Feliz aniversário, minha filha distante

Naquela tarde de 26 de abril de 1986, eu e a mãe de Gabriela decidíramos sair para fazer um lanche, apesar de que, por estar no último mês de gravidez, minha jovem esposa não deveria. Foi dito e feito: durante o lanche, começou a sentir dores discretas.

Como estávamos há algumas quadras do hospital, fomos caminhando. Examinada, constatou-se que estava em trabalho de parto.

Estávamos só os dois, no hospital. Carla, a primogênita, então com quatro anos, fora enviada à casa da avó materna. Optamos por deixá-la lá enquanto a irmãzinha não aportava no mundo. A decisão se revelaria sábia, porque haveria complicações no parto.

Tal qual o neto do jornalista Ricardo Noblat – que, no domingo, relatou, ansioso, os problemas do netinho –, a criança aspirara o líquido amniótico, que lhe congestionou os pulmões. Assim, também foi para a UTI neonatal.

Quando vi Gabriela pela primeira vez, entrei em pânico. Jamais vira um ser tão miudinho. Seus pezinhos eram torcidos para dentro. Achei que nascera com defeito físico, apesar de os médicos negarem. Mas quem tira essas minhocas da cabeça de um pai com a filha na UTI?

Não sabia o que dizer à minha esposa, quando, no quarto de hospital, exasperava-se por ainda não lhe terem trazido a filha que acabara de nascer. Naquela noite, não dormi. Perambulei pelo hospital entre lágrimas, suores frios, tremores e o mais puro desespero.

Na tarde do dia seguinte, finalmente mãe e filha se reuniram. Jamais senti tal alívio, depois daquele dia.

Apesar de escrever isto nas últimas horas de 25 de abril, na Austrália já é dia 26. Gabriela vive lá, do outro lado do mundo.  Pergunto-me como fui permitir que a minha filha me deixasse. Há um ano e meio que não a vejo. Não sei como suporto essa dor.

Tags:

41 Comentário

  1. Filhos são como pássaros Edú,quando aprendem a voar,querem mesmo é ganhar o mundo.Nós so podemos assistir e torcer para que tenhamos os educado bastante para saber enfrentar as tempestades,assim como nossos pais,avos,tataravos……….

  2. EDUARDO, TÔ SUANDO FRIO, QUENTE, CONGELADO,ATÉ POR VOLTA DO DIA 16 DE MAIO MINHA NETINHA VAI BATER NA NOSSA PORTA, PENSO ATÉ EM DIMINUÍR MINHA RAIVA QUANTO AO fhc.

  3. tá maluco?
    quem te disse que ela te deixou?
    ela jamais te deixará.
    voce segue fazendo a sua parte.
    e ela está fazendo a parte dela.
    e graças à internet, o nosso planetinha está cada vez menor.
    e não dá mais para perder os entes queridos de vista.
    coincidência,
    o meu caio tambem aniversaria amanhã,
    parabéns para todos nós.

  4. Edu,
    você permitiu que Gabriela fosse viver longe de casa por amor, por amá-la demais.
    Gabi, feliz aniversário muitos anos de vida com muita saúde.
    Volte logo que puder a saudade que seu pai sente é tão grande quanto seu amor por ele.
    Um grande abraço

  5. Ultimamente eu tenho chorado muito nesse blog. Tem que ver isso aí… 😉

    É linda a tua menina!

    Sabe, tenho cá o meu menino, Francisco, de 1 ano e 2 meses, e sofro muito só de imaginar que o dia da nossa separação também vai chegar. Não sei se ele vai se mudar pra esquina, pra outro estado, país ou continente, mas sei que vai doer, então eu acho que eu consigo te entender, nem que seja um pouquinho.

    Saudade engole e mata a gente, já disse Chico Buarque;
    Ter um filho é como ter o coração batendo fora do corpo, já disse outra pessoa que eu não consigo me lembrar de jeito nenhum quem é;
    A gente cria filho pro mundo, dizem todas as pessoas do planeta;

    E por mais que digam, digam, e digam, a gente nunca tá preparado.
    Mas não fica triste, sua menina tá feliz, não é?

    Feliz aniversário pra ela, e parabéns pra você, pela família linda!

    Beijo grande!

  6. Parabéns, Edu, pelo aniversário da Gabriela! Linda, sua filha!
    A gente que é mãe, entende muito bem o que vc quer dizer com esta ausência física, mas tenha certeza de que os corações jamais se separam. O que mais queremos para nossos filhos é que encontrem no dia a dia, a felicidade. E, pelas fotos que vc postou aqui, ela está muito bem e feliz. É o que mais importa, né? Aproveito para mandar beijos pro anjinho Victória que está aí, juntinho de vcs.

  7. É muito doloroso ver o rumo da vida de nossos filhos caminhando para um lugar distante de nossos olhos, mas não podemos impedir o vôo natural dos filhos Eduardo, nós os criamos para que um dia encontrem seus caminhos e torcemos para que possamos estar por perto e ajudar quando somos solicitados.
    Tenho certeza que é o que você sonhou que fosse possível com a Victória, você e a mãe estariam felizes, mesmo que ela vivesse longe de vocês, desde que estivesse saudável e independente.

  8. Parabéns pra toda família Guimarães!!!!!!
    Viva!!!!!!!!!

  9. Acho que a maioria dos jovens gostaria de ir estudar no exterior. Eu fui uma exceção e hoje até me arrependo. Meu padrasto era italiano e quis me levar para conhecer sua terra. Não sei por que cargas d’água eu não quis ir. Minha filha única já esteve estudando na Espanha e agora mora no interior. Hoje ela faz 24 anos e no sábado chega aqui em Sampa para comemorarmos juntos. É assim. Vida que segue, como diz o Ricardo Kotscho.

  10. Sorte dela que puxou as feições da mãe, hein? hehehehe

    Parabéns a ela pelo aniversário. Muitas felicidades, saúde, paz e prosperidade nos muitos anos de vida que tem pela frente.

  11. Transmita à sua filha todas as felicidades do mundo em seu aniversário e meus sinceros votos para que realize-se na Austrália, mas volte logo para a sua terra!

  12. Felicidades a todos da família, Edu, por tão linda.

  13. Minha mãe, que teve nove filhos, por sabedoria, sempre me dizia quando ainda pequeno: “Não criamos filhos para a gente, criamos para o mundo”.
    Meu pai, que não está mais entre nós, dizia que por ele filho nenhum saía de casa, porque os queria sempre ali, juntinhos, mas não podia impedir que fossem para o mundo.

    Beleza de filha Edu. Com certeza foi bem criada.

  14. Pior é que, olhando bem, ela parece com o Pai. rsrs… Saúde, paz e sucesso à Gabriela.

  15. Feliz aniversário para Gabriela!! Meu primogénito nasceu 26/04/70…..hoje é seu aniversário também!!!! Parabéns!!

  16. Sei bem o que você sente, Edu.
    Quando minha caçula casou, passei exatos 15 dias chorando toda noite ao passar em frente do quarto dela para finalmente constatar que a mesma não estava mais lá. Mesmo sabendo que ela só mudou de endereço e não de cidade.
    Mas como diz um velho ditado: devemos criar nossos filhos para o mundo e orar para que eles possam saber conduzir suas vidas da melhor maneira possível.
    Desejo um feliz aniversário para sua filha, muitas benção para ela e para você.

  17. É o amor Edu, é o amor. Só por amor os pais agem. Parabéns Gabi, você é uma jovem linda e bela.

  18. Caro Eduardo,

    “Vossos filhos não são vossos filhos.
    São filhos e filhas do anelo da Vida por si mesma.
    Eles vêm através de vós, e não de vós,
    E embora estejam junto de vós, não vos pertencem.

    Podei doar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos.
    Pois eles têm seus próprios pesamentos.
    Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas,
    Pois suas almas moram na casa do amanhã, que vós não
    podeis visitar nem mesmo em vossos sonhos.
    Podeis tentar ser como eles, mas não tentaí fazê-los como vós.
    Pois a vida não caminha para trás, nem se demora com o ontem.
    Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como setas vivas.
    O Arqueiro mira o alvo no caminho do infinito, e Ele vos tende com sua força para
    que Suas setas possam voar ligeiras para longe.
    Deixai que as mãos do Arqueiro vos curvem, para vossa felicidade;
    Pois assim como Ele ama a flecha que voa, assim também Ele ama o arco que permanece estático.”

    O PROFETA de Khalil Gibran

    Espero que ajude. Reduzí bastante minha possessividade e machismo, lendo Gibran. Abraços e felicidades para a aniversariante. Ertha

  19. “Pergunto-me como fui permitir que a minha filha me deixasse.”

    E eu te pergunto: teria como proibir?

    Feliz aniversário Gabriela!

    Grande abraço, Edu!

  20. Parabéns para a Gabriela e desejo muita sorte, sucesso, saúde e paz longe ou perto de casa porque o que queremos de fato é ver nossos filhos felizes e ela deve esta!

    Feliz Aniversário e viva a vida e os pais corujas ( feliz de quem os tem)!!

  21. Rapaz, tem uma coisa que você faz melhor do que escrever. É fazer filha. Uma princesa, a Gabriela. Se ela estivesse morando na Inglaterra em vez da Austrália, a tal da Katie correria sério risco de perder o príncipe Wilhiam.
    Parabéns para você, muitos anos de vida e volta Gabriela, volta

  22. Parabens à jovem Gabriela,pelo seu aniversario e muitas felicidades.

  23. Parabéns à Gabriela, Edu.

    Muita saúde e conquistas a ela!

    E, como disseram, somente o amor que vc sente por ela pode explicar a saudade que está sentindo e por tê-la autorizado a residir em outro país: vc quer o melhor para ela e para seus demais filhos!

    Mas, saiba que é recíproco: a bela Gabriela ama toda a família e deve estar com saudades de comemorar com todos!

    Forte abraço!

  24. Parabéns a linda Gabriela !

  25. Hoje compreendo o que minha mãe queria dizer quando observava que os pais têm muito pouco tempo. Às vezes minha irmã reclamava que seus filhos tinham a mania de passar para a cama dela, à noite. E minha mãe dizia:”Deixe estar… a infância passa tão depressa. Logo eles estarão crescidos e você vai sentir saudade desse tempo. Deixe que eles passem para a sua cama. Aproveite”.

    Mamãe também dizia: “As crianças são pequenas durante poucos anos”. Ela dizia isso e olhava pra mim, mas via o menino que eu fora. Um menino que desapareceu como fumaça, deixando apenas recordações na sua memória e na minha. Toda criança é como um relâmpago que nós, pais desajeitados, tentamos agarrar e apertar nos braços. A menininha que na hora de dormir subia nos meus ombros já se foi, e em seu lugar há uma moça bonita. Os filhos que seguravam confiantes minha mão, agora andam por lugares onde eu não posso seguí-los.

    Feliz aniversário, Gabriela.

  26. Feliz aniversário para a sua linda filha….

  27. Desculpe-me a ousadia da brincadeira,mas parabéns sogrão.

  28. Que belos frutos gerou a família Guimarães, parabéns…

  29. Quer dizer entao que essa guria linda apronta desde o nascimento? Suspeitei desde o principio!
    Parabens aos dois, como diz minha mae, se a Gabi eh tao especial e maravilhosa eh pq tem pais diferenciados, afinal, a fruta nunca cai longe do pe…
    Abraco

  30. Eduardo,
    nem te conheço mas gosto muito de ti.
    Tem que ter muita coragem – que eu certamente não tenho -para expor de forma tão franca os sentimentos.
    E nao é que hoje também ė meu aniversário? E muito bem comemorado com meus pais, mulher e filhos.
    Grande abraço e felicidades para a tua menina.
    Yuri

  31. Edu, de um pai (tenho o Thiago, de só 5 anos) para outro; estou certo de que a Gabriela recebeu a melhor educação que podia… Ela estar lá na Austrália, se virando e encarando o mundo de frente, prova isso… Parabéns pela filha que tem, Edu; e claro, Parabéns a você, Gabriela!

  32. Linda filha! Parabéns! Tenho uma filha estudando fora e sinto uma saudade… Mesmo tendo a facilidade de comunicação que temos hoje, não é a mesma coisa. Falo com ela quase todos os dias, mas quando está em casa, fico feliz apenas de sentir sua presença em nosso lar… Não é fácil para um pai ou mãe ficar longe dos filhos, mas é sinal de que foram educados para serem independentes… E, não é isso que todos pais de bom caráter sonham para um filho? Tem um lado triste, porém traz tanta felicidade quando a gente os reencontra novamente…São muitas emoções que talvez deixassem de ser vividas ou passem despercebidas no dia a dia de uma família por estarem todos sempre presentes. Os filhos são nossos, a vida é deles. Você agiu corretamente e sabe disso. Em determinados momentos de muita saudade, a gente questiona mesmo. Várias vezes.

  33. Feliz aniversário pra bela Gabriela, e parabéns pra você Edu, pela família linda e amorosa!
    Grande abraço

  34. meio tarde!!! mas parabéns todos os dias para a Gabi!! que anjos a protejam! SR. EDU!!! eu sei o que é sentir a presença de um filho!!! ainda mais quando chegam datas que a lembrança deles pequenos nos fazem chorar ,de quere ter o poder de fazer o ontem , o hoje e o amanhã se encontrarem, os quartos vazios , então o coração resmunga baixinho de saudades!!!! mas assim é a vida !!! QUE DEUS ABENÇOE TODAS NOSSAs crias amadas deste mundo!!! AH!!! E A VICTÓRIA COMO ESTÁ? BEIJÓCAS NA BOCHECHA DELA !!!!!!

  35. Calcule bem, Eduardo. Um pouco melhor ainda…

    Ela esta na Australia. Entendeu? Eh karma leve. Agradeca a Deus! Abracao.

    (a data eh triste pra mim, hoje (29) eh primeiro aniversario da morte da minha irma)

  36. Mande meus efusivos parabéns à lindissima filha distante.
    Pai amoroso sofre, não? Guenta firme aí.

  37. Eduardo estou agira chorando com sua historia a da gabriela que mora na australia a minha filha tambem esta la a1 ano e meio e tambem se chama gabriela e pai dela tambemse chama eduardo e estou muito triste estava esperando que ela voltasse no natal mas ela nã vem a saudade é muito doida mesmo penso nela a todo minuto e fica um vazio enorme acho que eu não aguentar tem horas que que vice me conte tudo sobre ela nos moramos em franca caoital do calçado interior de são paulo e aminha filha estuda ingles la e trabalha e fala para mim que adora morar la tenho muito medo que ela não volte mais não sei mais o que fazer estou dessesperada e só chorome mande noticias quero saber tudo de voces beijos Adriana

  38. eu sou portuguesa sempre vivi com a minha mae e dois irmaos o meu pai morreu quando eu tinha 9 anos e a minha mae nos criou sozinha sem ajudas de avos nem de ninguem . nuca fui muito de sair de casa ate conhecer meu marido que e brasileiro e ter uma filha linda vim embora po brasil pk axei k era do lado da esquina morro de saudades dos meus irmaos da minha mae quase todos os dias acordo com vontade de chorar ,,,me xamo dora tenho 22 anos

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.