Imprensa sul-americana sugere que Lula e Chávez são suicidas

No último fim de semana, as imprensas de Brasil e Venezuela – ambas de oposição aos governos desses países – empreenderam ataques idênticos aos dois maiores líderes políticos sul-americanos: Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez Frías. As armas usadas foram os cânceres que acometem a ambos.

Matérias veiculadas pelos jornais Folha de São Paulo e El Universal na internet acusaram os dois políticos de estarem adotando comportamentos virtualmente suicidas para obterem lucro político.

No caso de Lula, a matéria sugere que estaria prejudicando a própria saúde ao “impor ritmo político ao seu tratamento contra o câncer”, o que seria uma conduta suicida. Impor ritmo significa submeter a freqüência das sessões de quimioterapia ou de radioterapia à agenda política, o que obviamente é um absurdo.

Já no caso de Chávez, a imprensa vai ainda mais longe. Matéria publicada no fim de semana pelo jornalista venezuelano Nelson Bocaranda afirma que devido ao presidente não ter interrompido suas atividades políticas sua doença se agravou e ele já teria até deixado o país para se tratar em Cuba durante os meses de vida que lhe restam.

Os ataques das imprensas brasileira e venezuelana, porém, diferem na motivação. A primeira está fazendo picuinha por sentir-se esbofeteada pela homenagem que a escola de samba Gaviões da Fiel fez ao ex-presidente; a segunda, tenta convencer o povo a não votar em um candidato moribundo na eleição presidencial deste ano.

O ódio realmente turva a visão e obriga os que por ele são movidos a cometerem erros brutalmente estúpidos. Ou será que o povo não é capaz de refletir que alguém que sacrifica a própria saúde por uma causa é, antes de tudo, um idealista?

Resta a similitude de métodos. O uso pela imprensa sul-americana da doença que acomete Lula e Chávez comprova a existência de uma articulação conservadora transnacional que deveria conduzir à reflexão sobre a localização de seu epicentro caso todos não estivessem carecas de saber onde fica.

—-

Leia, abaixo, o que disse o presidente da Assembléia Nacional Venezuelana, Diosdado Cabello, sobre matéria que saiu na imprensa do país no fim de semana dizendo que a saúde de Chávez se agravou e que ele estaria em Cuba entre a vida e a morte.

—–

Em vídeo, Chávez desmente notícias do fim de semana sobre ter sido operado às pressas em Cuba e dá detalhes de seu tratamento.

Tags: , , , , ,

103 Comentário

  1. CANALHAS! BILTRES! PILANTRAS! SAFADOS! DESONESTOS! A QUE PONTO DE BAIXEZA ESSA CORJA É CAPAZ DE CHEGAR! O DESESPERO DA NOSSA MÍDIA CANALHA DIANTE DA GIGANTESCA POPULARIDADE DE LULA E DA MÍDIA CANALHA VENEZUELANA DIANTE DA VITÓRIA ESMAGADORA QUE CHÉVEZ TERÁ NAS ELEIÇÕES DESTE ANO, A QUAL JÁ É PREVISTA EM TODAS AS PESQUISAS DE OPINIÃO, LEVAM OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO DOS DOIS PAÍSES A SOLTAREM SEUS CÃES DE GRAVATA PARA COMETEREM TODO TIPO DE DESATINO, TENTANDO EVITAR O INEVITÁVEL. TUDO SOB O COMANDO DO PATRÃO-MOR DAS “ELITES” DOS DOIS PAÍSES, E DE TODA A AMÉRICA LATINA, OS EUA. É EVIDENTE QUE VÊM DE WASHINGTON, E NÃO É DE HOJE, TODAS AS ORDENS PARA AS ARTICULAÇÕES MIDIÁTICAS QUE VISAM DERRUBAR LÍDERES NACIONALISTAS E POPULARES DE NOSSA REGIÃO. DESDE A PERSEGUIÇÃO MIDIÁTICA A VARGAS QUE TODOS SABEM DISSO! CONTUDO, DA MESMA FORMA QUE SEU CADA DIA MAIS DECANDANTE “COMANDANTE IMPERIAL” IANQUE, OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO VÊEM ESCORRER DAS SUAS MÃOS A INFLUÊNCIA QUE OUTRORA DETIVERAM, MAS QUE SE TORNA APENAS UMA RECORDAÇÃO DE TRISTES ERAS EM BREVE COMPLETAMENTE SUPERADAS.

  2. o q lula e hugo chavez fizeram p/ seus paises.seus governos sao totalmente iguais.so tem corrupçao,incompetents no alto escalao do governo,1 alto numero d gastos desnecessarios,segurança publica deploravel;saud e edukaçao,vixi,meu deus;aeroportos sao 1 lixo,os meios d transport sao 1 lixo,etc.

    GETULIO DORNELLES VARGAS,ese sim 1 president digno,q criou a vale,petrobras,csn,ibge,bndes,insttui a justiça do trabalho e eleitoral,criou a clt,conseguiu vencer o perigo vermelho e o levante integralista,lutou a favor da liberdad contra o autoritarismo do eixo e infelizment teve q tirar sua vida p/ ese povo traidor.

    GETULIO VARGAS O MAIOR BRASILEIRO D TODOS OS TEMPOS E MAIOR HUMANO DO MUNDO

    • Ah! você está coberto de razão. Os colonizadores capitalistas passam 500 anos rapinando a América Latina,,criam uma sociedade injusta e desigual,um povo alienado pela falta de uma educação pública de qualidade e uma mídia que informe a verdade dos fatos- e o culpado de tudo? Lula e Chávez.
      Espera para ver a hora que o povo se tornar consciente de seus direitos. Aí a mesa vira.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.