O primeiro teste da Unasul

Inexiste qualquer dúvida de que está em curso no Paraguai uma tentativa de golpe “constitucional” nos moldes do que foi aplicado em Honduras há alguns anos, quando o presidente foi deposto em um rito sumário que durou poucas horas e sem direito a defesa.

No Paraguai, o golpe “constitucional” tenta se revestir de alguma aparência de legalidade, mas peca pelo que marca esse tipo de processo: o açodamento, a pressa em concluir logo a deposição do governo a fim de evitar reações da comunidade internacional.

Para que se tenha idéia do absurdo do golpe que está sendo perpetrado no Paraguai sob desculpa de confronto entre o exército e sem-terras por responsabilidade do presidente Fernando Lugo, isso equivale a tentarem derrubar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Mais absurdo ainda é o fato de que o governo Lugo defende a reforma agrária, tendo sido o confronto um choque entre forças igualmente armadas, segundo alega o exército paraguaio.

Diante disso, os países membros da União de Nações Sul-Americanas – Unasul, cumprindo o protocolo de intenções firmado em 2008  por Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, despacharam seus chanceleres para Assunção também em tempo recorde, o que revela que a Organização possui, ao menos, uma visão política unificada e um conselho deliberativo ágil.

A rápida ação da Unasul  decorre do Protocolo sobre Compromisso com a Democracia  firmado em 2010 na cidade de Georgetown, na Guiana. O protocolo reza que os estados-membros da Unasul não tolerarão desafio à autoridade institucional ou tentativas de golpe ao poder civil legitimamente constituído.

A boa notícia para o governo do Paraguai é que os membros da Unasul firmaram acordo que os obrigará a adotar medidas concretas e imediatas em caso de violação da ordem constitucional em qualquer país integrante da aliança.

Entre as sanções políticas e diplomáticas previstas pelo protocolo da Unasul, destacam-se suspensão do país sob ameaça de golpe do direito de participar nos diferentes órgãos e instâncias da Unasul, fechamento parcial ou total das fronteiras terrestres com o Estado afetado, incluindo a suspensão ou limitação do comércio, transporte aéreo e marítimo, comunicações, fornecimento de energia, serviços e abastecimento.

Todavia, não é tudo. Em caso de confronto entre forças legalistas e golpistas, ao menos em tese poderia ser acionado o Conselho de Defesa Sul-Americano, proposto por Venezuela e Brasil para servir como um mecanismo de segurança regional sobretudo contra golpes de Estado.

O Paraguai vem de uma longa história de golpismo. O último golpe de Estado ocorreu em 1999. E, como se viu no caso do golpe de Estado em Honduras, Estados Unidos e a imprensa latino-americana certamente ajudarão os golpistas paraguaios.

O noticiário da Globo, por exemplo, dissimula fatos sobre a tentativa de golpe não deixando claro que estão querendo derrubar um governo em horas, sob verdadeira encenação no Congresso, quando um processo de impeachment costuma levar meses.

A ameaça à democracia latino-americana contida na tentativa de golpe no Paraguai já se faz notar aqui no Brasil. O deputado baiano José Carlos Aleluia, vice-presidente do DEM nacional, comemorou o golpismo paraguaio no Twitter ao insinuar que pode se reproduzir por aqui.

Nos próximos dias, portanto, a Unasul enfrentará seu primeiro e decisivo teste. Se fracassar em frear o golpismo à paraguaia, estimulará golpistas de toda a região a se assanharem. Se for bem sucedida, os ímpetos antidemocráticos na região sofrerão duro golpe.

Tags: , , , , ,

197 Comentário

  1. Quanto vocês querem apostar que os EUA irão ser os primeiros a reconhecer o governo golpista no Paraguai?

    E que o primeiro ato desse governo será aprovar a base militar que os americanos querem instalar nesse país?

    • Na mosca!!!

    • Ruy Acquaviva, vc acertou na mosca!!!

    • Caro Edu, com a vitória de Sebastián Piñera- atual presidente do chile- o país da região da antofagasta e do minério de cobre alinhou-se a política de Washington. Dessa forma, o oceano pacífico ficou mais próximo das fronteiras do brasil. Ao mesmo tempo, com a instalação da base militar americana, no principal porto da província de Valparaíso- região chilena-possibilitou as tropas americanas terem livre acesso pelo território andino e, por conseguinte, ocupar uma região estratégica do cone sul.
      Com outra variável, agora, em tela: impeachment de Lugo, que foi a máscara legalista do GOLPE. As fronteira brasileiras correm sérios perigos; não há dúvidas que precisamos de bases militares efetivas em pontos estratégicos por toda a região oeste do brasil e, principalmente- pelo decorrer dos fatos- na foz do Iguaçu. A nossa soberania está ameaçada: primeiro com o Chile; agora com o Paraguai.Neste caso, Lupo- ” bispo dos pobre”- era presidente de um regime democrático; apoiava os movimentos sociais; buscava a reforma agrária; e aceitou o impeachment, pois, acreditava no Estado de direito. Mesmo este, às vezes, não sendo justo. O outro, o chile, de um governo de esquerda e nacional de Michelle Bachelet, para uma direita neoliberal de Sebastián Piñera. A estratégica-politica de Washington configurou-os como sucursais dos seus interesses. A UNASUL e o MERCOSUL têm, pela frente, um grande obstáculo: como aumentar a área de influência no cone sul, e, ao mesmo tempo, salvaguardar a soberania dos países membros, com mais um país sob o julgo ianque.

  2. Deram o golpe!

  3. Absolutamente não vejo nenhum “teste” para a UNASUL.

    A UNASUL é aliança consolidada, que não está em fase de “testes”.

    Discordo TOTALMENTE desse tipo de abordagem — que é abordagem liberal, e furada, já aí, por definição –, segundo a qual, se há golpe, os golpeados enfrentariam alguma espécie de ‘teste’. Se não forem ‘aprovados’ no tal ‘teste’, estaria ‘provado’ que não sabem fazer as coisas, que são fracos ou que são incompetentes. NUNCA!

    A luta que os povos latino-americanos enfrentam é briga MUITO GRANDE, que nenhum raciocínio liberal alcança ver completamente. A resistência contra os golpes é golpismos e golpistas, é RESISTÊNCIA, quer dizer, é luta muuuuuuuuuuito difícil.

    Sob teste está, isso sim, a ideia liberal fraca de que a democracia representativa como a conhecemos — em que a mídia é eleitora privilegiada, que fala sozinha, não dá espaço ao contraditório, que chama de ‘jornalismo’ o que não passa de ativa propaganda de desdemocratização e que vive de caçar kurruptos e de matar a legítima luta política, sufocada sob montanhas de moralismo liberal tosco.

    Sob teste estão os liberais metidos a ‘éticos’. Aviso: estão previamente reprovados.

  4. O golpe no Paraguay esta em andamento. Não permitamos mais essa barbaridade em nosso continente.

    E o povo reage: http://www.telesurtv.net/el-canal/senal-en-vivo

    Seguramente, é mais uma tentativa da direita reacionária de tumultuar a estabilidade no sul do planeta.

    Fora CIA, fora Yanques.

    • Agora é o NED – National Endowment For Democracy.

      Ah, os EEUU e sua idéia de “democracia”.

      É nojento. E o militares de lá se revelaram – golpistas também!

      O pior, como disse o Acquaviva, é que, a UNASUL/Mercosul retaliando os bandidos golpistas com a retirada do Paraguay do Mercosul,abrem o flanco pra canalha estadunidense lhes abrir os braços para a ALCA e bases militares e outros quitutes do inferno.

      Se é isso que a POPULAÇÃO paraguaya deseja – já que não fez como os honrados venezuelanos em 2002 e botaram os golpistas pra correr se borrando todos, enfim. Resta-nos lamentar e respeitar…

      :(

  5. Apesar do processo ter sido de solavanco, pelo menos é um bolivariano a menos. Esse bispo safado, que tem uma penca de filhos, deu suporte a esses grupos paramilitares e acabou sendo derrubado por eles, bem feito. Menos um populista, AVANTE AMERICA LATINA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ô Sr. Colaboracionista,

      Sua frase (AVANTE AMÉRICA LATINA) está truncada; Você escreveu só o finzinho. Para refletir seu pensamento completo, a frase tem de sair inteira. Assim ó:
      ACABOU A MOLEZA! DE VOLTA PRA SENZALA JÁ! MEIA VOLTA E AVANTE AMÉRICA LATINA!

  6. Caro Edu,

    Infelizmente o golpe foi dado no Paraguai e a UNASUL vai tomar alguma atitude ou simplesmente vai aceitar.
    O Presidente LUGO, precisa tomar atitudes e retornar ao seu devido lugar,com a ajuda do povo Paraguaio que o elegeu , IMPEDINDO QUE FORÇAS ESTRANHAS ( eua ) OCUPEM ESTE LUGAR NAS AMERICAS.

  7. Prezado Eduardo,

    Me perdoe a solicitação, mas…; quero que você elucide aos seus seguidores, quais são os poderes e limitações da Unasul. e mais:
    -O Impeachment do Lugo é irreversível?
    -O Brasil deve aceitar a decisão do Legislativo paraguaio?
    -Caso o Brasil não aceite, poderemos impor sanções(políticase/ou econômicas)

    Sei que você viaja por toda América Latina e pode embasar sua opinião.

    Desde já agradeço.

    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

  8. ALERTA GERAL ! VELHA MIDIA E OLIGARCAS DA A.LATINA AINDA NÂO JOGARAM A TOALHA! QUEM QUISER QUE SE ILUDA. O COITADO DO PARAGUAI NÃO ME DEIXA MENTIR.

    • ué, Paulo… é público e notório que este é o único DESEJO e a única POSSIBILIDADE da canalha da direita voltar a tomar o poder no Brasil = G-O-L-P-E !!!

      Pois VOTOS, apesar de 99% das midias que a bandidagem possui, não foram suficientes nas ultimas tres eleições, não é mesmo?

      NUNCA poderemos acreditar que eles estão mansos ou receptivos. Eles são como o escorpião da piada… SEMPRE estão CONTRA o PAÍS e CONTRA NÓS, o POVO deste Brasil.

      É lamentável, lamentável
      :(

  9. Infelizmente tudo está consumado, Lugo já foi “impichado”. Agora pergunto: como a Unasul pode caracterizar que houve um golpe se foi tudo feito dentro do congresso e o próprio Lugo não fez questão de resistir? Embora não conheça das leis paraguaias, acredito que a única forma de caracterizar o golpe é se a rapidez do processo, que é muito estranha, não estava prevista nas leis. Caso contrário, infelizmente a Unasul não vai poder fazer nada. A única resistência que enxergo seria o povo nas ruas se manifestando contra essa “armação legal” dos congressistas, mas até isso com o recuo de Lugo, fica difícil. É um perigoso precedente para “nosotros” latino americanos todo esse processo que está ocorrendo no Paraguai.

    • Disse tudo !!!!!!!!!!!!! A questão é se a lei paraguaia permite, o que parece ser o caso. Assim, ninguém poderá se manter, é uma questão interna do país.

      • Menos,golpista Diego Nunes,porque a batata ainda pode assar pro teu lado.

        • Prezado amigo e confrade Dimas

          Creio que se a Constituição Paraguaia falou em ”má conduta”, mas não referiu os casos que poderiam caracterizá-la, então o golpe já foi dado quando elaboraram a Constituição, porquanto qualquer bagatela poderia ser invocada como má conduta.

    • Processo de impeachment, sem direito a defesa prévia, sem crime de responsabilidade (ineficiência não é crime) e feito do dia pra noite não é processo de impeachment, é golpe de estado, simples assim. Aliás, esse é o mesmo argumento que usaram para derrubar o Zelaya em Honduras, quando o mesmo foi obrigado a deixar o país ainda de pijamas, sem sequer ter o direito amplo de defesa, contemplado em qualquer democracia dita séria. Golpe de estado, é o que há.

  10. Eduardo, Aleluia não é deputado, é ex.

    • Isso mesmo. Ele ERA deputado. Em 2010 tentou o senado e levou uma raquetada: ficou em 5º lugar. Vejam:

      Walter Pinheiro – PT….: 3.630.553 (eleito)
      Lidice – PSB…………….: 3.384.918 (eleita)
      Cesar Borges – PR…..:.1.583.250
      José Ronaldo – DEM…:1.092.702
      Aleluia – DEM…………..: 951.196
      Edvaldo Brito – PTB…..: 810.258
      Edson Duarte – PV……..: 212.550
      França – PSOL…………..: 18.185
      Zilmar – PSOL…………….: 15.385
      Albione – PSTU…………..: 14.088

  11. Este sujeito sempre teve posturas mesquinhas e provincianas.
    Lembram da demonstração inequívoca de mesquinhez, dor-de-cotovelo, inveja e preconceito de classe explícito, quando não aceitou o Lula ter ganho título de Dr Honoris Causa!?
    Este é o verdadeiro saudosista da ditadura, ou ‘ditabranda’ como alguns preferem.

  12. Edu,

    Esse xarope desse Aleluia não foi aquele que enviou uma carta para Universidade de Coimbra reclamando do título outorgado “Honoris causa” ao Presidente Lula?
    Quem és tu Aleluia, senão um mero serviçal do baixo-clero da Republiqueta de Higienópolis?

  13. O que posso dizer é o seguinte:

    GERALDO ALCKMIN
    PRECISA SOFRER UM IMPEACHMENT POR VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS
    NO PINHEIRINHO, EM S.JOSÉ DOS CAMPOS/SP

    NO PARAGUAI, FERNANDO LUGO CAIU POR MUITO MENOS

    http://img819.imageshack.us/img819/6793/impeachmentalckmin.png

    Grato pela atenção

    • BEM LEMBRANDO, IMPEACHMENT PARA ALCKMIN. JÁ QUE É ASSIM FORA ALCKMIN PELO PINHEIRINHO E CRACOLÂNDIA. IMPEACHMENT PARA ALCKMIN! IMPEACHMENT PARA ALCKMIN!IMPEACHMENT PARA ALCKIN.’ VAMOS LÁ GALERA PARA O FACE #IMPEACHMENTALCKMIN

  14. Um dos artigos da constituição paraguaia

    O Presidente, Vice-Presidente, os ministros Executivo, os ministros do Supremo Tribunal, o Procurador Geral da República, o Provedor de Justiça, Gabinete da Controladoria Geral, a Controladoria e os membros do Tribunal Superior Justiça Eleitoral só pode ser acusado de má conduta no cargo, por crimes cometidos no exercício das suas funções ou por crimes comuns. A acusação será feita pela Câmara dos Deputados, por maioria de dois terços. Correspondem ao Senado por maioria absoluta de dois terços, para julgar em julgamento público aqueles impeachment pela Câmara dos Deputados e, se, condenado, o único propósito de separá-los dos seus cargos, nos casos de alegada prática do crimes, os fatos devem ser para os tribunais comuns

    Na câmara 73 x 1 a favor do afastamento do agora ex-presidente Fernando Lugo e no Senado foram 39 x 4. Não vejo nada de golpe, simplesmente seguiram a lei.

    • Claro,elemento,sendo vc quem é,golpista de carteirinha,tentar dar tintas de legalidade ao que foi simplesmente um golpe e nada mais do que um golpe de estado tendo a embaixada americana por tras,é normal.Surpreendente seria se vc condenasse o que foi na verdade um golpe de estado,pela via legislativa,mas um golpe de estado,assim como foi um golpe de estado o que houve em Honduras,por mais que gente como vc,golpista,tente justificar o referido golpe contra Zelaya argumentado que o deposto presidente hondurenho teria infringido um principio constitucional.Oras,golpista,vcs estão cansados de rasgar constituições democraticas para tentar salvar tais constituições e querem enganar a quem dizendo que o golpe de estado no Paraguai não foi um golpe?Foi assim com os seus ancestrais,golpista,em 64 afrontaram as instituições democraticas no Brasil instaurando um regime de terror que durou vinte e um anos e para que?Segundos seus ancestrais,golpista,para salvarem a democracia.Gente como vc,golpista,é cinica,covarde e hipocrita.

      • Você não sabe nem o que é golpe, como bom comunista deveria saber, pois fizeram muitos. Golpe de Estado se caracteriza por uma ruptura institucional, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado a pessoas que não haviam sido legalmente designadas.

        A decisão foi quase unânime para o impedimento do ex-presidente e quem assume é o seu vice. Me lembrei do Fernando Collor, que também virou as costas para o Congresso, naquela época os esquerdistas/comunistas apoiram o “golpe”.

    • A constituição do Paraguai não diz só isso.

      Mais importante é o artigo que diz que todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. O dispositivo do Impeachment foi colocado para impedir que um presidente feche o congresso e agrida a democracia, não foi feito para ser usado para agredir a democracia.

      Isso é básico. O que você está fazendo é uma chicana de rábula vagabundo que pega um trecho da lei e interpreta-o de forma falaciosa.

      O princípio do direito de defesa por exemplo é muito mais importante do que esse trechinho que você pinçou para fazer sua falácia. E Lugo claramente não teve direito de defesa.

      Porém é importante ver nessas horas que a direita está sempre ao lado do golpe e contra o povo. São atitudes emblemáticas que vocês tomam nesses momentos e que mostram quem vocẽs realmente são.

    • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH Tem ingênuo aqui gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Quais crimes, no exercício do poder ou crimes comuns, que o Presidente Lugo está sendo acusado, o senhor poderia nos explicar ???

      • Não soube fazer alianças política, com o congresso. Isso é um crime para um político em regimes democraticos.

        • E desde quando,caro boçal,é crime não saber fazer aliamças politicas,crime suficiente para justificar um golpe de estado?Eu sei muito bem o que é golpe,seu imbecil,coisa que vc não deve saber ou sabe mas como pessoa sem carater finge não saber.Porque vc não tem um pingo de carater,um pingo de vergonha na cara,um ignorante querendo dar uma de sabe tudo.Alias falar em vergonha com relação a direitistas é uma contradição em tese,porque nenhum direitista tem a minima vergonha na cara.Golpe de estado comunista?Faça me o favor,seu cafageste,poupe minha inteligencia de ter que ler as porcarias de comentarios que vc posta nesse blog,seu inutil.

  15. Eduardo,
    você pode ajudar a divulgar, por favor?

    Grato

    http://www.facebook.com/events/333392500071976/

  16. Edu, acho que, quando a porta está arrombada, já era, fica mais difícil. Não sei bem como trabalhou o grupo que apoiava o Lugo, vamos chamar a esquerda paraguaia, mas aqui pra gente, só quatro votos a seu favor, é demais, embora tenha sido, de qualquer jeito, foi um golpe. O mesmo que quase aconteceu com a Venezuela, só que o povo reagiu.
    Isto tudo é um aviso ao Brasil, sua esquerda desunida, brigando por interesses particulares. O PT, o PC do B, o PCB, o PDT, o PSTU, o PCO, o PSOL e outros, têm que definir uma linha de ação, tanto nas eleições, na cata dos votos, como dentro do Congresso, dos que forem eleitos. Este golpe “legal” é possível acontecer, basta que a direita “pigniana” tenha maioria.

    • Muito bem observado Joel. Eu fico me perguntando como é que o Lugo estava tão sem apoio no Parlamento Paraguaio. As votações foram acachapantes. A impressão que me fica é que rolou grana de ALGUÉM soltou muita grana para que isso viesse a acontecer.

      Em tempo: Os EUA já anunciaram que reconhecem o governo golpista.

      Lembrando: Lugo recusou recentemente autorização para os EUA fixarem uma base militar no Paraguai.

      Uma previsão:
      Um dos primeiros atos de Franco (já é nome de ditador mesmo) será dar a autorização para os EUA abrirem a base que querem.

  17. Em meio a tantas notícias desagradáveis, eis que chega uma alvissareira,. A piguenta Lucia Hipolito, da CBN, aquela mesma que comemorou com gargalhadas a doença do presidente Lula, está nas últimas em um hospital de Paris. Está entubada e praticamente desenganada pelos médicos. Como é milionária, ainda pode durar mais um tempo graças aos avanços da medicina, mas jamais poderá a destilar suas maldades contra o presidente Lula e a presidenta Dilma.
    Aqui se faz, aqui se paga.
    Deus não é cruel ou tampouco piedoso. Apenas cumpre o seu destino.
    Que o inferno lhe seja brando, senhora Lucia Hipolito

    • Por mais nojo que eu tenha dessa pessoa não posso admitir que se fique feliz com a doença nem com a morte de outra pessoa.

      O melhor seria não comentar nada preservando-se assim o respeito humano.

    • Que ela recupere a saúde para poder ver mais um governo do Presidente Lula.

    • Estou com pena e do capeta,ele não merece isso!

    • Que tipo de comentário mais sem noção.
      E você, Paulo Ribeiro, ainda se acha muito melhor que ela em que sentido escrevendo isso?
      (Caso seja verdade que ela gargalhou com a doença do Lula, nem sei se isso é verdade)

      Realmente o fanatismo de qualquer natureza endoidece as pessoas.

    • Olhaí, Eduardo. Você, como pai, consolado por todos nos momentos mais
      dificeis, não devia permitir , uma baixaria dessas. É nessas horas que se
      conhece as pessoas. Aquele que disse, mais os que aplaudiram, demostram
      com essa atitude, falta de carater e ausência de qualidade que diferencia
      racionais de irracionais. Está subentendida nessa manifestação a mancha
      repugnante do fanatismo, de que tanto tenho lhe falado.

      • Infelizmente o comentário do Paulo Ribeiro passou batido. Ontem foi um dia muito apurado e não pude ler direito os comentários. Como se trata de um leitor habitual, li por cima sua manifestação. É absurda, Luiz Freire. Você e outros comentaristas têm razão. Paulo Ribeiro comprova que esse tipo de perversão atinge as pessoas independentemente de posição política. Peço desculpas a todos por não ter vetado essa manifestação. Infelizmente, agora é tarde para retirá-la.

    • Desejar a morte de quem quer que seja não é atitude digna de quem luta por um mundo melhor.

  18. Nelson Menezes

    Isto poderá até ocorrer aqui no Brasil se o governo da Presidenta Dilma não colocar esta imprensa direitista nos trilhos( usar a constituição),isto ocorreu no Chile tudo que o governo democratico fazia de bom para o povo a imprensa (o PIG ) de la detonava igual aqui ,agora o povo Chileno está amargando o retrocesso e pagando um presso muito alto por isto; Agora e a vez do paraguai ,O presidente Lugo no discurso de saida estava a sorrir, não sei aonde estava a graça ,espero que talvez ele tenha uma carta na manga para fazer frente a este Golpe de Estado,quanto aqui na terra de Cabral e bom que as esquerdas coloquem as barbas de molho o PSDB,DEM ,PPS e PSOL ja estão esfregando as mãos OBAAAAAAA,vamos fazer o mesmo!

    • presso ,desculpe-me preço

      • Nelson Menezes,
        O Pres. Lugo NÃO saiu sorrindo, não.
        Como ex-bispo e, principalmente, como sabedor que o povo o apoiava, renunciou, evitando assim, um banho de sangue.
        É preciso ver uma imagem com ponderação, pois, o que esse homem passou em seu governo e com o golpe, não foi pouco.

  19. A bola da vez agora é a Bolívia !! Eles precisam de Lítio para fabricar bateria para computador e celular; o Afeganistão é a principal reserva mundial de Lítio, mas o povo de lá é guerreiro; a Bolívia é a segunda maior reservas de Lítio do mundo.
    Depois da Bolívia vem o Petroleo da Venezuela.

    Brasil e Argentina já são deles… todas as multinacionais que estão no Brasil e na Argentina são deles e mandam os Lucros de bilhões de Dolores todo fim de ano .

    Uma guerra não resolve, pois o homem tem armas para destruir o mundo.

    Eu fico com o que disse John Lennon: “O sonho acabou”.

  20. Fernando Lugo contrariou interesses estadunidense e da Monsanto. Há mais que suspeitas de que a tal chacina teve participação da CIA e da vassalagem oligárquica. Lugo não conseguiu fazer o prometera porque é na população campesina – analfabeta e não organizada – que se sustentava sua força (40%). O Congresso não lhe era favorável, e no senado só havia opositores. Política também é a arte de alianças. Do contrário os golpes se sucederão. O governo estadunidense – através da CIA – já está tentando desestabilizar o governo de Cristina Kirchner. A Presidenta Dilma e os países da UNASUL estão redobrando a atenção para as ações dos capitalistas neoliberais – direitistas raivosos – na região.

  21. Olhem esse trecho do tópico “Paraguai: o elo mais fraco?” que vi no Blog do Rodrigo Viana
    “…Lugo chegou ao poder sem maioria no Congresso (alô rapaziada que torce o nariz para as alianças de Lula e Dilma; sem aliança, Lula teria virado um Lugo em 2005)…”

  22. A UNASUL E TODA A AMÉRICA LATINA PRECISAM REAGIR IMEDIATAMENTE CONTRA ESSE GOLPE BRANCO NO PARAGUAI, LEVADO A CABO PELAS “ELITES” LOCAIS REACIONÁRIAS E PELOS EUA. Não foi só esse monte de fezes, José Carlos Aleluia, que comemorou o golpe; vários outros estercos da direita comemoraram, entre esses estercos, um deles, Arnaldo Jabor, jactava-se ontem; com seu ar de lunático, nazista e sádico, do golpe no Paraguai. A HISTÓRIA ´É EXATAMENTE A MESMA DE HONDURAS E EXPLICITA A NOVA FORMA DE REAÇÃO CONSERVADORA NA AMÉRICA LATINA, O GOLPE TRAVESTIDO COM UMA PSEUDOLEGALIDADE “POLÍTICO JURÍDICA”. TEMOS DE REAGIR IMEDIATAMENTE; HÁ PRESSÕES GOLPISTAS NA ARGENTINA(UMA FORJADA GREVE DE CAMINHONEIROS, SEMELHANTE ÀQUELA OCORRIDA NO CHILE EM 1973, ORGANIZADA PELA CIA, E QUE FOI UMA DAS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO DERRUBADA DE ALEENDE, JÁ QUE LEVOU AO DESABASTECIMENTO E AO CAOS NO PAÍS). O MESMO COMEÇA A OCORRER NA ARGENTINA, SEM CONTAR AS CONSTANTES AMEAÇAS GOLPISTAS NA VENEZUELA, BOLÍVIA, EQUADOR(ATÉ NO URUGUAI A DIREITA NÃO DEIXA DE RANGER OS DENTES)E O GOLPISMO EXPLÍCITO DA MÍDIA E DOS PARTIDOS CONSERVADORES BRASILEIROS. COOPTAR O PARAGUAI É UM VELHO SONHO DOS EUA, QUE ASSIM SOMAM AQUELE PAÍS AO “ARCO ESTRATÉGICO” QUE COMEÇAM A FORMAR COM O CHILE, GOVERNADO PELOS FILHOTES DA DITADURA PINOCHET, E CERCAM A AMÉRICA DO SUL. A REAÇÃO DA UNASUL TEM QUE SER IMEDIATA E DEVE MATERIALIZAR-SE ATRAVÉS DO ISOLAMENTO DO PARAGUAI DENTRO DA ALIANÇA E DE SANÇÕES COMERCIAIS SÉRIAS, QUE FORCEM A CORTE CONSTITUCIONAL A ANULAR O IMPEACHEMENT DE LUGO. OU AGIMOS AGORA OU SEREMOS VÍTIMAS DO PROBLEMA EM BREVE.

  23. Companheiros,

    Talvez esta tragédia contra a frágil democracia paraguaia resulte ao menos algo de bom, será a oportunidade que agora a Venezuela terá de finalmente entrar no Mercosul, haja vista que o empecilho que faltava era a assertiva deste execrável parlamento paraguaio e que com certeza, se prevalecer a coerência dos países do Mercosul e Unasul, o Paraguai for expulso o empecilho se remove.

  24. O que mais me espanta nisso tudo é o Partido Liberal Radical Autêntico, velho inimigo do Partido Colorado, ter somado forças com os aliados do Stroessner. Eu me lembro que um dos alvos especiais do Ministro do Interior de Stroessner, Sabino Montanaro, era o Domingo Laino, autor de um livro denúncia chamado, Fronteiras e Penetração Brasileira. Eu possuo a edição brasileira desse livro, publicado pela Global Editora.
    E agora ver o PLRA se unir aos Colorados é demais. E o Domingo Laino, que será que ele acha disso tudo? Bom, não sei se ele é vivo ou morto, pois a gente nem ouve falar mais dele.

  25. E a Dilma, onde esta o pronunciamento forte condenando este golpe no Paraguai?
    Será que ela vai amarelar e ter medo de infrentar a direita golpista?
    Até agora nada da sra Dilma em, estamos esperando uma condenação firme por parte dela.

  26. Este Aleluia não é atualmente deputado. Foi deputado federal. O povo baiano não o elegeu na última eleição. O direitismo dele é por demais conhecido. Seria surpresa se ele opinasse diferente. Como está sem mandato e angustiado por não estar diariamente na mídia, ele se aproveita do golpe no Paraguai, para aparecer.

  27. A CIA (não venha me dizer que é psicose de um velho de 80 anos) acaba de colocar os seus obuses encravados e apontando para o Brasil e a Argentina! Ela ( a CIA) apoia a direita porque, essa direita latino-americana odeia presidentes que defendem e faz governos direcionados aos aos pobres e miseráveis. Assistimos aqui junto a nossa “cerca” um “golpe de estado” disfarçado de impeachmente contra o presidente Fernando Lugo, no Paraguay, praticado pelos parlamentares, com apoio dos militares e do judiciário! Savemos que Fernando deveria ter feito muito mais para os pobres e miseráveis, como Rafael Correa, Ivo Morales, e Hugo Chaves e Lula! Lembram-se do golpe de Honduras? Pois é, o presidente Manuel Zelaya, o presidente mais popular de Hunduras, foi deposto num golpe militar, com o apoio dos congressistas e do judiciário, golpe também organizado pela CIA, com as presenças desses expoentes do golpismo internacional, os israelenses, general (não é muita patente para um país tão pequeno?) Jacob Levis e do major Guerta Leiner, ambos do Mossad (agência de espionagem de Israel) que ficaram muito tempo no país, assessorando os golpistas. O alegado motivo do golpe foi o presidente Zelaya ter enviado ao congresso um projeto-criando a reeleição do presidente. Ele só enviou e foi derrubado e o fantoche (tem sempre um fantoche de plantão) que assumiu no seu lugar, um ano depois enviou o mesmo projeto e foi aprovado por maioria absoluta do congresso! E sobre esse golpe de Honduras, o motivo primordial foi o que eu declarei nos blogs, à epoca: um trampolim, junto com a Colômbia, para chegar até a América do Sul; as garras da águia colonizadora estão de volta para os países latinos americanos que não aceitam mais ser uma subcolonia dos EUA, pois cansaram de serem explorados! E agora as garras do colonizador estão aqui bem coladinhas ao Brasil e a Argentina! O QUE FAZER, COMOFAZER? E AGORA JÕAO???

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.