Surgem nomes de desaparecidos na invasão do Pinheirinho

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Pretendo ir a São José dos Campos com amigos ver com os meus próprios olhos e ouvir com estes ouvidos o que de fato aconteceu por lá.

Na próxima segunda-feira, integrarei uma comissão de ativistas pelos direitos humanos, parlamentares, juristas e jornalistas que passará o dia no local.

À noite, haverá uma sessão pública na Câmara Municipal de São José dos Campos em que será feita uma denúncia formal sobre desaparecimentos.

Conversei hoje com várias pessoas, entre as quais o advogado das vítimas do Pìnheirinho e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos, doutor Aristeu César Pinto Neto.

Ele confirma os nomes dos desaparecidos, conforme matéria divulgada no Terra e que me foi passada mais cedo por membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Cardoso.

Esses nomes foram divulgados na quinta-feira.

—–

por Bruno Cardoso

Conselheiro da CONEDH (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos)

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000302937357

Estive hoje junto com a Rede contra a Violência e com a Justiça Global visitando as famílias que foram desalojadas da comunidade Pinheirinho, em São Jose dos Campos, SP. Muita tristeza e lágrimas. Relatos dizem que houve mortos na desocupação, inclusive crianças.

Existem 05 desaparecidos:

• Ivo Teles dos Santos – 75 anos: denunciado por sua ex-mulher Ozorin Ferreira dos Santos.

• Edite Almeida de Lima – 80 anos, portadora de Alzheimer. Passou mal com a entrada da polícia e foi levada por ela ao Hospital Municipal do Parque Industrial. Os familiares foram ao hospital depois e a recepção informou que ela tinha tido alta e indo embora sozinha do hospital. Letícia, Lidiane, Caio (jornalista) e Rafael (jornalista) foram ao Hospital do Parque e um funcionário chamado Jerônimo informou que ela tinha passado por lá no domingo e sido levada por policiais, pois estava perambulando nas ruas. Teria sido atendida e fugido pelos fundos do hospital. Para mais informações, falar com Shirley e Rosana no Hospital para pegar o prontuário. Os denunciantes são Adélia Almeida da Silva (filha) e Michael da Silva (neto);

Nota do editor: há informações de que essa pessoa já teria sido encontrada, mas o autor da denúncia, Bruno Cardoso, não confirma.

• Josefa de Fátima Jerônimo (não se sabe se é de Pinheirinho mesmo) teria sido enterrada no Cemitério do Parque na segunda por doença no aparelho circulatório, mas, no Hospital da Vila e do Parque, não havia registro de entrada com esse nome;

• Gilmara Costa do Espírito Santo, Beto (esposo) e Lucas Costa do Espírito Santo. A denúncia é de Lourdes, tia de Gilmara e Cleudes Nascimento Pereira;

Nota do editor: nota do blog de Reinaldo Azevedo diz que ” A família está hospedada, sã e salva, em casa de parentes, no bairro Satélite.”, os movimentos sociais não confirmaram a informação. Contudo, em seguida o mesmo blogueiro publica áudio com “entrevista” com a ex-desaparecida e afirma, de forma claramente mentirosa, que alguém teria dito que essa pessoa estava “morta”, quando jamais existiu tal afirmação, pois o que se disse foi que ela estava DESAPARECIDA. E mais, na tal entrevista, a pessoa nega a “extorsão” que o blogueiro vinha sugerindo que lideranças daquela comunidade faziam. E ainda explica que quem denunciou seu desaparecimento foi a sua própria família.

• Mateus da Silva (mãe Maria Lúcia da Silva) – 8 anos: Passou mal, entrou em estado de choque e foi levado pela polícia, que disse que o levaria ao hospital, mas ele desapareceu. A denúncia é de sua avó.

Nota do editor: há informações do blog de Reinaldo Azevedo de que “O Menino Matheus da Silva – Está internado no Hospital Municipal de São José dos Campos. Teve uma crise de apendicite e foi operado no dia 26 de janeiro”, os movimentos sociais ainda não confirmaram. Até o momento, só o que se tem é a palavra do blogueiro da Veja.

—–

Leia notícia do Terra sobre os desaparecidos

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5579760-EI5030,00-ONGs+divulgam+nomes+de+supostos+desaparecidos+no+Pinheirinho.html

Tags: , , ,

108 Comentário

  1. de acordo com a jornalista Julianna Granjeia (@jugranjeia), no twitter: “Sobre sumidos no #pinheirinho: checamos ontem, a maioria já foi encontrada. Não encontramos familiares pra confirmar o desaparecimento de apenas uma pessoa. Obviamente continuamos checando”

  2. ASSASSINOS!!! ASSASSINOS!!!!!

    • “Um desses desaparecidos, Pedro Ivo Teles dos Santos, de 75 anos, foi espancado pela PM e levado para um posto de saúde. Sua mulher testemunhou o fato e desde então não teve mais informações sobre ele”

      Parece que neste caso o corinho assassino! assassino! não se aplica…

      Agressão/ O aposentado Ivo Teles dos Santos, 70 anos, disse que foi ‘espancado’ por três policiais quando deixava o Pinheirinho.

      “Eles vieram com muita violência para tirar a gente de casa. Eu reagi e eles partiram para cima. Cai no chão e os três policiais continuaram a bater com o cacetete em mim, olha só como estou agora? Não consigo nem andar”, disse. Santos morava sozinho no assentamento sem-teto e saiu de mãos vazias.

      http://www.ovale.com.br/regi-o/conflitos-feridos-e-18-presos-1.210422

      January 23, 2012 – 08:29

      O aposentado foi vítima de agressão. Se confirmado que três policiais espancaram um ancião de 70 anos é uma aberração.

      Porém, parece que ele morava sozinho… como será que a esposa (ex?) presenciou?

  3. Vagabundos NAZIS direitas partidária/midiatica/TOGADA, caso UM SÓ, UM SÓ, tenha morrido nessa “reintegração” de posse e DESINTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE desse local, voces serão lembrados e tachados por seus NOMES PRÓPRIOS, ou seja, DESGRAÇADOS ASSASSINOS. AMALDIÇOADOS ASSASSINOS. NAZIS, voces DESTRUIRAM TUDO. TUDO que estava lá, “propriedade” de pessoas DECENTES. De gente TRABALHADORA. Que não roubaram nada de ninguem. Que nunca tiveram “MAMIS” E “PAPIS”, quase sempre corruptos(sempre roubando dos pobres para se enriquecerem) como voces tem seus NAZIS ASQUEROSOS. Voces SEUS DESGRAÇADOS NAZIS, perpetraram OS MAIORES SOFRIMENTOS PARA AS PESSOAS e, até para seus bichinhos de estimação(também maltratados ao extremo por voces). E ainda, os atacados nesse local, transformado em CAMPO DE CONCENTRAÇÃO por voces NAZIS FEDIDOS, são chamados, PELA DIREITA MIDIATICA, de “VANDALOS”. Deus do ceu, CHAMADOS DE VANDALOS, por terem oferecido UM QUASE NADA DE RESISTENCIA. Ou seja, pra voces SEUS AMALDIÇOADOS NAZIS PARTIDARIOS/MIDIATICOS/TOGADOS, OS POBRES tem que apanhar, apanhar, apanhar, levar tiros, tiros e mais tiros e………. SE CALAR. Pra voces, seus NAZIS DIREITAS, o “bom” pobre é aquele que ENSANGUENTADO, PELAS PORRADAS DE VOCES, MORRE SORRINDO E AGRADECENDO. DIREITA, A CONTA TA CHEGANDO. SATANAS ESTA COM ESSA CONTA NAS MÃOS. COMO DIZEM: FEVEREIRO EM CHAMAS.

    • Nem precisaria uma morte para que a operação fosse considerada um massacre, um estupro coletivo e aberto. A dor e a humilhação de uma pessoa logo ao acordar, ser jogada para fora de sua residência (legalizada ou não, pois está cheio de milionário morando e trabalhando em área invadida), apenas com a roupa do corpo e sem direito nem a fazer uma mamadeira para um filho bebê, com certeza é uma amputação na cidadania que muito dificilmente será esquecida ou amenizada..Foi a reedição da campanha de Canudos e quem sabe a PM não ponha mais uma estrelinha na sua bandeira ??

  4. A Guarda Infeliz
    Editorial jornal O Vale do dia 25 de janeiro de 2012 (São José dos Campos)

    Corporação repete erro que deu origem ao impasse do Pinheirinho
    Sob o comando da secretária Marina de Fátima de Oliveira, a Guarda Municipal deu mais um exemplo de inépcia na desocupação do Pinheirinho.
    Guardas despreparados, portando armas de fogo, foram encarregados de proteger equipamentos públicos próximos à área invadida.
    Quando sobreveio uma tentativa de invasão do centro poliesportivo do Campo dos Alemães, o que se viu foi uma tropa aparvalhada, que, contrariando procedimentos básicos de segurança, recorreu ao uso de armas letais para conter o tumulto.
    Um homem foi baleado e a principal suspeita da Polícia Civil recai sobre a Guarda.
    A prefeitura procura atribuir o ferimento a bala a um tiro a esmo, mas fotos e vídeos
    produzidos durante a reintegração de posse são um flagrante do despreparo dacorporação –mantida com polpudas verbas dos contribuintes de São José.
    Esse despreparo está na origem da própria invasão do Pinheirinho.
    Foi uma ação atabalhoada da Guarda, em uma área conhecida como “campão” do bairro Campo dos Alemães que estimulou o primeiro grupo de sem-teto a ocupar a área da Selecta.
    Sem competência para lidar com o conflito iminente, os guardas usaram cassetetes e tiros para dispersar as famílias que estavam no “campão”.
    Na madrugada seguinte, dezenas de famílias acamparam no Pinheirinho.
    Oito anos depois, a Guarda aumentou seu contingente e ganhou equipamentos modernos e vistosos.
    Nada mudou, no entanto, em relação à concepção equivocada quanto às atribuições da corporação e no tratamento das situações com potencial de conflito social. Que desastre.
    Pior que isso só mesmo a patética recusa de Marina Oliveira em explicar a infeliz atuação da corporação sob seu comando.
    Será ela um Erasmo Dias de saia?
    Talvez a secretária acredite não há nenhum reparo a ser feito à atuação da Guarda, nem mesmo quando seus “soldados” impedem o ingresso de jornalistas nos abrigos públicos.
    O que teme a secretária? OVALE

  5. Edu, é preciso que entidades de defesa dos direitos humanos, organizações da sociedade civil e cidadãos intressados verifiquem “in loco” a veracidade dessas informações,as quais, com sinceridade, não parecem muito sólidas.
    Se você teve participação na entrada da relatora da ONU, Raquel Rolnik, neste caso da expulsão dos moradores do Pinheirinho, parabéns. A mulher em entrevista à Folha, reproduzida no Conversa Afiada, diz claramente que o judiciário, epecialmente o paulista, desobedeceu à legislação internacional, pois houve várias violações dos direitos: remoção truculenta feita na surpresa, sem alternativas de habitação, sem que moradores pudessem pegar seus pertences…
    E ainda deu um prazo de 48 horas para que o governo brasileiro se explicasse. Esta aí o preço a se pagar por uma certa conivência com os desmandos e atos inconstitucionais dos governos de SP e de São José dos Campos.
    E agora o (des)governo Alckmin, diante de tamanha repercussão do caso, promete 5000 casas. Quem acredita nele? Quem garante que vai para os moradores do bairro? Por que não pensaram nisto antes de mandar a PM em cima dos pobres e desvalidos, só para atender interesses do capital?

  6. Todos que ainda nos permitimos surpreender com os atos do governo de sp e sua ss, estamos atônitos com tamanha indignidade perpetrada por esses brutus … uma angustia latente, por impotente, uma tristeza e emoção incontidas … nossos irmãos mais humildes sendo subjugados e maltratados, desrespeitados sob qualquer aspecto que possamos vislumbrar …
    .. a maioria dos eleitores de sp veem elegendo esses cruéis … a eles, seus eleitores, cabe a cumplicidade ao que vem acontecendo nesse triste estado – polícia armada num campus universitário, a política de dor e sofrimento, o crime hediondo também em Pinheirinho … só prá citar algumas … sem falar na privataria ..
    … o resto do país assiste perplexo a tudo isso … né ..
    … acho que está na hora de extirpar esse mal naquele estado … um processo de impedimento ao governador … não é mais possível o país continuar se envergonhando das ações desse grupo político … o movimento que se impõe é o de impedimento mesmo … com nova eleição para o governo do estado ..
    … o ministro da justica … o já famoso, por omisso, zé cardoso cagão, também não pode mais permanecer .. a ele, junto com o também cagão paulo bernardo, provavelmente escondido embaixo de algum edredon global, precisam se reciclar para continuarem a merecer o respeito de todos os petistas .. apelo para que saiam do governo Dilma …
    Oh, Eduardo, como estamos tristes, não é mesmo ?

    • Rogério,
      Você disse tudo.
      IMPEDIMENTO desse governador insano, ou, intervenção federal JÁ.
      Sou paulista, mas não votei “nisso”.
      Já choramos e lamentamos o que passou, mas, chegou a hora do BASTA.

  7. Dado que há fartura de material como fotos, vídeos e depoimentos narrando as arbitrariedades e barbárie da PM, sob o comando do (des)governo de São Paulo, contra os membros da Comunidade do Pinheirinho, me parece muito apropriado que essa comunidade entre com uma ação coletiva contra o Estado (se é que ninguém pensou ou já esteja trabalhando nisso), por danos pessoais e morais. Se tal ação se concretizar, me parece que a blogosfera deve promover uma grande campanha em apoio à mesma. Só assim nós, a legião de paulistas sensatos, chegaremos perto de compensar de alguma maneira, os prejuízos e sofrimento causados a quase 2.000 pessoas pelo governo fascista que, infelizmente, rege este nosso estado. Espero, sinceramente, que alguma entidade já esteja colocando advogados para processar o estado de São Paulo, em benefício dessa gente.

  8. tudo por dinheiro
    psdb, e justiça paulista – as maiores vergonhas do Brasil

  9. FOI CRIADO UM CLIMA MUITO TENSO, A VIOLENTA OCUPAÇÃO SEGUIDA DO SAQUE CRIOU UMA GRANDE REVOLTA,PROVOCA REAÇÃO EM CADEIA, FOI UMA OPERAÇÃO DE GUERRA METICULOSAMENTE PREPARADA, TÉCNICOS AFIRMAM, ARMADOS ATÉ OS DENTES,FORAM UTILIZADOS UM POLICIAL PARA CADA HABITANTE! NO IRAQUE, NO VIETNÃ, NO PASQUISTÃO NÃO FORAM UTILIZADOS TAMANHA FORÇA! UTILIZARAM A TESE DA “FORÇA BRUTA”, FORÇA BRUTA A PARTIR DA INDIGNAÇÃO POPULAR PODE NÃO CAUSAR VÍTIMAS FATAIS, A PARTIR DO TERRORISMO DE ESTADO GERALMENTE TEM CONSEQUENCIAS! ACREDITO,SE TIVER VÍTIMAS NÃO IRÃO APARECER FOI MUITO BEM PREPARADO, PARA ISSO EXISTE O “SERVÇO DE “NTELIGÊNCIA”! SE PROCURAR ACHA,TOMARA QUE NÃO TENHA VITIMAS, FOI MUITA SORTE! EM TEMPO, TAMBÉM NÃO MUDA O FOCO DA QUESTÃO!

  10. EM TEMPO: ESTAMOS FALANDO EM VITIMAS FATAIS, PORQUE TODA A POPULAÇÃO DE PINHEIRINHO ESTÁ SENDO VITIMADA, BARBARIZADA E, INFELIZMENTE, AS MAIORES VITIMAS SÃO, O DIREITO A MORADIA,(ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO) A LIBERDADE E A DEMOCRACIA QUE FORAM AFRONTADAS POR UM GOVERNADOR E UM JUDICIÁRIO NAZISTAS!

  11. Pergunta pro PSTU, que comandava uma milícia no local, conforme denúncia de próprios moradores. Vagabundos do PSTU e do PCO, que não encontram eco em nenhum lugar civilizado, deixaram de ser partidos políticos e se especializaram em organizar milícias e guerrilhas urbanas, mas sobre isso a mídia ”progressista” não fala, não é mesmo?

    • Pois é, a turma do PCO queria sujar o “Chuchu” e a PM de SP com sangue incitando aqueles coitados contra a tropa, mas não conseguiram.
      Não há mortos. Não há desaparecidos. Tudo mentira.
      Como diria a PM pros “manos”: Perdeu Perdeu, Marronzão!

      • Gente, este aí não é racista?

        • Eu racista?
          “Marrom” é justamente o apelido como é amplamente conhecido o Sr Valdir Martins, que se intitula “líder do Pinheirinho”. Mas que não tem nada haver com o povo de lá. É um militante da turma do PSTU. Não mora lá, tem casa própria “legalizada” em outro lugar e recebe 3 mil por mês do sindicato dos metalúrgicos. Como não tem nada o que fazer no sindicato se dedica uma essas “causas nobres” da esquerda que é jogar o povo contra a PM de SP pra tentar denegrir o governo e assim atingir certos objetivos político …
          Deu pra entender, ou precisa desenhar? Chamar o cara pelo apelido conhecido é ser racista? Procure se informar cidadão.

          • Ué, aqui todo mundo não vive falando mal do Paulo “Preto”? Aí não é racismo?

          • Paulo Preto é a forma como o sujeito era chamado pelos tucanos

          • E que os srs. “politicamente corretos” que comentam aqui fazem questão de seguir utilizando…

          • É o apelido do infeliz, meu. Vai catar coquinho e encher o sace de quem lhe deu esse apelido.

          • E com certeza o serra, ifhc, nazialckmin, sergio guerra e demotucanos em geral o tratam pelo esse nome até hoje.
            Abel o que tu achas do tal paulo preto?
            Achas que ele é honesto e vítima do PT ?
            Porque o serra e aloísio nunes disseram que não o conheciam ?
            Porque o paulo demotucano disse : não se abandona um AMIGO na estrada ¨?
            Porque no outro dia o serra e aloísio disseram que o conhecia e o mesmo era gente de bem ?
            Porque vc. tenta defender a sujeira desses vermes malditos ?

          • E o tião, não é o máximo?

          • E o tião, não é o máximo? Coisinha mais amor…

          • Tu deves ser melhor desenhando,porque pensando… bem….Ora direis,ouvis estrelas,certo, perdeste o senso …eu lhe direi no entanto…ENQUANTO HOUVER ESPAÇO,CORPO,MODO DE DIZER NÃO,ao Sebastião fascista…EU CANTO!

          • “Jogar o povo contra a PM”?

            Vc tá tomando cogumelo? Ou é de nascença mesmo?

            Desde quando é preciso “jogar” o povo que está sendo violado contra quem o viola?

            Tu não tens vergonha, não?

          • Que legal, tião, tu já tem até cheerleader – vide abaixo!! Parabéns pelo discernimento e sucesso junto aos reaças!! Dá-lhe tião!!!

      • Vai para o inferno cara, tu é adepto do espanca mais não mata né!!! só tem problema se morrer. Além de tudo é um troll desprovido de cérebro pois não consegue argumentar. tambem é covarde pois acho que este nem é seu nome.

        • Eu também não acho que José Marcos seja seu nome. Então ficamos quitz.
          É só essa que faltava. Quer que eu escanei minha identidade e mande por email? hehe…

          Quanto ao espanca mas não mata, boa essa. Parece que amigos aliados do PT andaram espancado o pessoal que protestava contra o aumento das passagens do Buzão la no NE… Ficamos quitz também nesse quesito.

          • Sebastião 3 X 0 outros

          • Não interessa o que “amigos aliados do PT” fizeram ou deixaram de fazer.

            Mais de 6000 seres humanos (embora vc não os considere assim, evidentemente) perderam TUDO o que tinham e estão sendo tratados como animais!

            NADA que os “amigos aliados do PT” tenha feito sequer COMEÇA a poder ser comparado com isso!

            Só dá pra comparar com o que os nazistas fizeram.

            Mas, pra gente como vc, é PSDB ubber alles, e Hail Alckmin!

      • Sebastião,a culpa é sempre dos outros,nunca do seu fuhrer? És milionário,branco de olhos azuis,um legítimo brasileiro? (ahahahaha!) Não? Então cuidado! A PM paulista é responsável por 20% das mortes ocorridas em SP!Se não ten$ o$ atributo$ nece$$ário$,talvez eles não te poupem …coisa que não desejo nem ao pior inimigo,muito menos, a um troll sem noção de respeito e cidadania.Vá te esconder!Olha a PM vem aí!

      • Eles “queriam sujar” o Alckmin?

        Como se ele não fizesse isso sozinho!

        A resistência é um direito, seu imoral. A mera sugestão de que eles deveriam aceitar passivamente o estupro é de causar náuseas em qualquer ser humano decente.

        A ação foi ilegal, a ordem foi ilegal, e foi tudo conduzido de forma igualmente ilegal. E vem vc, tukkkanalha, dizer que “é culpa da esquerda, que “incitou” (como se alguém precisasse ser “incitado” a resistir ao abuso – isso, sim é típico de tukkkano bunda mole) a resistência.

        E o pior de tudo é que os vídeos deixam bem claro como vc é mediocre e mentiroso: NÃO HOUVE RESISTÊNCIA NENHUMA! Os cidadãos passavam e eram baleados, gritavam pela perda e abuso, e eram espancados. Até no campo de concentração tukkkano eles foram violados!

        E vc vem com esse papinho ridículo de “incitação”.

        Coisa de tukkkano mesmo!

    • Pessoas que moram pacificamente há oito anos num mesmo local (com endereço conhecido: bairro de Pinheirinhos – São José dos Campos – São Paulo) são cruelmente violentadas pelo poder constituído e você vem falar em “guerrilha urbana”.
      O que você não tem é VERGONHA NA CARA, fascistão!

      • Se os caras morassem pacificamente a 8 anos numa casa invadida sua eu queria ver você liberar todo o “facistão” que existe dentro de você ao ir na justiça pedir a reintegração de posse… hehehe…
        A esquerda vive da hipocrisia e da utopia.

        • Sebastião 4 X 0

          hj vc está impossível…

        • Entenda uma coisa, tukkkano: eles não invadiram uma casa.

          Eles ocuparam um terreno improdutivo que a Constituição ORDENA que atenda a sua função social. O proprietário NÃO cumpriu sua obrigação constitucional. O Estado NÃO cumpriu com sua obrigação de obrigá-lo a cumprí-la, nem a de desapropriar o terreno para fazê-lo ele mesmo.

          Ocupar um terreno que não cumpre com sua função social, NÃO É O MESMO que invadir uma casa. Essa sua comparação é absurda e ignorante – bem típica, diga-se de passagem.

          • Cara, vai explicar isso pro juiz que deu a reintegração de posse…
            Tu és advogado? Da próxima vez então vai la se oferecer voluntariamente pra dar assistência jurídica pro pessoal. Quem sabe o juiz aceitaria seus argumentos.
            O cerne da questão é que a polícia de SP estava cumprindo a ordem do Juiz. Se eles não cumprissem a ordem estariam prevaricando. E você sabe muito bem disso.

          • Não preciso explicar nada pra juíza canalha. Ela SABE disso muito bem, mas preferiu ignorar.

            Não, não “tenho” que ir lá fazer o que vc me manda. A razão dos meus argumentos NADA tem a ver com eu ter ido lá prestar assistência ou não. DEixa de ser infantil.

            E esse papinho de “apenas cumprindo ordens” é coisa de nazista. Já ouviu falar em Nuremberg?

            Além disso, o governo estadual descumpre ordens TODOS OS DIAS ao não pagar os precatórios, e eu não te vejo pedindo a prisão do governador por prevaricação. A verdade é que só é “obrigação” pra vc, quando lhe é conveniente dizer que “é obrigação”.

            E nem precisariam descumprir a ordem. Bastava esperar dois dias! Isso não é “ilegal” mesmo segundo seu próprio argumento ignorante.

            Mas o governador SABIA que havia um acordo e que tudo poderia acabar pacificamente e bem, mas ele QUERIA o confronto. Queria provocar a tragédia e apressou-se pra fazer tudo do pior jeito possível.

          • Agora eu fiquei preocupado. Tenho um terreninho na periferia e vou plantar algum milho ou coisa que valha antes que invadam meu 300X200 por ser ele improdutivo.

          • Não Calvo, ninguém pode invadir terreno improdutivo.

            Agora, ocupar, sim. E com toda razão.

            Vc não tem o direito de comprar um terreno pra deixá-lo parado só pra valorizar, ponto.

            Além de ser imoral, como sempre foi, em face dos milhões que precisam de um terreno pra sobreviver, depois da CF88 passou a ser ilegal.

            Vá ler a Constituição. arts. 5°, XXII e XXIII e art. 182.

            Depois a gente conversa.

        • “Se os caras morassem pacificamente a 8 anos numa casa invadida sua…”

          Acontece que “os caras” não invadiram um “chãozinho” qualquer, adquirido com sacrifício por um cidadão comum. “Os caras” se apossaram de uma área enorme, ganha por um megaespeculador sabe lá Deus como (comprada com sacrifício é que não foi).

          Entendeu agora?

          Hoje as vítimas da brutalidade são aqueles pobres. Amanhã será qualquer de nós, inclusive você.

          Uma injustiça que se comete com UM signIfIca uma ameaça contra TODOS.

          • Certos comentários eu leio duas vezes porque fica difícil acreditar, Quer dizer que se o terreno pertencer a um milionário cuja riqueza é suspeita pode-se invadir.

        • vc deve viver de brisa!!! sombra e água fresca!!!!! pois uma pessoa como vc para ter este tipo de pensamento, deve adorar seus cachorrinhos!!!!

    • Vocês da direitalha estão desesperados porque agora mesmo é que não ganham eleição nem em São Paulo.
      Arranquem as calças pela cabeça, derrotados!

      • Puxa vida, nós os famigerados “direitões” estamos muito preocupados com nossas possíveis derrotas em 2012 e 2014…
        Estamos preocupadíssimos com a derrota para a grandes coligações da esquerda Haddad & Kassab em 2012 e Dilma & Sarney em 2014…

    • FRED,NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA,POCHA, COMO VOCÊS SÃO DIFÍCEIS DE “ASSIMILAR AS COISAS”! O PSTU E O PCO NÃO ESTÃO COM ESSA BOLA TODA! SÓ TINHAM UMA MINI CAMERA SONY ESCONDIDA QUE JÁ ESTÁ DE BOM TAMANHO! COM AQUELE BOMBARDEIO, AQUELA FUMACEIRA TODA OS 40 (SEGUNDO O COMANDANTE DA OPERAÇÃO) OFICIAIS DE JUSTIÇA E DO CONSEHO TUTELAR ESTAVAM ESCONDIDOS EM ALGUMA IGREJA DA PERIFERIA! VÁ CATAR COQUINHO EM OUTRA FREGUESIA!

    • Uma aulinha de física pra vcs, trollóides tukkkanos: a toda ação corresponde uma reação, igual e contrária.

      Isso tbm é verdade na sociedade. Se alguém ajudou a organizar a resistência ao abuso, não são eles os culpados pela ação criminosa que visavam resistir.

      Aliás, resistência a uma ação criminosa não é apenas direito, mas obrigação. Condenar quem os ajudou e clpá-los é realment einfantil e medíocre, coisa de gente pequena e sem alma.

      Mais ainda: é preciso muita cara de pau pra tentar ofuscar a magnitude do abuso cometido pelo governo estadual pra se prender em uma questiúncula dessas. Se é verdade o que vc diz ou não, é absolutamente irrelevante, pois com resistência ou sem ela, na PM e o governo estadual NÃO podiam fazer o que fizeram.

      É claro que na sua concepção, quando o coturno manda, vc tem que arriar as calças e ficar de quatro. Mas nem todo mundo é covarde e safado assim. Tem gente que luta pelo que tem. E outros que PRECISAM lutar pelo que tem, ou seus tukkkanos levam embora.

      • Teus argumentos são tão pueris e hipócritas que não há nem o que discutir com você.

        • Tradução do tukkkanês: “não tenho argumentos pq o reizinho não me disse o que responder a isso. Buá, buá!”

          Vai plantar batatas. É evidente que qualquer um que esteja sendo violentado vai resistir. Quem não defenderia a própria moradia, os próprios bens, a própria dignidade?

          Só gente como vc, limitada e desalmada, acha que pobre tem que “saber seu lugar” e abaixar as calças pro coturno que vc lambe.

  12. cadê ? ..ainda não vi

    o que vi já disse ..um ABUSO, um crime, omissão, desação e incompetência de TODAS as esferas de poder ..tanto do executivo, passando pelo legislativo e chegando ao judiciário deste país

    fora, claro, desta tentativa de se explorar politicamente um episódio lamentável que todos deveríamos estar debruçados em refletir de suas causas para que jamais viesse a ocorrer

    mas, como dizia o outro, sem que haja desgraça não há manchete, nem notícia, nem emprego pra jornalista ..muito menos de renovação de quem esta de olha nas tetas do poder

    e la nave vá

    • SR.ROMANELLI, NÃO SEJA TÃO INGENUO O SR DEVE SER BEM EXPERIENTE,BEM “VELHINHO”, NÃO DISTORCE AS COISAS…

    • A causa desse episódio lamentável foi a autorização do governador TUCANO de São Paulo.

      Não adianta tentar defender o indefensável, a culpa é exclusivamente dele, pois foi quem deu autorização para a opreração de guerra que destroçou a vida de duas mil famílias de trabalhadores.

      E vamos sim denunciar o partido que é tanto do governador quanto do prefeito, ambos responsáveis pela brutalidade da invasão e pela desassistência e desrespeito com as famílias que lá moravam e que se encontram refugiadas em um acampamento fétido e sem condições, isoladas da imprensa.

      Cada vez que eu vejo COM MEUS PRÓPRIOS OLHOS os vídeos com os descalabros cometidos, revolto-me com esses ditadores cruéis, mas também com a malta que tenta defender a atrocidade cometida, minimizando o crime e procurando acusar quem não tem responsabilidade sobre o fato.

      • desculpe Ruy, mas se o país contasse com PERSPECTIVA de ter uma política fundiária civilizada tanto pro campo como pras cidades…

        se tivéssemos tido a mais tempo uma política de respeito a vida e dignidade das pessoas ..a construção de moradias ..enfim ..acho que esta invasão não teria ocorrido nem ferrando ..pior, ocorrido depois de 3 anos de inciado o governo de Luis Inacio, governo que ao que consta (ao menos não foi negado) que tb era credor daquele especulador ordinário

        verdade é que aqui tb falhamos ..e como disse, penso que isso pode ser objeto de reflexão pra mudarmos e acelerarmos algumas políticas daqui pra frente, como por exemplo, estimulando o crescimento se valendo da construção civil, e não de se pendurar o POVÃO em prestações caríssimas pra encher a pança de montadores estrangeiras

        e claro ..tb como já falei, em que pese todos estes erros, pra mim nada justifica que os 3 poderes nas 3 esferas tenham agido (ou ficado observando) no sentido de destituir aquelas famílias de um teto sem ter-lhes dado a mais tempo de outras alternativas

        • RUY e ROMANELLI,
          IMPEDIMENTO E INTERVENÇÃO FEDERAL no Estado de São Paulo JÁ.
          NADA justifica o ocorrido.

  13. Mais um se postar contra os desmandos inconstitucionais da midia, principalmente a televisiva (concessão pública). Alberto Dines. Já sobre Pinheirinho até o Boechat.
    Vejam em http://dilma13.blogspot.com/2012/01/ufc-bbb-e-o-naufragio-da-midia.html
    O limite está sendo ultrapassado.

  14. Se tivesse acontecido em Cuba haveria mais destaques na mídia brasileiras.

    Willian Bonner leria um editorial indignado sobre esta ação ditatorial e barbara contra os direitos humanos básicos.

    • Vamos perguntar à Yoani Sanchez se ela tem algo a dizer sobre o Pinheirinho…

      • Ah, mas eu estou realmente esperando por isso.

        Adoraria ver essa safada criticar o Estadão e a tukkkanada. Mas tenha a absoluta certeza de que nunca tocará no assunto. Gente como ela não se preocupa com essas coisas. E ela tem muito trabalho mentindo e omitindo a serviço dos ricos pra poder se dar ao luxo de “perder tempo” com pobres.

        Vai que acabam com a boquinha dela?

  15. e preciso que se leve urgente estes fatos as promotorias dos direitos humanso do idoso e da criança e adolecente a policia tem que localizar estas pessoas e entregalas sao e salvas nas promotorias de justiças eles sao responsaveis por estas pessoas foram eles os responsaves por este ato absurdo quelquer coisa que venham acontecer com estras pessoas o governo do estado tem que ser responsabilisados sumariamnte agora lembrense de uma coisa o procurador geral de justiça do estado ele e indicado atraves de lista triplice pelo governador do estado mais ele nao pode ficar de fora desta situaçao ele e o gurdiao da constituiçao ele tem que fazela ser respeitada por quem quer que seja seja ele governador ou o proio presidente da republica foi pela constituiçao que eles invadiram o pinheirinho e colocarem o povo para forade la para devolver as terras a seu propietario agora tem que ser pela mesma constituiçao o resguardo do direito do cidadao quem come a carne tem que roe o osso hoje existe no municipio mais rico de sao paulo um quadro social muito devastador criado pelo governo do estado e as autoridades judiciais eu fico daqui pensando e na preocupaçao que os extrangeiros nao estao em vir para o brasil para os jogos que estao para vir para ca da copa do mundo se com os filhos do nosso pais fazem isto imagine com eles voces vao ter muita dificuldades para apagar esta imagem de ipocrisia que voces criaram a redor de voces o estado mais rico do brasil a quarta maior do mundo em ves de acabar com a meseria do seu povo ela incentiva que vergonha.jose pinto paulista pe

  16. “Ação no Pinheirinho viola direitos, diz relatora da ONU” SUJOU, ESCONDAM OS CORPOS, VAI DAR CORTE INTERNACIONAL! O GOVERNO E O JUDICIÁRIO, SÃO PAULO O FILHO MAIS VELHO, ENVERGONHAM A REPÚLBLICA DO BRASIL!!

  17. enqaunto isso Soninha reaparece em outro idioma…
    http://twitpic.com/8c9176

    • Essa boboquinha é da turma que acha que engana com o “futebol – ópio do povo” e depois mostra as unhas como aliada das zelites excludentes.
      Cai fora, reacionária enrustida!

  18. Também li a respeito.As ONGs Rede de Comunidades e Movimento Contra a Violência e Justiça Global divulgaram essa mesma lista.Se houveram mortes ou não,isso não importa.A violência contra a população é imperdoável. Quando houve aquele acidente em SP na cratera do Metrô,não me consta que o governador Alckimin tenha agido com essa pressa.Inclusive,nem deu as caras no local.vindo a se pronunciar bem mais tarde.Talvez após falar com as empreiteiras amigas…para ter certeza que a GRANDE IMPRENSA DIVULGASSE as maracutaias que existem por trás disso…sabem como é.Superfaturamento e essas coisas…que ele e Serra entendem bem.Estou esperando que a JUSTIÇA aja com a mesma presteza e mande RETIRAR DE UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL,no litoral da Bahia,O SENHOR GREGÓRIO MARIN PRECIADO,O PRIMO precioso de SErra.Invasão é invasão,nobres togados! Se serve para o povo de PInheirinho,servirá para o primo dileto do dileto e famigerado privatista,cujo capital,parece,se formou de achaques contra o patrimônio público brasileiro.Enquanto não se fizer uma profilaxia no Judiciário,no Legislativo e Executivo desse país,seremos sempre subjugados por uma minoria fascista,hipócrita e bandida.Havemos de ir as ruas e implodir esse sistema injusto,que vem se perpetuando com a conivência dessa justiça podre,racista,parcial e desumana.Quem manda no Brasil são os brasileiros.Ou aprendem a ter lisura,isenção e respeito,ou caiam fora.Esses cargos que ocupam provisóriamente,não são seus.São nossos.Vocês não são os proprietários do povo.Nós é que somos seus patrões.Não pensem que com conchavos,com truques,artimanhas e ajustinhos de um judiciário,as coisas irão se manter como sempre.Nós é que cansamos de vocês,seus lesa pátria,arrasa quarteirões…com sua polícia que esqueceu que é povo (20% das mortes ocorridas em SP são de autoria da PM e Polícia paulista).Isso é ditadura,isso é ultraje a um povo pacífico,que deve se levantar e exigir respeito.Nenhum cidadão que se respeite é conivente com massacres e abusos.Cidadão BRASILEIRO É CHEGADA A HORA.DERRUBEMOS O MURO!NÃO MORREREMOS E não mais aceitaremos sermos tratados COMO GADO.Pede pra sair Alckimin,justiça de SP e PM mortal paulista.Vocês não são humanos.São lixo.Ah,tio Rei,peça que processem o Amaury Ribeiro Filho,autor da Privataria Tucana! Sem delongas,porque o delinquente NAJI DAS najas está lá,com o seu candidato SErra,filha,genro,primo,caixa de campanha,FHC,Dantas,Mendonça de Barros….Cambada de larápios que sempre se safam,porque a cambada de togados,não menos larápios….. lhes propicía isso.

  19. quanta injustiça!!!!!!!!!!

    corja imunda e assassina que é essa direita brasileira!!!!!!!!!

    tem que processa-los nesses organismos internacionais, por crimes contra a humanidade!!!….acho que é na Holanda que fica esse tribunal???

  20. E depois, o pau-mandado do Naji Nahas — a quem chamam juiz — Rodrigo Capez diz que não houve um massacre, que a desocupação ocorreu de forma “limpa”.
    Vejam nesse vídeo a revoltante subserviência e o cinismo daqueles que deveriam ser agentes da justiça: http://www.vnews.com.br/video.php?id=14340

  21. ALÔ ! ALÔ !

    Você Eduardo, que tem estômago forte, não perca um programete de jornalistas de programa da Rádio CBN que irá ao ar às 18:00hs, quando o degenerado Augusto Nunes irá expelir criminosas ilações contra o Governo Dilma e o PT .

  22. CAROS AMIGOS!

    COMO INFELIZMENTE CONSTATAMOS, a cada dia que passa PROVAS INCONTROVERSAS da violação dos mais rudimentares direitos assegurados pela “Carta Cidadã de 1988” nos são trazidos à apreciação por este blog e, como não poderia deixar de ser, PROMOVE ARDOROSOS DEBATES que nos traz, em importante movimento cíclico, A CONSTATAÇÃO DAQUILO QUE JÁ ESTAMOS SATURADOS, qual seja:

    1-) QUE O PARTIDO “TUCANOZISTA”, notadamente por seu maior representante, o “FUHRER ALCKIMIN”, JÁ PODE SER CONSIDERADO O MAIOR CRIMINOSO DA HISTÓRIA POLÍTICA E SOCIAL do nosso País;

    2-) QUE A MÍDIA GOLPISTA, apelidada de P.I.G. – Partido da Imprensa Golpista – (que eu, particulamente, acho uma afronta aos “pigs” porque estes significam porcos, em inglês e, como se sabe, o porco é um animal muitíssimo útil, não se podendo fazer qualquer comparação com esta gentalha), MENTE DESCARADAMENTE E AFRONTA A INTELIGÊNCIA ATÉ DOS ANALFABETOS não somente com as “distorções” que faz veicular na mídia golpista, até mesmo “infiltrando” seus fantoches (porque sabem bem que são comandados) para deixar suas INTESTINAIS OPINIÕES aqui neste blog, COM A ÚNICA FINALIDADE de revidarmos aquelas provocações e, assim, ESQUECERMO-NOS DO PRINCIPAL.

    Tudo isso, portanto, JÁ SABEMOS.

    É evidente que as discussões saudáveis que aqui travamos (e me refiro explicitamente a todos aqueles que compartilham do mesmo ponto de vista humanitário , anti-tucano e contrário a toda e qualquer barbárie como aquelas impetradas na Cracolândia e no Pinheirinho – o que, evidentemen te, exclui os “RESTOS DE INTESTINOS” já mencionados) SÃO POR DEMAIS IMPORTANTES PARA QUE TENHAMOS A DIMENSÃO DOS ACONTECIMENTOS E VEJAMOS “AS ENTRELINHAS” de tudo quanto ocorre – e os motivos pelos quais ocorrem.

    ENTRETANTO…

    ENTRETANTO E SEMPRE COM TODO O RESPEITO AOS COMPANHEIROS DE LUTA, penso mesmo que DEVEMOS AGIR… SAIR ÀS RUAS…

    Já está veiculando em algumas redes sociais, um abaixo-assinado eletrônico do “Petição Pública”, POSTULANDO O IMPEACHMENT DO GOVERNADOR FASCITA GERALDO ALCKMIN – o endereço eletrônico é: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=impeachm

    E, quando eu o assinei, minha assinatura era a de número 6.068.

    Vejam: 6.068 (seis mil e sessenta e oito) pessoas. APENAS ESTA IRRISÓRIA QUANTIA DE PESSOAS HAVIA ASSINADO. É MUITO, MUITO POUCO PARA UMA CAUSA TÃO NOBRE E COM TAMANHA URGÊNCIA como é essa que se apresenta.

    Salvo engano, as “repercussões” sociais que teve o caso da “enfermeira que maltratava o cachorrinho” CAUSOU COMOÇÃO E MOVIMENTAÇÃO MUITÍSSIMO MAIOR.

    PRECISAMOS NOS MOBILIZAR… PRECISAMOS, PARALELAMENTE ÀS VOCIFERAÇÕES NESTE BLOG, AGIR NO CAMPO FÍSICO… DAR MESMO A CARA AO VENTO, AO SOL, À CHUVA… Pois os moradores do Pinheirinho, ESTÃO ASSIM… AO RELENTO… SEM QUE NINGUÉM FAÇA NADA POR ELES mesmo que estejamos aqui postando, discutindo, nos indignando.

    SE CADA UM DE NÓS CONSEGUÍSSEMOS LEVAR 02 (DOIS) COMPANHEIROS QUE COMUNGAM DO MESMO PONTO DE VISTA (que devemos por um fim, seja com impeachment, seja com a denúncia deste “go-verno” ao Tribunal Penal Internacional) E CADA UM DESTES NOSSOS 2 COMPANHEIROS ARREGIMENTASSE MAIS 2…. IMAGINEM A MULTIDÃO QUE TERÍAMOS?????

    Nunca como agora, fez-se necessário PRATICARMOS O CONTEÚDO DA CANÇÃO do Geraldo Vandré:

    “QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER”.

  23. O PSDB sempre praticou a política Hood Robin(Tira dos pobres para dar aos ricos) Nenhuma novidade!

    Para o azar dos tucanalhas, o Brasil avança e muito.(retirado dop blog do Egidio Serpa)

    Ceará tem 112 projetos para leilão de energia

    Publicado em 27/01/2012 – 4:51 por Egídio Serpa | Comentar

    No dia 22 de março, o Governo Federal realizará mais um leilão de compra de energia de fontes eólica, hidráulica e de biomassa.

    Para esse leilão, o Ceará cadastrou 112 projetos de geração eólica.

    Do total de projetos cadastrados, 88% – ou 598 – são de geração eólica, com potência de 25.850 MW.

    Isto revela a importância que essa matriz energética ganhou, em tão pouco tempo, no Brasil, agora com o claro apoio do Ministério de Minas e Energia.

    Para o empresário Fernando Alves Ximenes, da Gram Eollic, os atuais e futuros investimentos em energia eólica no Ceará chegam à casa de R$ 7 bilhões nos próximos quatro anos.

    “É a vez da metalurgia”, diz ele, apontando para a fabricação de equipamentos de cada aerogerador, a começar de suas torres de sustentação, que podem ser em aço ou em concreto.

    Eles adiantam, ainda: “Alguns estão aqui, também, para exportar suas plantas industriais”.

    Tags: energia eólica

    • Aqui no RS, estão duplicando em Osório e instalando uma nova usina eólica em Tramandaí. Enquanto isso,os tucanos,herdeiros das capitanias,os que se acham e se escondem atrás de siglas,fazendo valer seu caráter e sua indole,batem em mulheres,crianças,idosos e homens pobres.Alguém pode me dizer se a petição por impechment do fascista de SP , deve ser assinada somente por paulistas,ou todos os brasileiros podem fazê-lo?Uma vez que afrontou a dignidade humana em seus princípios e envergonhou todo o país perante o mundo,penso que todos deveriam assinar. Aguardo. Sorry,Edu .Jamais escrevo tanto.

  24. No nefasto periodo tucano, uma lei foi criada PROIBINDO a instalação de ESCOLAS TÉCNICAS por todo o país.Imagina se esses mal feitores ainda estivessem no poder, Isso não aconteceria:

    Ceará ganhará mais 17 Escolas Estaduais de Educação Profissional

    Os jovens do Interior cearense que finalizam o ensino fundamental irão contar com mais oportunidades de preparação para o mundo do trabalho. No próximo mês de fevereiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), assinará as ordens de serviço para dar início à construção de 17 novas Escolas Estaduais de Educação Profissional. As unidades serão implantadas em Boa Viagem, Cariré, Iguatu, Itapajé, Itarema, Independência, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Marco, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Palmácia, Redenção, Santa Quitéria e Uruburetama. Os recursos são provenientes do Governo Federal e Tesouro Estadual. Em média, o investimento é de R$ 8,5 milhões por escola.

    OBs: como bem diz o texto, as escolas serão montadas com recursos Estaduais e Federais

  25. Soninha,

    ex-vereadora Soninha Francine afirmou em seu perfil no twitter que os moradores do Pinheirinho são criminosos:

    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/01/27/soninha-chama-moradores-do-pinheirinho-de-criminosos/#comment-128730

    Pré-candidata do PPS a prefeita de São Paulo, a ex-vereadora Soninha Francine afirmou em seu perfil no twitter que os moradores do Pinheirinho são criminosos:

    – Esses são criminosos se aproveitando da situação, não apenas pessoas comuns lutando por suas terras.

    A mensagem, em inglês, foi em resposta a um post de um de seus seguidores, que publicou uma imagem da ação com a seguinte legenda:

    – Imagem de pessoas defendendo suas terras com escudos de barris cortados, bastões improvisados ​​e capacetes.

    Soninha tem 64 mil seguidores no twitter.

    • Seria otimo que essa fulaninha fosse candidata à prefeitura de SP,para ser desmascarada.Ela não é daquela turma que tem como bordão:¨Fume maconha,mas não trague¨?.É uma hipocrita.

    • E o ABEL BOTELHO ,não sabe que o apelido do notório que arrecadava para o CXA 2 do Serra é PAULO PRETO? Talvez não tenha conotação alguma,uma vez que o apelido veio de casa,da direita que anda em zigue zague,por não ter lógica.Soninha tráz no currículum o INCRÍVEL PROJETO de COLOCAR BEBEDOUROS EM BOATES e assemelhados.Tudo para não deixar os coitadinhos que usam êxtase,com certeza riquinhos desocupados,pois é droga cara,não sofrerem desidratação….Grande projeto,não Sebastião,Botelho…?Só podia vir da moça do calendário de oficina mecânica.

      • O senor Abel Botelho é um cinico,nada mais do que um cinico,Vivian.Não se preocupe com gente sem a minima estrutura moral,ética,sem a minima consciencia critica,sem a minima sensibilidade como esse senhor Abel Botelho que não passa de um invertebrado,alias como o seu gurú,Reinaldo Azevedo.Não digo mais a respeito desse elemento asqueroso a quem vc se referiu,um direitalha notorio e finorio,por uma questão de respeito aos demais companheiros desse blog.

    • A PM diz que achou drogas em Pinheirinho, e a palhaça da Francine os chama todos de criminosos.

      Mas sabe o que não acharam em Pinheirinho?

      ARMAS!

      Nem uminha. Os “criminosos” não deram nem um tiro na polícia.

      Como é que pode isso?

      E ainda tem trouxa que acredita piamente nesses tukkkanos canalhas!

  26. Eduardo,

    De domingo passado até a próxima segunda-feira é tempo mais que suficiente para a PM apagar provas.

    Fato é, se não há nada a esconder, por que mantido proibido, desde de domingo passado, o acesso ao campo de concentração e IML? Por que a PM faz tanto mistério?

    Alguma coisa muito horrorosa há nessa ação violenta da PM para tanto segredo.

    • Horrorosa além do que já estamos cientes.

    • oi Gerson

      por favor, será que entendi, verdade que o acesso ao IML esta sendo negado ?

      se isso, bem, talvez possa ter algo de muito errado

      vc poderia dar mais detalhes ? se sim, reflito, e o governo Federal, a procuradoria, OAB etc, será que não tomarão providências ?

      eu hein, até parece que quem nos governa há 10 anos é a turma do Fernandohenrique ? ..é um tal de não é comigo que todos usam vou te dizer, viu ?!

      • O advogado dos flagelados está pedindo a lista de todas as entradas de corpos desde o dia dos fatos e o IML, até o momento, não entregou

      • “se isso, bem, talvez possa ter algo de muito errado”

        “Talvez”? “Se isso”?

        Vc tá de gozação, não é?

        A PM proibiu o acesso à área do Pinheirinho enquanto cometiam seus abusos. Depois dizem que “foi tudo acompanhado e documentado” e que “os olhos estavam todos voltados pra eles”. Acompanhado e documentado POR ELES.

        Deram tiro até em representante do governo federal pra expulsá-o do local! Aliás, a própria decisão do irmão do deputado tukkkano autorizava explicitamente a PM a entrar em conflito com a PF! Algo absolutamente surreal, autoritário e criminoso!

        Eles proibiram o acesso ao hospital. A prefeitura baixou a mordaça nos funcionários do mesmo hospital.

        E 1500 famílias foram pra rua da amargura e perderam todos os seus bens.

        Só isso já é mais do que suficiente pra concluir que tem algo de errado.

        Ou será que vc precisa de mais alguma coisa?

        • evidente que preciso ..de PROVAS e de convencimento

          convenhamos, SE ISSO, reitero, o que faz o governo eleito do BRASIL e demais Instituições que não tomam providências ?

          vc quer o que? que eu e outros milhares, desacreditando em tudo o que nos dizem, acreditando em vc e em BOATOS (ao menos até que a materialidade da prova se faça) que nós nos dirijamos até lá pra fazer “justiça” por conta própria

          Afinal, pra que o pagamos, pra que os elegemos ?

          será que só pra mantê-los no poder fazendo acordos espúrios (como este do PT e do PSD de Kassab) pra irem mamando e se enricando no poder ?

          vê se pode, tanto tempo lutando pra tentar colocar gente lá que dizia pensar e agir diferente ..e passado tanto tempo descubro que ELLES são sempre os mesmos

          ah sim, e colega, não fique bravo com a minha indignação não ..acho mais produtivo vc focar suas energias em PROPOSTAS e em responsabilizar todas as autoridade que podem, ou que poderiam fazer alguma coisa e que se portam (se tomarmos por verdadeiras as hipóteses o que vocês aqui nos narram) se portam e forma omissa em mais este tema

          abrá

          • Será que devo acreditar que vc é cego e não viu as DEZENAS de vídeos mostrando tudo isso? Com a PM dizendo que a imprensa não poderia entrar no Pinheirinho e no hospital, com as 6000 pessoas chorando, com os tiros?

            Ou vc quer uma declaração assinada e autenticada pelo Alckmin dizendoq ue tudo isso aconteceu?

            É só o que falta. Se vídeos. fotos e testemunhas não te bastam, daqui a pouco vc vai dzer que Pinheirinho sequer existia e nada aconteceu lá.

            Tenha a santa paciência. Sua falta de indignação com a dor alheia é um testamento enojante!

            E se o governo federal fez ou não alguma coisa, quero que se dane. Isso não tem nada a ver com a sua falta de indignação. Ou vc só vai se indignar com ele?

  27. Aos que ainda justificam essa ação contra mais de 6.000 pessoas, como uma ação legal e o direito de posse para o conhecido colarinho branco. Vamos fazer só uma pequena comparação. O Fulano que quebrou a bolsa do RJ , foi condenado e depois absolvido, inclusive já está pensando em pedir indenização ao Estado pelas “IN-JUS-TI-ÇAS” praticadas contra ele, é o responsável pela massa falida do seu grupo empresarial. Ele foi despejado? Ele perdeu seus bens, deixou de frequentar as colunas sociais e de negócios? Pelo que vi, não precisou nem de tempo para se reerguer de uma quebra financeira. Não precisaria nem fazer essa comparação se eu acreditasse na isenção dos personagens e das instituições envolvidas.Agora quem pode responder: quanto tempo leva para uma família de poucos recursos reaver sua dignidade e as mínimas condições de vida conquistadas ao longo de 8 anos? E quanto às pessoas que foram feridas, o homem de 70 (cadê o respeito e os direitos do idoso?), criança desaparecida que entrou em estado de choque (direitos da criança), aliás os direitos humanos foram para o lixo nessa operação. Só esses exemplos mostram a responsabilidade de um Estado que perdeu o senso e a capacidade de julgar com isenção. Quem mereceria, de fato, indenização pelas perdas (incluindo, o constrangimento público de uma comunidade que o tempo todo confiou nas instituições)?

  28. ENQUANTO ISSO, SOB O SOL.. SOB A CHUVA… SEM BANHEIROS… SEM MORADIA… SEM QUALQUER ASSISTÊNCIA, OS “ANIMAIS DO PINHEIRINHO” são relegados a segundo plano…

    É MUITO TRISTE constatar que a vida de um SER HUMANO TENHA MENOS VALOR do que a vida de um animal.

    Apenas 05 (cinco) dias após OS CRIMES CONTRA OS DIREITOS HUMANOS praticados no PINHEIRINHO, tem-se a impressão de que tudo aconteceu há muitos, muitos anos..

    Qualquer foto de maus tratos a um animalzinho APARENTEMENTE CAUSA MAIS COMOÇÃO DO QUE AS BARBÁRIES PRATICADAS CONTRA SERES HUMANOS…

    Há um “ABAIXO ASSINADO ELETRÔNICO” postulando a RESPONSABILIZAÇÃO DO “FUHRER GERALDO ALCKMIN” por todas as atrocidades cometidas…

    FAÇAMOS A NOSSA PARTE… ASSINEMOS…

    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=impeachm

  29. Eduardo, quem pode pedir reintegraçnao de posse? pergunto isso porque gostaria de saber como seria feito a reintegração de posse daquele terreno que a a Globo está ocupando, na av. Luis Carlos Berrini.
    Teríamos que entrar com uma ação no Ministério Público?

    Grande Abraço

  30. 1) O Menino Matheus da Silva – Está internado no Hospital Municipal de São José dos Campos. Teve uma crise de apendicite e foi operado no dia 26 de janeiro.

    2) Gilmara Costa do Espírito Santos, marido e filho – A família está hospedada, sã e salva, em casa de parentes, no bairro Satélite.

    3) Pedro Ivo Teles dos Santos – Ainda não foi localizado, mas a Prefeitura e Polícia têm em mãos uma entrevista concedida por ele ao jornal “O Vale” depois da desocupação do Pinheirinho.

  31. Já, já vem o Reinaldo Cabeção e o Merdal Pedreira dizerem que o velho foi quem deu cabeçadas nos cassetetes da polícia. Alguém duvida?

  32. É preciso checar e investigar. Assim como não existem “registros” dos desaparecidos da ditadura, se houve mortes em Pinheirinho, também terão sido ocultados.

    O primeiro que deveria investigar cuidadosamente seria o governo do estado. Mas Alckmin não fará isso, pois trata-se de pessoas pobres, que para ele valem menos que animais.

  33. O talibã neoliberal reinaldo azevedo já saiu em defesa dos irmãos corruptos naji nahas, geraldo hitler… …. sujeitinho repugnante .
    Bem, afinal ele é pago pelo corrupto civita para ser isso mesmo.
    Graças ao (des)governo demotucano, que compra, sem licitações, os encalhes das publicações da podre editora abril, o sr. civita estaria na merd… .
    O pig adora obter dinheiro do povo em troca de lixo.

    • Essa defesa que o delinquente travestido de jornalista Reinaldo Azevedo fez do megaestelionatario Naji Nahas e seu cumplice Geraldo Alckmin,mostra aquilo que eu ja disse em uma outra oportunidade neste mesmo Blog da Cidadania,numa postagem especialmente dedicada a esse verdadeiro pau mandado,lambe botas dos chefes do crime organizado.É um invertebrado.Em sua personalidade não existem os menores indicios de honradez,de carater,de moral.É um verdadeiro criminoso que utiliza como armas as palavras e principalmente a mentira.É um elemento de altissima periculosidade,sociopata em grau extremo,com delirios de grandeza.Ele se imagina o formador de opinião por excelencia.É um subproduto do detrito em que se transformou a midia de uns tempos para cá.

  34. O fato é que o governo do estado, a prefeitura e a justiça cometeram essa barbárie, expulsando famílias com bombas, cassetetes e extrema violência (como vários vídeos mostraram claramente).

    Quem é capaz de atos como esse, certamente não terá nenhum problema de consciência em enterrar mortos como indigentes em cemitérios de outras cidades.

    Aliás, só lembrando: por que as fotos e vídeos mostram PMs com luvras de borracha? Será que é para não haver impressões digitais nas armas ou vestígios de pólvora nas mãos? Somente essas imagens já seriam suficientes para o nobre governador Opus Dei Alckmin instaurasse uma rigorosa investigação.

    Outra coisa: os valorosos PMs mataram cães de estimação, esmagando-os com as escavadeiras. Imagine-se o trauma para crianças e idosos que eram os donos desses animais. Cadê os defensores dos animais que fizeram passeata na Paulista?

  35. Juristas e entidades comprometidos com a democracia denunciam caso Pinheirinho à OEA

    Manifesto pela denúncia do caso Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos

    O MANIFESTO ESTÁ ABERTO À SOCIEDADE EM GERAL. PARA ASSINÁ-LO:
    http://www.peticoesonline.com/peticao/manifesto-pela-denuncia-do-caso-pinheirinho-a-comissao-interamericana-de-direitos-humanos/353

    No dia 22 de janeiro de 2012, às 5,30hs. da manhã, a Polícia Militar de São Paulo iniciou o cumprimento de ordem judicial para desocupação do Pinheirinho, bairro situado em São José dos Campos e habitado por cerca de seis mil pessoas.

    A operação interrompeu bruscamente negociações que se desenrolavam envolvendo as partes judiciais, parlamentares, governo do Estado de São Paulo e governo federal.

    O governo do Estado autorizou a operação de forma violenta e sem tomar qualquer providência para cumprir o seu dever constitucional de zelar pela integridade da população, inclusive crianças, idosos e doentes.

    O desabrigo e as condições em que se encontram neste momento as pessoas atingidas são atos de desumanidade e grave violação dos direitos humanos.

    A conduta das autoridades estaduais contrariou princípios básicos, consagrados pela Constituição e por inúmeros instrumentos internacionais de defesa dos direitos humanos, ao determinar a prevalência de um alegado direito patrimonial sobre as garantias de bem-estar e de sobrevivência digna de seis mil pessoas.

    Verificam-se, de plano, ofensas ao artigo 5º, nos. 1 e 2, da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de São José), que estabelecem que toda pessoa tem direito a que se respeite sua integridade física, psíquica e moral, e que ninguém deve ser submetido a tratos cruéis, desumanos ou degradantes.

    Ainda que se admitisse a legitimidade da ordem executada pela Polícia Militar, o governo do Estado não poderia omitir-se diante da obrigação ética e constitucional de tomar, antecipadamente, medidas para que a população atingida tivesse preservado seu direito humano à moradia, garantia básica e pressuposto de outras garantias, como trabalho, educação e saúde.

    Há uma escalada de violência estatal em São Paulo que deve ser detida. Estudantes, dependentes químicos e agora uma população de seis mil pessoas já sentiram o peso de um Estado que se torna mais e mais um aparato repressivo voltado para esmagar qualquer conduta que não se enquadre nos limites estreitos, desumanos e mesquinhos daquilo que as autoridades estaduais pensam ser “lei e ordem”.

    É preciso pôr cobro a esse estado de coisas.

    Os abaixo-assinados vêm a público expor indignação e inconformismo diante desses recentes acontecimentos e das cenas desumanas e degradantes do dia 22 de janeiro em São José dos Campos.

    Denunciam esses atos como imorais e inconstitucionais e exigem, em nome dos princípios republicanos, apuração e sanções.

    Conclamam pessoas e entidades comprometidas com a democracia, com os direitos da pessoa humana, com o progresso social e com a construção de um país solidário e fraterno a se mobilizarem para, entre outras medidas, levar à Comissão Interamericana de Direitos Humanos a conduta do governo do Estado de São Paulo.

    Isto é um imperativo ético e jurídico para que nunca mais brasileiros sejam submetidos a condições degradantes por ação do Estado.

    1. Fábio Konder Comparato – Professor Titular da Faculdade de Direito da USP
    2. Marcio Sotelo Felippe – Procurador do Estado – SP (Procurador Geral do Estado no período 1995-2000)
    3.Hélio Bicudo – Procurador de Justiça – Ex-Presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos
    4. Paulo Sérgio Pinheiro – Ex-Ministro de Estado Secretario de Direitos Humanos –
    5. Associação Juízes para a Democracia (AJD)
    6. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)
    7. Celso Antonio Bandeira de Mello – Advogado – Professor PUC-SP
    8. Alaor Caffé Alves – Professor Titular da Faculdade de Direito da USP
    9. Sérgio Salomão Shecaira – Professor Titular da Faculdade de Direito da USP
    10. Maurides Ribeiro – Professor da Faculdade de Direito de Campinas – FACAMP
    11. Kenarik Boujikian Felippe – Desembargadora do Tribunal de Justiça – SP
    12. Wálter Fanganiello Maierovitch – Desembargador do Tribunal de Justiça – SP
    13. André Luiz Machado Castro – Presidente da Associação Nacional de Defensor Públicos e Coordenador-Geral da Associação Interamericana de Defensorias Públicas – AIDEF
    14. Alexandre Morais da Rosa – Juiz de Direito (TJSC). Professor Adjunto UFSC
    15. José Henrique Rodrigues Torres – Juiz de Direito – Presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia – Professor PUC Campinas
    16. Marcelo Semer – Juiz de Direito – SP
    17. Rubens Roberto Rebello Casara – Juiz de Direito – Professor IBMEC – RJ
    18. Jorge Luiz Souto Maior – Juiz do Trabalho – Professor Livre- Docente USP
    19. Dora Martins – Juiz de Direito – SP
    20. José Damião de Lima Trindade – Procurador do Estado – Ex-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo
    21. Fernando Mendonça – Juiz de Direito – MA
    22. João Marcos Buch – Juiz de Direito – SC
    23. Maria Eugênia R. Silva Telles – Advogada – SP
    24. Pedro Abramovay – Professor FGV – Rio
    25. Mauricio Andrade de Salles Brasil – Juiz de Direito – BA
    26. Célia Regina Ody – Juíz Federal Substituta – MS
    27. Gerivaldo Alves Neiva – Juiz de Direito – BA
    (…)
    244. Ivana Lima Regis (a blogueira que vos fala).

    O MANIFESTO ESTÁ ABERTO À SOCIEDADE EM GERAL. PARA ASSINÁ-LO:
    http://www.peticoesonline.com/peticao/manifesto-pela-denuncia-do-caso-pinheirinho-a-comissao-interamericana-de-direitos-humanos/353

  36. Louvo a atitude.

    Recordo que antes de Pinheirinho tomar a pauta da mídia , inconformado eu citei neste blog o que se passava por lá. Na ocasião Dilma posava com Alckimin sorridente (para o desespero do Haroldo , filiado ao MSM, que me acusa sei lá de quê) e nesse mesmo dia elogiei aqui também Suplicy pois já marcava sua presença no local e foi o portador de carta dos moradores de Pinheirinho à Dilma no evento com o Alckimin.

    Confesso que ingenuamente tive esperança naquele dia. Como sabemos, não deu.

    Dilma declarou que o que ocorreu foi barbárie. Pena que bem depois de tudo ocorrido, a portas fechadas para uns poucos ouvirem e apenas porque foi cobrada a falar sobre o assunto.

    Pois é.

    E é quase proibido reclamar na mente de alguns.

    Não, não sou filiado a Psol/PSTU e nem a DEM/PSDB como insiste certa figura.

    Sou cidadão. Apenas isso. E o que primeiro me chamou atenção neste site foi o nome “Blog da Cidadania”.

    Portanto só me resta louvar essa sede por cidadania do autor, que sai de onde está porque tem bons propósitos.

    Por outro lado : Bom lembrar que líderes de estado não estão lá apenas para como a mente atrofiada de certas pessoas pode imaginar. Eles deveriam dar exemplo e ter atitudes que ensinassem CIDADANIA ao seu povo. Dependendo do líder esse aspecto fica esquecido , até porque pode ser “prejudicial” eleitoralmente; não é ?. Afinal, há uma classe média nova e com tom reacionário que não pode ser desprezada. Mesmo que custe deixar a “deus dará” os que forem inocentes.

  37. A tragédia do tombamento de 2 edifícios no Rio de Janeiro foi um ótimo pretexto para o PIG esquecer de vez o que o Alckmin fez em Pinheirino que, independentemente de ter havido mortes, versão que dou crédito, é um fato gravíssimo.

    Para mim tb não consigo entender o que derrubou o tal edifício de 18 andares, levando com eles outros 2. Eu nunca ouvi falar de prédio que desabe por causa de pintura e troca de tapete, e nem mesmo por demolição de paredes de alvenaria. Para derrubar um prédio relativamente novo, só se estava havendo infiltração de água nos pilares e/ou vigas, há muito tempo, e pelo que disse um entrevistado que trabalhava no prédio à Globonews, não havia nenhum indício de fragilidade aparente, como parede rachada ou algo no gênero.

    Se algém tentou derrubar um pilar ou uma viga, o que não é fácil diga-se de passagem, este cara é completamente louco pq não existe um pedreiro, um arquiteto, engenheiro ou qq pessoa que trabalhe em obra, que não saiba que isso é loucura.

    Assim sendo, estou muito curiosa para saber o que causou essa lamentável catástrofe.

  38. Diz o tião: que Davi, que nada, o rei sou eu…e o Abel Botelho, ao prantos: tião 10 x 0 …

  39. Bom dia Eduardo,

    vc e os leitores do blog ja conhecem o video ENTRE RIOS sobre a formação da cidade de São Paulo?

    http://vimeo.com/14770270

  40. O Tio Rei caiu de cabeça nessa questão, tem coisa suja e escondida nessa história.

  41. Isso é gravíssimo! Pessoas desaparecidas, idosos espancados, crianças feridas, doentes sequestrados, famílias separadas! Esses fatos precisam ter repercussão internacional, obviamente ressaltando-se sua gravidade e os responsáveis por eles, mas também culpando-se aqueles que, como o “estranho” da Veja, usam calúnias e distorções para proteger os responsáveis. Que a Comissão, da qual você participará, possa levantar todos esses casos e trazê-los para a Sociedade Civil e a Justiça, mobilizando a população de seu estado para conseguir-se a puinição dos culpados, a qual deve iniciar-se pela responsabilização política, criminal e cível do governador, que evidentemente não possui mais condições políticas de permanecer no cargo. É hora de exigir-se o impedimento de Alckmin!

Trackbacks

  1. Surgem nomes de desaparecidos na invasão do #Pinheirinho | Pauta Paraná
  2. Surgem nomes de desaparecidos na invasão do #Pinheirinho | o comum

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.