Os Filhos do Pinheirinho

Os Filhos do Pinheirinho


Que quereis vos, petizes inocentes?

Viestes ao mundo de tão insistentes

De tez incerta ou escura qual a noite

Iguaria rara à demência do açoite

Do opressor dos degredados

Pelas garras dos soldados

Eis que roubados da serventia

Pela abundância da mais-valia

*

Vedes que vos negam o futuro

Ó condenados ao cárcere do muro

Inocentes, renitentes, insistentes

Frutos das paixões inconseqüentes

Se pudesse vos devolveria

Ao ventre de Maria

Mãe dos degredados

Esteio dos flagelados

Eis que jamais vos libertaram

Tal qual um dia imaginaram

*

A servidão perdura

Segue em marcha a escravatura

Que quereis então, petizes inocentes?

Viestes ao mundo de tão insistentes

De tez duvidosa ou negra qual carvão

Não esperais que algum vos estenda a mão

Desvanecei, pois, pequenos insistentes

Ousastes nascer, não sois inocentes

Eduardo Guimarães

Tags: , , , ,

138 Comentário

  1. Caro compadre:

    Esses “terríveis invasores” puderam salvar pelo menos seus bens dessa “gentil” polícia? Moveis, fogões, TVs, louças, panelas, roupas de cama, mesa e banho, albuns de fotografia, geladeiras, brinquedos, computadores etc.?

    Até minha tia Lica sabe de que lado a “justiça” sempre esteve e está, mas, se isso aconteceu, não é crime?

  2. Pinheirinho, gimme shelter:

    http://youtu.be/d1Akoxj_3Ts

  3. Parabens cara,belissimo poema porém mais ainda emocionante.

  4. Querer jogar agora, a batata quente no colo da Dilma é uma istupidez enorme, é o mesmo que concordar com as atitudes do governo tucano, pois se tudo depender do governo federal, qual a necessidade de governos municipais e estaduais? Só digo que tudo está acontecendo porque os tucanos estão em “fim de feira”, apavorados com o crescimento do PT e da Dilma aqui em S.Paulo através dos nomes Haddad e Carlinhos de Almeida em SJCampos. Tucano é racista, preconceituoso, não gostando de pobres e negros, essa é uma verdade que ficou mais evidente nesse caso bárbaro do Pinheirinho.

  5. Eduardo.

    Poxa, caro, alem de grande jornalista (sem diploma de tal) és tambem um bom poeta.
    Valeu, muito bom, embora seja para descrever uma perversa realidade onde se esconde
    a verdade e se expõem a desgraça.

  6. Verdadeiramente a imagem que ilustra a postagem
    toca profundamente quando analisada sob
    o contexto da história do Pinheirinhos.
    Desculpe, mas eu também não resisti
    e fui instado a mandar esse poema.

    OLHANDO ALÉM DA ALMA

    Por detrás da alma o que vê ?
    A verdade filtrada pelos olhos,
    Mesmo fechados, do tranquilo bebê.
    Sombras de incertezas concretas
    Prenúncio de consequencias fatais
    Demonstradas na quietude inerente
    No brilho real no semblante dos pais.

    Oh profunda injustiça no rosto crispado,
    Inocência que não percebe o futuro
    E no colo do pai se refugia pasmado.
    No pensamento do menino gritos e bombas
    Tragédia latente ainda não percebida,
    Daquele que deveria estar seguro,
    Pedindo apenas para ser amado.

  7. Boa matéria feita por jornalistas do Jornal interiorano “O Vale”, de São José dos Campos,indicado pelo comentarista Joseense,no Tijolaço, mostra que ainda há bons jornalistas espalhados pelo Brasil afora,correndo atrás da verdadeira notícia:
    http://www.youtube.com/watch?v=I59gVkRfEFQ&feature=player_embedded

  8. edu muito bonito , moro na cidade e ao vivo a coisa e bem pior .
    Espero que isto nao fique impune pois o terreno nao foi aduirido de forma legal, e se estes putos querem cumprir a lei entao levantem como um terreno que teve os donos assassinados passou a mao de naji

  9. A gente fica imaginando que estamos minando a imagem do governo do PSDB denunciando este absurdo. Os blogs progressistas não falam de outra coisa. A ONU vai denunciar, a OAB foi contra, o governo federal repudiou.
    Mas infelizmente condenação do povo de São Paulo não é o que em geral eu vejo por aí.
    Pelo contrário, ouço mais apoio, dizem que foi uma medida necessária, legalista e sem vitimas fatais e com pouquíssimos feridos leves, que o PT, PSTU e detratores ansiavam por um morto, que os blogs denunciaram mortes que não existiram, etc.
    Eta povinho paulistano!! Merecem o governo que têm!

  10. Tanto o poema do Edu quanto do Walquer traduzem um pouco do que eu sinto. Moro aqui em SJC e ontem fui na Igreja ver o que estavam precisando. Hoje, depois de ver os vídeos do trator derrubando as casas com os móveis e animais dentro, minha indignação até diminuiu, deu lugar a uma tristeza profunda, um desencanto enorme!
    Amanhã vou levar alguns brinquedos e roupas que consegui arrecadar, só espero estar me sentindo melhor, espero poder passar alguma coisa boa pra eles, se fosse agora eu apenas sentaria e choraria ao lado deles.
    Não foram expulsos de suas casas, foram “espantados” como se fossem ratos. Eu vi. Estão precisando até de roupas íntimas, objetos de higiene pessoal, como escova de dentes.
    Que vergonha de morar em SJC, de ser gente, de ver como meu semelhante pode ser cruel!

  11. Descobrimos a verdade.
    Eduardo Guimarães é um Poeta!
    São Paulo do amor e esperança, resiste…

  12. Caro Edu, segue um link sobre algo que nós mineiros não vimos na imprensa mineira nem muito menos na imprensa nacional…Aécio é acusado de desviar 4,3 bilhões de reais destinados à Copasa…acho que vale um comentário seu…forte abraço

    http://campanhavai.blogspot.com/2011/02/aecio-neves-no-banco-dos-reus-senador.html

  13. “Parabéns a São Paulo: 458 anos da cidade que tem DNA nacional. Terra da tolerância, da democracia e do trabalho” @GeraldoAlckmin_ 25 Jan @20h37

    “Hoje é um dia mais do que especial: além do aniversário de São Paulo, minha filha Sophia também comemora anos. Boa noite a todos.” @GeraldoAlckmin_ 25 Jan @20h56.

    Pelo twitter não me contive e mandei ele ir tomar naquele lugar. Está demais o escárnio, deboche, desdém, cinismo, desse sujeito, a cada noite no twitter.

    Se acanhe. S envergonhe do seu horror, Governador.

    • Verdade. Cinismo anda em alta na política ultimamente. E de todo lado. Não há quem escape do exercício diário de cinismo. Vida dura a de eleitor.

  14. Filhos desalojados do Brasil
    colchões sujos,
    roupas sujas,
    pertences perdidos
    tão poucos já eram.

    O grande nada é o que seus olhos
    podem ver.
    “Somos algo, somos nada?”
    “Há Brasil?”

  15. Essa tragédia é o resultado de um sistema que só se preocupa com lucros.

    O mesmo sistema é o responsável pelo desmoronamento de 3 prédios no Rio. Dá mais lucro não fazer manutenção preventiva.

    Atenção, paulistanos: os viadutos e pontes da cidade também não tem manutenção preventiva, exceto quando alguma delas começa a desmoronar.

  16. Belo poema Edu. Sabe, estou estarrecido com isso que esta acontecendo ai. E pior pra quem ta fora de Sao Paulo com eu: Edu as pessoas, enganadas pela midia corrupta, pensam que a operacao esta sendo feita da forma correta e que os possivei abusos sao pequenos acidentes de percurso.

  17. Eduardo,cumprimento-o pelo poema o que só vem comprovar a sua sensiblidade e veio poética.Essa famigerada ação praticada por governantes salafrarios em conluio com um judiciário caolho que só enxerga os de olhos azuis dotados de polpudas poupanças,(sabe-se lá como conseguidas) todos eles sem nenhuma sensibilidade humana,só vem comprovar o mau caratismo dos mesmos.Esses pulhas em época de eleições se posam de “bonzinhos”, de preocupados com os problemas da população,mas não passam de uns aproveitadores sem nenhum caráter.Além de tudo sao tão cínicos que depois que caem na real,se é que caem,tentam colocar a culpa no Governo Federal.Existe um termo apropriado para adjetiva-los,mas em respeito aos frequentadores do blog, me abstenho de pronuncia-lo.

    • O governo federal não tem culpa. Só a da fraqueza, da ambiguidade,da falta de atitude,de vontade REAL, e por aí afora. Mas esse tipo de culpa só alguns percebem e tem que engolir. Esperando quem sabe a hora certa de dar o troco.

      Gente não pode ser objeto de jogos políticos. E nesse jogo, porque é sim um jogo, não existe um que não aja assim. São todos culpados amigo. Todos.

      • “É deplorável a intromissão do governo federal, através do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no processo de reintegração de posse da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos. Ao politizar um assunto que se transformou em drama que sensibiliza a todos nós, mas sobre o qual nunca procurou encontrar uma solução, o ministro ignorou o princípio da separação entre os poderes e a autonomia dos entes federativos”.
        Palavras de um tal ALBERTO GOLDMAN,presidente interino do psdb.Lembram dele?Lembram que estado ele (des)governou?
        Politizar? Porque que esses crápulas tem a mania de querer colocar a culpa de seus mal feitos nos que eles “classificam” de “inimigos políticos”?

        • Dilma: “Pinheirinho é barbárie”
          André Barrocal
          Carta Maior

          A presidenta Dilma Rousseff classificou de “barbárie” a operação de despejo de 1,6 mil famílias sem teto da área do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), no último domingo (22). Dilma comentou o episódio nesta quinta-feira (26) em reunião com cerca de 90 representantes do comitê internacional do Fórum Social Mundial, em um hotel na capital gaúcha.

          A presidenta foi provocada a tocar no assunto pelo empresário Oded Grajew, ex-presidente do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, segundo relato feito à reportagem por uma pessoa presente à reunião. O empresário entregou a Dilma um documento sobre direito à moradia escrito por entidades populares que atuam na área.

          Em resposta, a presidenta criticou duramente o que aconteceu, embora, segundo este participante, não tenha culpado ninguém especificamente. “Pinheirinho é barbárie”, disse a presidenta de acordo com relato de um outro participante da reunião.

          Segundo Dilma, o governo federal foi surpreendido, pois participava de negociações para um desfecho amigável e em nenhum momento a hipótese de despejo teria sido colocada concretamente – as outras autoridades na mesa de negociação eram de São Paulo e São José dos Campos.

          A presidenta teria dito, porém, apesar de discordar do que ocorreu, o governo federal não tem muito o que fazer, pois respeita as demais autoridades – no caso, o governo de São Paulo e a prefeitura de São José dos Campos, ambos comandados pelo PSDB, e a Justiça paulista.

          Na véspera, depois de participar de uma atividade no Fórum Social Temático, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, tinha adotado a mesma posição de Dilma. Demarcou a posição diferenciada do governo federal, mas dizendo que se deve respeita as instituições paulistas. “Nós da área dos direitos humanos somos naturalmente a favor de soluções pactuadas”, afirmou a ministra. “O governo federal ainda está aberto a negociar.”

          Leia mais em: O Esquerdopata
          Under Creative Commons License: Attribution

  18. Lindo poema, Edu. À medida que o lia, pensava que poderia tranquilamente ser subscrito por Castro Alves, no século XIX! O Brasil e principalmente São Paulo ainda estão lá, e os tucanos seguram com firmeza os grilhões.

  19. COVARDIA, COVARDIA, COVARDIA! Isso tudo é revoltante!

    PM de SP destroi bens de moradores de Pinheirinho, A faxineira Ana Paula da Conceição de 23 anos, mãe de dois filhos, que ganha 500,00 por mês, mostra casa destruída pela polícia.

    http://tv.estadao.com.br/videos,MORADORES-DE-PINHEIRINHO-ACUSAM-PM-DE-DESTRUIR-BENS,158733,250,0.htm

  20. .
    Estado de Terror

    “Um pouco antes, vimos uma senhora convulsionando, as autoridades se recusando a chamar ambulâncias, então a PM a colocou num carro e saiu, na fúria, antes mesmo de perguntarmos os nomes dos policiais.
    (…)
    Agora pra parte mais grave: voltamos do mercado e fomos procurar nossas doações. Juliana, a organizadora, nos contou que se distraiu por um minuto, e quando foi ver, a PREFEITURA ESTAVA LEVANDO AS DOAÇÕES EM UMA VIATURA.

    Fui questionar os Agentes da Prefeitura lá presentes. Eles negaram, me chamaram de louca, mentirosa, disseram que não tinham visto nada chegar e que não roubariam os miseráveis de forma MUITO grosseira. Ao me ver peitando tais agentes, um guarda da GCM (Guarda Civil Municipal) veio até mim com a mão em sua arma e falou “Você tá fazendo uma acusação, fica esperta se não vai ter consequência”.

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/denuncia-de-sumico-de-doacoes-a-desalojados-de-pinheirinho

    .

  21. PALAVRAS…. NADA MAIS DO QUE PALAVRAS!!!

    Sinto-me até CONSTRANGIDO em iniciar estas poucas palavras.

    Tratam-se de palavras, é claro. MAS DE PALAVRAS ESTE BLOG JÁ ESTÁ REPLETO, SATURADO e nem por isso houve qualquer modificação.

    Com todo o respeito, VOCIFERARMOS COM PALAVRAS É TUDO O QUE INTERESSA A TODOS, MENOS AOS CIDADÃOS DO PINHEIRINHO.

    Com efeito.

    Tentei convidar alguns amigos e compatriotas (sindicalistas) PARA PROMOVER UMA PASSEATA EM REPÚDIO À BARBÁRIE PERPETRADA pelo “go-vernador Chuchu” e seus “cães de guarda da Gestapo”.

    Qual o resultado????

    NADA. ou melhor: “Acho melhor a gente não se envolver”. “De que vai adiantar?”

    Triste….

    Alguém postou que algo relacionado à qualquer contra-ataque por parte dos cidadãos inconformados seria como “municiar a direita e o PIG” dando-lhes condição para a implantação de outras barbáries e mentiras.

    SERÁ??? SERÁ MESMO???

    Não se prega aqui a violência armada (mesmo que frente à atitudes como aquelas perpetradas durante e após a desocupação desse o direito de resposta em igual proporção). Mas isto, eu mesmo confesso abertamente, seria dar “munição” à direita.

    PASSEATA E “ABAIXO-ASSINADOS”.

    Sim.

    PASSEATA. Não com gritos, assobios… Não. COM PALAVRAS DE ORDEM COMO: “ALCKMIN, NÃO O AUTORIZAMOS MAIS COMO GOVERNANTE DE SÃO PAULO” E tantas outras que certamente serão melhor produzidas por aqueles que agasalharem essa idéia e compactuarem do mesmo objetivo.

    De outro lado e simultaneamente, “ABAIXO ASSINADO” com o mesmo objetivo e com um ainda melhor, qual seja, DIRIGIDO ESPECIFICAMENTE AO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, DENUNCIANDO O “FUHRER” DE SÃO PAULO PELOS CRIMES CONTRA A HUMANIDADE POR ELE AUTORIZADOS.

    VAMOS, COMPANHEIROS… VAMOS JUNTOS… VAMOS TODOS… VAMOS!!!!

    O nosso “silêncio” em passeatas como esta ora proposta SERÁ AUDÍVEL ATÉ NA LUA E NÃO PERMITIRÁ QUALQUER MANIFESTAÇÃO CONTRÁRIA (ainda que saibamos que acontecerão).

    Lado outro e infelizmente, O NOSSO “GRITO” NESSES BLOGS não surtirá o necessário e imediato efeito que aguardamos E QUE, DESESPERADAMENTE ESPERAM OS “FLAGELADOS” DO PINHEIRINHO.

    Obrigado.

  22. que beleza a militância com poesia, a flor nascendo na trincheira

    • E NÃO É MESMO UMA BELEZA????

      Só para rememorar:

      “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores
      Geraldo Vandré

      Caminhando e cantando
      E seguindo a canção
      Somos todos iguais
      Braços dados ou não
      Nas escolas, nas ruas
      Campos, construções
      Caminhando e cantando
      E seguindo a canção

      Vem, vamos embora
      Que esperar não é saber
      Quem sabe faz a hora
      Não espera acontecer

      Pelos campos há fome
      Em grandes plantações
      Pelas ruas marchando
      Indecisos cordões
      Ainda fazem da flor
      Seu mais forte refrão
      E acreditam nas flores
      Vencendo o canhão

      Vem, vamos embora
      Que esperar não é saber
      Quem sabe faz a hora
      Não espera acontecer

      Há soldados armados
      Amados ou não
      Quase todos perdidos
      De armas na mão
      Nos quartéis lhes ensinam
      Uma antiga lição:
      De morrer pela pátria
      E viver sem razão

      Vem, vamos embora
      Que esperar não é saber
      Quem sabe faz a hora
      Não espera acontecer

      Nas escolas, nas ruas
      Campos, construções
      Somos todos soldados
      Armados ou não
      Caminhando e cantando
      E seguindo a canção
      Somos todos iguais
      Braços dados ou não

      Os amores na mente
      As flores no chão
      A certeza na frente
      A história na mão
      Caminhando e cantando
      E seguindo a canção
      Aprendendo e ensinando
      Uma nova lição

      Vem, vamos embora
      Que esperar não é saber
      Quem sabe faz a hora
      Não espera acontecer”

      Evidentemente o que se espera – E, PARTICULARMENTE, MANIFESTEI ESSE DESEJO NAS PALAVRAS ACIMA – é de que não somente no campo das palavras (que foram escritas ontem, debochadas hoje e esquecidas amanhã), FAÇAMOS A NOSSA PARTE exatamente como escrito no último verso antes do refrão:

      “Os amores na mente
      As flores no chão
      A CERTEZA NA FRENTE
      A HISTÓRIA NA MÃO
      Caminhando e cantando
      E seguindo a canção
      APRENDENDO E ENSINANDO
      UMA NOVA LIÇÃO

      VEM, VAMOS EMBORA
      QUE ESPERAR NÃO É SABER
      QUEM SABE FAZ A HORA
      NÃO ESPERA ACONTECER”

  23. Alguém se lembra do filme O Império do Sol, de Spielberg? Pois bem, vou usa-lo a título de ilustração (tem uns direitões com dificuldades de entender as coisas sem algum exemplo).

    Os japoneses invadiram a China e confinaram os ingleses e americanos que estavam no país em um grande galpão sem oferecer condições boas de sobrevivência. O que aconteceu no filme e acontece mesmo na realidade? Pessoas começaram a ficar doentes e a morrer devido ao “atencioso” atendimento que recebiam de seus algozes. É ou não é questão de tempo até que este tipo de coisa comece a acontecer nos campos de concentração montados pelo governo e prefeitura tucanas em São José dos Campos? E aí, o tal de “Sebastião” que anda louco pra ver um cadáver vai ficar satisfeito?

  24. Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás

  25. Edu, parabéns,
    Não sabia que tinha o tino poético. Os meus alunos do curso de Direito irão estudar – Estudo de Caso – Caso Pinheirinho (SJC-SP), e utilizarei o seu poema, com a devida autorização.
    Abraço.

  26. O GOVERNO DILMA ESTÁ OMISSO !! SÃO PAULO É UM FEUDO, NINGU’M MEXE COM O ESTADO FASCISTA. REALMENTE SÀO PAULO SE SEPAROU DO BRASIL. O GOVERNO FEDERAL TEM QUE SER DENUNCIADO À OEA TAMBÉM !! POR OMISSÃO !!

    Saiu agora em dois blogs disitintos, mas a mesma essência:

    PHA: Zé proclama vitória de SP na Guerra da Secessão

    Publicado em 26/01/2012

    Saiu no Globo, pág. 11:

    “Cardozo: questão (Massacre de Pinheirinho – PHA) é do governo de SP”

    “Não cabe ao governo federal analisar (Massacre -PHA) ação em Pinheirinho, afirma o Ministro.”

    “… Não cabe ao governo federal estabelecer qualquer referência em relação a uma ação que é de âmbito estritamente estadual”, argumentou Cardozo.

    BLOG DO MELLO

    quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
    Blog do Planalto ainda não citou uma única vez o Pinheirinho

    É impressionante. Enquanto a blogosfera ferve desde as primeiras horas da manhã de domingo com a cobertura da ocupação militar do Pinheirinho pelo governo franquista à Opus Dei do tucano Alckmin, o Blog do Planalto ignora solenemente o assunto, como mostra a imagem abaixo, de meu leitor de feeds, capturada ontem à tarde. (Hoje, até o momento, ainda não há nada).

  27. Lindo poema, apesar de ser inspirado numa triste tragédia.

  28. Edu parabens, seu poema revela sua alma sensivel e boa. Seus ancestrais (e descendentes) devem estar em paz, orgulhosos de voce.

  29. Rapaz, que poema lindo.
    Emocionante.
    Parabéns.
    Bela é a alma do poeta que encontra inspiração até no hediondo.

    Não conhecia essa sua veia.

    Um abraço.
    Antônio Sousa

  30. Oi Eduardo,
    o link do abaixo-assinado:
    Plebiscito pelo Impeachment do Governador Geraldo Alckmin.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=impeachm

    Por favor, ajude-nos a divulgar !

    Abraços
    Ana

  31. Eduardo, não é eu, nem você, nem os blogueiros sujos quem está dizendo ou suspeitando do incêndios nas favelas…

    “Ação no Pinheirinho viola direitos, diz relatora da ONU

    …Essa área não poderia ser decretada de importância social?

    Não pode haver uso da violência nas remoções, especialmente com crianças, mulheres, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. Vimos cenas de bombas de gás lacrimogêneo sendo jogadas onde tinham mulheres com crianças e cadeirantes. Coisa absolutamente inadmissível.

    Desde 2004 a ocupação existe e acompanhei como ex-secretária nacional dos programas urbanos do Ministério das Cidades. A comunidade está lutando pela urbanização e regularização desde 2004. Procuramos várias vezes o então prefeito de São José dos Campos para equacionar a regularização e urbanização.

    O governo federal ofereceu recursos para urbanizar e para regularizar a questão fundiária. O governo federal não executa. O recurso é passado para municípios.

    O que aconteceu?

    Prefeito do PSDB jamais quis entrar em qualquer tipo de parceria com o governo federal para viabilizar a regularização e urbanização da área.

    Por quê?

    Pergunte para ele. Nunca quis tratar. A urbanização e regularização da área seria a melhor solução para o caso. A situação é precária do ponto de vista de infraestrutura, mas poderia ser corrigida. Aquela terra é da massa falida da Selecta, que é um grande devedor de recursos públicos, de IPTU. A negociação dessa área seria facilitada…

    Qual sua visão sobre os incêndios em favelas em São Paulo?

    Que favelas pegam fogo em São Paulo? As favelas melhor localizadas. Não vejo notícia de favela pegando fogo na extrema periferia na região metropolitana, que é onde mais tem favela.

    Qual é a sua hipótese?

    A hipótese tem a ver com a importância estratégica de uma parte da terra ocupada por favelas –a importância estratégica para o mercado imobiliário de uma parte da terra ocupada por favelas. Trata-se de uma espoliação: uma terra valiosa em que você tira a favela e pode atualizar o seu valor. Dentro de um modelo em que o único valor que importa é o valor econômico e os outros valores não importam, tirar essa terra valiosa de uma ocupação de baixa renda faz sentido.

    Mas a terra tem outros valores. Por exemplo, a função social da terra, outra coisa que está escrita na nossa Constituição. Não estou afirmando que esses incêndios sejam criminosos, porque não tenho nenhuma prova, nenhuma referência que me permita dizer isso. Entretanto, acho fundamental que esses incêndios sejam investigados. Por que esses incêndios estão ocorrendo agora exatamente nessas favelas?
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1040025-acao-no-pinheirinho-viola-direitos-diz-relatora-da-onu.shtml

  32. Rola no Facebook,Orkut e outras redes sociais um Abaixo-assinado Plebiscito pelo Impeachment do Governador Geraldo Alckmin
    ESPALHEM
    http://geraldoalckminpsdb.blogspot.com/2012/01/abaixo-assinado-plebiscito-pelo.html

  33. Pelos frutos se reconhece a árvore. Sua luta não poderia vir de uma alma que não fosse capaz de carregar a sensibilidade e humanidades tão explícitas nesse poema. Muito lindo.

  34. Até chorei, meu amigo Edu, ao ler cada estrofe, cada palavra, cada letra, cada espaço… O espírito de Hitler se divide e reencarna em cada autoridade do Estado de São Paulo também. O de Pilatos idem naqueles que poderiam ter feito algo para impedir o massacre e a barbárie, mas não ousaram para evitar provável crise: são pobres miseráveis que “enfeiam” as cidades, contrastando com as mansões dos brancos e phuderosos, muitas vezes ladrões fiscais ou assaltantes de cofre público. Estão todos no mesmo balaio da desumanidade e da omissão. Chega da política cacete no pobre que depois nós vamos ver o que fazer.
    Dos hitlers espalhados por SP não esperamos nada que não seja a violência e injustiças contra as pessoas mais simples e humildes. Mas de Pilatos pode-se cobrar bastante hoje e sempre.

Trackbacks

  1. Sacolas reutilizáveis e gente descartável | kimparanoid

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.