Doe o seu Natal

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Publicado, originalmente, em 18 de dezembro de 2011 às 22:17

Há muito que a família Guimarães optou por fazer do Natal um momento em que o principal presente que nos damos uns aos outros é abrir mão de ser presenteados. Descobrimos o prazer de tentar distrair semelhantes da consciência do fato inabalável de que os augúrios do período de Festas nada lhes representam.

Dedicamos parte da véspera de Natal a tentar levar alento àqueles aos quais os próximos dias serão como quaisquer outros, quando não piores, pois talvez o período das Festas seja o mais triste do ano para quem, então, terá ainda menos. E que será ainda mais invisível do que nas outras épocas do ano.

Há um fato ainda mais triste, para quem se incomoda com a existência de muitos para os quais não há alento nem nesta época em que supostamente todos se deixam tocar pela generosidade: a maioria se dedica ao fausto, à comilança, à gastança, à ostentação sem uma réstia de consciência humana ou cristã.

O que dizer? Não, não julguemos. Não somos Deus. Mas isso não nos impede de fazer alguma coisa em relação a essa realidade tão deprimente. Podemos substituir o costume de presentear uns aos outros pelo de presentear a quem nada tem.

Nesta véspera de Natal, a mulher de minha vida, com quem divido a luta por três décadas ininterruptas, vestirá seu traje de Mamãe Noel e sairemos pelas ruas de São Paulo em busca daqueles para os quais ninguém dedica nada além de desprezo. Então lhes diremos que sabemos que existem e lhes deixaremos comida e alguma lembrançinha.

O que gastaríamos em presentes entre nós, doamos a esse projeto familiar. E esse é o sentido do Natal: doar.

Não o que não nos falta, mas o que deixaremos de ter para dar a quem nada tem. Posso garantir que já experimentei a sensação e estou certo de que poucos irão se sentir tão presenteados quanto a minha família se sentirá ao fazê-lo.

Esta é a campanha que proponho para este ou, se não for possível, para os próximos Natais: que as famílias usem o que despenderiam em trocas de presentes entre si para levar o mínimo àqueles para os quais a vida não sorriu. A sensação de bem-estar é indescritível. Dinheiro nenhum pode comprar.

Feliz Natal a todos.

—–

Vejam o tamanho dessa guerreira que é a minha Victoria. Para muitos dos leitores desta página que sabem pelo que ela passou nos últimos anos, acredito que este será o melhor presente de Natal que este blogueiro poderia oferecer.

Feliz Natal, companheiras e companheiros. São os votos de minhas filhas Victoria, Carla, Gabriela, do meu filho, André, da minha esposa, Cristina, da minha neta, Letícia, e, claro, deste vosso companheiro de caminhada.

Tags:

322 Comentário

  1. Boa, Eduardo. Natal fica triste quando as luzes piscam para vender. Feliz Natal a você e família.

  2. Edu,hoje você jogou pesado com este velho coração, abracei minha filhota,e agora mando um enorme abraço do mesmo tamanho que dei a minha filha,ou seja incomensurável a nossa querida Victória,boas festas.

  3. Eduardo, um Feliz Natal pra você e sua linda família.

  4. Percebemos que este Natal será dos mais felizes para você e sua família. Isso nos deixa muito contentes, e nos estimula a fazer o mundo à nossa volta ficar um pouco melhor e mais solidário.

    Um brinde à nossa Victória, que parece cada vez mais saudável.

  5. FELIZ NATAL PRA VOCÊ E SUA BELA FAMÍLIA, EDUARDO, MAS, COMO DIZEMOS AQUI NO CEARÁ, UM “CHEIRO” BEM GOSTOSO NA VITÓRIA.

    FELIZ NATAL PARA TODOS QUE, COMO EU, ADMIRAM O BLOG DA CIDADANIA.

  6. Eduardo,

    Nós aqui em casa também lhes desejamos, a você a essa sua maravilhosa família, muito Boas Festas e um Ano Novo com muita paz, alegria e saúde.

  7. Eduardo, sou um fanatico leitor do teu blog e um admirador eu e a minha Virginia fizemos esta opção há uns dez anos um abraço de um admirador. Vamos em frente.

  8. Eduardo um Feliz Natal e muita saude a voçe e sua familia de um leitor diário e admirador Marcos de BH

  9. Obrigado Eduardo, por nos dar voz neste seu blog, mantido com esforço extraordinário por tanto tempo, mesmo diante das maiores dificuldades. Aqui vêm se expressar muitos, ora de forma lacônica, objetiva e direta, ora nem tanto, somente por que você não desistiu do seu ideal, de um blog que fez e faz a diferença em todos os momentos da vida política do país. A garotinha da foto, a Victoria simboliza a sua luta, a sua coragem, a sua determinação para que se tenha um país menos injusto, um povo menos explorado. Aprendemos muito com você.
    Todos os que vêm aqui e concordam com a maior parte das suas opiniões certamente lhe serão gratos.e registrarão os votos de um ótimo Natal para você e para os seus. Dirijo-me, no entanto, àqueles que aqui vêm para discordar e mostrar, às vezes com impaciência e agressividade inaceitáveis as posições contraditórias que insistem em defender, seja por convicção ou por teimosia, ou por outro motivo que desconhecemos., posições, a meu ver, quase sempre insustentáveis. Este blog tem se mostrado incomparavelmente democrático. Não perco o meu tempo escrevendo para blogs de intolerantes, que se julgam deuses e que ainda pertencem à época da “cabeça feita” pelos pretensos formadores de opinião. Neste sentido, pelo espaço que aqui é aberto ao contraditório, aqueles que aqui encontram voz para discordarem e até atacarem deveriam antes de qualquer coisa lhe agradecerem pela abertura que lhes concede. Não há época mais representativa do que esta para se mostrar reconhecido e agir educada e civilizadamente com quem lhe dá espaço..
    Da minha parte desejo a você, à sua paciente e compreensiva família e em especial à menina Victoria, e a todos que aqui vêm, Boas Festas, um ótimo Natal e um Ano Novo com muita saúde, força e muitas conquistas. Firmes e fortes para a guerra política do próximo ano, a da busca da verdade.

  10. Eduardo,

    Sou mais um daqueles leitores que estão ligados diariamente no blog, mas pouco escreve.

    Queria desejar a você e sua família um Natal muito abençoado e muito feliz.

    Você é uma pessoa muito especial. Confesso que temos uma visão muito semelhante da vida e do

    mundo.

    Parabéns pela coragem e que ela nunca lhe falte e também parabéns por acreditar e lutar por um Brasil e

    um mundo melhor para todos.

    Que Deus te ilumine e te abençoe sempre.

    Deixo uma frase de Irmâ Dulce que para mim resume muita coisa:

    ” Nós só somos completamente felizes quando os outros são felizes”.

    Quando falas na palavra DOAR no texto penso que entendes muito bem o que é o Amor. O Natal é isso, ou

    seja, Deus que doa seu filho para o mundo. Amor é isso, doação.

    Fabiano

  11. Feliz Natal p você e sua linda família Edu.

  12. Feliz Natal, Eduardo e toda a sua família!
    Beijo especial na Victória!

    PS. Quando voltar a Juiz de Fora traga a Victoria.

  13. Ao Eduardo Guimarães e familia desejo um feliz natal cheio de alegrias.
    A todos participantes do blog um feliz natal.

  14. Feliz Natal Eduardo, pra você e sua família. Que Deus abençoe a todos.

  15. Eduardo,
    Vida longa ao Blog.
    Muita saúde a todos da sua linda família.
    Feliz Ano Novo aos inumeráveis leitores do Cidadania.

  16. A Você Eduardo, Admiração Sempre!
    A Familia Guimarães, Feliz Natal, Excelente 2012, Muita Saúde e Infinitas Felicidades.
    Deus! Continue Abençoando a Victoria!

  17. Prezado Eduardo você é uma pessoa especial principalmente pela sua generosidade e firmeza de caráter a quem desejo em nome dos meus, aqui do sul do Brasil um Feliz natal e um excelente 2012 extensivo a sua maravilhosa familia.

  18. Oi, Edu, feliz Natal, companheiro, pra você, pra toda a sua família e especialmente pra Victoria!
    E força — porque a luta não vai ser pouca ano que vem!

  19. Edu,
    Aproveite pra descansar junto aos seus familiares e comemorar a passagem do Natal e Ano Novo. Acumule energias porque tenho certeza de novamente voce, dentre outros blogueiros, vão capitanear um dos maiores, senão o maior, movimento da história recente deste país, qual seja, a limpeza ética na vida pública.
    Força companheiro!
    Saúde e paz a voce e a todos os seus!

  20. Prezado Eduardo e leitores: DESEJO A TODOS UM FELIZ NATAL E QUE O NOVO ANO QUE SE AVIZINHA SEJA BEM MELHOR QUE O ATUAL.ESTES SÃO OS MEUS VOTOS PARA TODOS NÓS.
    Eduardo: Ontem tive que fazer uma pequena viagem e não lí o seu blog, mas gostaria de responder ao leitor SCAN. (dia 23 – 01:18). Esse argumento que você usa é manjado, agride para intimidar. Condena os hisóriadores revisionistas para desacreditá- los como se o seu trabalho nada representa de importante. Deixe-me dizer duas coisas.
    1° – Sergio Oliveira é um historiador e oficial do exército brasileiro.Quando ele denunciou o massacre de Katyn, feito pelas tropas russas e cuja culpa foi colocada sobre o éxército alemão, todo mundo foi contra ele. A turma só começou a aceitar o que ele disse dois anos depois, quando Gorbachev reconheceu que realmente os 15.000 soldados e oficiais do exército polonês foram massacrados pelos russos e não pelos alemães.
    2° – A bibliografia que utilizei para escrever aquilo que você contestou, o que acho positivo, mas não aceito nem concordo com suas ofensas, foi a seguinte: 1° História concisa da revolução russa , de Richard Pipes. Edições BestBolso. 2° – O Poder Secreto, de Armindo Abreu, Ed. Kranion.
    Espero que você não fique decepcionado mas não sou leitor da Veja e nunca lí a revista Contigo. Quanto aos historiadores revisionistas eles são muito criticados e perseguidos por estarem mostrando o lado oculto da história e que parece estar deixando muita gente perturbada; mas a vida é assim mesmo.” Já que falamos sobre poloneses assassinados em Katyn,citarei um provérbio polonês.” a verdade nos leva a muitos lugares, inclusive à prisão”.Argumente, não ofenda, isso é feio.é através conversas polidas que as pessoas evoluem intelectualmente e culturalmente.Este é um blog para trocas de conhecimentos .

  21. Felizes festas, Edu!!! para vc, toda a sua família e os frequentadores (amigos ou não) deste blog.

  22. Parabens, Edu. Exemplo bonito.

  23. Eduardo,

    Desejo a voce e família um feliz natal.
    Fico feliz de ver que sua luta, que também é nossa luta, contra esta mídia corrupta vem encontrando cada vez mais apoio.

  24. Feliz Natal a você e família e a todos seus leitores.

  25. Feliz Natal pra todos voces, Guimaraes, e pra todos os seus leitores, Eduardo. Deus te abencoe.

  26. Boas festas, Eduardo e obrigado por “doar” tantas lições de ética e moral.

    • É triste (em plenas festas de fim de ano) recordar um texto publicado ainda no blog antigo, cujo título, São todos Bóris Casoys, em que você respondeu à altura o estúpido jornalista que ofendera dois garis. Vaidade é algo que devemos desprezar. Mas creio que foi por vaidade que me lembrei do artigo. Especialmente deste trecho:

      “EG: – Boa tarde. Gostaria de cumprimentá-lo, sou espectador de seu telejornal.

      BC: – Você é uma pessoa de muita sorte, então.

      Com essa resposta, Casoy me deu as costas e continuou conversando com seu grupo. EG”

      Hoje, eu, Elias SP SP posso dizer que experimentei algo semelhante.

  27. O NATAL CHEGANDO!!!!! MESMO QUE A GENTE TENTA… CADA DIA É QUASE IMPOSSIVEL REUNIR TODA FAMILIA!! ENTÃO A LEMBRANÇA DOCE É O QUE FICA!!! FILHOS LONGE!!! MAS SEMPRE ALGUEM CHEGA , DAI TUDO SE TORNA ALEGRIA JUNTO COM A SAUDADE!!!
    SR. EDUARDO!!! QUE NA SUA CASA SEJA SÓ MOTIVO DE UM NATAL CHEINHO DE ALEGRIA, UM GRANDE ABRAÇO AO SENHOR, SUA LINDA FAMILIA, EAOS AMIGOS DESTE BLOG!!!! COMO SEMPRE DIGO” UMA GRANDE FAMILIA” QUE VENHA O 2012 …ESTAMOS ESPERANDO “FORTES…FIRMES E É CLARO CONFIANTES QUE TUDO SEMPRE SERÁ MELHOR!!!!!

  28. Prezada familia Guimaraes

    O exemplo de voces certamente é uma luz para todos que somos seus amigos vituais!! Um natal abençoado, sereno e iluminado.
    Tenho uma enorme satisfaçao em ter compartilhado este Vitorioso ano com voces, através deste blog que é um privilegiado ambiente de troca de informaçao, por meio da lucidez e grande capacidade de comunicaçao do querido Eduardo.

  29. Eduardo, Que Jesus continue abençoando muito mais a sua vida e de sua família nesse Natal.Feliz Natal!!!
    Adriano Almeida e família.
    Recife – PE

  30. Feliz Natal Edu, para você e toda a sua família.
    Um grande abraço de Belo Horizonte.

  31. Infelizmente, convencionou-se que algumas datas são reservadas para desejar o bem as pessoas.Quando isso deveria todos os dias,pois é é muito mais gratificante construir do que aniquilar.Isso demontra o quanto estamos longe de um consciência superior.Parabéns pela iniciativa,estenda-as à mamãe Noel.Feliiz Natal !

  32. FELIZ NATAL A TODOS !

    Que o Espírito do menino Jesus ilumine e dê forças aos homens sensatos, aos insensatos a conversão de seus corações. Toda a paz e toda a Sabedoria que vem do Alto para voce, caro Edu, e toda sua família. Especialmente a paz para a Vitória e vitória para a paz.
    Grande Abraço.

  33. Bom demais esse blog! Feliz natal pra vc e sua família Eduardo.

  34. Estimado Eduardo,
    Se todas as pessoas fizessem como você e a sua família, a espírito do Natal seria realmente o que nos é proposto: fraternidade, solidariedade, partilha.
    Vocês agem como pessoas verdadeiramente cristãs.
    Tenho percebido que aos poucos muitas pessoas estão deixando de lado o consumismo e aderindo à partilha, isto é um alento para nós que encaramos o Natal como ele nos é proposto.
    Um Feliz Natal para você e a sua família e um 2012 repleto de bênçãos e graças de Deus.
    Um abração.

  35. Já sabia do seu gesto humanitário do natal, mas tinha me esquecido. Você não vai de papai noel também? Daria um dos bons, com a tal barriguinha, einh? Brincadeirinha, o coração é que é grande em você Edu.
    E para que presente? A Victória estar bonitona e feliz é o melhor presente
    Feliz natal para a família Guimarães

  36. Feliz Natal, família guerreira.

  37. Edu
    Dessa vez li somente o artigo e me abstive de ler os comentários, que normalmente faço. Me tomei de emoção ao ler o que escreves, por ser testemunha do quanto é gratificante tua atitude e a de tua família, porque faço isso ha mais de vinte anos, inclusive nos anos em que as dificuldades e crises também bateram a nossa porta. Parabéns, que possamos ser desprendidos para seguir teu exemplo.
    Com votos de um Feliz natal e venturoso Ano Novo.

  38. Antes que o dia 25 termine, quero agradecer os votos dessa família “solidariamente correta” e desejar alegrias mil para todos.
    Um beijo especial para a GAROTA CIDADANIA , a nossa Victoria – que está linda de viver.

  39. Edu,
    Neste mundo tão individualista e violento em que vivemos, é reconfortante saber que ainda existem pessoas tão SENSÍVEIS quanto as da sua família. Este é o verdadeiro espírito do Natal!!! Pois não foi justamente assim que Jesus disse que seremos julgados?: “Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estava peregrino e me acolheste… Tudo o que fizeste a um destes pequeninos, é a mim que o fizeste.”
    UM 2012 ABENÇOADO!!! A LUTA CONTINUA!!!

  40. Cheguei um pouco atrasado para saber dessa sua prática maravilhosa. De qualquer forma não foi menor a admiração que senti ao saber da generosidade que você e seus familiares praticam no Natal! E não me venha dizer que é pouco, pois, nesse nosso mundo marcado pela ideologia do egoísmo, é muito sim sabermos que existem pessoas que conseguem olhar para além do próprio umbigo, não somente em palavras, mas agindo de forma altruísta e humana. Parabéns!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.