A doce ‘ditadura’ de Hugo Chávez

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Uma das maiores mentiras do nosso tempo é a de que a Venezuela “não é uma democracia” porque haveria “censura à imprensa” naquele país. Essa mentira, aliás, sugere que as eleições todas de que Chávez participou – e venceu – não teriam sido limpas.

A mentira é imensa porque é muito simples desmontá-la. Por conta disso, quando alguém nega a democracia que vige na Venezuela não explica exatamente por que o faz, pois, se dissesse, daria margem ao desmascaramento da farsa.

A mera leitura de um jornal ou a mísera assistência a um programa de televisão desmontam cabalmente a farsa sobre falta de liberdade de imprensa no país vizinho.

Para comprovar isso, este blog selecionou trecho de matéria de um jornal venezuelano que ditadura alguma toleraria. A imprensa venezuelana não apenas revela destemor ante a “ditadura” chavista, mas, também, grande confiança no sistema eleitoral venezuelano.

Em 19 de junho, por exemplo, o diário El Universal publica texto opinativo assinado por alguém chamado Roberto Giusti, que, como sói acontecer amiúde na imprensa venezuelana, insulta pesadamente o primeiro mandatário da República Bolivariana.

Abaixo, trecho do artigo “Chávez como Nixon (1960)”, que busca estabelecer algum termo de comparação entre o ex-presidente norte-americano e o presidente venezuelano.

—–

 (…) Chávez, por sua conta, dispõe de quase todos os meios audiovisuais e por haver quebrado, durante muito tempo, os cânones sagrados da mídia (só lhe faltava vomitar no ar), com resultados assombrosamente bons, agora a mídia o trai, o delata, o expõe negativamente (como a Nixon nos anos 1960) e quanto mais energúmeno parece, mais votos perde. [Henrique] Capriles [principal adversário de Chávez na próxima eleição presidencial], na televisão, mostra uma imagem fresca, juvenil, arrebatadora e sua mensagem, breve, concisa e poderosa (…)

—–

Só esse trecho de um artigo publicado no maior jornal venezuelano há menos de um mês bastaria para desmontar as mentiras sobre haver qualquer tipo de censura na Venezuela. Como chamar de “ditador” um presidente que se deixa chamar de “energúmeno” pela imprensa?

E não é só. O articulista aparenta grande confiança nas possibilidades de vitória do candidato de oposição, o que revela confiança no sistema eleitoral que os manipuladores de todas as partes dizem ser viciado. O trecho deixa claro que o articulista acredita nas chances do adversário de Chávez, e só pode haver essa chance se a eleição for limpa.

A doce “ditadura” venezuelana por certo não aprendeu direito como censurar. Um programa da Globo venezuelana chega a pôr no ar um vidente que prevê a morte de Hugo Chávez (!). E o incompetente “ditatorialismo” chavista permite…

Assista ao vídeo

Mas que diabo de ditadura é essa?, você deve estar se perguntando. A imprensa insulta o ditador, a televisão anuncia sua morte com base nas previsões de um vigarista, os opositores desse ditador nutrem fé em eleição para depor o regime…

Este blogueiro esteve muitas vezes na Venezuela após a chegada de Chávez ao poder. Nunca vi alguém manifestar qualquer temor de criticar o governo; pelo contrário, criticar, insultar e difamar Chávez é quase um campeonato disputado pela elite e pela imprensa oposicionista.

Quer saber onde há ditadura, leitor? É no Brasil, ou melhor, na imprensa e na televisão brasileiras.

Aqui, ninguém consegue contestar na grande mídia as mentiras sobre existir uma ditadura na Venezuela porque qualquer tentativa nesse sentido é censurada. Dizem que há uma ditadura naquele país só porque, lá, o governo não apanha calado.

Tags: , , , , , ,

128 Comentário

  1. Eduardo, quatro cositas más;

    1. Esse tal comentarista está mais para cronista social da década de 60, com seu arejamento.
    2. Coisa iguais ou piores se diz com Lula aqui.(E se deseja)
    3. Serra também ja´teve vidente para anunciar a sua vitória.
    4.Lula também é sempre acusado de censura e engessamento da Imprensa.

  2. Alguém avise esse Giusti que o Nixon renunciou nos anos 70, não nos 60.

    • Não, não… Lendo o artigo inteiro você verá que ele trata da campanha eleitoral em que Nixon disputou a presidência, que foi no fim dos anos 1960. Mas, de resto, a comparação é estapafúrdia

  3. Tenho perguntado aos comentaristas dos blogs quais são as leis que tornam a Venezuela uma ditadura, mas nunca recebi uma resposta satisfatória. É verdade que eu não gosto muito do estilo pessoal de Chávez, por isso mesmo é que procuro saber quais são as leis pois, na verdade, não importa se eu gosto do presidente ou não e sim quais são as instituições. Mas, até agora, não encontrei um exemplo convincente de alguma instituição venezuelana que seja compatível com uma ditadura.

    • Há uma instituição venezuelana que é totalmente compatível com uma ditadura: a imprensa privada

      • Concordo inteiramente.

      • É verdade, parece que é como aqui. Quanto às leis, parece que não há nada mesmo. Vou continuar minha pesquisa nos sites de lá. Quando puder, eu mesma vou lá ver, que é o mehor método.

        • No mínimo, no mínimo, a ditadura que vige na Venezuela, é aquela determinada por quem é o dono da banca.

          • Então, você acha, Edu, que só aquele trechinho do teu post garante que a Venezuela do Chávez, pratica uma democracia limpa?
            Pouquinho, não!!!

          • Deixe de ser infantil. É só ver a imprensa de lá.

          • Isso não é só na Venezuela. Estou falando de legislação específica. Predominância do poder econômco ou social existe no mundo inteiro, em todos os regimes poíticos.

  4. Confesso nao entendi muito bem o que o cara entende por ‘canones sagrados da mídia’. ‘por haver quebrado durante muito tempo esses canones etc.’
    Bem voce e eu conhecemos muitos desses canones. primeiro: tire tudo o que é noticia e declaraçao de seu contexto. Segundo: Coloque na manchete uma coisa e no corpo da materia o inverso dela. Terceiro: Chame o Dadá e grampeie quem esteja atrapalhando os caminhos do waterfalls. Quarto: Contrate um Policarpo para a diretoria Quinto: Tenha sempre á mão uma lista de especialistas em economia, politica externa e sistema politico para apoiar a linha editorial. Sexto last not least: torça e retorça sempre, todos os dias as estatísticas e porcentagens ate que confessem…
    porque pouca gente se da ao trabalho de ir mais fundo nesse tipo de numeros e suas bases.
    A fidelidade canina a esses cânones é que mantem vivo o nosso PIG e os pigs estrangeiros.

  5. Aqui, ninguém consegue contestar na grande mídia as mentiras sobre existir uma ditadura na Venezuela porque qualquer tentativa nesse sentido é censurada. Dizem que há uma ditadura naquele país só porque, lá, o governo não apanha calado.

    Eduardo, a frase acima é uma grande verdade.
    Costumo opinar na Folha e quando o assunto é Serra, não deixão passar nada, o que eu e muitos postadores fazemos, separemos as sílabas de determinadas palavras e aí o comentário é postado.
    A Folha tem um programa, que censura automaticamente certas palavras chave e o único recurso é separar as sílabas.

    • POR QUE OS VENEZUELANOS SÃO O POVO MAIS FELIZ DA AMÉRICA DO SUL
      Por PAULO NOGUEIRA

      Me interesso muito pelas listas de felicidade nos países mundo afora. Em geral, elas combinam dados sociais e entrevistas nas quais um grupo representativo de pessoas diz qual é seu grau de felicidade numa escala de 1 a 10.

      Foi ao ver uma delas, em que a Dinamarca estava na ponta e seus vizinhos nas primeiras colocações, que acabei conhecendo pessoalmente a Escandinávia. Era 2009, e fui para Copenhague para entender o que estava por trás da satisfação dos dinamarqueses. Fiz uma reportagem para a Época, da qual era então correspondente.

      Bem, de lá para cá, sempre que posso vou à Escandinávia. Agora mesmo, poucos dias atrás, estive na Noruega e na Dinamarca em missões jornalísticas.

      O modelo escandinavo é a coisa mais fascinante que encontrei na Europa. Combina as virtudes do capitalismo com as do socialismo de uma maneira extremamente bem sucedida.

      Repare. Em todas as listas relativos a avanço social, a Escandinávia domina.

      Bem, fiz este intróito porque outro dia vi uma lista da Gallup que colocava os venezuelanos como o quinto povo mais feliz do mundo.

      Um levantamento da universidade americana de Columbia e chancelado pela ONU trouxe também os venezuelanos numa situação invejável: o povo mais feliz da América do Sul.

      Como? Mas não é um inferno a Venezuela? Chávez não é o Satã?

      Como curioso que sou, fui pesquisar para tentar entender.

      Fui dar num estudo feito por um instituto americano chamado CEPR, baseado em Washington: “A Economia Venezuelana nos anos de Chávez”. O CEPR jamais poderia ser desqualificado como “chavista”.

      E então fico sabendo coisas como essas:

      1) Em 1998, quando Chávez assumiu o poder, havia 1628 médicos para uma população de 23,4 milhões. Dez anos mais tarde, eram quase 20 000 médicos para uma população de 27 milhões.

      2) Os gastos sociais subiram de 8,2% do PIB, em 1998, para quase 14%. “Se comparamos a taxa de pobreza pré-Chávez (43,9%) com a registrada dez anos depois (27,5%), chegamos a uma queda de 37% no número de venezuelanos pobres”, afirma o estudo.

      3) O índice de desemprego, que era de 19% em 1998, caiu pela metade.

      No trabalho, os autores notam que a percepção entre os americanos sobre a Venezuela de Chávez é ruim. Motivo: a cobertura enviesada da mídia. E, com números, desmontam o mito de que o segredo do avanço da Venezuela está no petróleo e apenas nele.

      Mas eu queria saber mais.

      Dei no site do Jazeera, uma emissora árabe bancada pelo Catar que faz jornalismo de primeira qualidade. O Jazeera traz vozes que você não costuma encontrar na imprensa brasileira, e isso ajuda você a entender melhor o mundo.

      Vi um programa jornalístico cujo título era: “Os venezuelanos estão melhor sob Chávez?” Como sempre, o Jazeera colocou especialistas com visão diferente. Um comentarista americano criticou o “espírito de mártir” de Chávez.

      Mas os dados objetivos ninguém contestou. A mortalidade infantil diminuiu, a expectativa de vida aumentou, o número de universitários cresceu e as crianças venezuelanas testão indo à escola numa quantidade sem paralelo na história do país.

      Um consultor americano de empresas interessadas em investir no exterior disse: “Quem quer que queira se eleger na Venezuela vai ter que dar prosseguimento aos programas sociais”. (O vídeo está no pé deste texto.)

      Problemas? Muitos. Criminalidade alta, pobreza e desigualdade ainda elevadas. Mas atenção: os problemas antes eram muito maiores. (Vale a pena ver o premiado documentário do jornalista australiano John Pilger, radicado na Inglaterra, sobre o papel dos Estados Unidos na América do Sul. O nome é Guerra contra a Democracia. Ele está disponível, em fatias, no YouTube, com legendas em português. Pilger visitou a Venezuela e entrevistou Chávez.)

      Da imersão em Venezuela, compreendi por que Chávez é tão popular – e por que seu maior adversário nas eleições futuras é, na verdade, o câncer.

      Paulo Nogueira é jornalista e está vivendo em Londres. Foi editor assistente da Veja, editor da Veja São Paulo, diretor de redação da Exame, diretor superintendente de uma unidade de negócios da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo.
      Minha Tribo

  6. As elites dos paises sul americanos deveriam estar contentes com estes governos progressistas pelo simples fato de que milhões de pessoas foram incluidas no mercado consumidor, o que a direita não conseguiria. Isso é ruim ou bom para o empresariado? Fosse inteligente a elite paraguaia, já teria derrubado Franco e feito voltar o Lugo, para que respeitem a democracia e o desenvolvimento economico destes paises. Se bem que no Paraguai o que há mesmo é crime organizado

    • Rapaz, isso é uma grande verdade! Só que existem elites e elites. Por exemplo, Eike Batista, Abílio Diniz e Emilio Odebrecht apoiam o Governo Dilma. Só para dar um exemplo: a Odebrecht está faturando bastante com obras em Cuba. Outras construtoras se recusam a ir para lá, por ser um país socialista. Azar delas.

      Quanto ao PIG, ele é também chamado de mídia rentista, pois ele defende os interesses não de qualquer elite, mas especificamente dos banqueiros, especuladores e latifundiários. Esses não estão contentes com o Governo Dilma.

  7. O raciocínio que a direita tenta nos impingir é o seguinte:

    1) é impossível derrotar Chávez nas urnas. O povo da Venezuela vota nele, majoritariamente.

    2) portanto nós, os democratas, precisamos dar um golpe de estado, fechar o congresso, prender os chavistas e proibir eleições por, no mínimo, 20 anos. Assim, a democracia voltará à Venezuela.

    Falta só combinar com o povo.

    • De resto,pensmento comum em toda américa latina…particularmente no ouvirundum do salve pendão

    • Roberto, é importante contar com a ajuda do sempre atento e ilustríssimo senador Álvaro Dias. Basta falar que a Venezuela precisa de apoio para voltar à democracia.

  8. É claro que não há leis explícitas que instituam a censura, tudo hoje é feito de forma velada, não foi assim que vcs dizem que foi o ”golpe” no Paraguai? Mas mesmo assim, Chavez já fechou um canal de TV e usa de artifícios intimidatórios, como apoio a grupelhos organizados que invadem órgãos que julgam inimigos, demissão e perseguição de opositores em estatais, sufocamento tributário e judicial contra empresários inimigos. Na última eleição parlamentarista, a oposição só não foi melhor porque o general, com o judiciário no seu bolso, mudou as regras e diminiui as cadeiras no parlamento de regiões em que a oposição é forte. E ele não é autoritário? Quem sabe esse ano os venezuelanos finalmente não se livram desse cabrón esse ano, a oposição está forte, tanto é que se uniu em torno de um só candidato, vamo que vamo.

    • você mente do começo ao fim do comentário.

      • De novo, chamando os leitores que discordam de vc de mentiroso. Que feio!
        Que tal apenas censurar a postagem e guardar a ofensa no bolso do colete?

        • E vou chamar mentiroso de que? A menos que ele dê alguma evidência de que as acusações graves que fez são verdade. Isso é tudo invenção e quem inventa é mentiroso

          • O problema, não é chamar de mentiroso, mas, se limitar a isso, deixando os argumentos do suposto mentiroso, sem contra-argumentação.
            Contesta o cara, Edu.

          • Contestar o quê? Ele inventou tudo. Ele que diga de onde tirou essas informações. Eu posso dizer que você é pago pelos tucanos pra vir aqui me encher o saco e você que vai ter que provar que é mentira? Ele acusou Chávez, que prove. Tudo invenção. Ou ele que apresente provas do que diz.

          • Edu, eles estão pensando que aqui é a Veja ou a Folha, onde o negócio é difamar, deixando ao acusado o ônus da prova. Cambada de sem noção…

      • Onde exatamente eu menti?

        • Do começo ao fim. Tudo que escreveu é invenção. Não tem prova de nada. Inventou.

          • Então tá bom, tudo que você escreveu eu acho mentira, então empatamos. Vida que segue.

          • Não é mentira porque eu coloquei provas do que disse, enquanto o que você disse é só blablablá, pois não colocou elemento nenhum para comprovar

          • Edú, as provas estão nas reporcagens do pig.

    • O golpe no Paraguai nada teve de velado.

    • A oposição está fraca desde a tentativa derrotada de golpe de estado. Os maiores “líderes” da oposição fugiram para Miami.

    • Mais um bobão que (como os “colonistas,editorialistas” e outros istas mais,incluso aí golpistas do PIG que o aliena, e ele,como bom abestalhado que é) se acha um “informado”.
      Comprovam o mundaréu de discernimento (gigantesco como a ponta de um alfinete) que possuem escrevendo as asneiras de sempre.

    • Nas eleições da Venezuela tem sempre “observadores internacionais” ( +/-1.300 na última) e nunca nada de errado foi apontado.

      A primeira eleição de Bush foi fraudada e nem por isso alguém o chamou de ditador, caudilho ou embusteiro.

      Num País em que as leis existem e regem os atos do governo, não há leis “implícitas”. Essas devem ser aquelas em que se basearam o dono do canal de tv , os empresários, o atual candidato a presidente e os militares (enganados) para dar um golpe de Estado e prender o Presidente.

      A oposição é tão sem expressão que só conseguiu um candidato mais manjado do que arroz de festa. Sabe quem é ele? Um moleque que invadiu a embaixada de Cuba para tentar forçar o embaixador e sua família e funcionários. Realmente é uma expressão de democrata esse rapaz.

      E por fim – o hábito do cachimbo faz a boca torta – num ato falho seu, esqueceu de sua missão de trol e ofendeu o Presidente Chávez.
      Mas, já vi que não entende de nada mesmo.
      porque o termo cabron certamente nesse jogo, não é a Chávez que se pode chamar.

    • Vou lhe ajudar:
      1) Qual canal foi fechado e por que? Foi fechado dentro da lei?
      2) Quais órgãos foram fechados e por que? Foram fechados dentro da lei? Que grupelhos seriam estes? Seriam ligados a Chaves ou à Oposição (tal como se fazem no Brasil)?
      3) Quais pessoas foram perseguidas? Por que? o que elas teria feito para tal?
      4) Que sufocamento tributário e judicial? Quando, contra quem e em desacordo a quais leis?
      5) Em que regiões foram diminuidas as cadeiras? Seriam somente as regiões com forte oposição? Teria contrariado a que leis? Será que o desequilíbrio não existiria antes e houve necessidade de correção?
      6) Se a Oposição está forte assim, por que essa torcida para Chaves ser consumido pelo câncer?
      7) Ajudei?

      • Acredita em papai noel e coelhinho da páscoa também? Faz o seguinte, se muda pra Venezuela, fica um tempo razoável por lá e aí vc diz o que achou.

        • Estive dezenas de vezes na Venezuela e assisti e li inúmeros ataques na imprensa ao governo. Basta acessar os jornais pra ver Chávez sendo xingado. Internet serve pra isso, pra desmascarar mentiras com facilidade.

          • Que bom que lá é assim, a liberdade de imprensa ainda resiste, apesar de tudo. Mas o Chavez deve ser mesmo o novo Hitler, que precisa desesperadamente ser caluniado e isolado pelo mundo todo, um eterno injustiçado. Tudo, rigorosamente tudo que se noticia pela imprensa internacional sobre o país é mentura: a criminalidade que explode , a inflação galopante, as crises de desabastecimento, a economia que não cresce, apesar do petróleo. Acho que Chavez tem que ser canonizado, ele é a maior vítima dos porcos capitalistas interncionais de todos os tempos, né não? Poupem-me

          • Analise o IDH da Venezuela de 1999 para cá. Enquanto você fala de politicagem e inventa que o mundo todo combate o país, eu apresento dados concretos

          • O fato de Chávez ser xingado abertamente na mídia venezuelana, não quer dizer muita coisa.
            Quem pode garantir que deixar xingar, não é apenas uma forma de angariar apoio da população, indicando supostos golpes, conspirações, e o escambau?

            O que se pode concluir, a respeito da gestão do Chávez, é que, apesar de ser um fornecedor mundial de petróleo, a vida dos venezuelanos não melhorou, por causa disso.
            Ao contrário do que se poderia esperar, em termos de distribuição da riqueza, advinda dessa condição, a economia do país não vai bem, inflação, prateleiras vazias, controle de preços….

            O Chávez só consegue popularidade, graças ao populismo desenfreado, que imprime, com o dinheiro do povo venezuelano.

        • Não seria mais didático vc responder minhas perguntas? Tem dificuldade? Fica fácil dizer as coisas sem ter niguém para questionar, não é mesmo?

          • Tô discutindo com o dono do blog, olhe minhas respostas e veja o que quer saber, cara. Tudo que eu disse eu li em mídias internacionais respeitadas, como BBC e CNN. Não te digo nomes de cidadãos prejudicados porque não moro lá nem me informo pela mídia de lá. Satisfeito?

          • Esses babacas vivem repetindo o que a mídia golpista expele de seus intestinos e não tem nenhum interesse em pesquisar e buscar informações. São os tais bananas explícitos, “se achando ” altamente informados…Ledo engano !!!

          • Sr. Diego, da CNN não sei, mas a BBC NÃO adota linha editorial chamando Chaves de ditador, apenas reproduz de quando em quando o choramingo dos que tentaram o golpe e agora se queixam das pancadas que levam. A BBC costuma ser correta, preste mais atenção!
            Aliás, não foi o Sr. quem mencionou um livro ao Eduardo colocando autor errado e que aparentemente nem leu? O Sr. precisa prestar mais atenção tanto no que lê, quanto no que finge que lê.
            Um abraço.

          • Sr. Diego, nada sei da CNN, mas na sua intervenção o Sr. dá a entender, que a BBC partilha das suas opiniões em relação a Chaves, mas a BBC NÃO adota linha editorial chamando Chaves de golpista, ela reproduz tanto o que os partidários de Chaves dizem, quanto o que a oposição diz.
            Ainda no outro dia o Sr. chamou a atenção sobre um livro, colocando o autor errado e escrevendo de um jeito que se via claramente que não o havia lido. O Sr. precisa prestar mais atenção tanto no que lê, quanto no que finge que lê, não é assim que se argumenta.
            Um abraço.

        • Se todos que acreditam e confiam no Lula se mudarem para a Venezuela, não restará no Brasil um único patriota de verdade. Restarão apenas os entreguistas, e em pouco tempo a língua oficial será o inglês.
          Aliás, voce deve ser a favor de mudar o nome da petrobrás, para petrobrax, ou melhor, entrega ela de uma vez para o Tio Sam.

  9. Tal como na Venezuela,no Brasil a imprensa é uma imprensa que se faz de imprensa,mas não é imprensa,porque não passa de uma organização criminosa,cujo unico proposito é desestabilizar o governo para dar um golpe.Mas ao contrario do Brasil,na Venezuela Chavez enfrentou corajosamente a quadrilha midiatica,impondo a essa quadrilha uma derrota historica.Ocorre que no Brasil o governo não se deu conta do perigo que é conviver com uma imprensa golpista e delinquente.Pode ser que tome consciencia da gravidade do problema só quando for tarde demais,daí Ines é morta.

  10. A direita(os contra Chaves, LULA, DILMA e os POBRES QUE HABITAM O MUNDO) é um PRIMOR DE VERDADES. A direita partidária midiatica então, é maiws priomor ainda. Tudfo que eles falam é a mais pura verdade. Esta lá no CUTUCANDO DE LEVE: “….Ontem de madrugada ao abrir o twitter vi quase toda a minha Time Line comemorando a vitória de Anderson Silva, mas a TV Globo ainda anunciava a transmissão da luta para daqui a pouco.
    Só depois de quase 1 hora Galvão Bueno iniciou a transmissão do replay sem que fosse registrado que a luta já havia se encerrado. Ao contrário, o narrador teve o desplante de mandar um “voltamos ao vivo”, como se tudo acontecesse em tempo real….”. Parabéns DIREITISTAS FALADORES E COMBATENTES DA VERDADE(aquela “VERDADE” DOS INFERNOS é claro).

    • Mentira.
      Nas chamadas, anunciaram que, POR FORÇA DE CONTRATO, transmitiriam a luta com meia hora de atraso.
      Eu vi.

      • larga de ser cínico, rapaz !! olha quanto tempo durou a luta… ele deveria ter sido honesto e ter falado “como foi a luta” !!

        a cara de pau de certos trolls aqui me surpreende !!

      • De fato, durante o dia todo a Globo disse que mostraria a reprise. O problema é o Galvão, cada vez mais gagá, esqueceu e disse que era ao vivo.

      • São duas verdades aí meu caro. A globo não transmitiu ao vivo por força de contrato, fato. Assim como o Galvão disse n transmissão que a luta era ao vivo, fato.

      • Mais uma vez, esses direitinhas não se emendam, são irrecuperaveis mas a soldo de alguem, e não fomentando discussões inúteis que a nada levam, fica só mais um pequeno recado ao inutil e futil cidadão: O direitinha, tu não viu é nada. Seu décio(?) atibaia(?) voce que quer dar “pitaco” em tudo, vai dar pitaco lá na, em qualquer lugar que tu desejar. Inutil cidadão, tu mente pelas tampas. Inutil cidadão, mentiroso é voce pois, voce representa os partidos e midia direitistas que só infelicitam toda esta abençoada Pátria, com tantas e tantas mentiras, distorções, misticismos, inversões de fatos, fixação em boatos, e destruição de tudo que é correto e reto na indicação da verdade. Voces são assim inutil cidadão. Mas, como aqui, felizmente é uma democracia(tal qual nos paises que voces acusam do contrário), ESCREVE AI O QUE VOCE QUISER INUTIL CIDADÃO. Defende a tua globo inutil cidadão. Voces estão quase no fim da linha. Vá lá inutil cidadão, despeja ai o que voce quer despejar. Vá lá o DAS TREVAS, defende os da TUA LAIA.

        • Ô, Pires, você pode não ter visto, mas, eu vi a informação de que a Globo passaria o VT da luta.

          • Cara, ninguém está contestando isso.
            A globo realmente se mancou devido a enorme gozação por causa da última luta e informou que esta luta seria VT.
            O problema é o Galvão começar a transmissão falando “e agora, AO VIVO, etc e tal”

            E mesmo que ele tenha dito isto para as emissoras que transmitiram ao vivo, a globo, como já era VT deveria ter suprimido todas as falas do Galvão com a expressão “ao vivo”.

            Preste atenção no que realmente o pessoal está criticando. Na sua ânsia de defender toda a mídia parece que você não lê os comentários completos.

          • J. Fernando, acho que é você que não lê os posts, direito, ou lê, e não entende.
            Veja que o Pires é específico, em dizer que eu não vi nada.
            No mais, quero que o Galvão se exploda.

          • NAS CHAMADAS, informaram que seria VT (é o que você está dizendo e não contesto)
            No início da transmissão, entrou Galvão Bueno AO VIVO (é o que o H Pires está dizendo e também não contesto).

            O erro continua sendo seu, pois NO INÍCIO DA TRANSMISSÃO da luta NÃO HOUVE NENHUM AVISO de que era VT e o Galvão entrou AO VIVO!!

  11. Não dá para acreditar neste post. Simplesmente lamentável. A Venezuela hoje é uma ditadura por uma razão muito simples: não há alternância de poder. Chávez não deixará o poder em hipótese alguma, ainda que seja derrotado nas próximas eleições. Ele não se imagina fora do poder e não aceitará nenhum resultado contrário ao seu desejo de continuísmo. Chávez se considera um messias, um iluminado, assim como o seu grande inspirador, aquele sujeito que em cada frase que diz dá um jeito de enfiar o tal do “dado concreto”. Eu gostaria de ver se Chávez viesse a perder uma disputa eleitoral se ele deixaria o poder de livre e espontânea vontade. Isso jamais acontecerá. Chávez só sairá do poder o dia que morrer. Enquanto isso, o Paraguai, que é uma democracia em toda a plenitude, inclusive dando exemplo ao Brasil, é expulso do Mercosul por obra da Soberana I, ao passo que a Venezuela, uma ditadura populista, é admitida sem condicionamentos no bloco. Está tudo muito errado na América Latina. O caminho que o continente vem tomando é desalentador para todos que defendem de fato a democracia.

    • Para ter alternância de poder basta vencer eleição. Há uma ditadura no Brasil, também, porque os tucanos não vencem?

      • Referia-me à pessoa do presidente, não ao partido. O Lulla por muito pouco não cedeu à tentação de mais um mandato. Quem não o deixou? A imprensa, a maldita imprensa! Não fosse isso, ele teria aceitado a proposta com muito gosto. Na Rússia também não existe democracia. A alternância de poder lá é apenas de fachada. Putin nunca deixou o poder de fato. Enquanto Medvedev encenava que governava, Putin estava lá o tempo todo decidindo tudo como primeiro-ministro. Há inclusive um episódio em que Medvedev, antes de se comprometer com Obama, diz que primeiro “conversaria” com Putin. O Brasil, felizmente, escapou por muito pouco disso, graças à atuação firme e corajosa da imprensa comercial livre.

        De todo modo, também defendo uma limitação aos partidos de tempo no poder. Acho que em algum momento isso também será discutido no Brasil. O PT já ficou tempo demais no poder. Passou da hora de sair. Deveria haver uma cláusula constitucional que restringisse o tempo de um partido no poder a no máximo dois mandatos. No México, o PRI ficou quanto tempo no poder? 71 anos! Havia eleições nesse período? Havia, mas nem por isso aquilo poderia ser chamado democracia.

        Agora o que precisa é a condenação dos mensaleiros para que a democracia brasileira ganhe mais força. Resta-nos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

        • Quais mensaleiros, os do DEM?

          • Edu, quando o cara escreve “Lulla” com dois ‘L’, nem vale a pena publica-lo, pois ele já mostra que não acredita em nada que lê aqui. A democracia não é movida pela alternância de partido no poder, mas sim pela vontade do povo. O populismo é fazer a vontade do povo? Ora, não foi para isso que a pessoa foi eleita? Os idiotas que acreditam no PiG, não conseguem raciocinar. Basta que a pessoa pense um pouco para ver que a imprensa utiliza determinadas palavras para criar um ódio dentro da assistência. O Jabor faz isso toda vez que aparece na televisão, outro que faz direto é o Alexandre Garcia, que toda vez que abre a boca é com tom de indignação e chamando os que o assistem de burros. Os adeptos da democracia de fachada são aqueles que acham que os próprios votam deveriam valer mais do que os dos que pensam diferente deles. Vide o o caso da Mayara que defendia matar nordestinos pois o candidato favorito dela perdeu a eleição. São uns frustrados e vêm a Soninha como moderna, sem perceber que a história está cheia de gente igual a ela. Quantos parentes dela trabalham nos governos do PSDB? Aqui em São Paulo, para os idiotas midiáticos, chamar alguém de petista é um xingamento.
            Quer ver preconceito maior que a frase: Além de corinthiano, petista!
            Não acreditam na democracia. Não acreditam na liberdade de opinião. Falam de democracia, mas não fazem a menor idéia do que é.

          • Edu, então quer dizer que, para que haja alternância de poder, basta que haja eleição!!!
            Você está dizendo que a máquina governamental não influi “nadica de nada”, nos resultados?
            Não estou falando só do Brasil.

        • A proposta de limitação de tempo de poder vale para o PSDB de São Paulo também?

          • ISSA! Pegue desse!!!! A alternância de poder tem que só para o PT, para SP o PSDB tem q ser eterno! Mas não é cúmulo da BABAQUICE??

        • Você se esqueceu do FHC que comprou votos para mudar a Constituição e aprovar a reeleição no Brasil em benefício próprio. O pessoal ficou com medo do Lula, mas quem deu o golpe em benefício próprio foi o FHC. Isto é história, é fato.

        • Ô retardamento mental !!!! Há ditadura no estado de São Paulo, onde os tucanos não perdem há 20 anos ?

          • Se você contar que o grupo Franco Montoro assumiu em 1982 e desse grupo surgiu o PSDB, lá se vão 30 anos!!!

        • Com base em que vc afirma que o Lula “quase cedeu a tentação de um mandato”? Pelo que sei a imprenssa que surgiu com essa tese que foi sempre rechaçada pelo Lula toda vez que era perguntado isso.

        • A propósito:

          Quando FHC instituiu a reeleição no Brasil isso era democracia???

          • Era compra de votos.

          • Hehehe, para o Augusto, esse baluarte das liberdades democráticas, era pura democracia correndo nas veias.

          • Aliás, o tal Augusto deve ter adorado essa contribuição inestimável que seu mestre FHC deu à alternância de poder.

    • François Mitterrand foi presidente da França entre 21 de maio de 1981 e 17 de maio de 1995, 14 anos consecutivos. Seria ele um ditador?

      Jacques Chirac foi presidente da França de 17 de maio de 1995 a 16 de maio de 2007, 12 anos consecutivos. Seria ele outro ditador?

      Charles de Gaulle foi presidente da França de 8 de janeiro de 1959 a 28 de abril de 1969, 10 anos consecutivos. E este então? Ditador?

      Ah, mas a França é diferente né?

      • Acrescente-se o exemplo de Franklin D. Roosevelt, presidente americano de 1933 a 1945, que só não foi reeleito uma quarta vez porque morreu antes. Era um ditador?

        Olha, esse argumento para dizer que o Chavez é um ditador não cola. Nenhum outro é colocado. Apenas afirmações mentirosas repetidas ad nauseam para tentar enganar as pessoas no estilo Goebels.

    • Quer dizer que São Paulo é uma ditadura? Os tucanos não saem do poder há quase 20 anos.
      Se é isso que os paulistanos querem, que assim seja.
      Mas como brasileiro, tenho direito de votar em um governo trabalhista e progressista quantas vezes quizer.
      Minha vida melhorou muito nos últimos 9 anos.
      E a sua?

      Obs: Tirando as enchentes, assaltos em restaurantes, ações do PCC, engarrafamento, educação de péssima qualidade, saúde idem, proibição de ajudar os pobres, corrupção desvairada………..

    • Segue trecho do ÉRICK MAIA do blog 100 TENDÊNCIAS com quem concordo em gênero, número e grau.

      “Segundo a Definição Gramatical DEMOCRACIA é: sistema político fundamentado no princípio de que a autoridade emana do povo (conjunto de cidadãos) e é exercida por ele ao investir o poder soberano através de eleições periódicas livres, e no princípio da distribuição equitativa do poder; país em que existe um governo democrático; governo da maioria; sociedade que garante a liberdade de associação e de expressão e na qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários.

      DEMOCRACIA está longe de ser alternância de poder, pelo menos da forma como é colocada. Pelo contrário, só há democracia quando o poder nunca alterna, e está sempre nas mãos do povo.
      Propaganda, marketing, clientelismo, populismo, enfim, são ferramentas que praticamente todos os políticos usam, tanto pra se eleger como pra fazer sucessor. Porém quando o povo quer, tudo muda, seja plo voto, pela pressão na ruas ou pela força, pois nenhuma ditadura sobrevive com forte pressão popular.
      Por fim, aqueles que tem medo da opinião popular é que são verdadeiros anti-democráticos, pois não permitem que a população faça suas escolhas de forma direta, porque para essas pessoas isso contrariar seus projetos de poder, e não, seus projetos políticos. ”

      Resumindo DEMOCRACIA é o direito que o povo tem de votar e ser votado, onde a escolha da maioria prevalece. Alternância de poder não é e nunca será base de DEMOCRACIA nenhuma. Isso é discurso de quem não consegue ganhar no voto. O engraçado é que onde o PSDB impera há muito tempo, nunca se fala em alternância de poder. Discurso conveniente, só serve para a Esquerda.

    • Neocoloniaismo é fogo, viu? Depois que pega um, bye, bye. Não tem mais jeito

      Esses neocapachos fazem de tudo, tentando agradar os americanos.

      Os yankees têm é nojo de vocês, ô pegajosos!

    • Margaret Thatcher ficou 11 anos no poder, na Grã-Bretanha não existe democracia? Há! Você vai dizer que lá o sistema é parlamentarista, mas e daí? O regime é o democrático, apesar da forma de governo ser a monarquia. O povo elege, só isso e mais nada.

    • Cerra, é você?

    • Desculpe Augusto, mas não podemos basear a definição de democracia ou ditadura no que Chávez pode fazer no futuro ou naquilo que Lula quase fez no passado. Digo isso porque estou procurando informação a respeito da Venezuela, pois não tenho certeza do que ocorre por lá. O debate existe exatamente para convencer pessoas como eu, que não tamaram posição ainda, pois aquelas que já estão convencidas não mudam de opinião.

    • Fala de democracia e defende o golpe no Paraguai? Hipócrita

  12. O catão do pinhais(senador Álvaro Dias BOTOX) é o mais novo governista paraguaio, a UDN está articulando mais um golpe, Hugo Chávez dará a resposta nas urnas.

  13. A coisa mais idiota que vejo nesses tucanalhas é quando eles não tendo capacidade de argumentação, e não tendo coragem de assumir que o Brasil de hoje é melhor do que nunca, procuram se apegar a coisas de outros países , de outras políticas estrangeiras e daí querer comparar com as nossas políticas?. Antes do golpe paraguaio só se falava que o Brasil não deveria dar importância a um “paisinho” de mer…, de traficantes e contrabandistas, porém agora, de forma cínica, colocam esse mesmo pais numa posição de destaque . Me poupem, vai?

  14. Questão de lógica: Os mesmos que querem alternância de poder na Venezuela também almejam e torcem por alternância de poder na Prefeitura de São Paulo. É isso?

  15. Prezado Eduardo,

    Há dois tipos de analfabetos políticos: o mal informado, mas que tem a boa vontade de aprender, de buscar informações e render-se às evidências e aos fatos.

    E o fanático. Quanto a esse, o melhor que se pode fazer é DESPREZÁ-LO, pois é um imbecil que faz questão de não enxergar e permanecer na imbecilidade.

    Pérolas são muito valiosas e raras para se desperdiçar com porcos.

    • fico revoltado com a capacidade de mentir dessa gente, Osvaldo

      • Eduardo seria bom mesmo se a oposição fosse coerente e mais bem informada. Mas lidar com tanta ignorancia e imbecilidade não tem jeito. Essa negada da direita não tem argumento e mente descaradamente. Esse tal de augusto(é coisa nova?) só escreveu absurdos e parabens pelas respostas lógicas que deram a ele. Mas acontece que esses reacionarios não entendem e nunca vão entender, ainda estão falando em mensalão! Devem achar que SP está uma maravilha!(20 anos no poder, ditadura).Como disse o Osvaldo:”o melhor que se pode fazer é desprezá-los”.
        Abração Edu

      • Não acho que estão inventando. Não têm imaginação para isso. Aliás, devem ter preguiça de raciocinar e de observar a realidade ao seu redor. Estão apenas repercutindo as suas(deles) fontes de informações. Estas sim,mentirosas,cínicas,enganadoras e desonestas. No Brasil atual quem não tem internet tem essas mentiras como verdades,como foram citadas a CNN e mais uma outra. Na verdade, deve existir uma cabeça internacional que se apoderou da mídia no mundo todo para tentar derrubar todos os governos que não lhes sejam servis e vassalos. Aqui no Brasil mesmo foi descoberto um esquema do tipo,cuja cabeça era o Carlinhos Corleone.

    • Penso que responder coerentemente aos incoerentes e reacionários tem um papel didático fundamental em toda discussão. É uma forma contudente de desmarcarar mentiras e desmontar falácias. Os leitores deste blog, principalmente os que se iniciam neste debate político, têm muito a aproveitar deste expediente. Isso torna a discussão mais interessante, mais plural e dá mais crédito à defesa dos princípios por que este blog tanto luta. Não é preciso chamá-los de imbecis: um bom contra-argumento o faz de mandeira satisfatória.

  16. MÍDIA – Na Venezuela e no Brasil, uma mídia de voz única.
    No livro Midiático Poder (Editora Publisher Brasil, 2007), o jornalista Renato Rovai lança luzes sobre um fenômeno que tomou conta da grande mídia privada na Venezuela. Com base sobretudo no malsucedido golpe de Estado de abril de 2002, Rovai descreve que “o discurso dos meios (de comunicação) é unificado por um instrumento de padronização da cobertura, conhecido pelos venezuelanos como una sola voz”.

    Por André Cintra

    Para criminalizar e depor Hugo Chávez, as emissoras passaram a se articular de tal forma que os venezuelanos só tivessem acesso na TV a uma única versão dos fatos. “Um repórter faz o trabalho para todos os veículos e o tom editorial é formatado verticalmente. A reportagem é divulgada pelas emissoras com o mesmo enfoque, o que impede contradições”, explica Rovai.

    “O direcionamento do conteúdo, por absurdo que possa parecer, chegava até os programas humorísticos, que exploravam as mesmas piadas e preconceitos caricaturais para tratar do presidente”, acrescenta.

    É clara a semelhança entre a Venezuela de Chávez em 2002 e o Brasil de Luiz Inácio Lula da Silva em 2005-2006. Vítimas tanto de incompreensões quanto de preconceitos de classe, os dois presidentes foram caluniados e ridicularizados até não poder mais pela grande mídia.

    Embora tenham sido eleitos e reeleitos com grande apoio popular, Chávez e Lula não podem perder de vista o inimigo comum que seus países enfrentam — o chamado oligopólio dos meios de comunicação, que ficam concentrados, lá como cá, nas mãos de restritos grupos empresariais. É o caso, no Brasil, das famílias Marinho (Globo), Abravanel (SBT), Saad (Bandeirantes), Civita (Abril), Mesquita (Estado) e Frias (Folha).

    Para Rovai, ocorre “a partidarização de grupos midiáticos e o seu envolvimento com golpes de fundo político”. Os barões da mídia brasileira apoiaram, por exemplo, o Golpe de 1964. O grupo Folha foi além: cedeu apoio logístico à Oban (Operação Bandeirantes), que promoveu a fase mais cruel da ditadura militar (1964-1985).

    É por isso que, quando a Folha de S.Paulo usa a expressão “ditabranda” para caracterizar esse período, entidades e pessoas que foram espoliadas pelo regime não pensam duas vezes. Diante do revisionismo histórico, vão à frente da sede do jornal, obrigam a Folha a se retratar e mostram que, no Brasil dos dias atuais, não há mais espaço para una sola voz.

  17. VENEZUELA – Primeiro lugar em equidade social na AL.
    Pequisa dá à Venezuela 1º lugar em equidade social na AL.

    Depois de triplicar em dez anos o seu orçamento destinado à área social, a sociedade venezuelana tornou-se a mais equitativa da América Latina. O dado é do estudo publicado por Latinobarómetro, instituto de pesquisa sediado em Santiago do Chile, que desde 1995 investiga dados de 18 países da região. A Venezuela obteve 36% de índice de quidade social, seguida pelo Uruguai, com 30%, e o Brasil, com 24%. A média latino-americana é de 21%.

    Para o dirigente do governista Psuv (Partido Socialista Unido da Venezuela), Rodrigo Cabezas, a revolução bolivariana fez coisas incomparáveis no campo social. Ele cita a elevação da parte social do orçamento, de 14% (média da Quarta República, de 1958 a 1998, que precedeu a eleição do presidente Hugo Chávez) para 42% (média de 1999 a 2009).

    Em relação a 1999, o índice de pobreza na Venezuela caíu de 54% para 26% da população. A pobreza extrema diminuiu 72%. O sistema de Previdência Social passou a pagar aposentadorias a mais 1,3 milhão de homens e mulheres, o que significa que o número de aposentados duplicou e o gasto social real triplicou.

    A revolução bolivariana se orgulha em especial de ter elevado o salário mínimo da Venezuela para o equivalente a US$ 636, o que faz dele o mais alto da América Latina. O segundo lugar fica com a Argentina, com US$ 310, enquanto o mínimo vigente no Brasil é de US$ 258.

    “Na Quarta República, por algum tempo nem existiu salário mínimo; depois, ele sofreu quatro aumentos em 20 anos. Se tivéssemos deixado atuar a força do mercado, como dizem os economistas neoliberais, o salário mínimo da Venezuela estaria em torno de US$ 100″, argumentou o dirigente do Psuv.

    Com informações da ABN/Site O Vermelho

    Acesse e veja o vídeo do professor:

    http://blogdomello.blogspot.com/2009/09/1109-professor-encara-pig-americano-e.html#blogdomello

  18. O “Grande Hugo Chaves” está para morrer (já faz uns cinco anos que esse esgoto de imprensa mata o cara todo dia), vive às custas de um potente remédio (cinco mil vezes mais potente que a morfina). Eu vejo o cara dia sim outro tambem fazendo discurso de horas. O “Grande Ditador” lança sua candidatura com milhares e milhares de pessoas nas ruas, passa o dia pulando em cima de uma caminhonete e faz um discurso de umas 3 horas em pé. Seu povo o acompanha com uma felicidade incrível, todos da classe D e E o adoram, todos. Crianças, jovens e idosos o tratam como MEU COMANDANTE, assim grande mesmo, de bõca cheia, não com mêdo, entre dentes. Onde está esta medicina que dá tal sobrevida a um paciente terminal?/

    É só recordarmos o tal golpe de 2002. A mídia, a elite, a igreja, com apoio dos Americanos, deram o golpe, prenderam o Chaves e foram para o palácio tomar posse. O povão foi lá botou os golpistas para correr e carregaram o Chaves de volta, nos ombros .E os golpistas estão lá fazendo campanha. Imaginem se em uma ditadura esses caras estariam nessa folga tôda. Esse Chaves é muito bonzinho. Esse Capriles foi um dos líderes do golpe. Não foi nem fuzilado, não foi pro paredão. É candidato, disputa com Chaves. VAI DAR DÓ A SURRA QUE ESES CARAS VÂO LEVAR.

    Longa vida ao Comandante. Obs: Lembremos que as casses D e E lá é mais que 80% da população. I tá ganhando a classe C.

  19. O Jornalista Luiz Cláudio Cunha fez uma palestra na Câmara dos Deputados sobre a Operação Condor. O texto dessa palestra está no CA e merece a leitura detida de todos nós que tanto lutamos por informações verazes sobre os tempos da ditadura militar.
    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/07/07/cunha-expoe-as-garras-da-condor-e-de-geisel/#comment-828879
    Já a Venezuela e o Presidente Chávez serão os alvos preferidos das habituais intrigas da CIA até 7 de outubro próximo, quando, ao que indicam todas as pesquisas eleitorais naquele país, Chávez será reeleito pela expressiva maioria do povo venezuelano.
    Já estão no ar várias historietas inverossímeis, sempre urdidas em Miami, naqueles jornalecos dos cubanos miameiros. Só que a CIA anda armando mal. Não emplaca nada.. O tal vídeo editado no Paraguai, na tentativa de incriminar o chanceler venezuelano Nicolau Maduro, foi de um primarismo de nível similar a fraude do vídeo da bolinha de papel do Serra. A UNASUL tinha o vídeo completo e a farsa não durou mais do que horas na mídia, sem que a devida reposição da verdade dos fatos pelas tvs públicas venezuelanas, equatoriana, argentinas e inúmeros blogs e sites em todo o mundo se espalhasse mundo afora.
    Viva a internet!

  20. Chávez proporcionou muitos avanços sociais na Venezuela, mas transformou o Estado num partido político.A TELESUR, assim como outros canais estatais são os maiores simbolos da degradação institucional do país.Outro dia fiquei perplexo assistindo a transmissão online do canal estatal VTV que numa linguagem violenta faz propaganda de Chávez criminalizando a oposição (inclusive estudantes e sindicalistas).Creio que os maiores culpados por essa situação na Venezuela é a elite do país que durante décadas acumulou riquezas nunca se preocupando com a parcela menos favorecida da população, e quando temos essa situação o povo procura soluções radicais para seus problemas, o que acontece na Venezuela é semelhante ao que ocorreu na Alemanha (guardada as devidas proporções), o povo empobrecido achou um bode expiatório e passou a ouvir as palavras de um louco que reergueu o Estado alemão, mas que com suas idéias malucas conseguiu destruir o país.É claro que Chávez não é Hitler, mas os dois nasceram de um estado de tensão social que leva um país ao extremismo produzindo sérias consequências a esse país.Se o candidato opositor chegar ao poder na Venezuela (possibilidade quase impossível) não governará visto o poder que o PSUV tem no país (principalmente entre os militares que comandam vários ministérios), é a mesma coisa de Lugo que não conseguiu governar devido ao poder dos conservadores no parlamento.Por isso acho que a Venezuela ainda é uma democracia, mas que caminha a passos largos para uma ditadura.

  21. Edu, gostaria de dar uma dica sobre a Venezuela aos amigos do Blog, assistam ao Documentário “Tocar y Luchar -Fenomeno de las orquestas en Venezuela”:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oIGUXapsI-I#!
    Não estou dizendo que foi o Chávez que criou, já vem, acho eu, de uns 30 anos, serve para conhecermos um pouco mais sobre o Povo Venezuelano.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oIGUXapsI-I#!

    • Pois é caro Fábio, já vem mesmo de uns 30 anos para cá. Conhece o Teatro Teresa Carreño em Caracas? Uma das obras mais lindas da arquitetura venezuelana. Também está lá há pelo menos 25 anos. Tudo que há de bom e moderno na Venezuela está lá há muito tempo. O governante da hora já encontrou tudo pronto. Mas, felizmente, ele vai passar e o país e seu povo, pelo qual tenho um carinho especial por motivos particulares, vão ficar.

      • E vão ficar bem melhor do que estavam antes do “governante da hora”. Você pode negar quanto quiser, mas as estatísticas e o próprio povo contam outra história

      • Grandes governantes nunca passam, sempre serão lembrados, como JK e Vargas, bem como Lula futuramente.

  22. Enquanto, isso, no Brasil:
    “No entanto, o “Plano de Negócios” da senhora Foster reduziu em US$ 18,9 bilhões (-26,77%) os investimentos para ampliar a nossa capacidade de refino do petróleo. De US$ 70,6 bilhões, no Plano anterior, caíram para US$ 51,7 bilhões.
    Muito bom para o cartel petroleiro dos EUA, péssimo para o Brasil.

    Mas a senhora Foster – que declarou, em Londres, aos “investidores”: “vamos dedicar as nossas vidas para recuperar o valor das suas ações” (“vamos” quem, cara-pálida?) – está mais preocupada em pagar dividendos aos “acionistas” – contanto que o acionista não seja o Estado brasileiro.

    Se não fosse assim, daria mais atenção ao estrangulamento da capacidade de refino do país e às próprias despesas da Petrobrás com importações de derivados de petróleo, que aumentaram +163,65%, de 2009 para 2010, e +61,62% de 2010 para 2011 (cf., PETROBRAS, “Relatório de Sustentabilidade 2010” e “Destaques Operacionais – Produção, Venda, Importação e Exportação de Óleo e Derivados 2011”)……..
    Ou seja, a crença de que não temos futuro, exceto o de ser uma gigantesca Nigéria ou uma Holanda que passa fome. Nisso, outra vez, está um ataque ao presidente Lula – que, com toda razão, afirmou que temos de processar esse petróleo, exatamente para não nos transformarmos num país doente, cheio de riquezas e com um povo cada vez mais miserável.)…..O elemento de visão curta sempre acha que aqueles que não sofrem da mesma miopia de ideias estão fora da realidade. As refinarias projetadas são uma meta absolutamente realista, até porque a nossa realidade é, em primeiro lugar, a do Brasil – ou não é nenhuma, como bem mostra o exemplo da senhora Foster.
    CARLOS LOPES
    http://www.horadopovo.com.br/
    volta lula!
    PS: quando os blog sujos vão comentar o que está acontecendo com a petrobrás?

    • Ok. Vamos começar agora.
      Deu pra perceber pelo que você(s) está torcendo: pela entrega da Petrobrás (com pré-sal e tudo) de mão beijada pros imperialistas americanos e ingleses. Acertei de saída?

      • Que pré-sal?. A Petrobrás diminuiu suas prospecções e projeções, estamas importando gasolina, etanol e diesel, teve prejuizo, O pré-sal continua lá, onde sempre esteve e não há previsão de extração, portanto, não temos nada ainda.

    • É a economia, estúpido. O progresso do Brasil está mais rápido do que a construção de refinarias, então temos que importar, até que estejam prontas. Qual é a petrolífera que mais está investindo em equipamento de prospecção, extração e refino de petróleo no mundo?

  23. Ah, as previsões astrológicas… Se fosse por elas o sempre e eterno futuro presidente zézinho teria realizado seu sonho. O mais preparado continua sem fazer nada que comprove sua competência (exceto para comandar a privataria tucana) porque confia no ‘eficiente trabalho de convencimento da mídia local’. Cada vez que vejo ou leio uma barbaridade como essa da mídia venezuelana, rezo mais ainda por Chávez, porque ele deve ser muito melhor do que nós pensamos.

  24. Será que os “augustos” e diegos” aprenderam alguma coisa sobre a
    Venezuela depois desses vídeos que o Fábio Cardoso postou?
    Espero que tenham um pouco de vontade de mudar suas mentalidades e
    deixem que “tico” e “taco” (seus neurônios) criem algo verdadeiro. Se não,
    voltem para os filhotes da ditadura, serviçais do pig de esgoto.

    • Mudar a mentalidade desses dois? Duvido muito. Afinal eles são americanofílicos, e fazem de tudo por um afago dos queridinhos yankees. E se levarem uma tacada no focinho, dada pelos “ídolos” evidentemente, vão exibir o hematoma com o maior orgulho de ter apanhado do patrãozinho mimado.

  25. Prezado Eduardo: O golpe contra Hugo Chaves deu-se em 11 de abril de 2002.Quem foram os testas de ferro de deram o golpe? Pedro Carmona Estagas, presidente da Fedecámaras e Carlos Ortega, presidente da CTV.Este último afirmou ter mantido conversações com membros do alto escalão das forças armadas, em busca de apoio.O PIG de lá todo mentindo em uníssono som contra o governo dizia que os tumultos e mortes que tinham acontecido na tarde do dia 11 era de responsabilidade exclusiva do governo Chavez e logo em seguida 10 generais da guarda nacional anunciam que não reconhecem mais o governo chavez- os canais privados que queriam derrubar o governo são, Venevision, Radio Caracas, Globovision e Televen.A mídia passou a apontar Pedro Carmona como o responsável pela transição.Chavez e aqueles que o cercavam chegaram à conclusão que estavam diante de um golpe e que só havia havia três opções sobre a mesa. 1°
    - resistir, a exemplo do que fizera Allende. 2° Viajar 100 km e chegar a Maracay, pois ali estava o único quartel do exército que estava em mãos de comandantes leais a ele.3° Entregar-se….Algumas horas depois Carlos Ortega, descobre que Carmona tinha negociado com Isaac Perez Recao(comerciante de armas residente em Miami e sócio da companhia petroquimica renoco.Aí Ortega percebeu que havia um golpe dentro do golpe.O apoio ao golpe foi apoiado por Charles Shapiro que dois meses antes assumira o cargo de embaixador dos EEUU na Venezuela, visitou Pedro Carmona em Miraflores e o FMI anunciara recursos financeiros para o Venezuela
    .De acordo com Duncan Campbell, do jornal ingles The Guardian,ele escreveu” Os Estados Unidos vêm considerando a possibilidade de um golpe para derrubar o presidente eleito da Venezuela,Hugo Chavez, desde pelo menos junho de 2001.A afirmação é de um ex-oficial da CIA – Roger Randon que afirma que dois altos militares James Rogers e Ronald MacCammon, estiveram em forte Tiúna, com os líderes do golpe, na noite de 11 para 12 de abril”No dia 12os golpistas pedem ao procurador geral da república para dar uma coletiva.Tudo acertado.Só que na hora o procurador diz o seguinte “Não há dúvida que estamos diante de um golpe de estado, e queremos claramente que nos diga que é disso que se trata.Todo o PIG, fazendeiros, industriais, políticos .Enquanto isso Chavez estava prisioneiro Em forte Tiúna e depois na base da ilha de La Orchila, a 180 km de Cararas.O resto é história que o nosso PIG nos conta de outra maneira.

  26. MARAVILHOSO TEXTO! NADA COMO ALGUÉM JOGAR A MENTIRA NA CARA DOS MENTIROSOS! REVELAR QUE O “REI” ESTÁ NU, OU SEJA, ESCANCARAR A HIPOCRISIA DOS PODEROSOS E ASSECLAS ASSOCIADOS(QUE DE “REI” VERDADEIRO NÃO TÊM NADA, SENDO SOMENTE VERMES MEDÍOCRES). É um absurdo monstruoso afirmar que existe um mínimo resquício de autoritarismo na Venezuela(o qual soma-se à lista de mentiras estapafúrdias criadas e/ou propagadas pela mídia, como chamar de “mensalão” a um caso de Caixa 2; ou difundir que os ianques são os únicos com direito a serem chamados de “americanos”, quando o continente América é composto por quase duas dezenas de países); autoritarismo criado pela arrogância dos verdadeiros ditadores de nosso continente e da mídia; a oligarquia que controla a opinião e a informação, censurando todos aqueles que dela divergem; os quais não admitem o fato de que naquele país o Presidente construiu o direito de TODOS FALAREM; NÃO APENAS O GOVERNO, MAS OS MAIS DIVERSOS SEGMENTOS DA SOCIEDADe, que podem sim expressar seus pontos de vista, quebrando o monopólio da palavra que outrora pertencia aos donos da mídia privada, apresentando sua visão de mundo para a população, como também respondendo às mentiras e ataques da oligarquia que controla a mídia capitalista, a qual não deixou de existir e de continuar a dizer tudo o que deseja(aliás, ultrapassa os limites da expressão das ideias e parte para a ofensa e desmoralização, que são crimes), só que agora CONVIVE COM A SALUTAR DIVERGÊNCIA, COM O DIREITO DE SER CONTESTADA, DE QUE AQUELES QUE DELA DISCORDAM TAMBÉM POSSAM EXPOR SUA OPINIÕES PARA OS VENEZUELANOS, QUE LIVREMENTE FORMARÃO SEUS PONTOS DE VISTA , PROGRESSISTA OU CONSERVADOR, MAS FORMADO APÓS A LIVRE CONSULTA ÀS MAIS DIFERENTES OPINIÕES. É ESSA LIBERDADE QUE INCOMODA(A VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, QUE APAVORA OS BARÕES DA MÍDIA; DA VENEZUELA, DO BRASIL, DA ARGENTINA, DOS EUA, DA AMÉRICA LATINA E DO MUNDO, UMA VEZ QUE A CONCENTRAÇÃO MIDIÁTICA, EMBORA BASTANTE AMENIZADA E REGULADA NO MUNDO DESENVOLVIDO, É UM PROBLEMA QUE EXISTE EM TODO O PLANETA, SENDO EVIDENTEMENTE MUITO PIOR NA AMÉRICA LATINA). A LIBERDADE QUE GARANTE A TODOS O DIREITO DE FALAR E NÃO SOMENTE AOS CAPITALISTAS, ÀQUELES QUE TENHAM RECURSOS PARA POSSUIR VEÍCULOS DE MÍDIA GUIADOS PELO LUCRO, OS QUAIS TRANSFORMARAM A COMUNICAÇÃO, QUE É UM DIREITO HUMANO, NUMA MERCADORIA(COMO O CAPITALISMO FAZ COM TUDO), E POR ISSO MESMO AFASTAM(CENSURAM)DESSA MERCADORIA TUDO O QUE NÃO ENDEUSA O LUCRO E SEUS COMANDANTES. ESSA É A VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, QUE SÓ EXISTE COM A PLURALIDADE, ALGO INEXISTENTE NUM PAÍS COMO O BRASIL, ONDE UM ÚNICO PENSAMENTO, UMA SÓ VISÃO, UMA MESMA VOZ ECOA EM TODOS OS VEÍCULOS DE UMA MÍDIA PERTENCENTE A UMA OLIGARQUIA; CONTROLADA POR UMA ÚNICA CLASSE; QUE CENSURA TODOS OS QUE DISCORDAM DA FALSA VERDADE, DA MENTIRA REPETIDA EM UNÍSSSONO PELOS QUE A CONTROLAM, A QUAL TENTA TRANSFORMAR EM DOGMAS, EM VALORES COLETIVOS O QUE É SOMENTE O PROJETO DE DOMINAÇÃO, DE EXPLORAÇÃO DE UMA PEQUENO GRUPO, SUSTENTADO PELA EXCLUSÃO DA MAIORIA.

  27. A imprensa do Brasil já disse que Lula havia tentado sexualmente um prisioneiro qu estava com ele.
    Já mostrou uma montgem na Veja, LUla levando um chute na bunda.

    Já disse que Lula havia recebido dinheiro das Farc.

    Um senador, disse que iria dá uma surra em Lula e a Globo colocou no JN.

    A Folha publicou uma ficha falsa de Dilma.

    Chave, sofre o mesmo que Lula.

    Só falta dizer q1ue no Brasil não existe liberdade de imprensa.

  28. Dois links sobre o Presidente Chávez e a Venezuela:

    1) Chávez virá ao Brasil para ato formal de adesão ao Mercosul – http://t.co/sMEIAPCL

    2) Sensacional documentário de Kim Bartley e Donnacha O’Briain – A Revolução Não Será Televisionada – http://youtu.be/aQu8ic0WRXo

  29. O site da imprensa dita censurada na venezuela

    http://www.globovision.com/

  30. Informações atualizadas sobre a Venezuela:
    http://www.radioagencianp.com.br/10838-Especial-Venezuela
    O PIG está destilando ódio da declaração final do Foro de São Paulo realizado em Caracas,em 4,5 e 6 de julho e certamente a CIA vai armar muito até a vitória certa de Chávez em 7 de julho, próximo.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-18%C2%BA-foro-de-sao-paulo

    É ficarmos esperto, porque se empastelam a Venezuela, a América Latina toda vai virar um misto de Honduras e Paraguai.Cruz Credo!

  31. Eduardo Guimarães, meu caro!

    A NED, nova face da CIA, é quem é a encarregada de financiar e coordenar as ações de desestabilização na AL, através de políticos-agentes, como foi Carlos Lacerda, como são Alvaro Dias e Demóstenes.

    Com o dinheiro da CIA, Alvaro Botox Dias já está rico.

    Mas como é um sujeito muito esperto e capaz construiu seis mansões para vender em Condominio de Luxo em Brasilia, com salário de Senador.

    É isso que o senhor Alvaro Fernandes Dias precisa explicar ao Brasil.
    Engraçado como a blogosfera esqueceu rápido disso…você não gostaria de explicar melhor e lembrar nossos leitorers?

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI86855-15223,00-OMISSAO+MILIONARIA.html

    Sonegação de impostos não é mais crime? Ou o Alvaro Botox Dias é outro inimputável só porque é agente da CIA no Brasil?

  32. Mentiroso. A Petrobras tem o maior plano de investimentos do mundo:

    Novo plano de investimento da Petrobras prevê aumento de US$ 11,5 bi

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1104561-novo-plano-de-investimento-da-petrobras-preve-aumento-de-us-115-bi.shtml

    A Petrobras está AUMENTANDO seu plano de investimentos.

    Petrobras: o maior plano de expansão do mundo com o pré-sal

    http://www.revistaebrasil.com.br/E_Brasil/Investimentos/Petrobras_O_Maior_Plano_De_Expansao_Do_Mundo_Com_O_PreSal.kl

    Você é MENTIROSO.

  33. Francamente, essa tese de que a Venezuela não é uma ditadura parte das mesmas pessoas que chamam Cuba de democracia, de filial do paraíso. E agora a turma dos bolivarianos e simpatizantes querem dar um passa-moleque no Paraguai para colocar a republiqueta do Chavez no Mercosul. Acreditar nessas coisas é sinal de cegueira ou de cumplicidade. Ponto.

  34. fui casada com um venezuelano expatriado na espanha e conheci muitos na mesma situação quando estudei lá. no início do governo chávez, o choque de gestão tornou a vida por lá muito difícil, ocasionando fuga de capitais e de cérebros, mas, com o tempo, hoje é possível ver, a partir de dados concretos, que a distribuição de renda melhorou muito naquele país que, basicamente, depende de exportação de petróleo e não produzia quase nada, importando quase tudo dos eua. obviamente, a reduzidíssima elite que vive na ponte aérea miami-caracas não gostou né? por mais que eu deteste o histrionismo do chávez, acho que ele faz um trabalho de combate à pobreza e inclusão que, no futuro, beneficiará a todo o país e a seus parceiros comerciais.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.