“Dobradinha” mídia-oposição contra Palocci visa economia
Publicado, originalmente, em 21 de maio de 2011 às 10:27
Folha, Estadão, Globo e Veja chegam às bancas, neste sábado, com as capas repletas de acusações a Antonio Palocci. Na noite anterior, o Jornal Nacional apresentou matéria que “informava” que o principal ministro de Dilma teria sido “intimado” pelo procurador-geral da República, apesar de não ser bem isso.
Recomeça, assim, com potência máxima, a “dobradinha” que permeou os oito anos do governo Lula. Cria-se uma acusação sem provas, baseada em dados inconclusivos, a imprensa começa a divulgar manchetes de primeira página ou longas matérias nos telejornais e a oposição vai atrás, pedindo CPI’s.
A “lua-de-mel” entre Dilma e a coalizão tucano-midiática durou menos do que se esperava, nem quatro meses. Esperava-se que a artilharia recomeçasse no segundo semestre, ao menos, mas o processo de liquefação do DEM e do PSDB antecipou a volta das “dobradinhas” entre imprensa e partidos políticos.
Houve “aquecimento” da direita ao utilizar as lutas internas dos aliados governistas contra ministros que desagradaram facções. Mídia e oposição constataram que, apesar do processo de degenerescência dos partidos de direita, a esquerda estava desunida e disposta a “fritar” os tais ministros, até por erros deles mesmos.
Observação: lutas internas existem em qualquer grupo político. As do governismo não diferem das do oposicionismo.
Nenhuma novidade no front, portanto. Era esperado que o processo que tanto atrapalhou o governo Lula recomeçasse e que, como antes, fosse feito de vento, da denunciação do nada, pois o mais escandaloso, na onda contra Palocci, é que ele não fez nada ilegal e que não tenha sido feito até por aqueles que o acusam, entre a oposição.
Você, leitor, viu primeiro neste blog a informação de que o que beneficiou Palocci foi inventado pela oposição quando governou o Brasil. Surpreendentemente, ontem (sexta-feira, 20), o jornalista José Roberto Toledo, do Estadão, publica a surpreendente matéria que você lerá a seguir. Depois dela, sigo comentando.
—–
Oposição ajudou a criar brecha legal que hoje ajuda Palocci
Por: José Roberto de Toledo – O Estado de S.Paulo
19/05/2011
O Executivo federal apresentou, em 2006, um projeto de lei para proibir os chamados funcionários públicos “anfíbios” de usarem informações privilegiadas obtidas no exercício do cargo para se beneficiarem financeiramente.
O projeto de lei proíbe, entre outras coisas, que servidores de alto escalão – desde ministros aos assessores de nível superior 5 e 6 – se licenciem do serviço público sem remuneração para prestar qualquer tipo de serviço de consultoria privada.
Na época, houve notícia de funcionários da Receita Federal e do Banco Central que ganhavam dinheiro com informações obtidas no exercício da função pública alternando períodos no serviço federal e na iniciativa privada.
O texto, elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), também ampliava de quatro meses para um ano a “quarentena” durante a qual quem deixa o governo fica proibido de exercer função que entre em conflito com o interesse público.
O projeto teve sua tramitação retardada na Câmara por um recurso do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), em 2008, que evitou sua aprovação definitiva pela comissão que o apreciava. Assinaram o recurso 52 deputados, a maioria do DEM, mas também alguns do PSDB.
A justificativa técnica foi que a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público não realizou audiência pública sobre o projeto. O argumento político foi que o texto dava poderes excessivos para a Comissão de Ética Pública. Como consequência, o projeto teve de entrar na interminável fila de votação do plenário.
Mesmo que tivesse sido aprovado pelo Congresso e entrado em vigor, o projeto não contemplaria o caso do ministro Antonio Palocci. O chefe da Casa Civil enriqueceu prestando consultoria depois de deixar o Ministério da Fazenda, em março de 2006, e após cumprir a “quarentena”.
As contestações atuais se devem ao fato de ele ter voltado ao governo sem que se saiba quais foram seus clientes de 2006 a 2010. Sem essa informação, é impossível para a CGU, por exemplo, verificar se as empresas para as quais Palocci prestou serviço gozam de tratamento privilegiado na atual gestão.
Infelizmente, ninguém descobriu até agora uma legislação que obrigue o ministro a tornar públicos os nomes de seus antigos clientes. Palocci argumenta que não pode revelá-los porque está sujeito ao sigilo comercial. Assume, assim, o desgaste político da falta de transparência, mas escapa pelos buracos da legislação.
Como sempre repetem alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), todos são inocentes até que se prove um fato concreto cuja definição como crime esteja prevista em lei. Para sorte de Palocci, até a oposição ajudou que a legislação seja ineficiente e omissa.
__
Descobri essa matéria ontem à noite e repassei a amigos ontem mesmo. Alguns até já a publicaram em seus blogs. Antecipei-me a minha própria publicação porque estava escondidinha no portal do Estadão e explica, tecnicamente, o que venho dizendo, que Palocci não fez nada ilegal ou que tivesse despertado a ira midiática quando foi praticado pelos tucanos.
Coincidentemente, o post vigoroso que publiquei na sexta-feira (“Vocês tampouco conseguirão sabotar Dilma”) se coadunou com as reações de Dilma à ofensiva midiática, conforme revelam mais informações divulgadas na grande mídia. Após as matérias, ainda continuo comentando.
—–
Dilma vê campanha de difamação e quer contra-ataque
Presidente espera que ministros e cúpula do PT mostrem ‘assertividade’ na defesa de Palocci e não deixem nenhuma denúncia sem resposta
19 de maio de 2011 | 23h 00
Vera Rosa e Tânia Monteiro, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA – O governo avalia que a crise política envolvendo o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, vai se prolongar e reforçará a estratégia de blindagem de seu mais importante articulador político.
Em conversas ao longo do dia, no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff pediu informações sobre as denúncias contra Palocci e determinou o contra-ataque.
Pelo script traçado, nenhuma denúncia deve ficar sem resposta e tanto os ministros como a cúpula do PT precisam mostrar “assertividade” na defesa do chefe da Casa Civil. Ao receber para almoço o presidente do PT, Rui Falcão, Palocci e o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, Dilma adotou a máxima do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Recomendou “sangue frio e nervos de aço” para reagir às acusações, pois, no seu diagnóstico, há uma campanha de “difamação” contra Palocci. Lula ligou para o ministro no domingo e ontem, manifestando apoio a ele.
O ex-presidente também tem conversado com Dilma por telefone. Falcão negou que o caso Palocci tenha sido tratado no almoço, mas defendeu o chefe da Casa Civil. “Palocci é um ministro acima de qualquer suspeita. Não há fator de preocupação no governo”, disse ele.
Deputado estadual, o presidente do PT fez coro com a linha geral adotada até aqui pelos aliados. “Ele já deu todas as explicações necessárias.”
*
Em meio à crise, Franklin Martins vai ao encontro de Dilma
Folha.com
20/05/2011 - 10h37
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA
O ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins está no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff. Apesar de a agenda oficial informar que a presidente estaria apenas com despachos internos, o ex-ministro, responsável por traçar as estratégias de comunicação do segundo mandato do governo Lula, chegou ao Alvorada às 9h50. A atual ministra, Helena Chagas, está no Palácio do Planalto.
A visita de Franklin ocorre em meio a uma crise no governo, gerada por reportagens publicadas da Folha que mostraram o crescimento patrimonial do ministro Antonio Palocci (Casa Civil).
Hoje, a Folha revelou que o faturamento da empresa de consultoria de Palocci, a Projeto, faturou R$ 20 milhões em 2010, ano em que Palocci coordenou a campanha que elegeu Dilma. O jornal também mostra que a empresa WTorre, beneficiária de uma série de contratos com o poder público, foi uma das clientes de Palocci.
Cerca de 40 minutos antes da chegada de Franklin, um carro sedan prata, com vidros escuros, chegou em alta velocidade pela entrada de serviço do Alvorada, seguido por outro carro, que fazia escolta. Não foi possível identificar quem estava dentro dos veículos.
O carro é da Presidência e costumava ser usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus deslocamentos privados. No entanto, pode ser cedido para deslocamentos mais discretos de outros integrantes do primeiro escalão do governo. AFolha está em frente ao Alvorada desde as 8h. Até agora, o carro oficial do ministro Antonio Palocci não entrou na residência oficial de Dilma.
Também chegou ao Alvorada, logo após Franklin Martins, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência) e ex-chefe de gabinete de Lula durante os oito anos de mandato.
Segundo a assessoria de Lula, o ex-presidente está no Panamá, onde estava prevista uma palestra dele hoje num evento patrocinado pela construtora Odebrecht.
—–
Detalhe: o trecho em negrito na matéria da Folha.com foi acrescentado depois. Originalmente, a matéria foi publicada sem o adendo que lhe desmonta a insinuação de que Lula entrara escondido no Palácio da Alvorada.
Chega-se, finalmente, ao xis da questão. O que pretendem mídia e oposição? Por que estão fazendo isso sabendo que, aos quatro meses e pouco de governo, seria catastrófico para o país ter a queda do seu principal ministro, pois a Casa Civil é o ministério dos ministérios?
O processo de apodrecimento dos partidos de direita (DEM, PSDB e PPS) é a explicação. Não apenas perderam a eleição e estão sem bandeiras, mas o processo em que mergulharam tende a se aprofundar. Não sabem o que propor para tentarem retomar o poder daqui a quatro anos e, assim, persistem no denuncismo.
Mas a idéia, agora, diferentemente de antes, não é a de desmoralizar o governo diante do eleitorado. Mídia e oposição já sabem que enquanto a economia for bem não haverá denúncia que lhes permita voltar ao poder. Então, a estratégia, agora, é a de fazer a economia piorar para gerar o ambiente propício a vencerem a próxima eleição.
Observação: não está descartada a idéia de derrubar o governo Dilma, se o cavalo passar selado.
Você está se perguntando se o Eduardo não está exagerando, certo? Mídia e oposição seriam tão corruptas e traidoras dos interesses nacionais a ponto de prejudicarem o país só para poderem retomar o poder? Veja a matéria abaixo, publicada hoje pela Folha, e julgue por si mesmo. Volto ao fim do texto, pela última vez.
—–
Folha de São Paulo
21/05/2011
Caso pode afetar a confiança de investidores estrangeiros no país
ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO
A crise política atual tem provocado poucos calafrios no mercado financeiro, mas uma eventual saída do ministro Antonio Palocci poderia afetar a confiança de investidores no país.
Desde o governo Lula, Palocci ocupa o posto de favorito de investidores, banqueiros e economistas.
Na administração de Dilma Rousseff, é visto como uma espécie de garantia de que o governo vai tentar avançar na agenda de reformas importantes para melhorar, por exemplo, a infraestrutura do país.
“Palocci é uma espécie de salvaguarda do bom senso no governo. Intervenções como a da Vale já assustaram investidores. Uma saída do ministro poderia ter impacto negativo nas decisões de investimento de longo prazo”, disse um banqueiro à Folha.
A opinião é compartilhada por Sérgio Vale, economista da MB Associados.
“Palocci é a ponte para reformas de mais fôlego no Congresso. Em um governo em que o longo prazo já não existia muito, se a situação do ministro se complicar, esse será um governo apenas de curto prazo”, avalia.
Apesar dessa percepção, os humores em mesas de operação de bancos e administradoras de recursos na última semana pouco refletiram o impacto da crise.
“Os movimentos do mercado aqui foram muito influenciados, na última semana, por notícias de fora”, explica José Francisco Lima Gonçalves, economista-chefe do Banco Fator.
Para os analistas, a menor vulnerabilidade externa do país contribui para diminuir o temor de fuga de recursos por conta da crise política.
—–
O leitor precisa entender que Folha, Globo, Veja e Estadão, bem como PSDB, DEM e PPS não estão nem aí para o estado da economia. Não dependem dela. Têm governos ricos como o de São Paulo e Minas Gerais para mamar. A única opção foi tentarem jogar o país numa crise econômica. Por isso não pensaram duas vezes.




Eduardo,
Dos blogs ditos “sujos” que acompanho, na minha opinião, voce é o blogueiro mais lúcido. Fico impressionada com a ingenuidade de um PHA,por exemplo. Respeito a opinião contra a favor seja de quem for, no entanto, pensei que estava numa guerra com aliados, e o que noto é que estão aproveitando a oportunidade para lutar por interesse próprio. Pelo amor de Deus, estão loucos ? Essas tiradas de fogo amigo, realmente me decepciona. Será que estão pensando que a guerra acabou com a eleição? Que ingenuidade.
Oi Maria,
De fato, o post de hoje do PHA sobre o financiamento da campanha da Dilma com base na matéria da FSP me deixou de cabelo em pé… Concordo 100% com sua opinião! Abs
Eu até agora nãoconsigo entender a postura do PHA. Será que ele bandeou para o lado podre da Oposição. Ou fez algum acordo espúrio com alguma coisa que não sabemos. Sabem como é: A carne e fraca e o dinheiro fácil também. Sei lá!
Mas não se pode falar em ingenuidade no caso de PHA. Outra coisa, não ingenuidade.
É isso. PHA e outros nomes que “hoje” parecem ter sido a vida toda gente com a posição política que apresentam já foram bem diferentes. Basta buscar no passado nem tão distante assim. Sou um tanto cético quanto a pessoas de mídia. Por isso prefiro este blog. É feito por alguém um pouco mais próximo da maioria de nós.
sou gente diferenciada, também…rs
PHA é íntegro.
1) Se não fosse íntegro, teria ficado na Globo, ganhando 10 vezes mais do que agora;
2) Se não fosse íntegro, não compraria briga com o poderoso “banqueiro” Daniel Dantas. Ou alguém duvida que o “banqueiro” já ofereceu uma, digamos, compensação financeira para que ele se calasse?
3) Se não fosse íntegro, não estaria respondendo a quase vinte processos por parte de Daniel Dantas, políticos do Dem e outros da mesma estirpe.
Acontece que PHA está à esquerda do Governo Dilma. Daí suas críticas bem pertinentes a essa falta de vontade do Governo de universalizar a banda larga, de aprovar uma Ley de Medios, de se livrar dos ministros tucanos Nelson Johnbin, Tony Palocci e Zé Dantas Cardozo.
Só que, neste caso, ele embarcou na canoa do “fora Palocci”, que é tudo o que a oposição e sua mídia querem. Esse erro mostra que ninguém é perfeito, nem mesmo PHA.
Parabés Roberto Locatelli, chega um momento que não se pode cobrir o sol com uma peneira, principalmente quando se conhece os fatos. Em tempo: o proximo a entrar na berlinda é o ministro da Justiça, que no ‘meio’ é conhecido como o ‘homem’ do banqueiro daniel dantas. A Dilma foi ingênua a colocar essas pessoas sem uma investigação mais completa. Sinto muito ‘fez por merecer’
Não se pode cobrir o sol com a peneira, mas tambem não se pode acusar antes de ter certeza da culpa!
Bom dia Locatelli;
Concordo em partes com vc, mas vendo o Domingo Espetacular na matéria sobre o Kit anti Homofobia, apresentado pelo PHA, foi de envergonhar qualquer pessoa que se diz de esquerda.
Não esqueça que o Kit é coisa do governo.
Ler Maria Inês Nassif, e Janio de Freitas no blog do Nassif.
Talvez esses dois textos joguem mais luz sobre problema Antonio Palocci
Não sei se a minha memória me trai, mas quando Dilma ascendeu à Casa Civil, ainda no primeiro mandato de Lula, ela e o Palocci, ele ainda na Fazenda, não se bicavam muito. Ela desenvolvimentista e ele, “mercadista”.
Na campanha de 2010, Palocci assumiu o lugar de Fernando Pimentel na equipe de Dilma, muito a contragosto da então candidata, em razão dos factoides envolvendo dossiês e “sei-lá-mais-o-quê”.
Dilma, no fundo, nunca quis Palocci. Ele está no governo por covardia de um lado, e por excesso de pragmatismo, de outro. Afinal, ele é homem de confiança do tal mercado e da imprensa. É uma espécie de fiador. Por que o governo brasileiro precisa tanto de fiador sinceramente eu não sei…
Acho, portanto, que dá para mandar o Palocci ir se catar numa boa, sem medo. É claro, sem maiores acusações, até porque não há provas de ilegalidade nem nada. É aquele “chega pra lá” do tipo que quer preservar o homem e o governo, enquanto correm as investigações. Vai ser melhor para ele tocar a vida dele, o escândalo não vai sobreviver e o governo vai melhorar em qualidade.
Lembro-me que quando Palocci caiu naquele famigerado caso Francenildo eu estava assistindo à CNN en Español bem na hora da coluna de economia. Veio a notícia ao vivo, coisa do tipo “breaking news”. O âncora e o comentarista ficaram horrorizados e, passados apenas alguns minutos do ocorrido, deram para fazer previsões sombrias sobre o futuro da economia brasileira.
Pois muito bem. Salvo melhor juízo, nada pode ter sido melhor para o País do que a queda de Palocci com a respectiva nomeação de Guido Mantega.
Por tudo isso, acho que Dilma não deveria perder mais tempo. Tchau, Palocci!
A CNN estava fazendo o trabalho dela como representante do Império, o pior é traição que o PIG faz aqui dentro.
O Governo deve defender o Palocci porque acredita nele e está contribuindo nas negociações no Congresso.
Quem não deve não teme.
Cadê meus comentários, EDU??? Isso aqui é tão democrático quanto os cassetetes da PM de São PAulo, que acaba de reprimir uma marcha pela legalização da maconha ocorrida agora mesmo no centro de São Paulo. ‘Tô fora!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS”
Calma, gente, que Palocci não vai ficar, mas não pode sair nessa crise. Já é a segunda crise que a mídia cria em menos de seis meses de governo Dilma. Ele não devia estar lá, como não deve estar José Eduardo Cardozo, Luiz Sérgio, o cara do Turismo.
Mas Dilma não pode tirar Palocci no afã da crise. Será que é tão difícil perceber que num país de ranço histórico e cacetadas em cima da esquerda, não dá para tirar Palocci agora? O PT cometeu erros de tê-lo deixado na CC, não vai poder tirar agora. Mas o fato é que ele vai ter de sair.
E não é porque os outros não fizeram, não. Por eles fizeram e vão continuar fazendo. Sim, os fins não justificam os meios, mas o problema maior, é que Palocci a meu ver, não é essa questão que ainda não se tem provas contra ele.
O problema de Palocci é que ele é filiado ao PT, mas em essência, ele não é petista. Ele pertence ao mercado e o PT o acolhe e o aceita por conta disso. Mas comete erros, ao deixar de se aproximar do Lulismo e ficar nessa do Palocci. Não adianta, se o PT ficar na visão do Palocci de Partido, ele será destruído.
A função do PT é se aproximar de onde ele nunca deveria ter saído, os movimentos sociais e se aproximar da nova classe média. Não adianta que os erros cometidos do PT serão sempre pecados imperdoáveis. Portanto, não saia de onde você veio, porque é lá que ele tem sustentação.
mariana,
penso igual.
crise vamos ter uma por semana. todas fabricadas pelo pig.
concordo com a atitude da presidenta em não ficar rebatendo cada denúncia da imprensa. tambem acho que na hora certa a presidenta vai usar a sua caneta.
o pior que ela pode fazer agora é entrar na guerra e repercurtir o pig.
a agenda a ser seguida é a dela própria. afinal ela ganhou a eleição e o pig PERDEU!!!!
e é isso que o pig é: perdedor.
bom domingo.
Isso é bobagem. Nenhum investidor vai deixar o país por causa da saída de Palocci. Eles estão enchendo o Brasil de dólares porque a Europa e os Estados Unidos estão afundando. e não estão enchendo só o Brasil de dólares, os outros países dos Brics também. Mas você tem razão num ponto: Folha/Estadão/Veja/Globo estão se lixando para a economia. Mas o problema é que já estão incluindo Dilma nas denúncias. Você leu o CAF hoje, Eduardo? Mas é bom para Dilma aprender. Ela não foi na Ana Maria Braga??? Na Ana Maria Braga, Eduardo??? Não foi na festa da Folha??? Até hoje isso está entalado na minha garganta.
HIPÓCRITA!!!
“O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZIl para TOLOS”
Eu volto no tempo para ir além: enquanto mídia porca e oposição achavam que Lula entraria para nossa história como “Lula, O Breve” por conta do desastre em que FHC entregou a economia a Lula, ninguém deu bola para o valerioduto, mas quando Lula começou a se mostrar imbatível nas ainda futuras eleições de 2006, eles (mídia porca + oposição entreguista) armaram toda aquela ópera-bufa (para não dizer palhaçada) intitulada “Mensalone”. Então, visando a tumultuar o ambiente desde já para tentar colher frutos em 2014, começaram com o manjadíssimo esquema que você citou: pegam alguns dados, chamam algum roteirista de ficção para elaborar um roteiro macabro ao redor deles e partem para o ataque. O suspeito torna-se culpado e inverte-se o ônus da prova. Se uma pessoa não consegue perceber isso, eu suspeito que ela tem alguma deficiência no setor de QI porque não é possível que uma pessoa com QI na casa dos 3 dígitos ainda não tenha percebido. O início prematuro da campanha suja por parte da mídia porca apenas demonstra o grau de desespêro em que se econtram os patrões da oposição política que comandam os mercenários das redações. “Ley de medios” já!
Mas que o Palloci é mala é mala, e nós já sabemos disso faz tempo
KKKKKKKKKKKKKKK Essa foi boa !
Vai chegar um momento em que a Dilma se verá obrigada a responder os ataques da mídia que têm por objetivo claro desestabilizar o governo e, além disso, terá que reagir. A questão é que os jornalões lembrarão imediatamente das visitas aos programas deTV e às festas de jornais como a FSP, assim como dos discursos generosos que ela pronunciou cheios de elogios a seus detratores. Falarão que o PT e o governo querem uma imprensa chapa-branca e não aceita a “liberdade de imprensa”. Vamos ver se agora a nossa presidenta se dará conta do perigo que é confraternizar com o inimigo. Eu também esoerava que a nossa base aliada fosse ser um pouco melhor do que aquela do governo Lula e que parecia dormir quase o tempo inteiro… Já que a oposição golpista está querendo uma CPI para investigar o Paloci, por que a base não abre uma outra CPI para investigar todo mundo que ocupou o mesmo cargo, inclusive aqueles do período FHC? Imagino que assim o barulho ia terminar rapidinho, como ocorreu com aquelas CPI’s fajutas da Petrobrás, da tapioca, dentre outras…
Leonardo,
Depois que o PT virou governo (nacional) ele deixou de ser ataque e passou a ser defesa. O motivo para tal decisão eu não sei, mas é um fato que todo o país pode perceber. Talvez fosse a expectativa de não ser atacado se não atacasse. Se os seus politicos achavam que estavam na zona do conforto o Mensalão demonstrou que estavam errados.
No final do seu governo o Lula se arrependeu amargamente da sua estrategia, mas ai já era tarde. Ficou mais para resmungão do que para machão. Dizer que a imprensa golpista da azia é até meio infantil. Não teve atitude mais firme.
O canto do cisne foi a proposta retardatária do Franklin para controle da midia.
E a Dilma levou esta visão ao extremo ao encher a bola do braco mediático da oposicao. Hebe e Ana Maria podem ter sido atalhos para se chegar às eleitoras, mas e a festa da Folha? Deve estar arrependida também, porque está insinuando que está havendo difamação pela imprensa. Hello Dilma!
Os ministros deste governo, quando se trata de lidar com as denuncias, são uns autistas.
De onde não se espera muita coisa é de onde não vem nada mesmo.
Se a Dilma tirar o Palloci agora terá sido pautada pelo oposição, e nunca mais terá sossego. Não tenho condições de afirmar se o Palloci é culpado, mas acho que falta um pouco de Niccolò Machiavelli e de Sun Tzu neste governo e neste partido.
Desejo boa sorte ao Brasil e aos brasileiros.
O PT passou 20 anos não fazendo outra coisa a não ser bater no governo que estava no poder. Por que achou que com ele seria diferente?
Olha Edú, vc está certo, mas a Direita tem que ser tratada na “PORRADA”.
Se não for assim, vamos viver eternamente no atraso e andando a passos de câgado.
Chega, as pessoas tem que ter oportunidades de melhorar de vida, de buscar suas conveniências, gôstos, preferências e tudo mais.
Não podemos mais no século XXI, admitir as ações e interferências do PIG e de tudo que é “escrôto” que ele representa, em nossas vidas e modo de sentirmos partícipes de uma sociedade organizada e de um Estado.
Chega !
Ou partimos pra PORRADA, ou seremos mais uma geração perdida.
Desculpem as palavras grosseiras, mas não dá pra aguentar mais uma oportunidade perdida.
Caro Eduardo
Enquanto se discute Palocci, se esquece de discutir Paulo Preto, a educação em SP, os novos empregos criados, os novos universitários via PróUni etc etc e etc. . A intenção é selecionar assuntos e bater nele, diga-se de passagem, e tentar atingir a Dilma e esquecer outros assuntos. Estão na realidade, tentando tirar o Palocci a candidato a qualquer cargo, como fizeram com o Ze Dirceu e com outros.
Em SP, Alckmin irá dar um aumento de 43% em 4 anos, ao magistério, que não cobrirá nem a inflação nesse período, mas esses 43 % serão martelados 48 horas por dia.
Saudações
Recomeçou a atilharia pesada contra o governo do PT.
Mas que Palocci forneceu bastante munição para o inimigo, isso forneceu!
O alvo é e sempre será Dilma e o PT. Palocci que se vire para se defender, se não conseguir será defenestrado de novo como aconteceu em 2005. Eles, o pig e mais alguma reação,acham que se atacam Palocci, o governo Dilma acaba. Como fizeram com Zé Dirceu e depois com o próprio Palocci, durante o governo Lula. Dilma tem que saber onde amarra o seu apoio: ou nos movimentos sociais, no setor desenvolvimentista e na nova classe de trabalhadores ou na ilusão de que a direita selvagem tem alguma lastro de ternura. É uma escolha já feita por Lula e que não deve ser esquecida. A selvageria nunca perdoará um partido como o PT. Depois de Palocci vão atacar uma mullher próxima de Dilma, como fizeram com Erenice, é um roteiro muito óbvio. É só uma questão de tempo. Atentem a uma lição não existe almoço de graça.
Caro Edu,
A resposta de tudo isso é muito simples, Cadê a lei dos médios!? Enquanto não houver uma regulação nos meios de comunicação vai ser isso aí, ou o governo passa a enfrentar isto de frente colocando a sociedade nesta luta, ou se prepare que vai vim chumbo!!!
No site dos Amigos do Presidente Lula, li que Lula acredita que por trás de toda essa história contra Palocci está o dedo do Serra. Eu acredito nisso. Por trás de tudo isso está mesmo o dedo podre do “Cerra”. E o pau mandado do Otavinho Frias está fazendo tudo que o seu mestre “Cerra” manda ele fazer. Lamentável o que faz a sede de poder. São pessoas pequenas demais que não conseguem enxergar o mau que está fazendo ao país. Só pensam em si mesmas e no seu ego ferido.
Trata-se de mais do mesmo. O escorpião que alguns ingênuos imaginavam inofensivo (ou inerte) voltou a ferroar. Menos mal que tenha sido com Palocci, o queridinho do mercado.
A velha imprensa brasileira é mafiosa, só faz trato com seus interesses. E os mais escusos possíveis.
O que a velha imprensa quer é grana. Muita grana.
O ex-presidenciável e ex-governador de São Paulo – como é do conhecimento até da torcida do Corinthians – abarrotou as páginas do diário oficial de São Paulo com repasses de verbas para essa gente. Sem licitação e sem escrúpulo.
O problema é que o PT tem relutado e parece mesmo que não vai se submeter à chantagem da velha mídia.
Lula soube lidar muito bem com essa situação no caso de Sarney. Não fraquejou e ao final ficaram claros os interesses em jogo.
Portanto, o que estamos assistindo é apenas uma nova versão de um filme velho cuja mensagem tem a ver com as verdinhas.
Faz-se necessário quebrar o cartel midático. O governo tem maioria. Tem empresário sério e que pensa no Brasil querendo canal de televisão. Vamos modernizar a mídia. Outro mundo é possível. O governo pode criar mais canais de TVs abertas e fechadas. Concorrência já! É preciso regulamentar os artigos da Constituição de 88, com relação as comunicações. O professor Konder Comparato já entrou inclusive com um mandato para que o congresso o faça. Não podemos a toda a hora presenciar a mídia querer pautar o governo com falsas crises. O governo tem a faca e o queijo na mão, portanto trabalhem!
O “Conversa Afiada” de PHA está fazendo coro ao discurso da oposição e da mídia golpista para derrubar o Palloci, santa ingenuidade desse jornalista competentíssimo e afinado com os interesses nacionais, mas no momento está pisando na bola. Ele acha que o Palloci é amigo do Daniel Dantas.
Opinião é opinião. O Paulo é mil. Se pensa assim, respeito. Pensa porque acha. Diferente de quem pensa porque convém.
O Paulo, assim como todos nós, tem um bom motivo. Palocci redigiu a carta aos brasileiros com um dos filhos do Roberto Marinho.
O Paulo, importante comentarista, está é com dor de cotovelo,
pois sempre quis pautar os governos do PT, como nunca tinha
conseguido com o Lula, está tentando com Dilma.
Já no início do nomeação dos ministros, queria que a presidenta,
colocase nos cargos, pessoas que ele e o pessoal do PSOL aprovam.
Está frustado tbem, por não terem nomeado o delegado Protógenes, que
não mereceu , em seu blog, nenhum comentário contrário à seu elogio ao
ricardo teixeira..
Pelo jeito, o Palocci é mais importante que a Pres. Dilma. Ora bolas…
Palocci, Jobim, Cardozo: não dá p/ engolir. Desde a prefeitura de Ribeirão Preto, Palocci apronta. E a Pres. Dilma o ressuscita. “Ele é a garantia da confiança do mercado, blá-blá-blá…”. E tome blá-blá-blá…
Reproduzo Paulo Nogueira, do blog “Diário do centro do mundo”:
“Blindar Palocci?
Há nisso uma inversão tenebrosa. Blindados deveriam ser os brasileiros contra servidores públicos do calibre moral de Palocci. (vide caso Francenildo, grifo meu).
Dilma tem uma grande oportunidade em, demitindo exemplarmente Palocci, demonstrar que seu padrão ético é elevado e que também ela está interessada em promover a “common decency” de George Orwell no Brasil”.
“Common decency” = decência básica.
É disso que precisamos. Decência. Básica, mínima, que seja.
O alvo mais do que a Dilma ainda é o Lula. Hoje tentei assistir o Fatos & Versões da Globo News. Mas quando falaram em uníssono que o Lula tinha dado ordens a Dilma para defender o Palocci fiquei foi com raiva de mim por estar assistindo o óbvio – a Globo querendo desestabilizar o governo e defenestrar o Lula. Realmente, o Brasil não passa na Globo.Mudei de canal e chega de vez, não dá para assistir esses caras. A casa civil desde o Dirceu é o alvo, lá teve início a farsa do mensalão, tentaram acabar com a Dilma quando comandava a CC e ainda nem era candidata, depois veio o cãodidato Serra com a história da quebra do sigilo da filha (que por sua vez teve acesso aos dados de não sei quantos milhares de contribuintes junto com sua sócia, irmã do DD), partiram para cima da Erenice que caiu em plena campanha. O Palocci entra já com antecedentes ( a história do caseiro) e, como já disseram ele é ótimo para defender os outros mas desastroso quando a crise o envolve. E como a oposição não tem força para fazer uma CPI, aí aparece o exército dos cães de guarda do mercado (leia-se, mídia). Como você mesmo disse, Edu, ele caiu na armadilha da oposição – tucanos e essa mídia horrorosa que ninguém merece. Estou de acordo com a comentarista que disse que essa não é hora de ceder. Também não sou fã do Palocci, mas sou contra qualquer tipo de má-fé e de manipulação politiqueira de grupos que não aceitam a derrotaReduzo isso tudo a uma palavra: futrica,. Infelizmente, uma perigosa futrica. Despeço-me lembrando uma velha frase: PT, saudações.
A direita midiatica mais a oposição golpista são extremamente previsiveis.Isto mostra um certo grau de desespero em virtude da situação terminal em que se encontra a referida direita golpista,à procura de fatos que possam servir de suporte à sua estrategia de desestabilizar o governo Dilma.Ao adotar essa postura mostram que ainda tem um poder de fogo residual capaz de fazer alguns estragos,mas incapaz de derrubar um governo.Podem tentar,porem, se vão conseguir é uma historia que está muito longe de se tornar realidade.Vingança é um prato que se come frio,Dilma sabe muito bem o que faz.Ela já deixou bem claro em inumeras oportunidades que não é Lula,que a maneira de ela governar é bem outra.Ela como boa mineira que é,trabalha em silencio.Mas na hora em que ela der um chega pra lá,vai voar pena de tucano para tudo quanto é lado.É esperar para ver.
O Edu anda relativizando demais algumas questões do governo Dilma e essa do Palocci é a principal. Apóio a grande maioria das análises do Edu, mas não é possível se utilizar exatamente dos mesmos argumentos para todas as situações, porque fica maniqueísta demais. Se é verdade que a mídia é infame, perversa mesmo, e utiliza de todas as estratégias para manipular e deslegitimar algumas medidas importantes tomadas pelo governo, também é verdade que não há tantos motivos para defender com essa veemência o Palocci. O cara é do mercado, sempre foi assim, já foi pego com a mã na botija (caseiro Francenildo – e não se diga qu esse é um caso menos importante, porque não é). Então por que essa defesa toda? Você é mercadista, Edu? Pelo que eu saiba, não era. Acreidtar que no governo que se apóia só existem anjinhos é de uma ingenuidade absurda e, o mais importante, perigosíssima para o próprio governo que se apóia. O argumento “se os outros fazem por que eu não posso fazer” é, naturalmente, muito frágil e típico da direita mais cínica. Fica feio vê-lo em bocas de esquerda como a do Edu. Enfim, relativizar esse tipo de questão é muito perigoso, porque acaba dando munição aos mal intencionados e quebrando a credibilidade de quem tem bons argumentos. O Palocci deve sim esclarecimentos. Outros fizeram? Ok, estavam errados, mas no momento o governo é ele e é ele que tem poder de decisão e mando, portanto é ele que deve ser o alvo. 2014 está ali na frente e eu espero que a Dilma chegue fortíssima, porque votei nela e pretendo reelegê-la, o que é diferente de sair em defesa e relativizar qualquer coisa que aconteça nesse governo.
O alvo é o governo Dilma, Juliano. Fosse quem fosse o chefe da Casa Civil, arrumariam algum escândalo para ele. Vou lhe fazer uma pergunta que fiz ontem no Twitter e que, após 89 respostas de seguidores, ninguém respondeu: qual é a acusação contra Palocci?
Mas, Eduardo, o governo Lula não teve o seu melhor momento quando o Palocci e o JD estavam fora do governo e a, então, desconhecida Dilma era chefe da casa civil?
Acredito que o governo Dilma ganharia mais com o Palocci fora (esse cara quer fazer o que os PSDBistas fazem – peculato – e usar a grife do PT pousando de politico do povo, aí sempre será um prato cheio para as cinco famiglias corruptas…).
Todos pensaram que o Lula estava politicamente morto depois da queda de Palocci e JD, principalmente o Octavinho, dando voltas histéricas pela redação do seu chiqueiro, perguntando-se “por que?”. Mas o Lula teve, finalmente, a coragem de fazer o que melhor sabe: Politica. E aí não teve para ninguem.
Esse é o momento da Dilma se livrar desse estrupício.
Olha Edu, se para você não está claro, para mim está. A acusação é de enriquecimento ilícito. Simples assim. Só que não é essa a questão e a sua pergunta leva a um sofisma: se não existe acusação formal, não há que se investigar nada. Se dependesse de acusação formal nós não saberíamos das tramóias do Sarney, de muitas do Maluf, do falecido ACM, etc. Acusação´formal é importantíssima, mas existem casos em que os indícios são muito fortes e não podem passar despercebidos pelo julgamento político, nem que o julgamento formal seja mais demorado. A Dilma já errou por ter posto Palocci como ministro: o cara já é marcado. E aí, vai morrer abraçada com o erro?
A acusação é: faturar 10 milhões em dois meses entre o fim da campanha eleitoral e a posse de Dilma. O que mais você quer????????????? Precisa de mais alguma coisa?????????????? Só você acha que esse faturamento é limpo. Acorda, Eduardo.
Tanto esse argumento é falacioso que o procurador-geral rejeitou pedir indiciamento de Palocci à Justiça. E sabe por que, porque a história não é essa que você repete como os papagaios do PIG que tanto combateu. Prefiro que você verifique direito essa história em vez de te contar, pra aprender a não sair repetindo o que o PIG diz sem checar.
É isso mesmo, Maria de Fátima. É de estranhar a posição do PHA nesse episódio envolvendo o Palocci. Parece até que ele bandeou para o lado do PIG… Todos os meus comentários questionando o fato não estão sendo publicados. Será mesmo ingenuidade? Só sei que vou continuar postando meus comentários, mesmo que não sejam publicados. Vou continuar defendendo o governo Dilma.
Mas como esse mundo dá voltas. Li no blog do Ênio Barroso, o PTrem das Treze, que no dia 20.05.2010, a Fôlha apresentou os seus novos colunistas com uma festa e o mais festejado deles era exatamente o Antonio Palocci. Acho que o Otavinho Frias está com Alzheimer. Ontem fez festa para o Palocci e hoje lança pedrada contra ele. Fico a pensar: qual foi a moeda de troca nas pretensões do Otavinho que a Casa Civil disse não?
Concordo com vocês duas sobre o PHA. Ele está tão obcecado em espicaçar seus desafetos — Daniel Dantas, Palocci, Marina Silva — que, deméritos destes à parte, se apoia em qualquer meia-verdade que o ajude a fazê-lo, não importa se caminha lado a lado com a Folha, Kátia Abreu ou Ronaldo Caiado. Sim, ele tem censurado vários comentários contrários à sua opinião. Não ficarei surpreso se um dia ele voltar ao PIG como filho pródigo.
Assim como o Jobim (o único civil que conheço que enverga impunemente uma farda militar, coisa considerada crime) é mantido no governo para agradar uma ala das Forças Armadas, o Palocci está lá como pelego (no sentido de intermediário entre a sela e a montaria) do mercado. A Dilma não pode demiti-lo sumariamente porque pareceria estar — e estaria — cedendo a pressões da oposição/mídia. Não sei o que a cúpula reunida decidiu, mas é preciso responder contundentemente aos ataques da imprensa, desmascarar o fato de a Folha ter obtido ilegalmente a lista de clientes de Palocci (como, de outra maneira, estaria soltando aos pouquinhos os nomes sigilosos?), e este deve prestar contas espontaneamente, sem ser “intimado” pelo PGR ou uma CPI oportunista. E, pouco mais tarde, com sutileza, ser realmente substituído na Casa Civil.
Quais as provas que existem contra Palocci? Só denúncias de jornal? Pra mim não basta. Pra eu acreditar nas acusações têm de me apresentar coisas mais confiáveis do que recortes de jornalão semi-falido.
Tive um companheiro sindicalista que dizia com fequência a seguinte frase: ” política é como mortadela, quem vê fazer não come”. Tem dias que fico tão nauseada com o noticiário, que parece que estou de porre. Acho lamentável a postura do PHA. Com o passado direitista, dele, dá para ficar escabreada. Não consigo entender “fogo amigo”. É um desserviço. Não ajuda a construir nada. Só ajuda a direita. A Dilma não pode ser opositora ao próprio partido. Luis Sergio, Palocci, Cardozo são quadros políticos indicados por correntes internas do partido que têm força para isso. Como acontece em todos os partidos. Se sabemos que é armação do PIG e da oposição para desestabilisar o governo, onde está a coerência de fazermos o que eles querem? Por favor desenhe, porque não consigo entender.
Você já cogitou que não é uma armação, mas que Palocci enriqueceu ilegalmente de fato e não quer se explicar? Só tenta fazer esse exercício simples. Talvez esse drama todo na tua vida passe.
Você diz que foi ilegalmente, mas não prova. O que é ilegal afinal? Somos um país capitalista. Não é ilegal enriquecer. Apresente as provas e eu te darei razão.
Ao votar em Dilma Rousseff em 2010 repeti o mesmo gesto de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006 quando votei em Lula.
Por Dilma, assim como pelo Presidente Lula, compro brigas que colocam em risco até mesmo minha vida.
Por isso, vi com tristeza da alma a visita que a Presidenta fez ao jornal Folha de São Paulo.
Pra mim, foi como se um sobrevivente do Holocausto fosse visitar a sede do Partido Nazista no dia do seu aniversário daquela facção política genocida.
Dilma cometeu um grave erro foi visitar a sede de um jornal que incentivou o golpe militar e ainda lhe deu apoio logístico ao emprestar seus veículos para os criminosos fardados “deportar” serem humanos para os campos de extermínios de adversários políticos da ditadura militar fascista.
Uma sugestão à Presidenta Dilma:
Paulo Bernardo, na Casa Civil.
Franklin Martins, no Ministério das Comunicações.
E já!
Caro Eduardo, para mim a atual campanha de difamação contra o Palloci é uma forma de tentar desviar a atenção da sequência de notícias negativas para a oposição e tentar criar uma agenda negativa para o governo.
Não tem a menor possibilidade de derrubar o governo e nem ao menos criar uma crise mais séria. O máximo que podem fazer é plantar uma falsa desconfiança em relação ao governo em alguns setores da classe média sucetíveis a essas campanhas midiáticas.
O Palloci não fez nada de ilegal nem imoral e essa onda não tem futuro. Mas mostra bem a necessidade de prosseguir no movimento pela democratização dos meios de comunicação no Brasil. A ignomínia demonstrada por essa escandalização do nada (e no caso é ABSOLUTAMENTE nada) mostra que o lobo está perdendo o pelo, mas não perde o vício.
Realmente muitos estão mais interessados na casa própria que nas leis dos medios ,bem talvez pelo fato de que pela primeira vez realmente se ter financiamento para muitos ,visto que por anos alguns que hoje são ansiosos blogueiro não ter brigado por moradia dos trabalhadores e ter elogiado os grandes condomínios e melhoria do próprio lugar onde vive .
Bem quanto a informação sabemos que o brasileiro por conveniência de muitos não adquiriu o habito de ler e não seria diferente com os blogues ,ficando estes com a velha mídia.
Também morando na periferia não vejo blogueiros de óculos escuros e como falou a professora com indumentária que vale mais que salário de professor vir dar palestras ou alertar população sobre o PIG.
O tempo e as leis .
Bem para quem fala ,cobrar ,todo um processo ,cobrar atitudes e cobrar mudanças é bem louvável e encontrara muitos que o seguirão até eu .
Porem resta saber o que ser diferenciado ,e diferenciado do PIG.
Vejo alguns blogues com mesma capa da Revista Veja ,Estado e Folha .
O que nos torna diferente ,afinal temos acesso a parlamentares e diretores de partidos para saber qual é o verdadeiro jogo jogado no momento .
Sabemos o que tem mudar ,e os que querem que nada mude .
Vendo o PT e Paloocy ,sinto saudades e vontade de mudar para o lado dos que gritam e nada fazem ,dos que querem imediatismo e neste imediatismo traz de volta os velhos com seus velhos costumes e ai ter mais razão para so gritar e nada mudar .
Ganhamos força e não sabemos usa-la ,estamos vendo que na velha ansiá de ganhar espaço e visibilidade alguns blogueiros estão largando o plural para viver no singular e nos encontros quer se mostrar plural .
Tempo, estratégia e comprometimento ter um lado .
blgueiros poderia estar em conjunto conversando com governo afinal ,não se mostrando submisso a este ,mas articulando que não faria a proposta do PIG prosperar e ao mesmo tempo questionando Pallocy quanto ao a questão moral de seus feitos visto que por ter declarado nada perante a lei é ilegal ,basta ver a postagem do Eduardo Guimarães .
Acho que para o próximo encontro poderíamos colocar em votação o nome de blogueiros de lunetas escuras e seus voos solos do Brasil.
postado primeiro no blogue do Paulo Henrique Amorim com seu belo óculos escuro e sua linda indumenteria, ainda bem que professora de Natal não viu ele se não ela teria cortado os pulsos .
Acho que há duas percepções importantes a se fazer dessa última “matéria” da Folha : a primeira você já colocou, a mídia e a direita estão loucas para colocar a Ecconomia do país em desordem(por sinal, já vêm tentando isso há algum tempo com o terrorismo da falsa “volta da inflação”)e agora vêem essa chance no caso Palocci, com o qual na pior das hipóteses(para eles, evidentemente)ao menos erguerão um novo mote para a sua hipócrita bandeira da moralidade, que, mesmo se não obtiver grandes resultados agora, poderá ser retomado em 2014(ou em 2012). Todavia, há um outro aspecto importante a se perceber das declarações atribuídas a coronéis do Sistema Financeiro : Pallocci representa, como sempre representou, um câncer conservador na administração federal, ou seja, ele é a “garantia” para os banqueiros de que a nossa submissão aos interesses dos financistas; construída em sua forma atual no desgoverno FHC, mas mantida, ao menos parcialmente, nos Governos Lula e Dilma; se manterá por um bom tempo(ou ao menos possui laços fortes). Afirmações como a de que Palloccci seria uma “espécie de salvaguarda do bom senso”(causa-me nojo toda vez que os conservadores usam o termo “bom senso”, que para eles é defender todos os absurdos que visam a perpetuação de seus privilégios, ou seja, “projetos” humanamente repugnantes)evidenciam esse papel exercido pelo Ministro(por sinal, essa afirmação foi seguida pela de que “intervenções como a da Vale já assustaram investidores”, a qual pode ser traduzida por “ficamos zangados pela adoção de uma medida que significa desenvolvimento independente e autonomia, o queridinho Pallocci é a garantia de que nosso projeto excludente será perpetuado”); como também pelo velho mantra da “falta de projeto de longo prazo”(uma antiga ladainha reacionária, lançada como tentativa de enquadrar qualquer administração que ousa não pensar apenas em 0,5%da população). Assim, devemos compreender que, emobora visceralmente unidos no que se referir a seus interesses “principais”, oposição e mídia de um lado, e tubarões do Sistema Financeiro do outro, estão circunstancialmente em posições divergentes nesse instante. Os dois primeiros desejam derrubar Pallocci(ou ao menos começar a enfraquecer o Governo Dilma)para retomar o poder e com isso sevirem mais fielmente(e também receberem as melhores recompensas)ao segundos, os quais, neste momento preferem manter o Ministro(aproveitando o episódio para tentar enquadrar o lado rebelde do Governo Dilma), já que sua ganância imediatista só lhes permite pensar nos milhões que ganharão amanhã, com o aval de Pallocci para a manutenção da política financeira neo-liberal, e não em projetos golpistas de longo prazo, de êxito improvável, destinados a derrubar o Governo. De tudo isso, fica a certeza de que, se Pallocci não deve sair agora(infelizmente dependemos muito, como doentes o são de uma droga, dos recursos externos, dos quais podemos e devemos nos libertar, mas essa libertação é lenta e gradual), deverá sim fazê-lo no futuro, junto com todo resquício neo-liberal do Governo Dilma, em nome da construção do projeto político em que votamos, o qual não passa pela defesa dos interesses dos banqueiros.
Mas não é só o Palocci. Tem também a nova tentativa contra o ministro da educação, sobre a falsa polêmica do livro que na verdade não ensina a falar “errado”, mas mostra que há sim outros modos de falar.
Comparato: Globo ameaçou romper contrato com UNESCO: http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/06/18/comparato-globo-ameacou-romper-contrato-com-unesco/