Salvem Joaquim Barbosa

 

Se houvesse que definir em uma única palavra o desempenho do ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão, a palavra seria “tragédia”. Antes de explicar as razões objetivas de tal afirmação, porém, haverá que explanar sobre suas razões subjetivas.

Subjetivamente, Joaquim Barbosa é um símbolo em uma Corte desde sempre marcada por um preconceito racial que até 2003 impediu que um negro ocupasse uma das cadeiras de ministro do Supremo em um país que, segundo o IBGE, tem maioria afrodescendente.

Barbosa era a esperança dessa maioria esmagadora da população que com ele divide traços físicos africanos, a esperança de que, alçado a um posto de tal importância, fosse um exemplo de capacidade e de seriedade, desfazendo os mitos raciais que conspurcam este país.

Na sessão de quarta-feira 26 do julgamento do mensalão, no entanto, Barbosa mergulhou de tal forma na insensatez que até os cães hidrófobos da Veja, bem como o resto da máfia demo-tucano-midiática, teve que reconhecer seus excessos.

Não é pouco. Barbosa perdeu de tal forma a capacidade de autocensura, estimulado pela popularidade fácil que a mídia está lhe construindo em certo setor da sociedade, que até pares que com ele vêm dividindo esse papel lamentável de linchador houveram por bem revelar-se vexados.

A acusação descabida do “vingador negro” da Suprema Corte de Justiça – onde não cabem vinganças – ao ministro Ricardo Lewandowski de que estaria fazendo “vistas grossas”, mobilizou seus pares a fim de rogar comedimento.

O efeito futuro desse desempenho entre os racistas que infestam os setores da sociedade que ora lhe batem palmas (enquanto lhes está sendo útil), por certo será o de atribuir às suas origens o comportamento histriônico que vai adotando.

Estimulado por uma mídia que o inebria com favores fugazes, lançando até cogitações sobre uma sua futura candidatura à Presidência da República (pelo PSDB?), Barbosa vai vestindo, cada vez mais, o capuz de carrasco.

Ou de “herói” que, sozinho, enfrenta pares corruptos que fazem “vistas grossas”, pois, ao admitir que naquela Corte possa haver quem o faça, desqualifica todo o processo de condução de magistrados até lá.

Qualquer um pode acusar este ou aquele ministro. E todos acusam. Um lado acusa Lewandowski e José Antônio Dias Tóffoli e o outro, acusa os que vêm atuando em sentido oposto. Qualquer um menos o próprio Barbosa. Ele precisa ter compostura.

O que resulta, no sentido mais amplo, vai sendo a desmoralização do julgamento. E a previsível elevação de sua decisão final ao escrutínio da Corte Interamericana de Justiça, da qual o Brasil é signatário, o que obriga o país a submeter a ela decisões de seu Judiciário.

O vício que vai se revelando nesse julgamento produzirá o efeito oposto do que está sendo alardeado pela mídia, pois, em vez de o Brasil passar uma bela mensagem de amadurecimento institucional ao mundo, vai construindo uma mensagem de descrédito.

Nesse aspecto, o desempenho de Joaquim Barbosa tem trabalhado para que nossa Suprema Corte se torne uma caricatura de si mesma, uma caricatura jurídico-institucional que poderá vir a emoldurar o conceito sobre como não conduzir um processo dessa natureza.

Perde-se, assim, o simbolismo contido na chegada de um negro ao Supremo. Uma tragédia. Roga-se, pois, a quem tenha poder de influir junto a Barbosa que o alerte para o que faz não só consigo, mas com todos os que, com ele, dividem o estigma da cor da pele.

Tags: , , , ,

298 Comentário

  1. Faço minhas as suas palavras, grande Edu… O surtado e Supremo-Xerife, Joaquim (se achando!) Barbosa, vem se revelando um exemplo perfeito daquela famigerada máxima atribuída ao seu “xará” (que coincidência!) Joaquim Manuel de Macedo: “O pior feitor, é aquele que já foi escravo”…

  2. Pelegrino ultrapassa ACM Neto em Salvador: 34% x 31% no Ibope

    Pelegrino (PT) dispara na pesquisa com eleitores de Salvador e sobe de 27 para 34%, no Ibope.

    ACM Neto (DEM) desce a ladeira abaixo, caindo de 39% para 31%.

    Números do Ibope para a pesquisa estimulada:
    Pelegrino (PT) – 34% das intenções de voto
    ACM Neto (DEM) – 31%
    Mário Kertész (PMDB) – 7%
    Márcio Marinho (PRB) – 4%
    Hamilton Assis (PSOL) – 2%
    Da Luz (PRTB) – 1%
    Brancos/Nulos – 15%
    Não sabe/Não respondeu – 6%

    A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de setembro de 2012. Com 805 pessoas entrevistadas na cidade de Salvador. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

  3. Eu acho que o comportamento do Joaquim Barbosa é de quem está apavorado. A globo deve estar cobrando resultados.

    • Pensei em tudo, cobrança do PIG, chantagem, lançar-se candidato, ser pessoa de caráter duvidoso, incompetência, catarse pelo sofrimento vivido, estrelismos ou tudo junto. Ele está chegando ao limite entre o trágico e o cômico. Não dá para levá-lo a sério, mas também não dá para rir porque julga pessoas e, para muitos, além de tudo, irá reforçar o preconceito racial sobretudo da classe que agora o aplaude.

      Lamento, mas como Edu escreveu…Espero que alguém próximo a ele consiga lhe fazer notar seu teatro caricato de um juiz atrás de seu temopo

  4. Subiu pra cabeça há muito tempo….Xiiiiiii!!!!!

  5. “Barbosa era a esperança dessa maioria esmagadora da população que com ele divide traços físicos africanos, a esperança de que, alçado a um posto de tal importância, fosse um exemplo de capacidade e de seriedade, desfazendo os mitos raciais que conspurcam este país.”

    O ministro Barbosa deixou de ser esperança e tornou-se realidade! Ao contrário do que você o texto diz, Barbosa será conhecido na história como o maior servidor público que este país já teve. Ele marcará de tal forma a nossa história que a partir dele a República jamais será a mesma. Os “progressistas” querem fuzilá-lo de qualquer forma, simplesmente porque ele não cedeu aos delírios de autoritarismo e poder do lullopetismo.

    Lulla é a macunaíma do Brasil. O falso herói que tem a moral degenerada. O ministro Barbosa, por outro lado, é um herói de verdade do Brasil. Um dos poucos heróis verdadeiros que o Brasil já teve!

    Mas os “progressistas” não se conformam… Sentem-se todos traídos… “Nós é que o pusemos lá e agora é assim que ele nos trata?”, perguntam revoltados os “progressistas”.

    • Caracas…você deve ter bebido a mesma água (ardente) que o JB…desce do muro…

    • Augusto,

      sua opinião é sui generis sobre Lula. Tanto locais atestam, quanto internacionais confirmam, ser Lula um Estadista. Mais que isso, um grande Estadista. Que tem ele a ver com Macunaíma ? A menos que você não conheça essa personagem para fazer tal comparação. Você insiste em propagar ser Lula um herói sem caráter, mas não vemos ausência de caráter em Lula. E olha que ele se expõe bastante, reponde de imediato, fala de improviso, é acessível, anda no meio do povo. Há mais de 30 anos Lula está na história nacional, e ficou 8 anos como presidente, e não há fatos que indiquem comprovação de sua tese. O que é que há sobre Lula que só você sabe ? Quanto a JB, e a maneira como manipulou os dados para comprovar seus preconceitos, se acha disponível para consulta, é só acompanhar as sessões da AP 470.

      • Tá, não vamos exagerar.
        Lula pode não ser o herói macunaímico que o rapaz, aí em cima, diz que é, mas, que o estadismo dele é meia boca, disso eu não tenho dúvidas.
        O Lula, de tanto tentar, acabou se colocando no lugar certo, na hora certa.
        O resto, a gente já sabe.

    • Interessante. Se trocarmos Lula por Barbosa, no seu texto, ele fica menos viajandão ou mais realista, como queira.

    • Você deve ter fumado maconha estragada em achar que o Quincas Barbosa poderá um dia ser Presiente da República!
      Estáis igualzinho o Aécio Bafômetro- Parece que bebeu todas. Olha meu amigo , tenho dó de pessoas como você. Olhe ao seu redor?- S. Paulo- Minas, Sta Cat. Paraná, RS e veja porque isto nunca irá acontecer.
      Só pode ter fumado maconha estragada.

    • E por que o Barbosa trata de modo diferente o que é igual? O mensalão do PSDB ele desmembrou. É esperar para ver se ele terá o mesmo rigor em outros casos. Se não tiver, então ele não passa de um blefe. Só desejo que ele continue duro, mas dentro da lei.

    • Estou com você Augusto.
      Joaquim Barbosa é a realidade de um novo Brasil que quer despertar.
      Um Brasil que prega tolerância zero com a corrupção e com o peculato. O argumento de que “todo político é corrupto e devemos ser tolerantes com aquele que rouba menos” não é válido, chega de sermos permiciosos com um CRIME. Lula pode ter feito bastante pelo Brasil, mas isso não justifica o mensalao, e, sendo a pessoa esperta que é, é infantilidade acreditar que Lula não sabia do esquema.

      • Há muito tempo duvidei da sinceridade de o Lula nao saber do mensalao, porem com acontecimento novelisticos da cultura brasileira observei ser possivel isto (o Lula nao saber o porque da estonteante de apoio da base politica), foi observando o caso do Jogador TUFAO, que realmente vi a possibilidade de tudo acontecer e alquem de vital importancia no processo nao saber de nada( isto ocorre na novela das 20 hr, da Gloriosa ). peco desculpas aos participantes de blog, que tratam de assuntos com seriedade e eu apresento historia da carochinha, mas foi a unica forma de explicar o comportamento de nosso grande estadista, (pra nos Brasileiros) , pois la fora é um vedadeiro deboche a cultura e ao povo brasileiro.

    • BURRO,!!! Tu não conhece a historia desse País, e não tem memória: foi a mesma coisa com Collor, Lula, e agora usam o Barbosa, vai dar uma merrrrrda……..

    • Esse otário, é o da Veja, ainda não perceberam, é só ver os termos utilizados, são os mesmos que ele usa na revistinha de 5 categoria..

    • è mesmo igual os éROIS do PIG oia, foia, grobo etc…

      Color
      Debostenes

      babacas…….

  6. Olá Eduardo,
    Não precisa postar o meu comentário.
    Primeiro quero parabeniza-lo pela sua postura ética e democrática.
    Na minha mísera opinião, o STF (Supremo Tribunal Fascista) está fazendo um “julgamento” de excessão, montado exclusivamente para o mensalão do PT. Toda essa jurisprudência improvisada não se estenderá a mais nenhum outro julgamento. Esse julgamento saiu do caráter judiciário para um carater político partidário, em subserviência midiática, visando como objetivo 2014 – minimizar (ou seria minar) a hegemonia do PT. Como prova do carater de excessão, mais de 900 julgamentos foram paralizados, passando à frente (fura fila) esse mensalão do PT, e que excepcionalmente não foi desmembrado (como o mensalão do PSDB) negando àqueles que não tem direito ao foro priviligiado, direito a ampla defesa.
    Quando ao Ministro Joaquim Barbosa, o máximo que vai conseguir, como premio de consolação, é ser o presidente do STF, pelos serviços prestados ao PIG. Depois cairá no esquecimento.
    Enquanto isso, logo logo o mensalão do PSDB será prescristo…
    Desculpe-me o meu desabafo.
    Boa noite,
    Darvin.

  7. Pelas msgs enviadas por Luiz, nota-se que o “rapaz diplomado” não tem conhecimento jurídico e nem político, portanto, é natural que ele esteja sendo manipulado pela mídia qdo emite, antecipadamente, o seu julgamento e a condenação dos réus. TODOS. Pra ele, é tudo ou nada, tal qual o “justiceiro afro-descendente togado” que, ao perceber os holofotes da mídia, ficou todo “ouriçado” e se sentindo o dono da casa grande, ainda mais que, há quem cogita lançá-lo candidato à presidência da República em 2014. Coitado, mal sabe ele que após o julgamento, o foco da mídia sobre ele será o retorno do enfoque de outrora. Diante desse quadro, onde se desenha um cenário espetaculoso, promovido por uma mídia nefasta, o STF vem agindo com uma previsão anunciada e sintonizada com a imprensa golpista. É de se esperar que os membros do supremo tenham uma conduta ilibada, apartidária e justa, mas é de conhecimento de todos que Gilmar favoreceu Daniel Dantas, defende o PSDB de Serra e tem envolvimento, ainda não explicado, com Demóstenes/Cachoeira. Fux com pose de “celebridade” do BBB, só repete o voto do procurador e do relator, só que hoje ele se superou quando propôs abrandamento da pena, ou seja, delação premiada ao Bob Jeferson. O afro com seu destempero e autoritarismo parece estar numa competição onde o único vencedor TEM QUE SER ELE. E nós, brasileiros honrados, trabalhadores honestos, assistimos aos capítulos dessa novela macabra, escrita com sabor de vingança pelo Gurjô, cujo envolvimento com a quadrilha do Cachoeira também não foi explicado…. ainda. A novela entra na fase final nos dias que antecedem as eleições e promete grandes emoções nos próximos capítulos. Temo por nossa democracia, que corre sérios riscos.

    • Queria responder a msg da DÊ mas não encontrei o campo “Responder”, então vai por aqui mesmo.

      Então DÊ, vc fala sobre o mensalão tucano, se JB julgará os réus do PSDB com o mesmo rigor, se isso chegar mesmo acontecer. Vc já pensou na hipótese de JB se licenciar para tratamento de saúde e não participar do julgamento dos tucanos? Pois é….uma atitude covarde, mas, vai estar amparado não é mesmo?
      Qto ao financiamento de campanha, tem que ser público. Essa luta que começar.

    • Imagina só: propor delação premiada para Jefferson ! É o fim da picada ! O quê vale a palavra deste ser abjeto ? ele que foi cassado, poe seus pares, por caluniar, agora ser contemplado com _ delação premiada ! Os supremos estão mesmo a delirar.

  8. para rir e agradecer também:

    NO INÍCIO DO MANDATO DA PRESIDENTE DILMA, UM CIDADÃO( C.A.T. – 68 ANOS) DO ESTADO DE SÃO PAULO FOI À BRASÍLIA E CHEGANDO AO PALÁCIO DA ALVORADA (SEDE OFICIAL DO GOVERNO FEDERAL) APROXIMOU-SE DA GUARDA REPUBLICANA E PERGUNTOU A UM DOS SOLDADOS:
    – POSSO FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?
    MUITO EDUCADAMENTE O GUARDA LHE REPONDEU:
    – MEU SENHOR, HÁ UM EQUÍVOCO DE VOSSA PARTE, POIS A PRESIDENTE ELEITA FOI DILMA ROUSSEF.
    O HOMEM AGRADECEU PELA RESPOSTA E AFASTOU-SE.
    NO DIA SEGUINTE AQUELA MESMA PESSOA DIRIGIU-SE NOVAMENTE À SEDE DO GOVERNO E MAS UMA VEZ PERGUNTOU A UM DOS GUARDAS DE SERVIÇO:
    – COM LICENÇA, EU PODERIA FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?
    ESTRANHANDO A PERGUNTA, O MILICIANO ESCLARECEU ÀQUELE SIMPÁTICO “VELHINHO”:
    SENHOR, CREIO QUE SAIBA, NOSSA PRESIDENTE É A SENHORA DILMA…
    ALEGRE, O HOMEM FOI EMBORA.
    NO 3º DIA DE SUA PRESENÇA EM BRASÍLIA, ESTE MESMO CIDADÃO PAULISTA RETORNA AO PALÁCIO PRESIDENCIAL E DESTA VEZ INDAGA AO MESMO GUARDA QUE HAVIA CONVERSADO PELA 1º VEZ QUE ALI ESTEVE:
    – MEU BOM GUARDIÃO DA PÁTRIA, EU PODERIA FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?
    DESTA VEZ O GUARDA PERDEU A PACIÊNCIA:
    OLHA AQUI SENHOR, ESTOU SABENDO QUE ESTA É A 6º VEZ QUE VEM AQUI, NA GUARDA DE DIA E DE NOITE, SEMPRE COM A MESMA PERGUNTA “POSSO FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?”. ESTE FATO JÁ CHEGOU AO CONHECIMENTO DA PRESIDENTE DILMA E COMO INSISTE TANTO NESTA PERGUNTA ELA MESMA PESSOALMENTE VIRÁ AQUI PARA LHE RESPONDER! VOLTE AMANHÃ.
    COM UM SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO, O HOMEM FOI EMBORA ANSIOSO PELO ENCONTRO COM A PRESIDENTE.
    NO DIA SEGUINTE PELA MANHÃ, LÁ ESTÁ ELE E PARA SUA SURPRESA E ALEGRIA DESCE A RAMPA DO PLANALTO A PRESIDENTE DILMA.
    AO APROXIMAR-SE DO ANCIÃO, DILMA OUVE AQUELA MESMA E INTRIGANTE PERGUNTA ( A ESSA ALTURA TODA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS ESTAVA SABENDO DA HISTÓRIA):
    – POSSO FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?
    DILMA LEVANDO NA ESPORTIVA, DISSE-LHE:
    OLHA, MEU AMIGO, DEVE SER ALGUM TIPO DE BRINCADEIRA, PEGADINHA OU COISA ASSIM, MAS TODAS AS NAÇÕES SABEM QUE EU, DILMA ROUSSEF, FUI ELEITA A PRESIDENTE DO BRASIL! A MAIORIA DOS BRASILEIROS ME ESCOLHEU! MAS ME DIGA, O PORQUÊ QUE INSISTE TANTO EM PERGUNTAR “POSSO FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?”
    O VELHINHO APÓS DAR UMA PROLONGADA GARGALHADA RESPONDEU:
    PORQUE SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO APOSENTADO DO ESTADO DE SÃO PAULO (POLICIAL CIVIL) E A SENHORA NÃO IMAGINA COMO É MARAVILHOSO OUVIR QUE O SERRA NÃO FOI ELEITO NOSSO PRESIDENTE!

    http://flitparalisante.wordpress.com/2012/09/26/judiciario-medroso-cala-pannunzio/#comments
    vote Haddad para prefeito. Haddad para mudar esta cidade

  9. Texto supimpa, Eduardo!

  10. Eduardo, não dá pra ficar perdendo tempo de “bater boca” argumentando com certos “comentaristas” do seu blog, ridículos, e verdadeiramente imbecis.
    Quanto ao seu raciocínio no post é simplesmente perfeito.
    Além de estar cometendo barbaridades no seu modo de julgar, o ministro Barbosa se imagina superior nos seus dotes intelectuais, emocionalmente desequilibrado, e está concretizando um vexame público pela sua falta de noção da realidade. Não que não devesse punir os eventualmente culpados de deslize, porém que fosse mais competente tecnicamente.
    Certamente ele está prestando um desserviço à justa causa de resgate de valores e oportunidades para a comunidade negra, pela qual provavelmente será cobrado em algum tempo.
    Lamentável e vergonhosa a atuação do ministro.
    Infelizmente para ele, e para a comunidade negra também, também espero que ele seja questionado junto à Corte Interamericana.

  11. “O secretário-geral do PP em São Paulo, Jesse Ribeiro disse:
    – Acho que fica chato para ele (Serra) porque ele foi três vezes na casa do Maluf para tentar fechar acordo para a eleição”.

  12. Barbosa não precisa ser salvo por ninguém. É adulto e responsável por seus atos. Sua etnia não o torna mais ou menos culpado pelo faz ou diz. Teu post, ao contrastar os traços externos de Barbosa à sua personalidade, transborda paternalismo e condescendência.

  13. “Se houvesse que definir em uma única palavra o desempenho do ministro Joaquim Barbosa no julgamento do mensalão, a palavra seria “tragédia “

    O ministro está rigorosamente dentro dos autos, sendo que a maioria do colegiado está acompanhando-o nas condenações. Fato que preconiza péssimas notícias para quem é réu e ainda não foi julgado. Isso sim é que é tragédia.

    “ Joaquim Barbosa é um símbolo em uma Corte desde sempre marcada por um preconceito racial que até 2003 impediu que um negro ocupasse uma das cadeiras de ministro do Supremo”

    Falácia pura. Em que o blogueiro se baseia para alegar que o STF praticava preconceito até 2003 ? O fato de um negro não ter ocupado o cargo prova apenas que poucos chegavam ao ensino superior e pouquissimos adquiriam condições de ocupar cargo tão elevado.

    “Barbosa era a esperança dessa maioria esmagadora da população que com ele divide traços físicos africanos”

    Infere-se aí, que Barbosa só chegou ao cargo porque é negro. Mau para Lula.

    “Até pares que com ele vêm dividindo esse papel lamentável de linchador houveram por bem revelar-se vexados.”

    Epa. Um desavisado pode entender que vários ministros protestaram quando foi apenas Marco Aurélio a pedir comedimento a Barbosa.

    “ Pois, ao admitir que naquela Corte possa haver quem o faça (vistas grossas), desqualifica todo o processo de condução de magistrados até lá.”

    Equivoco seu. É comum, no supremo, os ministros divergirem e tecerem comentários ásperos entre si.

    “ Um lado acusa Lewandowski e José Antônio Dias Tóffoli “

    Tóffoli deveria se pronunciar impedido de julgar dado suas relações com réus no processo e Lewandowski estabeleceu um clima de confronto com Gurgel e o relator, fazendo supor que intenta , através de provocações e ironias, desmoralizar a argumentação de Barbosa. É notória sua amizade com o casal Lula/Marisa.

    “ E a previsível elevação de sua decisão final ao escrutínio da Corte Interamericana de Justiça, da qual o Brasil é signatário, o que obriga o país a submeter a ela decisões de seu Judiciário.”

    Não existe este órgão. Se você está falando da Corte Interamericana de Direitos Humanos ou da Corte Internacional de Justiça, pensar que podem interferir num julgamento do STF é piada.

    “O vício que vai se revelando nesse julgamento produzirá o efeito oposto do que está sendo alardeado pela mídia”

    Achismo puro. Por acaso alguém aí sabe qual o conceito que o brasileiro tem sobre este julgamento ? Penso que ninguém sabe . Não foi feita uma pesquisa abrangente neste sentido.

    Salvem José Dirceu.

    • Piada não senhor. O Brasil não era obrigado a incorporar no seu ordenamento jurídico o Pacto de São José da Costa Rica. Incorporou porque quis, e agora não tem como fugir. O julgamento vai ser anulado sim.

      • Sim, vai ser anulado, no dia 30 de fevereiro.

        • Vai ser anulado. So que tardiamente e o PiG, que vai continuar se achando, nem vai divulgar.
          O bom mesmo é que politicamente vai ser zero a influencia do mensalão nas eleições e o tiro sairá pela culatra com candidatos do PT se elegendo nas capitais, Dilma batendo o recorde de aprovação e Lula correndo o risco de se tornar Deus. Bate mais, PiG!
          A direita vai morrer de raiva. Amém!

    • entenda de uma vez sr gallo.
      pode haver quantos punidos houver, com as sentenças que quiserem.
      Varios sim recusaram a atitude do zumbi do jardim botanico barbosa.
      tanto que cogitam nao elege-lo presidente.
      Julgamento do partido do presidente lula, com esse timing, com essa imposiçao da midia manipuladora e com
      esse fatiamento ad hoc, e com o desmembramento PREVIO dos outros casos, eu como cidadao nao aceito,
      rejeito e cuspo em cima. Ponto.
      E se nao houver por parte da imprensa e dos que ora aplaudem uma revisao nas leis eleitorais, eu cuspirei duas vezes. Period.
      E te aviso que vamos derrota-los assim mesmo.

    • Rubem, é que tudo está disponibilizado na internet, no site do STF, todas as peças no entorno dos autos. Além do quê, agora podemos acompanhar cada um de seu eventos. Muitos que trocam opiniões nesses blogs progressistas estão acompanhando tudo. Não precisa ser nenhum expert para verificar como está sendo procedido este julgamento. Trata-se de algo inusitado. Há muita diferença entre os que acompanham os noticiários sobre o evento, e quem acompanha com seus próprios olhos, ouvidos, inteligência.

      A manipulação do farto material contido no processo foi evidente. A seleção, pinçamento, do que interessava ao narrador, em defesa da tese, foi óbvia, tanto quanto, está óbvio o preconceito que a orientou. Não precisa nem ser petista ou de esquerda para constatar esse fato. Esse é o problema: trata-se de um preconceituoso num alto cargo de juiz supremo. Todos queremos a verdade,

      Não poderia ter sido desqualificado, por exemplo, o parecer da Comissão de Licitação da Câmara, quanto a lisura do pleito que definiu a empresa de Valério como vencedora da concorrência. Porque esta comissão é técnica, não política. Seus membros são funcionário públicos concursados, e essa instância seria a soberana para tal apreciação. Por que desqualificar um parecer oficial desses ? Muito material em favor dos réus foi assim, pura e simplesmente, desqualificado; ao mesmo tempo que supervalorizado o que indiciava algo contra.

      Não se busca a verdade dessa forma. Para manipulá-la, já tem a midia. Ao STF cumpriria repôr a verdade dos fatos, não comprovar a versão manipulada midiática. Se há oportunidade de contraditório, os juizes não podem ignorar a versão dos réus, e desqualificar todos seus argumentos sem justificativa. Muitas instituições idôneas foram postas em suspeição para obter as “provas” contra esses réus. É isso que provoca conflito entre os poderes

    • Caro senhor Rubem Gallo, obrigado pelo esclarescimentos , pois fostes um oasis em meio a tanta imbelcilidades.
      A unanimidade que o Petismo procura , com diz o poeta, ” Toda undanimidade é burra “, felizmente ocorre os confrontes de ideias e isto é saldavel ao ser humano.
      Voltaire tabem anucniava ” Posso nao concordar com nada do que vc fala, mas respeitarei o sei direito de falar, até a morte”

  14. Realmente, a falta de compostura tem sido tanta que compromete a qualidade do trabalho de todas as partes. É vexaminoso. Penso que esse processo vai trazer consequências danosas em termos de jurisprudência a continuar este desequilíbrio por parte do relator.

  15. Quando ele desafiou o Mendes dizendo q não era um de seus capatazes vcs adoraram não foi. E olha só, se a coisa chegar na corte interamericana e se chegar, qual vai ser o argumento da defesa: Eles pegaram dinheiro por fora pra fazer caixa dois, mas esse crime já perscreveu, não é justo hahaha faz-me rir. Já falei e vou falar de novo, ao inves de defender corruptos, vc deveria cobrar esses mesmo posicionamento firme no julgamento dos outros mensalões DEM / PSD. Acha mesmo q não aconteceu nada só porque não tem um ato de oficio! As provas circunstanciais e os depoimentos na CPI não deixaram claro pra vc o que aconteceu, não importa se foi compra de apoio, caixa 2 pra campanha ou enriquecimento ilicito, o que importa é q gatunos mal intecionados sangraram o país e por isso devem pagar. Não por vingança, mas sim para q as coisas mudem. O JB seria uma vergonha para sua raça caso aceitasse se vender para o politico q o colocou lá. Por favor não desabone um exemplo de integridade, histerico ele sempre foi e isso nunca incomodou vc, porque só agora?

    • Raça entre humanos não existe, seu pateta.

      • Nao nao, vc q nao entendeu! Quando digo q seria uma vergonha para sua raça, me refiro aos humanos de maneira geral. Não acho q devemos pensar essa situação classificando as pessoas a partir da cor da pele. Vem cá, se vc leu meu comentário inteiro, visto q isto estava no final, será q não dava pra vc defender sua posição rebatendo argumentos q realmente importam? Mais uma coisa, se Deus quiser a Dilma vai ser reeleita e assim teremos um judiciário cada vez mais honesto e independente. Não acho que ela fez de sacanagem a indicação do ministro bem agora no meio do mensalão. O indicado me parece bem capacitado e honesto e ela simplesmente jogou o jogo. Obrigado por ler meu comentário

        • Então você deveria ter dito “espécie”. O Humano é uma espécie, não raça. No lugar de “raça” que você costuma usar, diz-se “etnia”.

    • Exato, os mesmo que o condenam agora o aplaudiam quando seus destemperos eram dirigidos ao gilmar mendes. Era exemplo de altivez na época, uma grande escolha do timoneiro-mor. Agora é traidor e destemperado. Estou morrendo de rir.

    • Você não cansa de repetir este blábláblá de que quando JB respondeu G Mendes os “petistas” aplaudiram? Em todos os blgos, aliás, Azenha, Nassif, etc…
      G Mendes agiu de modo muito errado quando beneficiou D Dantas e o médico estrupador, que fugiu do país. Mas, ainda que não goze da simpatia dos “petistas” ele, por diversas vezes, foi considerado CORRETO em diversos argumentos jurídicos. No bate-boca ninguém o apoiou mesmo, mas, juridicamente, ele tem apoio de muitos (não “petistas” e sim magistrados que entendem de leis).

      JB no momento não aceita divergências sobre suas condenações. Ele quer que todos sigam, condenem e se possível enforquem em praça pública, sem divergências. Será que você ainda não atentou que é isso que os comentaristas “do contra” estão salientando? Ninguém está dizendo que os réus são inocentes, mas que sim, entre estes tantos réus, há diversos inocentes, que JB não absolveu e quer que sejam condenados sem provas. A maior discordância é sobre isso.

      E sim, você, no seu texto disse “raça” em relação à cor da pele de JB, mas conseguiu sair pela tangente, com sua resposta, dizendo que se referia a raça humana. Conversa, você teria utilizado outra palavra ao invés de raça (suas palavras foram: “o JB seria uma vergonha à sua raça….”, e não o JB seria uma vergonha para o país, ou a justiça, a lei, os brasileiros…). Quer enganar quem??

  16. Acho que tanto delírio pode vir a ser um argumento para provável frouxidão no “Mensalão 2 – A Origem”. Afirmando que sim, houve exagero. Mas que esse exagero pode ser concertado.. Enfim

  17. O Joaquim Barbosa é um capitão do mato dos novos tempos.

  18. Joaquim Barbosa é um homem do PIG no STF, aliás, mais um.

  19. Salvem o STF.
    Salvem o Judiciário brasileiro.

  20. Sabe o mais curioso de tudo isso…o desempenho do Barbosa nesse processo de certa forma amenizou o viés racista da elite reacionária brasileira.

    Tenho recebido e-mais de amigos “brancos” (não necessáriamente ricos) reconhecendo o fato do ministro ter um passado dificil superando os obstáculos como sendo filho de pedreiro iniciando a carreira progfissional limpando o chão de tribunai, saindo do paiol se tornando senhor do casarão sem que fosse necessário a utilização de alguma cota racial.

    Mesmo não sabendo se isso é verdade, gera mainfestações do tipo:

    – Ó lá o negão!! Tá fazendo justiça agora…(agora?) não tem medo de ninguém.
    – Viu só era filho de pedreiro!!! (se verdade, sempre vai ser né?)
    – Tá vendo Pedro!!! Como a cor não é desculpa!!!! (desculpa pra quê?)
    – Depois eles veem fechando a marginal por causa dos incêndios. (Eles quem?)

    Curiosamente, instentemente racistas….

  21. Joaquim Barbosa para Presidente do Framengo !!!

  22. Ótimo artigo. Parabéns, Edu.

  23. Sergio ,peloamordedeus , tenha um mínimo de bom senso .
    Eu não afirmei que o articulista é ou não um petista , rs .
    Eu perguntei acima , como se explicaria a incoerencia entre o demérito legal que voce tentam colar em Joaquim Barbosa e a incoerencia da maioria dos ministros votarem a favor dos pontos de vista de Barbosa , condenando os réus . Isto se refere a atualidade , ao que esta ocorrendo agora e a incoerencia entre esta realidade e as afirmações que voces fazem contra Barbosa .
    Será que não cai a ficha de que , seja lá o que for acontecer na corte interamericana depois , não tem nenhuma conexão com esta incoerencia atual ??
    Impressionante , rs .

  24. “Fico constantemente espantado com as qualidades que esperamos dos negros. Nenhuma raça jamais recebeu tão elevada consideração. Esperamos que os negros sejam mais sábios do que nós, mais tolerantes do que nós, mais corajosos, mais dignos do que nós, com mais autocontrole e autodisciplina. Exigimos até mais talento deles do que nós. Um negro deve ser dez vezes mais dotado do que um branco para receber igual reconhecimento. Esperamos que os negros tenham mais resistência do que nós no atletismo, mais coragem na derrota, mais ritmo e versatilidade na música e na dança, mais emoção contida no teatro. Esperamos que obedeçam as regras de conduta que desrespeitamos, que sejam mais corteses, mais galantes, mais orgulhosos, mais persistentes.”

    John Steinbeck, Atque Vale, 1960

    • Vá esperando e sentado. Pois pelo que se tem visto até hoje é que: quando não c…… na entrada c…. na saída. Isto quem diz não sou eu não, é o Brasil inteiro que fala.
      O Caifaz Barbosa não é exceção é regra.

  25. Quando finalmente, temos um representante da raça negra na mais alta corte de justiça do Brasil, ele se mostra um imenso idiota.
    Que droga, hem?

  26. Gente,

    vamos ouvir como Dalmo Dallari vê a relação deste julgamento com a midia:

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dalmo-dallari-midia-cobre-stf-%E2%80%9Ccomo-se-fosse-um-comicio%E2%80%9D#comment-1069385

  27. Atenção confrades:

    Cuidado com os juízos de valor. Um juízo de valor mal emitido pode render dores de cabeça ao seu emissor na forma de um processo criminal.

    É verdade que estamos condenando a parcialidade do Joaquim Barbosa, mas não vamos misturar as estações. É preciso muito cuidado, senão podemos enfraquecer os nossos argumentos. Esqueçam esse negócio de dizer que quando não faz besteira na entrada faz na saída. Dizer isso é preconceito odioso. É uma agressão gratuita. Evitem, por favor. É um alerta de amigo.

  28. Sei não, Edu, mas a sensação que dá é que o descontrole de Joaquim é de tal monta que parece que a midia sabe do ministro mais do que ele gostaria que viesse a publico e por isso o faz de refém, sendo que o sequestrado esta tomado da sindrome de estocolmo.

  29. O Brasil estava precisando de alguém como Barbosa para fazer a gente acreditar que ainda há uma luz no fim do túnel…
    Joaquim Barbosa é meu herói!
    http://rotinadigital.net/wordpress/joaquim-barbosa-meu-heroi-e-negao-que-usa-toga-preta/

  30. É nessa hora que busco acreditar em Deus. Defendam a corrupção, pois a justição divina já está guardada a voces.

  31. Infelizmente o STF segue, com liderança marcada. Barbosa é carta marcado do Lula, para minar qualquer tentativa da Dilma, de afastar setores do PT, do mensalão. O fato do julgamento “historico” terminar em poucos meses.. lastima.

    Vivemos o começo da queda do Brasil, para um eterno e comprometido sistema de favores e corrupção absurda, com nota nacional, onde roubar pode ser ok, para quem estiver na turma.

    Chorei em 2012, a capital e seus herois, são todos homens e mulheres de programa.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.