A manjada psicologia de negação da conspiração

Se ganhasse 1 real para cada vez que alguém chama de “teoria conspiratória” alguma análise que faço dizendo que as reiteradas matérias da mídia contra o ministério de Dilma e as tais “marchas contra corrupção” integram plano da direita de se preparar para montar o cavalo do golpe caso ele passe selado, ficaria rico.

Também enriqueceria se ganhasse até mesmo 50 centavos por cada vez que chamam de “teoria conspiratória” quando digo que se Dilma perde tantos ministros “por corrupção”, cedo ou tarde a direita se assanhará e passará a dizer – amparada pelos fatos, ainda que distorcidos – que a culpa seria de quem os nomeou.

A esta altura, porém, provavelmente todo mundo já sabe que o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO), afirmou, nesta sexta-feira (25), que a chamada “faxina” do governo precisa atingir até a presidente Dilma Rousseff, pois, segundo ele, haveria um “conluio” para “roubar o Brasil”.

Isso ocorreu ao fim de uma semana em que blogueiros da direita midiática como Ricardo Noblat ou Augusto Nunes desandaram a chamar a presidente da República de “farsante” e outras gentilezas. E em tom ameaçador.

Palavras do senador do DEM de Goiás: “As denúncias são gravíssimas. Só em uma delas, há um prejuízo de R$ 700 milhões e foi feito por determinação da presidente. Tem de ser feita uma faxina para tirar presidente e não só ministro. Há um conluio para roubar o Brasil“.

Enquanto esse quadro vinha se desenhando, tomado até por certo espanto vi proliferar um outro tipo de discurso róseo sobre a realidade política: seria “bom” para Dilma deixar que seus ministros caiam um a um após cada campanha denuncista da mídia porque a imagem da presidente estaria sendo beneficiada pela tal “faxina”.

Por mais que eu brade que se o cavalo do golpe passar selado a mídia monta, sempre aparece alguém para afirmar que eu estaria sofrendo um processo de confusão mental que me estaria levando a ver fantasmas. E o que é pior: a impressão, até a penúltima queda de ministro, era a de que a própria presidente da República pensava igual.

Agora, tem-se a impressão de que não é mais assim. Mas que já foi, tenho poucas dúvidas. E nem se sabe se ainda não é…

Todavia, para que a direita midiática tente de verdade pôr na rua essa campanha pelo impeachment de Dilma, só falta uma coisa: a popularidade da presidente cair por conta de aumento do desemprego, por exemplo. E mesmo se a sua popularidade não cair, as sessões de economia dos jornais afirmam que a piora no emprego já começa a acontecer.

É óbvio que essas “análises econômicas” da mídia tucana se baseiam em dados ainda incertos e mais em torcida do que em fatos, mas já não dá para descartar a hipótese de que alguma perda real para os trabalhadores e para a sociedade em geral possa, sim, vir ocorrer nos próximos meses.

A grande incógnita é se essa provável redução da atividade econômica terá o condão de provocar queda tal na aprovação da presidente que estimule a direita a investir mais em seus delírios antidemocráticos. Todavia, não nos esqueçamos de que a mídia pode optar por tentar fazer a queda de popularidade acontecer juntando economia, denúncias e protestos de rua.

Sempre digo que o primeiro passo de toda conspiração é tentar caracterizar como “teoria conspiratória” qualquer suspeita de que tal conspiração esteja ocorrendo. Aliás, os estrategistas dão até nome a essa tática: Psicologia da Negação da Conspiração.

Chega a ser irracional que em um país como o Brasil alguém chame de mera “teoria conspiratória” a suspeita de que a direita esteja tendo uma recaída. Ainda mais em um momento geopolítico latino-americano em que forças como as que conspiram no Brasil andaram tentando – e, em certos casos, até conseguiram – derrubar governos de esquerda.

Finalmente, se alguém quiser saber a minha opinião sobre o que o governo Dilma e os seus aliados deveriam fazer em uma situação como essa, tal opinião é a de que a melhor defesa ainda é o ataque. Até porque, a direita midiática e golpista cobraria caro para aceitar um termo de rendição.

Tags: , , , , ,

104 Comentário

  1. Eduardo, sobre a campanha seletiva do PIG. O que você ainda não viu na Globo:
    Painel
    RENATA LO PRETE – [email protected]
    Conexão potiguar
    Alvo de ação do Ministério Público paulista por suspeita de irregularidades na inspeção veicular, Gilberto Kassab é citado também nos autos da operação Sinal Fechado, do Rio Grande do Norte, que resultou anteontem em 12 prisões relacionadas a um esquema bilionário de desvio de recursos no Detran. Lá também a inspeção aparece entre os serviços fraudados.
    Em conversas telefônicas de maio deste ano captadas com autorização judicial, o lobista Alcides Fernandes Barbosa, um dos detidos, diz negociar com o prefeito paulistano o afastamento da Controlar, concessionária do serviço na capital, de licitação congênere no RN.
    Sabe com quem… Em um dos telefonemas, quando lhe perguntam se poderia ser identificado como uma pessoa que “tem ligação com Kassab”, Alcides responde: “Não precisa, mas pode dizer que é um cara que já trabalhou com o Kassab quando ele foi secretário do Pitta. E pede que não deixe isso vazar para ninguém”.
    …está falando? Segundo os promotores, Alcides ligou em 25 de maio para o gabinete de Kassab, identificando-se como “a pessoa que tem a concessão da inspeção veicular no Rio Grande do Norte”. No dia seguinte, o lobista disse a um interlocutor que conseguira falar com o prefeito e que a conversa fora “muito boa”.
    Q.I. Quem viu de perto a articulação que colocou João Faustino, preso na operação Sinal Fechado, na suplência do senador José Agripino (DEM-RN) afirma: José Serra trabalhou intensamente para que isso ocorresse.
    Segue preso Em liminar, foi negado ontem o pedido de habeas corpus de Faustino.
    TIROTEIO

    “Se o preso fosse um aliado do governo Dilma, Agripino estaria esbravejando. Mas, como se trata de seu suplente, clama pela inocência do suspeito.”

    DA DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA (PT-RN), recomendando ao senador José Agripino (DEM), cujo suplente foi preso na operação Sinal Fechado, que não se antecipe à Justiça na condenação de agentes públicos acusados de ilícitos.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/11188-conexao-potiguar.shtml

    • Faustino é cardiopata, já fez duas cirurgias no coração e neste instante está na UTI do Hospital São Lucas.
      Será que se acontecer algo mais grave, a sua família vai ficar calada, sabendo que ele está preso no lugar de Zé Agripino, o verdadeiro beneficiário das verbas do esquema para a sua campanha?

      • JOÃO FAUSTINO REVELA
        AGRIPINO MAIA VOOU EM HELICÓPTERO PAGO COM DINHEIRO DO ESQUEMA
        Enviado em 26/11/11 às 19h02min por Ailton Medeiros
        Apertem os cintos de segurança: vai ser um fim de semana turbulento, diria Bette Davis.

        Conversei com um familiar de João Faustino que me contou o seguinte: Faustino revelou que Agripino Maia conhecia o esquema de arrecadação de dinheiro efetuado pelo seu suplente.

        Segundo Faustino, o helicóptero usado pelo senador e a então candidata Rosalba Ciarlini durante a campanha foi pago com o dinheiro do esquema. Com a palavra, o senador e a governadora!

  2. Eduardo,

    ou a presidenta Dilam parte para o ataque a esse canalhas (matéria e material é que, com toda certeza, não faltam!!!), ou o fantasma do impeachment toma cada vez mais corpo e forma.
    Essa corja está com uma bruta sede de poder (é muito tempo fora do executivo!!) e jamais se cansará de engendrar esse golpe!
    Vai aqui um aviso (que, queira Deus, não se confirme): a CBF (com seu ignominioso presidente Ricardo Teixeira), a GLOBO e o restante dessa mídia de esgoto que sustenta a oposição podre estão armando tudo certinho para que o Brasil perca a Copa 2014. Isto é, levando em conta a paixão nacional pelo futebol, essa outra derrota brasileira no ano das eleições presidenciais viria bem a calhar pra essa aves agourentas!
    Há quem afirme que não há a menor chance de o Brasil vencer essa Copa!!!
    É esperar pra ver!!!
    Abraço!!

    • Mas meu amigo a selecão brasileira não precisa de ajuda de todos esses aí para conseguir o feito de perder a Copa não, a selecão sozinha com suas próprias perninhas faz o servico, só vem dando vexame há mais de ano, uma atuacão chinfrim e sem vergonha, eu não vejo mais nenhum jogo porque dá sono quando não dá muita raiva, a selecão perde sozinha sem ajuda de seu ninguem fique tranquilo. E os brasileiros vão pagar os tubos as calcas e as cuecas pra perder a Copa, espero que todos já nos preparemos pois assim não dói e que principalmente nos restem obras de infraestrutura de transporte que compensem a quantia absurda de dinheiro que será gasta com essa merda de Copa e Olimpíada, que cagada foi essa Copa e Olimpiada aqui viu, a gente comecando a querer andar e logo inventaram essas duas bostas p sangrar nosso dinheiro ao invés de investir no povo sofrido desse país.

    • A copa está perdida desde a indicação do técnico queridinho da Globo Mano Menezes para o comando da seleção. Agora, a copa é um detalhe. O que não dá para engulir é a conspiração diuturna do PIG e seus capangas para derrubar um governo eleito democraticamente. Não passarão!

  3. Eu não falei EDU que o CIVITA tem um boneco de cada Ministro que derruba pra satisfazer o EGO,

    Veja no site da VEJA:

    http://veja.abril.com.br/tema/que-escandalo-e-esse

  4. edu, por falar em teoria conspirativa, que opinião geral tem voce, – se pode expo-la no blog, sobre os acontecimentos em ny em 11.9.2001. Eu e outros gostariamos de poder ler.

  5. Com tanta docilidade e inércia para com a midia, pior será quando, ou se, o próprio eleitorado a tiver por farsante… aí a vaca terá ido pro brejo…

  6. Uma coisa é teoria conspiratória. Outra é a contestatória. Por exemplo, dizer que os americanos forjaram as fotos e videos de uma suposta viagem a lua é Teoria de conspiração. Já dizer que a bandeira não poderia balançar pois não há vento na lua, ou dizer que as fotos queimariam com a intensidade da radiação solar naquele ambiente trata-se de teoria de contestação.
    Quando a mídia inventa mentiras sobre ministros do governo Dilma querem chamar de conspiratórias teses que contestam as notícias, como se o acusado tivesse que provar a verdade e não a acusação.

  7. O primeiro contra ataque, deve ser o corte de patrocinio pelas empresas estatais a estas midias. Quando isto ocorrer aí então começará uma guerra declarada e com a ley de medios, a derrota final dessa mídia.

  8. De acordo com o q vc escreveu.. A corrupção agora está em SP o gov atacando o prefeito.
    E sabemos q se um roubou o outro foi cumprice.Mas essa é a politica do PSDB , foi a maneira do Sr Lavareda encontrou, p/atacar a presidente através de seus ministro …
    A Dilma precisa conversar mais com o Lula….
    Gosto de vir aqui conversar com vc, agora amigo desculpa o partido do seu avô não é mais o mesmo dantes, eu nunca simpatizei com o ministro q saiu, aquela pasta ficaria bem representada pelo Miro Teixeira, ou quem sabe com vc ,,,,
    Um abraço da “petista” Solange

  9. Aqui em GO o TCM está na maior implicância contra o prefeito petista, tudo por conta de um contrato cuja irregularidade não foi constatada nem pela Justiça. Um detalhe: como no resto do país, os TCM são indicados por tucanos. Nesta semana os marchadeiros se concentrarem em frente ao TCM. A familia Cruvinel tem grande poder por aqui, marido no TCM, esposa deputada, filho vereador. E um salário de 25 mil reais para um conselheiro com cargo vitalicio. Moralização aonde mesmo. O Demóstenes Torres é um dos pre-candidatos a prefeitura de Goiania. Uma máfia só.

  10. Caro Eduardo,continuo achando que a base de apoio político(sic) é de muita tibieza na defesa do governo.Parece até que a Presidenta governa com minoria nas duas casas.Não entendo como os congressistas do PT,PMDB,PDT e outros engolem como toda a verdade,o que a imprensa históricamente conservadora,elitista(e golpista,esta é que a verdade),o veneno que semanalmente destila em suas páginas.
    Quando deputados e senadores sentirem ou acordarem para o que se avizinha,será tarde.Alguns camaleões mudarão de lado,como já fizeram em outras ocasiões ,outros serão vitimados,junto com a democracia,bastando para isto um pequeno abalo na economia,que felizmente ainda caminha bem.
    Apesar de algumas boçalidades,a oposição no Congresso é civilizada.O perigo está realmente na mídia,ali é que está o ovo da serpente ou o próprio serpentário em buliçosa evolução.

  11. Edu, gostaria de tirar uma dúvida: aqui você diz que o desemprego está aumentando, porém a notícia da semana é que o desemprego atingiu o menor índice desde 2002. Há algum engano nessa informação?

    • Há, sim. Os dados anualizados mostram recuo em relação à geração de vagas do ano anterior e o que aconteceu em outubro se deve à sozonalidade do período de festas, que em outubro começou a contratar mais. A tendência de esfriamento do mercado de trabalho já é perceptível

  12. Sem querer mudar de assunto, mas já que o blog trata de mídia.
    No Rio Grande do Norte, o suplente de Senador João Faustino, do
    PSDB está preso do Quartel da Polícia Militar em Natal, acusado de
    participar de um esquema de propina no DETRAN relativo à inspeção
    veicular.
    Faustino é Suplente do Presidente Nacional do DEM Senador José
    Agripino.
    A Governadora Rosalba Rosado do DEM acionou o Ministério Público na intenção de
    chegar a ex-governadora Vilma de Faria (e chegou), mas as investigações tomaram
    um rumo indesejado.
    O Senador Agripino está movendo mundos e fundos para livrar seu aliado,
    mas o habeas corpus foi negado.
    E a imprensa nacional, nada.

  13. Pra falar a verdade, até agora a Dilma não disse a que veio. Não articula nenhuma reforma essencial,

    financiamento público de campanha, lei da mídia, combate à epidemia do crack entre os jovens,

    não se comunica nunca com a população. .. e o PT então, virou um partido de vagabundo, cada um

    só cuida do seu quadrado…sei não…

    • Discordo. Sua análise parece a do PIG. A extensão da obra social de Dilma só poderá ser avaliada dentro de alguns meses ou anos. Aumento de 14% para o mínimo, redução da contribuição para empregadas domésticas, programa de incentivo à formação técnica … tem muita coisa boa acontecendo que o PIG, é lógico, não divulga. O efeito disso tudo só vai poder ser avaliado e sentido dentro de um prazo razoável.

  14. Por isso que o nome PIG faz tanto sentido!

  15. Parece que você também andou concordando com uma teoria minha : a de que a melhor defesa é o ataque, contradizendo assim um antigo post em que você acreditava ser possível “dialogar” com a direita. Assim, também alguns “otimistas”, que acreditavam inicialmente que a tal “faxina” seria bom para Dilma; como Paulo Henrique Amorim e a Carta Capital; e não haveria nada por trás do denuncismo hipócrita da mídia, o qual só fabrica corrupção nos Governos do PT e cala-se diante da imensa roubalheira das administrações do PSDB, começaram a mudar ao menos parcialmente sua posição. Desse modo já reconhecem a estratégia golpista que está por trás das “denúncias” hipócritas dos barões da comunicação e seus ‘jornalistas” amestrados, embora ainda mantenham a teses imbecil de que a queda de Ministros, sem comprovação das acusações e sem direito de defesa, seria favorável à Presidenta, pois supostamente aumentaria sua popularidade diante da parcela reacionária da classe média, naturalmente avessa ao PT. ESSA TESE É DE UMA BURRICE, UMA INGENUIDADE, UMA SUPERFICIALIDADE, UMA CEGUEIRA E UMA IGNORÂNCIA ESPANTOSAS : A PARCELA REACIONÁRIA DA SOCIEDADE, PARTE DA CLASSE MÉDIA E A CLASSE ALTA, JAMAIS APOIARÃO UM GOVERNO DE ESQUERDA, DO PT OU DE QUEM QUER QUE SEJA, AINDA QUE ESSE GOVERNO TRAVISTA-SE DE CONSERVADOR(O COMBATE PSEUDOMORALISTA E SUPERFICIAL À CORRUPÇÃO É UMA DAS CARAS DA DIREITA : COMBATER A CORRUPÇÃO EXIGE MEDIDAS MUITO MAIS COMPLEXAS, QUE MODIFIQUEM A ESTRUTURA DA SOCIEDADE : COMBATER A CORRUPÇÃO É COMBATER O CAPITALISMO). DIANTE DESSE ESPETÁCULO DE TRAVESTISMO DEPRIMENTE, A ÚNICA COISA QUE OS GOVERNOS DE ESQUERDA CONSEGUIRÃO É PERDER APOIO ENTRE A MAIORIA DA SOCIEDADE QUE CONSTITUE SEU ELEITORADO; AO PROMOVER MEDIDAS CONSERVADORAS, OS GOVERNOS POPULARES PARALELAMENTE AFASTAM-SE DE SUAS POSIÇÕES PROGRESSISTAS; NÃO CONSEGUINDO JAMAIS O APOIO DOS CONSERVADORES QUE, NA HORA DO VOTO, ENTRE ESCOLHER UMA DIREITA FALSIFICADA E A REAL, ESCOLHERÃO SEMPRE A “VERDADEIRA”. BASTA VERMOS O EXEMPLO DA CONCERTACION CHILENA! Pois bem, ainda falta aos “otimistas” de plantão compreenderem que JAMAIS Dilma ganhará em ceder ao denuncismo hipócrita dos barões da comunicação, o qual visa desgastá-la a ponto de que esteja fraca o suficiente para cair quando as acusações finalmente a atingirem, “tática” conservadora que, provavelmente devido à perspectiva de interrupção na queda de Ministros(ou seja, no avanço golpista)oriunda da manutenção de Carlos Lupi no cargo(uma esperança de que Dilma tenha abandonado a covardi); já começou a mostrar a verdadeira face com os relinchos golpistas do nazista Demóstenes Torres(um dos mais famosos ladrões do PFL, acusado em centenas de escândalos em seu estado, Goiás), revelando com isso que a direita sentiu o golpe da não queda de Lupi e tenta reagir chantageando a Presidenta para adiar a “queda” dela própria demitindo o Ministro. Diante desse quadro, o que fazer? PARTIR PARA CIMA DESSA CORJA. Mais uma vez conclamo a Sociedade Civil organizada a abandonar a apatia(é enquanto estamos paralisados que a direita arma o golpe)e ir às ruas denunciar essa gente, mostrando à população que o único objetivo da mídia e da direita é trabalhar contra os avanços sociais e econômicos que os Governos de Lula e Dilma vêm promovendo no Brasil.

Trackbacks

  1. A manjada psicologia de negação da conspiração « Blog do EASON

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.