O que marcou a política em 2011

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

O ano que se encerra não marcou apenas o fim de uma década, mas, também, o fim de uma era, da era Lula. Em 1º de janeiro de 2011, o político que divide com Getúlio Vargas o título de autor das maiores transformações políticas, econômicas e sociais da história do país entregaria o cargo à primeira mulher a se eleger presidente da República Federativa do Brasil.

Naquele mesmo dia, ocorreria um fato espantoso, beirando o inacreditável, e que, visto da perspectiva atual, já revelava o clima político que se instalaria no país ao longo do ano que acabara de começar.

Em 2 de janeiro, este blog publicaria aquele que seria um dos posts mais lidos desde que foi criado, em 2005. Dezenas de jovens – alguns nem tanto – desencadeariam uma onda no Twitter de pedidos para que um franco-atirador matasse a primeira mulher presidente da história assim como fora assassinado o ex-presidente norte-americano John Kennedy.

O post Jovens pregam assassinato de Dilma no Twitter recebeu 434 comentários, 837 menções no Twitter e 774 “curtidas” no Facebook. Nos dias que se seguiram, o procurador-geral da República, doutor Roberto Gurgel, abriu investigação sobre o caso após o deputado federal pelo PT do Paraná, doutor Rosinha, encaminhar a ele a denúncia feita por este blog.

Em 22 de janeiro, 3 dias após a festa que o jornal Folha de São Paulo deu para comemorar seus 90 anos de existência – uma festa que surpreendeu a opinião pública por ter contado com a presença da presidente Dilma Rousseff, que chegou a discursar no evento –, este blog publica a crônica Os suspensórios do Otavinho.

O texto já manifestava preocupação com o que se tornaria uma tendência da presidente: tentar manter relações civilizadas com a mesma imprensa que nos oito anos anteriores se portara como partido político de oposição ao governo Lula e que chegou a publicar falsificações difamantes contra a própria Dilma em sua primeira página.

Em 12 de março, após uma onda de insubordinações de militares de alta patente, o blog publicaria um manifesto que pedia  Um monumento pelas vítimas da ditadura. Dizia o texto: “Há alguns poucos monumentos escondidos por este país, mas esse tem que ser feito em Brasília, em plena Praça dos Três Poderes. Para que este país jamais esqueça”.

Quase 400 leitores apoiaram a proposta através de comentários. O pedido com as 373 assinaturas virtuais, então, foi remetido por e-mail a uma autoridade do primeiro escalão do governo cujo nome não foi possível declinar por exigência da mesma. Em 23 de março, o jornal O Estado de São Paulo noticiaria que o governo iria construir o monumento.

Em 14 de maio, após a imprensa divulgar que moradores do bairro paulistano de Higienópolis haviam conseguido, via abaixo-assinado, que o governo Geraldo Alckmin desistisse de construir uma estação de metrô no local, uma corrente desencadeada pela internet promoveu, diante do shopping Higienópolis, um ato público autoproclamado Churrascão da Gente Diferenciada, em alusão a frase de uma moradora do bairro que justificou o repúdio dos moradores locais ao metrô naquele bairro afirmando que o transporte público atrairia para lá “gente diferenciada”.

Este blogueiro participou do ato, que ajudou a convocar, e publicou o post Crônica “primária” de um Churrascão diferenciado. O texto narrou com humor a manifestação.

Em 17 de maio, ainda na linha do humor, seria publicado o post Por gentileza, vão se sodomizar, que reagia a mais uma  tentativa da mídia de desmoralizar o governo Dilma. O livro “Por uma vida melhor”, da professora Heloisa Ramos, adotado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), vinha sofrendo bombardeio por tentar explicar a pessoas em processo de alfabetização quando usar o português formal e o informal.

Em 7 de junho, após semanas a fio de agonia política, o blog comenta a queda de Antonio Palocci no post Quem perde ou ganha com a demissão de Palocci , quando previu que, ao entregar cabeça dele, o governo Dilma estava dando início a uma temporada de caça a ministros que o imobilizaria em seu primeiro ano com a queda (em média) de um ministro a cada 45 dias.

Em 1º de julho, no mesmo dia em que o francês Dominique Strauss-Kahn, então diretor-gerente do FMI, fora preso nos Estados Unidos sob acusação de estupro, aqui se publicou o post O caso Dominique Strauss-Kahn. O post pedia cuidado com a condenação sumária daquele que, então, era o pré-candidato a presidente da França que liderava as pesquisas.

Em 27 de agosto, o blog comenta a tentativa de um jornalista da revista Veja de invadir o quarto de hotel em que estava hospedado o ex-ministro José Dirceu. O post Veja ilustra por que a mídia precisa de leis traça um paralelo entre os métodos da revista Veja e os de órgãos de imprensa britânicos que estão tendo que responder penalmente por usarem métodos similares aos da publicação brasileira.

Em 9 de setembro, dois dias após a primeira das várias “marchas contra a corrupção” que se diziam “apartidárias”, este blog, no post A reação do PT e o novo Cansei, já dizia que aquela série de manifestações que ensaiava seus primeiros passos sob grande apoio publicitário da imprensa não passava de uma versão menos tosca do movimento Cansei, que tentou barrar a reeleição de Lula em 2006.

Em 15 de setembro, seria publicado o manifesto Abaixo a Corrupção da Mídia . O manifesto seria lido durante o ato público do Movimento dos Sem Mídia pela democratização das comunicações que ocorreria no dia 17 daquele mês no Masp, na avenida Paulista. O ato reuniu cerca de 100 pessoas, segundo a polícia militar, e 200 pessoas, segundo os organizadores.

Em 23 de setembro, o post Protestos contra a corrupção têm os dias contados previu com precisão que o caráter político-partidário daquele movimento capitaneado pela grande mídia tucana não teria futuro justamente por ser artificial e por tentar esconder seu real propósito, que era o de desgastar o governo Dilma. Os atos iriam minguando até sumirem.

Em 26 de setembro, é publicado documento que detalha em profundidade o que se pretende quando se fala em democratização da comunicação, o texto Lei da Mídia: razões, entraves, detalhamento e viabilização.

Em 29 de setembro, o blog publica o post mais lido do ano: Imprensa brasileira foi à França reclamar de premiação a Lula. Foram 892 menções no Twitter, 542 comentários no blog e 5.216 “curtidas” no Facebook.

O texto teve grande repercussão por ter dado um furo: Folha, Estado, Veja e Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano.

O caso virou piada no Twitter devido à repórter de O Globo Deborah Berlinck ter feito a Descoings a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”. Foi criada, então, a hashtag #porquenaoFHC, que rapidamente atingiu os Trending Topics do Twitter.

Em 2 de outubro, outro post se tornaria um dos recordistas de leitura no ano. A medicina é branca fez muita gente se dar conta de que, no Brasil – e, sobretudo, no Sul e no Sudeste – praticamente não existem médicos negros ou descendentes de negros, sendo quase todos descendentes de europeus e nascidos em famílias ricas ou de classe média alta.

Em 9 de outubro, outro post campeão de audiência. A mulher que enfureceu a mídia denunciou campanha difamatória contra ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, por ter oficiado ao Conar  (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pedido de suspensão de peça publicitária em que a “top model” Gisele Bündchen insinua oferta de sexo a um homem como forma de “compensá-lo” por bater seu carro e “estourar” o limite de seu cartão de crédito. O texto foi parar no portal da Fundação Perseu Abramo.

Em 13 de outubro, mais um post marcante. Manifestantes contra a corrupção vêem país pior do que há 10 anos , na verdade, foi um trabalho de reportagem. O blogueiro se misturou à versão paulista das “marchas contra a corrupção” que haviam ocorrido pelo país no dia anterior (12/10). Através daquele relato, terminaram as dúvidas de que aquele movimento tinha profundo viés político-partidário.

Em 14 de outubro, o blog publica post bem humorado, mas que não agradou nada, nada à colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde. O texto Entrevista com Eliane Cantanhêde fez a jornalista escrever nota no Twitter insultando e ameaçando seu autor apesar de se referir a uma homônima dela. Veja, abaixo, a reação da colunista da Folha.

Em 18 de outubro, ainda contaminado pelo humor, o blogueiro publica trecho de conversa que teve por telefone com o ator José de Abreu. O post  José de Abreu:  “Civita avisou ao PT que derrubará Dilma” se espalhou como fogo pela internet e foi reproduzido por centenas de blogs, inclusive pelo de Paulo Henrique Amorim, que endossou as palavras de Abreu em seu post Abreu e Edu têm razão. Civita quer derrubar Dilma.

Em 22 de outubro, um post desalentado, porém significativo do clima político que então vigia e que decorreu da primeira da série de demissões de ministros que teve início lá em junho, quando se previu, aqui, que a reiterada prática de Dilma de ceder à imprensa colocaria as Instituições de Joelhos diante dela. Afortunadamente, parece que a presidente despertou de suas ilusões de paz com os gorilas midiáticos e decidiu parar de ceder.

Em 27 de outubro, o post Internautas criticam governo por covardia diante da mídia refletiu o clima político diante de um governo que perdeu metade de 2011 administrando bombardeios contra ministros. Curiosamente, alguns dos que agora criticavam o governo haviam chamado de “teoria conspiratória” as previsões de que a demissão de Palocci desencadearia uma reação em cadeia. Os quase 500 comentários mostraram que a maioria dessas pessoas mudou de ideia.

Em 30 de outubro, finalmente a pior notícia do ano e, talvez, do século XXI – ao menos para a grande maioria dos brasileiros: Lula estava com câncer. O post Lula e os porões da política denunciava que a mídia estava comemorando – sim, co-me-mo-ran-do – o mal que se abatera sobre seu maior inimigo, do que decorreram ondas de lunáticos que passaram a postar as maiores barbaridades na internet sobre um fato que entristecera a quase totalidade do povo brasileiro.

Em 1º de novembro, o blog lança a Campanha respeitem Lula, o Estadista que ergueu o Brasil, em solidariedade ao ex-presidente e em repúdio a campanha agressiva desencadeada originalmente pela mídia contra o adversário fragilizado. Até o momento, além dos 553 comentários de apoio ao ex-presidente, a página da campanha no Facebook já contabiliza 2.676 adesões.  

Em 8 de novembro, no dia em que a Polícia Militar invadiu a USP com centenas de homens, helicópteros, blindados, em uma legítima operação de guerra, este blog publica o post Enquanto PM brinca de ditadura na USP, bandidagem faz a festa.

Em 17 de novembro, o segundo post mais lido do ano. Belo Monte de inúteis versou sobre vídeo estrelado por atores da Globo que tratava de desinformar a sociedade em relação à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, difundindo absurdos como o de que seria possível suprir a demanda energética do país com energias eólica ou solar. O post desencadeou uma reação que esmagou o trololó que há muito vinha sendo tecido contra a obra.

Em 2 de dezembro, no post Debate público sobre lei da mídia só virá com mobilização popular, o blog anuncia entendimentos embrionários entre setores da sociedade civil que pretendem se unir para desencadear uma grande campanha nacional em 2012 pela democratização da Comunicação.

Em 7 de dezembro, no post PF intimará Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi o blogueiro anuncia que fora intimado pela Polícia Federal para negar ou ratificar representação que assinou em 2010 em nome do Movimento dos Sem Mídia e que protocolou no Ministério Público para denunciar supostas fraudes em pesquisas eleitorais, e que, feita a ratificação, aqueles institutos de pesquisa seriam intimados a apresentar à PF os dados das pesquisas suspeitas.

Em 9 de dezembro, é lançado o maior best-seller político do século XXI no Brasil. E a Imprensa ‘independente’ esconde livro sobre privataria tucana, do jornalista Amaury Ribeiro, que em menos de um mês já vendeu mais de cem mil exemplares.

Em 10 de dezembro, o blog faz uma proposta aos seus leitores Doe um livro ao Ministério Público Federal – o livro, no caso, é A Privataria Tucana. Entre leitores do blog (em 348 comentários) e amigos do Facebook e do Twitter, quase 700 pessoas se comprometem a enviar o livro pelo correio à Procuradoria.

Em 16 de dezembro, outro furo: o post Folha ignora ombudsman e omite fatos sobre privataria tucana reproduz cópia de crítica interna da ombudsman da Folha, Suzana Singer, que recebeu de leitor que quis se manter anônimo. O texto da ombudsman contém críticas duras à Folha por ter escondido o livro-bomba da privataria e por ter se limitado a contestá-lo quando finalmente tocou no assunto.

Em 22 de dezembro, uma conclusão inescapável: Só o jornalismo salva a si mesmo.

Em 27 de dezembro, a última matéria de repercussão expressiva no ano. Baseado em pesquisas na web e no próprio livro A Privataria Tucana, o blog narra A carreira meteórica de Verônica Serra, texto que pesquisa no Google revela que, até agora, foi citado 21.500 vezes na internet.

Ufa! Foi um ano cheio não só para o blogueiro e para seus leitores, mas para a política no Brasil. Um ano de muita luta, de muita doação de todos nós que fazemos esta página. Em 2012, pois, estaremos de prontidão para continuar lutando para fazer do Brasil um país em que todos possam exercer sua cidadania plenamente.

Feliz 2012 a todos os leitores e leitoras desta página. Ano que vem tem mais.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

188 Comentário

  1. Ainda bem que 2011 foi agitado, deve ser porque a oposição e o a imprensa marron estão esperneando e rodando como barata tonta. Mas minha visita é para desejar a você e a sua família votos de Paz e Saúde, e um ano de bons negócios e fica um pedido para que você escreva um livro. Abração do amigo de Uberaba MG

  2. PSDB 2014: Com Serra, morre. Com Aécio, perde!

  3. EDUARDO, PARABÉNS E FELIZ 2012 (PARA NÓS E PARA O BRASIL)

    Eduardo, eu gostaria de cumprimentá-lo pelo blog com mais presença autor e mais interatividade com o internauta da blogosfera entre os mais frequentados. Deixo aqui minhas críticas aos blogs do Azenha e do Nassif, pois os mesmos “dão as caras” raramente, assim percebo. Quanto ao PHA, é muito divertido, mas falta mais interatividade. Todos eles deveriam interagir um pouco mais com os internautas. Responder pelo menos aos dois ou três posts melhores de cada postagem.

    Em segundo lugar, eu deixo aqui também meus votos de esperança, na CPI da Privataria e no seu benefício para o Brasil. Se essa CPI for séria e mergulhar nas privatizações, pode ajudar a melhorar demais o País: (a) na democratização das comunicações; (b) na revisão dos erros (ou será maracutaias?) da privatização.

    Sobre o item “a”, acima, o Brasil carece de uma regulamentação para ter uma comunicação democrática e menos sujeita aos jogos de interesse da elite brasileira. Regulamentar as comunicações não é censura, como o PIG quer fazer crer. Precisamos da LMC – Lei dos Meios de Comunicação (prefiro assim do que a expressão “Ley dos Medios”), que o governo goste ou não desse assunto. Senão, não terá paz. Foram muitos ministros derrubados pelo PIG, que pôs o governo de joelhos nessa seara. E se continuar, vamos ter que ver isso até o final do governo Dilma? E nas próximas eleições teremos que assistir jogarem na cara da Presidenta que ela não sabe escolher ministros?

    Sobre o item “b”: a CPI, se for séria, comprovará maracutaia nas privatizações (talvez não todas, mas uma ou duas). Não sou a favor de reestatizar empresas, pois também tenho desconfiança em relação à gestão do Estado, mas sou a favor da venda de ações de quem “malfeitou”” à sociedade brasileira, via mercado de ações, sendo o dinheiro repassado ao Estado.

    Sobre o PIG, infelizmente, faz mais mal do que bem ao Brasil e está a soldo de uma parte da elite nacional (poucas famílias, mas que concentram uma parte enorme da renda nacional), que não desejam melhorias sociais que lhes reduza um pouco sua participação no naco enorme do PIB (Produto Interno Bruto) que já detêm. Essa parte da elite é composta por pessoas que não querem ser apenas bilionárias, querem ser “muito bilionárias”. Parece até doença!

    Parte da elite brasileira não deseja dar melhores condições de vida aos trabalhadores, isso é uma constatação histórica. Reduzir um pouco a jornada de trabalho na indústria, para dar mais qualidade de vida às pessoas? Nem pensar. Melhorar as condições das agências bancárias, para dar mais conforto e segurança ao público? Credo! (Fica aqui a sugestão ao Banco do Brasil).

    Essa elite, acredito que esteja concentrada principalmente em São Paulo. Quanto a Serra, ele é alguém que topou entrar nesse jogo e, pelo que mostra o livro “Privataria Tucana”, contou tanto com a impunidade que envolveu a própria filha.

    A elite manda no PIG e o PIG manda em Serra e acredito ser essa a hierarquia de poder. Não é Serra que manda no PIG, é o contrário, na minha humilde opinião.

    Entretanto, tenho esperanças. Acredito que a “parceria” Folha-Estadão-Veja-Globo-Serra, ou simplificando, PIG-Serra (vejam que Serra tem sido “o cara” da elite, pelo menos até o momento), está sendo ameaçada por forças poderosas que querem mudar o jogo, para entrar nele de verdade. No mínimo, querem mudar “o cara”. Por que tenho essa percepção? Explico abaixo:

    1) O livro “Privataria Tucana” teve uma pesquisa longa e cara, que consumiu anos e enorme trabalho (e é de esperar que tenha recebido patrrocínios). É, de longe, o melhor “case” de reportagem investigativa do Brasil. Sua existência decorre de uma primeira contratação do autor, Amaury Ribeiro Jr, pelo Jornal Estado de Minas, que, como Amaury diz, tem franca simpatia por Aécio, pelas razões próprias.

    2) Há pelo menos uma grande rede de TV querendo espaço, e com razão: a Record. Note que vários jornalistas de peso estão ali, PHA, Azenha e o próprio Amaury. É ameaça “na veia” da Globo, que tem um jornalismo sem profundidade e sem isenção e perde audiêcia a olhos vistos. Olha, nem minha mãe, noveleira antiga, aguenta mais as novelas sem enredo e sem boa trama. Sobre o jornalismo da Globo: o caso da bolinha de papel na cabeça do Serra mereceria uma investigação seríssima, pois a julgar pelo que vimos na internet, pode ter havido ali uma tentativa tenebrosa de manipular as eleições.

    3) Existem forças dentro da oposição que querem emergir e entrar de verdade no jogo, mas a parceria PIG-Serra sufocou todas, aé o momento. Essas forças, aecistas e outras, não sei se terão “bala” para realmente ocuparem espaço, mas que seus líderes torcem contra PIG-Serra (no mínimo, querem ver Serra fora), isso é fato.

    4) O PIG tem criado muitos inimigos e insatisfação. Detonou Roseana Sarney (caso Lunus), Sarney (no tempo do presidente Lula), Renan Calheiros, além de prejudicar a reputação de vários partidos da base aliada do governo. Muitos políticos adorariam reduzir bastante a força do PIG, só não expõem isso claramente por medo, por que o PIG ainda tem bastante poder de destruição de reputações.

    Fiquei surpresa de ver nomes como Jair Bolsonaro assinando a CPI da Privataria. Não captei bem o sentido disso, mas achei interessante (qual será o significado disso?). Tenho esperanças de que não façam nenhum tipo de “acordão”, para abafar a CPI, pois foi notório que muitos políticos do PT “cairam fora” de assinar a CPI. Por que? Acredito que a pressão dos internautas será fundamental para pressinar a CPI.

    Finalizando, sobre o “Privataria Tucana”, passando eu por uma grande livraria Saraiva, notei, ontem, que ele estava exposto bem na frente da livraria, era o primeiro para quem quisesse ver. Além disso, estava exposto na sessão dos mais vendidos, ao lado do livro sobre a vida do Steve Jobs. Tinha a melhor posição no espaço dos mais vendidos. É uma vitória fenomenal da internet, que mostra sua força, uma vez que a velha mídia escondeu lindamente o livro, e não adiantou nesse caso. Definitivamente, o PIG não está mais sozinho na praça.

  4. Ao Eduardo Guimarães e Família, Excelente 2012!

  5. Eu também não soube da fúria da twitteira…eficiente ao expor seu desagrado e achincalhar na net, mas devendo muito como jornalista…Bom, Feliz 2012 a todos, força e garra para continuarmos a caminhada que o país quer e precisa. Valeu, Edu pelo canal de comunicação e dedicação a temas tão caros e importantes ao Brasil.

  6. O Çerra disse que segunda-feira, quando o Fórum abrir, vai protocolar a Exceção da Mentira.

  7. Caso de polícia foi o serviço de “inutilidade pública” que Tucanhede prestou sobre a febre amarela.
    Eliane foi uma decepção.
    Gostava do seu estilo, até perceber que é mais partidarista e menos jornalista.

    Edu, o que ela quis dizer com “desqualificado”?
    Que vc não pertence ao PIT, Partido da Imprensa Tucana?

    • Seria interessante, também, solicitar-lhe que comprovasse as acusações que fez ao Eduardo.

      • Quando o Eduardo é chamado de desqualificado por uma pessoa boçal como Eliane Cantanhede,significa simplesmente que ele,Eduardo,está no caminho certo.Estranho seria se ela o elogiasse.

  8. Prezado Eduardo,

    Este ano de 2011 consolidou o Blog da Cidadania como fonte de referência em análises políticas circunstanciais de nosso país. Tal fato se deve a sua abnegação e destemor em enfrentar, com seriedade e lucidez, temas relevantes para o interesse público e desmitificando os factóides lançados pelo PIG. Parabenizo-te por este ano fecundo e desejo-te, a ti e a teus familiares, um excelente 2012, transbordante de paz, alegria, saúde e pleno de satisfação pessoal, material e profissional.

  9. Caro Eduardo, 2011 foi um ano muito corrido o que me impediu de acompanhar seu blog de perto. Agora tenho esta beleza de resumo com todo o seu incansável trabalho de refletir, denunciar, antecipar a movimentação na política, pelo que te agradeço profundamente. Você e outros tantos blogueiros “sujos” definitivamente contribuíram para aumentar o nível de compreensão e criticidade de uma grande parcela de cidadãos e por isso devem ser parabenizados. Por agora desejo-lhe, e à sua família,um ano cheio de realizações.

  10. Não reli os posts porque estão todos vivíssimos na minha memória. Acompanhei e palpitei na maioria deles. Mais um ano cara! Se eu não entrei no Cidadania os 365 dias de 2011, foram uns 350 no mínimo. Como é assim desde o final de 2006, já te li e comentei umas 1750 vezes mais ou menos!
    E como eu, são muitos. E não são leitores casuais e distraídos, como os do pig. Então quem “forma opinião”, Dona Eliane ou Eduardo Guimarães?
    E se cuida dona Elian e demais piguentos que o Edu vai perturbar anda mais em 2012!
    Como diria o Galvão Bueno, vai que é tua Eduzão!

  11. Feliz 2012 Eduardo Guimarães!!

    Foste um lutador, só por isso, já és vencedor.

    No mínimo contrbuíste para a discussão e exame da conciencia.

    Juntos e misturados!

    Valquer

  12. Viiiii Eduardo, só faltou a Catanhede te chamar de blogueiro sujo!

  13. Com certeza 2012 será um ano de triunfos. O ano de militância na rua, o ano da consolidação de nossa unidade por um Brasil mais justo.

    Ótimo 2012 para todos!

  14. Edu, 170 milhões. Já pensou ganhar essa bolada, sozinho? Acertava a vida de muita gente. E pensar que a roubalheira promovida pela PRIVATARIA TUCANA, conforme o ínclito Protógenes, surrupiou do povo brasileiro mais de 124,5 BILHÕES. 730 vezes o prêmio da Mega da Virada. É muito dinheiro!!!
    Feliz 2012 e SUCESSO a todos!!

  15. O ano de 2011 vai ficar para a historia,como o ano em que o PIG se viu em palpos de aranha.Vai ficar como o ano em que dez entre dez colonistas estiveram à beira de um ataque de nervos.Vai ficar como o ano em que o PIG foi jogado nas cordas,em que as redes sociais(como o facebook)e os blogs progressistas,como o do Eduardo,desnudaram o carater golpista da midia tupiniquim,aliada a um Judiciario corrupto e inescrupuloso e a uma oposição parlamentar sem propostas e ideias.Em 2012,nós,das redes sociais e dos blogs progressistas,voltaremos com toda força que nos for possivel,porque acreditamos acima de tudo que nada sera efetivamente como antes,na certeza de estarmos construindo um pais que pertença a todos,contribuindo,mesmo que seja com pouco,para que as futuras gerações venham a viver numa sociedade mais inclusiva e portanto mais solidaria e acima de tudo denocratica.

    • democratica*

    • E eu gostaria de repetir aqui, caro Dimas, os nomes (em maiúsculas) dos principais responsáveis pelos feitos que você citou, noves fora algum esquecimento:

      AMAURY RIBEIRO JÚNIOR
      EDUARDO GUIMARÃES
      PAULO HENRIQUE AMORIM
      BRIZOLA NETO
      PROTÓGENES QUEIROZ
      LUIS CARLOS AZENHA
      LUÍS NASSIF
      MINO CARTA
      RODRIGO VIANA
      ALTAMIRO BORGES
      JOSÉ DIRCEU
      MAURO SANTAYANA

  16. Eduardo, desejo a voce e familiares muita saude, paz e alegrias por todo o Novo Ano!
    Continuaremos aqui!

  17. Feliz 2012!!
    Abraços!!
    Dirce

  18. FELIS(sic) 2012!
    São os votos de…
    JOSÉ SERRA

    HgAUHauhAUhauaHAuhaHUahAUHauaHUAha!!! O Serra é uma bola…

  19. Eduardo “Messi” Guimarães.
    Eu sei como se sentem o Daniel Alves, Xavi, Iniesta e os outros jogadores do Barcelona…
    Sentem se seguros da vitória porque além de defenderem a melhor cidadela, contam com Messi, o melhor jogador do mundo.
    Obrigado Edu, beijão na Victórinha.

  20. Edu, gostei da retrospectiva. Que o ano que vem o Cidadania (e a blogosfera) continue presente e atuante na construção deste nosso País.
    Desejo, a você e sua família, que o ano de 2012 seja de sucesso. Que sua família continue linda e que Deus vos abençoe com saúde.

  21. Para mim, particularmente, por conta de problemas de saúde na família, 2011 foi muito, mas muito ruim. Resta o consolo de que, pelo menos na área da cidadania, o ano foi muito melhor.

    De toda forma, fico feliz em ver esse ano passar, esperando que o próximo seja melhor, tanto pessoal quanto socialmente.

    Feliz 2012 a todos, especialmente ao Edu e sua família. Muita paz, saúde, felicidade e prosperidade a todos nós!

  22. O filme A Privataria Tucana no Cloaca News está imperdível.
    Vocês que têm facilidade de lidar com redes sociais e afins poderiam divulgar isso à exaustão, não?

  23. Feliz ano novo. Que 2012 seja bem melhor que 2011 para vc e sua família. Abraço…

  24. Eduguim ,um Ano Novo cheio de PAZ e AMOR pra ti e os teus. Espero que continues merecendo o a ira e criticas de Eliane Cantanhede,Miriam Leitão,ferreira Gular,Marco Antonio Villa,Arnaldo Nunes,Fernando Rodrigues,Carlos Chagas,Diogo Mainard,Arnaldo Jabor,Joao Ubaldo,Borys Casoy,Dora Kramer,Danuza Leão,Nelson Mota,Olavo de Carvalho,Globos,Vejas,Folhas,Estadões etc etc.

  25. Feliz Ano Novo Eduardo e família.
    Feliz Ano Novo a todos internautas do blog.

  26. Pelo menos posso dizer que o ano acabou bem. Chegou hoje para mim o Privataria Tucana, acabei ganhando de presente. Temos acima um memorial desse blog incansável que está de parabéns pelas lutas e pelo bom saldo, mesmo que atrasados como no caso da denúncias sobre as pesquisas de intenção de voto em 2010. O ano de 2012 promete, estaremos atentos todos. Feliz Ano Novo para você, Eduardo e para a toda família. E para os companheiros do blog, muita esperança e muita fé. Minha irmã disse que tinha um mantra novo “A gente dá um Jeito”. O mantra, na realidade é velho, mas é legal porque é isso que a gente sabe fazer de melhor. Até o próximo ano!

  27. Edu, companheiros e companheiras do blog: desejo a vocês todos um grande ano de 2012 e que o nosso país continue caminhando com o povo brasileiro.

  28. Caro Edu,
    Ótima retrospectiva.
    Que Deus ilumine voce e sua familia especialmente a Vitória.
    Estarei sempre por aqui torcendo e rezando pelo bem de todos.
    Feliz 2012. Paz e bem.

  29. Parabéns Eduardo, pelo sucesso do blog em 2011. Que o novo ano continue com o mesmo sucesso.

  30. A maior dificuldade que uma borboleta pode enfrentar pode se tornar o seu melhor aliado: o vento.

    FELIZ 2012 !

  31. Ô Edu, tô meio atrasado mas lá vai:
    Primeiramente agradeço pelo excelente trabalho que você vem fazendo em seu blog, que tá causando dores, febre, alergia, comichões e tudo o mais na nossa ‘grande imprensa’ (vide a tuitada da catanhede).
    Em segundo, desejar que você continue este valoroso trabalho, apesar das dificuldades e da imensa paciencia que tem de ter com a trollagem.
    Em terceiro, desejar muita saúde pra você e sua familia, em especial para a Vitoria, a grande guerreira, assim como também muita prosperidade.
    E por último, através deste seu espaço, desejar o mesmo a todos que o acompanham, até os que não concordam contigo,

    Viva Eduguim!
    Viva Lulla!
    Viva Dilma!
    Viva o Brasil!

    Feliz 2012!

  32. Este ano que entrou,só fico no aguardo da CPI da privataria,pois ela é que dará o pontapé para o inicio do ano.Sua instalação ou não,seus resultados se instalada.Então,feliz ano novo a todos,especialmente aos “sujos” .

  33. Edu,

    Feliz Ano Novo! Recarregue as suas baterias que nós, seus leitores internautas recarregaremos as nossas, pois, 2012 chegou e a luta continua. Desejo a você e aos seus familiares, saúde, paz e muito amor no coração! Bjão na Vitória.

  34. UM MARAVILHOSO DIA A TODOS!!! “UM DIA PRIMEIRO REGADO DE FESTA E PAZ!!!!! E PORQUÊ NÃO “UMA CERVEJIMHA GELADINHA”, DEPOIS OS OUTROS 364 DIAS ,TAMBÉM REGADOS SÓ DE VITÓRIAS !!!! UM ABRAÇÃO DE CORAÇÃO, E NA MINHA MESA UM LUGAR PRÁ VOCES SEMPRE RESERVADINHO MESMO QUE NO PENSAMENTO!!!!!! SR. EDUARDO CONHECER ESSE BLOG FOI UM PRESENTE DE DEUS!!!!!!!! MUITA FORÇA SEMPRE PARA O SENHOR, SUA FAMILIA, ENFIM A TODOS NÓS!!!!!!!!!!!

  35. Que 2012 venha com a força do bem para todos. Feliz 2012, com “z” é legítimo com “s” é tão falso quanto o Bolinha de Papel Serra.

    Votos de muita saúde para família Guimarães, especialmente para Victoria.

    abraços

  36. Eduguim recebi ontem,31.12,2011 o livro a PRIVATARIA TUCANA e hoje,01.01.2012 comecei a ler,estou na pag 16 e já dá pra perceber o q todos nós já sabiamos:o claro envolvimento da grande midia na venda do patrimonio do povo,na bacia das almas. Esse foi o maior crime q já se fez a um o povo,maior do q todas as guerras bancadas pelos EUA. Ai vai um pequeno trecho do livro Privataria Tucana:
    _ Mendonça de Barros liga para Ricardo Sérgio e explica que o Opportunity está com “um problema de fiança” para participar do leilão das teles. E propõe: “não da para o Banco do Brasil dar (a fiança)?”.
    – acabei de dar – responde Ricardo Sérgio, que alcançou R$ 874 mi para o consórcio de Dantas. E agrega, comentendo a frase síntese do processo de privatização à brasileira. “N
    -NOS ESTAMOS NO LIMITE DE NOSSA IRRESPONSABILIDADE”. E emenda outra, mais tosca e premonitória:
    “NA HORA QUE DER MERDA,ESTAMOS JUNTOS DESDE O INICIO”.
    Vale relembrar um telefonema de FHC para mendonça de Barros. Queria saber a quantas andava a preparação do leilão das teles. Recebe, como resposta, que “estamos com o quadro praticamente fechado”. À vontade, os dois comentam o tom apologético adotado pela mídia para saudar as privatizações, que catapultariam o Brasil ao concerto das grandes nações. Não era ingenuidade. Se, de um lado os grandes conglomerados propagandeavam as benesses que a venda do patrimônio público traria ao país, de outro, sonegavam aos seus leitores, ouvintes e telespectadores a condição de integrantes de consórcios que disputavam a aquisição das teles.
    – A IMPRENSA ESTÁ MUITO FAVORÁVEL,COM EDITORIAIS – comenta Mendonça de Barros.
    – ESTÁ DEMAIS,NÉ? – diz FHC. – ESTÃO EXAGERANDO ATÉ… – acrescenta, mordaz com seus áulicos midiáticos.
    No interior do governo, finalizado a quebra de braço e leiloado as teles, todos voltaram às boas. À revista Veja, falando sobre sua afinidade com Ricardo Sérgio, Mendonça de Barros declarou: “Eu não vou ficar irritado com um amigo meu”, disse. “Mas quem é amigo dele mesmo é o Serra e o Clóvis”.

  37. Primeiramente gostaria de informar que não tenho amores por nenhum político, artista ou produto. Escolho os que são bons e honestos e sou crítico em tudo o que me apresentam. Não sou um alienado. Além disso, acho que canais de comunicação como este servem para que estabeleça-se a verdade e que nada seja escondido, como fazem a globo, band, folha e tantas outras.
    Sou filiado ao PT mas pretendo me desfiliar brevemente porque não ví as mudanças que eles pregavam quando oposição. Os juros dos bancos diminuiram ? Os aposentados são tratados com dignidade ? O PT acabou com o Fator Previdenciário ? A corrupção diminuiu ? O preço da carne ? O preço dos combustíveis ? E os imóveis com preços absurdos ? E salário mínimo ? Dá para viver com ele ? Dá para sustentar uma família ?
    FHC, Serra, Alkimin, Beto Richa, e outros hipócritas, são a representação da elite brasileira. Mas por que as outras classes são conseguem eliminá-los para sempre ? Porque este governo que está aí não cumpriu com o que prometeu quando não estava no poder. O PT é um partido de traidores. Trai os trabalhadores de verdade. Aqueles que realmente precisam.
    O PT é como uma droga que vicia e ilude.
    FHC e sua tropa nunca mais terão meu voto, assim como o PT que não fez o que deveria. Que tirassem dos bancos, dos ruralistas que só sabem chorar chantagear e sugar o governo, dos grandes milionários cretinos como Dória, Antonio Ermínio, Gulin (Paraná), Eike Batista, etc, etc, etc….
    Agora leio nos jornais que a presidente foi passar as férias na base naval da Bahia e que o custo desta farra foi de 650 mil reais. Lula em 09 já havia gasto 800 mil. Que hipocrisia é esta ? O que eles mudaram ?
    Não sou tolo. Exijo seriedade e comprimisso.
    Dilma gastou 37 mil em cortinas, 5.600 em espreguiçadeiras (quanta preguiça…), 426 por cada um dos três para-sóis, 4885 para 6 frigobares, etc… etc…
    Levou a filha, o neto, a mãe, o genro, a tia, o ex-marido com a atual….
    PERGUNTO: O QUE MUDOU ???
    MEU VOTO NULO DAQUI PARA A FRENTE.
    Chega de enganação.
    Que inveja dos gregos e italianos, dentre outros, que saem às ruas para cobrar seriedade e compromisso com o futuro.
    Por aqui os políticos aumentam seus salários (vereadores atualmente) sem que haja uma reação deste povo covarde e omisso.
    Que futuro estamos deixando para nossos filhos e netos ????

    • “Que inveja dos gregos e italianos, dentre outros, que saem às ruas para cobrar seriedade e compromisso com o futuro.”

      Os gregos estão com o país falido, desemprego galopante e qualidade de vida piorando a cada ano. E não conseguem ver saída para o futuro.

      Os italianos elegeram Berlusconi, estao com a xenofobia e racismo aumentando e o País também ameaça de ir à falência.

      Parabéns pela sua escolha sobre quem invejar!!!

      Se houvesse um concurso de escolhas improváveis você vencia.

  38. Já em 2012 parabenizo este blog por seus textos corajosos, honestos(orgulho-me de ter dado uma pequena contribuição com meus comentários em todos eles). Assim, torçamos para que neste ano que se inicia consigamos fazer muito mais, de preferência contando com a ajuda de um Governo Dilma menos assustado diante dos urros dos barões da comunicação e de seus “jornalistas” amestrados, para que assim mudanças essenciais para a construção de um Brasil mais justo, democrático e includente; entre elas podemos destacar a refroma agrária e a pluralização da propriedade dos meios de comunicação, finalmente ocorram. Também torçamos para que este espaço, que sempre destaca-se por sua sobriedade e equilíbrio, aprimore ainda mais seu conhecimento sobre o restante do Brasil, o que felizmente encontra-se fora do “eixo” decadente Rio-São Paulo, para melhor conhecer seus problemas(por exemplo, a “medicina” é branca em TODO O PAÍS, e não apenas no Sul-Sudeste, já que todo o Brasil foi erguido sobre a mesma égide da opressão de uma minoria europeia em relação à maioria descendente de negros e índios)e também melhor evidenciar suas virtudes(vivemos um momento em que o Nordeste tornou-se o avião a jato da Economia Nacional; da mesma forma há muito tempo minha região constituiu-se na vanguarda do pensamento político deste país e esses dois fatos mereceriam melhor atenção num blog que preocupa-se em discutir o Brasil). Desse modo torçamos para que 2012 nos presenteie com um Blog da Cidadania ainda mais antenado com a realidade do Brasil, mais apoiado por seus leitores e respaldado por um Governo Dilma mais ativo.

  39. A Dilma esta se saindo muito bem!!! Muita sorte a ela!!!

  40. Edu

    O link da entrevista da homônima da Massa Cheirosa está errado.
    Feliz 2012!

    Coelho

  41. Caro Eduardo, parabéns pela belíssima retrospectiva política!!! Destaco apenas um tema para comentar: a democratização dos meios. Eu acho que a única pessoa capaz de articular – na sociedade civil organizada e desorganizada – a aprovação de uma lei justa e democrática de regulação dos meios de comunicação social é o ex-presidente Lula. Ele tem a seu favor o dom da palavra, o carisma e a altíssima popularidade. E para que isto ocorra, de fato e de direito, defendo a tese de que ele deva se candidatar em 2014 – pois acho que Dilma não tem cacife nem vontade de fazer isto. Nossa presidente é bem intencionada, conduziu bem a macro e a microeconomia em 2011, dentre outras coisas. Mas não tem – apesar da esmagadora maioria congressual de que dispõe – coragem de enviar o projeto de lei sobre o tema (Projeto Franklin Martins). Prova disto é ter trilhado caminho errado ao tentar agradar o PIG com uma política de boa vizinhança. O Brasil precisa ainda de muitas reformas! Mas a mãe de todas as reformas é – sem dúvida – a dos meios de comunicação social. Que extinga a nefasta propriedade cruzada de meios! Que democratize e moralize o acesso às concessões de rádio e TV! Que pulverize, enfim, o poder descomunal do PIG. E, repetindo, só Lula, se quiser, tem capacidade para isto. Feliz ano novo para você e toda a sua família! E que 2012 seja melhor que 2011 e pior que 2013! Forte abraço

  42. CARO EDUARDO O NOSSO LULA SO NAO TEM O DOM DA PALVRA NAO ELE TEM O DOM DE SER UM DOM DE DEUS UM HOMEM COM BASTANTE INTELIGENCIA QUE SABE DIALOGAR COM QUALQUER SER HUMANO SEJA ELE PEQUENO OU GRANDE SEJA ELE UM REI OU UM MENDINGO ISTO E UM DOM DE DEUS ELE JA NASCEU COM ISTO E COM CERTEZA FOI UMA DADIVA DE DEUS EU TENHO UM GRANDE ORGULHO DE SER UM FILHO DE GARANHUNS E TER CONHECIDO O NOSSO QUERIDO LULA QUANDO ELE AINDA ERA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METARLUGICOS DO ABC PAULISTA EU NAO O CONHECIA QUANDO FUI PARA SAO PAULO PARA TENTAR A VIDA EM SAO PAULO NO PERIODO DAS GREVES DOS METARLUGICOS FUI ATE SAO BERNARDO DOS CAMPOS FOI LA QUE O CONHECI EU MORAVA EM CAMPO LIMPO NA EPOCA QUE ELE FOI ELEITO O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO BRASIL NA EPOCA COM MAIS DE 700 MIL VOTOS SE NAO MIM ENGANO E DE LA PARA CA NUNCA MAIS DEIXEI DE VOTAR NO LULA NO LILA DO BRASIL E EM QUEM ELE INDICASE COMO AGORA COM A NOSSA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF MAIS EU ACREDITO MUITO QUE LULA VAI VOLTA SUA ESTRELA AINDA BRILHA E MUITO EM NOSSAS MENTES CO A MUSICA LULA LA LULA LA NAO SE PREOCUPEM QUE ELE VAI VOLTAR QUE DEUS O PROTEJA AMIGO PRESIDENTE LUIZ INACIO DA SILVA AO SENHOR E SUA AMADA FAMILIA LHES DESEJO MUITA SAUDE E MUITA PAIZ NESTE 2012 ACEITE O MEU HUMILDE E SINCERO ABRAÇO JOSE PINTO DA SILVA PAULISTA PE PRTB.

  43. CARO EDUARDO O NOSSO LULA SO NAO TEM O DOM DA PALVRA NAO ELE TEM O DOM DE SER UM DOM DE DEUS UM HOMEM COM BASTANTE INTELIGENCIA QUE SABE DIALOGAR COM QUALQUER SER HUMANO SEJA ELE PEQUENO OU GRANDE SEJA ELE UM REI OU UM MENDINGO ISTO E UM DOM DE DEUS ELE JA NASCEU COM ISTO E COM CERTEZA FOI UMA DADIVA DE DEUS EU TENHO UM GRANDE ORGULHO DE SER UM FILHO DE GARANHUNS E TER CONHECIDO O NOSSO QUERIDO LULA QUANDO ELE AINDA ERA PRESIDENTE DO SINDICATO DOS METARLUGICOS DO ABC PAULISTA EU NAO O CONHECIA QUANDO FUI PARA SAO PAULO PARA TENTAR A VIDA EM SAO PAULO NO PERIODO DAS GREVES DOS METARLUGICOS FUI ATE SAO BERNARDO DOS CAMPOS FOI LA QUE O CONHECI EU MORAVA EM CAMPO LIMPO NA EPOCA QUE ELE FOI ELEITO O DEPUTADO FEDERAL MAIS VOTADO DO BRASIL NA EPOCA COM MAIS DE 700 MIL VOTOS SE NAO MIM ENGANO E DE LA PARA CA NUNCA MAIS DEIXEI DE VOTAR NO LULA NO LULA DO BRASIL E EM QUEM ELE INDICASE COMO AGORA COM A NOSSA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF MAIS EU ACREDITO MUITO QUE LULA VAI VOLTA SUA ESTRELA AINDA BRILHA E MUITO EM NOSSAS MENTES COM A MUSICA LULA LA LULA LA NAO SE PREOCUPEM QUE ELE VAI VOLTAR QUE DEUS O PROTEJA AMIGO PRESIDENTE LUIZ INACIO DA SILVA AO SENHOR E SUA AMADA FAMILIA LHES DESEJO MUITA SAUDE E MUITA PAIZ NESTE 2012 ACEITE O MEU HUMILDE E SINCERO ABRAÇO JOSE PINTO DA SILVA PAULISTA PE PRTB.

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.