Protestos “contra a corrupção” têm os dias contados

Pelo andar da carruagem, a máquina de propaganda montada pela grande mídia para levar o povo às ruas para protestar contra o PT e, por tabela, contra o governo Dilma deve ir parando de funcionar aos poucos, para não dar na vista.

Difícil mesmo será alguém deixar de reconhecer que, mesmo com todas as grandes tevês, jornais, rádios, televisões e portais de internet convocando, o resultado foi para lá de tímido. A contra-propaganda feita para desmascarar o viés político desses atos parece ter funcionado.

Todavia, não se pode atribuir só à propaganda o fracasso progressivo do último “plano infalível” da mídia de levar para as ruas as mesmas marés humanas que a mesma mídia (ou imprensa, à época) conseguiu levar em 1964 para justificar o golpe.

Tem gente muito chateada com pessoas como este blogueiro exatamente por conta disso e, assim, colocou seus esbirros na internet – alguns deles muito bem remunerados – para atacá-lo. Faz parte do jogo. Só estranhei que tivesse demorado tanto, pois há anos que luto contra essa gente.

Mas o fato é que tanto os atos de Brasília no 7 de setembro quanto o do dia 20, à semelhança de muitos outros que a mídia tentou organizar em outras capitais, foram artificiais.

O primeiro protesto, de 7 de setembro, em Brasília, valeu-se da massa humana que estava na rua para assistir ao desfile militar e, com um tema irresistível para qualquer pessoa que esteja em um ato cívico, começou a convocar a multidão para se unir a um “protesto contra a corrupção”.

O segundo protesto no qual a mídia apostava alto era o de 20 de setembro, na Cinelândia, que passou a ser convocado dois dias após os atos de 7 de setembro, que ocorreram em várias capitais – Brasília e São Paulo, entre outras.

No dia da Independência, só dois atos “contra a corrupção” juntaram um público maior: o de Brasília (com números divulgados pela mídia que vão de 12 a 40 mil pessoas) e o de São Paulo (que, segundo a PM, juntou 500 pessoas).

Em outras capitais, no dia 7 de setembro, a mídia todinha não conseguiu juntar nem 50 pessoas. Por isso, dois dias depois começou uma intensa campanha midiática para levar o povo às ruas no resto do Brasil.

Veja, abaixo, matéria do jornal O Globo, por exemplo:

No dia 20, porém, só se viu a manifestação da Cinelândia, no Rio, que atraiu um público que a própria imprensa considerou decepcionante. As outras, que supostamente ocorreriam em São Paulo, Campo Grande, Recife e Manaus, anunciadas à exaustão até a undécima hora, sumiram.

No último dia 20, esses impérios de comunicação não conseguiram levar às ruas em outras capitais além do Rio nem as 100 pessoas do Movimento dos Sem Mídia que a Polícia Militar e a imprensa disseram que compareceram no sábado passado ao Masp.

Que diferença para os idos de 1964, quando a imprensa conseguia pôr um milhão de pessoas  na rua fácil, fácil. De fato, os tempos são outros. Espontaneamente, parece que será bem difícil de juntar massas humanas para criar no país o clima político pretendido.

Não é por outra razão que, aos poucos, esses atos virarão nada. Porque não é todo dia que há um 7 de setembro para colocar um número menos ruim de manifestantes nas ruas.

Agora, não é ridículo que grandes meios de comunicação se ponham a ironizar um número baixo de adesões a um protesto contra a mídia convocado por um blog de alguém que nem jornalista é enquanto ela mesma, mídia, com seu império bilionário, fez pouco melhor?

A Polícia Militar diz que o Movimento dos Sem Mídia levou 100 pessoas à rua em São Paulo no dia 17 e que a mídia levou 2.500 pessoas ao Rio. Acho factível confiar nos números da PM tanto em um lugar como no outro. A foto do ato na Cinelândia mostra que eram mesmo 2.500.

Veja, abaixo, a foto aérea da Cinelândia que o portal R7 publicou às 18:42 hs. de 20 de setembro, no auge do ato.

A foto acima é da Praça Floriano, que, naquele ponto de aglomeração, tem 800 m2. Calculando-se que não houvesse “clareiras” entre a multidão e calculando-se 4 pessoas por m2, chega-se a 3.200 pessoas. Como há espaços vazios, em meio à multidão, o número de 2.500 parece razoável.

Dizem que o ato do MSM no Masp foi convocado “pelo PT”. É ridículo. O PT tem 800 mil filiados. Qualquer reunião do partido poderia reunir vários milhares. Se juntar a CUT e o MST, então, é fácil chegar a dezenas de milhares, se não mais de 100 mil.

Tem uns grandes meios de comunicação preocupados com este blogueiro a ponto de desencadearem contra ele um ataque virtual incessante e até matérias em blogs de seus funcionários. A desproporção do ataque mostra bem quanto esses veículos decaíram.

Tags: , , , , , , ,

144 Comentário

  1. “Tem uns grandes meios de comunicação preocupados com este blogueiro a ponto de desencadearem contra ele um ataque virtual incessante e até matérias em blogs de seus funcionários. A desproporção do ataque mostra bem quanto esses veículos decaíram.” Caro Eduardo, o problema com esses “grandes meios” (grandes no tamanho, mas não no caráter…) é que você é o exemplo mais ilustrativo da “mosca que caiu na sopa deles”… Assim, vivas às moscas; e que elas perturbem esses paquidermes mais e mais, tornando a vida deles insuportável!

  2. Vi que os comentaristas passaram a responder uns aos outros, o que demonstra que todos estão lendo os comentários de todos, muito bom esta interativada aqui no blog, isso aí

  3. Ley de Medios se fará quando a Record tiver competência para ser uma boa rede de TV. Ou a Carta Capital ser uma revista com alguma visibilidade.

    Hoje, a maioria de nossos maiores representantes políticos sonha com uma entrevista nas páginas amarelas da Veja.

    Portanto…

  4. Caro Eduardo, só fazer uma correção: o PT tem mais de 1 milhão e 400 mil [email protected] E nossa Victória tá linda? Beijos

  5. Pois é, mas pra isso a Record tinha que ter vontade de fazer jornalismo de verdade não é? Ela dá umas dentro e depois se inPIGna novamente, dá uma beliscada no jornalismo e depois derrapa de novo, assim não dá, ou faz jornalismo de verdade 365 dias por ano ou veste a fantasia do pig cor de rosa logo, em cima do muro é que não dá, muito psdb pro meu gosto.
    Agora vergonhosa MESMO é a nossa tv publica, aquilo sim dá uma vergonha e uma raiva sem tamanho quando a gente assiste e vê os mesmos tucanos e direitopatas de sempre das tvs comerciais com todo o espaço lá e os do nosso lado nem são convidados. Aquilo é um desrespeito ao nosso dinheiro e às nossas expectativas, até a Record está mais do nosso lado que a tv publica, aquilo é um tapa na cara da gente.

    • É isso aí, Rosangela.
      Acho que temos que pressionar o Governo Dilma para que a Tv Brasil e a NBR venham a cumprir o papel de oferecer informação de qualidade, contextualizadas,com análises bem realizadas,apresentação de visões diversas sobre um mesmo problema etc E que ao lado disso apresentem programas bem concebidos e realizados, que tenham condicões de motivar e atrair maciça audiência.
      O que será que entrava a melhoria das tvs públicas? Teriam as tvs privadas o poder de atuar para impedir a melhoria dessas tvs públicas? Ou seria a esperta direita que, ciente do poder da televisão,atua para impedir uma tv pública de qualidade?

  6. Financiamento da Saúde Pública, derrotado na Câmara:
    A grande maioria dos membros do Congresso Nacional segue a pauta do Partido Nazista da Mídia.
    Pra essa gente, dane-se o Povão.
    Deputados e senadores abrem os jornais todas manhãs para que a partir daí possam direcionar suas atitudes e posicionamentos políticos, e o pior, votações ao sabor do conteúdo(?) da mídia.
    Temos no Parlamento do Brasil uma multidão de marionetes de jornais travestidos de parlamentares.
    Vergonhoso!

  7. GRANDE .!!!!!!!!!!!!! EDUARDO GUIMARÃES!!!!!!!!BOM DIA!!!!!!

  8. Em tempo:
    Deixei o comentário anterior, também, no blog do Augusto Nunes, se publicar o fará distorcido.
    Ele costuma vetar ou distorcer meus comentários, e quando os publica, distorcidos, me chama de “Roberta”.
    Não sou “Roberta”, e se fosse não mudaria nada, como tal, não seria um frustrado como é o sr. Augusto Nunes.
    O problema dele(s) é outro: Lula 2002 e 2006. Dilma 2010 e 2014!
    Não publica, ou distorce meus comentários, mas creio que lê todos eles, e é isso que importa.

  9. É uma pena que esses movimento contra a corrupção parem, o povo brasileiro é realmente um povo conformado.

    • vai morrer porque nasceu morto. Se fosse realmente contra a corrupção, se atacasse quem suborna e não só quem é subornado, se não fosse feito para atacar um único partido, iria em frente. Mas não passa de uma invenção da mídia, do PSDB e do PFL

      • Isso já tá muito claro, concordo plenamente com você.

      • Você tocou em um ponto importante: quem suborna. Todo noticiário sobre atos de corrupção aparecem sempre os corruptos. Mas, e os corruptores, onde estão? E não me refiro aqueles que no meu ponto de vista são garotos de recado, mas os mandantes. Grande abraço.

      • A corrupção está é no congresso. Quem indica os ministros, mesmo sabendo de seu “curriculum”? E, depois de defenestrado, acabam as denùncias contra os mesmos. Na verdade o que querem esse bando de golpistas, é atacar a grande presidenta Dilma.
        Cade a indgnação contra as falcatruas do congresso? Do judiciário? Da “grande mídia golpista”? Das falcatruas estaduais e municipais? Deixem de ser hipócritas bando de desocupados.

    • Sobre este assunto, voce está inconformado por não ser bem informado. Explico com muita redundância, até: Os donos da grande mídia que estão por trás dessas manifestações anticorrupção, eles mesmos estão entre os mais corruptos do país e esse apoio de agora é apenas uma jogada daquelas cantadas e decantadas por Maquiavel em sua obra “O Príncipe”. Sacou? Ou voce acredita que eles adoram a Dilma e o Lula? ou que estejam verdadeiramente querendo acabar a corrupção? Se tivessem essa intenção teriam alardeado, por exemplo, o caso da filha do Serra, a bolinha de papel, as mais de 100 CPIs do Estado de S.Paulo contra os governos do PSDB. Sacou? Enfim, chega.

  10. O FHC, talvez já pressentindo esse novo fracasso do PSDB/Mídia decadente – sem um nome para candidato e sem propostas – volta à sua tese já manjada e ingênua, tentar desconstruir Lula e dar um afago em Dilma.
    http://br.noticias.yahoo.com/fh-diz-lula-minimiza-casos-corrup%C3%A7%C3%A3o-elogia-postura-224649661.html

    • Sabe por que isso, Antonio?????? É que o PSDB se borra de medo de LULA ser o nosso Candidato em 2014!!!!!!! EU QUERO É LULA DE NOVO, por mais oito anos.

      • A primeira vista eu também gostaria de mais lula. Mas ele não fica mais novo a cada dia que passa – precisa de sucessores pra dar conta de seu projeto e seu legado. Senão, eles vão morrer com ele. Acredito que seja por isso que ele faz o que deve: se mantém discreto e não tenta aparecer mais do que a Dilma. E ele está certo.

      • Sávio, se me permite, vou discordar de você. prefiro Dilma 2014 e Lula 2018.

  11. Toda a luta contra a midia golpista sempre será justa e gloriosa!!!!!!!!!……Parabéns Edu!!!!!!!!

    P.S. esses veículos estão decaindo desde 64!!!!!!…….agora é hora do golpe de misericórdia neles!!!!!

  12. Boa tarde amigos

    A foia abriu uma pagina na internet – http://folhaleaks.folha.com.br/ – que recebe denuncias anonimas.

    Já enviei duas denuncias:

    1 – sobre o escândalo de que 30% das emendas são compradas em SP
    2 – sobre os 17 milhões recebidos pela Globolinha.

    minha sugestão é que a cada escândalo não publicado pelo PIG, enviamos a denuncia para encher a caixa postal da foia.

  13. Mais cedo ou mais tarde esse feitiço hipócrita arrisca virar contra o feiticeiro idem. Afinal, corruptos não são os trabalhadores, nem o PT: são os megaempresários, os megaempreiteiros, os grandes banqueiros, os senhores da mídia, os barões do latifúndio, os grandes financiadores das campanhas eleitorais. Há sempre novidades à espreita nas esquinas da história. Os caminhos da história não são propriedade dos donos do poder temporal.

    • De fato,senhor Pinheiro,mais do que certa sua assertiva de que o feitiço hipocrita tem tudo para se virar contra o feiticeiro idem e até mesmo com redobrada força.Eles(os membros da elite decrepita que infelicita o pais juntamente com seu braço midiatico golpista e corrupto)se esquecem de que num mundo dominado por um processo historico inexoravel,nada é permanente.Eles(elite e PIG)perderam.

  14. Mas justo agora que o Roque Barbieri disse que deputados da Assembleia Paulista vendem emendas para beneficiar empreiteiras, prefeitos aliados e corruptores!!!!!

    Será que a famiglia Globo não pderia promover mais uma manifestação contra a corrupção que o deputado da base tucana diz que ocorre na Assembleia paulista?

  15. Eduardo Guimarães!

    Muito bem observado este detalhe abaixo que a mídia PIG, por absoluta má fé, procura distorcer, veja o meu grifo de seu artigo:

    “Dizem que o ato do MSM no Masp foi convocado “pelo PT”. É ridículo. O PT tem 800 mil filiados. Qualquer reunião do partido poderia reunir vários milhares. Se juntar a CUT e o MST, então, é fácil chegar a dezenas de milhares, se não mais de 100 mil.”

    De fato é isso mesmo, eles (PIGs) conhecem muito bem a força de arregimentamento do PT, ainda mais na Grande São Paulo para seus protestos politicos.

  16. São dois os grupos de manifestantes contra a corrupção:

    1 – os vassouristas: cujo lema é “varre varre vassourinha”, e o líder é o “eterno” Jânio;

    2 – os marchistas: querem de volta o glorioso momento da “Marcha com Deus, pela Familia e pela Liberdade”, coincidentemente tem de novo o apoio da Santa Igreja, dos jornais, televisão, rádios…

    Um abraço

    Pimenta

    • Depois que o Jânio saiu, fizeram um “poeminha” acerca de sua vassoura:

      Ontem alegrias imensas,
      hoje tristezas profundas,
      ontem vassoura no peito,
      hoje vassoura na bunda.

      Esse pessoal do “cansei” tá precisando é de uma vassoura na b…

  17. Eduardo, estou esperando teu elogio ao grade discurso da Presidenta na ONU. Fiquei muito orgulhoso. Vovê vive falando que ela não fala.

  18. Parabens Eduardo!

  19. Eduardo Guimarães, parabéns! Quando um cara consegue incomodar a grande mídia – PIG, é sinal que está brilhantemente exercendo a cidadania plena e cobrando ética e moral a favor do povão brasileiro.

  20. Vi a transmissão dos 10 anos da Forum. O Dirceu sentou de seu lado einh? Daqui a pouco vão botar no twitter que Eduardo Guimaraes, organizador do ato “a favor’ da corrupção se encontra com Dirceu em reunião de blogueiros chapa branca.
    Se prepara que o chapa vai esquentar cada vez mais, Edu

  21. Edugim:
    O PIG esta desesperado arma tudo isto que vemos. o Sr. reportou ,e ñ da em nada ,oos protestos armados pelo PIG tua luta ñ é em vao olha só o que “O Valor Economico” e o jornal do qual assino “A Noticia” manchete de Capa :QUERIDINHO DA IMPRENSA
    O Brasil que virou manchete
    a semana passada, a revista “Newsweek” chegou a 1,5 milhão de leitores no mundo com Dilma Rousseff na capa. A publicação trazia o relato de uma dupla reviravolta: a de uma ex-presa política que virou presidente e a de um Brasil acostumado ao fracasso elevado à condição de potência econômica. A revista era sintoma de uma guinada: a de um País tratado com descaso pela imprensa transformado em usina de manchetes.DIZ QUE NO PASSADO DEIXAMOS DE SER:Ja não somos mais o país do Carnaval, do futebol e das florestas ameaçadas e por ai vai
    O Brasil esta superando mossas dificuldades temos uma Presidenta EX-Presa Política do país que cresce apesar da crise.http://www.clicrbs.com.br
    Avante Brasil
    Forte abraço
    @Patimpudim

  22. Bravo Edu e Bravo, Edu!

  23. Cada comentário que se lê, mais enriquecemos nosso conhecimento.Ao contrário dos blogs “limpos”, aqui só há propostas positivas,evolutivas,includentes.O Consórcio do inferno(psdb+dem+pig) está sem bandeiras e sem propostas para 2014 e estão murchando mais ainda no Nordeste(suas lideranças estão pulando fora daquele barco sem futuro).No Nosso Ceará,muitas lideranças do psdb estão migrando para a base do Governador CID Gomes e da presidenta Dilma, ou seja, o vampiro vai tomar uma surra pior do que a de 2010(77% a 23%).O estado do Ceará ganhou mais 02 Novas Universidades Federais(UNILAB e Universidade federal Regional do cariri) e 04 Novos Campis, al[ém de 06 novos IFETs.Perguntem aos demotucanos quantosm destes eles construíram no nefasto periodo deles(1995-2002).A resposta: ZERO, só fecharam ,destruíram,desmontaram e sucatearam os orgãos públicos existentes.Tucanos são iguais a ganfanhotos -Por onde passam só fica o rastro de destruição;vade retro corja…

  24. A torcida do América ia ficar com ciúmes, levaram menos gente que o colorado carioca leva ao seu estádio. Eduardo, 2,5 mil é muito otimismo, não tenha 1,5 gatos escaldados.

  25. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Estou morrendo de alegria em debochar dessa corja midiática e dos seus sabujos amestrados. Tenha certeza que ataque contra você é um atestado que emitem sobre a nossa vitória. Afinal, ESTAMOS VENDO COM UM PRAZER INDESCRITÍVEL O FRACASSO DE “MANIFESTAÇÕES” ENLATADS CONVOCADAS POR GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO(E NÃO SÓ POR ELES, MAS POR TODO O RESTO DA CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA; EMPRESÁRIOS, BANQUEIROS, LATIFUNDIÁRIOS, GERENTES DE MULTINACIONAIS, POLÍTICOS DE DIREITA), GENTE NÃO APENAS DETENTORA DO PODER DE FALAR SOZINHO PARA 100% DOS BRASILEIROS(OBTIDO GRAÇAS À CENSURA QUE PROMOVEM CONTRA TODOS OS QUE DELES DIVERJEM), MAS TAMBÉM COM RECURSOS PARA COMPRAR MANIFESTANTES(COMO JÁ O FIZERAM NAS “PASSEATAS” QUE FABRICARAM EM 64), E QUE, MESMO COM TODA ESSA ESTRUTURA, TIVERAM RESULTADOS MAIS DO QUE MEDÍOCRES(RECEBERAM MENOS DE 5% DAS ADESÕES PROMETIDAS NA INTERNET : DE 30.000 PROMESSAS, 2.500 COMPARECIMENTOS), SENDO SUPERADOS ATÉ MESMO PELAS PASSEATAS CONVOCADAS POR UM BLOGUEIRO DE ESQ

    • Meu primeiro comentário(enviado às 20:42)foi remetido incompleto devido a alguma falha no Sistema de envio do blog(já que não “cliquei” na tecla virtual destinada à remessa do texto). Peço que o retire, mantendo apenas o segundo, remetido às 20:53. Obrigado, desculpe e por favor não publique este texto!

  26. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! Estou morrendo de alegria em debochar dessa corja midiática e dos seus sabujos amestrados. Tenha certeza que ataque contra você é um atestado que emitem sobre a nossa vitória. Afinal, ESTAMOS VENDO COM UM PRAZER INDESCRITÍVEL O FRACASSO DAS “MANIFESTAÇÕES” ENLATADS CONVOCADAS POR GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO(E NÃO SÓ POR ELES, MAS POR TODO O RESTO DA CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA : EMPRESÁRIOS, BANQUEIROS, LATIFUNDIÁRIOS, GERENTES DE MULTINACIONAIS, POLÍTICOS DE DIREITA), GENTE NÃO APENAS DETENTORA DO PODER DE FALAR SOZINHO PARA 100% DOS BRASILEIROS(OBTIDO GRAÇAS À CENSURA QUE PROMOVEM CONTRA TODOS OS QUE DELES DIVERJEM), MAS TAMBÉM DOS RECURSOS PARA COMPRAR MANIFESTANTES(COMO JÁ O FIZERAM NAS “PASSEATAS” QUE FABRICARAM EM 64), E QUE, MESMO COM TODA ESSA ESTRUTURA, TIVERAM RESULTADOS MEDÍOCRES(RECEBERAM MENOS DE 5% DAS ADESÕES PROMETIDAS NA INTERNET : DE 30.000 PROMESSAS, 2.500 COMPARECIMENTOS), SENDO SUPERADOS ATÉ MESMO PELAS PASSEATAS CONVOCADAS POR UM BLOGUEIRO DE ESQUERDA, PRESIDENTE DE UMA ONG QUE MAL TINHA RECURSOS PARA PRODUZIR FAIXAS(lLEMBREMOS QUE A MANIFESTAÇÃO DO MSM CONSEGUIU UM NÚMERO DE ADESÕES QUE, EM RELAÇÃO AOS QUE SE COMPROMETERAM NAS REDES SOCIAIS, FOI MAIOR : EM TORNO DE 9%). E o que esses números refletem? Mostram evidentemente que nosso empenho para conscientizar os brasileiros está colhendo frutos; mas, muito mais do que isso, evidenciam que a população evoluiu; que as pessoas não são mais a massa de manobra do passado(comprada ou manipulada conforme os interesses da classe dominante); que os oito anos de Lula, com a distribuição de renda, a conscientização e o aumento da escolaridade que promoveram, geraram “frutos intangíveis” que tornam-se visíveis em momentos como esse, que desabrocham nas ocasiões em os brasileiros resolvem tomar as rédeas de seu destino nas mãos, ocasiões que tornam-se cada vez mais frequentes num país que vê seu povo aos poucos libertar-se da apatia que sempre o caracterizou e gritar para os fascistas que nos controlaram durante 500 anos que não mais os os admitirão no poder, que não querem seu modelo excludente e desumano reimplantado, que fizeram opção por um outro país, livre, soberano e justo, e não permitirão que ninguém imponha seus objetivos mesquinhos diante das escolhas da maioria.

  27. Pauta oca

    As manifestações fracassaram. Reunir cem testemunhas sob o Masp ou duas mil na Cinelândia soa mais ou menos desapontador segundo a força midiática a serviço de cada evento, mas as expectativas eram bem outras. E a promessa de engajamento popular não se realizou.

    Evito comemorar a tal mobilização da juventude ou uma pretensa conscientização da sociedade como fenômenos positivos em si. Nada disso é novo, nem tão disseminado ou espontâneo quanto alguns acreditam. Pelo contrário. Na tradição de lutas estudantis, sindicais e partidárias, essa gritaria moralista parece algo insípida e mesmo artificial. O Rock in Rio, por sua vez, lotou.

    Protestos genéricos fazem sentido quando sua própria realização simboliza uma vitória, como ocorre nos regimes autoritários. Em democracias, repetir jargões difusos redunda em desperdícios de energia contestatória. Ainda que exigissem o afastamento de Dilma Rousseff, os manifestantes pelo menos teriam um diferencial, um objetivo palpável. A fraqueza desses eventos sobressai na maneira como os diversos interesses envolvidos procuram se apropriar deles para atacar ou defender o governo federal, o Congresso, o Poder Judiciário, a mídia, o PT, o PSDB, o capitalismo.

    Para evitar novas decepções futuras, seria prudente desmitificar um pouco o papel da militância virtual, conferindo estatura realista às redes sociais. E partir logo para a árdua tarefa de estabelecer plataformas específicas, incontroversas, calcadas em vias legais e objetivas de viabilização. Projetos de lei e votações no STF, por exemplo.

    Os festejados movimentos estrangeiros, que encantam os sonhos dos agitadores afoitos, devem-se à natureza das reivindicações e não à plataforma divulgadora. É a mensagem, não o meio, que faz essa diferença.

    http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

  28. Pauta oca

    As manifestações fracassaram. Reunir cem testemunhas sob o Masp ou duas mil na Cinelândia soa mais ou menos desapontador segundo a força midiática a serviço de cada evento, mas as expectativas eram bem outras. E a promessa de engajamento popular não se realizou.

    Evito comemorar a tal mobilização da juventude ou uma pretensa conscientização da sociedade como fenômenos positivos em si. Nada disso é novo, nem tão disseminado ou espontâneo quanto alguns acreditam. Pelo contrário. Na tradição de lutas estudantis, sindicais e partidárias, essa gritaria moralista parece algo insípida e mesmo artificial. O Rock in Rio, por sua vez, lotou.

    Protestos genéricos fazem sentido quando sua própria realização simboliza uma vitória, como ocorre nos regimes autoritários. Em democracias, repetir jargões difusos redunda em desperdícios de energia contestatória. Ainda que exigissem o afastamento de Dilma Rousseff, os manifestantes pelo menos teriam um diferencial, um objetivo palpável. A fraqueza desses eventos sobressai na maneira como os diversos interesses envolvidos procuram se apropriar deles para atacar ou defender o governo federal, o Congresso, o Poder Judiciário, a mídia, o PT, o PSDB, o capitalismo.

    Para evitar novas decepções futuras, seria prudente desmitificar um pouco o papel da militância virtual, conferindo estatura realista às redes sociais. E partir logo para a árdua tarefa de estabelecer plataformas específicas, incontroversas, calcadas em vias legais e objetivas de viabilização. Projetos de lei e votações no STF, por exemplo.

    Os festejados movimentos estrangeiros, que encantam os sonhos dos agitadores afoitos, devem-se à natureza das reivindicações e não à plataforma divulgadora. É a mensagem, não o meio, que faz essa diferença.

  29. Essa merreca de gente aí nós aqui da rua juntamos nos finais de semana aqui no nosso bairro pra fazer festa de aniversário. Se o PiG com todo seu poder e maldade contra Lula, Dilma e o PT, só consegue juntar isso aí, então só posso dizer o seguinte: coitados!

  30. Sinceramente, eu acho essa obsessão pela tal “mídia” que vocês se atrelam é um pouco exagerada. Existem os dois PIGS, o partido da imprensa golpista e o partido da imprensa do governo. Este último financia ainda um sem número de blogs como este aqui que defendem com unhas e dentes um partido, independentemente do que ele venha a fazer. Partido e governo são coisas distintas. E corruptos e corruptores são duas ingratas e ridículas faces da mesma moeda suja de lama. Vocês acham mesmo que se a tal “mídia” que tanto defenestram quisesse mover um movimento contra a corrupção seria tão tímido como comentam? Digo mais, não considero o movimento que nasce apartidário e sem o know how do PT — que perdeu a decência e o monopólio das ruas por motivos óbvios — fracassado. O que acontece nas ruas é só uma parte, uma pequena expressão de sentimento e de percepção de setores mais amplos e que tem todo o direito de se manifestar.

    • É mentira que o governo financia um sem número de blogs. Este, por exemplo, jamais recebeu um centavo de dinheiro público

  31. Repar: carta à revista Época

    A Petrobras repudia as informações sobre supostas irregularidades em obras na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), publicadas pela revista Época na matéria “Dinheiro saindo pelo duto”.
    RESPOSTA:

    AÇÃO DE CHEFES DO CRIME ORGANIZADO NO PODER

    Essa trama é antiga, vejamos o seu resumo:

    O Gabrielli, que preside a Petrobras, é o tesoureiro do Lula. Por isso que permanece no comando da empresa.
    O Lula, por sua vez, ao término do seu governo, virou agora operador junto aos grandes prestadores de serviços da empresa, ou seja junto as empresas âncoras da estatal. Os picaretas dessa trama são criminosos recorrentes, que estão nas áreas de serviços e abastecimento da empresa. Note-se que todos os problemas de super-faturamento na PETROBRAS, envolve sempre a área de serviços e de abastecimento. Cabe a essa investigação, ao menos responder o por quê disso?

    A Quadrilha da Petrobras, tem nome e endereço certos, vejamos:

    I – Todo o esquema foi montado ainda, quando o Zé Dirceu era o Chefe da Casa Civil. Organizando as indicações para os seus “afilhados” (que permanessem nos seus cargos, e ele -Zé- é quem manda) para assumirem as diretorias dentro de um acordo de fachada com os partidos da base aliada do governo. Mas todos são compromissados com o PT.

    II – Com a sua saída do Governo, passou ele ea sua turma, a agirem com muito maior velocidade, e apoio do Planalto, dentro da cadeia produtiva de Petróleo e Gás.
    a – O Paulo Roberto Costa: Diretor de Abastecimento, nomeado como se fosse do PP, com uma armação dentro do partido entre Pedro Corrêa e José Janine (ex-deputado, morreu em 14/09/10) pivôs do mensalão. Juntos com Ex-ministro de Lula, Walfrido Mares Guia, que nomeou a época o adjunto de Paulo Roberto Costa, o jovem Allan Kardec, hoje diretor da ANP.

    III – O Diretor de Serviços: Renato de Souza Duque, e seus gerentes: Marco Aurélio da Rosa Ramos, Luiz Guilerme de Cerqueira Varêda, Carlos Juvenal C. da Fonseca e Roberto Gonçalves. São os encarregados de legalizarem tudo dentro desse esquema bilionário. Esquentar é a ordem. Todos estão milionários, e o dinheiro desses contratos Bilionários está sendo esquentado dentro das próprias empresas no Brasil. A cobertura política é do Sarney, do Renan Calheiros, do Lobão e do Lula. Os quais recebem os seus Royalties.

    EXEMPLO:

    O dinheiro que o ex-ministro Palocci, recebeu da WTORRE, o qual a empresa diz não prestar serviços ao governo federal, na verdade saiu do contrato sem licitação com a PETROBRAS, no valor de US$ 25 bi, para a construção de oito novos cascos de navios-plataforma para produção e estocagem de petróleo em alto-mar , no estaleiro Rio Grande (RS). Diga-se, um estaleiro que estava morto no rio grande. Só não sabem disso a Polícia Federal eo TCU. É necessário que se investigue essa quadrilha, que devem ter cometido novos crimes de evasão de divisas e que o MPF e a Polícia Federal investiguem a evolução patrimonial destes.

Trackbacks

  1. Protestos “contra a corrupção” têm os dias contados « Blog do EASON
  2. São Paulo indignado com a corrupção federal… Em São Paulo, não tem corrupção?? « Toni Gumauskas
  3. O que marcou a política em 2011 | Blog da Cidadania

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.