Caco Barcelos: “Faço jornalismo, não militância política”

Não poderia deixar de abordar um belo momento do jornalismo brasileiro, a prova definitiva de que não se pode discriminar profissionais que, até por falta de opção, trabalham para o oligopólio pretensamente imperial e antidemocrático que domina a comunicação no Brasil.

Na terça-feira (20), por volta das 19 horas, foi ao ar o programa da emissora a cabo Globo News, o “Em Pauta”, apresentado pelo jornalista Sergio Aguiar, que entrevistou o jornalista Caco Barcelos e teve a participação virtual da jornalista Eliane Cantanhêde.

O começo da entrevista deixa bastante claro que Barcelos, um repórter renomado e corajoso, não seria presa fácil para a manipulação de seus empregadores. Reproduzo, a seguir, esse diálogo entre entrevistador e entrevistado.

Sergio Aguiar — Vamos explorar esse seu lado repórter, primeiro: como é que estava a manifestação, lá?

Caco Barcelos — Três mil pessoas me parecem uma forte manifestação “virtual”; o Facebook fala mais de 30 mil pessoas. Na rua, na praça, pouco. Por volta de três mil…

Aguiar — Foi mais “devagar” do que se esperava, então?

(…)

Barcelos — É interessante, não é, o pessoal com vassoura? Eu lembro do tempo do Jânio Quadros. O pessoal usava vassoura para “varrer os comunistas”, queriam um regime militar… Não é?

Aguiar — A Vassoura volta, agora, a entrar na moda, será?

Barcelos — Talvez com outra conotação…

(…)

Barcelos — Interessante, também, que ninguém protesta contra os corruptores; só contra os corruptos… (sorriso)

Aguiar — Agora, você acha que essa mobilização menor do que o esperada [sic] é porque o brasileiro está um pouco descrente?

Barcelos — Não sei te dizer…

(…)

—–

A Globo mutilou esse belo momento de coragem de um militante do bom jornalismo, responsável, apartidário, e que, dali em diante, travaria com Eliane Cantanhêde um diálogo que constitui um dos mais completos diagnósticos da crise por que passa a grande imprensa brasileira.

No site do programa “Em Pauta”, a Globo cortou o resto da entrevista, quando Barcelos diz a Cantanhêde tudo o que tem sido dito pelos que militam pela democratização da comunicação no Brasil. Falou sobre os assassinatos de reputação, do “jornalismo declaratório”, que distribui acusações que, posteriormente, não são comprovadas, o que faz com que gente inocente pague.

Cantanhêde ainda tentou argumentar que a denúncia da mídia contra o ex-ministro Antonio Palocci, por exemplo, revelou-se “verdadeira” porque se descobriu que ele tinha um apartamento de 6 milhões de reais e, apesar disso, viveria em um apartamento alugado por uma imobiliária que tentou caracterizar como suspeita, apesar de que tal denúncia jamais se mostrou verdadeira.

Barcelos disse a ela que discorda porque faz jornalismo e não “militância política”. E reiterou que há vários exemplos de casos em que a mídia acusou sem provas e as pessoas acusadas, depois, mostraram-se inocentes.

A censura que a Globo impôs a parte da entrevista insinua que Barcelos pode ter problemas. Não será surpresa se, apesar de seu currículo invejável, vier a se juntar a outros que  tiveram que deixar a Globo por discordarem do patrão.

Resta dizer que, apesar de haver quem julgue que essas manifestações “contra a corrupção” não passam de militância política da mídia, como bem definiu Barcelos, ele parece se deixar seduzir pela idéia de que a mídia tentar pôr o povo na rua lembra os idos de 1964…

—–

Abaixo, o vídeo da entrevista de Caco Barcelos que a Globo mutilou

Tags: , , , , , ,

118 Comentário

  1. Em sua cidade, Birigui – 110 mil habitantes, receita bruta de R$ 135,2 milhões em 2010, vizinha de Araçatuba, a 510 quilômetros de São Paulo -, Barbiere foi açougueiro, bancário, gerente de imobiliária, “professor de educação física que nunca deu aula, advogado que nunca advogou e picareta vendedor de fazenda”, como se define.

    Olha isso. Se fosse um dep do PT…

  2. Embora o título como aparece no Youtube dê a entender que os manifestantes agridem Caco Barcelos, o que se viu é que agrediram somente a GLOBO, pelas palabras de ordem:

    – Ei Globo, vai tomar no ..!
    – O povo não é bobo, fora a rede globo!

    Aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=SZjaJ2AOvvM&feature=player_embedded

    Por tais coisas, é que acredito que na próxima marcha contra a corrução que Sardemberg e seus coleguinhas de corporação vierem a convocar, a gRobo vai colocar claquetes no lugar do som ambiente…

  3. Quero saber por que a Policia Militar não se interessa em interromper os rachas na cidade de São Paulo.

    Nesse momento está havendo um evento desses na rua onde moro, já denunciamos por varias veses à policia, infelizmente para a sociedade a resposta que tive foi:

    Os seus filhos estão em casa? Então por que a senhora está preocupada com o filho dos outros?

    Por favor ajude a denunciar essa falta de responsabilidade civil, são quase 2:00hs do dia 15 de outubro na zona norte.
    Não quero ser dramatica mas depois do filho de alguem amanhecer morto por um carro em alta velocidade em uma via publica devido a uma brincadeirinha de jovens, não vai mais adiantar, pelo menos para essa familia, que espero não seja a do policial que atendeu o 190 hoje.

  4. parabéns por proteger as pessoas masi necessitadas.

  5. Olá Caco Barcelos!!!
    Eu quero lhe dar os parabéns,ontem eu assisti o seu programa como sempre profissão reporte,chorei,chorei,..Fique com pena dos animas…Parabéns ..

    Abraços
    Angela

  6. meu querido caco na verdade estou aqui para fazer um apelo á tua credibilidade e ao teu a profissionalismo;moro aqui na rua vitória 678 apto 202 e estou pedindo novamente a sua ajuda , da outra vez que voce esteve aqui foi muito importante pois praticamente acabou com os drogados daqui desta região visto que a rede globo é a maior emissora deste pais sem duvida ;forma opiniões,dita modas,enfim tem todo o respeito do telespectador…por favor meu querido volte a fazer uma reportagem aqui pois a coisa ta realmente muito complicada assaltos,agressões enfim estamos ilhados dentro de nossos apartamentos e nem dormir podemos mais pois a noite toda a policia fica aqui com sirenes ligadas fazendo barulho e tambem soltando bombas de efeito moral mas que moral se estes drogados nem sabem o que é isso; se voce presisar de minha ajuda em alguma coisa é só me contactar meu tel é:1133313331 -1185608807-1195279166 sou cantor e compositor…desde já te agradeço e mais uma vez reintegro meu apelo em nome de todos os moradores desta região…antecipadamente muito obrigado e que Deus te abençoe…não sei se ainda toma chimarrão mas se quizer tomar umas cuias seja muito bem vindo pois tambem sou lá do sul; o brigado,obrigado,obrigado mesmo

  7. Olá Caco Barcelos. Meu nome é Nudson. Hoje eu sou um PNE. Portador de Necessidades Especiais. Mais no meu passado. Eu já fui tudo que pode se chamar de fora da lei. Fui assaltante, gigolô, 171, descuidista, maconheiro. E cheguei ao ultimo estágio de um drogado. Que é aquele que quando o viciado não tem mais dinheiro para comprar as suas drogas para o seu consumo diário. Ele torna-se avião do trafico e mais tarde sobe mais um degrau para se tornar um traficante de drogas…..Mesmo eu tendo aprendido uma profissão de ourives. Cedo demais………. Eu me envolvi diretamente com um amigo da minha idade. E juntos fizemos um pacto para enricarmos. Já que este amigo era muito pobre. Ou seja. Paupérrimo. E morava embaixo de uma ponte fétida. Numa palafita. Cercada de ratos por todos os lados e baratas. Além dos urubus que passavam o dia na lixeira á beira do rio onde eles moravam. Catando restos de comidas na lixeira. Cuja mãe tinha sido abandonada pelo marido com tres filhos menores. Que não tinham nem roupas para vestirem e nem comida para se alimentarem. O tempo passava e as dificuldades só aumentava na vida deste amigo e sua familia.
    Então tivemos uma idéia de sair comprando ouro quebrado pelos Bairros da nossa Cidade. E também jóias e ouros roubados dos bandidos e dos traficantes da área. Até o dia em que compramos sem querer. Um anel de doze gramas com uma pedra em cima. Que mais tarde descobrimos ser um diamante……Vendemos por dois milhões de cruzeiros. Na época. E compramos todas as nossas ferramentas de ourives e montamos uma pequena fabrica de jóias…..Com o passar do tempo. Conhecemos alguns garimpeiros, que gostaram dos nossos serviços e nos levaram para o garimpo do Rio Madeira em Porto Velho / Rondonia……Lá conhecemos a mafia Boliviana do tráfico de drogas. Além dos traficantes foragidos do Rio de Janeiro. Que domionavam a área do barranco……E como nós eramos ourives e entendiamos de fabricação de jóias e de derretição do ouro. Nós erámos muito solicitados para fazer serviços para todos os traficantes. TYanto do Brasil como da Bolivia. Pois naquela época. O ouro não podia sair do garimpo sem que o dono do ouro fosse cadastrado e tivesse uma carteirinha de garimpeiro.
    foi aí que nós enricamos rapidamente. E como trabalhavamos para todos os traficantes. E também fumavamos pasta base de cocaína. Eles nos davam “presença de drogas” em gramas. E nós nos fartavamos de tanto fumar drogas no garimpo. Mais sempre ganhando dinheiro e ouro na “moleza”.
    Quando voltamos para Manaus. Trouxemos á tiracolo. Alguns traficantes da Falange Vermelha. Que eram foragidos do Rio de Janeiro. E logo fizemos uma conexão

  8. Conexão esta. Que vinha da Bolivia / Porto Velho / Manaus. E quando vimos que o negocio era bom e rentável. Logo nos tornamos traficantes internacional. Esticando a nossa conexão para Bolivia / Peru / Colombia / Brasil…….Foram mais de dez anos no trafico internacional. Até o dia em que conseguimos tirar a mãe e os irmãos deste meu amigo de debaixo da ponte e dar a todos uma vida digna de um ser humano. Dando estudos e muitas roupas de grife e tudo que uma criança merece no seu dia a dia.
    Certo dia. A policia me pegou e queria o meu amigo e patrão. Mais eu aguentei o “tranco” sozinho e segurei á barra e fui para a penitenciária. Depois de ser ouvido pelo Juiz. Fui condenado a tres anos e meio. Puxei esse veneno sozinho me deixei o meu amigo de fora com toda a nossa grana. Puxei meu veneno. E depois que saí da cadeia. Este meu amigo e socio nos negocios licitos e ilicitos. Foi me buscar na cadeia e disse que o nosso dinheiro estava sendo investido em uma madeireira. E ele precisava de mim. Como sempre…..Logo fui para o deposito comprado com o nosso dinheiro e construí uma casinha no local. Passei a ser uma especie de faz tudo. Aprendia tudo rapidamente. E com o passar dos tempos. Veio até a nossa empresa. Um trio que antes eram nossos fregueses de drogas. E eles trabalhavam no IBAMA. E todas as madeiras apreendidas por eles. Eles traziam para nós e vendiam por umpreço bem abaixo do de mercado. E no prazo de dois anos e meio. Ficamos mais ricos………..Até o dia em que eu sofri este acidente e fiquei PNE. Tentei negociar com este meu amigo e patrão. Uma maneira de que elçe me ajudasse a voltar ao normal e pagasse uma cirurgia de “reconstrução intestinal”. Já que a minha deficiência está na minha barriga. Pois carrego comigo. Uma BOLSA DE COLOSTOMIA presa á ela. Por onde eu faço as minhas necessidades fisiológicas……Ele me negou ajuda……Busquei a Justiça do Trabalho e abri um processo contra a empresa e contra o meu amigo…….Mais ele comprou todos os Juizes e inclusive o meu advogado. Que fingia está me ajudando. Mais fazia uma “lide simulada”.
    Depois que eu descobri esta falcatrua…….Tentei matar a todos. Numa verdadeira carnificina…….Mais o meu médico. Orientou-me a escrever um livro. Contando toda a minha história com este amigo. E eu escreví. E é nisto que eu quero que você me ajude. (JÁ QUE VOCÊ CONHECE MUITAS EDITORAS.)
    Na publicação deste livro. Que se chama JUSTIÇA CEGA. Este livro conta toda a minha história com este amigo. E já está pronto. Só preciso que alguém leia e der o aval. Para ver se ele é ou não é publicável.
    Além deste livro JUSTIÇA CEGA. Eu também escrevi o livro DROGAMENTE. Que já está pronto e precisa ser avaliado por alguém que entenda do assunto. Pois eu sei o que eu estou fazendo e falando. Pois de drogas eu entendo. Já que eu fiquei mais de trinta e oito anos mergulhado neste inferno das drogas. E além destes dois livros. JUSTIÇA CEGA E DROGAMENTE. Eu estou terminando o terceiro livro. Que vai se chamar OS SEGREDOS DE PATY………..Vai Caco Barcelos……Entre em contato comigo. Para que eu possa enviar os meus livros por E-MAIL até você. Por favor me ajude nesta publicação……Pois segundo o meu médico. Se eu tiver algo em torno de cinquenta mil reais. Com uma cirurgia em um hospital especializado em “reconstrução intestinal”. Eu poderei voltar a ser uma pessoa normal. Entre em contato comigo pelo meu E-MAIL. [email protected] ou pelo meu celular…..(92) 9210-8920……..Que Deus ilumine os seus caminhos. Obrigado por me ouvir. Fique com Deus…..

  9. Ola Cacos Barcelos, Então venho por meio deste comunicado tentar entrar em contato, Vejo seu programa e vejo que vc mostra a verdade do nosso pais, Gostaria de um contato seu pessoal para apresentar uma matéria de u fato do meu trabalho …

    Grato

    Jean Carlos …

  10. Olha eu sou compositor de baladas e musicas soul,mas jamais tive oportunidade de coisa alguma.
    A minha música Libelo carapuça foi parar na internet por acaso,foram idéias dos meus sobrinhos.
    Termino dizendo,se voce for fazer alguma matéria sobre a Corrupção que até quem é rico pode tomar um balaço diante da violência brasileira e é na pobreza,a miséria é a mãe de todos os males…
    Se lhe interessar ouça ai!
    Chamo a atenção para dizer que o Professor Joel Formiga nada tem a ver com
    a minha mensagem,apenas estou divulgando a minha música.

    O meu vídeo oficial Libelo carapuça: :http://www.youtube.com/watch?v=XNL2GzbiVf4

    http://soundcloud.com/jacoborges/libelo-carapu-a

    http://www.joelformiga.com.br/2012/04/carapuca/

  11. CACO, Der continuidade na reportagem do profissão reporte, sou um bacharel de Direito completamente injustiçado pela FGV no ultimo exame de ordem 2 fase (VII exame), coloquei coisas como pedida a questão e eles não aceitaram responderam recurso de forma padrao copia e cola, se quer leram meu recurso ou minha prova eu e muitos colegas fomos completamente injustiçados nessa ultima prova , pelo amor de Deus da uma nota para esse caso em suas noticias tenho todas as provas contra a FGV eu e muitos colegas, e o mais vergonhoso que os alunos da FGV de DIREITO poassarm em 1 lugar no ultimo exame como que pode isso? eles perguntam algo depois vem um gabarito completamente diferente do que era perguntado, em alguns recursos eles leem deram os pontos mas so fizeram isso em 1% dos recursos pelo amor de DEUS nos ajuda , pois isso esta lembrando uma DITADURA. TENHO TODAS AS PROVAS milhoes de pessoas injustiçadas. JUSTIÇA

  12. Bom dia!
    Por q será que a âmbulancia que leva o pedro Leonardo do hospital para o aéroporto é mostrada ao vivo e fotografada/ filmada por diversos canais/ revistas/ portais, sendo que o ônibus incendiado na zona leste de SP (com passageiros dentro) ganha uns 20 segundos no SPTV?
    Essa nossa imprensa é fútil! Precisamos de mais Caco Barcelos, Marcelo Resende entre outros tão poucos que fazem valer o diploma e o espaço conquistado.

  13. Caco, sou gaúcho como você e temos um passado de juventude em comum, ou seja, no Campo do Murialdo , em Porto Alegre, no bairro Partenon,. onde vc jogava. Esta referencia é para vc lembrar que conheceço sua trajetória, e temos uma coisa coisa em comum.

    Tenho uma matéria jornalistica que acredito seja de interesse, pois vc já se mostrou um reporter corajoso, e creio vai ser preciso coragem para enfrentar Grupos Economicos que estão lesando milhares de consumidores brasileiros. Mas o Poder Economico não vai prevalecer se os canais usados forem os certos. E creio que para esta reportagem você é a pessoa certa. Ou não? Fico no aguardo de um contato.

  14. Sr Caco Barcelos, apesar da consideração que minha irmã, Albeniza Garcia, tem pelo senhor, tenho dúvidas quanto a sua insenção no trato da política. O senhor escrveu um livro falando dos “assassinatos” cometidos pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma corporação que prima pela integridade e pelo respeito aos cidadãos, muito embora, como em qualquer outra profissão, inclusive a sua, repórter, existam os mau-caráter. Diante do que tem acontecido em São Paulo, ultimamente, com o assassinato de, até agora, 88 policiais militares, não seria o caso de uma profunda investigação e denúncia do que é a bandidagem desse estado?
    Antonio Garcia
    Rio RJ

  15. Prezados,

    Venho, através desta, denunciar a avergonha que vem acontecendo no Poder Judiciário, em especial, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Situações como essas que vou relatar ofendem completamente a moralidade constitucional e devem ser divulgadas, pois os cidadãos não tomam conhecimento disso.
    Recentemente, o TJ fez concurso público para preenchimento de vagas para analistas e técnicos. Apesar da enorme vacância nesse setor, em torno 1200 para analista e 400 para técnico, o TJ se limitou a convocar somente o estipulado no edital, ou seja, 20 analistas e 30 técnicos(1 NUR), alegando que o orçamento não permitia mais convocações, só que no final do ano passado, a administração do TJ enviou um ante projeto ao órgão especial do TJ, instituindo auxílio moradia para os juízes no qual foi aprovado por unanimidade. Hoje, o Tribunal passa por crises em razão da deficiência de atendimento causada por carência de servidores e entupimento de estagiários e terceirizados. Um concurso foi realizado, mas ao que parece, foi apenas por motivo de arrecadação.
    Situações como essas precisam ser levadas ao público. Esse anteprojeto está na ALERJ e se for aprovado, mais uma vez fica provado a vergonha que se tornaram os concursos públicos e que a Constituição está sendo rasgada diariamente.
    Espero que vocês possam, através da mídia e dos canais com o público, arguir essa situação vergonhosa.

    Segue fonte:http://www.sindjustica.org.br/principal/index.asp

  16. quadrilha de policiais militares que roubaram bancos estao querendo colocar pessoas inocentes pra assumir os crimes em uberlandia

  17. Boa noite!
    Caco,gostaria muito que você fizesse uma reportagem sobre a vida do prefeito Junior Matuto de Paulista. Ele é um homem de origem muito humilde, trabalhou como motorista do carro de coleta de lixo do município de Paulista/PE, se tornou vereador da cidade hoje é o prefeito deste município. muitos não acreditavam que ele seria um bom gestor do município por sua origem tão humilde e por ser tão jovem. muitos torciam a cara para ele quando o mesmo fazia suas caminhadas e visitas política.
    Durante a campanha, Junior matuto foi muito criticado pela oposição, foram intensos ataques pessoal á sua família e á sua imagem por ser taxado de menino. no entanto hoje, após sua vitória eleitoral, Junior Matuto tem feito um trabalho diferenciado de todos os gestores que o antecedeu. Fez grandes ,e inúmeras mudanças positivas na saúde, na qual o mesmo reformou e construiu muitas unidades, implantou entrega de mediamentos de uso contínuo na residência de pacientes com dificuldades de acesso ás unidades, renovou as unidades móveis e ambulâncias, levou ás ruas atendimento de saúde á população com exames de mamografia, testes glicêmicos, de HIV, sífilis, etc.
    Na educação tem incentivado nos métodos de ensino nas escolas do município, valorizou o salário dos professores, melhorou a merenda escolar implantando nutricionistas e merendas saudáveis a serem distribuídas aos alunos diariamente, distribuiu uniformes novos e materiais de qualidade para melhoria da aprendizagem e maior rendimento escolar; implantou um centro de profissionalização musical no município, etc.
    No campo social, Junior Matuto construiu e equipou unidades de acolhimento a menores abandonados e em situação de vulnerabilidade social; reformou e equipou as casas de apoio e tratamento de doentes psiquiátricos,construiu várias praças, campos de futebol, renovou os caminhões de coleta de lixo, etc.
    Quando muitos esperavam que Junior Matuto fosse outra decepção como gestor, ele com sua humildade mostrou a todos que um bom gestor não precisa nascer em berço de ouro ou ostentar coleções de diplomas e anéis de doutor. Ele mostrou que o segredo de ser um bom gestor estar em ser honesto, conhecer as necessidades do município e ter a sensibilidade de supri-las todas valorizando em primeiro lugar o ser humano e um tratamento humanizado ao cidadão em todas as esferas sociais que abarcam ao município.
    O matuto inicialmente rejeitado por grande parte do município se tornou o maior e melhor gestor que esse município já viu até hoje!
    Rejane Cavalcanti.

    • Boa noite.
      Meu nome é Luciana, sou servidora pública, lotada em São Paulo, capital, e gostaria de falar da minha ajudante em casa.
      Católica fervorosa, Ana Paula faz muito mais na minha casa do que limpar cômodos. Ela evangeliza, com seu jeito afável e dedicado.
      Para realizar o sonho de participar do próximo JMJ, na Polônia, em julho, ela escreveu um livro de poesias! Isso mesmo! Livro de poesias! Com registro na Biblioteca nacional e todas as formalidades necessárias!!!
      Já vendeu muitas unidades, mas não o suficiente para embarcar.
      Essa história, aliada a outras tantas, seria uma bela sugestão de pauta, além de ajudá-la a conquistar mais um objetivo na vida!
      Seus contatos são: Ana Paula Silva ou
      [email protected]
      Obrigada pela atenção!
      Luciana Danin

Trackbacks

  1. Caco a Catanhêde: “Não faço militância política” | Conversa Afiada
  2. Caco Barcelos: “Faço jornalismo, não militância política” « Ficha Corrida
  3. Edu Guim: Caco Barcellos varre o jornalismo declaratório | Viomundo - O que você não vê na mídia
  4. Caco Barcelos e a mutilação da Globo, mobilização aPartidarizada...Hummmm | Viva Marabá Pará Brasil
  5. Blogosfera cresce em cima dos equívocos da grande imprensa | Blog da Cidadania
  6. Caco Barcelos fala a Eliane Cantanhêde sobre jornalismo declaratório | Maria Frô
  7. Sobre a crítica de Caco Barcelos à imprensa brasileira | Blog da Cidadania
  8. Caco Barcelos Deixando O Clima Tenso Na Globo E Colocando Eliane Castanhêde No Seu Lugar « A DEVASTAÇÃO DA CALMA

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.