições e conclusão logica ,perdeu em seu principal reduto,que era São Paulo.Existem claramente duas correntes principais dentro do partido que se digladiam violentamente:de um lado a corrente capitaneada pelos que insistem em ficar ao lado de José Serra mesmo sabendo que podem ser conduzido a um verdadeiro holocausto eleitoral em 2014,caso essa corrente predomine nas convenções que serão realizadas até o inicio de 2014 para o a escolha do nome do partido para disputa da sucessão de Dilma Rousseff e caso o nome escolhido seja o de José Serra.De outro lado uma corrente dos que querem uma renovação do discurso eleitoral,que estão ao lado de Aecio Neves e que se for a corrente predominante no momento das disputas das previas,dará uma sobrevida ao partido.Qualquer que seja o resultado dessa disputa interna,a situação do PSDB,é uma situação-limite.Caso queira ser um partido competitivo,com possibilidades de ser uma real alternativa ao que está posto,terá que apresentar uma proposta muito melhor à do partido que se encontra no poder hoje,deixando de lado um discurso de moral duvidosa que como já se provou nas ultimas eleições,não tem efeito algum sobre a massa do eleitorado e apresentar propostas concretas.Caso contrario em 2014 o PSDB,com todo o seu moralismo de fancaria,amargará mais uma derrota,que ai sim será um tiro de misericordia num partido que hoje respira com a ajuda de aparelhos.

  18. Ótimo vídeo desmascarando a rede globo.
    http://www.youtube.com/watch?v=oDvRxGNTs8k

Trackbacks

  1. Na mídia, Lula e PT perdem até quando ganham de lavada
  2. O objetivo agora é isolar o PT « Baixada Carioca

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.