Como derrubar uma presidente

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Ainda que não seja plenamente reconhecido, o Brasil vive hoje uma crise política de desfecho imprevisível. A fragilidade da equipe de governo, as denúncias intermináveis de corrupção a esse governo e o esfriamento da economia vão se mesclando em uma fórmula com potencial para atirar o país em uma situação que hoje parece impensável, mas que pode se materializar bem mais rápido do que se pensa.

A única perna bamba do tripé fragilidade do governo, denúncias de corrupção e crise econômica, é esta última. Em síntese: só o que pode atrapalhar os planos políticos da oposição e de sua máquina mortífera de propaganda de inviabilizarem a administração federal, por incrível que pareça em um país que atravessou o século XX em crises econômicas, é a economia.

Há dúvidas sobre quanto ou mesmo se a economia pode esfriar. O ponto de consolidação da derrocada do governo Dilma, portanto, será o ponto em que o desemprego aumente. Se se mantiver, é improvável que Dilma e seu governo venham a sofrer queda de popularidade que anime a oposição midiática a concluir para a sociedade que a presidente é responsável – e é –pela equipe que tem e que, portanto, agora será ela que terá que sair.

Nas 48 horas que se seguiram à queda de Orlando Silva, ele saiu da alça de mira da mídia e seu sucessor, Aldo Rebelo, entrou. Denúncias contra ele espalham-se por blogs e portais ligados aos grandes meios de comunicação. Além do novo ministro do Esporte, o ministro da Educação já começa a sofrer fritura midiática. Aqui e ali vão se espalhando acusações. Na caixa de comentários do post anterior, há várias.

Ontem, aliás, a Folha de São Paulo se deu ao requinte de publicar matéria informando quais são os próximos ministros-alvo. Nesse contexto, como Educação e Esporte são pastas com intensas relações com o Terceiro Setor, agora acusado inteiro e inapelavelmente de “foco de corrupção”, há, aí, uma larga avenida para o rolo compressor midiático esmagar o governo Dilma.

Em dado momento, algum desses escândalos em ministérios pode ser imputado à titular do governo federal – crime de responsabilidade etc., etc. Aliás, quando este blog cobriu a “marcha contra a corrupção” que ocorreu em São Paulo no último dia 12 de outubro, o que mais se ouvia era que Dilma deveria ser responsabilizada pelos escândalos envolvendo seu ministério.

A militância tucano-midiática está pedindo. Quando o Partido da Imprensa irá atendê-la? E se atender, será o mesmo procurador-geral da República que passou por cima da oitiva-padrão do Ministério Público (concedida normalmente aos denunciados antes de pedir abertura de inquérito) que terá a faca midiática no pescoço, assim como aquele ministro do Supremo Tribunal Federal que, em 2007, disse que se sentiu pressionado pela imprensa a aceitar o inquérito do mensalão.

Será que a Justiça – ou o Congresso – resistiria mais a aceitar processar um presidente da República do que resistiu em relação ao ex-ministro Orlando Silva, por exemplo? Provavelmente. Até que ponto? Não se sabe. Depende de como estiver a popularidade do governo. Agora, a Justiça decidiu de forma relâmpago mesmo sem clamor popular. O que ela faria se as ruas pedissem a cabeça da presidente?

É claro que esta teoria perde qualquer sentido para quem acredita que a mídia é isenta e que as denúncias contra a equipe de governo de Dilma não têm viés político. Agora, se você acredita que a mídia é parcial e que não é pela “corrupção” que denuncia a equipe de Dilma sem parar, e se acha que essas “marchas contra a corrupção” não são “apartidárias”, terá que concordar que o que leu aqui faz bastante sentido.

Tags: , , , , , ,

213 Comentário

  1. Parabéns Professora Ana Cruzelli pela sua luta. O Brasil precisa de mais pessoas como a senhora.

  2. Pois é! A seqüência é essa mesmo, comer pelas beiradas e depois pedir a cabeça da Dilma. Será que lá no planalto eles são tão ingênuos que vão deixar acontecer?

  3. Publicado em 29/10/2011
    Em livro embargado pela Justiça, Aldo Rebelo faz acusações a presidente da CBF
    Tags: cpi, ricardo teixeira, cbf, blog da helena, aldo rebelo
    Por: Helena Sthephanowitz, especial para a Rede Brasil Atual

    Ricardo Teixeira, presidente da CBF: rede influências no Congresso e suspeitas de corrupção (Foto: Roosevelt Pinheiro/ABr)

    O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, cuja principal incumbência será desatar os nós existentes para a realização da Copa do Mundo de 2014, juntou sua paixão pelo Palmeiras e sua crença comunista para retratar no livro “Palmeiras x Corinthians – O Jogo Vermelho” os bastidores do amistoso entre os rivais, disputado em 1945 e cuja renda foi revertida para a campanha eleitoral do Partido Comunista do Brasil.

    Mas a bibliografia de Aldo Rebelo conta com outra passagem ainda mais reveladora de seu conhecimento dos bastidores do esporte: “CBF/ Nike”, livro publicado em 2001 em parceria com o hoje secretário de Habitação de São Paulo, Silvio Torres (PSDB). Nele, Aldo foi fundo na investigação de irregularidades na entidade máxima do futebol, alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por ele presidida. As informações são do jornal Valor Econômico

    Embargado pela Justiça, o livro tem como foco a atuação de Ricardo Teixeira à frente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O dirigente é retratado como alguém que usa do prestígio da CBF para criar uma rede de influência no Congresso, com direito a doações polpudas a parlamentares em campanha e imerso em acusações de corrupção – das quais se defenderia, segundo o texto, contratando advogados pagos pela entidade. A Nike é retratada como uma empresa cuja influência adentra o campo e interfere na escalação da seleção de futebol.

    A CPI do Futebol fora iniciada por iniciativa de Aldo, que no início de 1999 começou a recolher assinaturas para sua instalação. Desde o início, a pressão contrária por parte da chamada “bancada da bola”, composta por deputados ligados a dirigentes e clubes, foi imensa para que a CPI não alcançasse resultados efetivos. Seus representantes fizeram circular na imprensa que rejeitariam o relatório de Silvio Torres antes mesmo que ele estivesse pronto. Produziram até um relatório alternativo, desprovido de pedidos de indiciamento. Vendo os trabalhos correrem sério risco, Aldo e Torres decidiram encerrar a CPI sem que um relatório fosse votado.

  4. Somos quem somos.
    Somos um País que tem a pior, a mais burra, a mais doente elite do Planeta.
    Apenas a classe média não consegue ver isso.
    Por isso ela é serviçal dos ricos… Pau mandado! Capataz!
    Aqui, a classe média crê que os ricos darão oportunidade a seus filhos.rarrararar
    Pobres que viraram classe média creêm que os ricos o ajudam. (Na minha família vários acham isso)
    Aqui, a classe média sonha em entrar nas “irmandades” que controlam boa parte do Brasil. E assim ajudam a manter essa filosofia anti-nacional que sempre, SEMPRE guiou as ações da elite brasileira.
    Aqui, o bacana é ser um Neibert… Ser um Bezerra é prá pobre… E nordestino.
    Nunca a elite e seus serviçais da classe média aceitarão que o Brasil seja um País desenvolvido e rico.
    Nossa elite quer o melhor apenas para eles. São PSICOPATAS.

    Por isso a Presidenta Dilma corre risco de um golpe.

    Rogério Neiber Bezerra

  5. Já a nossa Dilma o que, Amigo?
    Ela só faz bonito no Brasil e lá fora e enfrenta o que cabe enfrentar de maneira realista e sensata, como o Lula ensinou. Fanfarronada não é para político de esquerda, que se gurda para o bom trabalho,sen ficar de rompantes e bravatas ridículas.
    Quando foi que o Lula bateu de frente com a mídia? O interesse dele sempre foi trabalhar pelo povo e não ficar de bate-boca ou aceitando provocações desses agentes do poder econômico.Comeu o pão que o diabo amassou com a mídia. Tinha o bom senso de dizer que nem lia esses jornais ou via essas tvs malignas.
    É o que faz quem tem juízo hoje em dia.
    Nós já temos excelentes órgão de imprensa,tanto escrita como televisada e falada. É só saber selecionar.
    E temos o Blog do Planalto, a Hora do Brasil e a conversa semanal da Dilma pelo rádio, para nos informarmos sobre o que faz o Governo Federal.
    Mesmo sem nos valermos de blogs podemos nos informar corretamente.Tem o Correio do Brasil on line que é um jornal correto. Tem ótimas revistas como a Carta Maior e Carta Capital, tem o Brasil de Fato, a Caros Amigos. Temos mais é que prestigiar os ótimos veículos de imprensa que estão surgindo e não ficarmos agarrados lendo esses pasquins e essas revistecas do PIG.
    O povão agora só vê telejornal da Record e da Tv Brasil.E vê o programa do Datena. Gente sábia! Não se envenena e não fica por aí destilando ódio contra a nossa admirável e digna Presidenta.

    • “O povão agora só vê telejornal da Record e da Tv Brasil.”

      Por isso que venho aqui, o humor involuntário é óteeeeeemo!!

  6. A respeito das ‘coisas’ que são publicadas no blog do Reinaldo Azevedo, coloquei o seguinte comentário, que neste momento está aguardando moderação:

    92 Comentários
    luciano Bastiani
    – 29/10/2011 às 17:37

    Seu comentário está aguardando moderação
    “Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.”
    Caro sr. blogueiro:
    Seguindo-se a recomendação acima, em especial a segunda frase, metade ou mais dos comentários aqui neste blog exibidos nem deveriam ser mostrados. O que tem a dizer a respeito?

    Luciano, o eletricista que só tomava choque quando assistia a globo. Hoje tomou um choque ao ler o “rei”

  7. E como eu já imaginava, o tio “rei’ não liberou meu comentário. Fui lá e coloquei outro, que ele também não vai liberar, mas que vai ler. Então, como escrevi lá, minha missão se concretizou. Quanto aos seguidores dele, não precisam saber minha opinião, até porque não vão concordar, ou ao menos, respeitá-la.
    E o cara se julga o supra-sumo da democracia.
    Só se for da demoniocracia… hehehe

    Luciano, o eletricista que a partir de agora não vai mais tomar choque com a globo e o tio “rei”

  8. Faz todo o sentido do mundo! Só um idiota ou um fanático de direita não enxergam a obviedade de que é essa a intenção desses canalhas! Acabei de ler uma matéria publicada no fascista “Jornal do Commercio”, conhecido por seu reacionarismo, uma “reportagem”, no qual o imbecil Aécio Neves “acusa” o Governo de ter aparelhado o Ministério dos Esportes através das ONG’s. SERIA PATÉTICO, SE NÃO FÔSSE REVOLTANTE, VER UM LADRÃO COMO NEVES, CUJO GOVERNO EM MINAS FOI RECHEADO DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO(DEVIDAMENTE ABAFADOS PELA MÍDIA E NA ASSEMBLEIA MINEIRA); MEMBRO DE UM PARTIDO DE EXTREMA-DIREITA, O PSDB, MARCADO POR ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO DESDE AS ESCANDALOSAS ENTREGAS DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, QUE FHC PROMOVEU COM SUAS PRIVATIZAÇÕES, ATÉ A ROUBALHEIRA DE QUASE 20 ANOS DE GOVERNOS TUCANOS NO, SEMPRE ATRASADO POLITICA E MENTALMENTE, SÃO PAULO; ATACAR O GOVERNO DILMA BASEANDO-SE NO ROLO DE “DENÚNCIAS” SEM PROVAS DOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO, OU EM ALGUMAS OUTRAS DESCOBERTAS PELOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO GOVERNO, CUJO MÍNIMO EMBASAMENTO LEVARAM O PRÓPRIO GOVERNO DILMA A INVESTIGÁ-LAS, E QUE REPRESENTAM PROBLEMAS MAIS DO QUE NORMAIS EM QUALQUER MÁQUINA PÚBLICA. POIS BEM; ALÉM DE REVOLTANTE, O CINISMO DE NEVES REVELA PRECISAMENTE POR ONDE CAMINHARÁ A “ESTRATÉGIA” GOLPISTA DOS CORONÉIS ELETRÔNICOS(O MESMO CAMINHO TRILHADO CONTRA TODOS OS GOVERNOS POPULARES, DESDE GETÚLIO VARGAS, E QUE TENTOU-SE TRILHAR CONTRA LULA, NÃO OBTENDO ÊXITO GRAÇAS À LIDERANÇA DO MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DESTE PAÍS E À MOBILIZAÇÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA). E QUE CAMINHO É ESSE? É O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO, EM RITMO PROGRESSIVO E CADA VEZ MAIS ACELERADO, DA FALSA IMPRESSÃO DE QUE O PAÍS VIVE UMA “CORRUPÇÃO GENERALIZADA”(MENTIRA SÓRDIDA ORIUNDA DAQUELES QUE BENEFICIAM-SE COM A CORRUPÇÃO DOS GOVERNOS DE DIREITA – VIDE ÀS “ASSINATURAS” QUE O GOVERNO DE SP ADQUIRIU DAS PUBLICAÇÕES DA MÍDIA GOLPISTA, PARA COM ISSO ENCHÊ-LA DE DINHEIRO PÚBLICO; COMO TAMBÉM DAQUELES QUE SE CALAM DIANTE DE CALHAMAÇO DE DENÚNCIAS DE ROUBALHEIRA CONTRA O PSDB). ESSA É A ÚNICA FORMA DA EXTREMA DIREITA RETIRAR AS FORÇAS POPULARES DO PODER(SE PARTISSE PARA O JOGO HONESTO, PARA A DISPUTA ELEITORAL DE PROJETOS, SERIA ESMAGADA, E BANIDA DE NOSSA NAÇÃO, UMA VEZ QUE VERIA REVELADA A INCRÍVEL SUPERIORIDADE DO PROJETO DEMOCRÁTICO POPULAR EM COMPARAÇÃO AO MODELO EXCLUDENTE DOS CONSERVADORES). CIENTE DISSO, OS CONSERVADORES PARTEM PARA O “DENUNCISMO” HIPÓCRITA E INFUNDADO, PROCURANDO PASSAR A IMPRESSÃO DE CAOS E ROUBALHEIRA NOS GOVERNOS DE ESQUERDA(TUDO O QUE SÓ ACONTECE COM A DIREITA NO PODER, QUANDO É DEVIDAMENTE CENSURADO PELA MÍDIA REACIONÁRIA), PARA COM ISSO FABRICAREM UMA “JUSTIFICATIVA” QUE POSSIBILITE A RETIRADA À FORÇA DAS FORÇAS POPULARES DO PODER(VIA GOLPE MILITAR OU BRANCO. PARA O SGEUNDO, CONTAM COM A “COLABORAÇÃO” DE UM JUDICIÁRIO E UM MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERFIL IDEOLÓGICO CONSERVADOR E BASTANTE “SENSÍVEIS” AOS HUMORES MIDIÁTICOS). ESSE PROCESSO JÁ SE ENCONTRA EM ESTÁGIO AVANÇADO, AVANÇO QUE FOI BASTANTE “ESTIMULADO” PELA FROUXURA DE DILMA, E PRECISA SER CONTIDO IMEDIATAMENTE. PARA FAZÊ-LO, SÓ A MOBILIZAÇÃO DAS FORÇAS POPULARES(UMA VEZ QUE COM O GOVERNO E O PT NÃO PODEMOS CONTAR)QUE DEVEM FAZER ISSO EM NOME DE NÓS MESMOS, DE CADA UM DOS BRASILEIROS QUE FORAM BENEFICIADOS DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE PELO AVANÇOS GIGANTESCOS QUE REALIZARAM-SE NESTE PAÍS DURANTE O GOVERNO LULA; E QUE TÊM TUDO PARA APROFUNDAR-SE COM DILMA; OS QUAIS NÃO PODEM PERMITIR QUE UM GRUPELHO DE MEIA DÚZIA DE PILANTRAS(E ALGUMA DEZENAS DE CAPACHOS QUE OS SERVEM)DESTRUAM A MARAVILHOSA NAÇÃO QUE ESTAMOS CONSTRUINDO, PARA REIMPLANTAR O MONSTRO DE INJUSTIÇA E OPRESSÃO QUE SÓ BENEFICIA A ESSA MEIA DÚZIA DE LADRÕES E EXPLORADORES. REAJAMOS, CIDADÃOS, É O O NOSSO FUTURO QUE ESTÁ EM JOGO! A MÍDIA ALTERNATIVA E A SOCIEDADE CIVIL TÊM A OBRIGAÇÃO DE INICIAR A ORGANIZAÇÃO DESSA REAÇÃO.

  9. Estou pronto para ir às barricadas defender o Estado brasileiro de aventuras golpistas. Aceminhos e outros indigentes morais não passarão.

  10. Com essa doença do nosso Lula,guerreiro do povo brasileiro,a direitona vem com gosto de gás prá cima da nossa PresidenTa Dilma.

    • Verdade Valério, mas que o Tea Party tupiniquim não se anime, Lula estará presente em nossas mentes, sabemos que esta situação de sequestro de Dilma por parte da bandidagem midiática é muito grave, o Nassif acabou de publicar um texto dando a entender que basta que a crise econômica aporte por aqui para que o desfecho seja imprevisível e como sabemos, faz parte do modus operandi da bandidagem midiática fazer de tudo para a inflação voltar e, estamos carecas de saber que o que mais faz a inflação voltar é o povo ter medo que ela volte, e o pig tá fazendo sua parte ao incutir no povo o medo da inflação e, assim, desencadeá-la, incrível o que o que estão fazendo contra o Brasil
      http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-estrategia-politica-do-denuncismo

      • “o que mais faz a inflação voltar é o povo ter medo que ela volte”

        Nobel de economia ou humor involuntário 2?

  11. O Partido da Imprensa Golpista (PIG), juntamente com os gorilas fardados e civis, de plantão permanente, cujo maior sonho é derrubar a Dilma da presidência da república, para, em troca de muito prestígio e muitos euros, doar o Pré-Sal para os EUA e a União Européia. Essa turma está vibrante de alegria com a doença do Lula. Nesse momento é muito urgente que se aprove no congresso nacional uma lei de imprensa! Não cabe em qualquer país sério essa desculpa dos proprietários da imprensa e seus seguidores beneficiários, empresários e políticos, de que as leis existentes no Brasil servem para punir os excessos da mídia. Acontece que a lei de imprensa é uma lei específica, como em todo país democrático, portanto o Brasil tem que ter a sua lei de imprensa, para evitar o que está contecendo no Brasil neste momento, o governo, as instituições e o povo estão VIVENDO SOB A DITADURA DA IMPRENSA!!!

  12. A direita terá uma dificuldade imensa em retornar ao poder e implementar o retrocesso de outrora. A mídia tradicional já não monopoliza com tanta facilidade assim. São fortes ainda. A falha dos trabalhista é justamente não romper com certas amarras. Por exemplo, aproveitar que tem maioria popular e patrocinar alguns confrontos necessários. A reforma dos meios de comunicações é um deles. Não consigo entender tamanha simbiose: Voce pega o dinheiro do povo dá para pessoas que agem o tempo todo contra esse mesmo povo. Essa lógica precisa mudar.

  13. Prezado Edu,

    Sobre as mudanças no modelo de comunicação do Brasil.

    O primeiro passo começa no judiciario, e Lula foi muito descuidado neste assunto, demorou para perceber que o papel e o peso do STF mudaram durante seu governo.
    Acredito que neste ponto as influencias de Marcio Thomas Bastos e Nelson Jobim foram nefastas.
    Precisamos superar esta conversa de que o “STF é um tribunal politico”, o STF é um tribunal politico porque usaram critérios politicos e colocaram politicos.
    O STF vai se tornar um tribunal de fato se tiver juizes de verdade, e acredite, eles existem, esquecidos e preteridos neste Brasil todo.

    Um STF sério é essencial para um enfrentamento com as forças do atraso representadas pelos grandes grupos de mídia, esta luta, tantas vezes adiada devido ao seu alto custo e ao sucesso incerto sempre volta como um cadaver insepulto, mas se ela não for feita, todas as conquistas do governo Lula vão se desmanchar em poucos anos.

    Esta é minha angustia, nada esta consolidado.

  14. Ela que não se afaste dos trabalhadores e fique agradando os empresários. Ela e seu ministério tem que entender que representam os trabalhadores. Ai ela fique tranquila que vai acabar seu governo.

  15. Se vc quiser 15 minuto de fama basta fazer uma denúncia, mesmo sem provas, contra algum governante.
    Um detalhe: tem que ser do PT
    Senão vejamos:
    Desde quando o mundo é mundo são impetradas ações populares contra algum governante
    Ocorre que hoje fiquei supreso quando vi uma movimentação estrondosa de repórteres entrevistando o vereador Elias Vaz (PSOL-GO) que havia ido ao Forum protocolar uma ação pública contra o prefeito petista de Goiânia
    Vendo sua fala para as redes de TV vi que o vereador aponta alguma irregularidade num processo de licitação qualquer
    Jogo de cena, aquela velha carinha dos politicos preocupados em olhar para a câmera
    Vendo aquilo fiquei me perguntando o que mudou de um tempos para cá vi que alguma coisa piorou, pois hoje quem é acusado ou mesmo processado(se for petista, claro) será execrado publicamete e condenado sumariamente, sem direito a defesa, sendo o caso Orlando Silva o último
    Enfim, se você quiser 15 minutos de fama, faça uma denúncia de corrupção
    Um detalhe, bom que se repita: a denúncia tem que ser contra algum governo petista, senão o batalhão de repórteres não darão a mínima prá vc
    Quanto a Dilma, temo que a presidenta se torne refém da bandidagem midiática tendo que, para ser deixada livre para trabalhar, ter que pagar o resgate exigido
    Dou um doce para quem adivinhar qual o resgate cobrado pelo pig

    • Olha só, criei um plano super bom para denunciar o PIG a partir do seu comentário.

      Publiquem aqui uma denúncia qualquer, sem nenhum fundamento, contra o governo do PT e que vcs tentarão repassar ao PIG.

      Daí levem essa denúncia, sem qualquer prova, para a Veja, Estadão, Globo. Quando virar um escândalo, venham a público mostrar como o PIG denuncia sem provas. Mas tem que ser sem fundamento, viu… se for algo como “encontro de blogueiros pró-governo recebe verbas de estatais” periga alguém publicar mesmo.

      Mas tem que ser justo, viu? Se o PIG não publicar nada, façam aqui um mea culpa e reconheçam que as denúncias feitas tinham fundamento, sim.

      Vai encarar? Aposto que não.

Trackbacks

  1. Como derrubar uma presidente « Blog do EASON

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.