Guerra de números na Cinelândia e o que Juan Arias não entendeu

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Antes de qualquer coisa, há que apontar um fato que não pode ficar sem explicação. Por volta das 19:00 hs. de terça-feira, 20 de setembro de 2011, o site de O Globo e o portal R7 divulgavam números absolutamente incompatíveis sobre o comparecimento de manifestantes à Cinelândia, no Rio, para protestar “contra a corrupção”.

Veja

Site de O Globo

Site R7

Mais tarde, por volta das 19:30 hs., o blogueiro da Globo Ricardo Noblat divulgava um terceiro número.

Veja

Blog do Noblat

O portal IG divulgou um quarto número.

Veja

Site IG

Por último, na internet, o portal UOL aderiu ao número de Noblat.

Veja

Site UOL

Todos os sites dizem que o número de manifestantes foi divulgado pela Polícia Militar.

Mas não ficou por aí. Por volta das 21 horas, o Programa Globo News em Pauta entrevistou o repórter Caco Barcelos, que esteve na Cinelândia e deu um quinto número: 3 mil manifestantes. Apesar disso, considerou o ato “uma decepção”.

Veja

Barcelos tem razão. Conforme a mídia vinha anunciando, esperava-se um público incomensuravelmente maior. Abaixo, o portal Terra falava que o número esperado girava em torno de 25 mil pessoas.

Veja

Site Terra

Esperava-se tanto porque mais de 30 mil pessoas prometeram aderir ao ato na página do Facebook em que foi divulgado e na qual se recebeu adesões. Isso porque o ato no Rio recebeu da grande imprensa brasileira toda divulgação que poderia, chegando alguns veículos a colocar seus jornalistas para convocar manifestantes.

No site do jornal O Globo, a informação de que os que organizaram o ato deste 20 de setembro na Cinelândia chegaram a ser entrevistados pelo veículo, que publicou a entrevista. A Globo News cobriu o ato e, antes de ocorrerem, foram mencionados em vários programas da emissora.

Veja

Site de O Globo

No portal da Veja, um dos mais lidos do país, na manhã desta terça-feira o blogueiro Reinaldo Azevedo já anunciava o protesto e convocava manifestantes no melhor estilo deste blogueiro aqui, com a diferença de que aquele tem espaço em um dos maiores portais de jornalismo na internet e é um jornalista famoso.

Olhe, mas não veja.

Site da Veja

Quem tem razão? O Globo, o R7, o IG, o UOL ou Noblat? Qu