A astúcia do “poste”

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Este blog tem sido crítico em relação ao governo Dilma. Apesar de alguns pensarem que aqui não se critica o governo por acharem que crítica é fazer acusações de corrupção sem provas, crítica não é isso. Aqui não se faz oposição partidária, como a mídia, mas críticas objetivas à condução política do governo e quaisquer outras que eventualmente precisem ser feitas.

Aqui se faz até críticas à condução administrativa desse governo. Por exemplo, no que diz respeito ao processo de construção de um marco regulatório para as comunicações, do qual o governo Dilma tem se omitido de uma forma inaceitável em um momento em que o mundo discute regras e leis para a mídia.

Só aqui na América do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai, Paraguai e Venezuela já reformularam – ou estão reformulando – suas legislações sobre a matéria, adequando as leis aos novos tempos da comunicação digital. Estão muito à frente do Brasil, nesse quesito civilizatório e republicano que é extinguir castas privilegiadas.

Aliás, o país de Primeiro Mundo que têm uma das legislações mais brandas entre seus pares, a Inglaterra, está equacionando novas regras inclusive para conteúdo dos veículos impressos, que, antes, era autorregulado por eles e que, em breve, deve deixar de ser.

A condução política e a Comunicação do governo Dilma também são ruins. O governo se manifesta pouco e de forma ambígua e despolitizada em busca de se converter em uma espécie de repartição pública, apesar de que governos são eleitos e sustentados pela política e de que governo nenhum é apolítico como este parece tentar se mostrar.

Todavia, não se pode deixar de constatar, em nome da honestidade intelectual, que da última investida da mídia partidarizada contra o governo Dilma, agora em relação ao ministério do Esporte e ao seu titular, transpareceu estratégia política que, ao menos desta vez – e meramente até aqui –, parece que vai dando certo.

Dilma fala pouco sobre política e só quando provocada e o governo silencia quando explode a gritaria dos adversários políticos assumidos e enrustidos, o que permite à mídia colocar palavras na boca e na pena da presidente da República como fez agorinha mesmo, quando noticiou à farta a demissão do ministro do Esporte, Orlando Silva.

Ano passado, porém, durante o processo eleitoral, os colunistas e comentaristas da grande mídia, em uma exibição deprimente de engajamento político, cunharam para a atual presidente a alcunha depreciativa “poste”, aludindo a que, no poder, ela se tornaria uma títere do ex-presidente Lula, o que, mais uma vez, os fatos negam.

Tome-se a relação de Dilma com a mídia partidarizada e enrustida ou com os inimigos políticos assumidos. Todos dedicam um ódio e uma fixação patológicos a Lula. Dilma, porém, vai às festas dos meios de comunicação que tanto a detrataram e ao seu padrinho político – o termo “padrinho” é lícito porque quem a elegeu foi o antecessor – e hoje mesmo ela recebe, na residência oficial, o líder máximo dos desafetos de Lula, Fernando Henrique Cardoso.

Parece lógico inferir que, se Lula controlasse Dilma, essa relação entre ela, de um lado, e a mídia e a oposição de outro, seria mais parecida com a que ele teve…

Uma das frases que marcaram a era Lula, aliás, foi dele mesmo. O ex-presidente dizia, reiteradamente, que se orgulhava de nunca ter almoçado ou jantado com donos de meios de comunicação durante a sua Presidência. Aliás, este blogueiro ouviu isso dele pessoalmente quando o entrevistou no Palácio do Planalto, ano passado.

Brasileiro pode não ter memória política para fatos, mas as picuinhas políticas ficam gravadas. Quando se passa meses a fio chamando uma personagem política de “poste” em jornais, rádios, televisão e na internet, como foi durante o ano passado, isso fica, sim, na cabeça das pessoas.

Como todos sabem que Lula e FHC são adversários, ver Dilma e o tucano confraternizando diz muito sobre aquela história midiática de que, se eleita, ela se tornaria um joguete. O que alguém lhe diz e que não se confirma vai tirando, pelo menos em seu inconsciente, a confiança que você tinha em quem disse, sobretudo se acreditou anteriormente nesse alguém.

Esse desmentido factual da mídia aconteceu de novo, agora de forma mais explícita e instantânea. No último fim de semana, a mídia foi infestada pela “demissão” virtual do ministro Orlando Silva. O blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, chegou a garantir, no sábado, que de segunda-feira ele não passava, como ministro.

Ontem à tarde, a caminho de casa, o blogueiro estaciona o carro diante de um botecão para comprar cigarros. Um grupo de senhores maduros, mais para idosos, tomava cerveja e conversava. Enquanto esperava para ser atendido pelo caixa do estabelecimento, percebeu que debatiam, acaloradamente, se Orlando Silva ainda era ministro ou não.

Um deles garantia que a nora, que dizia “bem informada, havia lhe comunicado que lera “no jornal” que o “negão” não era mais ministro, ao que outro afiançava que a informação estava errada, que o Jornal Nacional dissera que o ministro continua no cargo. E emendou: “Cada hora dizem uma coisa”.

É curioso como na era da informação este país se vê tão pouco informado. As novas tecnologias deveriam fazer com que os que se interessam pela informação pudessem se informar como nunca fora possível. Todavia, o que acontece hoje é o contrário. Cada vez mais as pessoas duvidam de informações porque, ao que um diz, o outro desdiz. Sobretudo em política.

Pensando bem, no entanto, talvez isso seja bom, porque informações polêmicas precisam de questionamento e de múltiplas versões.

Prossegue, no entanto, a dúvida deste blog em relação ao acerto da estratégia política de Dilma. Mas, astuciosamente, desta vez ela deixou a mídia “rasgar a camisa”, como diz uma amiga, ao investir dessa forma descontrolada contra o governo, chegando ao absurdo de anunciar a demissão de um ministro. E depois a deixou se estatelar ao mantê-lo no cargo.

O episódio conferiu credibilidade a afirmações quase inaudíveis de Dilma – por conta da baixa ou distorcida divulgação da mídia – de que os outros ministros não foram demitidos, de que saíram porque quiseram e de que, se quisessem, poderiam ter permanecido nos cargos, pois ela os teria mantido, e de que só saíram porque fraquejaram diante dos ataques da mídia às suas famílias.

Dilma, porém, aprimorou a sua estratégia. Apesar de poucas declarações, desta vez ela manifestou um apoio bem maior a um ministro na berlinda midiática, por mais que tenha condicionado esse apoio ao não surgimento das provas que a revista Veja e seu delator haviam prometido contra Orlando Silva e que garantiam que iriam “nocauteá-lo”.

Seja como for, ontem a mídia se arrebentou ao ter sido obrigada a divulgar matéria como a que saiu no portal G1 no meio da tarde, que reconhecia, já no título, que Policial diz que não tem provas específicas contra Orlando Silva. Mais à noite, no Jornal Nacional, a reportagem sobre o caso tampouco pôde fugir de reconhecer o mesmo.

No alto da página, imagem da capa da revista Época em uma edição publicada no fragor da disputa eleitoral do ano passado, em que Dilma aparecia fazendo uma pergunta que, neste momento, adquire um sentido especial: “Você acha que sou um poste?”. Se tivesse que responder, diria que, de “poste”, essa mulher que governa o Brasil não tem nada.

Tags: , , , , , , ,

95 Comentário

  1. Excelente artigo! A notícia hoje de que caiu a verba de publicidade neste ano dá pra entender em parte a revolta da mídia golpista! Há menos publicidade do governo federal e, mesmo assim, Dilma mantém sua popularidade. E os veículos estão com menos dinheiro! Revoltados!
    E é sempre pertinente a crítica que se faça a péssima comunicação do governo Dilma com a população em geral. Isto também acontecia no governo Lula! É lamentável!

    • .
      Como falam lá em Minas: ” Ou caga ou sai da moita”
      .
      Tergiversar com o PIG ou feri-lo “só um pouco” além de não resolver ainda pode piorar as coisas…
      .

    • Porém segundo o comentarista Spin apesar da diminuicao da verba com publicidade, a verba direcionada para o PIG aumentou em relacao ao governo Lula infelizmente, o que só vem afirmar que mesmo que Dilma aumente a verba continuará sendo enxovalhada. Eu estou decepcionado com esse aumento de verba para o PIG quando a meu ver o certo era investir em comunicacao com o povo e nao encher a midia de recursos que sempre sao usados nao so contra o governo mas contra o povo porque essas crises paralisam o país e gasta-se muito do nosso dinheiro com a movimentacao de pf mp e o diabo a quatro sem no entanto vermos nada de positivo no final para o povo.

      • Eu não posso acreditar no que não vejo, pois em outras épocas (TucanoDemos) os Jornais e Revistas estavam cheios daqueles anuncios de página inteira ou as vezes duas ou mais tipo assim Cx. Econômica, Bco. do Brasil, Bnds, Correio, Bnds ,Telebrás e outras Estatais poderosas como a Valle. Era algo de estarrecer. Os TucanoDemos compravam o silencio da Imprensa (Como em S. P hoje)..Se aumentou os gastos com a Mídia eles então foramdispersados em pequenos Joprnais e rádios do interior. Não vejo nada disto que este cidadão fala. Cadê os grandes anuncios?

    • Eduardo,

      A pedido do PGR, o STF entrará no caso de Orlando, mas chama a atenção o seguinte, o processo está no STJ e nem chegou ao PGR, ora, como o PGR já pediu para o STF analisar o caso se o mesmo ainda não teve acesso ao processo?

      Tudo bem que a competência para ministro de Estado compete ao STF, ao menos é o que diz a CF, mas não está batendo o fato de o PGR não ter lido o processo, ou melhor, não ter passado por ele e já ter pedido ao STF. Estranho, muito estranho tudo isso.

      Taí uma boa oportunidade para discutirmos as mudanças que o Poder Judiciário e o Ministério Público precisam passar constitucionalmente. O Poder Judiciário está se colocando acima dos outros poderes e infringindo claramente o sistema de freios e contrapesos. É preciso cuidado com isto. O Judiciário não tem competência e nem muito menos constitucionalidade para agir como um eterno Poder Constituinte Originário. Está aí uma questão para ser discutida pela sociedade brasileira. Por outro lado, o Ministério Público precisa deixar de agir, também, pautado pela mídia.

      http://www.atardeonline.com.br/politica/noticia.jsf?id=5778937

    • Eduardo,

      O vídeo abaixo é uma resposta do grupo Anonymous à Veja, sugiro que leia os comentários que estão postados, não podemos desistir, as pessoas estão se esclarecendo sobre a imprensa. Dá uma olhada nos comentários da garotada, estão se posicionando sobre o PIG.

      Adelante, meu caro. Os blogueiros progressistas não podem parar, é preciso continuar na luta. Faço a minha parte tirando o que vocês comentam aqui e nos demais e divulgam no meu e-mail para os meus amigos e peço para que passem. Taí uma sugestão para quem frequenta blogs também fazer, ou seja, divulgar as notícias que saem por aqui aos seus amigos e fazermos uma corrente.

      Os comentários já nos mostram visão diferentes e é preciso ir adiante. Aliás, divulgar o que sai nos blogs nas redes sociais também. É preciso formar uma força tarefa bastante unida e divulgadora deste contraponto com a imprensa. Os resultados estão começando a surgir.

      http://www.youtube.com/watch?v=YqAiH_cUU5Y&feature=player_embedded

      • pra mim é tudo armação

        • Edu: sobre o aumento de publicidade para a Imprensa, eu gostaria de ver sua opinião sobre isto. Eu não estou vendo este tipo de aumento. Eu me lembro de quando o Çerra era Ministro da Saúde na bica de sair Candidatoa Presidente da República ele pagou com o dinheiro do Ministérioda Sauúde duas páginas inteiras na Folha de S. Paulo em branco (sem anuncio nenhum) somente para agradar a Mídia. Você se lembra disto?

  2. Lula também aprontou destas. Deixou a mídia falar, falar, se esgoelar, “rasgar a camisa”…. tanto que ficou comum o dito “os cães ladram, e a caravana passa”… E Dilma aplica isso com mais sofisticação.
    Não se pode dar atenção exagerada a estes escândalos…. é que nem piti de menino, o melhor mesmo é deixar berrar até se cansar…

    • Amigos, amanha quarta feira o Azeredo vai tentar aprovar seu monstruoso AI-5 DIGITAL aproveitando-se que as atencoes estarao voltadas para a audiencia sobre o caso Folha de sp X blog Falha de sp que atrairao a atencao das pessoas. Temos que enviar emails para os parlamentares em quem votamos e exigir que eles derrubem esse projeto ditatorial e vergonhoso que só poderia vir das mãos do pai do mensalão e agora ele quer nos tirar a liberdade na internet. Uma cochilada nossa agora e ele consegue seus intentos esse servical das corporacoes estrangeiras no país, o dna do lesa patria grita dentro desse Azeredo. Internautas que nao querem perder a liberdade na internet aja agora enquanto podemos pressionar pela derrubada desse projeto.

      • Assunto sério. É hora de contactar a quem votamos, para não deixar uma lástima como essa passar!

  3. A mídia esqueceu de colocar um ”A” na frente do poste!!!!!!!
    Coloquemos nós:
    APOSTE na Dilma!!!!!!!

  4. Edu,mas fiquei preocupado com o mapa de gastos com publicade por Dilma
    Cá prá nós, sem espaço pago, como Dilma vai se comunicar com o public e mostrar as realizações de Dilma

    http://www.advivo.com.br/blog/spin-na-rede/comentario-ao-post-gastos-do-governo-com-publicidade-caem-42-ou-o-pig-vai-mostrar-as-obras

  5. É isso aí, Eduguim, de “poste” não tem nada, a Presidenta Dilma, ou como disse um camarada aí, APOSTE na Dilma.

    Apesar de continuar discordando da que faz “a condução política do governo”, como fraca, as vezes com mais “sangue nos olhos” como incomepetente, pois acho que são estilos diferentes de fazer polítca – e acho que você está ainda no modus Lula de fazer! -, e nem se pretende um “governo apolítico”, apesar de mais técnico.

    Mas fato, ela precisa arrumar a área de comunicação do governo, digo a SECOM, não o MiniCom – apesar de muitos aqui estarem afim que o PB caia, o cara é importante para questões espinhosas para o governo e um dos únicos que tem coragem para falar na fuça que isso o governo faz isso não! -, pois tá mesmo uma “bela de um porcaria”, não estabelece um diálogo com a população, e porra cada o porta-voz – aquele com cara de sonso, mas que fala em nome do GOV. – que Lula aboliu, pois ele que era seu prório porta-voz, mas já que Dilma não gosta de falar muito, coloque um treco deste.

    Belo, post, na tampa!

    Dilma de fato deu um drible na midiona que quebrou as pernas da mesma. E tomara que assim continue.

    Mas a midiona, para não perder o costume, usou o famoso “alguém disse” que Dilma disse e eles disseram que “mais uma denúncia e O.S. não aguentaria” e que até o Lula mostrou a mesma preocupação!

    Não aprendem!

    Flw

  6. Esta pergunta não sai da minha cabeça: Se o PIG tem este poder tôdo por que não elegeu o Serra?

    • Será que era realmente esse o intuito? Ou o negócio era o de enfraquecer Dilma? Imaginem: Serra eleito, o cara é imbecil, tão imbecil que os assusta, não o querem, mas caso Dilma além de eleger-se, levasse com ela milhares de votos a mais para os aliados, tirando os amiguinhos do PIG de posições estratégicas, enfraquecendo-se em São Paulo, p.ex.? Teoria mirabolante?? Mas é claro!!! Ela é muito estúpida, por isso não duvido dela!!

    • EU ACREDITO QUE A PRESIDENTA DILMA ESTÁ GUARDANDO CARTA NA MANGA, ELA É MUITO ESPERTA E VAI DAR A VOLTA POR CIMA, SEMPRE.

  7. Eduadro,

    Uma jovem que na flor da sua idade, sofreu por três anos seguidos torturas físicas, pisíquicas e morais nas mãos dos torturadores da ditadura militares e da midia e não mudou de lado, não pode ser um poste. A mídia sabe disso, principalmente pela sua participação no golpe e depois na participação propriamente dita no poder. A mídia chegou inclusive a emprestar sua estrutura de veículis e instalações para os torturadores transportar , torturar e matar muitos brasileiros

  8. Edu,
    Convenhamos. O Lula também apanhou sem dar resposta durante muito tempo. Ví você várias vezes reclamar( e eu concordava contigo!) de que ele não respondia à imprensa. Na verdade só próximo das eleições, ele começou a dar o troco. É verdade, no entanto, que ele não deixava de fazer política nunca e também nunca perdeu o canal direto com o povo – o que acabava por neutralizar o que se dizia contra ele. Acho que a Dilma vai por um caminho parecido. Acho que ela em breve vai estar dando porrada nesses caras. É gritante a falta de uma coordenação política nesse governo!! Não sei o que fazem os Vaccarezas da vida…”

  9. Início de governo é assim mesmo… Lula em 2003 também deu muita cabeçada antes de iniciar seus muitos acertos (e erros, pois ninguém é perfeito hehe)

  10. Concordo Leonardo e arrisco a dizer que o Brasil nunca tem um presidente tão inteligente e ciente das necessidades do país com nos temos Dilma agora. Eu adoro minha presidenta!

  11. Poste com Tutano :)

  12. Quanto a propor “regulação” não tem muito estresse. É só o governo dizer que irá propor uma regulação copiada, literalmente, da Inglaterra ou dos EUA que não vão se atrever revidar. A princípio. Se fizerem vão ter que abrir as regras do primeiro mundo que tando adoram. Aí que quero ver qual será a argumentação deles. Será que vão dizer que EUA e Inglaterra são ditadores? Valeria só pela provocação, não?

    • certamente

      • Regular a mídia como feito nos EUA é bacana.

        Quero ver defender copiar a legislação eleitoral.

        Se tivessemos copiado, o PT não existiria mais e Lula nunca seria reeleito e ZD estaria na cadeia.

        (Ja estou ouvidos a gritaria que não é so o PT mas o PSDB tb) (Tudo coisa ja manjada)

        • Sempre o mesmo processo tergiversar. Não há como contraargumentar com a necessidade d.os regulamentos das comunicações dos americano e de todos outros paises capitalista e la ainda mesmo com tais regulamentos principalmente com a concentração; a maioria é PIG capitaneado pela Fox, exceto o WPost. Obama não dá entrevista para Fox por ser um canal só de apoio aos republicanos.
          Voce parece enfraquecido nos seus valores pois se apoia no PIG o partido que não depende de eleição.

        • Duvido que com a legislação nos mesmos termos das americana, e digamos ainda, com total cumprimento da lei, o PT não existisse. Era muito mais provável os partidos de direita, DEM e PSDB sucumbirem, pois neles é onde encontramos os maiores corruptos deste país. Pois são os vencedores em cassações de mandatos.

          Mesmo assim, não acredito na legislação americana, pois permitiram um Bush da vida ser eleito. Que vergonha.

        • Pode ser que o ZD estivesse na cadeia, mas em companhia de fhc, agripino, virgílio, azeredo, acm, todos os anões e todos os comprados por fhc, inclusive os barões da nossa mídia, por falsidade, calúnia, difamação, etc. Lá, quem acusa sem provas vai em cana e ainda paga fortunas aos caluniados.

        • Não seja sonso, cara! Que tem a ver controle da mídia e PT? Se houvesse, não haveria manipulação de debate e mentiras com Brizola e nem com Lula.

        • O Zé Ruela de novo…

    • Excelente comentário!! Ansioso por este dia!

    • Esse ao meu ver, é o caminho.

  13. Cada vez mais os artigos são melhores e em sintonia com a realidade.

  14. dilma não politiza nada. (mas ela não foi eleita pra gerente)
    Dilma não fala linguagem popular (mas issso é coisa que se aprende)
    O setor de comunicaçao dela é ruim (nao precisa nem provar isso de tão óbvio)
    Ela pode com um simples convite a seu gabinete de meia duzia de pesos pesados da economia
    dar uma chacoalhada ou mudança de rumo nos caras.(mas não o faz)
    O Bndes tem um presidente que NAO para de fazez bondades aos monopolios na economia. E ela nao
    muda o presidente nem a cabeça dele…
    Dilma tem um Ministerio das Relaçoes Exteriores cujo chefe (o Patriota) ficaria muito bem de Chanceler das Ilhas Seychelles,Andorra ou Aruba . Mas chanceler do brasil e do brasil na fase atual, definitivamente nao. Ao que parece o cara foi batizado nas aguas do rio Potomac.
    Tenha a paciencia.
    ah, ia esquecendo: eu votei e apoio dilma.
    Mas não fico quieto.

  15. Pare de fumar, Edu.
    Você é bem maior que o vício.

    • eu sou um idiota, cara… Ainda morro disso

      • Pára não, Edu.
        Fumar ainda é uma das
        boas coisas da vida.

        • Walter
          Se você me permitir, proponho que avalie melhor isso que você diz.
          Fumar não é a melhor coisa da vida,em virtude dos pavorosos efeitos que produz a médio ou longo prazo.
          Deixar de fumar ou não fumar nunca é que é a boa pedida.Devemos avaliar se os nossos atos são bons ou ruins em decorrência dos verdadeiros efeitos que produzem, não é mesmo?
          Peço que leia o que escrevi para o Eduardo. E peço-lhe que se cuide e não maltrate os seus pulmões e os alheios,sendo fumante. Eles são órgão vitais e precisam permanecer saudáveis,capazes de realizar essa coisa incrível que é a função respiratória.
          Um grande abraço.

          • Laine,

            toda vez eu “pego no pé” do Edu pra ele controlar os quilinhos e largar o cigarro…

            acho q ele já estava ficando de “saco cheio” das minhas recomendações…
            ainda bem q mais gente PEGOU NO PÉ DELE! rsrs

            daqui a pouco ele vai cortar meus comentários ligados à saúde de 3os. (à dele, no caso), como faz o PHA…

            brincadeiras à parte, se cuida Edu (e demais fumantes e partidários do sobrepeso do blog)!

            a idéia é vê-los por muitos e muitos anos dando pitacos aqui e em outros blogs com saúde “em cima”!!!

            td de bom a todos!

            (gostei q mais gente “pegou no pé” do Edu… rsrs.. Isso quer dizer q ele é muito querido, apesar de ser meio turrão… rsrs)

      • Não acredito Edu!!!!!!

        Pare com isso agora e aproveite mais a sua vida!

        Ótima observação como sempre!

      • Eduardo
        Peço licença para me meter na conversa.
        Nada disso. Procure um pneumologista,converse francamente com ele. Peça ajuda.
        Ele vai avaliar o seu caso, tirar uma radiografia do seu pulmão, fazer uns testes de capacidade respiratória, provavelmente recomendar um medicamento para ajudar a desintoxicação e evitar a síndrome de abstinência da nicotina. Agindo dessa forma você vai conseguir deixar essa bobagem de cigarro, sem nenhum stress, posso lhe assegurar.E vai ficar muito, muito,muito mais saudável e feliz.
        Comigo aconteceu exatamente assim,faz dois anos. Imediatamente após,perder meu pai vítima de um longo e doloroso quadro de enfisema.
        Hoje não consigo mais entender como e porque eu fumava. Sinto o gosto e o perfume das flores,das frutas e dos alimentos. Adoro ir para o campo respirar, respirar e respirar. Ganhei muito mais energia, caminho, faço hidroginástica,já consigo acompanhar o marido e os filhos nas excursões,subindo montanhas. Acabou o pigarro, a tossinha, a coriza,as gripes cada vez mais frequentes, o nervosismo e a ansiedade.Ganhei mais ânimo para enfrentar o trânsito, o trabalho extenuante de de professora de adolescentes, o ritmo alucinado da vida nas grandes cidades.
        Você merece sair fora dessa roubada assassina, que é a dependência da nicotina. É muito mais fácil do que você pensa. É só pedir a ajuda a profissional competente e tomar a decisão.
        Promete que vai pensar nisso? Por você, pela sua família e amigos, que somos todos nós que o admiramos tanto,pelo nosso país que precisa da sua lucidez e da sua visível paixão patriótica.
        A hora é amanhã. O mais tardar,certo?

      • Edu, lamento por vc ter que ainda fumar, prejudicando a sua saúde. Quanto a isso ser uma idiotice, tem nada não. Dostoievski afirmava que o homem inteligente se confessava um idiota, pelo menos uma vez por mes. Grande abraço!

        • Então eu devo ser um gênio, porque todo dia me digo isso. Mas você tem razão: sem auto-crítica a gente fica cego

  16. Conheço pessoas que conviveram com Dilma desde os tempos da VPR Palmares e todas elas falam muito bem de Dilma. Essas pessoas confiam que ela fará um ótimo governo. Portanto, não me vejo em condições de suscitar dúvidas quanto a isso. Confio em Dilma como confio em Lula. Apesar de ter votado todas as vezes no Lula e após a alegria de vê-lo vencer em 2002, confesso que tive dúvidas se ele faria um bom governo. Porém, essas dúvidas logo se dissiparam. O PT veio para ficar, apesar de toda a barulheira da mídia e da oposição.

    • Não sei não. Acho o Lula um gênio, e Dilma extremamente competente como gestora, e aprendendo política rapidamente. Mas acho também o PT muito frouxo e acomodado. Se não fosse, já estaria nas ruas exigindo honestidade da mídia, fazendo movimentos de indignação contra ela há muito tempo.Sua militância, em minha opinião é pífia, quase nula. O próprio Edú Guimarães, praticamente sozinho, já promoveu mais movimento do que o PT inteiro contra essa aberração e outras mais.

  17. ATENÇÃO PESSOAL.

    A nova tática do PIG agora é jogar a militância contra Dilma, já que contra Lula não funciona.

    O PIG ESTÁ DANDO VÁRIAS MANCHETES SOBRE O JANTAR DE HOJE COM FHC.
    Estão dizendo ERRÔNEAMENTE que foi Dilma quem convidou. É mentira.
    FHC PEDIU audiência com Dilma para esse pessoal que vem hoje e ela como presidenta concedeu.

    O Brasil247 – Colocou a chamada = “ADVINHA QUEM VEM PARA O JANTAR”
    e colocou uma foto de FHC com Dilma brindando – aquela da visita do OBAMA.

    Eles querem INSULTAR a militância e os blogs pró-governo para que nós fiquemos com raiva de DILMA.

    Eles fazem qualquer coisa para revoltar as pessoas contra o governo federal.

    Cuidado com as imagens e as manchetes mentirosas.

  18. Oi Edu
    Também vou meter o bedelho neste assunto de cigarro, cara! Fumar é um prazer; mas parar de fumar, são dois! Ei sei porque já fui fumante…
    No mais, seus comentários são perfeitos e gostaria de andar com eles no bolso para distribuir para os outros lerem. Bem que eu os remeto por e-mail para muitos amigos meus, para que tenham conhecimento do que você diz, explica e desenha para nós todos aqui no seu blog “imundo”.

  19. Não entendí porque meu comentário das 12:50 sumiu….. mistéeeeerio!!!!

  20. Quem apostou em Dilma como poste quebrou a cara e vai continuar quebrando.Ela é do tipo que vai dando corda pra maluco se enforcar.Ela não é Lula,ela joga duro,e dá o troco a altura.Quando menos perceber a midia vai estar dentro da armadilha que ela mesma armou para que Dilma caisse.O PIG sem perceber entrou pelo cano.A ficha ainda não caiu,mas na hora que cair,vai ser tarde demais,porque o PIG ja era.

  21. A Dilma acaba de ter um Ministério sendo investigado pelo Ministério Público com aval do STF.

    As calúnias e a falta de provas contra o Ministério agora serão reveladas e a incorruptibilidade do mais alto escalão do Ministério dos Esportes será provada.

    Tem algum Ministério que não seja tomado por um bando de corruptos??

    Deve ter, quem sabe o da pesca, ou outro entre os 38 ou 42 Ministérios, ja nem lembro mais quantos abastecedores de ONG’s existem neste país.

    Este é Ministro nr 5 ou 6 que sai??

    Qual será o próximo a brandar que não existem provas contra ele??

    • você também já demitiu o ministro? não sabia que ele tinha saído. o post é claro. há resposta para cada coisa que você escreveu

    • O poder mais corrupto é o poder personificado institucionalmente pelo STF.E Orlando Silva continua ministro e vcs,manipulados pelo PIG,quebraram a cara mais uma vez.

    • Esse tal de campineiro é useiro e
      veseiro em colocar em dúvida a
      honra alheia. ´
      Vá trollar na casa do ca…

      • Pois é,Walter,quem normalmente não tem honra e nem carater costuma por em duvida o carater e a honra alheios.Pois partem normalmente do seguinte raciocinio:¨Se eu não tenho,porque outro terá?¨.Simples assim.

  22. Edu… vc. está coberto de razão é isto mesmo meu Rei, por isto é que não fico um dia sem visitar o teu blog, ele nos dá o retrato fiél do que está acontecendo no país. Adimiro vc. continue assim e conte comigo para o que der e vier. Abraços. ( Ufa encontrei a fórmula para não ser censurado)

  23. Os inSetti dos Civita, por mais que tentem, não conseguem botar a tucanada de volta ao poder central. Isso deve tá deixando o capo da Abril furibundo. Uma nova derrota e todos aqueles labe-saco irão para o olho da rua.

  24. É isso aí Edu, concordo com tudo o que vc. disse.Continnue assi Edu vc. é o nosso Rei, gostaria de andar com seus comentários no bolso para destribuir para todo mundo. ( Ufa!!! acho que encontrei a formula para não ser censurado).

  25. Tem quem achou maldade o comentario acima a ‘iniciaçao’ batismal do nosso chanceler patriota,mas as comparaçoes seriam crueis demais, como se observa:

    *Mao tsé tung tomou aquele banho no rio Yang-tsé e virou do avesso a Asia e o mundo..
    *J Cristo foi batizado ali, nas águas do Jordão e depois fez aquela revoluçao…
    *Mahatma Ghandi foi “batizado” no Ganges e depois deu aquele pontapé no império britânico..
    Então aonde mais fora o Potomac teria bebido o nosso ministro em chefe MRE ?

  26. Viva Dilma a primeira mulher presidenta do brasil.

  27. Prezado Edu,
    Acompanho o teu blog sempre, tanto que não consigo ficar 01 (um) dia sem acessá-lo para me atualizar, pois acompanho outros blogs progressistas e alguns “nem tanto”. No caso quero parabenizá-lo por manter-se fiel a seus princípios e mais ainda por nos manter atualizados sempre!
    Gostaria de levantar uma questão, se ainda algum leitor seu ainda não o fez, sobre a revista Veja. Muitos anunciantes, em que pese a falta de credibilidade que a revista do Civita vem recebendo ainda mantém páginas generosas dentro desta revista, se assim ainda podemos nominá-la, pois tornou-se um folhetim político ideológico ignóbil, sem qualquer responsabilidade com as regras jornalistítcas e legais, “veja” o caso da tentativa de invasão de um quarto de hotel ocorrido em Brasília.
    Assim, fico a refletir e a me inquerir: porque empresas nacionais e multinacionais AINDA continuam despejando milhões de reais de publicidade numa revista que está perdida dentro de factóides, meias verdades, infâmias e falsificações grosseiras?
    E nós consumidores dessas empresas ou “potenciais” consumidores como podemos agir?

  28. No Rio Grande do Norte, único Estado onde o governo é do DEM, quem manda é o Primeiro-damo.

    Do DN Online:
    Ex-chefe da Casa Civil: “decisões são do marido de Rosalba”

    Publicação: 25/10/2011 07:21 Atualização:
    Do Diário de Natal

    Após deixar o governo, Paulo de Tarso, visto como homem de confiança do casal Rosado, revelou bastidores da administração estadual. Procurado ontem pelo Diário de Natal, Paulo confirmou o teor da entrevista que concedeu no último domingo à jornalista Thaisa Galvão, mas negou-se a abordar novamente o assunto.

    Na entrevista à jornalista, o ex-secretário afirmou que, desde o início do governo, as decisões do governo são tomadas pelo ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). “Foram 10 meses de governo onde todas as decisões do Estado foram do marido da governadora”, revelou.

    De acordo com Paulo, a governadora despacha em casa para que Carlos Augusto possa participar de todas as articulações da gestão. “Ela governa de casa. Mas o lugar do governador é no gabinete. Até porque um deputado, um prefeito ou um secretário que quiser falar com a governadora não vai para a casa dela sem ser chamado, mas na Governadoria ele chega. Eu mesmo, como chefe da Casa Civil, só iaquando era chamado”, contou.

    Paulo de Tarso destacou que um dos motivos da insatisfação de Carlos Augusto com Robinson Faria, que culminou com a decisão do casal Rosado de não nomeá-lo mais para a Semarh depois de sua interinidade como governador, foi o fato de o vice ter sancionado a lei da autorização do empréstimo de US$ 540 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).

    O ex-secretário contou que levou a nomeação de Robinson três vezes para ser assinada por Rosalba, que mandou ele tratar do assunto com Carlos Augusto, que respondeu que “isso não é prioridade”. Ao avaliar os 10 meses de governo Rosalba, Paulo foi contundente. “A oposição ao governo não está mais na Assembleia. Está nas ruas. A oposição é o povo, é o funcionalismo, é o sindicalismo”.

    Paulo frisou ainda que o governo não está conseguindo acertar. “Eu disse a ela que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos. Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar. Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar “, lamentou. Ontem, Alexandre Mulatinho, confirmou que os cargos indicados por Paulo serão mantidos: o procurador geral Miguel Josino e o secretário Sejuc, Thiago Cortez.

    Agripino

    Visto como um dos responsáveis pelo rompimento entre o vice-governador Robinson Faria (PSD) e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, minimizou a saída do ex-aliado do grupo. “Não estou acompanhando esses fatos. Estou na Alemanha em outra missão. Meu posicionamento é que quem deve falar sobre isso é Rosalba Ciarlini”, declarou.

    Agripino cortou relações com Robinson desde o momento em que o vice decidiu fundar o PSD, legenda que surgiu para enfraquecer o Democratas, no Estado. O senador já havia deixado claro que não pretendia ter nenhuma relação política com a legenda, que Carlos Augusto, por meio de articulações, conseguiu enfraquecer. A saída de Faria do sistema governista tira dos ombros do presidente nacional do DEM a missão de ter que explicar uma aliança do partido com seu principal algoz no Estado.

    http://www.dnonline.com.br/app/noticia/politica/2011/10/25/interna_politica,84054/ex-chefe-da-casa-civil-decisoes-sao-do-marido-de-rosalba.shtml

  29. Patético….é só o que me ocorre…

  30. Esse poste vai iluminar muito a política desse país!

  31. Edu,

    Dilma é um poste . . . em sua estatura moral. E o Pig não alcança nem o tamanho de um penico.

  32. Com relação ao fumo.Eu desisti de querer fumar quando li algumas dicas
    do Mark Twain, que fumou e viveu muito. Um médico dele lá no Mississipi.
    Sim, caros colegas, no Mississipi havia bons médicos, além da Ku Klux Klan,
    Como eu ia dizendo, o médico do Twain certa vez lhe disse que ele poderia continuar
    fumando, desde que que jamais, mas jamais mesmo, fumasse enquanto estivesse dormindo.
    Segui as dicas e, sinceramente, estou bem vivinho, e digitei tudo isso sem tossir.

  33. Os detratores da Presidente sabem o que é um poste? Nunca saíram de seus gabinetes luxuosos.Acender a lâmpida, tem quem faça por eles.Aliás., este é o problema. Voces já viram como ficaram gordos os jornalistas mais antigos, e agora nos gabinetes dos jornalões, dando palpite sobre tudo? Antigamente jornalista era meio magrela, tinha cara de quem paga aluguel. Tem uma aí, que de tão gordo, quase não dá pra ler o que escreve, porque a foto dele quase engole o computador. O Blá, Blá, Blá, lá do Globo. Tá nédio que é uma beleza. Mas vai e pergunta pra ele o preço do cafezinho no bar da esquina…

  34. A estatura moral de nossa presidente é enorme.Mas como disse o comentarista Glecio em seu post,a estatura moral do pig(em letras minusculas)não atinge sequer o tamanho de um penico.Concordo em partes.Um penico tem utilidade e pela sua utilidade tem um objetivo,poderiamos dizer,moral.Já o pig não tem utilidade alguma,nem mesmo para lixo serve.Estatura moral?Fernandinho Beira Mar,Elias Maluco e Marcola têm muito mais estatura moral do que um Reinaldo Azevedo,o lambe botas dos Civita e que está sempre de quatro para o Tio Sam.Preciso dizer mais?

  35. Depois da paulada a pomada. Era o que dizia meu negro avô piauiense. Uma derivação desse dito
    foi mata e cura, mas modernamente adptaram para morde e assopra, chegando a intitular folhetin televisivo.
    Esse papo de Dilma receber Fernando Príncipe no Alvorada pode ter sido coincidência de calendário, mas a
    mídia de direita está usando está agenda administrativa para passar uma de grandeza ao pajé dos
    tucanos.
    Seria o caso do magistrado acadêmico, que acima do bem e do mal leva moral e ética às poltronas do poder. Como se esse senhor tivesse passado incólume nos oito anos de equívocos, pra não dizer descalabros.

  36. Posso estar sendo injusto. Vai ver que estão gordos não porque sentam a bunda nos gabinetes e não saem pra rua pra sentir o país real, como sói acontecer aos verdadeiros jornalistas, pode ser apenas que pararam de fumar…Te cuida Edu Guimarães

  37. Dilma sabe o que faz gente!!!! Além de capacidade técnica ela adquiriu mais timbre político agora

  38. Tudo isso faz parte da estrategia do PIG. Querem transformá-lo em um fantasma no cargo. Éo tal de plano B Lembram da Lina Vieira
    Eu entendi assim; http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE79O0K420111025 e daqui isto;

    “Após a investigação do Ministério Público, que será presidida pelo STF, Gurgel deve decidir se irá ou não fazer denúncia no Supremo contra os envolvidos no suposto esquema. Segundo a corte, não existe prazo para o fim da investigação.”

    Não esqueçamos que Orlando Silva pediu que PGU investigasse veja http://www.blogcidadania.com.br/2011/10/instituicoes-de-joelhos/
    ” O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por exemplo. Recebeu pedido de Orlando Silva para que fosse investigado e, apavorado pela hipótese de a mídia dizer sobre si que era parcial, como fez quando não abriu investigação contra Antonio Palocci, enviou pedido de abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal sem nem ouvir o acusado, mudando seletivamente o procedimento-padrão do Ministério Público”

  39. A Band deu um viés totalmente negativo ao processo no STF, dando a entender que o STF abriu inquérito porque Orlando tem culpa, foi isso que passou para o povão.
    Na verdade foi o próprio Orlando Silva que pediu a ministra Carmem Lúcia abertura do inquérito para apurar o caso mas na Band isso não é citado
    Mais um round contra Orlando, colocaram o ACM para esbravejar ética.
    O pig está jogando em várias frentes, torce também pelo retorno da inflação, há várias matérias sobre esse assunto, para o povão dá impressão que a inflação está nas altura, aliás, esse temor da inflação é que provoca a inflação, é o pig torcendo pelo Brasil, torcendo pelo pior né

  40. Vc esqueceu de dizer, acho que vale a pena mostrar aqui no seu blog, que ela disse na entrevista coletiva que “vazam frases com aspas minhas e eu não falei com ninguém” ou seja, que a mídia mente. Tá aí o link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EzgkX0VDUdQ&feature=player_embedded

    PS: Só discordo quando você disse que Dilma não tem nada de poste, tem sim, ela é uma iluminada.

  41. Mais respeito com uma mulher que torturada barbaramente não abriu a boca.
    Uma mulher com essa coragem e força jamais aceitaria ser um poste. Lula a escolheu exatamente por conhecer seu carater. Na guerra midiatica, Dilma esta vencendo. O que é uma gratíssima surpresa. Pensei que ela não teria jogo de cintura para aguentar os golpes baixos. Lula tinha o carisma e a adoração do povo, que jamais o abandonou. Lula é um mito, indestrutivel. Temia por Dilma. Mas ela soube conquistar com seu jeito o povo. E se o PIG bater mais capaz de ela se tornar santa e o vaticano ser obrigado a canonizá-la.

  42. Uma coisa eu sei: se essa suposta estratégia de seguir mansamente não der certo, estaremos nas mãos dos neoliberais (demotucanos). A mesma política que o FMI determinou para a Europa seria aplicada aqui, com consequências desastrosas: desemprego, miséria e recessão.

    Portanto, todos nós seríamos duramente atingidos.

  43. E Lula deu a dica, o Ministro tem que ter uma couraça. E sabe que Dilma tem essa couraça, ainda mais como a candidata eleita indicada por ele.
    A Presidenta Dilma é uma enxadrista e uma esgrimista. Lê bem o “jogo” e sabe golpear o PiG como ninguém. Deu corda pra “eles” se enforcarem. Quando “eles” pensavam que estava tudo dominado, “toucher”.
    O Problema do PiG é de divã. Um narcisismo sem fim. Um egocentrismo de criança mimada. Perderam no campo de jogo e não se conformam, pois acham que são os donos da “bola”. Os pautados pelo PiG, como o ACMinho e o Alvaro “Papagaio” Dias dão faniquito, ficam nervosinhos, como crianças que não receberam o presente prometido pelo papai PiG. E o PiG, conduzindo a oposição “marionete”, tem articulistas que “se acham”, que podem tudo, mas são meros coadjuvantes. Eles não formam opinião, distorcem os fatos, expõe as verdades “deles” como verdades fundamentais e deformam a daqueles que se negam a pensar, os conduzidos e convenientes “cansados”. Cada articulista mais Narciso que o outro. Mas os articulistas do PiG são mero coadjuvantes, e devem se convencer disso, pois existem para receber e dar informações, mas num espírito criativo distorcem a realidade. Querem mudar o mundo pelas mãos dos outros. Como condutores de “marionetes”. E essa falta de correspondência entre o mundo real e o mundo “deles” os aflige, e passa pra oposição manietada.
    Enfim, acontece o que o PiG temia: o “Poste” mijou nos PiG’s.

  44. Se mais postes como Dilma ocuparem a Presidência, o Brasil será uma nação iluminada pela Justiça e Igualdade.

  45. Escrevo este comentário com a vantagem de fazê-lo já com Orlando Silva demitido do Ministério, sem que houvesse uma prova sequer para culpá-lo : Mais uma vez a mídia conseguiu o que queria! Assim, novamente Dilma Rousseff mostrou sua fraqueza e respaldou as mentiras midiáticas. EVIDENTEMENTE SÓ POSSO CONCLUIR QUE NÃO EXISTE ESTRATÉGIA NENHUMA , SÓ EXISTE FRAQUEZA! SE LULA JÁ MERECIA CRÍTICAS POR NÃO REAGIR AOS ATAQUES MIDIÁTICOS, AO MENOS NÃO DEIXAVA SEU GOVERNO SER GUIADO PELOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO. JÁ DILMA ESTABELECEU A “ESTRATÉGIA” DA FROUXURA, CEDENDO A TODOS OS ABSURDOS DENUNCISTAS DOS CORONÉIS ELETRÔNICOS, DEMITINDO COLABORADORES DEVIDO A DENÚNCIAS ESTAPAFÚRDIAS, FEITAS POR BANDIDOS, QUE NÃO TÊM UMA PROVA MATERIAL QUE AS CORROBORE. ATÉ NO QUE VOCÊ ACHA QUE DILMA “DIFERENCIA-SE” DE LULA, POR RECEBER UM SAFADO, QUE NÃO VALE NADA, COMO FHC; SÓ VEJO COVARDIA : AO FAZÊ-LO, DILMA CONFERE UM AR DE RESPEITO E IMPORTÂNCIA A UM MONTE DE ESTRUME, A UM MERDA, A UM PILANTRA QUE, SE RETORNASSE AO CARGO(COISA QUE JAMAIS ACONTECERÁ)NÃO FARIA O MESMO POR ELA, AO CONTRÁRIO, A ESMAGARIA. COM ISSO, AJUDA NA CONSTRUÇÃO DA MENTIRA COLETIVA, REALIZADA PELA MÍDIA, QUE QUER TRANSFORMAR UM DESGRAÇADO, UM INCOMPETENTE QUE REALIZOU O PIOR GOVERNO DE NOSSA HISTÓRIA, QUE FALIU O PAÍS TRÊS VEZES; QUE VENDEU O PATRIMÔNIO PÚBLICO E AINDA ASSIM DEIXOU O PAÍS AINDA MAIS ENDIVIDADO, QUE FICAVA DE QUATRO DIANTE DOS EUA; QUE EXPANDIU A MISÉRIA; QUE DESTRUIU A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA, EM UM ESTADISTA, AO MESMO TEMPO EM QUE TENTA DESQUALIFICAR O GENIAL ESTADISTA QUE PEGOU UM PAÍS EM FRANGALHOS E, DIANTE DE TODA A SABOTAGEM MIDIÁTICA PRATICADA 24 HORAS POR DIA CONTRA ELE DURANTE SEUS DOIS MANDATOS, TRANSFORMOU-O NUMA POTÊNCIA ADMIRADA MUNDIALMENTE. ´TODA VEZ QUE RECEBE FHC, DILMA AGE COMO CÚMPLICE DESSA MENTIRA QUE A MÍDIA ESFORÇA-SE O TEMPO TODO PARA COLOCAR NA MENTE DOS BRASILEIROS E NA HISTÓRIA DESTE PAÍS. E AGIR DESSE JEITO NÃO É ESTRATÉGIA, É PUSILANIMIDADE!

Trackbacks

  1. A astúcia do “poste” « Ficha Corrida

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.