Debate na Globo: Haddad oferece programas a SP e Serra, mensalão

 

O último debate da campanha para prefeito de São Paulo só não foi tedioso por contribuição do candidato Fernando Haddad, a quem, nos dois primeiros blocos do programa, couberam tiradas de humor em relação a propostas de José Serra. De resto, o que se viu foi exatamente mais do mesmo que ocorreu ao longo de toda a campanha em segundo turno.

Qualquer alteração que possa vir a ocorrer no quadro eleitoral que vigeu até aqui – de vantagem ampla de Haddad –, seja em favor de quem for, de forma alguma terá decorrido do debate da última sexta-feira na TV Globo.

Haddad manteve estratégia de embates anteriores de não ficar na defensiva, partindo para o ataque já na primeira pergunta – o que o PT chama, desde 2010, de “assertividade –, querendo saber de Serra se ele estava satisfeito com a administração de São Paulo e que parcela de responsabilidade ele se atribui pela cidade que se tem hoje.

Serra enrolou, enrolou, citou programas que só apareceram de umas duas semanas para cá, como o “bilhete amigão” – ou coisa que o valha –, mas se dedicou mesmo ao tema que, junto com a mídia que o apoia, pensou que o elegeria. Como o leitor já imaginou, Serra, pela milionésima vez desde agosto, apostou no mensalão.

Os portais tucanos (UOL, Estadão, Veja, G1) destacaram que, “pela primeira vez”, Serra comparou supostos valores desviados “pelo mensalão” com Amas (postos de saúde) que poderiam ter sido construídas. Estão divulgando isso em tom de “agora vai”,  o que ocorreria pela primeira vez após sete anos de noticiário incessante sobre o assunto…

Se os prognósticos se confirmarem, Serra terá perdido a eleição porque não soube avaliar a aflição dos paulistanos, que não sabem como discursos sobre “mensalão” irão mitigar os problemas que as mesmas pesquisas mostram que fazem essa população rejeitar, em maioria esmagadora, a atual administração da cidade.

Até aqui, porém, o que as sondagens do ânimo do eleitorado de São Paulo demonstraram foi que a população autóctone amadureceu com o sofrimento que decorreu de suas escolhas em 2004 e 2008 e, agora, quer algo mais do que discursos hipócritas sobre “ética” vindos do PSDB, que, como se sabe, tem seus próprios problemas nessa seara.

Tags: , , ,

156 Comentário

  1. “Eu não estou nervoso.Só indignado Cerra.Quando vc conhecer São Paulo,talvez vc tbém fique,Cerra”…..Show do Haddad.Amanhã Paulistanos…Catão Vermelho para os demotucanos.Bodas de prata com o PCC,nunca mais.

  2. A manchete do Globo de hoje nos dá conta de que o Jô Suado da PGR pediu os passaportes dos réus ‘mensaleiros’ (‘poderoso’, né? pode muito, até pedir passaportes … ). Como as Organizações Globo e a PGR são zelosas nessa hora Suprema! Mas nem com tudo isso, conseguem algum resultado! Vamos torcer pela galera do PT e seus aliados que ainda enfrentam segundo turno, pra humilhar geral o PIG!!! Novo material ‘semitosco’ no meu bloguinho:

    http://4.bp.blogspot.com/-_7tZkvtacs0/UIw4Sw3PqnI/AAAAAAAAAMQ/QCKM9IPzvuQ/s640/POSI%C3%87%C3%95ES+DO+STF.bmp

    http://salafehrio.blogspot.com.br

    Haddad, Elmano, Graziottin, Pelegrino … y viva el pueblo!!!

  3. Pois eu acho que o senhor Eugênio Alati poderia ser muito interessante para nós, pois, vê-se que dispõe de muito tempo, e vontade de fazer Justiça ! Para garantir sua participação nos debates de esquerda, como tanto gosta, deverá fazer o seguinte: Ir ao site da PF e ler, atentamente, todas investigações feitas de 1990 para cá: essas com nome de cobra, como Anaconda, até a Satiagraha, e PROCURAR OS PETISTAS ENVOLVIDOS. Achando esses nomes, deverá anotá-los, bem como, descrever sua participação nos hediondos fatos, ou, mehor ainda, postá-los nos sites. Depois deve fazer o mesmo com relação às CPIs da Câmara e do Senado, a começar pela CPI BANESTADO, explicando-nos o que significa conta CC5, Depois deverá ler a obra Privataria Tucana, ainda, procurando os petistas envolvidos na trama. Em posse dessas informações, o sr. vem a estes debates divulgá-las. Não desista, é possível que ache algum. Se tiver dúvidas quanto à filiação partidária desses agentes, confirme no site do PT.

  4. Sábado 27 os robôs telefônicos do Cerra atacam aqui na Vila Mariana com calúnias contra o candidato do PT e o partido. O chamado Vampiro não tem programa e não tem outro assunto.

  5. HOJE É O ANIVERSÁRIO DO LULA E COM CERTEZA UM DOS SEUS PEDIDOS DEVE TER SIDO A VITÓRIA DO HADDAD!!

    FILHO DO BRASIL (Cláudio José) Parabéns estrela nordestina brasileira Quando nascestes o cruzeiro do sul inteiro brilhou Surgiu um novo líder filho do povo Penas de aluguel te odeiam, mas o povo de adora Levastes comida, luz, água e mais cidadania, para que mais precisava Virastes doutor com sua sabedoria popular Virastes um guerreiro protetor do povo brasileiro Libertastes milhões da escravidão do desemprego Libertastes milhões da escuridão da falta de educação Libertastes milhões dos coronéis da escravidão Luiz Inácio Lula da Silva, o amado presidente do Brasil Parabéns muitos anos e muitas vitórias nessa vida.

  6. Hoje, dia 27/10/2012, Lula está completando mais um ano, companehiros mande uma mensagem ao maior Presidente do Brasil.
    abraços na Victória.

  7. SP vai inaugurar mais um poste do Lula amanhã e assim esse Brasil vai ficando cada vez mais iluminado. Luz para todos, parabéns Lula nesta data

  8. Lembre-se que ainda haverá a “edição” do jornal nacional, e do local paulista, onde qualquer mágica eletrônica poderá acontecer. Assim, não nos surpreendamos se a matéria sobre o debate relatar um maravilhoso show oratório de Serra, o que é impossível entre outros milhares de motivos pela gigantesca mediocridade mental do tucano, diante de um Haddad tímido. Alguém se lembra da famosa edição do debate entre Lula e Collor, em 89, onde transformaram um debate no qual Lula triunfou, numa falsa vitória do candidato que na época era o queridinho das forças mais reacionárias deste país? Podemos pensar que hoje existe a INTERNET, os tempos são outros, o poder de manipulação midiático já não é mais o mesmo. Tudo isso é verdade, embora também o seja que a direita está desesperada diante da perda iminente de São Paulo e poderá fazer qualquer coisa. Mesmo com tudo isso começa a tornar-se claro que os seus conterrâneos estão acordadando da alienação e da burrice política que levaram sua cidade e estado à decadência acelerada que vivem nos últimos anos, em contraste com o momento de crescimento do Brasil, e finalmente perceberam que os responsáveis por esse caos são os governantes conservadores(do PSDB e do PFL)que vocês elegem seguidamente há várias décadas. Acredito sim na vitória de Haddad, que ocorrerá de forma esmagadora juntamente com outros triunfos do PT em diversas capitais e grandes cidades do Brasil, e todos esses êxitos serão a tapa que Luís Inácio Lula da Silva dará na cara de cada uma das treze famílias oligárquicas que controlam as comunicações no Brasil, e também dos vermes que as servem caninamente, mostrando que os brasileiros já aprenderem a não se deixar manipular por ninguém ao realizar as escolhas que são as melhores para o futuro deles e de suas famílias.

  9. O melhor momento foi quando Haddad chamou a atenção do Serra para o fato que os professores não são lixo para serem reciclados. Haddad foi muito elegante dando uma aula ao Serra mas no fundo foi isso que ele disse, mostrando que o Serra não entende nada do que fala.

  10. Sinto não votar em São Paulo.
    Espero não fazer falta.
    Eu fluminense, espero que vocês paulista de verdade votem em Haddad.
    É mais um poste do Lula iluminando mais um torrão Brasileiro.
    Avante Paulistas!

    • Salve, Salvador!

      É bom para mim, como paulista e paulistano, saber que compatriotas como você, fluminense (como era meu pai), estão de olho em São Paulo.

      É magnífica essa convivência (mesmo que seja a distância) proporcionada pelo blog deste nosso fantástico Eduardo Guimarães.

      Abração para você.

  11. PARABÉNS QUERIDO PRESIDENTE LULA !

    MUITOS E MUITOS ANOS DE VIDA, PARA VER MAIS RESULTADOS DE SEU TRABALHO !

    QUE DEUS TE DÊ MUITA SAÚDE !

    QUE DEUS TE DÊ BOAS NOTÍCIAS AMANHÃ !

    UM GRANDE ABRAÇO, PRESIDENTE LULA.

  12. LULA vai implantar o HADDAD urbano em São Paulo.

  13. Não vamos deixar o Serra sair dos noticiários: CPI da Privataria Tucana nele.

  14. PARABÉNS PRESIDENTE LULA!!!!! AMANHÃ TE DAREI NOVAMENTE OS PARABÉNS PELA VITÓRIA! DUPLAMENTE!

  15. Logo cedo estive aqui falando sobre panfletos dos tucanos, fico feliz pelo PT ter agido rápido.

    A Justiça Eleitoral mandou recolher panfletos distribuídos pela campanha de José Serra (PSDB) que usa o mensalão contra a campanha de Fernando Hadadd em São Paulo.

    O material traz em uma das faces uma espécie de “santinho” do ex-ministro José Dirceu com a mensagem “mensalão é 13″. Logo abaixo, o botão “corrige” da urna eletrônica.

    No verso, além de Dirceu, o panfleto também mostra o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente petista José Genoino, com a pergunta: É isso que você quer para SP?

    Na decisão, o juiz afirma que o panfleto “contém mensagem que atinge a honra do candidato Fernando Haddad e confunde o eleitor, identificando o número de sua candidatura, ligando-o a fatos pelos quais respondem apenas integrantes de seu partido.”

    A decisão liminar determina busca e apreensão do material e que a campanha entregue em cartório eleitoral os 100 mil exemplares confeccionados, sob pena de multa de R$ 100 mil.

    José Serra afirmou que não vai se pronunciar sobre a decisão.

  16. LULA PARABÉNS E OBRIGADA PELO PAÍS MARAVILHOSO QUE VOCE NOS ENTREGOU, OBRIGADA POR ESSE MESMO PAÍS, NOSSA PÁTRIA, SER ESSE SUCESSO QUE É NO EXTERIOR.VALEU, MUITA SAÚDE E QUE TENHAS MUITAS ALEGRIAS NESTA VIDA, POIS SOUBESTES PLANTÁ-LAS.FELIZ ANIVERSÁRIO.

  17. Pena não estar amanhã em São Paulo para participar das comemorações da vitória do Haddad.

  18. Amanhã vamos continuar o PROGRAMA LUZ PARA TODOS em São Paulo,Campinas,Osasco,Guarulhos,Jundiai,Salvador,Fortaleza,João Pessoa,São Luis,Manaus. Até a VITÓRIA.

  19. Vi no Viomundo (e em outros progressistas) :

    Datafolha: Haddad 58% x Serra 42%

    ( http://www.viomundo.com.br/politica/datafolha-haddad-58-x-serra-42.html )

    publicado em 27 de outubro de 2012 às 18:14

    da Folha de S.Paulo

    DE SÃO PAULO

    O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, deve vencer a eleição neste domingo (28). Pesquisa Datafolha concluída hoje, véspera da votação, mostra o petista 16 pontos à frente, com 58% dos votos válidos, ante 42% do tucano.

    No cálculo dos votos válidos são excluídas as respostas de quem diz que votará em branco, nulo e eleitores indecisos. Esta é a forma que a Justiça Eleitoral divulga o resultado final da eleição.

    A pesquisa de hoje mostra uma pequena variação em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira (24) –Haddad tinha 60% dos votos válidos e Serra aparecia com 40%.

    publicado em 27 de outubro de 2012 às 18:14

    da Folha de S.Paulo

    DE SÃO PAULO

    O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, deve vencer a eleição neste domingo (28). Pesquisa Datafolha concluída hoje, véspera da votação, mostra o petista 16 pontos à frente, com 58% dos votos válidos, ante 42% do tucano.

    No cálculo dos votos válidos são excluídas as respostas de quem diz que votará em branco, nulo e eleitores indecisos. Esta é a forma que a Justiça Eleitoral divulga o resultado final da eleição.

    A pesquisa de hoje mostra uma pequena variação em relação ao levantamento anterior, divulgado na quarta-feira (24) –Haddad tinha 60% dos votos válidos e Serra aparecia com 40%.
    Editoria de Arte/Folhapress

    No total de votos –considerando brancos, nulos e indecisos–, Haddad tem 48% e Serra tem 34%.

    No primeiro turno, Serra terminou à frente com 30,75% dos votos válidos. Haddad seguiu ao segundo turno após obter 28,98% dos votos.

    INDECISOS

    O levantamento do Datafolha mostra que 7% dos eleitores ainda não decidiram em quem vão votar amanhã. Os votos em brancos ou nulos somam 11%.

    A pesquisa realizada ontem e hoje ouviu 3.992 eleitores e foi feito em parceria com a TV Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos

    O registro no Tribunal Regional Eleitoral é o SP-01928 / 2012.

  20. Eduardo, da uma olhada no blog dessa serva do PiG atacando as cotas(reserva de vagas). Deve ser uma discipula do Ali Kamel.

    http://g1.globo.com/platb/yvonnemaggie/

  21. O tiro de misericórdia de Haddad, certeiro e no coração de Serra, foi quando ele colocou na discussão o caso do ex-diretor do Departamento de Aprovação de Edificações (Aprov) Hussain Aref Saab, nomeado por Serra; esse sujeito adquiriu só em imóveis para si e usando dinheiro de origem prá lá de duvidosa, aproximadamente a mesma soma envolvida no “mensalão” inteiro… Fim de papo! Todo discurso vazio do PSDB sobre “valores” cai por terra; a não ser, é claro, se esses tais “valores” do PSDB se referirem ao dinheiro que eles faturam com corrupção na prefeitura de São Paulo!

  22. Leiam a coluna do PML, “A maluquice do dia”.
    Está divertida.

    http://colunas.revistaepoca.globo.com/paulomoreiraleite/

  23. Eduardo, essa é muito boa!!!

    Na web, vazou a notícia de que hoje, na hora de votar, Dirceu iria declarar-se “prisioneiro político de um julgamento de exceção”, como um jornaleco noticiou.

    Não é nada disso.

    O que ele e seu advogado ainda não decidiram são os termos dos embargos infringentes que apesentarão ao Supremo Tribunal de Exceção.

    Uma coisa porém é certa, caso os atuais ocupantes do tribunal insistam na farsa de “compra de votos”, o ex-ministro exigirá que os ministros indicados pelo presidente Lula, quando ele era chefe da Casa-Civil, renunciem ao mandato no STF, visto que as aprovações do Senado às suas próprias nomeações, segundo eles mesmo afirmaram peremptoriamente, sofrem de vício de origem, pois foram “compradas”.

    Tem mais: não será seu advogado que fará isto.
    Será ele mesmo, Dirceu, como advogado de outro réu.

    O que farão os ministros cuja sabatina e aprovação pelo Senado, antes de serem nomeados, teria sido “comprada” ?
    Será que suas suspeitas, sem prova, são seletivas e valem apenas para Dirceu e Genoíno mas não valem para eles mesmos, quando seu interesse pessoal nesses cargos está em jogo?

    Será que desta vez, nossos ministros do STF ficarão caladinhos, recebendo seus polpudos salários, mordomias e ainda os pagamentos por fora que Gilmar Mendes, operador do “mensalão tucano” no STF, dá a eles a título de “pagamento por serviços prestados” ao seu Instituto de Brasiliense de Direito Publico, num flagrante desrespeito ao princípio da impessoalidade e da autonomia do STF de particulares?

    E o apartamento de Marco Aurélio Mello comprou na Barra, alguns dias após soltar Salvatore Cacciola cujo condominio hoje é de R$ 8.000,00 por mês, no qual morava o próprio Cacciola antes de fugir para a Italia, três dias após ser solto pelo primo de Collor?

    E o Joaquim Barbosa, renunciará ao cargo?

  24. Ministros do STF: ninguém comprou meu voto. Não tenho bolsa família. Não quero cargo público. Não me prometeram nenhuma vantagem pessoal. Eu votei porque eu quis, como os parlamentares: NÃO HOUVE COMPRA DE VOTOS, admitam.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.