Folha devia falar da tucanada na casa de Monica Waldvogel

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Saiu uma matéria na edição de ontem (30.05) do jornal Folha de São Paulo que seria de cair o queixo se não se tratasse de um veículo que se especializou em inventar e/ou distorcer notícias. O texto versa sobre encontro que o pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, teve com blogueiros na residência de Paulo Henrique Amorim.

O texto da Folha, além de mentiroso, é curioso. E, segundo apuração que fiz, não conteve tantas imprecisões por preguiça da jornalista Catia Seabra, que assina a matéria, simplesmente porque o jornal colocou um repórter fotográfico de tocaia em um carro que ficou parado próximo à casa de PHA, de forma a registrar a entrada e saída de convidados.

Coitado do rapaz. Enquanto degustávamos uma magnífica pasta recheada de bacalhau desfiado, acompanhada de um vinho divinal, ele mofava dentro de um carro tentando adivinhar quanto tempo mais aquela maldita reunião duraria.

O relato de Catia Seabra – com quem tive um bate-boca em 2007, quando o Movimento dos Sem Mídia fez seu primeiro ato público diante da Folha – conteve manipulação da lista de blogueiros que se encontraram com Haddad e, também, da natureza do encontro. Segundo a jornalista, o pré-candidato teria ido “pedir ajuda” a tais blogueiros.

Como não pedi autorização às pessoas presentes e ausentes para citá-las, só posso dizer que, das oito que foram nomeadas na matéria da Folha, três não participaram do encontro com Haddad e outras quatro que participaram (sendo eu uma delas) não foram citadas. Por que a Folha manipulou a lista de convidados que publicou? Sabe-se lá…

Mas o mais grave – e o mais ridículo – dessa “reportagem” foi a descrição da natureza do encontro. O pré-candidato a prefeito de São Paulo foi “pedir ajuda” a blogueiros que a Folha sempre diz que são pagos pelo partido dele? Ora, se somos pagos não haveria por que pedir nada e muito menos se encontrar conosco. Quem paga, manda.

Aliás, por que Haddad pediria alguma coisa a blogueiros que a matéria da Folha diz que apóiam o PT? Se já apóiam, o pré-candidato foi pedir o quê? Para continuarem apoiando, talvez?

Ridículo.

Aliás, a prova de que quem trabalha para partidos é a Folha está no fato de que o jornal só se interessa por encontros de políticos com jornalistas se os políticos forem petistas. Por que a Folha não noticia a revoada de tucanos que vive acontecendo na casa de praia da jornalista da Globo News Mônica Waldvogel?

Esquisito, não? Por que essa afasia jornalística em relação a tucanos e o ímpeto irrefreável em relação a petistas?

Sobre a natureza do encontro de Haddad com blogueiros, transformou-se em uma sabatina informal em que o pré-candidato respondeu a uma saraivada de questões deste e dos outros blogueiros presentes. As questões foram sobre projetos e estratégia política. Nem nós, blogueiros, nem os políticos presentes pediram nada uns aos outros.

O fato, caro leitor, é que se as pessoas soubessem como são feitas as salsichas e o jornalismo da Folha, não os consumiriam nem sob a mira de um fuzil.

Tags: , , , ,

155 Comentário

  1. No facebook existe um movimento chamado IMPEACHMENT oficial de Gilmar Mendes e é acessível pelo link https://www.facebook.com/events/303692809720669/

    O combativo e histórico companheiro de lutas, CÍCERO Batista Araújo RÔLA, ingressou às 17:45h de 30/05/2012 com fundamentada DENÚNCIA no Senado Federal, na qual solicita a destituição do cargo do Ministro Denunciado.

    COMPARTILHAR é a nossa SUPREMA ARMA !!!

  2. Esta matéria da

  3. Esta matéria da Folha mostra a preocupação da grande imprensa com o crescimento dos BLOGs Progressitas …

  4. Mas isto é do feitio deste povo.

    O Jornal da Globo mesmo, distorceu completamente uma informação, dizendo que a retomado do caso do “mensalão” só ocorrerá por causa da mentirosa conversa de Lula com Gilmar de limpar a barra deste sujeito, em troca ele adiar o julgamento do mensalão… Para embasar esta mentira, Willian Wack diz que vai mostrar o pronunciamento do presidente do supremo… que não menciona a conversa de Gilmar e Lula…. como se ele tivesse mencionado alí…. Ou seja, o presidente do supremo, Ayres Britto, não diz um A sobre a conversa de Gilmar e Lula ser a razão da forte retomada no mensalão, mas mesmo assim, os canalhas, tentando testar nossa inteligência, fazem a chamada da fala do presidente como se ele tivesse dito isto…

    jogo sujo desta gente….

  5. Edu,

    A Folha sempre foi essa “shit”. Tem esse apego pela direita e é capaz de tudo para fazer valer suas idéias.

  6. Mais INVESTIMENTOS ,empregos e renda para o Ceará.E o fim da tucanalha e DEMonios:

    Fernando Pimentel cogita a instalação de duas novas fábricas no Ceará

    O principal objetivo do ministro é atrair investimentos ao Brasil, em especial ao Ceará.

    De acordo com informações postadas no blog do jornalista e colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo, o Ceará está na pauta de reuniões de Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. O ministro está na Coreia do Sul deste esta quarta-feira (30) e permanecerá até o próximo sábado (2).

    O principal objetivo de Pimentel, segundo informações do ministério, é atrair investimentos ao Brasil, em especial ao Ceará. A maior siderúrgica da Coreia do Sul e uma das maiores do mundo se uniu em 2010, com 20% de participação, ao projeto de US$ 4 bilhões de uma siderúrgica no Ceará, que terá capacidade para produzir três milhões de toneladas de placas de aço por ano.

    Confira na íntegra o post:
    Em viagem oficial à Coreia do Sul e ao Japão, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) registra que está empenhado em encontrar uma solução que permita a instalação de duas fábricas (automóveis e caminhões) no Ceará. Mas explica que está procurando uma fórmula capaz de atender o governador Cid Gomes dentro dos parâmetros do novo regime automotivo do país, que incentiva as empresas via conteúdo nacional.

    OBS: Em 2010, o povo cearense deu 77% do seu voto a Dilma.Em 2014, vai ser mais de 80 % seguramente.Os bicudos e Demonios serão varridos daqui para sempre ! Já vão tarde….

  7. Nossa Edu, não ligue todos os pontinhos, assim todos vão perceber que a Folha é como o Globo, que é como a Veja, …

  8. Quer dizer que colocaram um “repórter fotográfico” para vigiar a casa do PHA.
    Agora imaginem fosse o contrário,um repórter na porta da casa de um pústula que defende com unhas e dentes nos seus blogs de esgoto,seus heróis de pés de barro.
    Seria manchete nesse folhetim,capa da vesga e destaque nas doses de pessimismo que o câncer do Brasil, a famigerada globo chama de telejornais com direito a comentários raivosos dos “colonistas” abestalhados.
    Enquanto isso o serra diz a um repórter do SBT eque ele está a serviço do PT(julga os outros pelo que ele é) e acusa mais uma vez sem provas,que as panes constantes nos trens metropolitanos e no metrô é obra de sabotagem.
    Pô e não aparece ninguem para questionar esse vampiro judicialmente para ele provar a acusação.

    • Não é só isso, não…

      Imagina se o Dirceu tivesse usado de seu direito de só falar em juízo, quando foi acusado de “mentor do mensalão”, o que é que essa corja não teria dito. Imagina se houvesse gente do PT envolvida com Cachoeira, se não iriam acusar TODO o PT de corrupção, tal qual sempre fizeram.

      Agora compare com a reação à recusa de Demóstenes e Cachoeira… Onde está a indignação do PIG?

      E com a completa ausência de acusações contra o DEM e o PSDB, apesar de seus “astros” estarem envolvidos até a raiz dos cabelos? Cadê a indignação do PIG contra a corrupção tucana e demista? Cadê os neologismos criminosos do reizinho pra acusar todos os tucanos e demos de baciada?

      A imprensa marrom sempre usa dois bumbos diferentes, e vários apitos…

  9. Caro Eduardo,
    Uai, ela só está “criando” matéria para posterior cpi do “mensalão dos blogueiros sujos”, para contrapor a essa CPMI atual. Só rindo mesmo.
    Abraço

  10. A direita não gosta de democracia,a direita gosta de golpes e ditaduras,de crimes e corrupção,a direita gosta de mentiras e empulhação,a direita gosta da burrice,da ignorancia e de confusão.A direita jamais foi honesta,o negocio dela é jogar sujo,o negocio da direita é bolinar meninas e perverter meninos.A direita é criminosa,a direita é um deboche,um porre de indecencia.

    • Nooooossssa, cumpanhero! Mas essa direita é pior que o Satanas heim?

      Boa mesmo é a esquerda que gosta de tudo aquilo que aconteceu e acontece em Cuba com seus 100 mil mortos, contando os que foram executados no paredon e os que se afogaram tentando fugir nas jangadinhas.

      Boa mesmo é a esquerda que gosta do Stalin, Mao Tsé-Tung, Pol Pot e outras figuras assassinas responsáveis por 25 milhões de cadáveres na URSS, 70 milhões na China, 3 milhões no Camboja, etc… Afinal todos eram porcos capitalistas energúmenos que mereciam a morte ou um bom corretivo no gulag!

      Boa mesmo e a esquerda que gosta da dinastia de ditadores da Coréia do Norte onde milhares pereceram e continuam a perecer conforme a reportagem abaixo da CNN que acabei de ler:
      http://edition.cnn.com/2012/05/27/world/asia/north-korea-labor-camps-hancocks/index.html?hpt=ias_t5

      Boa mesmo é a esquerda!! Yuuupi!!! Viva Viva a esquerda cumpanheros!!!! uhhho!!!

      • Boa mesmo é a direita brasileira, que não ganha uma eleição na boa, só na maracutaia e quando não ganha dá golpe;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que criou a CPMF pra enganar o povão e depois fez de tudo pra acabar com ela, novamente enganando o povão;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que deu de graça pros ‘investidores amigos’ o que foi construído á custa de impostos cobrados da ‘gentalha’ brasileira, que nunca teve o direito de opinar onde, como, quando e porque usaram estes impostos;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que terceiriza a construção de metrô a um preço escorchante e a obra sai a preço de banana, caindo antes de ter acabado e ainda matando inocentes;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que manda publicar na sua midia amiga comprada , pra desviar o foco da obra mal feita, que uma das vítimas é traficante (como se fosse desculpa…);
        Boa mesmo é a direita brasileira, que se junta a quadrilhas de bandidos notórios, a fim de derrubar governos eleitos democraticamente;
        Boa mesmo é a direita brasileira, apoiada pela sua amiga mídia, que esconde o vazamento de petroleo da amiga americana, mas escancara a tapioca do ministro brasileiro (que proporção, hein?);
        Boa mesmo é a direita brasileira, onde um dos seus partícipes combate a CPMF mas coloca a mãe pra se tratar a saúde ás custas do senado;
        Boa mesmo é a direita brasileira, cujo expoente máximo chama aposentados de vagabundos, se esquecendo das três aposentadorias de que é titular;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que tem sob sua ideologia um ministro do STF que dá 2 HC’s a um bandido condenado em 48hs, e determina que não se algemem banidos pegos em flagrante;
        Boa mesmo é a direita brasileira, que te engana e voce ainda gosta…..
        Como diria uma fulaninha em uma novela qualquer: Otáaaaaaaariooooo!!!!!!

      • Esses dados vindos do livro “O livro negro do comunismo” são questionados quanta a sua veracidade e quanto à sua metodologia. Existe também um livro chamado “O livro negro do capitalismo”, com uma chancela de 100 milhões de mortos por causa do capitalismo. Também questionados.

        A ideologia, tanto de direita, desconsiderando o nazismo, que é a única ideologia radical de direita que pregava a morte, quanto a de esquerda, não pregam a morte.

        fontes:
        http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Comunismo
        http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Capitalismo

        • A ideologia da direita não prega a morte, mas a servidão. Está incorporada de forma nada sutil no próprio tecido dos “valores” capitalistas.

          Quanto às 100 milhões de mortes, contesto pq é muito pouco. O número de pessoas mortas por não terem dinheiro pra comprar comida e remédios dos capitalistas, sozinho, já ultrapassa, de longe, esse número.

          A conta do capitalismo ultrapassa várias centenas de milhões de mortes que poderiam e deveriam ser evitadas. E isso sem falar no sofrimento que tantos passam por não serem abençoados pelo deus mercado.

      • Quer comparar esse números inflados e tendenciosos com a quantidade de pessoas que foram assassinadas pelo capitalismo, seja por fome, doença, guerras, golpes militares, ditaduras, etc?

        Ou vc já vai sair de fininho desde já, pequeno troll?

      • Você é atrasado (nos dois sentidos) hein, ô cara?
        100 mil mortos em Cuba! Conta outra, capacho dos Estados Unidos. Porque você não compara as condições sociais do povo cubano com a dos outros países da América Central e do Caribe, que não sofrem nenhum tipo de bloqueio econômico?

        “Esta noite 50 milhões de crianças vão dormir ao relento no mundo todo. NENHUMA DELAS É CUBANA.”

        VIVA FIDEL! VIVA CHE GUEVARA! VIVA LA REVOLUCIÓN CUBANA!

  11. Nao fale mal das salsichas, por favor!

  12. Edu, eu já fui a uma fabrica de linguiças e salsichas e concordo plenamente com você!
    Quanto a ler a folha, bem, aqui em SC quase não se vê esta tranqueira nas bancas.
    Mas um post com um resumo sobre esta reunião vai bem.
    Aguardamos!

  13. Minha gente eu gosto de ler os artigos aqui veiculados, mas o que me diverte e faz rir são os comentários. Nem todos é claro,mas há alguns que são deliciosos. Por exemplo o acima de ORRAIO quando diz;”como estamos na iminência de mandar uma corja de bandidos para a cadeia com nível superior(até doutores em lei)”.Para mim é claro que não será assim infelizmente, mas o tom meio galhofeiro e contundente me soou divertidíssimo. Um abraço.

  14. A velha mídia espionando os blogueiros sujos é sinal que:
    – Contrapondo-se às informações da mídia, os progressistas estão incomodando e muito , pois os tempos de Pensamento Único da Mídia (PUM) e do chamado efeito rebanho (seguir as notícias do cabeça da imprensa, geralmente a Veja) já eram ou estão no fim.
    – Os blogueiros devem tomar cuidado, já que qualquer deslize servirá para desqualificação. Lembrem-se que estão lidando com bandidos especializados em arapongagem , dossiês e em falácias mil.
    Por isso, parabéns a esses destemidos blogueiros e que continuem assim, nós brasileiros merecemos respirar ares melhores.

    • O Pensamento Único da Mídia acabou pra sempre.
      Agora eles são confrontados com os blogs e as suas mentiras, sonegação de informações e distorções das notícias são desmascaradas quase on-line. Reparem só como eles estão até mais cuidadosos na veiculação e análise dos fatos.
      Só temos é que agradecer:
      OBRIGADO POR ESSE SERVIÇO AO BRASIL, BLOGUEIROS PROGRESSISTAS;
      Eduardo Guimarães
      Paulo Henrique Amorim
      Azenha
      Nassif
      Rodrigo Viana
      Brizola Neto
      Mino Carta
      Altamiro Borges
      Et., etc., etc.

  15. Sobre o artigo: o pig omite para não informar,distorce para confundir e mente para ganhar e manter o seu sustento.

  16. Prezado Eduardo,

    Fiquei satisfeito em saber que você também participou da reunião.

    Não fosse esse grupo de vocês, hoje o presidente do Brasil seria o Serra, aquele da Privataria Tucana.

    Talvez o Ministro da Justiça ou do STF fosse o Demóstenes.

    Espero que com a ajuda de vocês os eleitores de SP possam ter informações livres e conhecer melhor o Serra e o Haddad. E consequentemente elegerem o Haddad.

    Mudando de assunto, deixo aqui um link de um depoimento de uma estudante brasileira em Cuba, que derruba vários mitos ( a quem possa se interessar ):

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/05/estudante-brasileira-relata-cuba-atraves-de-experiencias-proprias-e-derruba-mitos.html

  17. Não está fácil. Já contava certo que a Veja merecia um prêmio na categoria conto jornalístico, com o texto sobre o encontro do Gilmar. Mas, a Folha resolveu equilibrar a disputa. Depois não querem perder leitores, e alegam ter credibilidade. Quem conhece os blogs e acompanha os blogueiros sabe muito bem o contexto e tem opinião formada sobre o assunto. Porém, quem não sabe exatamente do que se trata, não entendeu nada da matéria, e não lê mais o jornal que fica escrevendo coisas que ele não entende.
    Ou seja, a grande mídia está completamente atordoada. É o símbolo do atraso.

  18. Perguntaram a um “coroné” lá das bandas do Mato Gosso, que trabalha(?) em Brasília:
    Ocê tem capangas lá no Mato Grosso?
    Sim, tenho e daí?
    Daí que eu queria sabê se é só no Mato Grosso que ocê tem capangas.
    Só no Mato Grosso?
    Magina, tenho capangas no Brasil inteiro.
    Como assim?
    Os capangas do PIG ué!

  19. Prezado Guimarães,
    na próxima vez, deixe alguém encarregado de fotografar essa Catia Seabra em retirada – será um momento especial: o flagra da bruxa montada em vassoura.
    A imagem do Friazinho Ditabranda em plena decolagem será mais difícil de pegar. O bicho se joga dos andares superiores e dispensa vassoura: abre suas asas coriáceas e sai por aí, exibindo os caninos hipertrofiados.

    • É INACREDITÁVEL! Só mesmo no Brasil um fato desses passa em brancas nuvens.

      Um ministro do Supremo Tribunal Federal, que tem a obrigação (pelo menos moral) de defender a liberdade de expressão no país, sai dos seus cuidados para fazer exatamento o contrário.
      Alegando um estranho “ataque às instituições”, ele quer calar os blogs que defendem um governo democraticamente eleito, o qual, isto sim, é atacado diariamente, com toda a virulência possível, exatamente pela mídia do pensamento único, a qual, segundo esse membro do STF, deveria ser a única a funcionar no país.
      Como é possível que essa pessoa continue no cargo que ocupa?
      O FATO É GRAVÍSSIMO!

  20. Pensava que era só eu que “plagiava” o Professor Hariovaldo, e não é que a Veja e o Gilmar também.
    Blogueiros Sujos e malditos estão sendo pagos para atacar as instituições dos homens “bãos”.
    A fonte lulodilmopetística secou!
    Agora deu, vou ser obrigado a ler somente blogs limpos, independentes e volutários como o do Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes, Ricardo Noblat, Josias de Souza, Fernando Rodrigues, e ler, pasmem, Dora Kramer, Merval Pereira, Eliane Cantanhede, Miriam Leitão, Lauro Jardim….xiii!!! e etc…
    Valeu Eduardo, foi bom enquanto durou…kiá, kiá, kiá…kiá e kiá!!!!

  21. Essa atitude demonstra que o pig já reconheceu que quem o derrotou , quem avacalhou suas farsas, manipulações e mentiras foram os blogueiros “sujos, chapas brancas”. Não frequento twiter, mas pelos comentários, vocês estão bagunçando também os seus tuitaços, ou seja, continuam derrotando-o. Tomem cuidado, a arapongagem e os capangas de jornal já devem estar em franca atividade contra suas reputações.

  22. Tweetaço no sábado, dia em que a Veja lança seus dejetos #CAIFORAGILMAR

    #CAIFORAGILMAR

  23. Sábado
    #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR #CAIFORAGILMAR

  24. Os blogueiros prestaram mais um serviço de utilidade pública: deixaram os arapongas amadores da fsp em uma saia justa. Se não foram sequer capazes de relacionar quem estava ou não presente no jantar, então é bem provável que “mataram” o serviço. Vão ter que dar explicações ao patrão deles.

    Nos últimos dias o vale-tudo do PiG ganhou proporções absurdas. Sabem que estão no caminho das investigações da CPMI. Não estão dando a mínima importância para a credibilidade, para a veracidade, muito menos para a ética.

    E os ministros da Comunicação e da Justiça, quietiiiiinhos. Que papelão em ministros?!

  25. É impressão minha ou o PiG está sentindo “de com força” a capacidade da blogosfera progressista?
    .
    E essa “matéria”, hein?, os métodos piguentos continuam os mesmos…

  26. Assessor diz que recebeu de Cachoeira por serviço eleitoral prestado a Perillo
    Responsável pela campanha de rádio do tucano diz ter recebido dinheiro de empresa apontada como integrante do esquema de Cachoeira.

  27. O requentadão estragado de Noblat

    31/05/2012 — do Blog O Cafezinho

    Noblat escreveu um post hoje sem acrescentar nenhuma novidade ao assunto em questão, apenas requentando uma coisa ali outra ali, com objetivo de atacar Jobim e Lula, e defender a versão de Gilmar Mendes. Mostra apenas uma contradição pueril de Jobim, se é que houve, pois baseia-se em frases de jornalistas e não em depoimento direto do próprio, mas omite as inúmeras incoerências de Gilmar Mendes.

    O texto é muito fraco, mal escrito, quase inseguro – e ao mesmo tempo cheio de pequenas certezas sobre fatos que jamais foram confirmados; com afirmações ridiculamente peremptórias sobre as motivações psicológicas dos personagens.

    Deixo registrado como um exemplo de jornalismo pobre, tendencioso, enfadonho, submisso e previsível. O próprio título é de uma presunção caricata: respostas para suas dúvidas. Noblat quer tirar onda de oráculo, mas o texto envergonharia um estagiário de terceiro período da faculdade.

    Publico aqui também por razões acadêmicas. Nem é o caso mais de fazer análise do texto, que é um lixo, e sim de ilustrar a situação humilhante do jornalista no Brasil, obrigado a fazer todo tipo de serviço sujo para ter permissão de atuar na seção política dos grandes grupos de mídia.

    Eles fazem, porque o estômago exige, mas a degradação é cada vez maior. É uma espécie de corrupção moral tão ou mais grave que os desvios de um Demóstenes Torres.

  28. Pois é! O PIG conta como novidade que as redes sociais poderão ser usadas na campanha política deste ano, sendo o primeiro a usá-las o Obama. Eles parecem não perceber que em 2006 travamos batalha feroz, quando ainda era o Orkut que estava em evidência. De certo fazem de conta que blogues sujos não contam. Acho que a ficha ainda não caiu para eles. Estão sendo carcomidos. Quando notarem, o que sobrará deles?

  29. Inacreditável é um blog chamado “da cidadania” escrever mentiras para justificar qualquer coisa. O que faz o Lula ou deixa de fazer eu não sei, não estava lá, nem você sabe, só sabe reproduzir o que lhe dizem. Mas dizer que tem reunião de tucanos na casa de Mônica Waldvogel??? MENTIRA!!!! Diga um que já tenha entrado naquela casa, um único basta.
    Pra falar a verdade a única pessoa com ligação partidária que já entrou naquela casa foi o Ricardo Kotscho, que você deve saber quem é… Ou suas fontes estão te usando ou você não sabe nada mesmo.
    Se o Lula dependesse de você estava frito… Que argumentação é essa… E falo sem problema algum, voto no Lula e no PT desde a eleição de 1989.

  30. A Folha deveria publicar os apois obscuros que mantinha com a ditadura militar. Eu não tenho vergonha de dizer que apoio os sujinhos.

Trackbacks

  1. Maria Frô além de ‘inseto robô’ tem habilidade de estar em 2 lugares ao mesmo tempo | Maria Frô
  2. Folha devia falar da tucanada na casa de Monica Waldvogel « Ficha Corrida
  3. Gilmar Mendes: O Ministro-Instituição Fora de Controle » Ponto e Contraponto

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.