Veja quem é “chapa-branca”

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

A esposa chega do dentista irritada. Ao adentrar pela porta do apartamento, já vai dizendo que me trouxe “a Veja” a fim de que eu “faça alguma coisa” (?). Antes que possa dizer que não entendi nada, estende a edição de 3 de outubro da Veja São Paulo – ou “Vejinha”.

Para quem não sabe, “Vejinha” é uma revista adicional que vem encartada na revista Veja. Versa sobre a capital paulista. Oferece sugestões de restaurantes, cinema, teatro, reportagens sobre a cidade e, claro, muita propaganda.

A capa da revista resume o conteúdo da matéria a que remete. O assunto principal da edição vem em uma matéria rançosa que se desmancha em elogios ao prefeito Gilberto Kassab e atribui sua impopularidade a “injustiça” dos paulistanos.

O trecho abaixo resume a matéria inteira, que só viu três pontos “negativos” na gestão kassabiana: iluminação pública, trânsito e “falta de corredores de ônibus”.

—–

No dia 31 de março de 2006, Gilberto Kassab assumiu a prefeitura de São Paulo como um desconhecido para a maioria dos paulistanos. Podia andar na Avenida Paulista sem ser incomodado. Vice em 2004, herdou o cargo quando o então prefeito, José Serra, se candidatou ao governo do estado. À sombra política do tucano, no começo do mandato o engenheiro civil e economista de esbugalhados olhos azuis, 1,83 metro, em luta permanente com a balança e com uma vida pessoal discreta decidiu manter projetos e boa parte da equipe de Serra. Sua gestão ganhou luz própria e reconhecimento popular quando emplacou, em 2007, uma lei corajosa que iria revolucionar a paisagem da cidade. Com o objetivo de reduzir a poluição visual, a Lei Cidade Limpa baniu os outdoors e painéis das ruas, além de estabelecer regras duras para letreiros de estabelecimentos comerciais. Empresários e publicitários tentaram derrubar a medida, sem êxito. Em seis anos, 3,4 milhões de anúncios e placas foram retirados e 216 milhões de reais arrecadados em multas. A iniciativa mereceu destaque até no jornal The New York Times e, recentemente, recebeu um prêmio na Alemanha. Lei na qual quase ninguém botava fé, ela pegou (…)

—–

O aspecto bizarro da matéria reside no fato de que Veja é um dos grandes meios de comunicação que dia sim, outro também põem seus “colunistas” para fazer acusações a blogueiros e a uma revista semanal de serem “chapas-brancas” por verem méritos nos governos Lula e Dilma.

Há, porém, uma diferença abissal entre o que dizem a blogosfera e a revista Carta Capital e o que dizem Veja, Globo, Folha de São Paulo e Estadão quando apóiam governos: a qualidade dos governos que apoiam.

Enquanto Veja tenta convencer eleitores descontentes de que a baixíssima aprovação que dão a  Kassab é injusta, quem apóia Lula e Dilma fala em nome de uma maioria imensa dos eleitores brasileiros que se diz satisfeita com os governos de ambos.

Para Veja, Kassab é um ótimo prefeito – “corajoso”, “empreendedor” e que “fez mais do que todos os seus antecessores”, sendo a sua popularidade ao rés do chão produto de “injustiça” por parte de um eleitorado “ingrato”.

Então surge a pergunta: o que é ser “chapa-branca”? A meu conceito, é o que faz a Veja e não o que fazem blogueiros ou a Carta Capital, que, quando necessário, criticam o governo do país.

Veja defende uma gestão cujos maus resultados se refletem na opinião do povo. Aqueles que a revista que adulou tanto Kassab diz “chapas-brancas”, porém, simplesmente ecoam um sentimento que elegeu, reelegeu e re-reelegeu governos federais do PT.

Aliás, dados técnicos sobre a gestão de Kassab e as de Lula e Dilma referendam a percepção popular sobre os governos “tucanos” e petistas – Kassab, apesar de não ser do PSDB, é identificado com José Serra e com o projeto tucano de poder.

Enquanto que os números mostram uma melhora incrível do país nos últimos dez anos, mostram também uma São Paulo que piora sem parar.

Todavia, números são desnecessários. Basta andar pela cidade “maravilhosa” que Serra produziu ao legar-lhe Kassab. A sujeira, a pobreza, a insegurança, a péssima educação, a saúde torturante, tudo isso o povo denuncia na avaliação que faz do governo paulistano.

Já o Brasil, esse cresce em plena crise econômica internacional – dita a maior da história contemporânea –, diminui a pobreza, reduz a desigualdade em ritmo inédito e, assim, mostra que o povo só rejeita um governo quando ele não faz sua “lição de casa”.

A reportagem de Veja é vergonhosa. Uma bajulação que exibe toda a hipocrisia dessa revista, que só vê corrupção de um lado da política – apesar de corrupção ser inevitável em qualquer grupo político – e que se mostra incapaz de sequer enxergar fatos.

E há uma outra diferença entre o apoio de um lado e de outro: enquanto os blogueiros, ao menos, em sua quase totalidade não recebem nada do governo federal, Kassab despeja incontáveis milhões de reais nos cofres de uma Veja da vida.

Volto à esposa. Ela odeia política e me critica por me envolver com ela ao fazer este blog, muitas vezes em prejuízo do meu ganha-pão. Todavia, cobrou-me que “fizesse alguma coisa” contra o que diz “insulto de Veja a São Paulo”. Está feito, pois.

***

Abaixo, dona Tina: chefe-suprema deste blogueiro “sujo” e “primário”

Tags: , , , , , , , ,

129 Comentário

  1. De tanto solicitar a alguns amigos para que tenham maior senso crítico com o que escreve a Veja x a atual situação do Brasil, já consegui com que, pelo menos três deles cancelassem a assinatura do folhetim do PSDB/SEM. Continuarei defendendo o meu ponto de vista em relação a esta Revista que a cada dia se revela ser mais uma publicação política a serviço do PSDB/DEM do que qualquer outra coisa.

    Veja é lixo e como tal deve ser jogada fora, pois não tem comprometimento nenhum com a melhoria do Brasil. O seu comprometimento é pura e simplesmente com o aumento do seu faturamento e com a riqueza de seus donos.

  2. Edu,

    Tadinho do Kassab, tão competente e tão injustiçado.
    Eu acho que ele devia ir para Punta del Este e deixar esse povo ingrato na mão.
    omo se diz: “Que les vaya bien y que lleve un tren”

  3. Estou recebendo, em meu e-mail, incontáveis e-mails de uma facção (está na moda) chamando a atenção a respeito de Haddad e LUla, junto com vários “bandidos”, tipo Paulo Maluf, etc.

    • eu tb tenho ..haja maldade e língua comprida ..que coisa

      um deles diz que :

      -Paulo Bernardo, ministro das comunicações de DILMA, seria marido de Greisi Hoiffman, ministra da Casa Civil

      e continua dizendo que…

      -Gilberto Carvalho, secretario geral da presidente Dilma, seria irmão da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior que serve ao mesmo governo

      -ela, Miriam Belchior então ?! ela, a ministra, teria sido casada com o ex-prefeito Celso Daniel de Santo André, ele que teve seu crime de morte investigado pela Delegada Elisabeth Sato, que seria tia de Marcelo Sato, Marido de Lurian da Silva, filha de LULA

      que mundo pequeno não ?

      eu mesmo quase duvidei, pois afinal pensei, NUM país de MILHÕES de brasileiros capacitados tem uma equipe de governo com tantos laços familiares assim, meio que indicando um provável espírito de nepotismo e de FALTA DE EQUIPE e alternativa ? seria meio que improvável de ocorrer, né não ?

      http://www.youtube.com/watch?v=qgZNTHtht-c

      • Romanelli, sua falta de caráter está me irritando muito. Publico um post mostrando que a revista que acusa todo mundo que pensa diferente de ser “chapa-branca” é mais chapa-branca que qualquer um e você foge do assunto como o diabo foge da cruz. Se fizer mais um único comentário neste post fugindo do assunto, vou bloqueá-lo de vez.

        • eu NÃO fugi, inclusive disse que vc falou o que tinha que ser dito, que pensamos próximo

          veja o que eu escrevi as 7:39 na 1a pág ..em sub-comentário do Gerson

          “..verdade ainda que a maioria que opina, que escreve estes verdadeiros EPITÁFIOS de líderes moribundos e insepultos, verdade é que a maioria é formada por MALANDROS mesmo ..gente que elogia, não com a consciência, mas pelo BOLSO, pela solvência…”

          Pq vc fala que eu não tenho caráter ? pq me ofende tanto ? ..só pq não penso exatamente em tudo, igualzinho a vc ?

          O que vc queria, que eu fosse franco ou que dissesse que seu texto é maravilhoso, que vc é um iluminado, que eu não conheço ninguém que escreve como vc ..que vc disse tudo o que até hoje a humanidade nunca pensou e/ou viu ?

          DO que lembro vc me pede pra COMENTAR, e não necessariamente pra concordar, elogiar e/ou criticar/ofender

          ..e eu tento comentar

          No caso da VEJA, já disse em outras oportunidades, pra mim a POLICIA FEDERAL, seu CHEFE, e Ministério Publico deveriam investigar todos os casos, e se houvesse crime (como no caso da invasão do hotel) processar e enjaular seus mandantes

          ..e SEMPRE disse mais, disse que o comportamento do PIG não poderia servir de exemplo ou justificativa para que o “baixo clero” da mídia, os blogueiros sujos, usassem de mesma arma pra alcançar seus intentos (mentir, inventar, ofender e MAMAR nas tetas do governo ) ou pra pedir CENSURA

          COLEGA, eu não sou presidente pra escrever um código pra mídia, a bola esteve com LULA e eu ajudei a ele passa-la à DILMA ..nem líder político ou de PARTIDO pra pressionar que a coisa saia ..muito menos sou legislador ou vocacionado a ser político ..eu não faço regras e nem sou do judiciário pra colocá-las em prática

          aqui mesmo não escrevo artigos nem NOS é dado chance de contra-ponto ..aqui sou um reles comentarista que aprecia seus textos, que bebe da tua cachaça, que reflete sobre o que diz e que tb se atreve a polemizar com vc

          ..o que mais eu posso fazer se não pressionar como eleitor e CIDADÃO – veja o que lhe escrevi, é um exemplo de como atuo, não sou só passivo ou de escrever sem SUAR ? ..o que mais posso fazer se sempre tento denunciar todos os dias aqui e alhures as mazelas que julgo que homens públicos praticam quando estão no poder, estes que invariavelmente sempre encontram seres abjetos a dedilhar-lhes matérias pra lhes defender ?

          O que mais posso fazer do que aturar xingamento, expulsão e ofensa por todo tempo e ainda resistir e não abdicar de dizer o que penso ?

          Talvez a unica coisa que nos separe é o fato de vc ainda achar que tem grupos políticos que merecem, COM ESTAS REGRAS, serem validados e referendados ..e eu penso que não, pois do jeito que esta, com nossas Instituições e sociedade moralmente no porão (*), penso que sobra muita brecha pra todo tipo de esculhambação e pouco pra “revolução”

          em tempo – o e-mail que postei é verdadeiro, e só o trouxe aqui pq a colega deu a oportunidade de fazê-lo

          Olha, na teoria administrativa tem 2 leis fundamentais que sempre são observadas pela boa administração (pública e/ou privada)

          1. NUNCA nomeie alguém que vc não possa mandar embora depois

          2. JAMAIS coloque em cargos chave pessoas que se somadas, podem torná-lo mais frágil

          particularmente daqui eu extraio que essa de nomear muito parente pra 1o escalão, soma um risco em tanto prum governo e/ou qq administração

          (*) veja o horror dos dias em que vivemos ..até bem pouco “progressistas” elogiavam a ascensão de J.Barbosa, não por seu esforços e talento, mas sim pelo que representaria ..e agora, os mesmos, no menor sinal de independência (que seja até de erro) os caras vem aqui me dizer que ele é “cotista” ..francamente , pra mim que SEMPRE me coloquei contra esta conversa de RAÇA, é difícil de escutar e não se indignar, desanimar ainda mais

        • EDU, bom dia…………pelo amor de DEUS, bloqueia este traste do romanelli, para o seu bem, para o nosso bem……………ler as idiotices deste idiota faz mal á saúde. afinal ele tem varios sites onde vai se sentir á vontade……..(.veja, uol, etc)…………

  4. Na verdade este panfletinho mequetrefe semanal está querendo repercurtir o nome do Cassb para a presidencia em 2014,tipo se pegar-pegou.

  5. Realmente ,Chefe-suprema,tem tuda à ver,minha esposa adorou isso.

  6. Hoje, Dilma no grande comício de Haddad com Lula em São Paulo

    A presidenta Dilma sabe que quem sabe faz a hora, não espera acontecer, e hoje (01/10) estará no palanque de Haddad Prefeito, junto com o presidente Lula para mudar São Paulo.

    Comente com #DilmaNaRuaComHaddad

    Dia: Segunda, 01/10/2012
    Hora: 17hs
    Endereço: Praça Brasil, Cohab José Bonifácio, Itaquera
    Transmissão ao vivo pela internet
    Mais informações http://www.pensenovotv.com.br

    Simbolicamente é como se a Presidenta Dilma e o Presidente Lula estivessem em todos os palanques do Brasil, onde os candidatos lulistas estão disputando.

    O PIG vai chiar. Vamos dar o troco com mobilização total nas ruas e nas redes.

    Enquanto isso, veja como foi o grande comício de Haddad com Lula e Marta na Zona Leste:
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/10/hoje-dilma-no-grande-comicio-de-haddad.html

    ___________________

    Valor: reviravoltas eleitorais inesperadas nas capitais prejudicam a oposição. Maiores favorecidos são PT e PSB
    http://t.co/kkKTrotv

  7. Edu, boa tarde, tenho notado que de uns dias para hoje, Aécio e agora kassab estão bem “assanhados”.
    Coincidentemente esperando a queda total de serra. De olho em 2014.

  8. O jogo de Veja me parece claro: elogia Gilbert Kassab para ver se ajuda José Serra, seu grande aliado e fiador.

  9. Se não existisse o fato mais do que comprovado das incontáveis mentiras e manipulações criminosas que Veja faz para atingir somente um determinado grupo político, o do PT e aliados, enquanto esconde as acusações de corrupção envolvendo PSDB e PFL; como também a sua obstinaçlão esquisofrênica e paranóiuca em negar fatos indiscutíveis e numericamente comprovados, como a gigantesca melhora na vida dos brasileiros e a decadência acelerada de São Paulo, ambos ocorridos paralelamente nos últimos dez anos(aliás, São paulo já se afunda na merda há uns 20 anos); ainda assim, mesmo sem esses fatos qualquer matéria dessa revista canalha em defesa de seus queridinho conservadores que desgovernam sua cidade e estado não poderia ser levada a sério simplesmente porque a revistinha tem entre suas principais fontes de sobrevivência os milhões que os governos estaduais e municipais de São Paulo entregam ao Grupo Abril, proprietário da revistinha, através da criminosa aquisição de inúteis assinaturas, supostamente destinadas ao alunos da rede pública, que ao invés de assinaturas de revistas que nunca recebem, precisam mesmo é melhorar o ensino que está entre os piores do Brasil. Sem contar o mais do que comprovado envolvimento da revista com um criminoso, Carlinhos Cachoeira, num esquema destinado tanto a realizar terrorismo jornalístico para favorecer os negócios do contraventor, como também a derrubar os Governos Lula e Dilma. Ainda podemos citar o envolvimento da revista na espionagem criminosa de um cidadão, José Dirceu. Do outro lado, a mídia independente defende os Governos Lula e Dilma, embora também critique seus erros, recebendo ninharias dos anúncios publicitários do governo federal ou na maioria dos casos não recebendo nem um tostão de dinheiro público, ao contrário, sendo obrigada a sustentar-se com os recursos pessoais dos abnegados que compõem esta que é a única ilha de comunicação livre e democrática existente na ditadura feroz em que se constituíram as comunicações no Brasil, controladas por uma oligarquia de treze famílais. Espero que além de sua esposa, outros paulistas despertem parta a o mau caratismo da veja e derrotem tudo o que representa Kassab(Serra, mas também Russomano)nas próximas eleições.

  10. Não percam tempo falando desta revistinha de intrigas e mentiras…não vale.

  11. Euzinho que deixei de ver TV para não me envenenar agora sou obrigado a ler notícias do G1, não tenho como escolher os sites que me interessam ver quando ligo o celular, desde ontem quando ligo a primeira notícia é “STF confirma existência do mensalão”. Quer dizer, até mesmo nossos aparelhos de celular estão dominados por estes golpistas, não somos obrigados a suportar isso, meu celular não é concessão pública, como é o caso de um telejornal, quero o direito de escolher minhas fontes de informação. Fora pig safado, mentiroso e golpista. Não vou pagar essa conta caríssima de celular prá tá seguindo vcs bando de salafrários.

  12. A veja é uma imensa vergonha ao Jornalismo e é alimentada com dinheiro público de São Paulo (estado e cidade), disso se fala pouquíssimo.

  13. Claro que não.
    Se fossemos justos ele estaria na cadeia.

  14. Acho que o Blogueiro não conhece a Cidade do Rio De Janeiro, eta sim é rodeada por favelas aonde cada traficante ou milicia chefia com mão de ferro, onde o Serginho cabral ao inves de matar os traficantes apenas pediu licença a eles para montar as UPPs,aonde não se combate o crime apenas o transfere de bairro,cidade esta que é tomada de maloqueiros aonde o transporte coletivo são Kombis que ganharam um adesivinho da prefeitura ou seja uma cidade miserável, o problema é que São Paulo ao inves de prender marginal tá matando e isso os esquerdistas odeiam pois se sabe que os eleitores da esquerda são em sua mioria desta classe.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.