Pesquisas revelam descrédito da grande imprensa e da oposição

Na semana que termina, foram divulgadas duas pesquisas de opinião que permitem conclusões que vão além daquilo que pretenderam apurar. Uma delas foi feita pelo Instituto Análise, do sociólogo Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça de Eleitor, e a outra é de autoria do sociólogo tucano Antonio Lavareda.

Ambas revelam um quadro desalentador para uma oposição que, a despeito de contar com um apoio propagandístico e estratégico da grande imprensa que dispensa maiores comentários, há quase uma década vem fracassando em voltar a ser uma real alternativa de poder, aos olhos da população.

O que mais chama atenção é a resiliência da popularidade do ex-presidente Lula. Nove meses após deixar o poder, período durante o qual tem sofrido uma campanha negativa na imprensa ainda maior do que a que permeou seus dois mandatos, e ainda não tendo mais os meios de se manifestar que a Presidência da República concede naturalmente aos seus ocupantes, sua popularidade está mais forte do que nunca.

A pesquisa do instituto Análise mostra que, após oito meses (foi fechada em agosto) de governo Dilma, a boa lembrança de Lula continua intacta entre o eleitorado e influenciando decisivamente o jogo político e eleitoral. Para Alberto Almeida, coordenador do instituto, um dos dados que chamam mais atenção é a permanência da popularidade de Lula – o que o torna um fator de extremo desequilíbrio no jogo presidencial.

Durante o seu governo, Lula alcançou 80% de aprovação (ótimo + bom). Agora, com a artilharia da mídia contra si, as teses sobre “herança maldita”, as “marchas contra a corrupção” convocadas pela mídia e que visam seu período de governo, a aprovação do ex-presidente subiu e chegou a 82%. Segundo Almeida, “Isso significa que o eleitorado está com saudades de Lula”.

Ironicamente, a pesquisa divulgada pelo jornal Valor Econômico revela ainda um fato que, analisado pelo prisma correto, mostra que a grande imprensa, além de não ter credibilidade para desmoralizar Lula, pode estar reduzindo a popularidade da presidente Dilma com sua tentativa de forjar uma suposta ruptura política e administrativa de seu governo com o de seu padrinho político.

A aprovação ao governo Dilma é exatamente a metade da de seu antecessor: 41% de  “ótimo” e “bom”. E enquanto 3% dos entrevistados consideram que Lula foi ruim ou péssimo, 16% avaliam Dilma como tal. Nesse aspecto, as tentativas da presidente de tentar manter uma relação civilizada com a imprensa podem estar sendo vistas como “traição”.

A pesquisa também mostra que o governo Lula se tornou medida de comparação para o povo. Os que aprovam a administração Dilma Rousseff justificam a opinião com a percepção que têm de que a presidente está “dando continuidade ao que o Lula fez”.

Para os que previsivelmente dirão que a pesquisa do instituto análise é “comprada”, que o instituto é “petista” etc., vale analisar pesquisa levada a cabo pelo cientista político tucano Antonio Lavareda, pesquisa que, na semana que termina, pôs o PSDB em pânico.

Caciques tucanos se insurgiram contra a divulgação da pesquisa devido ao quadro tétrico que revelou, pois confirma todos os dados da pesquisa do instituto análise e mais alguns outros, todos altamente negativos para a oposição. Revela que, hoje, tanto José Serra quanto Aécio Neves não teriam a menor chance numa disputa com Dilma e muito menos com Lula.

Por fim, o PT pode dormir tranqüilo por conta da forma como o alto escalão tucano avaliou a pesquisa de Lavareda. Ao menos na visão do presidente do partido, Sergio Guerra, os tucanos devem insistir nas táticas de luta pelo poder que permearam a década passada.

Em primeiro lugar, a idéia “brilhante” dos tucanos é a de insistir ainda mais na teoria de que tudo que Lula realizou se deve ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Julgam que, apesar de a grande imprensa repetir essa teoria há quase 10 anos, ela ainda não se fixou na mente do eleitorado porque nas campanhas eleitorais o ex-presidente costuma ser “escondido” pelo seu partido.

A avaliação tucana não debita essa ocultação de FHC pelos seus pares à péssima lembrança que seu governo deixou nos brasileiros e que foi a responsável pela tentativa praticamente desesperada de votarem no enigma Lula em 2002, buscando como que uma última alternativa para um país que parecia não ter jeito antes de o PT chegar ao poder.

Por absurdo que pareça, a interpretação da oposição declarada e da dissimulada é a de que FHC só não desfruta de bom conceito por conta de não ser suficientemente exaltado e, assim, imprensa e oposição partidária podem passar a empreender uma forte campanha pela reabilitação de seu “legado”.

E não fica só nisso, o delírio conservador. Devido ao grande “sucesso” das campanhas moralistas que a direita empreendeu contra o governo Lula e que continua empreendendo contra o governo Dilma, a avaliação do presidente do PSDB e da parcela do partido que o apóia é a de que se deve insistir ainda mais na criminalização do PT e do ex-presidente Lula.

É possível prever, assim, que, nos próximos meses, oposição e mídia devem intensificar o denuncismo contra o legado de Lula e contra o governo Dilma, bem como a exaltação da era FHC e a difusão da tese de que tudo que está acontecendo de bom hoje no país se deve a um governo que terminou, em 2002, sob forte desaprovação da sociedade.

Dilma, Lula e o PT deveriam agradecer aos adversários. Se bobear, ainda farão com que Lula seja canonizado.

Tags: , , , , , , , ,

94 Comentário

  1. O protesto dos gregos no dia de ontem contra a equipe do FMI que foi verificar o andamentos das medidas impostas a Grécia de privatizações, cortes de aposentadorias, redução de salários e garantias sociais me lembrou o desastrado governo do PSDB, quando essas caras nos impuseram a mesma coisa por empréstimo de míseros 30 bilhões pra que o Brasil não quebrasse. Hoje as reservas brasileiras passam dos 300 bilhões. PSDB, DEMos e seus políticos corruptos e incompetentes, nunca mais.

    • O PT tem que rebater os ataques doS desesperados tucanos, uns , até malucóides como o Senador Mario Couto do Pará, outros cínicos como o Duarte Nogueira, o que não dar é prá ficar no canto do ringue esperando porrada. Sou adepto de que a Melhor defesa é o Ataque. À Luta PT, nós somos maioria na câmara e no senado e temos que tratorar essa turma que ferrou o Brasil e os Brasileiros, inclusive EU, como aposentado com uma tunga de 40% da minha aposentadoria devido o fato previdenciário criado pelo FHC, DEM, PSDB E PPS.

  2. Caro Eduardo, sabe aquele vizinho chato, sempre reclamando de tudo, pentelhando, que voce tolera mas que corta caminho quando percebe que ele vai chegando? Assim é o PIG e seus “colonistas” enjoados e metidos: deitam falação, preconizam a desgraceira geral que o povo escuta por um ouvido e sai pelo outro… E aí entra em cena uma palavrinha mágica COMPARAÇÃO e isto é fatal para as pretensões oposicionistas dos profetas do caos: esse mesmo povo COMPARA o que foi feito por eles( demotucanalhaspps e apoiadores midiáticos) quando foram governos com o que está sendo feito nesses 09 anos de Lula/Dilma…. e o resultado é o que já sabemos.Como se diz : os cães ladram e a caravana passa!

    • Caro, no entanto é impressionante o quanto tem de gente, razoavelmente esclarecida, que ainda usa estes meios para se (des)informar. Um pá de colegas meus, alguns ocupapam cargos de chefia e até executivos, leem sistematicamente a “veja”.
      Consegui, por outro lado, que alguns parentes não renovassem a assinatura do panfleto do PSDemB….

  3. A direita é delirante. A direita é estapafurdia. A direita é de uma nota só(“corrupção” da Esquerda). A DIREITA MIDIATICA-PARTIDÁRIA É AMADORA. Para que ninguem tenha dúvida disso, NÓS A PAUTAMOS, em um caso até simples(não tão simples assim): A questão ESQUERDA X DIREITA. Fizeram, décadas a fio, questão de “sumir” com a palavra ESQUERDA e seu amplo siginificado patriotico, claro. Resultado pra direita? SIFU. Ainda, nessa mesma questão,: Quem tem coragem de se intitular sendo de DIREITA? NINGUEM. Ser de direita É DOENÇA. Partiu de nós essa percepção(ainda falta muito)., a todos, dar nome aos inimigos. E a direita é a INIMIGA DA HUMANIDADE. Os fatos daqui e do mundo(falido por ela direita) comprovam isso. Isso tudo a meu ver, claro. Só não é a “meu ver”, pelo fato de ser CONSTATAÇÃO MUNDIAL é a de que LULA É O SABIO. LULA É NOSSO SUPER “STAR”. LULA É A LENDA.

  4. hehehe
    é só dar a corda que eles fazem o serviço sozinhos, claro que vocês já leram mas:

    BRASIL SE ARMA CONTRA A RECESSÃO MUNDIAL: FHC ACHA ‘PRECIPITADO’

    Governo amplia protecionismo à indústria e vincula crédito do Pronaf à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas com pelo menos 60% de conteúdo nacional. Medida identica,com requisito de 65% de nacionalização, foi tomada em relaçao ao setor automobilísco. Nessa mesma direção, a Presidenta Dilma anunciou um pacote de incentivos à indústria da defesa (leia matéria nesta pág). Trata-se de usar o poder de compra do Estado para fomentar e manter o nível do investimento na crise. Exigência de conteúdo nacional norteará também o acesso a incentivos fiscais na produção de computadores, tablets, televisores etc Ações refletem a convicção de que é preciso fortalecer o mercado interno ante a perspectiva de longa contração na economia internacional. Ilustra esse diagnóstico o drástico recuo nas cotações das commodities, que em setembro registraram as maiores quedas desde a crise de 2008. Outro sintoma: o efeito irrelevante da ampliação (acanhada para o tamanho da crise) do Fundo Europeu de resgate financeiro que teve o apoio alemão esta semana. No dia seguinte as Bolsas despencaram. O mundo escorrega para a recessão. Mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu a campo, na 5ª feira, segundo o jornal Valor Econômico, para qualificar como ‘ precipitado’ o corte nas taxas de juros no Brasil. Reconheça-se no tucano o mérito da coerência. Em crises mundiais anteriores, na sua gestão, a resposta sempre foi doutrinariamente ortodoxa e pró-cíclica: aumento dos juros, arrocho no salário mínimo, redução do crédito, cortes brutais no gasto público, perda de receita fiscal e salto no endividamento público. Com alguns efeitos colaterais, a saber: quebra do Estado, perda de reservas, colapso da infraestrutura, desemprego e fuga de capitais. A avaliação veio nas urnas em 2002, 2006 e 2010.

    Carta Maior (atalho aí do lado)

  5. Ahhh,se não fosse o Pig e a sua “benemérita” ação em favor do PSDB,provavelmente teríamos mais um na lista de espécie extintas.Mas parece que este esforço é como apagar incêndio com copo d’água.Fica tentando conclamar ajuda,apontando a doença corrupção como um dos fatores da extinção,e descobrem que estão sozinhos desta vez.Talvez eles descubram que quem está em perigo também,e, eles mesmos e seus velhos hábitos são a maior ameaça a sua sobrevivência.

  6. Lula é o nosso eterno presidente. Taí as pesquisas que comprovam isso. Lula é realmente o marco na história política do Brasil. O Brasil de antes do Lula e o depois de Lula. Apesar de toda a barulheira de nossa mídia preconceituosa não tem como negar: o Brasil mudou a sua cara. Hoje somos um país respeitado lá fora. O Brasil que outrora era conhecido apenas como o país do Pelé, um país que não devia ser levado a sério segundo De Gaule, hoje é um país visto como uma futura potência mundial. Só temos que comemorar os sucessivos prêmios de reconhecimento internacional ao nosso grande Lula. Só posso dizer muito obrigado Lula. O Brasil inteiro te agradece.

    • O Brasil de fato é muito respeitado lá fora: o país da bunda, das mulheres fáceis, da falta de leis, da exploração de menores…
      Talvez bloqueiem meu comentário. Não seria estranho, pois estamos na ditadura do século 21.

  7. O povo deve pensar que é novela as noticias da globo, e como novela tudo é mentira, ninguem acredita, pior é que é mentira mesmo. A globo não é seria como diria De Gaulle.

    APARECIDA DE GOIÂNIA.

  8. É uma pena mesmo, O Brasil só tem a perder com um oposição fraca. Acho que falta um partido de Direita de verdade.

  9. Quero saber poque não publicaram meu comentário. Não entendi.Preciso saber a causa.

  10. Que todos os “sádicos” que gostam de ver o sofrimento alheio, cliquem abaixo, para ver os comentários dos reinaldetes sobre o abandono que o PSDB cometeu com dr. Chirico, bastante ferido, no acostamento da estrada pedagiada:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mas-afinal-o-que-quer-o-psdb-sei-la-eu/#comments

    Quanto sofrimento, quanta lamúria, que chororô…

  11. Parece piada, mas é isso mesmo o PSDB vem dizendo que o FHC é desaprovado porque as campanhas deles o esconderam. É que eles acreditam piamente que o povo brasileiro é burro e sem momória. kkkkkk

  12. Eh, eh, eh,…

    O melhor a dizer para este pessoal da matilha pró-PSDB é que, o fato de jogar Bom-Ar, apenas disfarça o fedor daquilo de onde desprendeu e que, infelizmente,(ou felizmente para o povo) m* continua a ser m*.

  13. Vamos ser burro assim lá no Instituto Milenium! Pela primeira vez em minha vida, quase(e eu disse “quase”, mesmo assim não consegui)que fico feliz pelo PSDB existir! A miopia dessa gente ao analisar pesquisas é proporcional à cegueira que têm ao analisar a Sociedade brasileira! A POPULAÇÃO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA ESSE “DENUNCISMO” HIPÓCRITA DOS BARÃO DA COMUNICAÇÃO, DE SEUS “JORNALISTAS” AMESTRADOS E DOS POLÍTICO DEBILÓIDES DA DIREITA! Os brasileiros sabem; em sua compreensão política que ainda é simples, todavia sofistica-se a cada dia; que “isso tudo é coisa que todo político faz” e que o que interessa é “a melhora que Lula promoveu em nossa vidas. Por isso que eles não gostam de Lula”. Essa é a visão do brasileiro médio, a que se ouve nas ruas e, apesar de sua argumentação simples(resultado das sequelas que a despolitização e a violência da direita promoveram em nosso povo)traduz uma percepção bastante profunda : A população percebe claramente a distribuição de renda e o fortalecimento da Economia que Lula realizou, como também enxerga a mentira que esconde-se por trás do “denuncismo” seletivo dos barões midiáticos e de seus lacaios amestrados.OS NÚMEROS DESSAS PESQUISAS MOSTRAM QUE MINHAS OBSERVAÇÕES SÃO O RESULTADO DE UMA CONSTAÇÃO DA REALIDADE E NÃO UMA EXPRESSÃO DE DESEJOS RECÔNDITOS, COMO O SÃO OS DELÍRIOS ESQUISOFRÊNICOS DOS TUCANOS E DOS “COLUNISTAS” RETARDADOS DE NOSSA MÍDIA. Para se ter uma ideia da maluquice dessa gente, vamos a um exemplo : apesar dos números que poderiam ser ainda melhores, Dilma teve um aumento de popularidade, sendo que o crescimento maior ocorreu na região Sul, fato inédio, já que essa região(como também o Sudeste)são marcados pelo gigantesco atraso político). Assim, pela primeira vez o Nordeste foi superado como a região onde a popularidade de Dilma mais aumenta. Diante desse fato, a “interpretação brilhante” de nossos “jornalistas” muares foi a de que a imbecil “faxina” de Dilma teria causado o aumento de sua popularidade no Sul, o que evidencia uma leitura para lá de distorcida dos fatos. Para começar, A POPULARIDADE DE DILMA JÁ É TÃO ALTA NO NORDESTE(REGIÃO CARACTERIZADA PELA EVOLUÇÃO POLÍTICA E PELA TRADIÇÃO PROGRESSISTA E DEMOCRÁTICA)QUE SERIA MAIS DO QUE ESPERADO QUE SEU CRESCIMENTO SE TORNASSE MENOS ACELERADO, UMA VEZ QUE SÓ RESTAM ENTRE A MINORIA QUE NÃO A APÓIA EM MINHA REGIÃO, AQUELES ATAVICAMENTE CONSERVADORES, PORTANTO COM MENOS CHANCES DE MUDAREM DE OPINIÃO(NORMALMENTE CONSTITUEM A ÍNFIMA MINORIA QUE AINDA DÁ CREDIBILIDADE AOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO). Quanto ao aumento no Sul ter sido causado pela tal “faxina” : É UM DELÍRIO PARA LÁ DE ALUCINADO! SE FOI EXATAMENTE QUANDO DILMA INTERROMPEU A TAL “FAXINA”(MOVIDA PELO DENUNCISMO SELETIVO DA MÍDIA HIPÓCRITA)QUE SUA POPULARIDADE CRESCEU NAQUELA REGIÃO MAIS DO QUE EM TODO O BRASIL, COMO PODERIA SER A “FAXINA” A CAUSA DESSE CRESCIMENTO, ESQUISOFRÊNICOS DE GRAVATA!? O MAIS PROVÁVEL É QUE, APESAR DA TRADIÇÃO REACIONÁRIA E ATÁVICA, O SUL FINALMENTE TENHA COMEÇADO A DESPERTAR PARA O PROGRESSO QUE O BRASIL VIVE(NINGUÉM CONSEGUE SER TÃO BURRO DURANTE NOVE ANOS)E, DEVIDO A ESSE DESPERTAR ATRASADO, A POPULARIDADE DE DILMA TENHA DADO UM SALTO ENTRE OS ACORDADOS! O QUE NÃO DÁ É PARA ATRIBUIR-SE UMA CONSEQUÊNCIA EXATAMENTE À CAUSA QUE NÃO MAIS EXISTIA QUANDO ESSA CONSEQUÊNCIA SURGIU. DESAFIA A SANIDADE, COMO TAMBÉM A MAIS ELEMENTAR LÓGICA CARTESIANA!

Trackbacks

  1. Pesquisas revelam descrédito da grande imprensa e da oposição … | Vivo Media Group
  2. Onde o PSDB pisa, vira cinza « Ficha Corrida

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.