Direita e ultra-esquerda se unem contra blogueiros progressistas

O título deste post bem que poderia ser “quando os extremos se encontram”, ou seja, quando os grupos políticos mais atrasados do país se unem, em discurso praticamente idêntico, para atacar um movimento inovador e que os fatos mostram que está longe de encerrar uma visão unificada, como querem fazer parecer seus detratores.

Após o II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que teve lugar neste mês de junho em Brasília e que contou com a participação de celebridades como o ex-presidente Lula e o ex-ministro José Dirceu, além de ministros de Estado, prefeitos e até o governador do Distrito Federal, eclodiram críticas oriundas de facções políticas supostamente incompatíveis.

Direita e ultra-esquerda andam publicando textos detratando o movimento dos blogueiros. Um deles, não surpreende. Quem escreveu foi um dos pistoleiros que a revista Veja mantém em sua folha de pagamentos sob um guarda-chuva jurídico e um fundo específico para financiar defesa contra ações na Justiça e, em caso de condenação, para pagar as indenizações.

Augusto Nunes, colunista e blogueiro da Veja, a exemplo de gente como Reinaldo Azevedo ou Diogo Mainardi é pago para atacar petistas. Esses ex-jornalistas, hoje, constituem o “braço armado” da aliança entre a Editora Abril, a Folha de São Paulo, o Estadão e a Globo. A quase totalidade do que escrevem sobre política, é contra petistas.

Nunes, que também cumpre esse papel como entrevistador fixo da bancada do programa Roda Viva, veiculado pela TV estatal do PSDB paulista, a TV Cultura, onde também se dedica a adular tucanos e atacar petistas, publicou um texto em seu blog, nesta semana, em que acusa as quatro centenas de blogueiros que se reuniram em Brasília há dez dias de serem pagas pelo governo federal para defendê-lo.

Como sempre fazem os pistoleiros da aliança tucano-midiática ao atacarem blogueiros progressistas, Nunes generaliza, não apresenta fatos, não cita nomes. Apenas faz acusações a esmo que se encerram em si mesmas, constituindo tão somente difamação e calúnia que fariam a festa de qualquer advogado dos blogueiros, se estes se dessem ao trabalho de processá-lo.

Vira e mexe, o Partido da Imprensa trata de martelar a tecla de que os blogueiros seriam “chapas-brancas” por terem ajudado a impedir a vitória de José Serra no ano passado e por terem se contraposto à tentativa da coalizão tucano-midiática de derrubar o ex-presidente Lula.

Até aí, nada demais. A grande imprensa brasileira, capitaneada pelos veículos supracitados, sempre cumpriu esse papel de linha auxiliar da direita xenófoba, racista e classista que oprimiu o Brasil por vinte anos com uma ditadura militar. O que espanta é que a ultra-esquerda, esta capitaneada pelo PSOL, mais uma vez se une à direita contra o mesmo alvo.

Militantes de ultra-esquerda foram ao último Encontro de Blogueiros Progressistas para escreverem postagens em seus blogs que disseram sobre o movimento da blogosfera exatamente o que diz a imprensa reacionária, corporativa e golpista, que seria “chapa-branca” etc., etc., etc.

O que choca é que essa “esquerda” fez de conta que não viu quando este blogueiro inquiriu duramente o ministro Paulo Bernado, ou quando Paulo Henrique Amorim ou Altamiro Borges pregaram independência da blogosfera em relação ao governo. Ignorou até mesmo o documento final do último encontro de blogueiros, que fez duras críticas ao governo Dilma Rousseff.

Consultei os companheiros da Comissão Organizadora sobre a possibilidade de exigir na Justiça que o blogueiro da Veja comprovasse as acusações que fez de que eu e centenas de companheiros receberíamos qualquer tipo de benefício pelo que escrevemos, mas, ao menos por enquanto, eles acham que seria gastar vela com mau defunto.

De fato, Nunes, como seus pares da imprensa golpista, tem credibilidade zero quando o assunto é política. Ninguém dará bola a um jornalista cujo único assunto é o PT, que só aborda política para atacar o partido e que não diz um A sobre a oposição, apesar de se dizer “isento”. Então, ele já se ataca sozinho, dispensando seus alvos do trabalho.

O que fica de tudo isso, é o seguinte: quando a direita midiática e golpista e a ultra-esquerda moralista se unem para chamar de “chapa-branca” o movimento dos blogueiros progressistas, sempre escrevendo entre aspas o adjetivo que lhes completa a denominação, esse movimento pode se orgulhar, pois certamente está no caminho correto.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

181 Comentário

    • Esse é o FHC que todos conhecemos. Tudo de bom que o Lula fez, ele quer assumir. Tudo de ruim que ele fez, é culpa dos outros.

      Se me permitem a maldade e o golpe baixo, eis o novo mote do PSDB e de seu líder: sempre assumir o filho dos outros.

    • “FHC assinou sigilo eterno sem ler”:

      Eh, exato, Robinho. Todos os decretos presidenciais (!!!) de Fernando Henrique ***decretaram se a si mesmos***…

  1. Nunes, tem motivos de sobra pra ter ódio dos petistas, mas isso ele não conta. Em Taquaritinga, a cidade dele no interior de SP, a família Nunes se revezava com outra, os Salvani, no controle da Prefeitura. Há 8 anos, um candidato do DEM ameaçou essa troca e se candidatou, sendo que o PT tinha candidato próprio. De última hora o PT de lá resolve apoiar o candidato do DEM contra o revezamento das duas famílias. Resultado: o candidato do DEM está fazendo uma excelente administração, inclusive com pagamento de precatórios atrasados, construção de praças, escolas, etc. Detalhe: os jornais e rádios da cidade pertencem a essas duas famílias (hummm).
    É uma raiva eleitoral que a família Nunes tem com o PT!

  2. Concordo plenamente contigo:”quando a direita midiática e golpista e a ultra-esquerda moralista se unem para chamar de “chapa-branca” o movimento dos blogueiros progressistas, sempre escrevendo entre aspas o adjetivo que lhes completa a denominação, esse movimento pode se orgulhar, pois certamente está no caminho correto.”
    E hoje, para variar ,tucanos fizeram um obaoba …FFHH.
    A coisa mais ridícula: o discurso moralista deles.
    Ninguém merece!

  3. Eu sou da KGB e membro ativo do politburo.
    quero que os blogueiros lenientes com o capitalismo se explodam.

  4. A foto parece até aquela vinheta de início o Big Bróder, onde os eliminados no decorrer do programa vão sendo apagados. Só falta a animação.

  5. Edu, só falta o ouro de Moscou. Deixem estas cambadas de ressentidos falarem para o mundinho deles.

  6. Caro Eduardo Guimarães,
    Encaminhei o seguinte comentário ao blog augusto nunes, a respeito do lamentável discurso do ministro jobim por ocasião da cerimonia destinada a celebrar dos 80 anos do fhc:

    “Irretocável discurso proferido pelo Ministro Jobim. Afinal, a menção a presença de “idiotas” num evento destinado a celebrar os 80 anos de FHC é plenamente justificável. Não que certos petistas presentes à cerimonia não mereçam o reconhecimento. E o grampo da abin no STF denunciado pela veja, fraude endoçada por sua excelencia? Não é preciso relembrar quem foram os idiotas e falsários do episódio.”

    Obvio que esta modesta opinião, embutida uma certa dose de provocação, foi censurada pelo blogueiro “limpinho”. Prova até aonde vai o apreço dessa gente pela democracia e liberdade de expressão.
    Forte abraço.

  7. Nossa, que foto H O R R O R O S A ! Pensei que fosse ficar cega.

  8. PSOL: A “esquerda” que a direita adora. Um atraso de lutas.

    É… Alí também podemos encaixar o PSTU, não é? rs

  9. Sempre vi que isso vinha ocorrendo no Brasil. A extrema esquerda acaba se aproximando da direita. Para eles quanto pior melhor. Só fazem discursos moralistas e demagógicos.

    Essa frase que diz que os extremos se únem há muito tempo venho usando. Porque ela se adequa a realidade brasileira.

  10. complementando o comentário do Lucas Edu: o psol é a esquerda que a direita adora: nunca vai chegar ao poder e atrapalha a que está lá.

  11. Vejamos, PT pode votar, se aliar e dar cargo pra PR, PP, PSC, mas PSOL ñ pode VOTAR isoladamente em algo q o PSDB tb vota?

    • Mas o PSOL foi formado justamente por aqueles que criticaram o PT por fazer alianças pontuais.

      Ou seja, você está perguntando que mal tem o PSOL fazer aquilo que eles usam para xingar o PT.

      Haja incoerência!!!!

      Só que as alianças do PT são para garantir a governabilidade e poder implantar um projeto político que está melhorando a vida da população e reduzindo as injustiças sociais no País.

      Já o PSOL se junta com a direita para destruir esse projeto e abrir brechas para eles chegarem ao poder. Coisa aliás que não vai acontecer, pois sabemos que quem usaria essas supostas brechas seriam os políticos da direita demotucanalha.

      Ainda bem que todos esses, os da direita e os que SE DIZEM de esquerda (lembrando que alguns dos direitistas mais fanáticos hoje foram de extrema esquerda no passado) são incompetentes e não conseguem resultado com sua estratégia mesquinha e boçal.

  12. Caro Eduardo, o fracasso dessa aliança espúria entre a extrema esquerda e a direita demotucanalha é bem representado na super pertinente foto que você usou para ilustrar este post.

    Lá encontramos Heloísa Helena (a “ética”) comemorando lado a lado com o ACM, o Artur Virgílio, Álvaro Dias e Agripino Maia.

    Heloísa Helena está no ostracismo político, irreversívelmente condenada à irrelevância política e combatida até mesmo dentro do seu próprio partido, o nanico PSOL. Mesmo vendendo a alma para obter cinco sções pessoaisejam apenas para usar em suas ambiminutos de afagos do PIG em 2006 está morta e enterrada politicamente.

    O grupo político de ACM perdeu o poder na Bahia. Já estava em decadência mesmo antes da morte do “Toninho Malvadeza”.

    O Artur Virgílio perdeu a eleição para senador no Amazonas e é uma Heloísa Helena da direita, não tem mais futuro político algum.

    O Álvaro Dias foi humilhado na história da indicação para vice do Serra, sendo preterido em prol de um moleque playboyzinho boçal do Rio de Janeiro.

    O Agripino Maia ainda conseguiu ser eleito senador, mas perdeu a eleição ao governo do RN em 2006 e em 2010 nem chegou a tentar. Ficou em segundo lugar para o Senado e está vendo o seu grupo político (uma máfia familiar no estilo do coronelato nordestino típico) perder infuência em seu estado.

    Ou seja, são um bando de perdedores oportunistas sem propostas para o País, usando de ataques boçais para tentar recuperar o poder, que desejam para satisfazer suas ambições pessoais.

  13. o PT governa com a direita faz tempo agora não aceita criticas …quem é o vice do PT o PMDB …quem apoia o PT grande parte dá direira collor sarney e etc…
    PT esquerda …pura balelá…

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.