O despertar da juventude

A imagem acima percorreu a internet neste sábado. Como diz a mensagem que a repassa, traduz o espírito da Marcha da Liberdade com a qual, mais uma vez, São Paulo brindou o país, após deslumbrá-lo com o Churrascão da Gente Diferenciada.

Para quem não sabe, corre que até 10 mil pessoas podem ter participado, ignorando uma ordem judicial absurda, de cunho fascista.

Eu, que tenho me manifestado reiteradas vezes contra o conservadorismo paulista e a falta de idealismo da juventude, não posso deixar de reconhecer que, se há muita gente alienada em São Paulo, também há muita gente disposta a fazer a diferença, e que a juventude parece despertar.

A não-partidarização desses movimentos da juventude paulista, ainda que a alguns possa parecer despolitização, não é. É independência em relação a lideranças políticas que não estão sabendo representar o pensamento desses jovens cidadãos.

Aqui no Rio Grande do Sul, longe da minha São Paulo, terra de meus pais, avós, bizavós, tetravós, experimento orgulho da minha cidade que há muito não sentia, e alegria de ver que a juventude sempre será a juventude. Um dia ela desperta.

E viva a liberdade!

Tags: , ,

85 Comentário

  1. Um orgulho compartilhado por todos os brasileiros.
    É necessário que a juventude não se deixe vencer por estes dinossauros tirânicos.
    .
    Como pode uma proibição absurda desta.
    E proibição em si. Quem é o Tribunal para proibir. O poder emana do povo.
    .
    Não somos grãos de milhos a temer as galinhas.
    Somos cidadãos e podemos nos manifestar.
    .
    Parabéns São Paulo.
    .

    • Eduardo,

      Desculpe-me está fora de pauta, mas postei lá no Nassif e gostaria de postar no seu também. Penso que quem se interessa pelo tema ser relevante.

      O CRESCIMENTO DOS EVANGÉLICOS NO BRASIL.

      Na última eleição tivemos questões religiosas inseridas na política. No afã da desinformação, de pastores e igrejas que buscam espaço na política, tivemos o tema do aborto inserido da maneira mais preconceituosa e fundamentalista possível. Por outro lado, tivemos em parte, uma esquerda que subestimou essa situação e imaginou que isso não tivesse menores problemas, mas o fato é que, Dilma foi achincalhada neste segmento por e-mails maldosos afirmando uma série de difamações sobre sua pessoa a fim de que se deixasse dúvidas sobre ela nesse meio.

      O que quero afirmar é que, pelos métodos de evangelismos aplicados, não pretendo afirmar aqui que sejam corretos ou não, prefiro discutir isto na igreja e em blogs de segmentos religiosos, os evangélicos crescem no país e não se deve ignorar a sua participação na política e nem tão pouco subestimá-los.

      As razões políticas e religiosas são imensamente perigosas ao meu ver, tenho formação protestante mas receio, sim, o crescimento da religião na política e as intenções por trás disso. O meu receio está na inserção de valores que até então deveriam ficar restritos as suas respectivas membresias e ganharem de alguma forma, normas que venham fazer parte da lei no país. (Talvez esteja enganada, mas receio).

      Quanto aos interesses, as razões são poder, não há dúvida. Recentemente Dilma foi questionada acerca do kit gay e da chantagem da bancada evangélica. Primeiro, se realmente fossem cristãos jamais agiriam por chantagem. Evidencia-se que política e religão devem estar distantes das questões do Estado, porque algumas mentes estarão sempre impregnadas de suas crenças e, em se tratando de inserção política, tendem a defender tais ações como verdades absolutas e não dogmática com suas referidas particularidades institucionais.

      E não adianta reclamar, a bancada evangélica sempre irá defender valores comuns como doutrinas bíblicas em assuntos polêmicos como aborto, pena de morte, homossexualismo, células troncos, criacionismo. Quem tiver interesse sobre os mesmos, sugiro conhecerem um pouco mais acerca do tema, pois o crescimento é real no país e não adianta ficar dando murro em ponta de faca se não conhecer o que estas pessoas defendem e acreditam, até porque para você se contrapor a algo, é preciso ao menos ter uma noção leiga sobre o tema. Quem já conhece, ótimo, sabe do que estou falando e os outros por favor não se sintam ofendidos.

      Foi uma nova realidade que se inseriu na eleição presidencial em 2010 e tende a aumentar mais e mais na medida em que os evangélicos forem crescendo cada vez mais. Se conhecermos como isto funciona, teremos muito mais condição de opormos a certas coisas que são colocadas por este novo segmento da politica brasileira. Não adianta dizer que são arcaicos, reacionários, lunáticos, enfim, uma série de alcunhas. É preferível conhecer esta nova realidade, saber lidar e se opor a ela, quando necessário. Mas tenham certeza de uma coisa, a política de parte dessa bancada está impregnada de convicções, de crenças o que resulta, portanto, em conhecer e saber lidar com a situação.

      Abaixo tem um vídeo sobre a Igreja de Corinto. Não é apenas isto, mas é uma igreja que tem um simbolismo para o cristianismo assim como o Egito tem para Israel. A quem interessar, do 01 ao 07 é bastante esclarecedor em relação à questão histórica. O outro tema, é um Congresso de Teologia com vários doutores/professores/teólogos, do Protestantismo Histórico; apesar de 2007, está atualíssimo, pois fala sobre “As Faces do Cristianismo Brasileiro”. Quem se interessar vale a pena.

      A Igreja de Corinto.

      http://www.youtube.com/watch?v=8tD4gfOP8sY

      As Faces do Cristianismo no Brasil

      http://www.youtube.com/watch?v=J0H0TuJN4wo

      http://www.youtube.com/watch?v=fwjsJG8BlvY&feature=related

      • Vc esta criticando a igreja por se manifestar politicamente pq é contra seu interesse, a pastoral da terra vc não criticará.

        A religião faz parte da cultura e dos costumes de nosso país, a esquerda não engole isso e trata de atacar os religiosos, tanto que sempre que possível associam pedofilia com padre católico.

        O intento por trás disso é pura subversão, não aquela de destruir pontes, mas a subversão cultural a ponto de ninguém saber que o que é o certo e errado, ou seja, perderem as referencia dos valores assim é mais fácil doutrinar o povo, troca se uma religião por outra, o coletivismo eo culto a personalidade (Lula).

        Entenda que o povo não deseja kit gay, não deseja o coletivismo, não deseja a legalização do aborto, não deseja o casamento homossexual na sua igreja (na sua), legalização da maconha ou qualquer droga.

        Falam em democracia mais desejam impor a força seus desejos em cima da maioria sem ainda permitir a critica ou manifestações em contrário.

        Durante a campanha eleitoral a sociedade se manifestou contra a posição do PT ser a favor da legalização do aborto, o que fez Dilma voltar atrás nas suas convicções, já que SEMPRE declarou ser a favor da legalização, ouve por parte do PT uma campanha de desinformação com intenção de confundir o eleitor, negando que era a favor da legalização do aborto (muitos ainda acreditam nisso).

        Serra apenas pegou carona numa manifestação legitima do povo e não soube se aproveitar disso e de outras coisas e por isso perdeu (bem feito quem mandou ser burro).

        • Uma coisa é acreditar em Deus, outra é querer controlar a vida pessoal dos outros. Acho que neste comentário já dá pra ver uma coisa:
          Um dos sintomas do Transtorno Obssessivo Compulsivo que David Greenberg estabeleceu:
          – A pessoa escrupulosa gasta tempo demasiado com detalhes triviais da prática religiosa, deixando de lado questões mais relevantes como AMOR AO PRÓXIMO, AJUDA AOS NECESSITADOS, etc.
          Meu conselho para os carolas doentes que são tão contra as pessoas diferentes:
          -Vão ajudar alguém que precisa, já que vocês se acham tão bons assim.
          -Vão se tratar, isso é TOC. Essa doença já está diagnosticada há muito tempo.

          • “outra é querer controlar a vida pessoal dos outros” vc esta falando isso para um liberal, ta ensinando o padre a rezar.
            As esquerdas tem a estatolatria como cerne da ideologia.

        • Povo de onde Cara palida?
          chega de impor suas opinões aos diferentes.
          democracia é isso, cada um tem o direito de fazer o que quizer, desde que não prejudique os outros cidadoções. Quem quizer fazer aborto que faça,quem quizer fumar maconha que fume. nós não podemos proibir coisas para que para nós não nos servem. para isso existe o livre arbitrio.

        • Eu não quero a sua religião, ou a de outrem, mandando na minha vida.

          A laicidade, de fato, do estado, se faz urgente. Eu não quero ter que viver sob as regras de um deus que eu sequer acredito.

          • Vc já faz parte de ma religião, so que se chama Petismo. Da mesma forma que ualgumas religiões ela cobra 30% dos eleitos e em cargos de comissão.
            E o disimo petista.

        • Aí D. Aliança, na verdade pessoas da sua classe apoiam qualquer coisa que evite refletir sobre o ambiente (INTEIRO) presente e se limite a repetir a tradição classificada ou ser fiel a quaquer deus… ausente.

      • Quem utilizou muito disso, de envolver religião como estratégia ideológica, foram os EUA para combater os comunistas. Assim conseguiram por no imaginário popular de que os comunistas = satanás e democracia americana = Deus. Eles, o governo americano, sabe que envolver a religião sempre mexe com as paixões, medos, inseguranças, frustrações, necessidade de ser feliz, de dar certo e de realização que todo o ser humano busca na sua fé. Eles, o governo americano, estão a léguas de distância em estratégias sobre qualquer ideologia do Planeta. Se fizeram isso no início da “guerra fria” (Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura), hoje não se vê mais interesses de proteger o mundo da União Soviética, a questão agora é de poder, de domínio. Se usam da religião para atingir seus fins, presume-se que o caráter ético e moral está ausente do “senso de justiça e caridade” deles. “Os fins justificam os meios”. Quem corre perigo de extinção é a democracia.

        • Religião faz parte da cultura e dos costumes, não tem como separar uma coisa da outra.
          Quem deseja fazer isso sempre são aqueles que desejam regimes totalitários.

          • Deixa de ser falso.
            Você não é “liberal” coisa nenhuma. Você quer é a liberdade da raposa no galinheiro. Privatizar para concentrar as riquezas nas mão dos “mais capazes”. Diminuir os impostos dos que mais têm. Diminuir aposentadorias e direitos trabalhistas. É isto que vocês NEOLIBERIAS almejam sempre.
            Vai procurar a tua turma nas ÉPOCAS da vida! Leia o esgoto que publicaram esta semana. Você e essa cambada de trolls que vicejam por aqui.
            Não amola, ó cara!

          • Franco foi um ditador pra lá de carola, não venha com essa conversa furada, regimes totalitários como o de Franco na Espanha e Pinochet no Chile tiveram amplo apoio da igreja católica.
            A igreja foi omissa com o regime de Hitler, o papa Pio XII é tido até hoje como conivente com relação as atrocidades nazistas. A Igreja ganhou a independência do Vaticano graças ao Tratado de Latrão com Benito Mussolini, gente boa, hehehe.
            Eu sou cristã, mas não quero saber da Igreja Católica muito menos dessas igrejas evangélicas que são, como disse Cristo, a tanto tempo, covil de ladrões.
            Manipulam o povo, e inspiram o que há de pior numa sociedade, a intolerância.

          • Quanto lixo fascista que te impregna, cara… Você tem a ‘estatolatriNa’ como cerne de sua ideologia…

          • Assino em cima e embaixo tudo que disse a Eli, principalmente os dois últimos parágrafos.
            O que mais me incomoda é saber que essa gente é movida por pura HIPOCRISIA E VANTAGEM PESSOAL.

            Sem nenhum desrespeito aos que professam sua fé dignamente, mas quando se fala de evangélicos – principalmente das ditas “lideranças evangélicas – que já haviam chantageado Dilma no difícil início do segundo turno – sempre me vem a mente a imagem perfeita daquela turma de salafrários de brasília que depois de encher todos os bolsos e onde mais fosse possível com FARTO DINHEIRO DE CORRUPÇÃO se uniram numa pungente oração de graças ao Senhor.

            Aquilo pra mim define moralmente essas pessoas que vivem difamando homossexuais na TV e no congresso.

            POUCA VERGONHA E O SUPRA-SUMO DA HIPOCRISIA.

            Falo dos que vivem de ganhar dinheiro (muito dinheiro livre de impostos)e votos de currais eleitorais formados por pobres coitados que crêem em tudo que esses comerciantes de cristo dizem.

          • Eli, interesante a questão começou com uma critica de “vcs” referente a interferência das igrejas na eleição de Dilma, e vc critica a igreja por não ter interferido nos regimes totalitários, decida se , e pra igreja ter uma ação politica ou não ou só quando e de seu interesse.
            Talvez ou melhor o ranço da esquerda com a igreja católica é pq o papa João Paulo II foi um algoz dos regimes de esquerda contribuindo e muito para a sua certa derrota no ocidente.

          • Boa, aliancaliberal!! Então viva a teocracia iraniana, ora! Assuma uma cara de uma vez, por coerência, amigo!
            E, meu filho, fale por você, certo? Quem lhe deu a procuração para dizer o que o povo quer?
            Que tal ler o livro “Biografia não autorizada do Vaticano”?
            A propósito: existe uma frase de Ambrose Bierce que encerra meu pensamento sovre o assunto: “Religião: uma filha da Esperança e do Medo, que explica à Ignorância a natureza do Desconhecido.”
            Rapaz, esse tal de aliancaliberal dá um case…

          • Não se pode separar as crenças. Claro que, pra quem se sente por cima, os de baixo devem APENAS manter / cultivar a tradição seja na religião sagrada ou na politica con sagrada pelos que guardam (com a mídia ou até com armas) as “verdades”.

      • Evangélicos quando abrem a boca pra falar de religião são a coisa mais assustardora do mundo. São intolerantes, corporativistas, enfadonhamente proselitistas e cegos quando se trata de fazer côro com a Bíblia, que consideram um livro de História, mesmo sua mitologia fantástica. Há um tempo atrás, quando de uma reunião na Praia de Botafogo, paralisaram o Rio de Janeiro largando ônibus por todos os cantos do bairro, fechando ruas, causando o maior transtorno e caos urbano que já tive o desprazer de presenciar. Longe de mim eximir a Prefeitura de culpa no episódio. O mais assustador entretanto, foi, no dia seguinte, no ônibus, ouvir a conversa de dois fiéis, radiantes com a força dos crentes que, dali há pouco tempo, estariam aptos a eleger um presidente. Isso, realmente, me deu um frio na espinha e não achei graça nenhuma…

        • Não sei se o Papa teve essa força toda para acabar com o comunismo no leste europeu por conta da religião. Foi uma questão – obviamente – política , a Polônia tem uma velha (de séculos) história de rixa com os russos.

          Mas o processo de desintegração da cortina de ferro foi algo muito mais ligado à própria URSS do que a algum país d Pacto de Varsóvia.

          Era visível no estágio final da URSS – como ois líderes iam se sucedendo sem na verdade possuir o menor controle sobre um sistema desgastado e sem capacidade de se renovar.

          O que o Papa J P II fez sim e fez com MUITO empenho foi direitizar a igreja na américa latina, onde a teologia da libertação fazia um imenso bem ao aproximar a igreja do povo mais humilde.

          Como todos nós sabemos que a igreja (todas) é usada pelos ricos para estupefacer as massas, é claro que Roma não gostava nada de uma teologia que pregava a luta na prática contra as injustiças DESSE MUNDO invés de esperar bovinamente pelo paraíso dos céus.

          Resultado foi esse crescimento daninho das seitas neopentecostais – ditos evangélicos. Que é na verdade um mercado de fé livre de impostos antes do que uma igreja.

        • “São intolerantes, corporativistas, enfadonhamente proselitistas e cegos” isso é “vcs” da esquerda, parece ate uma alto critica.

    • Já não está legalizado o uso de maconha no Brasil? Vejo tanta gente fumando maconha como se fosse um cigarro normal.
      Quando o órgão da lei emite uma ordem judicial para que seja aplicada a lei, isso é ser fascista? A lei não é para ser seguida, ainda mais por tribunais, policia e todos os outros órgãos de justiça?
      Fiquei com uma dúvida, eu sempre acreditei que o problema fosse nossa constituição, nossas leis retrogradas e antiquadas. Acreditava na reforma legislativa e na cobrança dos políticos em relação à criação de leis pertinentes aos brasileiros. Pelo visto não. Mas deve ser isso mesmo, todo o Brasil deve ser fascista, bancada ruralista, bancada evangélica, bancada opositora, pró e contra governo, etc. Quando teremos uma bancada verdadeiramente brasileira sem interesses particulares? Quando seremos partidários somente até a posse de nossos representantes e depois o político seria apenas mais um político, com responsabilidade para toda a nação, não apenas para aqueles que derem seu voto?
      Este é um trecho da lei que foi assinada pelo
      LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
      Márcio Thomaz Bastos
      Guido Mantega
      Jorge Armando Felix

      § 2o Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga: Citado por 177
      http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/95503/lei-de-toxicos-lei-11343-06

      Sou contra a violência policial e a favor de que a qualquer órgão de justiça garanta que a lei seja aplicada.

      O engraçado disso tudo é que a “garotada” quer cultivar sua própria erva, mas é incapaz de preparar seu prato de comida que é infinitamente mais fácil, ou vão querer comprar sua erva em drogarias tendo o selo de laboratórios, mantendo o tráfico, só que neste momento o traficante e a “mula” usarão ternos.
      É difícil para gente entender isso, nossa relação com lei é: “Essa lei pegou – Essa lei não pegou”
      Então fica complicado.

  2. Acabei de ouvir na Globo News.
    A polícia disse que se não houvesse apologia à drogas, apenas acompanharia.
    Ou seja, interessante a JUSTIÇA (?) proíbe, mas a polícia diz que não é bem assim.
    .

  3. Por diversas vezes discordei, e vou continuar discordando, de ordens e decisões judiciais.

    Algumas absurdas mesmo.

    Mas daí a classificá-las de “facistas” vai uma longa distância.

    Melhor, talvez, carimbar a decisão proibitiva de “anti-democratica”; “autoritaria”.

    Afinal, há diversas outras formas de se exercer o Poder de maneira antidemocratica e autoritária além do facismo.

    Há, como vimos, como sabemos, outros “ismos” tão ou mais autoritários e antidemocraticos quanto o facismo….

    Sei, sei… Mas o facismo é “cachorro morto”…

    • O fascismo é cachorro dos mais feios e pulguentos, morto jamais.
      Ou vc não sabe que a europa tem um revival fascista na onda de desemprego e crise?

      Países como a França, Holanda, Rússia, entre os mais cotados experimentam retorno de discursos fascistas, anti-imigrante, xenófobo.

      O fascismo é feio porque prega a exclusão, o extermínio do diferente.

      A aniquilação das minorias políticas e sociais.

      Até no Brasil temos fascistas, alguns deles até ficando tristemente famosos em seu histrionismo barato.

      • Ok, Roberto…
        Concordo com suas ponderações.

        Retiro o “cachorro morto”, que foi apenas uma tola tentativa de xiste (… epa! Com “x” ou com “ch”??? Ah… o que importa… Se alguem reclamar ou tentar corrigir não passará de um preconceituoso linguístico….)

        O resto – que o que importa no comentário – fica como está…

    • Caro Emanuel, não creio que o Eduardo esteja traçando um paralelo histórico entre a decisão judicial e o movimento fascista surgido a Itália em 1919.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo

      Eu entendí que ele usou o adjetivo fascista como uma figura de linguagem no sentido de autoritário e truculento.

      O texto abaixo está em espanhol. Desculpe-me por não procurar correspondente em português, mas a explicação é muito boa e confesso não ter tido paciência para prourar outro texto só por causa da língua.

      http://es.wikipedia.org/wiki/Fascista_%28adjetivo%29

      Destaco o trecho abaixo:

      “Se utiliza de forma muy extendida, tanto en el lenguaje coloquial como de forma muy frecuente en todo tipo de literatura.”

      Espero ter contribuído para esclarecer confusão criada pelo seu entendimento ao pé da letra de uma figura de linguagem (metonímia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmia) utilizada pelo Eduardo Guimarães.

      • Por um erro técnico o link para a explicação de metonímia saiu quebado, o link correto está abaixo:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Meton%C3%ADmia

      • Ruy,
        Grato pelo esclarecimento e indicações.

        De fato, as palavras “facismo/facista” tomaram um significado mais amplo, mais abrangente.

        Mas já que estamos na “semana da linguistica” (…. hehehe) não custa nada tecer conjucturas acerca do que poderia ter levado tal palavra a esse significado ampliado enquanto outras expressões que designam ideologias ou regimes igualmente autoritarios mantiveram um sentido restrito.

        1- Não sei se tal abrangencia é corrente no mundo todo, ou pelo menos em boa parte dele.

        2-Imagino que o uso da expressões “facismo/facista” para qualificar ( ou melhor: desqualificar…) alguma ideia, postura ou pessoa seja muito mais corrente entre os que se consideram “de esquerda”, nos mais variados graus de “esquerdismo”.
        É apenas uma suposição, dificil de ser comprovada, mas é o que sinto!

        3- E a escolha dessa palavra por pessoas que pensam o mundo “pela esquerda” teria, a meu ver, uma razão de ser. Não seria mera coincidencia nem teria sido obra do Espirito Santo.
        Trata-se, ainda conforme sinto, muito mais um desabafo, um “grito de guerra” , um “xingamento” que o resultado de uma análise isenta, ponderada, em que ficaria muito melhor o uso de expressões mais precisas, mais definidoras, para descrever ( ou qualificar) a decisão contra a qual se insurge o autor.

        ( alias, um parentesis: O que há de improperios, ofensas – ou tentativas de…- nessa web de meu Deus não está no Gibi… Como se usa palavras duras, para denegrir, discriminar, excluir, desagregar…. Talvez fosse uma boa materia para estudo dos linguistas/sociologos/psicologos e outros “istas” ou “logos”. Fecha o parentesis)

        4- O questionamento sobre a escolha dessa palavra ” facismo” ( inclusive bem mais usada que “nazismo”, para desqualificar uma ideia, pessoa, etc…) me surgiu há muito tempo depois de um episódio interessante, pitoresco até.
        Lá pelos idos de 76/77 ( sou das antigas, como se vê…) estava esse pobre escriba dirigindo seu velho taxi para ganhar o pão de cada dia quando entrou um passageiro que já iniciou a corrida criticando o governo do Estado. Naturalmente o Governador na epoca – não me lembro quem – era gente da revolução, de confiança dos milicos, óbvio. Portanto, qualquer coisa, menos comunista….
        Pois bem, o camarada – que depois descobri, era um funcionário revoltado com alguma medida tomada pelo governador – não satisfeito em xingá-lo com os palavrões rotineiros, sacramentou em gran finale: ” isso é um governo Comunista!”

        Pronto! Definiu… Pior que esse, nenhum….hehehe

        Mais uma vez agradeço suas ponderadas observações.

  4. Parabéns,jovens deste movimento!Isto demonstra que nem tudo esta perdido,no Brasil e mais precisamente em São Paulo!Aqui,no RS,varremos esta praga de tucanos do Palácio Piratini,e se Deus quiser não voltaram mais!Quanto ao evento,do nosso encontro dos Blogs Progressistas,conheci,este querido e grande Blogueiro,que é o Eduardo Guimarães,já respeitava o Eduardo e sua família,pelo qual tenho carinho,por êle,pela sua espôsa,que deve ser muito amada,e pelos filhos/filhas e netinha,mais especialmente a Victória!Que bom querido Eduardo te conhecer,e ver que eu não me enganei,vc é muito inteligente e sabe o que quer!Obrigada Eduardo e demais leitores,que fazem parte deste “nosso Blog”!

  5. Sobre a foto: muito bonita, deveria ir para os twitpics de todos os blogueiros progressistas. Sobre a proibição da passeata: inócua, inexistente pois viola o direito de reunião. O Juiz que a emitiu deveria ser obrigado a ler o artigo quinto da Constituição Federal durante todo um dia de expediente, para que não tente mais anular direitos fundamentais dos cidadãos.

    Quanto à revista Época tentar “matar” a Presidenta Dilma: espero que a resposta não fique apenas em desmentidos (que seriam desqualificados pela imprensa arrogante), mas, evolua para processo judicial pela violação de prontuário médico com punição penal e civil (indenização pesadíssima) exemplar.

  6. Viva a liberdade Edu!
    Viva!

  7. Por isso Edu, já manifestei minha crença de que virá de São Paulo a “Primavera Brasileira”. E não sou paulista.

    • Não há necessidade alguma de “Primavera Brasileira”. São Paulo sim precisa de uma “Primavera”. E só São Paulo pode proporcionar a si mesma uma “Primavera”.

  8. Edu, a semente da despolitização dos jovens de hoje começou a germinar em 1964, com o golpe militar, que impediu os jovens da época, presos e escorraçados e os que se seguiram, de aprenderem política nas suas escolas e universidades e nas ruas, discutindo com o povo, reinvidicando. Ameaçados pela truculência dos golpistas, viraram depois pais amofinados, que por sua vez, não deixaram que seus filhos aprendessem política. Hoje, de certo modo, estamos pagando por isto, uma geração perdida, que perdeu a geração seguinte, e que só aos poucos reaprenderão que é na escola, na universidade e na vida estudantil pública, que se toma consciência dos valores da coletividade. Como uma nação só se faz com jovens preparados, mãos à obra.

    • graças a nossa”IDOLATRADA”IMPRENSA!são mais de 3 gerações perdidas,graças aos marinhos,frias,mesquitas e civitas da vida.mas,somos um País alienado.pois figuras como Datena são endeusadas e ganham muito bem para isso!

    • Joel, é isso mesmo. Eu também faço parte dessa geração perdida. Em junho de 1968, meio que por acaso, estive na passeata dos 100 mil no Rio. Tinha então 20 anos. Estava lá, meio na empolgação. Morando numa cidadezinha do Sul de Minas, com pouca ou nenhuma informação sobre o que passava, só muito tempo depois fui perceber a importância daquilo tudo. Hoje, 29 de maio, completo 63 anos e saúdo os jovens brasileiros e principalmente os paulistas que retomarem as bandeiras eternas da juventude. Algum tempo depois, conversando com uma pessoa mais velha, ele disse, meio na brincadeira:”Ah, mas vocês querem mudar o mundo…”. Respondi:”Queremos sim… é difícil, mas é isso que queremos. Mudar pra melhor, né?”. E demos boas risadas. A Pres. Dilma também estava na passeata dos cem mil.
      John Lennon escreveu:” Você pode dizer que eu sou um sonhador… mas não sou o único”.

  9. Em qualquer lugar do Mundo ou da História, as principais conquistas do Povo foram conseguidas pelo próprio Povo, se fosse esperar por reis, imperadores ou quaisquer governantes (bonzinhos) estaríamos, ainda, na Idade da Pedra, em todos os sentidos.

  10. O jornal nacional(?), da tv globo, censurou a marcha da liberdade que reuniu quase 10 mil pessoas em SP…

    Mas exibiu um protesto contra corrupção.

    Não consegui acreditar quando assisti ao JN. Pensei que tivessem exibido a reportagem quando eu estava fora, por isso resolvi checar no site da emissora, e, para minha surpresa, lá também não tem nada sobre a manifestação…

    http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/#/Edições/20110528/page/1

  11. Só faltou o crédito da foto, coisa que sempre se esquece no afã de espalhar as coisas pela internet…

  12. As esquerdas estão tegiversando, a direita está hodienda, montaram uma estratégia infalível e as esquerdas não estão fazendo nada, estão sendo levada ao matadouro:
    Vocês tem um pipinaço para 2014. As oposições virá com Serra na extrema direita com 30%(PSB) de cotações fixa, isto está claro, e virá com Aécio PSDB para pegar a classe média. Vão massacrar com notícias deploráveis, aliás só as manchetes ruins para conter a classe média eles estão represando, deta forma. Não vejo notícia boa do PT. O PT deveria montar uma pauta de boas notícias pelo menos nos blogs. Sou classe média e tudo tá ruim. Um Aécio pode pegar meu voto para somar com o do Serra e levar 2014.

  13. Este é o meu Estado. Esta é a minha Cidade. Metrópole que abriga a tudo e a todos. Parabéns à polícia. E parece que o pessoal da manifestação chegou à conclusão que tudo tem um limite. Liberdade sim, arruaça não. É assim que funciona nas democracias desenvolvidas. Imagino que este comentário não será publicado, mas será lido por quem interessa.

  14. “não-partidarização desses movimentos da juventude paulista” sabe às vezes penso que vc Eduardo é inocente crendo no PT, que já deu provas que tem apenas um projeto de tomada de poder e para se lucupletar dele, já ta virando uma cleptocracia.

    Na verdade vc se alia aos esquerdistas contra aquilo que vc crê que seja o principal problema do nosso país uma mídia oligárquica, inimigo do meu inimigo é meu amigo.

    Blz, não tem problema isso.

    Agora dizer que há alguma neutralidade neste “movimento” é passar um pouco do limite da racionalidade.

    A mesma liberdade de expressão dos pró-bolsonaro foi negada tanto aqui como em toda a imprensa, em resumo liberdade de expressão somente daquilo que a equerda acha que é certo (Vc vai responder que eu tenho espaço aqui, eu sei e agradeço).

    Moralidade relativa e o FlaxFlu continua.

    • Seu problema é que vc considera a mesma coisa alguém difamar e propagar ódio contra milhões de pessoas que já sofrem tanto preconceito e uma marcha que pede liberdade de expressão – inclusive liberdade de ser gay. Não que precise, pois isso não é proibido – embora muitos fundamentalistas fanáticos e hipócritas bem gostariam que isso acontecesse.

      Pra vc pregar ódio e liberdade são a mesma coisa.

      Não são.

      São o oposto.

      A última vez que se deixou um demagogo pregar livremente seus preconceitos mais ensandecidos nós já vimos bem o que aconteceu.

      Um bufão que tem o descaramento de defender a tortura e a morte de opositores políticos não deveria sequer estar ocupando o cargo que ocupa, muito menos ter o direito de dizer impunemente as besteiras que diz.

      • Ai que ta a coisa vc define o certo e errado para mim, isso já é cerceamento da liberdade, eu não entrei no mérito dos pró-bolsonaro e sim da censura e da falta de liberdade de expressão.
        Vc e daqueles que pensam como o deputado Jean Willis que diz que a população é ignorante e não sabe o que é melhor para ela.
        Daqui apouco vai vim com aquela o brasileiro não sabe votar etc.

        http://www.youtube.com/watch?v=ixm4R63vKt8

        • Sabe gente, o pior é que esse cara tá certo! Em que lugar do planeta ou do universo um liberal deseja liberdade de alguém que não comungue dos seus ideais?? A direita sempres eliminou seus desafato, de todas as formas! Eles sabe muito bem o que quer, suas falas e ações são premeditadas, pois enquanto as esquerdas brigam para saberem o sexo dos anjos, eles estão pouco se lixando para isso, semeiam a discordia entre todos e depois é só virem varrendo o que colheram. Temos que deixar de sermos burros e passarmos a acreditar mais neles!!

    • … chora, trollzada !!!

  15. Edu acho que estes movimentos Promovidos pela internet vai fazer muitos pensar no seu real poder .
    estes jovens não tem influencia de qualquer igreja ou dogmas da velha direita .
    também nunca se debruçaram em qualquer livro sobre karl Marx .
    Agora na falta de um lider ou uma bandeira resta saber se brigaram por liberdade apenas pela liberdade ou se querem se libertar de algo.
    foi lindo a churrasco dos diferenciados ,mas não ficou bem caracterizado quem eles querem ver engordar neste pais .
    Assim não resta duvidas que veremos mais atos como estes e bom seria se fora de SP também se visse movimentações como esta .
    Agora sera que os grandes temas ou preocupações do Brasil atingira a tantos .
    Leis dos medios .
    reforma política .
    E uma eleição .
    vamos ver quantos foram por consciência e quantos foram porque foi o maior barato.
    Afinal democracia representativa se faz com partidos e goste ou não ,partidos é feito por políticos.
    E graças a partidos e políticos temos democracia ,LIBERDADE.
    Agora como pode um ser pensante falar que não gosta de política a ponto de não dirigir sequer uma palavra a políticos,se estes tem que ser cobrados ,questionados e porque não cumprimentados mesmo que tenham feito simplesmente a sua obrigação como o meu o seu o nosso Lula .
    Edu o que move tudo isto é a informação e o PIg esta forte .
    Assim pensando em uma maioria deste pais .e me bateu esta musica .
    http://www.youtube.com/watch?v=2qqN4cEpPCw

  16. Caro Eduardo,

    Satisfação tê-lo encontrado pessoalmente, aqui na Porto Alegre, visto que nos conhecemos nesses tempos diferentes em que a gente se conhece de rede e não necessariamente de vista.

    Salve Paulicéia! Menos desvirtuada e mais desvairada, como Mário de Andrade definiria seu livro seminal da poesia modernista: áspero de insulto, gargalhante de ironia, com versos de sofrimento e de revolta.

    E até parece que ouço nos ecos da marcha da liberdade, proibida e novamente marchada, as palavras de ordem tropicalistas: “É proibido proibir… É proibido proibir… É proibido proibir!”

    Será ironia, ou assistimos nascer a marcha presencial das comunidades em rede, que reagem conforme um código de interpretação crítica do que as atinge nas liberdades de movimento e expressão da vida real?

    Será que a sociedade acorda do tratamento de choque aplicado em 21 anos de ditadura civil e militar que levou a bestialização dos “filhos da revolução”, também conhecidos como geração Coca Cola?

    E acorda do american way of life goela abaixo, do transe justiceiro mitificado no John Wayne/Super Man, que combate os inimigos imaginários da guerra fria e quente: com índos, russos, árabes e alienígenas?

    Será o resultado de informação em tempo real e conteúdo livre do discurso único mass media (que ignora a verdade factual e produz ficção política) geradores de contra argumento crítico e social na blogosfera?

    Ou de cair no ridículo que era continuar a aceitar o conservadorismo retrógrado explicitado no preconceito da “gente diferenciada”? Na superexposição da violencia urbana perpretada pelos agentes do Estado?

    Terá sido identificada a face neoliberal mostruosa no espelho/retrato de Dorian Gray, que se consome e destrói na vaidade e hipocrisia em nome do sonho da eterna potência e juventude?

    Será que o império desmarcarado está ferido de morte? E no desespero de reagir para sobreviver busca força nas profundezas dos “instintos mais primitivos”, como diria o douto Roberto Jefferson?

    Sei que estamos a sair de trás dos computadores e de cima dos teclados e da frente das telas para tomar as ruas, de forma ainda caótica, anárquica até, mas, enfim e afinal, por que não?

    Sei também que isso tudo me faz lembrar e pensar Leminsky. Quem sabe: “Distraídos venceremos?”

    Forte abraço

    João Volino Corrêa

    .

  17. Agora que fiquei sabendo dessa marcha. É para protestar contra a repressão à marcha da maconha?

  18. Hipocrisia Paulistana(eu fumo mais não trago)kkkkkkkkkkk….

  19. Caro Eduardo,

    desculpe-me comentar nada relativo ao post. Porém urgentemente algum blogueiro do peito de PHA

    deve trocar idéias com ele para o mesmo parar com o “caso Palocci” ta enchendo o PSDB de munição e o

    PIG tbém.

    Percebe-se claramente os respingos na Presidenta e mesmo no LULA.

    Será ki ele mudou de lado?.

    Saudações / Carlos

  20. E a juventude que ousar lutar constrói o poder popular!

    E outra frase, do grande Lênin:
    ”e é justamente a juventude que incumbe a verdadeira tarefa de criar a sociedade comunista.”

  21. Ou se aprova a “Lei de Meios” já e na sequencia, cassem TODOS os canais religiosos – todos fundamentalistas cristãos exalando ODIO em nome de Jesus – esse pais fincara neste seculo XXI a primeira “Republica Fundamentalista Cristã” e muito sangue ira correr… que pais triste, este nosso. Entre a ditadura do PIG, do judiciario ou do Fundamentalismo Cristão do Odio. Lamentavel o ponto a que estamos chegando. Poço sem fundo.

    • TAMBÉM SOU CONTRA A EXISTÊNCIA DE CANAIS RELIGIOSOS NO PAÍS.

      Os canais evangélicos principalmente são verdadeiras máquinas de extorsão e lavagem cerebral.

      UMA VERGONHA!

      • Um canal de televisão coletivista vc é a favor, não é? pra conscientizar politicamente a população, não é isso.

        • seria um bom começo. Se a Band ruralista pode, a Globo dos especuladores financistas pode, porque não a TVTrabalhadores em rede nacional aberta?
          Seria muito bemvinda!

  22. Edu,

    Ordem judicial fascista é pleonasmo.
    Mas, essa imagem me lembrou do Vandré: “PRA NÃO DIZER QUE FALEI DE FLORES”
    Depois do churra dos diferenciados essa é outra atitude que me enche de esperanças.

  23. Estive na ‘Marcha da Liberdade’ e foi um prazer perceber que, felizmente, ainda há jovens engajados e com anseio por mudanças aqui nestas conservadoras paragens paulistanas… Houve muita manifestação das mais variadas tendências e em defesa de diferentes minorias; além disso, havia um certo clima artístico no ar, com pessoas maquiladas e vestidas a caráter, dançando, cantando, etc… É possível perceber, com base nos recentes eventos do ‘Churrascão de Higienópolis’, da ‘Marcha da Maconha’ e desta ‘Marcha da Liberdade’ ocorrida ontem, que aqui na capital paulista está florescendo um movimento muito salutar de contestação ao sistema… Esse movimento mostra características muito positivas, tais como ser despartidarizado, espontâneo, predominantemente jovem (havendo também, é claro, muitos veteranos como eu…) e com forte tendência contra qualquer tipo de discriminação… Quem sabe isso não dará origem, em futuro próximo, a idéias ou movimentos fortemente progressistas, que venham a renovar os ares ’embolorados’ deste pobre estado de São Paulo, há tanto tempo em mãos do conservadorismo rançoso? Dou todo meu apoio e, sem dúvida, estarei nas próximas marchas ou eventos que esse pessoal vier a organizar!

  24. Pra vcs não esmorecerem com as “críticas” falso-democráticas de gente que escreve aqui vamos assisitr ao documentário A doutrina do choque (http://vimeo.com/user6297835).

  25. Vamos mobilizar a rede para a Marcha Nacional da Liberdade, se em 6 dias mobilizamos quase 10.000 imagine em quase 3 semanas em todo o país.

  26. O grito arrogante das teorias políticas desanda em afonia daqui pra ali, num abri e fechar de olhos. A juventude começa a marchar à revelia dos conceitos partidários.

    Lula percebe e já se direciona para uma constituinte exclusiva. O maniqueímo partidarizado mudará agora sua rota? Está na hora de não dependermos de líderes carismáticos para evitarmos o congestionamento das percepções inadequadas e sem rumo adequado aos novos tempos.

    Por isso, até quando se manterá esse percurso em rota de colizão entre a o discurso da desilusão de quem sonhava e o destempero das minorias egocêntricas? Passou da hora desse confronto ao sabor do PT X PSDB, como símbolos. As circunstâncias impõem uma reforma política à margem dos políticos fabricados pelo poder econômico ou pelas estruturas corporativas dos partidos. Parece que o caso “Palocci” pode configurar novos horizontes, distantes da estreiteza.

  27. Cada nova geração de velhos (maduros) como nós, sempre dizem que “essa” juventude não tem consciência política, só quer saber de festa. Não é verdade. Cada geração, encontra e convive com um novo momento, uma nova conjuntura, uma nova tecnologia. Minha geração (jovem) pegou os últimos anos, já em agonia, da ditadura civil-militar, então a enfrentamos. Mas a maioria da juventude não tinha militância orgânica na luta contra a ditadura. Quando veio os comícios pelas diretas-já, os jovens foram às ruas exigindo-as. As mobilizações na Tunisia e no Egito que derrubaram seus ditadores de décadas, foram iniciativas da juventude. No Iemen, no Barhein, na Síria, na Arábia Saudita e agora na Espanha, quem da o tom e a cor das mobilizações são os jovens, não são os políticos, nem nós os ‘velhos’.
    Todo poder aos jovens. Viva a juventude.

  28. Enquanto o consórcio do inferno(pig+psdb+dem) se detém com dossiês,denúncias e apostando sempre no mal para todos, o Brasil avança e muito. Vejam essa reportagem sobre a Educação superior no Estadao do Ceará:

    197% de universitários a mais no Ceará
    Fonte: O POVO Online/OPOVO/Economia

    (1) Envie seu comentário

    O ensino superior passou por uma transformação radical em 10 anos, mas ainda é pouco diante das demandas do mercado de trabalho

    28.05.2011| 17:00

    Em 2009, as instituições de ensino superior receberam 41.229 estudantes no Ceará (RAFAEL CAVALCANTE) As instituições de ensino superior no Ceará receberam 13.958 novos alunos em 1999. Em 2009, foram 41.229. O crescimento do número de ingressos foi de cerca de 197% no Estado em uma década, conforme o Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    A alta da quantidade de concluintes em graduação presencial foi de cerca de 139% no mesmo período -passou de 6.580 para 15.861 -, seguindo a tendência ascendente dos ingressos universitários. A quantidade de cursos apresentou um incremento de 58%.

    Uma série de causas e consequências movimentam o cenário da educação superior no Ceará. Um dos resultados do investimento de tempo e dinheiro em estudo é que trabalhadores com curso superior alcançam uma remuneração 225% maior do que os que não havia concluído a faculdade no Brasil, em 2009, conforme dados Cadastro Central de Empresas 2009 (Cempre), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), semana passada.

    Novos diplomados tornam o mercado de trabalho mais profissional e competitivo. Mas os avanços visíveis nos números são considerados insuficientes. De 40,2 milhões de trabalhadores assalariados no Brasil, 33,6 milhões (83,5%) não tinham nível superior em 2009. Ou seja, apenas 6,6 milhões (16,5%) de pessoas no mercado com curso superior naquele ano.

    Expectativas

    O pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Luís Silva de Almeida, sugere as áreas com maior demanda de mercado pelos próximos anos. Para ele, as diversas engenharias têm o maior potencial de empregabilidade. Indica também o ramo de saúde, cursos ligados ao turismo – como gastronomia -, além do curso de estatística.

    Quando 2014 chegar,as pessoas que ascenderam social e economicamente não vão dar ouvidos a essa campanha ridícula e nojenta do pig.No ceará ,Dilma teve mais 70% dos votos e se for o Lula, será mais de 85%….

  29. Edu
    E o prontuário médico da Dilma que deveria ser sigiloso no Sirio e Libanes?
    A Época cometeu um crime (ajudada por outro criminoso lá de dentro do hospítal) e fez uma matéria dando Dilma como à beira da morte. Que irresponsabilidade.

    Para a idade dela e com o tipo de ambiente em que trabalha, ela está um broto. Nem parece que já teve cancer. Sei de meninas de 15 anos que já estão precisando de remédio para tireóide e vão ter que usar o remédio, mesmo que vivam mais 100 anos.

    Porque o PIG não procura a lista dos remédios que o Çerra usa diáriamente? Hipocondríaco como ele é, a lista deve render umas boas páginas.

  30. Eduardo sempre concordei contigo em inumeros artigos de sua verve, sempre cheios de lucidez, este porem, data venia, tenho que discordar, as drogas é algo perniciooso, e vc como pai responsavel jamais deveria divulgar, outrossim, pasme é o segunto post, as drogas destroi lares, arrebenta com a sociedade, eu chamaria estes jovens de rebeldes sem causa, com tanta coisa boa para se envolver busca desafiar a justiça e as leis, é contraproducente.

  31. E por falar em SP, para aqueles que não assistiram:

    http://vimeo.com/14770270

  32. Oras,a justiça está onde sempre esteve,na Idade Média.Essa decisão ¨judicial¨de proibir uma manifestação legitima,mostra aquilo que os integrantes Judiciario e MP de São Paulo são,pessoas portadoras de uma mentalidade medieval.Aos senhores feudais tudo,aos servos da gleba,a lei.

  33. Parabéns pela Marcha! Espero que o espírito libertário, de convivência saudável entre as diferenças, o qual, conseguiu ser erguido numa cidade tão reacionária como a sua, permei em primeiro lugar vocês, mas também outros tantos fascistas espalhados pelo país, fazendo-os perceber que só seu medo doentio(medo irreal, sem qualquer motivo concreto)impede-os de enxergar que a convivência democrática, o respeito saudável pelo outro, o qual passa pelo respeito social, sexual, político, racial, religioso traz benefícios a todos; ergue um clima de fraternidade entre as pessoas, e que aqueles que defendem qualquer forma de opressão, violência e exploração só têm o ódio e a amargura a moverem suas mentes doentes. Que a liberdade pregada na marcha seja sempre a bandeira de frente de todas as ações daqueles que desejam uma Sociedade mais justa em nosso país, na qual minorias não controlem os bens sociais, que pela própria definição pertencem à colotividade.

  34. Dizia Marx que o resultado mais importante de uma mobilização é a forma como transforma as pessoas envolvidas nele. E depois da mobilização de muitos jovens, e os não tão jovens, não serão os mesmos de antes.
    Agora resta saber qual aproxima movimentação .

  35. sr. eduardo,
    melhor a juventude da pm despertar rápido:
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hqIrWYvNur4

  36. Maravilha de internet.
    Segunda eu um aposentado ,aqui do meu barraco alugado na periferia de SP me vejo refletindo sobre os últimos acontecimento .
    Sem duvida esta marcha pela liberdade onde reuniu conforme organiza dores mais de 30 entidades é um marco de uma nova etapa para este pais .
    vejo muitos manifestarem sua satisfação por este ato não ter o comando político,posso até concordar mas não seria ingênuo a este ponto até saber qual era as 30 entidades .
    Também tenho consciência que este ato so foi possível devido ao partido que temos no governo federal .
    Sabemos oque ocorreu em todos os movimentos feitos em SP com PSDB no governo,professores estaduais e municipais ,policias em greve e enfrentamento entre policia enfim não faltou borrachada nem para quem pediu saúde e moradia .
    Sabemos das declarações de Serra quanto a blogues que de livres viraram sujos ,também do AI5 digital do Azeredo.
    Então esta liberdade e possibilidade de falar de tudo e de todos falarem vem de onde e porque ,visto que a maioria destes jovens estava onde a 8 anos e meio atraz,muitos vai imputar isto apenas a tecnologia ,mas o medo de participar este não é tecnologico.
    Este movimento traz também uma certeza,este pais não tera mais um golpe quanto a democracia sem uma reação e esta reação com certeza se dara contra os velhos meios de comunicação pois ao chegarem a tal poder ,passam a ser o primeiro alvo se algo vier a dar errado quanto a nossa liberdade.
    Apos este ato so resta perguntar a Globo ,Folha ,Veja e estado se querem comprar de novo esta briga e querer tirar dos jovens a liberdade .

  37. Ainda podemos acreditar nas flores vencendo o canhão.

  38. Olhando a flor no belo vaso que a acolheu, me vem a mente, contente, que a fantasia da vida acaba se impondo contra monótona uniformidade da burocracia.

  39. UMA FLOR SEGURANDO OUTRA FLOR!!!!!!!!!!!!!!!!RSRSRSRSRSRSRSRSRSR

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.