Blog da Cidadania começa hoje a receber aperfeiçoamentos

Aviso

 

Como sabem os leitores fiéis desta página, os esforços anteriores para dotá-la de resistência contra panes vinham sendo inúteis. No mínimo, o acesso, às vezes, demora; no máximo, o blog continua saindo do ar. E o que vem sendo mais exasperante: quase todo dia.

Nas últimas semanas, a cada novo post publicado, dependendo do horário da publicação, o blog sai do ar por alguns minutos porque a chamada para aquele novo post nas redes sociais faz muita gente acessar a página ao mesmo tempo.

Este blog é sucessor do que surgiu no UOL. Foi criado com URL personalizada em maio de 2010 graças ao apoio de Edson Ferreira, diretor da EF Design, e do publicitário Luis Fernando Chiapinotto, responsáveis, respectivamente, pela parte técnica e pelo visual da página.

Fica o meu (nosso) agradecimento a esses dois idealistas que, pela simpatia e pelo trabalho que fizeram nunca cobraram nem um tostão. Fizeram para que pudéssemos ter um espaço – como disseram – “à altura” de sua importância.

Todavia, de 2010 para cá o Blog ganhou muito mais leitores. Esse fenômeno vem se mostrando crescente e requerendo uma hospedagem mais robusta da página.

Isso acontece porque o fluxo de leitores não é constante. No mais das vezes, resiste. Mas, em  determinados momentos, há picos de audiência e aí o servidor que tem hoje, mesmo tendo sido trocado há algumas semanas, não agüenta. Era preciso um servidor mais potente.

Vale lembrar que este é um ano eleitoral e, portanto, a partir daqui os blogs políticos começarão a ser buscados por pessoas interessadas no tema. Muitas vêm do Google. Buscam nomes de seus candidatos, por exemplo, e os primeiros resultados as atraem.

Na semana passada, expliquei que estava no limite de minhas finanças; o que poderia gastar com hospedagem e administração do servidor, já estava gastando. Os leitores, às centenas, decidiram ajudar para que possa fazer frente a uma demanda que continuará crescendo.

Com a ajuda dos leitores, firmei contrato com uma empresa para termos um servidor que permitirá centenas de milhares de visualizações de páginas ao dia. Tem muito mais capacidade do que o necessário. Nem se a audiência do blog triplicar haverá qualquer problema.

Vai custar um bom dinheiro e o contrato firmado é de 12 meses de duração, mas, pelo menos, teremos uma navegação confortável. Além disso, terei como fazer inovações e alterações na página pela assessoria que também contratei.

O Blog deve sair do ar por algumas horas no fim da tarde para sofrer migração para o novo super servidor. Enquanto isso, você, leitor, pode deixar sugestões de inovações e aperfeiçoamentos. Todas essas sugestões serão avaliadas.

Sugira, pois o Blog da Cidadania também é seu.