Mercosul e Unasul impõem perda total a golpistas paraguaios

Foi genial a fórmula encontrada pela maioria da comunidade sul-americana de nações para punir os golpistas que depuseram, por meio de uma farsa, o presidente constitucional do Paraguai. Aquele povo será poupado, a posição política que o parlamento golpista paraguaio impunha ao país na questão da entrada da Venezuela no Mercosul foi derrotada e os golpistas sofreram um revés político que os fragiliza na eleição do ano que vem, se houver.

O Paraguai era o entrave à entrada da Venezuela no Mercosul. O ex-presidente Fernando Lugo, por óbvio, aprovava, mas o congresso paraguaio, não. O impasse já durava anos. Com a suspensão do Paraguai da entidade, o que os golpistas tentavam – e conseguiam – impedir com Lugo no Poder não conseguiram impedir com ele fora do poder.

Além disso, a decisão do Mercosul e da Unasul de não impor sanções econômicas ao Paraguai evitará que a comunidade de nações sul-americanas sofra desgaste entre o povo paraguaio, que, segundo informações não confirmadas, em maioria pode estar, até o momento, contra o golpe “parlamentar” que derrubou o presidente constitucional. Essa maioria, obviamente, constitui-se do que mais há no Paraguai: pobres e miseráveis.

Outro benefício da decisão em bloco de Mercosul e Unasul de suspender o Paraguai das entidades sem lhe impor sanções econômicas: contornou a decisão intempestiva de Hugo Chávez de suspender a venda de óleo diesel ao país, o que, obviamente, causaria sofrimento entre a população e poderia, a médio prazo, colocá-la contra nações que ora lhe defendem a democracia.

Para quem não sabe, com a Venezuela no Mercosul Chávez terá que adotar a decisão conjunta do organismo de não retaliar economicamente o Paraguai e, assim, terá que suspender o boicote petrolífero que iria lhe impor.

A sábia decisão dos dois organismos multilaterais também fará os golpistas chegarem fragilizados à eleição do ano que vem, o que permite supor que partidos de esquerda, alguns até sem representação parlamentar, podem sair beneficiados. A maioria dos paraguaios certamente irá optar por não votar em candidatos que poderão ser alvo de antipatia das potências vizinhas, das quais o Paraguai depende.

Por fim, além dos golpistas paraguaios também perdem os golpistas argentinos, bolivianos, brasileiros, chilenos, equatorianos, colombianos , peruanos, venezuelanos… Isso porque muitos desses – ou todos esses – salivaram com a possível vitória do golpe paraguaio. Sem que aqueles que o aplicaram pagassem um preço, isso, por óbvio, estimularia novas aventuras antidemocráticas na região.

Claro que sempre há o risco de o regime endurecer e de, assim, os golpistas, sabendo que suas chances eleitorais não são boas, tentarem melar ou até não realizar a eleição presidencial do ano que vem, quando forças ligadas ou identificadas com Lugo podem retornar ao poder e, agora,  talvez com um parlamento livre de golpistas. Todavia, nem o Mercosul, nem a Unasul esgotaram seus estoques de armas para combater o golpismo paraguaio.

Homenagem dos Movimentos Negros de Juiz de Fora

Escrevi este post de Juiz de Fora (MG), onde participei da cerimônia de abertura da Semana Nelson Silva, evento dos movimentos negros regionais que trabalha para promover a “vizibilização” dos “invisíveis”, que é como os chamei quando estive nesta cidade no ano passado. E que, agora, homenagearam a este blogueiro

Foi emocionante e honroso ter recebido o convite para estar em Juiz de Fora a fim de ser homenageado pela luta deste Blog “por igualdade e justiça”. Por isso, espero poder escrever logo não só sobre a homenagem, mas sobre a história de luta de um povo daquela que já foi uma das cidades mais importantes do mundo.

Relatarei a luta da comunidade negra de uma região dominada pelo racismo de grupos políticos, a candidatura promissora do PT na cidade e, acima de tudo, a luta épica e virtualmente cinematográfica de Adenilde Petrina, guerreira de ébano de pouco mais de um metro e meio de altura que este blog irá apoiar como puder.

 

Tags: , , , , , ,

88 Comentário

  1. Eduardo, só me preocupa a situação da maioria do povo paraguaio enquanto tem pouco acesso à educação, portanto sujeitos à manipulação pelo PIG local. Se o novo governo inventar uma ditadura vai ser um problema porque as entidades regionais terão de pressionar com sanções econômicas e, talvez, logísticas, impedindo p.ex. a circulação de produção pelos países participantes, em direção aos portos, para exportação (embargo), o que atingiria diretamente os golpistas, sufocando-os. Nessa hipótese, os estados unidos não teriam como ajudar pois o acesso teria impedimento inclusive quanto ao espaço aéreo, o que, Deus nos livre, suscitaria-lhes intervenção militar (nós não podemos imaginar o quão loucos eles são).

  2. foi mesmo uma “tacada” de mestre: matou uma e preparou para as outras… que – certamente – virão!!

    acho fantástico o cone sul se encorpando e se organizando, como a natureza nos formou: sinal que nossas lideranças aprenderam com a história!!

    interessante a oportunidade de Dilma assumir a liderança do bloco: chance de por fim ao viés de “império”?

    contudo, sobrevive (ainda forte e bem representada) a ‘comunidade’ da contra-informação, que tudo fará para golpear-nos os pontos fracos; tanto cá quanto lá. Certamente uma longa e tortuosa estrada de pedras, cujo capítulo principal agora é a tomada do inferno da vez: Sampa!…

    …e olho firme em Colômbia, Bolívia (e por quê não Peru – trio de las cocas!) e Equador (que – pra mim estranhamente! – foi eleito com o pedido de asilo político do Assange!)… sem tirar o olho de Paraguai, naturalmente!!

    sds,
    Márccio Campos
    rio de janeiro

    • Márccio, o presidente do Equador, Rafael Correa, é de centro-esquerda. Foi por isso que Assange pediu asilo ao país.

    • Marccio, assim como os textos do Locatelli,o seu é uma verdadeira aula, parabéns !

    • “(e por quê não Peru – trio de las cocas!)”

      Marccio, se eu não estou enganado, o presidente eleito no Peru, acho que no ano passado, Ollanta Humala, é de esquerda. Sendo assim, aumentam as esperanças de um Mercosul mais unido.

  3. Meu caro Eduardo;

    Somente agora tomei conhecimento que está aqui na cidade onde resido. Me informe se ficará, onde estará, e como contatá-lo para que possa me comunicar contigo e talvez encontrá-lo. Seria um enorme prazer.
    O prazer seria maior até porque me proporcionaria encontrar com essas comunidades que não conheço, uma vez que sou “forasteiro” de há alguns anos na cidade.
    Antes de ler seu post, estava vangloriando com alguns amigos a decisão do Mercosul. kkkkkkkkkkk
    É pra soltar fogos, afinal é velho o ditado: há males que vêm pra bem.
    Apesar do desconforto e sacrificio do povo paraguaio, talvez isso resulte em benefício para toda a região. Isso se conseguirmos resistir à pressão do poder maior que assola a América Latina.
    E há notícias novas dando conta dos interesses da Rio Tinto, canadense (que disputa a primazia com a Vale e BHP Billignton) produtora de alumínio, e suas pressões sobre o Paraguai, que vinham acontecendo, isso somado aos interesses das Monsanto, Syngenta, Bunge, etc….
    Onde o pessoal que detém o poder mundial (econômico-financeiro) se mete, pode-se esperar de tudo.

    • Augusto, infelizmente deixei a cidade na primeira hora da manhã deste sábado. Mas não faltará oportunidade.

      • Uma pena.
        Tb moro em Juiz de Fora, e teria maior prazer em conhecê-lo pessoalmente.
        Na próxima nos avise.
        Podemos marcar um almoço com todos os blogueiros que te admiram.
        Um abração!

        • Boa idéia Eliana. Mas, precisamos “marcar sob pressão” o Eduardo.kkkkkkk Que eu saiba já é a 2ª vez que ele vem à cidade e não ficamos sabendo.

  4. Esse golpe contra a democracia no Paraguai foi engendrado pela direita e consumado no parlamento a semelhança do que foi tentado no Brasil contra Lula no famoso “Mensalão”. Uma das diferença foram os vices, o nosso José Alencar a quem tentaram aliciar, repudiou, se indignou e repeliu a proposta, pois era um homem digno, de caráter, amigo fidalgo de Lula, por isso e muito mais é que Lula sentiu tanto a morte desse grande brasileiro, quem conta essa história é Tarso Genro na Carta Maior.

  5. Bela analise Edu… nossos golpistas, capitaneados pelos dois impolutos vestais daquela revista, quebraram a cara.

    Bom fim de semana!

  6. Ja frisei e repito,ruim com Lugo.muito pior sem ele.Não só o fortaleceram eleitoralmente,como colocaram a elite a caminhar no fio da navalha,traçaram uma linha em que devem andar.ou seja assumiram mas nã mandam.E ainda “ajudaram” o Chávez..Agora todos estão vendo o quanto foi precipitado e estúpido este golpe.Isto já deve estar se refletindo na Bolívia,onde se teve um inicio de mais uma tentativa de golpe.A Unasul e Mercosul,e mais tratados multilaterais ou bilaterais que os países da America do Sul fazem ou estão por fazer,tem por base a manutenção das democracias,o estado de direito,e a rápida e em bom tom resposta destes a este golpismo no Paraguay,foi uma clara demonstração de união,de respeito aos tratados,alem ,repito de um recado aos golpistas de plantão,foi um recado também a OEA,aos EUA e comunidade internacional que a fila andou e quem manda agora é realmente o povo,com sua vontade respaldada nas urnas e aceita e compromissado pela maioria dos países latinos.As paredes das casas grandes estão sendo derrubadas.

  7. eu admiro uma boa análise, e desnecessário dizer que qq uma delas prima, se o é, pela VERDADE ..afinal, o que ela nos custa, a verdade, se não a manutenção da nossa boa imagem de imparcialidade e honestidade, de equilíbrio, integridade e seriedade ?!

    Agora só falta o governo do PARAGUAI também classificar a atitude dos vizinhos de GOLPE ..do que sei, não foi, pois o ato estava previsto em estatuto, ou não ?

    NÃO foi golpe nem do MERCOSUL, UNASUL, NEM o do Congresso e do JUDICIÁRIO Paraguaio também

    Infelizmente o que houve lá, no Paraguai foi o descortinar desavergonhado de uma democracia de brincadeiras ..tipo esta em que vivemos (só que aqui, com outros tipos de péssimas maneiras)

    GOLPE é quando seus algozes agem FORA DA LEI, no casuísmo, usando de métodos ilícitos e traiçoeiros ..TIPO AQUI quando THC COMPROU a sua reeleição

    ahh, mas o método foi imperfeito e não garantiu a defesa, dirão ..VERDADE, mais isso foi pelos MEUS valores, não pelos deles e pelo que estava escrito ..e DURMA com isso

    e DITADURA, só pra lembrar, é quando quem dá o golpe vilipendia Instituições já aceitas, te manda calar, te humilha, tortura e/ou ofende de forma truculenta, sem diálogo, na força, valendo-se do poder irresponsavelmente só para si ou para seus membros e parentes, quando se cria de direitos exclusivos, abreviando-se e negligenciando-se nos deveres, tendo invariavelmente como método de diálogo e defesa pra suas idéias e interesses, a ponta duma baioneta, por exemplo

    .só isso

    e com vocês, mais um pouco da UNASUL

    http://www.youtube.com/watch?v=lYJqmCl6_lU

    • fora de pauta

      MARTA SUPLICY sinaliza que ficará de fora da campanha de HADDAD

      BEM, eu fui dos que apresentei mais de um motivo pra NÃO concordar com o lançamento de MARTA como candidata a prefeita da minha cidade

      1- Por achar que ela DEVE cumprir o mandato de senadora até o FIM, e não fazer como tantos outros delinquentes que se valem deles como passa-tempo e/ou trampolim

      2- Por achar que os partidos TEM QUE RENOVAR as lideranças que já estão viciadas e carentes de alma, idéias, ideais e sonhos

      3- Por reconhecer que ela NÃO é uma figura carismática por aqui, e se assim, que melhor seria dedicarem-se ao novo do que em tentar reformar “o velho e roto”

      4- e finalmente , por achar que ela como prefeita, embora tenha atendido a inúmeros interesses legítimos (na educação e transportes principalmente), ela não tenha correspondido ao que eu esperava à época pra minha região

      ..eu esperava mais humildade e diálogo, priorização pela ÁREA VERDE, por projetos de ENVERGADURA como mais monotrilhos suspensos e menos corredores terrestres por exemplo ..achava que ela podia ter cuidado um pouco mais do transito e das ruas e de seus buracos, da SAÚDE ..poderia ter investido mais em suas promessas de coleta seletiva e na troca de iluminação das ruas por outras mais baratas e eficientes ..enfim ..verdade é que no meu bairro, DE CONCRETO, eu não vi quase nada e isso me desanimou ..embora tenha visto o suficiente pra defende-la em sua tentativa de permanência como prefeita, fato que não se consumou.

      verdade é que hoje penso que sob determinado angulo Marta foi vítima da esperança ..daquela que faz com que todos achemos que sempre vai melhorar ..e que se ela foi o que foi, quem sabe outros seriam até mais..

      agora ..de bacana mesmo, de MARTA SUPLICY, lembro do esforço que ela, como PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, do esforço que ela empenhou em desbaratar e ESCANCARAR pra todo mundo os tentáculos e buracos que a máfia que a antecedeu protagonizou (máfia capitaneada por PAULO MALUF e Pitta) ..bandalheira rasteira e grossa que antes só circulava como boato e/ou teoria, a boca pequena, de ouvir dizer, ou debitado a folclore popular ..que nada, MARTA provou a todos que era VERDADE SIM !!!!

      ..Marta ajudou a desbarar uma gangue que foi capaz de desviar, segundo a promotoria de SP, e a valores de hoje, R$ 1 BILHÃO de recursos desta cidade ..isso do que foi localizado ..grana VIVA que foi parar nas contas desta QUADRILHA e de seus parentes, em Jersey, NY, Paraísos fiscais dvs e na Suíça ..grana pra ninguém botar defeito, nem D.Dantas ou Eike ..grana que as forças FEDERAIS (poder executivo, legislativo e judiciário somados) MISTERIOSAMENTE, ainda não deram conta de repatriar e/ou de condenar os que se atreveram a tão grande mal feito um dia praticar …vai saber pq, né ?

      por isso hoje eu digo, Marta eu entendo a sua atitude ..e me surpreenderia do contrário

      ps – embora eu seja RADICALMENTE contra o sexismo e, consequentemente, o feminismo e suas causas e datas comemorativas rasas (sou pela igualdade e isonomia de TODOS os seres) ..verdade, acho que poucas das CIDADÃS que conheço merecem reconhecimento por sua coragem e determinação como esta, Marta Suplicy

      ..e que dela, barbados, traíras e COVARDES, que dela tomem a vergonha na cara necessária, e como exemplo a ser seguido, no mínimo pra não passarem pra história de suas biografias de heróis a vilões, a meliantes oportunistas e punguistas ordinários, ou quem sabe, pra sorte da sociedade, ainda não acabarem enjaulados em seus últimos dias de vida ..vida que a muitos prometia e que premiou, mas que eles não souberam reconhecer e agradecer a tão alto posto que a vida e o destino lhes catapultou

      http://www.youtube.com/watch?v=N8vYNpmCSSY&feature=related

      • Agora é eleger o Haddad para que ele faça o mesmo com o Serra/Kassab, denuncie os desvios e falcatruas que fazem desses dois tão ruins ou piores que o Maluf, apenas ainda não foram denunciados até serem perseguidos pela Interpol. O trabalho é enorme e vai exigir constância de todos nós, e não ficar de mimimi por motivos menores na conjuntura em que nos encontramos em São Paulo. Só para ilustrar o que digo:
        http://mariafro.com/2012/06/28/bruno-ribeiro-sao-paulo-a-cidade-proibida/

        • Desculpe ..piores que MALUF ?? ahhh vá ..até agradeço sua tentativa de me fazer rir, mas o assunto é sério colega ??!!

          ..me diga, o MESSIAS e a MADRE não estão em Brasilia há 10 anos ?

          Fizeram o que até agora que não conseguiram das provas que todos dizem que existiam, hein ? ..será ? será mesmo que elas existem ? ..lembra do Geraldo e a DASLU, hein ? ou será que toda esta boataiada não faz parte de mais um cozido político ?

          Lembre-se, quando Marta foi prefeita, só no 2o tempo ela contou com LULINHA ..e mesmo assim quando ele estava enroscado tentando se livrar do MENSALÃO

          desculpe ..não compara não

          Entendo que o que foi feito hoje não foi uma aliança, mas uma ALGEMA que ligou várias correntes com o crime, tudo dentro dum projeto de VINGANÇA pessoal

          ..afinal, NÃO da pra negar, hoje todos TEM CERTEZA dos AMIGOS e companheiros que escolherem pra conviver e caminhar, não ?

          http://www.youtube.com/watch?v=ZRG9TaNDaRc

      • Marta e seu ex estão no partido errado há muito tempo, petistas com ações tucanas.

    • “Infelizmente o que houve lá, no Paraguai foi o descortinar desavergonhado de uma democracia de brincadeiras ..tipo esta em que vivemos (só que aqui, com outros tipos de péssimas maneiras)”

      Tem razão, aqui nós brincamos de elevar o padrão financeiro de UMA ARGENTINA no Brasil, coisa nunca feita. Sugiro ler o que o Censo informa sobre o que esta democracia de brincadeiras fez nos últimos dez anos.
      Quanto você paga pela assinatura da Veja?

      • té-a-téte ..desculpe, mas sob aspectos estritamente econômicos, as DITADURAS (de Vargas e dos militares) fizeram-nos bem mais que todas as democracias juntas (Petrobras, Vale, industria bélica, aérea, naval, petroquímica, urbanização, siderurgia, lei sindical e trabalhista, universidades públicas etc etc etc)

        E quando falo em democracia falo em MODELO político, REPRESENTATIVIDADE tiririca, consequência, seriedade ..falo de cidadania

        abrá

        • Romanelli,muitas ditaduras fizeram grandes progressos no aspecto econômico.A Alemanha nazista pós 1933 reergueu o País,assim como a União soviética dos Planos multianuais de stalin transformou um país de camponeses numa potencia em 20 anos.Devemos lembrar, no entanto, que esses créditos feitos a revelia da democracia tem seu preço quando os outros estamentos sociais são esquecidos ou perseguidos.Não há dúvida quanto ao crescimento Brasileiro sob a égide das Ditaduras.Convém lembrar a época e a contigencia econômica daquele momento (Excesso de dolares no mercado) e que resultou na dívida externa Brasileira.
          A Cidadania talvez seja melhor eregida sob o manto democrático, não acha? Quando os demais pesos e contrapesos podem agir livremente. A Pobreza e a desigualdade são uma CONSTRUÇAO HISTÓRICA e,portanto,demandam algum tempo para serem debeladas.Pode-se discutir a forma e a velocidade do combate..a esses males…

          • é isso sim ..evidente que tudo o que dizemos precisa sempre ser melhor aprofundado, o que normalmente pelo tempo e espaço restrito, fica meio que impossível de ser colocado

            Claro que tem aspectos e MOMENTOS históricos envolvidos ..como em tudo, há ganhos e perdas ..sem duvida

            ..mas agora eu gostaria de me ater a isso que disse :

            “A Cidadania talvez seja melhor eregida sob o manto democrático, não acha? ..” ..acho ..mas e ??!!

            Particularmente penso que nossas Instituições são frágeis, débeis, e por servirem a TODAS as correntes políticas, quase ninguém as que ver de pé ..veja o exemplo de HOJE mesmo;

            A mídia denuncia que PROJETOS, que LEIS foram aprovados sem debate, sem deputado presente, pior, com o Congresso deserto ..fala sério ?

            Pelos meus valores, como EU posso acreditar numa democracia que depois de anos, ao invés de se aprimorar, resolve nos brindar com COTAS RACISTAS como se aqui fossemos um país que tivesse dado abrigo a uma KKK por exemplo?

            E o que dizer dos poderosos que não prestam contas ..dos BANDIDOS com e sem colarinho que nos infernizam ?

            Como encarar leis que NOS DISCRIMINAM, hora oferecendo direito especial pra doutor, juiz, advogado, e/ou políticos ? ..leis que toleram a mentiram, que dão de redução de pena (isso quando dão pena), que admitem a prescrição pelo tempo e/ou idade?..fala sério, e a vítima como fica ?

            REITERO, em termos de CIDADANIA eu não vejo diferença alguma em ouvir dum cara um “cala boca pois vc não sabe com quem esta falando” e hoje, hoje quando esta nossa democracia, ou nos deixa falando sozinho, ou pede pra você esperar LONGOS E ETERNOS minutinhos

            sinceramente, se o Eduardo me permite, a MERDA COM TUDO ISSO !!!! ..e que esse pedido não seja dado a funcionário publico corrupto, VAGABUNDO e/ou ordinário, pois se assim, tanto hoje quando antes, na dita, corro o risco de ser processado e/ou preso pelo desabafo e desacato dirigido a CASTA ainda INIMPUTÁVEL.

            ps – hoje vou dar mais um exemplo pratico, todos sabemos que biologicamente a mulher vive de 10-15 anos mais que os homens ..que os HOMENS por pressões GENÉTICAS (hormônios por ex) e sócio-econômico-culturais são os que mais são pressionados, cobrados e levados ao desespero, ao vício pra simplesmente existir e/ou resistir ..afinal, afinal somos “nós” que enchemos os presídios, que morremos precocemente por motivos NATURAIS ou por episódios violentos ..somos nós que pelo modelo nos sujeitamos a empregos mais inumanos e que ficamos rapidamente desempregados SEM perspectivas, antes aos 40 e hoje já aos 30 ..somos nós que culturalmente fomos obrigados a ceder em posicionamentos e comportamentos até INSTINTIVOS e/ou primitivos de séculos, e isso em tão pouco tempo

            ..somos NÓS, pelas estatísticas, que MAIS pagamos a previdência e que NUNCA nos aposentamos ..e são as mulheres que mais recebem pensão integral até o fim dos seus dias, inclusive ainda, aqui, até por PAI falecido ..e aí vem qq governo e ao invés de por ordem na casa, de nos ofertar a cidadania, diz que pretende que o novo coeficiente de aposentadoria pretendido (1) seja o de 85 pra mulher e 95 pro homem ..francamente ..eu NÃO peço, pelos motivos expostos, mais privilégios e compensações não ..mas no mínimo um pingo de igualdade nos direitos

            (1) soma de tempo de contribuição com idade

            abrá

  8. Próximos passos: Acordos do Mercosul com os BRICS, especialmente com a China.

    E continuar a tratar os EUA e Europa, com todo respeito, como parceiros normais. Nada de subserviência.

  9. o grande perdedor, na minha opinião, foi os eua, que o negão, pensava ter acesso ao mercosul via paraguai.dançou, assim como dançou a midia nativa,cheia de idiotas golpistas.
    reinaldo carletti

    • Reinaldo, Vc tem razão ! Basta ver a cara de indignação do willian Waack, ontem no Jornal da globo, Afinal ,os neoliberais não são a favor do LIVRE MERCADO ? A Venezuela é um grande e apetitoso mercado e ,certamente, fortalecerá o Bloco.Golpe de mestre nos lambe botas do tio sam ….

  10. Parabens a Presidenta Dilma !
    Agora, urgentemente e sem olhar para trás, aproveitando os bons ventos que irão soprar até agosto/2013, Equador e Bolivia como membros plenos.
    Essa aquisição irá consolidar DEFINITIVAMENTE o Mercosul.
    A questão economica será gradativamente resolvida.

  11. Edu, minha intuição diz que:
    – Os golpistas não evitaram a eleição de 2013, eles já estão sentido o tranco externo, mas principalmente interno. A rede publica de televisão que foi censurada a principio hoje já está livre das garras golpistas e Lugo está arrumando seu exercito de campesinos e cidadãos urbanos que tiveram sim melhoria com Lugo.
    – A questão energética não é tão simples como os golpistas pensam. Eles já disseram que pretendem vender o excesso de energia eletrica que o Brasil compra para gerar emprego, mas isso será possivel se os contratos com o Brasil tiverem para vencer logo, de preferencia antes de 2013 e por outro lado eles já disseram que vão vender essa energia mais barata, subsidiada pelo estado tirando dinheiro dos cofres paraguaios com a promessa de empregos a rodo. Isso parece ser improvável haja visto que as mineradoras utilizam maquinas gigantescas onde a mão de obra é especializada e muito rara no Paraguai.
    Ai está, o quanto mais barata será? Quanto custará ao tesouro paraguaio? É mais vantagem ao povo paraguaio ganhar vendendo energia para o Brasil ou para estrangeiros que não medem esforços em mandar seus lucros para as matrizes onde a maioria está fora do bloco na Unasul ou Mercosul e estão fazendo água há muito tempo em seus continentes?

    Esse cenário acima dá um corpo de vantagem ao Lugo e seu grupo de esquerda. Depois que o Lula eleger todos os seus afilhados pelo Brasil (oh homi que tem afilhado santo cristo!!!) deverá adotar o Lugo também como afilhado ( Lula , menininho lindo… sem pressão… todo mundo sabe que ocê adora tudo isso de ajudar um vizinho em apuros), aí num pra ninguém..

    P.S. Caro Edu cê acha que o Paraguai não deu golpe maior ou foram mal sucedidos nas suas 20 e tantas tentativas por quê? É Lula é Dilma é Cristina é Mujica e agora o GRANDE Hugo Chavez. Esse povo não é besta de não deixar rolar as eleições em 2013 e nesse dia o Lugo vai com tudo, se é para presidente ou para Senado não importa o importante foi que o povo paraguaio entendeu que devem renovar o Congresso a todo custo e a volta a esquerda no executivo. O JUDICIÁRIO ? Ah o judiciário paraguaio só será renovado quando fizemos nós aqui nossa faxina que já levou tempo demais.

    Temos para o bem das eleições municipais pelo Brasil e principalmente em SP mandarmos o Gilmar Mendes para casa…
    -Não foi a toa que FHC escolheu Gilmar Mendes para o STF, afinal os estados que mais fazem fronteira com o Paraguai são Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. .
    -Não é a toa que Gilmar Mendes é mato-grossense.

    Enfim prestaremos grande ajuda ao Paraguai fazendo nossas grandes faxinas municipais, estaduais e depois no STF.
    Nunca devemos nos esquecer o que Gilmar Mendes fez em todos os verões passados, para nosso proprio bem e de nossos vizinhos. O Lugo e campesinos de toda a América Latina serão muito gratos.

    P.S.2 Nossa Edu, como ocê tá afiado menino. Eu nem tinha pensado no revez da moeda de Hugo Chavez. Essa historia de colocar o homi no Mercosul para cessar o bloqueio de petroleo foi uma grande sacada desses vermelhos ¨malditos¨ do Mercosul. Eles podem alegar ( ¨ingenuamente¨) que colocaram o cachorro louco do Chavez não para punir aos golpistas paraguaios e sim muito pelo contrário.kkkkkk

    MENSAGEM PARA HILÁRIA CLINTON, A CHIFRUDA.

    Ocê é muito lenta menina, não foi a toa que ocê soube o que o seu marido fazia atrás do armário pela imprensa. Ocê é muito lenta mesmo mulher.
    Desculpe-me Edu, eu não consegui resistir, é mais forte do que eu.

  12. O Augusto Nunes, acaba de ser hospitalizado.
    Ele cometeu o “harakiri português”.

  13. Parabéns pela merecida homenagem Eduardo!

    Não sei se a ousadia golpista paraguaia seria factível no Brasil e na Argentina. Ao contrário de Lugo, Dilma e Kirchner têm a seu lado toda uma gama de movimentos sociais e populares e qualquer tentativa de golpe certamente teria desdobramentos iguais ou “piores” que os da Venezuela em 2002.

    Medo foi o único motivo da direita brasileira não ter tentado tirar o Lula do governo e o mesmo medo segura Cristina Kirchner e Dilma que, ao contrário do que se vê no PIG dos dois países, contam com enorme apoio popular.

    O Paraguai apenas perdeu assento no Mercosul e Unasul (uns poucos anéis). No Brasil e na Argentina o golpe custariam anéis e dedos. Terão coragem de tentar?

    NO PASARÁN!

    Saudações a todos

  14. Não gosto e nem costumo assistir ao Jornais tendenciosos impostos pelo Ali, e muito menos o último com aquelas personagens. Pois bem, ontem, casualmente zipando pelos canais, assisti a entrada de referido jornal quando me deparei com a cara azeda do tal Waak que quase saltando da tela detratou a todas as autoridades que se encontraram no conclave que suspendeu o Paraguai, em especial nossa presidenta, tratando-a como traquinas. Por essa e outras que estão cada vez mais perdendo credibilidade e consequentemente audiência. A cena foi patética. Só vendo para crer. No mais, quando soube da grande notícia, de imediato me lembrei de uma produção hollywoodiana “O Golpe de Mestre”.

  15. As resoluções do Mercosul, em afastar o Paraguai e incluir a Venezuela no Mercosul, foi uma jogada de mestre.

    A Venezuela tem uma economia muito maior do que a do Paraguai. Quem ganha mais com
    esta mudança, é o Brasil.

    • É evidente que o Mercosul só ganha com a entrada da Venezuela,é um grande produtor de petroleo,membro da OPEP e mais do que isso,um parceiro estrategico e poderoso para as ambições geopoliticas do Brasil.E o Paraguai?O Paraguai é o Paraguai,oras.Leiam Eu O Supremo de Augusto Roas Bastos,escritor paraguaio falecido em 2005,para entenderem o que é o Paraguai.

  16. O duro é ver que os chamados sabios da nação,mondarem o nosso crescimento de forma a ficarmos dependentes de energia do Paraguai com tantos rios e possibilidade de linhas de transmissão.mas o pais para eles era apenas,sul e sudeste,o mesmo com o gaz da Bolivia onde hoje ja sabemos que sabiam do potencial energetico no referente a gaz e petroleo,mas queriam entregar tudo.
    Como ser uma nação,na visão do PSDB,DEM.PPS se entregam os pilares da mesma.
    Energia.
    Transporte.
    Comunicação.
    Economia,bancos
    E o pior de tudo,a informação que continua na mão de poucos.
    Assim a grande maioria deste pais,mesmo aqueles que tem uma especialização um diploma,como meu urologista que sabe tudo de CÚ,mas assisti a Globo,le a Veja,Folha e Estado.
    Sabe tudo ,mas tudo que eles querem e como eles querem.
    Tem opinião,mas a oinião que eles querem.
    Edu,como chegar com informação a estes de classe media e bem formados,que dira a periferia refem da fazenda ,BBB e novelas.
    Este tem ser o tema não da esquerda,mas todos que admitem o direito a informação e direito de pensar para se decidir livremente.
    Quem sabe e tem possibilidades faz a hora não espera acontecerEdu ,vc faz muito mas com união ja poderiamos ter um jornal semanal com materias retiradas dos blogues sujos,Barão de Itareré neles.para chegarmos e indicarmos leituras de blogues onde todos possa pensar comparar ver projetos e programas de partidos e nunca promover apenas nomes ou caciques.
    escervi demais chega de mimimimimimi

  17. Foi uma pena você estar na minha cidade e eu não saber, para cumprimentá-lo pelo excelente trabalho realizado nesse blog.
    Vê se da próxima vez avisa com antecedência, hein.
    O povo de JF agradece sua presença.
    Abraços.
    Luis Fernando.

  18. Putz, o PARAGUAI foi suspenso do Mercosul até as eleições. E daí? Unasul, bem, isto é ficção, né?

    • E daí?…

      Ah meu Deus! Como eles demoram pra entender as coisas!

      E daí que a suspensão do Paraguai ensejou a entrada da Venezuela (dona da maior reserva petrolífera do Mundo) no Mercosul.

      – “E daí?…”

      Ah meu Deus! Como eles demoram pra entender as coisas! Desisto.

  19. A decisão não poderia ter sido outra. Convivi com uma parte da chamada elite paraguaia por alguns anos, muitos deles detestam o Brasil. No entanto, desta vez, face à retaliação, encontrarão motivos para cairem como nunca no colo do titio SAM, aliás, sempre foram inclinados a se sentarem no colo dos americanos. Muitos são provincianos e deslumbrados com os states. Esta hidrelétrica é um nó daqueles.

  20. Se não há sanções, o povo paraguaio continua sua vida normalmente e o novo governo toca em frente. Onde está a perda total ?
    “segundo informações não confirmadas, em maioria pode estar, até o momento, contra o golpe “parlamentar” que derrubou o presidente ” Essas “informações não confirmadas” vem do instituto DataEdu.

  21. Para azar da imprensa urubu,mais Investimentos que gerarão Empregos e renda para os cearenses

    Entreposto em Caucaia-CE

    Cidade do Atacado já é realidade

    30.06.2012

    Comerciantes do setor de secos e molhados assinaram contrato para ocuparem a primeira parte do entreposto

    A Cidade do Atacado, empreendimento que almeja ser o maior complexo empresarial da América Latina e que está em construção em Caucaia, já tem definido o primeiro setor a aportar em seus pavilhões. Na semana passada, representantes dos comerciantes de produtos secos e molhados assinaram o contrato para a ocupação dos primeiros 60 mil metros quadrados construídos do empreendimento. A expectativa é de que até o fim deste ano, quando 40% da construção estarão prontos, eles estejam em plena operação.

    Contrato para a ocupação dos primeiros 60 mil m² do empreendimento em Caucaia já foi assinado

    De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caucaia, a expectativa é de receber cerca de 130 empresários, os quais, atualmente, têm seus negócios funcionando na Rua Governador Sampaio, no Centro de Fortaleza. No entanto, a saída deles de lá já estava definida.

    “Um milhão de metros quadrados da Cidade do Atacado devem ser entregues por etapas e o do setor de secos e molhados deve funcionar ainda neste ano para atrair outros setores e mostrar que está dando certo”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município da Região Metropolitana, Antônio Vieira.

    Captação em curso

    Ele ainda disse que, através da mediação da Associação Cearense dos Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Acad) e de entidades nacionais, a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e a empresa administradora da Cidade do Atacado, a Varicred, negociam novos setores.

    De autopeças a fármacos

    Na mira deles, Vieira contou de conversas e até pré-contratos de entendimento com representantes dos segmentos de autopeças, fármacos, têxteis e lácteos. Como atrativo para os empresários atacadistas, a Prefeitura de Caucaia e o governo do Estado oferecem alguns benefícios financeiros, como descontos de até 90% em impostos como IPTU, ITBI, além da liberação do alvará de construção e de funcionamento.

    Conclusão em 2013

    Segundo garantiu Vieira, a Varicred, que é responsável pelo investimento de R$ 300 milhões da Cidade do Atacado deve concluir as obras até o fim de 2013.

    Para 2012, é prevista a finalização de 400 mil metros quadrados – do um milhão de metros quadrados que serão construídos. Ao todo, o empreendimento tem 284 hectares. Isso deixaria 60% do restante para o próximo ano.

    “Mas, paralelamente a tudo isso, nós estamos fazendo as obras de infraestrutura, como pavimentação e saneamento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

    Maquete da Cidade do Atacado mostra como será o empreendimento planejado para ser o maior da América Latina, com conclusão em 2013 fotos: divulgação

    Impacto econômico

    Além da elevação dos índices econômicos por conta dos empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), o município de Caucaia espera alcançar uma arrecadação anual de R$ 1 bilhão oriundo exclusivamente das operações da Cidade do Atacado.

    Em termos de geração de emprego, pós-conclusão de obras, a promessa é de 320 mil novos postos de trabalho gerados diretamente.

    Outros empreendimentos

    Também em curso na Cidade – mas não tão grandiosos -, Antonio Vieira mencionou a Cidade da Confecção e o Atacadão do grupo Carrefour, ambos com funcionamento previsto para o fim do ano que vem.

    O primeiro, contará com R$ 80 milhões de investimento e a geração de 21 mil empregos, enquanto o segundo terá R$ 100 milhões e 300 empregos.

    ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
    REPÓRTER

    ;

  22. máquinas tuneladoras

    Governo do Ceará e Robbins acertam nova fábrica

    30.06.2012

    A construção da estrutura poderá ser iniciada em quatro meses e deve durar cerca de seis meses

    Enquanto luta para “emplacar” a implantação de uma montadora de automóveis no Ceará, o governo do Estado fecha as negociações com a empresa norte -americana Robbins Company para construção de uma montadora de tuneladoras, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), em terreno de cinco hectares, situado entre a Cimenteira Apodi e a empresa de aerogeradores Wobben Windpower.

    Ontem, foi assinado o contrato para construção das quatro tuneladoras que irão escavar os túneis da linha leste do metrô de Fortaleza Foto: Divulgação

    A instalação da planta fabril foi fechada ontem, pelo governador Cid Gomes e o presidente da Robbins, Lok White, minutos antes da assinatura do contrato para construção das quatro tuneladoras que irão escavar os túneis da linha leste do metrô de Fortaleza, que irá interligar o Centro ao bairro Edson Queiroz.

    A Robbins foi a vencedora da licitação da secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), para a compra dos equipamentos conhecidos como “tatuzões”,no valor de R$128,2 milhões. A perspectiva do governo é que duas tuneladoras, ou parte delas, sejam montadas na nova fábrica, na qual estão previstos investimentos privados da ordem de R$ 20 milhões.

    Fase inicial

    Segundo o diretor da Pentagonal Consultoria e procurador da Robbins, Aécio Gonçalves, o projeto arquitetônico da montadora ainda está em fase de elaboração, devendo estar concluído nos próximos 20 a 30 dias, após o que serão solicitadas as licenças ambientais prévias (LP) e de instalação (LI), na Semace. Para Gonçalves, “a liberação das licenças será rápida, porque a montadora será instalada entre duas empresas já instaladas no Cipp”.

    Conforme acrescentou, se tudo transcorrer normalmente, a construção da fábrica poderá ser iniciada em quatro meses. “A construção será rápida, deve levar uns seis meses, será toda pré-moldada”, aposta Gonçalves. Inicialmente, informa, a planta fabril irá montar partes de duas, das quatro tuneladoras que a Robbins irá construir na Fábrica de Ohio, nos Estados Unidos.

    Incentivos

    De acordo ainda com o procurador, a empresa norte-americana leva cerca de seis meses para montar um “tatuzão”, tempo que certamente será estendido aqui, diante da inexistência e fornecedores de máquinas e equipamentos próximos ao empreendimento e ao próprio Estado. “A montadora de Ohio já opera com uma cadeia produtiva no seu entorno”, justificou.

    Gonçalves informa ainda, que a Robbins já negociou com o governo cearense desoneração de 75% do ICMS, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) e que irá solicitar, à União, isenção de 25% no frete de Marinha Mercante. “Redução de Imposto de renda só podemos pedir dois anos após o início da produção”, antecipou.

    Prazo

    12 meses será o tempo de fabricação e montagem das quatro tuneladoras, que irão perfurar os túneis do metrô da linha Leste de Fortaleza

  23. Siderúrgica do Pecém-CE

    Murilo Ferreira, Presidente da Vale, confirma obra física

    30.06.2012

    Rio/Fortaleza. O presidente da Vale, Murilo Ferreira, confirmou a data de início da construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), projeto da sociedade da Vale com as coreanas Dongkuk e Posco no Ceará. O empreendimento terá sua construção iniciada em 17 de julho, com a cravação das primeiras estacas. “A partir de 17 de julho, vamos ter o andamento físico do projeto”, reafirmou o executivo durante teleconferência com jornalistas para falar da obtenção da licença prévia para o projeto S11D, no Complexo de Carajás, no estado do Pará.

    Em Fortaleza no mês passado, o presidente da CSP, Marcos Chiorboli, já havia anunciado a data e contado de três desembarques de estacas, as quais serão cravadas no terreno da siderúrgica, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

    As próxima etapas consistem no estaqueamento e na construção civil propriamente dita. Já a montagem de equipamentos deve iniciar na metade do próximo ano, segundo declarou o presidente da siderúrgica.

    Escritório

    Na segunda-feira, 2,(Julho) chegam a Fortaleza os funcionários do escritório da CSP, que passará a funcionar em um escritório na Avenida Dom Luiz.

  24. De acordo com o Bill Track, os países que deram o golpe foram, Brasil,Uruguai e Argentina.Paraguai não queria a Venezuela.De acordo com a rede esgoto,golpistas são os outros que ,não atendem os interesses americanos.Mas o bom é que tanto Mercosul como a Unasul estão atuando juntos.Em São Paulo, ainda há divisões…que não poderiam ter.Admiro a Marta e sempre apoiei seu trabalho…acho que Sampa precisa da senadora,com o corpo e alma nas eleições.Tirar os demotucanos é cortar a cabeça da direita ativa,é proteger a cidade, de coisas mais indigestas do que o Maluf,do que o poder local.Sampa vai ser a cidade sede do golpe dos coronéis.A esquerda, precisa unir forças para as eleições mais acirradas, que já vimos.

  25. Vou fazer uma provocação apenas:democracia na America Latina tão somente enquanto for conveniente para os EUA,a partir do momento que os interesses norte americanos forem sendo posto em risco,a central de golpes norte americana vai funcionar a todo vapor.Sempre foi assim ao longo da historia,sempre agiram na ilegalidade,porque iria ser diferente agora?Se bem que os Eua são um imperio em decadencia,mas um imperio em decadencia com milhares de ogivas nucleares,lutando desesperadamente para sobreviver.É bom sempre ter os pés no chão para não ser pego de surpresa.

    • Dimas,
      O país lutando desesperadamente para sobreviver e alguns lutando desesperadamente para usar estas ogivas….

      • Luciano,os norte americanos jogam sujo,normalmente,são arrogantes e mal intencionados,jamais de as costas para um norte americano.Morei tres anos em Filadelfia,sei o que falo.A sociedade norte americana está se tornando cada vez mais fascista,cada vez mais resistente à mudanças e o fim de uma sociedade normalmente começa assim,com o seu enrigecimento e consequente fossilização e horror a qualquer manifestação que possa acarretar transformações.E eles não tem muitas opções,porque perdendo Obama ganha o republicano,cujo nome não me ocorre agora,e então será o juizo final para eles.

  26. Foi prematura a eleicao do Lugo para presidente, um acaso do destino, o pais ainda nao estava preparado pra ter esse governo. Ele ganhou com somente 40% dos votos, e somente proque a eleicao la nao tem segundo turno e os colorados se dividiram lancando 2 candidatos, Se tivesse segundo turno o Lugo nao ganhava. Quem conhecia o Paraguai da época do Stroessner, como eu que sou meio paraguaio, sabe como era a situação politica la, muito mais dureza do que no Brasil, nunca houve por la um MDB ou coisa parecida, O partido colorado era obrigatório, ate os campesinos se declaravam colorados, e em cada vilarejo do pais havia o que se chamava ” Seccional Colorada” , que vigiava a todos. Entao esse problema agora , nao adianta ter pressa, faz parte do processo paraguaio de construção da democracia, que mal começou, ainda esta engatinhando, mas aos poucos vai chegar la. No Brasil, foram 30 anos de organização dos movimentos sociais, consolidação da liberdade de expressão, fortalecimento das instituicoes e tal , nao foi de uma hora pra outra que chegamos aonde chegamos. Ja e maravilhose ver que esta havendo liberdade de expressao no Paraguai, que ha muito mais tolerancia do que havia antes, que os jovens , que nao viveram aquela epoca, ja tem uma cabeca muito diferente. A escravidao no campo tambem diminui muito e a situacao economica melhorou , nao por causa do governo Lugo ( ou somente por causa do governo Lugo), e sim por causa da populacao de modo gera, advento da Internet tambem ajuda e por ai vai. O importante e ter menos preconceito contra os paraguaios, sejam de direita ou esquerda, e se solidarizar. Por exemplo, vamos nos interessar mais por eles, fazer amizade pelas redes sociais, adicionar amigos paraguaios na internet , sem fanatismo politico , com bom humor, calma, e amizade. tudo de bom pra todos ai

  27. A Unasul e o Mercosul saíram mais fortes dessa. Genial.

  28. Em que pese a debilidade de sociedades que na maior parte de sua historia estiveram sob o tacão de regimes autoritarios,não resta a menor duvida de que a democracia necessita urgentemente ser consolidada abaixo do Rio Grande,até mesmo para fazer frente ao poderio belico de uma nação em franca decadencia,como é o caso dos EUA.Portanto não tenhamos ilusões.Enquanto os interesses vitais para os norte americanos não forem postos em risco,enquanto eles não se sentirem ameaçados por qualquer pais da região,não correremos riscos de vermos agredidas nossas instituições democraticas,caso contrario,as frageis democracias latinoamericanas irão cair como um verdadeiro castelo de cartas.Respeitadas as diferenças historicas,podemos dizer que Honduras e Paraguai funcionaram como um laboratorio para um novo tipo de tecnica golpista:via judiciario ou via parlamento.Por isso é bom estarmos atentos porque nunca estivemos correndo tantos riscos,como os que corremos agora.E não tenhamos ilusões,porque caso os golpistas em 2005,por exemplo,tivessem logrado derrubar Lula da presidencia da República haveria uma resistencia popular baixissima.E todos nós somos os unicos prejudicados,caso deixemos escapar a democracia de nossas mãos mais uma vez.

  29. Esse montruoso e nefasto golpe de estado no Paraguai expôs, mais uma vez, a nudez dos golpistas fascistóides prestadores de serviços aos patrões da chamada grande imprensa brasileira.
    Eduardo, parabéns pela homenagem merecida.

  30. Não impor sansões econômicas ao Paraguai, foi o mais importante nessa história toda, bem diferente dos E.U.A, e o reflexo disso faz toda a diferença. Realmente, o “castigo” de tirar o Paraguai do Mercosul/Unasul, sem sanções econômicas, demonstra o respeito a democracia em todos os sentidos.
    Parabéns pelo post.

  31. No Nassif http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-e-civita-a-solidariedade-no-cancer

    “Ganha consistência o rumor de que João Roberto Marinho esteve na Casa Civil do governo Dilma, solicitando o empenho do governo para a não convocação de Roberto Civita pela CPI, devido à doença”
    E o mesmo Lula que tira fotos com Maluf tem este gesto “Desceram ao apartamento de Roberto Civita acompanhado do oncologista de Lula, Roberto Kalil. Civita se emocionou com a visita e pediu desculpas pelos ataques a Lula e ao filho. Lula lhe disse para não se emocionar muito para não atrapalhar o tratamento”

    Que noticia! Supomos estar no controle dos acontecimentos para encaminhar, por exemplo, que um “Pais rico é um pais sem pobreza” e contar que a midia pudesse fazer sua parte que é ensinar o povo a pensar; é exigir por demais de cada um de nós.

    Há acontecimentos transcendentes. Estamos peleando diariamente contra os factóides da midia. Este monstro que se insinua inquestionável. Tomara que hajam também outros acontecimentos que venham “facilitar” obrigatoriamente a regularização dos meios de comunicações principalmente os eletrônicos.

    Se ele pudesse se redimir dos ataques na CPMI…………….

  32. O Mercosul é uma verdadeira farsa, não é bloco de nada, a não ser um clube de aspirantes a tiranetes. Economicamente é um fracasso, salvaguardas são impostas toda hora, principalmente pela Argentina. E o pior de tudo é o Brasil não assumir sua posição de líder local, ficar a reboque de Chavez e Christina ”Sergey” Kirchner, um país que não se impõe na sua vizinha nunca vai ser potência mundial. O paraguai não vai perder nada.

    • zzzzzzzz…. que sono….

    • “…a reboque de Hugo Chávez…”

      Nossa! Quanto ódio de Hugo Chávez, hein? Seguinte: conta pra gente qual o sofrimento, a dificuldade que você já passou, e que tenham sido causados por Hugo Chávez. Vai, diz.

      • Felizmente nenhum, não tenho ligação com ele ou com a Venezuela. Se ele se mantiver restrito ao seu país, não me incomoda.

        • Você sabe então por que é que ele “não presta”?
          É por que não entrega o petróleo da Venezuela de mão beijada pros imperialistas.

          • Uma pergunta,Diego Nunes:é dificil ficar sempre na contramão da historia?é cansativo ficar sempre remando contra maré?

          • Não entrega não é? Você sabe quem é o maior comprador do petróleo deles? Isso mesmo, os ”americanu”. São eles que sustentam o porraloca daqui, vá estudar antes de falar besteira

  33. Ha gente que é excessivamente formalista quanto a instituiçoes politicas e defende que o processo guarani foi legal. Outros por afinidade ideologica fazem o mesmo.
    Foi uma farsa legalista, montada e preparada por meses ou anos pelos colorentos e saudosistas que dominam o pais ainda bem agrario que é nosso vizinho. Democracia demora a se construir.
    Importante é que os sul americanos sabem hoje distinguir uma coisa da outra e que todos se sentiram de alguma forma ameaçados. Tanto quemesmo chile, colombia e peru nao divergiram do brasil e da argentina na avaliaçao correta dos fatos.
    E um recado ao imperio. Liberdade nos custou muito a todos nós e vamos defender nossas conquistas. agora atençao que ha gente que pode tentar ameaçar empresas que façam negocios com caracas> precisamos de unidade tambem neste ponto para inviabilizar qualquer tentativa.

  34. Há notícias de que Roberto Civita está com câncer, jamais esse tipo de notícia me deixa feliz.
    Trabalhei numa empresa, sofri assédio moral da parte de um encarregado, depois de três meses da minha demissão, (junho de 2003) soube que ele estava com essa terrível doença, o procurei para uma visita, a aceitou, infelizmente, veio a falecer em dezembro daquele ano.
    Desejo que nosso adversário seja feliz no tratamento e se recupere rapidamente.

    • Fale isso para o Dimas.

      • Civita é um elemento digno de pena.E porque?Porque é um derrotado,estando à frente de uma empresa em estado praticamente falimentar.Mas penso que somos responsaveis pelas consequencias de nossas escolhas e não pode ser de outra maneira.Não desejo a morte dele,não desejo nem o bem e nem o mal dele,o que tiver que ser será.Eu penso de outra maneira.O problema de Civita é com Deus e não comigo ou com quialquer ser humano.Eu não o perdoo,mas eu não sou Deus.Só Deus pode conceder o perdão a quem bem entender.

  35. Com a entrada da Venezuela no bloco, fortalece sobremaneira o Mercosul. O Brasil tem um superávit comercial muito grande com a Venezuela. Exportamos desde carros, máquinas, etc, nossas construtoras estão lá fazendo muitas obras. Com a entrada dela, creio, que as coisas vão melhorar mais para o bloco, mormente para o nosso país. Temos que ver as coisas sob o ponto de vista pragmático. Se não fossem assim, não teríamos comércio e acordo com a China e outros paises. Não podemos virar a cara para Cheves, goste, ou não, a Venezuela é um grande mercado. Temos que pensar grande. Já se foram os tempos daquela frase: ” O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil .” Temos que ser independentes, temos que ter laços com todos.

  36. O Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães apresentou um importante relatório ao afastar-se de suas funções no Mercosul. Nele faz advertências que certamente irão colaborar para que a Presidenta Dilma Rousseff, agora na presidência do Mercosul, bem como os demais representantes dos países que o compõem – como membros plenos, associados ou observadores – possam torná-lo um instrumento de real desenvolvimento político, social e econômico de toda a Região. De fato, é impossível dissociar o econômico do social e do político, uma vez que a Economia ou é uma ciência social ou é mero blá-blá-blá ideológico.
    Aqui o texto do relatório do Embaixador:
    http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/publicacoeseeventos/relatorio-ao-conselho-de-ministros

    A entrada da Venezuela no Mercosul traz grandes esperanças para toda a América do Sul, já que é o país com as maiores reservas comprovadas de petróleo em todo o mundo, a par de vir apresentando expressivo desenvolvimento econômico, social e cultural nos últimos dez anos. É um absurdo que o Senado paraguaio viesse negando desde 2006 a aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul Isso dá bem a medida do posicionamento ideológico desse Senado paraguaio.

    E enquanto isso cresce a organização da Resistência Paraguaia ao Golpe. Lugo está ativo na organização política pacífica de um movimento popular de resistência , com sede própria, conta no Twitter e um site muito bem organizado, o Paraguay Resiste. Desse site tiramos essa notícia de uma manifestação de paraguaios e brasileiros contra o golpe,concentrando-se na Puente de la Amistad, que une o Brasil ao Paraguai :
    http://paraguayresiste.com/5000-paraguayosas-conjuntamente-con-brasileros-se-movilizan-contra-el-golpe-de-estado-en-el-puente-de-la-amistad

    Tudo indica que esse golpe descarado vai ser o golpe trapalhão. Está dando tudo errado. A começar por essa entrada da Venezuela no Mercosul e a união de toda a América do Sul contra o golpe. Por outro lado, a justa atitude dos países do Mercosul e da UNASUL de banir o Paraguai das reuniões até que se façam eleições livres mas de não retaliar ou fazer bloqueios econômicos que prejudiquem o Paraguai e seu povo , só vai favorecer a conscientização política do povo paraguaio que certamente saberá se organizar para realizar e ganhar as próximas eleições de abril naquele país.

  37. Quem sabe da natureza e do commportamento ao longo da história da elite paraguaia, que deixa a elite brasileira se sentir esquesdista, só pode estar exultante com as decisões do Mercosul e da Unasul isolando esses famosos genocidas. Agora, não vejo como expulsando-os desses organismos sulamericanos deixá-los com condições de bem governar, coisas que esses mesmos não permitiram ao Fernando Lugo. Nada pode melhorar para o povo paraguaio, que venha da atuação dos golpistas, muito menos com apoio dos países membros do Mercosul e da Unasul. Se os golpistas conseguirem melhoras para o povo paraguaio através de suas ações méritos seus, mas não porque houve facilidades. Mesmo que não sejam rompidos os laços econômicos com o Paraguai, até novas eleições ou restauração imediata do estado de direito, os golpistas não podem ter o mesmo tratamento de um governo amigo. Os investimentos e aplicações no Paraguai devem ser congelados e restritas as relações comerciais. Agir de outra forma é beneficiar os golpistas. Outra questão que não nos diz respeito é essa de esses ditos brasiguaios quererem que o governo brasileiro os apoiem em seus negócios no Paraguai, Nada temos com eles a não ser no aspecto pessoal de cidadão brasileiro. Amigos, amigos, negócios à parte. É mais do que sabido que a grande maioria das terras onde produzem tem origem duvidosa, e foram adquiridas ou griladas em conluio com a corrupta elite paraguaia, da qual a maioria é sócio e afiliado político.

  38. http://www.blogdadilma.blog.br/pig/93-pig/1625-o-partido-da-imprensa.html

    No endereço acima o Jornalista Davis Sena Filho desanca o PIG. Vale a pena.

  39. Sou professora aposentada. Não tenho grandes conhecimentos de economia e política. Sempre leio seu
    blog para me informar. Vivi a ditadura(o período mais horrendo que um povo pode viver).
    Estou escrevendo para externar o meu orgulho pelo golpe de mestre que os países da Unasul deram
    no governo golpista do Paraguai.Uma decisão madura e ponderada. Parabens a Presidenta Dilma
    por ter participado dessa decisão.

  40. Um fora de pauta digno de ser comentado.Lula visita o Roberto Civita no Hospital (ele está com câncer) para prestar-lhe solidariedade,junto com sua esposa D. Marisa.precisa dizer alguma coisa,. Há ainda uma informação,não confirmada,que um dos irmãos Marinhos teria procurado a casa civil para pedir a interferência do governo para não convocação do Civita em razão de sua doença.Desnecessária se houve esta visita,porque em caso de uma doença grave,lógico que ele não sera convocado,acho que esta visita,se houve foi mais em causa própria do que em solidariedade.

    • Mas o Lula não é mineiro. Não tem um ditado que que diz que “mineiro só é solidário no câncer”. Eu bem que gostaria de ser “solidário” e dizer umas poucas e boas para o Civita. Mas acho que só o sorriso de satisfação do Lula já deve ter sido uma resposta mais do que suficiente. Que o inferno lhe seja brando!

  41. Aí Eduardo, isso ñ vai sair no PIG:
    “José Aníbal ‏@jose_anibal
    Com a indicação do Vice do Kassab o candidato a prefeito do PSDB vai na direção contrária da que queria a militância do partido na Capital. “

    • Não acredito que o PSDB tenha militância, mas se a tivesse ñ moveria uma palha em favor do Serra.
      Empate: “Petistas” não querem Maluf X “Tucanos” não querem Kassab.
      Entendeu Haddad…?

  42. Repassando:

    ”Vice do Serra é acusado por desvio de dinheiro público para ONG dos donos da Veja”.

    Copiei do site abaixo:
    http://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br

    Por que o FHC, Veja e o JN não comentam sobre isso??
    É gente deles!!

  43. O Paraguai não vai perder nada?Ou o Mercosul é que não vai perder nada com a exclusão do Paraguai,porque,oras,o Paraguai é o Paraguai?

  44. Caro Eduardo, peço-lhe um pequeno esclarecimento.
    Na foto acima, o senhor que aparece sentado e encobrindo o rosto, não estava no tribunal penal do Exército(?) interrogando a Presidenta Dilma ?

  45. Será legal, Edu, a tomada de decisão das Comunidades Sul Americanas, quanto ao ingresso da Venezuela nas
    referidas Comunidades se aproveitando da suspensão do Paraguai?
    Suspebsão não quer dizer expulsão, logo o Paraguai, mesmo suspenso, ainda existe. Até se enfatizando que a suspensão tem caráter temporário e outras considerações tendo em vista o não prezuízo para o povo.
    Fiquei sem compreender, mesmo acreditando se trar de golpe o que aconteceu, A dúvida é quanto à legalidade, do contrário, parece esperteza. E o que acontecerá, no futuro, a Venezuela sairá?

  46. No que diz respeito ao Cachoeira, a afirmação que mais tenho ouvido ultimamente em GO é a de que o dinheiro sumiu da praça porque o Cachoeira está preso. Taxistas, vendedores, gente á procura de emprego, todos estão com isso na ponta da língua. No início fiquiei sem entender mas fiquei e silêncio. Ontem um rapaz me pediu 10 reais emprestados e já foi logo dizendo que o dinheiro havia “sumido da praça” por causa da prisão do Cachoeira. Não me contive e quis saber dessa história.

    Eu: Como assim?

    Ele: Essa crise que tá vindo aí é por causa da prisão do Cachoeira. Aqui em Nerópolis o dinheiro sumiu, ninguém tem dinheiro. Ele tinha uns caça-níqueis que movimentava o dinheiro. A prefeitura tinha negócios com o Cachoeira.

    Eu: Mas era dinheiro sujo, do mundo do crime, isso não tá certo.

    Ele: Mas agora tá todo mundo precisando dele. Ele era muito inteligente. Se ele continuar preso o Brasil vai afundar.

    Eu (pensando): De onde será que partiu esse discurso que está na boca do povo? Provavelmente de algum meio de comunicação. É o que está na boca do povo: Queremos Barrabás!

  47. Sem dúvida foi genial a jogada política dos países do Mercosul e da UNASUL ao utilizar o golpe no Paraguai como maneira para derrubar um outro golpe que a direita paraguaia oficialmente(mas também toda a direita latino-americana e os EUA por trás do pano)levavam à frente ao não permitir a entreda da Venezuela no Mercosul, o que impedia a expansão e fortificação do bloco e ajudava a isolar Chávez, já tão vitimado pelos ataques dos conservadores e dos ianques. Dilma, Cristina e Mujica mostraram sua habilidade política. Essa atitude deixou um gosto de frustação nos golpistas, o tiro saiu pela culatra : deram um golpe para promover um retrocesso conservador e foram responsáveis por mais um avanço progressista. Contudo, apesar de concordar que a não punição econômica ao paraguai ajuda a que a população mantenha uma postura simpática em relação aos organismos multilaterais sulamericanos, como também que os golpistas acabaram desmoralizados politicamente, principalmente com a sua classe, pondero que sanções econômicas ajudariam sim a impedir novos golpes, uma vez que proporcionariam perdas aos capitalistas locais, apoiadores dos golpistas; como também contribuiriam para o retorno mais rápido da democracia e consequentemente melhorariam a vida do povo paraguaio, uma vez que o golpe não é apenas a imposição de uma ordem anti-democrática, mas de um modelo econômico excludente que gera perdas econômicas muito maiores à população do que qualquer possível sanção comercial imediatista. O Mercosul e a UNASUL visaram o aparente, ou seja a percepção política do agora, momentânea, e a exploração que a ditadura midiática faria dela(além de cederem às pressões do capitalistas locais, interessados em seus lucros e também em não sufocar o golpismo paraguaios), mas um atitude norteada por uma visão de longo prazo sempre gera benefícios mais poderosos. Apesar dessas divergências pontuais, há que se comemorar que a comunidade sulamericana agiu e foi firme, uma vez que é óbvio que o perigo golpista continua atuante e que o desfecho da crise paraguaia será fundamental para estimulá-lo ou inibí-lo.

  48. O povo paraguaio tem que mudar totalmente o seu parlamento, pois o parlamento paraguaio não é digno do povo paraguaio.

    O parlamento paraguaio parece ser cópia malfeita do parlamento brasileiro da época da ARENA e MDB, onde a ARENA era maioria.

Trackbacks

  1. Venezuela no Mercosul | PIG

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.