A incrível reportagem da Record sobre a Venezuela

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Na noite da última quinta-feira, quase dez anos após a revista Veja publicar matéria comemorando a derrubada do Governo Hugo Chávez Frías no âmbito de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, e depois de anos a fio tendo que assistir, ouvir e ler, na imensa propriedade cruzada da Globo, e de ter que ler na mesma Veja, no Estadão e na Folha de São Paulo zilhões de mentiras sobre a política venezuelana, a Rede Record, através do jornalista Luiz Carlos Azenha, com seu igualmente imenso conhecimento sobre aquele país – o qual pude testar em horas a fio de conversa ao telefone e ao vivo –, explicam (repórter e emissora) o que é que está em jogo na fronteira Norte do Brasil.

Muitos terão assistido a matéria na televisão, no dia em que foi veiculada. Talvez a quase totalidade dos leitores deste blog. Todavia, até como registro histórico tenho que reproduzir aqui, nem que seja para que eu mesmo saiba onde localizar essa reportagem incrível quando precisar explicar a alguém a geopolítica das Américas e talvez até a mundial, que giram todas em torno da resistência dos mais favorecidos pela sorte e – até há pouco, sempre – pelo Estado brasileiro. Se já assistiu, portanto, assista de novo. E comemore. Veja como a verdade é uma força da natureza como o vento ou a chuva, que, cedo ou tarde, aparece. Quer queiramos, quer não.

Assista, abaixo, ao quarto capítulo da série Venezuela, Vizinho Desconhecido, da Rede Record

Tags: , ,

110 Comentário

  1. Parabéns pela reprodução da matéria e por mostrar avanços na Venezuela que a mídia comercial nunca mostra. Abs

    • Está avançando para virar uma ditadura.

      • Não tenho mais paciência de discutir nesses termos. Quem conhece a Venezuela sabe que é uma democracia plena. As eleições são limpas, a imprensa é livre. Não dá mais. Onde já se viu ditadura onde toda noite na TV fazem programas xingando o ditador de tudo que se possa imaginar? Você assistiu a reportagem, mas fica recitando palavras de ordem. Como debater nesse nível? É impossível. Simplesmente não quer aceitar. Parece coisa de criança. É ditadura e pronto. E enfia os indicadores nos ouvidos enquanto cantarola pra não ouvir mais nada. Ok, é ditadura? Então tá. Fique aí recitando.

        • “Quem conhece a Venezuela sabe que é uma democracia plena”

          Plena?
          Só se for plena de corrupção e mentiras.

          “As eleições são limpas, a imprensa é livre.”

          A imprensa lá é tão livre que a RCTV saiu do tv aberta por vontade própria né?
          Se você falar que o governo chavista é limpo, democrático e incorruptível eu vou ter um ataque cardíaco de tanto rir.
          Você também acha que Irã, Cuba e Líbia são países onde a imprensa é livre e as eleições são limpas?
          Olha que eu estou falando de três países onde o sr. Chavez defende os governantes com unhas e dentes.

          “Onde já se viu ditadura onde toda noite na TV fazem programas xingando o ditador de tudo que se possa imaginar? ”

          Engraçado é que os chavistas adoram usar essa desculpa esfarrapada para fechar televisões.Parece que o sr. Chavez gosta de praticar o culto à personalidade.

          “Você assistiu a reportagem, mas fica recitando palavras de ordem. Como debater nesse nível?”

          Recitando palavras de ordem?
          Faça-me o favor.
          Você acha que eu vou acreditar nessa matéria tendenciosa, vinda de uma emissora que é sustentada por dinheiro de Igreja?
          A propósito, toda a mídia brasileira (e provavelmente mundial) é tendenciosa.
          É o pessoa da Record que fala do tal Partido da Imprensa Golpista quando eles são do Partido da Imprensa Governista.
          No final é tudo farinha do mesmo saco.

          “É impossível. Simplesmente não quer aceitar. ”

          Por que eu vou aceitar mentiras?
          O que eu sei é que a verdadeira Venezuela é um país quebrado, totalmente dependente do petróleo, com índices de violência gritantes (ou será invenção do PIG?), corrupção cada vez maior e com um lunático que está mais interessado em comprar armas da Rússia, financiar os “anjos” das Farc e sustentar outras ditaduras, como a cubana.

          • Perdão Senhor, este não sabe o que escreve!

            Ele foi dominado total e irremediavelmente pelo vírus da SIP e do PIG!

            Ele deve ser assíduo frequentador dos órgãos de comunicação de Rupert Murdoch.

          • ♫ Este “Mateus” escreve na certa de dentro de algum armário. Não precisa sequer ser esculhambado. Mesmo assim recomendo à “amiga” que assuma logo e seja feliz… ☺☺☺

          • “Perdão Senhor, este não sabe o que escreve!

            Ele foi dominado total e irremediavelmente pelo vírus da SIP e do PIG!

            Ele deve ser assíduo frequentador dos órgãos de comunicação de Rupert Murdoch.”

            Não tem o que argumentar para defender as mentiras bolivarianas e parte para outra mentira, chamada religião.
            Que tal, ao invés de ficar na teoria da conspiração, tentar (pelos menos tentar) provar que o que eu disse anteriormente é mentira?
            Me de provas de que países amigos da Venezuela, como Cuba, Irã e Líbia, são países onde há liberdade de expressão, imprensa e onde há respeito aos direitos humanos.
            Que tal largar a chorumela do “você é do PIG” ou “você defende as elites” (veja bem que em nenhum dos meus comentários eu defendo a tal elite -a mesma que ficou mais rica no governo “trabalhista” do Lula.Se duvida pergunta para os banqueiros- e nem sou jornalista ou advogado de partido políticon ou emissora) e me provar, através de estudos sérios, feitos por órgãos independentes e confiáveis, que há liberdade de imprensa, expressão ou até mesmo liberdade de religião (no caso do Irã) e que nesses países, há respeito aos direitos humanos?
            Onde está a democracia venezuela, como vocês dizem existir?
            O que eu vejo é um país que está passando do processo totalitário para virar uma ditadura (igual a cubana, que o Chavez tanto ama).
            Que Venezuela democrática é essa onde integrantes dos direitos humanos são expulsos do país?

            http://www.hrw.org/en/news/2008/09/29/venezuela-delega-o-da-human-rights-watch-expulsa

            É essa a Venezuela livre?

          • Para que ficar respondendo a esse senhor? O máximo que podemos dizer é que ele está no lugar errado. DEve ser leitor da “óia” e leitor assíduo do Rei Azedo. Para esse pessoal do esgoto só tem uma solução: colocar naftalina na entrada do blog, assim as baratas não entram.

      • O caro Mateus está totalmente enganado (ou será que ele também é integrante da tal elite que está perdendo o poder na Venezuela do povo bolivariano?), pois há mais democracia na Venezuela do que no Brasil, onde o povo venezuelano (dentre ele os reacionários elitistas que são contra o avanço social e o progresso para todo o povo) pode participar de plebiscitos e eleições para confirmar ou destituir o presidente Chávez.

        O que ocorre é que o Chávez é uma figura carismática, popular e que fez coisas em prol do povo, conseguiu quebrar o monopólio da comunicação do PIG de lá. O povo bolivariano tem como se expressar nos meios de comunicação livres e sobre o controle do povo bolivariano, enquanto a outra imprensa, a do PIG venezuelano, a que defende a elite local e é contra todos os avanços sociais também pode se expressar livremente, colocando as suas ideias e conceitos de democracia para poucos no ar. Com isto o povo venezuelano (os bolivarianos e os reacionários) pode assistir os dois lados e se posicionar de acordo com o que pensa, por enquanto a maioria do povo venezuelano vem se tornando bolivariano e apoiando as conquistas sociais que ele vem tendo com o governo democrático e bolivariano de Hugo Chávez. Assim uma parcela mínima do povo venezuelano, os reacionários, os das elites, vem perdendo a batalha da comunicação, a batalha das ideias e são obrigados a conviver com um povo venezuelano (e cada vez mais bolivariano) que quer comida, liberdade, arte,cultura, educação, democracia, melhores serviços sociais, acesso ao consumo de bens diversos.

        Para o tal do Mateus, que não admite que o povo possa melhorar a sua situação social, isto é uma ditadura (só que é uma ditadura ao avesso, que defende a maioria e diminui os lucros exorbitantes da minoria).

        Para o tal do Mateus, democracia é o que ocorre na Arábia Saudita, em Omã e outros lugares onde o povo não tem vez.

    • O engraçado pra mim nessa história toda é a mensagem subliminar que parece ser passada: não há outro homem honesto e que governaria para o povo em toda a Venezuela. Ou é Chavez, ou é o fim dos pobres da Venezuela.

      Porcaria de país, heim, Edu? Pq será que ele não consegue encontrar um sucessor como o Lula encontrou, e precisa se perpetuar no poder?

  2. Depois que o Azenha falou em jornais que se comportam como se fossem partidos políticos, o viés da reportagem ficou clara.

    A manipulação deve ter sido total, ainda mais que ele faz parte do PIA.

    É uma pena este FlaxFlu.

    Ainda bem que existe um imprensa internacional mais distante deste ódio de classe latino americanos, fomentado por repórteres e blogueiros progressistas.

    • Você deveria assistir a uma manifestação dos americanos, na cidade de Madison-Wisconsi(acho que é assim que se escreve) sobre como a midia americana manipula o povo americano. É muito interessante, Ex-Campineiro, assista.

    • “Fomentado pelos blogs progressistas” ? Você por acaso é lunático? Quem é que, ao falar sobre um presidente da república de seu próprio país, o chamava de analfabeto, bêbado, e outros adjetivos? Quem chamou a então candidata Dilma de lésbica, vagabundo e outros adjetivos baixos? Quem estampou em capa de jornal uma ficha totalmente falsa da então candidata Dilma e que nunca pediu desculpas? Ah, você dirá que isso foi apenas um “erro” do jornal? Como não creio que você seja tão ingênuo assim, só posso atribuir comentários como o seu como fruto de má-fé! òdio fomentado pelos “blogueiros progressistas”, essa éboa…

      • Sempre que ler “blogueiros progressistas” entre aspas, pode ter certeza de que quem escreve é um canalha

        • Então o Leonardo é canalha. Eu não escrevi progressistas entre aspas.

          Gotcha

          • Campineiro, nesse caso, você sabe bem que eu coloquei entre aspas apenas porque estava fazendo menção ao que você escreveu!

          • Senhor Rapineiro, ops(!!!) digo, Ex-qualquer coisa tudo ao mesmo tempo agora, o teu conceito de democracia é igual ao conceito de democracia de pessoas como o Daniel Dantas, o Paulo Maluf, o teu heterônimo Aliança Social, o teu outro heterônimo Rodrigo Leme. A sua democracia é como a tal da democracia ateniense (democracia para as elites, para os poucos), enquanto a maioria da população era alijada das questões politicas e sociais em Atenas.

            O teu conceito de blogueiro progressista é o mesmo conceito do finado José Serra, do Tea Party, do canalha Boris Casoy e dos demais colonistas do PIG.

            Senhor Rapineiro, ops(!!!), digo, Ex-Campineiro, ou Campineiro, ou Ex-qualquer coisa tudo ao mesmo tampo agora, você é tão democrático quanto aquele surfistinha que está lustrando o brinquedo que ganhou do papai e é mostrado no vídeo acima. Talvez você seja um sujeito mimado como o tal do surfistinha e não quer que o povo venezuelano e bolivariano passe por perto do seu brinquedo.

        • Eu já acho canalha apropriar-se de uma palavra genérica como “progressista” e usá-la para agendas espescíficas, colando a sua visão de mundo específica e usando-a como porrete para atacar quem discorda, ao colocar todos os discordantes desta agenda específica como “não progressistas”.

          É encerrar o debate na SUA visão de mundo, como se fosse a única correta. É manipulação de palavras pra vencer debate ideológico, canalha no último nível.

          • De canalha no último nível você deve ser mestre, não é, ilustre intelectual do “seje” do PSDB e “esteje” com o PSDB!

      • Pessoal ja falei não respondam a este tal de EX, eu não leio mais o que ele escreve, não percam o tempo de voces ele não é sério.

        • Idiota da direita por idiota da direita, prefiro o Olavo de Carvalho, aquele velhinho pornográfico que se diz filósofo e vive nos EUA com mesada do Afif Domingos. O cara é hilário. Consegue juntar no mesmo parágrafo “a Santíssima Virgem Maria” e “Lula, vá prá p. que p.”, sem titubear…rsrsrs
          O mais perto da verdade que já passou foi quando afirmou que a economia da China só cresce porque é sustentada pelos EUA… O cara não se contenta em errar por pouco: ele fala o contrário dos fatos, na maior cara-de-pau.
          Vive apelando aos militares para darem um golpe no Brasil, matarem Lula, Dilma, todo mundo. Aliás, o velhinho pornô denuncia uma conspiração que une, apenas: mucúlmanos, Obama, KGB, George Soros, os Rockfeller, o comunismo internacional, o Vaticano, e os homossexuais – todos articulados contra a Civilização Cristã e, principalmente, a Propriedade sagrada.
          Os imitadores, tipo mainardinho (o fugitivo), Rei do Esgoto (o valente que foge dos fatos como o diabo da cruz), o Merdal Pereira e outros ainda menores (como o tal ex-campineiro) não chegam nem no chinelo do Olavo…rsrsrs
          Ai que saudades do Carlos Lacerda, do Roberto Campos, do Paulo Francis… A direita já foi intelectualmente menos canalha no Brasil.

          • Antônio, sabe que é verdade mesmo, hehe? O Olavo de Carvalho ainda consegue me divertir, pelo menos. O que ele fala é tão absurdo e fora da realidade que ainda consegue manter uma certa originalidade. Há tempos atrás eu lia alguns de seus artigos no finado JB e pensava que ele fosse na realidade um gozador, tal como a coluna do Agamenon, do Globo. Ele de fato parece acreditar que ainda vivemos na guerra fria. Os outros, como os mainardi, reinaldos, mervais, etc, nem isso conseguem. São jornalistas vendidos, mentirosos contumazes e, o que é pior, são pessoas perigosas, pois mantêm ligações com as as mais sórdidas figuras. Basta recordarmos quem se prestava ao papel de ser o pombo correio do Daniel Dantas na Veja. E, é claro, a denúncia de ontem deste mesmo blog e de outros sobre o encontro de alguns desses ditos jornalistas com o embaixador americano.

          • Não nos esqueçamos que Olavo de Carvalho foi aluno do preclaro mestre Professor Hariovaldo.
            Por São Serapião! Quem sai aos seus não degenera!
            Alvíssaras!

    • Pq o flaxflu ainda necessário e não a convergência do Fla e o Flu? O petróleo, o pré sal. Nós pela partilha o fla, voces pela concessão o flu. O flu; Wikileaks Serra Waak, indo na Casa grande dos americanos para combinar com a Chevron mudanças no pré sal. Até foram ao STF com a tal ruptura de contratos. Casa grandexsenzala.
      Outro exemplo que vcs o flu não aceitam nem mesmo os seus valores do mercado como por exemplo o da meritocracia. Foram ao Supremo contra o PROUNI, Cotas raciais, Telebrás. Ou seja; acho que vcs não representam o verdadeiro flu. O flu deve existir mas precisa ser conseqüente e não ficar neste hem, hem, hem de Estado mínimo. Viu como busco exemplos no flu para inflar o fla?
      Eu me esforço para entender o flu. Fui até o site da Aliança Liberal, a do Von Mises. Sinceramente não dá para ser contrapor aos destinos cósmicos. Ainda mais após a crise de 2008. Até o Bresser e o Delfin estão convergindo. Um a favor da Telebrás, banda larga. Outro dizendo que é preciso tomar cuidado com os pessimistas como vc quando ficam vaticinando a incontornável subida da inflação. Fla blogues progressistas como é mesmo? o PIA?, flu o PIG.
      Quando aparecer o verdadeiro flu, a oposição conseqüente haverá convergência. Estamos a espera. Ansiosos.

      • Caro Luiz Monteiro

        Entendi o espírito da coisa com o teu “flu”.
        Eu sou Flamengo duas vêzes, mas vamos livrar a cara do FLU (com letra maiúscula) do PHA e do Chico Buarque.

      • Se você falar aasim do meu Fluminense de novo, “solto o Muryci em cima d’ocê”, nem adianta fugir, ele é pior que pitbull. Já escutou a música “pai curuja” cantada pelo Zeca Pagodinho? Então, é a mesma coisa!!

    • Quem eu ví fomentando o ódio de classe foram os tucanos e demos escrevendo na internet seu ódio contra nordestinos e pobres. A estudante Mayara Petruso ficou conhecida, mas não falou mais do que os outros eleitores do Serra falaram. Um discurso de ódio, pregando a morte dos nordestinos.

      Por isso mesmo é sintomático ver esse troll tucano tentando inputar aos “repórteres e blogueiros progressistas”, uma atitude lamentável que é tomada pelo seu lado do espectro político, não pelo nosso.

      Mas enfim, os trolls trollam, não argumentam. E não adianta esperar alguma coerência na atitude deles.

    • Ô bichinho arengueiro, vá arrumar uma namorada. Seu problema é o queijo.

    • .Ô bichinho arengueiro, vá arrumar uma namorada. Seu problema é o queijo.

  3. Grande Azenha!!

    Eu tinha visto essa reportagem antes e revi de novo.

    Uma reportagem equilibrada,sensata,mostrando os dois lados da moeda. E um grande repórter mostrando que televisão não pode ter compromisso com nada,exceto com a verdade.

    Parabéns!!

  4. Fazia tempo eu me questionava o que acontecia na Venezuela, e agora o Azenha traz algumas respostas, fiquei muito feliz com a reportagem que assisti ontem. Uma punhalada naqueles que defendem o capitalismo selvagem.

  5. Eduardo, você viu à de quarta? Pois é, se ficarem confirmadas as reservas do Orinoco, eles têm mais petróleo do que a Arábia? Isso se explica muita coisa, neh? Enquanto o Brasil, com o pré-sal estão divulgadas apenas 15 bilhões. Parabéns ao Azenha pela série. Mas é preciso distribuir essa riqueza com menos populismo.

  6. Uma democracia sem a Globo ou uma ditadura com a Globo?
    Acredito que muitas pessoas ainda preferem a segunda opção.
    Por anos a Globo omitiu a verdadeira Venezuela enquanto exaltava a Europa e os EUA.

  7. Prezado Eduardo,

    Para os poderosos, democracia é ditadura e ditadura é democracia.

    Eles querem mandar em tudo, portanto o melhor sistema para eles é a ditadura ou a ditadura disfarçada de democracia ( ditadura do capital ), como se pode ver em muitos países importantes: EUA, Inglaterra ( aquele país que aderiu à invasão do Iraque, mesmo com a sua população contra ), França ( Sarkozy: um homem da CIA. Pesquisem matéria de Thierry Meyssan sobre Sarkozy ), etc.

    A verdadeira democracia é para eles uma ameaça: do ponto de vista deles é uma ditadura.

    Qualquer sistema no qual não sejam eles os mandantes e os beneficiários causa-lhes repulsa.

    Só vai haver mudança quando os explorados puderem ter consciência política.

    E para isso os meios de comunicação são fundamentais.

    • Concordo em gênero, número e grau com o que você disse. As elites consideram uma ditadura o sistema político onde eles não podem controlar a política e nem a economia. Eles chamam de democracia o sistema em que eles não precisam do povo para decidir como vai ser a política e a economia e onde a opinião do povo não é levada em consideração.

      Então viva a ditatura do povo sobre as elites.

  8. eduardo, que diferença q faz um ótimo repórter como o azenha com espaço p trabalhar hein? sen-sa-ci-o-nal. no blog dele vi a anterior, tb mt boa. se 30% da imprensa brasileira tivesse esse tipo de pegada já faria enorme diferença. agora, a burguesia e seus aliados , continuam os mesmos. e olha, o pessoal tem espaço p falar, não vi nada de censura. acredito que, guardadas as devidas diferenças histórias, chávez está tentando fazer o q o allende tentou no chile no início dos anos 70. alterar um regime econômico e político sem revolução é mt difícil. a burguesia msm, chegou ao poder através da violência, do terror e da revolução. mtas pessoas esquecem disso . abs eduardo, mais uma gde contribuição.

  9. É fundamental que as pessoas tenham acesso à informações de diferentes fontes para poder formar sua opinião. Exemplo do modelo único de noticiário é a ausência total de matérias sobre o que está acontecendo em Madison, estado de Wisconsin nos EUA. Há mais de 15 dias cidadãos americanos estão acampados em frente à sede do governo local protestando contra a proposta de cortes de benefícios sociais. Nem mesmo lá a imprensa divulga o assunto com a seriedade que o problema envolve. Por aqui nada, nem uma única linha a respeito. Liberdade de imprensa é omitir fatos que podem causar incômodo aos governos?

  10. Estou diariamente pautando meus afazeres noturnos, com base no Jornal da Record. Faço o que tenho que fazer antes e depois. Durante a exibição da matéria, não atendo nem celular. Afinal de contas, é uma rara oportunidade que temos de conhecer a Venezuela. Ou será que temos outra chance em outro veículo?

  11. As vezes “viajo” nos sonhos. Porem procuro contribuir materialmente também, sempre me questionando se é o suficiente.
    Vc viu a opinião tomada pela Record, via Azenha daquele rapaz no veleiro. Leva-me a tentar radicalizar assim. Sendo rico é contra Chaves. Porem reflito; rico inconseqüente, pois no Brasil podemos citar um Abílio Diniz, fã de carteirinha de Lula e Dilma.

    Um que não torna verdade as idéias de Marx ou da Bíblia. A luta de classes e de que “é mais fácil uma corda entrar no buraco da agulha do que rico ir para o céu”

    Concluo que lá na Venezuela a luta de classes e riqueza se usurpada, corrupta, anti ética, existe, porem estão sendo superadas, como mostram os emblemáticos sinalizadores de uma America Latina, berço de uma nova civilização”, o documentário “Ao sul da fronteira” e esta reportagem da Record. Fico feliz de assistir isso nesta mudança cíclica.

    Desde há muito na minha vida tenho dificuldades em lidar com a competição. Não a seus valores como a ascensão pelo mérito;e dogmas como a mão invisível. Muitas vezes percebi que no limite do egoísmo humano ela descamba para a corrupção. Vem a minha mente aquele caso de um fabricante de aviões muito tecnologicamente capacitada ter subornado altas autoridades para viabilizar a compra. Caíram ministros de governos.
    Agora a emoção desta senhora que gerencia uma cooperativa. É minha emoção também. No cooperativismo se estimula a solidariedade, imanente no ser humano, porem menosprezada na ideologia do mercado.

    Existem instituições que provam ser a fraternidade o único principio que pode ser aplicado ao campo da produção de mercadorias e serviços.
    Por isso quando da crise de 2008 enviei email para a Cooperativa Mondragon que representa 12% di PIB espanhol, perguntando o que eles achavam sobre a crise. Responderam-me que no Brasil há muitas instituições que praticam o cooperativismo. E que nós saberíamos superar a crise com os nossos próprios méritos. Lula com a sua marolinha e nós no Cidadania a combater os arautos do pessimismo. A receita teve que ser a nossa do jeito brasileiro. E o governo Lula iniciou o processo como ‘nunca dantes neste país”

    Edu desculpe me alongar. A sustentação financeira de qualquer trabalho cidadão, seja de opinião, educação, cultura deve ser enfrentada para manter sua independência; ainda mais se for uma atividade econômica. Daí que apoiamos o economista Paul Singer da economia solidaria e Lula festejando o fim de ano junto à Cooperativa dos Catadores.

    Dito isso me informei de que a Cooperativa de Mondragon se viabilizou porque logo no começo a questão financeira foi resolvida. Basicamente com a contribuição por parte dos cooperados e depois financiamento governamental concorrendo com empresas capitalistas também existentes. Quando a esquerda poderá recorrer ao BNDS!!!

    Hugo Chaves, como Dilma, leitores de literatura, cultivam a boa emoção. Em ambos, tenho confiança, também na dura economia.
    Em Dilma que o projeto da partilha do pré sal venha ser a nossa redenção acompanhada de até lá por contribuições espontâneas, sem alarde nos movimentos de esquerda. A ley de los médios, banda larga, educação.

    Na Venezuela este trecho “ em http://www.espacoacademico.com.br/064/64novaes.htm
    “De acordo com Maringoni, a novidade do governo Chávez é que ele quer transformar o petróleo numa riqueza pública. E isso a elite econômica não quer permitir, daí a tentativa de golpe em abril de 2002 (MARINGONI, 2004)”

    No site relacionado á a Antroposofia ( a que mantém trabalho na Comunidade Monte Azul, em Santo Amaro)pode se encontrar este principio; http://www.trimembracao.org/essays/1989-01-001.html.
    “O bem estar de um todo formado por pessoas que trabalham em conjunto é tanto maior quanto menos o indivíduo exigir para si os resultados de seu trabalho, ou seja, quanto mais ele ceder estes resultados a seus colaboradores e quanto mais suas necessidades forem satisfeitas, não por seu próprio trabalho mas pelo dos outros.”

    Como aquela cooperativa na Venezuela, A economia solidaria no Brasil e aquela de Mondragon caminhamos “quanto mais” para a redenção do capitalismo, quero dizer do significado do trabalho para a alma humana.

    • Detalhe: o rapaz do barco não é rico.

      É um simples surfista que almeja trabalhar na locação de barcos de turismo. Ou seja, alguém que não quer depender dos favores desse governo popularesco.

      • É dificil entender esses alienados.Será porque que esses idiotas gostam de rotulat os governos que preocupam com os mais necessitados de seus paises de “populistas” ,”popularescos”,etc?Será porque esses idiotas não aceitam que um governo é eleito pra cuidar principalmente dos mais necessitados?Bom são caras como o “cerra” que doa terreno público para os ricos irmãos marinho, que gasta milhões com os ricos cívitas e frias.Esses abestalhados não conseguem enxergar nem o próprio umbigo,mas aposto que já foram a um posto de saúde para,apesar de todo o boicote dos chamados ricos,serem atendidos gratuitamente.Com certeza esses abestalhados não sabem que aqueles atendimentos a acidentes em São Paulo,ninho tucanês,aparentemente gratuito,custa uma nota preta ao Governo Federal.Esses abestalhados com certeza não sabem que DEMOCRACIA é a vontade da maioria.

        • Eu gostei foi do “Os exames são de graça” é tudo de graça a gente vai la na rua e colhe dinheiro da arvore que faz dinheiro .
          Realmente a direita é idota ao achar que nada é de graça e temos que trabalhar e produzir para ter direito há algo.
          ……………..
          Mais governo menos salário.

    • Associativismo e cooperativismo são coisas comuns no livre mercado, nada impede que vc se associe e forneça um produto ou serviço economicamente viável e prospere junto com os sócios.
      ………….
      Eu reitero o economicamente viável para não necessitar de subsidio estatal, pq isso sempre implica retirar de um setor auto-sustentado para outro deficitário.
      http://www.sebrae.com.br/customizado/desenvolvimento-territorial/temas-relacionados/associativismo-e-cooperativismo.

      • Para esses neobabacas, só eles produzem (apropriam-se da produção alheia), só eles pagam impostos (são os que menos pagam), só eles são honestos (na verdade emporcalham a imagem alheia com denúncias sem provas), e só eles entendem de economia política (na verdade defendem o “estado mínimo”, que já quebrou o mundo DUAS VEZES).

        • “Para esses neobabacas, só eles produzem (apropriam-se da produção alheia), só eles pagam impostos (são os que menos pagam), só eles são honestos (na verdade emporcalham a imagem alheia com denúncias sem provas), e só eles entendem de economia política (na verdade defendem o “estado mínimo”, que já quebrou o mundo DUAS VEZES).”

          Apropriam-se da produção alheia?
          Quer dizer que a Embraer, Fiat, Nissan ou Microsoft são empresas que se apropriam do produção alheia?
          Se esqueceu que é a China (comunista de araque) que tem a mania de copiar tudo o que é dos outros?
          Sem provas é o que me dão, quando eu desafio qualquer chavista a me mostrar estudos sérios, onde mostraram que há democracia, liberdade de expressão e respeito aos Direitos Humanos em Cuba, Irã, Venezuela e Líbia.Se você tiver essas provas então, por favor, me mostre.
          Ah sim, e a URSS quebrou por causa de quem?

  12. A reportagem, apesar da clara simpatia do repórter pelo regime, teve alguns pontos que servem para reflexão: já que houve tanta melhoria na qualidade de vida da população, porque raios a taxa de violência aumentou tanto, a ponto da taxa de homicídios ser de 48 por 100.000 hab.?

    Ademais, demonstrou também que uma hora o país vai quebrar, pois alguém vai ter que pagar a conta dos subsídios popularescos oferecidos como moeda de troca. Salvo se o petróleo chegar mesmo a US$ 150,00 o barril. Aí o “godzila” (adorei o termo) aguenta mais um tempo.

    Faltou mostar mais sobre o culto à personaliade no melhor estilo mao-stalinista. Mas pedir isso ao Azenha acho que já seria demais.

    • Vcs direitóides acham que tudo é moeda de troca, a base do “compra e venda”, só porque vcs são assim…. na esquerda, o bem estar social é o prêmio, isto é o que nos alegra…. não somos iguais a vcs que praticam o “compra e venda”…..

      • “na esquerda, o bem estar social é o prêmio, isto é o que nos alegra…”

        Bem estar de quem?
        O Chavez apoia o governo Kadafi (louco genocida) e em Cuba as pessoas tentam sair de qualquer forma.
        Você realmente acredita que Lula ou que Chavez são pessoas de esquerda?
        Esses dois aí são mais capitalistas selvagens que alguns neoliberais.
        A única coisa que eu vi foi uma matéria tendenciosa.
        Vale lembrar que no final da matéria os repórteres falaram sobre a crise econômica que existe na Venezuela, a ponto da Ana Paula Padrão falar que lembra o Brasil da época de Sarney (este virou aliado do Lula).
        Agora responda as perguntas que ele fez.

        PS:Não sou globista, psdbista ou qualquer coisa do tipo.

        • PS: Acho que você é globista sim, psdbista sim ou qualquer coisa do tipo direitona reacionária.

          A sua democracia é a democracia das elites e só para as elites. Quando a maioria elege um governo popular você, reacionário, globista, psdbista trata como se fosse Ditadura. Para você o governo Lula é tão Ditadura quanto o Governo Chávez. Mas democracia para você dever ser a Arábia Saudita, a Líbia, Omã ou o Paquistão!

          • “PS: Acho que você é globista sim, psdbista sim ou qualquer coisa do tipo direitona reacionária.”

            Sim, agora qualquer um que critica o “santo” do Chavez ou o “anjo” do Lula é pessoa de direita, ligado ao psdb (que nem de direita é, mas sim um partio de centro-esquerda).
            Será que o pessoal do PSOL, PCB, PCO ou PSTU são globista e ligados ao PSDB?
            Eu não consigo ver o Chico Alencar defendendo Serra ou FHC, mas já vi o Lula defendendo Collor e Sarney.
            Isso é fato!
            Vai ver o PSOL, PCB, PCO ou o PSTU são invenções da imprensa golpista.Vai ver que eles são partidos pseudoesquerdistas querende desestabilizar o pessoal honesto do PT, que conta com apoio de pessoas que são totalmente contra as elites, como o sr. Eike Batista.

            “A sua democracia é a democracia das elites e só para as elites. Quando a maioria elege um governo popular você, reacionário, globista, psdbista trata como se fosse Ditadura. Para você o governo Lula é tão Ditadura quanto o Governo Chávez.”

            De onde você tirou essa “genialidade”?De alguma assembléia de sindicalistas (risos)?
            Minha democracia?
            Eu não sabia que democracia tinha dono.Até onde eu sei democracia significa, teoricamente (é claro), governo do povo.Vai ver eu fui enganado durante anos pela Imprensa Golpista nesse assunto.Agora eu só vou me informar por fontes confiáveis, como Carta Capital e Telesur (risos).
            Imagina se o governo Lula não foi tirano.O episódio do repórter americano, que teve o visto cancelado, é invenção da imprensa golpista (ela e faixa-preta em taekwondo).

            http://www.conjur.com.br/2004-mai-11/governo_decide_cassar_visto_jornalista_americano

            Todo mundo sabe que o sonho do brasileiro é pagar mais imposto.Por isso que o governo Lula, sempre pensando no povo, decidiu tornar a CPMF não mais provisória e sim eterna, mas a oposição, malvada, satânica e pro-elites não deixou.Mas logo agora que o povo queria pagar mais um imposto (o Brasil tem pouco imposto, né?).

            Vou perguntar para os oráculos do PT se o filme Tropa de Elite defende as oligarquias, a burguesia (O Lula, Genoíno e Zé Dirceu não são burgueses.O salário que eles ganham é igual ao de um pedreiro), já que tem o nome elite e, como sabemos, todas as elites são do mal.

            ” Mas democracia para você dever ser a Arábia Saudita, a Líbia, Omã ou o Paquistão!”

            Não, esses aí são ditadores iguais ao Chavez.
            A propósito, o Chavez já disse que é amigo e que apoia o Kadafi.

            http://www.youtube.com/watch?v=XxKXxqZrY1U

            Vai ver esse vídeo é uma armação da Imprensa Golpista.Como eles são ruins, né!!!

          • Novamente, senhor, perdõe este sujeito amante de Rupert Murdoch, pois ele não sabe o que escreve!

            Ele é amante da democracia das elites, onde pessoas como ele e somente estas pessoas podem exercer a democracia. Isto é uma democracia das elites, onde a maioria da população fica fora das conquistas sociais e do desenvolvimento econômico do país.

            Este sujeito é como o tal do surfistinha da reportagem de ontem sobre a Venezuela.

            Será que é mais um dos heterônimos e trolls? Com certeza sim.

          • “Novamente, senhor, perdõe este sujeito amante de Rupert Murdoch, pois ele não sabe o que escreve!

            Ele é amante da democracia das elites, onde pessoas como ele e somente estas pessoas podem exercer a democracia. Isto é uma democracia das elites, onde a maioria da população fica fora das conquistas sociais e do desenvolvimento econômico do país.

            Este sujeito é como o tal do surfistinha da reportagem de ontem sobre a Venezuela.

            Será que é mais um dos heterônimos e trolls? Com certeza sim.”

            Não sei o que escrevo?
            Meu amigo, você só sabe repetir coisas do tipo “ele defende a democracia das elites”, “ele é do Rupert Murdoch” ou “ele é globista e psdbista”.
            Não interessa quem eu sou, o que eu faço ou como eu vivo (até porque isso é um problema meu).O que interessa aqui é o debate, simplesmente e unicamente o debate e não achismo do tipo, “ele é das elites” ou “ele é do PIG”.
            Já disse anteriormente e volte a te desafiar.Me prove, com estudos sérios, feitos por órgãos independentes, sérios e respeitados no mundo todo, que há liberdade de expressão, imprensa e respeito aos Direitos Humanos em Cuba, Líbia, Irã e Venezuela.
            Que tal vocês mostrar estudos que provam que eu e que a Transparência Internacional (órgão não governamental que fica sediado em Berlim, Alemanha)?
            No ano de 2010, estudos da TI mostraram que a Venezuela ficou com nota dois (quanto mais próximo do número 1 mais corrupto é o país) o que significa, meu amigo, que o governo de Hugo Chavez está entre os mais corruptos do mundo.

            http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/mundo/brasil-sobe-no-ranking-da-transparencia-internacional/

            “A primeira posição ficou com Dinamarca, Nova Zelândia e Cingapura, que pontuaram 9,3. Chile e Uruguai foram países latinos que ficaram acima do Brasil na lista, com notas 7,2 e 6,9, respectivamente. Argentina, com 2,9 pontos, e Venezuela, com nota 2, ficaram abaixo do Brasil e estão nas posições 105 e 164, nessa ordem.”

            É esse aí o maravilhoso governo do “comandante” Chávez?Será que a TI faz parte do PIG?São essas as “conquistas” das classes excluídas?

            Que tal você parar de se preocupar se eu sou um Troll e tentar respender, tudo o que eu disse?

        • Caro Edu. As baratas do esgoto estão saindo dos blogs da “óia” e frequentando este espaço. O motivo é simples: Aqui é permitido o debate. Muito diferente de lá. Mas como se pode observar eles não sabem mais debater sem repetir certos chavões e sem ofender. É devido a convivência com o pensamento único. Esqueceram como se faz pensar sem repetir o que os “colonistas” dizem. A solução é simples: colocar naftalina na entrada do blog, assim os peçonhentos ficam no esgoto.

          • “Caro Edu. As baratas do esgoto estão saindo dos blogs da “óia” e frequentando este espaço. O motivo é simples: Aqui é permitido o debate. Muito diferente de lá.”

            Realmente o debate é permitido aqui e eu, antes de começara a te responder, quero parabenizar o Eduardo Guimarães por ele deixar que aqui se tenha o debate e por ele deixar que esse debate seja feito por pessoas com visão de mundo oposta.

            “Mas como se pode observar eles não sabem mais debater sem repetir certos chavões e sem ofender.”

            Como é que é?
            Meu amigo, me aponte aqui uma vez onde eu ofendi algum membro desse blog?
            Eu vim aqui para o debate, mostrei o que eu penso da matéria e de Hugo Chavez, usei fontes confiáveis (a não ser que você considere a Transparência Internacional e o Conjur como farsas) e não fiquei no achismo e o que eu ganhei em contrapartida?
            Fui chamado de barata por você e sofri preconceito (isso mesmo, preconceito).Repare bem que, quando eu deixei minha opinião, o pessoal não se preocupou nem em perguntar o que eu faço da vida ou de onde eu venho.No lugar disso preferiram me acusar de ser das “elites”, de defender o tal “Pig” e de ser o igual ao surfista da foto.Isso tem nome e se chama preconceito.
            Mas em fim, se eu repito chavões, como você diz ou se eu sou um troll (como outro membro diz) então refutem meus argumentos (usando, é claro, fontes e estudos confiáveis).É fácil desmentir pessoas que usam chavões, já que elas nunca saem deles e mais fácil ainda é desmentir um troll, já que a maioria dos trolls só querem saber de algazarra, sempre fugindo de um debate sério e racional.

            “É devido a convivência com o pensamento único.”

            Bom, vamos fazer justiça.A Veja só exibe um ponto de vista.Sim, eu te respondo.
            Mas e o blog do Paulo Henrique Amorim?Quantas opiniões contrárias ao que ele pensa são escritas lá?
            Se você duvida então tente escrever algo que vá contra o pensamento (e esse você pode chamar de único) do PHA.Você nunca irá conseguir, sempre será censurado.
            Até no site do Globo e da Folha (que ele diz serem do PIG) é bastante comum ver pessoas deixarem suas opiniões falando mal da Globo e da Folha (chamando de PIG, defensores dos tucanos e etc).E o PHA, deixa que façam isso no blog dele.Não!!
            De quantos debates o sr. PHA participou na vida?Debates com pessoas de opinião contrária a dele?
            Nenhum!
            Até o Reinaldo e o Olavo de Carvalho (este último o rei das alucinações) participarem de debates com pessoas de opinião contrária.
            Porque o sr. PHA não convida para um debate pessoas que ele adora criticar, como o Merval Pereira, Lucia Hipolito, Miria Leitão e/ou Carlos Alberto Sardenberg?
            Já que eles são mentirosos golpistas, como o PHA diz, então porque não chama eles para um debate, em uma rede de tv independte, para todo o Brasil ver?Se são mentirosos poderiam ser desmascarados por ele em rede nacional.Seria a vitória dele.
            Mas não, ele prefere xingar, fazer ironia, ir ao programa do Pânico na Jovem Pan e falar o mesmo blá, blá, blá de sempre.
            Aqui eu deixo uma pergunta para os defensores de Paulo Henrique Amorim.
            Sabemos que PHA trabalhou na Band, Globo, Veja e IG (que são meios de comunicação golpistas, segundo o próprio).Ora, se são meios de comunicação golpista, logo deve contar com o apoio de jornalistas que apoiam o golpe.
            Então, meu amigo, se o PHA admiti a existência do PIG ele deve admitir que, em algum momento participou, indireta ou diretamente, na tentativa de algum golpe.
            Ou será que PHA trabalhou na Globo, Band, Veja e IG e só descobriu que estes eram “golpistas” quando foi demitido deles?
            O que você acha que o PHA chamaria a Rede Record caso fosse demitido dela?
            Só para deixar claro aqui que o PHA é uma farsa eu vou deixar aqui um link do Observatório da Imprensa (que é colocado como link amigo desse site) onde mostra a conduta do PHA quando ele trabalhou na Band.

            http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=405JDB023

            ” Esqueceram como se faz pensar sem repetir o que os “colonistas” dizem. A solução é simples: colocar naftalina na entrada do blog, assim os peçonhentos ficam no esgoto.”

            Espero que o “coloque naftalina na entrada do blog” não seja uma metáfora para “censure todas as opiniões contrárias”.
            A propósito, ao invés de me chamar de barata ou qualquer outra coisa do tipo, por que você não tenta provar que o que eu disse é tudo uma farsa?
            Prove que eu, a TI ou a OEA estamos errados.

    • Realmente. Quando um cara como o Azenha é apontado como alguém neutro, equilibrado e sem influências para fazer uma reportagem sobre um regime de viés esquerdista, é hora de fechar o boteco e ir fazer outra coisa. Não dá para levar isso a sério.

  13. Eu tenho acompanhado a extraordinária série de reportagens sobre a Venezuela no Jornal da Record desde o começo. Mas queria perguntar ao nobre blogueiro porque colocaste a foto de um parasita riquinho venezuelano em seu iate na chamada do post. Qual é o sentido?

    • Ele reclama da queda na qualidade de vida montado em um barco caríssimo e prestes a montar um negócio com vários outros barcos iguais. É ironia, pois. Talvez muito fina…

    • O depoimento desse Daniel Surfistinha é prova inconteste de que o governo Chávez é democrata.
      Fosse ditadura, ele jamais se atreveria a denunciá-la diante de uma câmera de TV.
      O cara só quer sol e água salgada, magina se correria o risco de ir para a sombra dos porões!

  14. Pois é, é disso que os esbirros da ditadura e nazistoides de todo tipo se opõe.

    A elite que enriqueceu INDECENTEMENTE nesse américa latina explorando em benefício próprio de um grupo muito restrito de famílias as riquezas naturais e o controle do Estado não suportam que alguém chegue ao poder e inverta a ordem das coisas.

    Não há ideologia anticomunista nenhuma nesse embate. É pura balela de quem quer defender essa elite predatória, mesmo que tenha que entregar o país aos Estrados Unidos.

    O mauricinho em seu iate falando contra a ditadura é o exemplo acabado de cara de pau dessa gente.

    Por isso não gostam de Chávez, não gostam de Fidel, não gostam de Evo, não gostam de Lula, não gostam dos Kirchner. Não gostam de ninguém que ouse dividir um pouco a riqueza pelo povo.

    São um bando de pilantras que não respeitam eleições e tem a cara de pau de falar que defendem a “democracia”.

    Certamente a democracia dos mauricinhos e das dondocas e dos pilantras que mamam nas tetas do dinheiro público em negociatas escusas.

  15. Volto a insistir! Gente como o tal Campineiro não é real, são apenas artifícios(não sei de quem) para apimentar o debate, pois eu não acredito na perfeição, portanto, não poderia ser real esse Perfeito Idiota.

    • Como não, meu caro Cunha? Ele é um idiota perfeito, faz-me rir, igual como era conhecido o Corinthians entre 54 e 77.

      • Podemos dizer que neste ano de centenada, o tal do “Curinthians” também faz-me rir, tal qual o Rapineiro citado acima.

    • Eu costumo dizer que o tal do Rapineiro (alguém denominou desse jeito mesmo e acho que a homenagem feita é justa) é um heterônimo de uma pessoa raivosa, reacionária, fascista, mentirosa, amante e adepta do PIG, só não sei quem é a cabeça dessa hidra, mas com a ajuda dos caros colegas vamos acabar descobrindo quem é a cabeça dessa hidra, que costuma usar outros heterônimos. Com certeza muitos dos trolls que vem destilar sua irá contra as conquistas sociais também tem origem nesta hidra.

  16. Prezado Eduardo:John Perkins é cidadão americano e autor do livro CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONOMICO, ed. Cultrix.Ele diz que foi assassino econômico por mais de 15 anos e durante todo este tempo ajudou a quebrar paises e derrubar governos pelo mundo afora.Ele define Assassino econômico como “profissionais altamente remunerados cujo trabalho é lesar paises ao redor do mundo em golpes que se contam aos trilhões de dólares, manipulando recursos financeiros do Banco mundial, da CIA e da USAID(Agencia Americana para o Desenvolvimento Internacional), alem de outras organizações americanas de “ajuda”, mas que tem como objetivo canalizar recursos para grandes corporações e familias abastadas que controlam os recursos naturais do planeta……”Segundo o autor, o presidente Bush estava pronto para invadir a Venezuela e derrubar Hugo Chavez.Ainda segundo o autor o que salvou Chavez foi o 11 de setembro, pois com esse ato terrorista a prioridade mudou para invadir o Iraque e o Afeganistão e a administração Bush não podia tomar o poder no Afeganistão, Iraque e Venezuela ao mesmo tempo.Ainda segundo o autor as greves que se sucediam na Venezuela eram fomentadas por um empreiteiro particular e por chefes militares treinados na Escola das Américas.O autor é bem claro ao afirmar que, quando os governos não se curvam aos assassinos econômicos, o governo americanos envia os marines para resolverem os problemas.Taí porque a turma do tio Sam não engole Hugo Chavez.

    • Aquela greve dos “petroleiros” contra Chávez foi a versão moderna da greve dos caminhoneiros contra Allende.

      Me lembro que a Folha e o Estadão (sempre a serviço do TIO SAM)vibravam com orgasmos múltiplos quando cobriam os prejuízos da greve e sua continuidade.

      Quem vcs acham que estava por trás daquela greve?

      • São os mesmos que estão por trás da “revolta” na Líbia. Não que eu admire Kadafi, muitíssimo longe disso, mas isso deve ser resolvido pelo povo líbio, caso entre em cena “os salvadores de sempre das liberdades”, suas riquezas irão desaparecer para sempre, pois é somente nisso que estão pensando: pilhar! Hoje eles sabem com quem estão, mas e depois que “eles” entrarem??

  17. Com trilha sonora de Orishas então, a reportagem ficou nota dez!

    Queria eu reclamar da queda de qualidade de vida sendo surfista, trabalhando com barcos dos ricaços e prestes a montar um negócio náutico com os amigos…
    E o comentário daquela empresária é de doer. Sem pé, nem cabeça. Não tenho o que dizer…

    Agora, que um dos calcanhares de aquiles de Chávez é a violência urbana, isso é mesmo…

    • O nível de assassinatos tem muito que ver com o clima político que a oposição instalou no país. Fui vítima de violência devida a choque entre chavistas e antichavistas. A oposição insufla o ódio e colhe o que planta.

      • Sim, eu lembro que vc foi vítima de uma briga entre partidários e opositores.

        No entanto, será que o alto índice de assassinatos tem a ver somente com o clima político tenso??

        • Tem, sim. Há ódio da classe alta e esta da classe baixa.

          • Que há ódio de classe, isso há mesmo. Isso fica claro no “A revolução não será televisionada”. Aliás, vc sentiu na pele esse ódio, literalmente.

            Mas, por mais que esse clima político tenso seja forte e influencie a sociedade venezuelana, custo a crer que o índice de 200 homicídios por 100 mil habitantes – algo enfatizado pela matéria do Azenha e que é bem alto – tenha a ver, principalmente, com essa conjuntura política.

  18. Cara, a Venezuela é boa de mais!
    Puxa, porque não implantamos um governo desses aqui no Brasil também!
    rssssss

    • Você está querendo uma vaga de redator na “Turma do Didi”?

    • Paulo! Demais é junto e não separado como você escreveu!

      Pelo visto já perdeste o emprego de redator da “Turma do Didi”.

      Também com essa cabecinha oca de troll…

  19. A oligarcada tem que odiar Chávez mesmo.Os oligarcas,sem o controle do Estado,estão tendo que trabalhar no Mercado para sobreviver.Como não são capitalistas,desejam as negociatas lucrativas com o patrimônio público que tinham antes de Chávez ser presidente.
    Era um mundo muito bom:as redes de relacionamento(o famigerado networking) permitiam arranjar bons empregos e negócios para a parentada toda.Tinham o controle da PDVSA,vendendo petróleo barato para os EUA e embolsando as propinas de 3 a 10 por cento.
    Esse é modelo de democracia deles.Privatizar os lucros e socializar os prejuízos jogando a dívida pública nas costas do povão.
    Patria o muerte!!!!!!!!!!

  20. Normalmente o rico é um tanto mesquinho. Dizem que ele tem medo de ficar pobre, por isso explora. Na Venezuela vê-se nitidamente a diferença entre a pobreza e a riqueza. Foi entrevistado um garotão, um riquinho e uma empresária, que logo se colocaram contra Chávez. É isso mesmo, eles defendem seus interesses. Naturalmente, tinham muito mais do que têm hoje em dia; mas ainda têm muito. Vivem bem. Do outro lado, o poviléu, a plebe, que passou a viver com decência e dignidade. Talvez ainda falte muito para atender a todos. Mas é preciso afirmar que governo algum anterior se preocupou com os necessitados. Chávez sim, apesar da personalidade difícil, se preocupou com eles. Eu não consigo entender como muitas pessoas não conseguem ver mérito nisso. Só podem ser pessoas maldosas e egoístas.

    • Pois é,esses mesquinhos tem medo de perderem “seus seviçais”.Quem iria limpar suas latrinas?

    • A dureza,também,Carlos,é ver os pseudo-liberais que vêm aqui falar de liberdade e iniciativa privada- mal escondendo que estão loucos de raiva porque a boa fonte de lucros fáceis,o Estado,está fora da mão deles.
      Aqui está um exempo de como essa gente do PSDB é capitalista:

      http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=149281&id_secao=1

      Cacique do PSDB paulista desviou milhões de cofres públicos

      A edição desta sexta-feira (11), da Folha de S. Paulo, denuncia que o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB), é acusado num processo judicial sigiloso de participar do desvio de R$ 3,1 milhões dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP), município que administrou até 2004.

      Não dá para se espantar que a FSP denuncie o roubo dos tucanos.Esse aí deve ser da turma do PSDB caipira(Alckmin) que Serra combate junto com o Otavinho Zé Bonitinho.

      • Barroz Munhoz, o “Totonho” de Itapira, não é “tucano caipira de Alckmin” não, é serraticus caipiroides da tropa-de-choque do Serróquio.
        Se o governador (Alckmin) o defende, é simplesmente por ser do mesmo partido.

  21. Infelizmente, a Venezuela é um típico exemplo do que é um país ser espoliado pela elite corrupta e corrompida desde a estrutura da PDVSA pelos americanos. Como já disse em comentário em outro tópico, ainda que Record (e Azenha) faça reportagens por um ano, se pesquisar a fundo, não alcançara sequer 5% de tudo o que foi feito de mais vergonhoso com aquela nação, tudo tendo como pano de fundo, o petróleo de boa qualidade e de baixo custo de produção.

  22. Desde que a historia é historia e desde que a America Latina é America Latina,a direita jamais defendeu a democracia,pois sempre foi amante de quarteladas e golpes de estados que instaurassem ditaduras que defendessem seus interesses.Assim foi no Brasil em 64,assim foi no Chile em 73 e na Argentina em 76.O engraçado é que normalmente elespossuem o mesmo discurso de sempre,ou seja,de que defendem¨a democracia¨e todos sabem muito bem que tipo de democracia abastardada os integrantes da direita defendem.Quando se veem encurralados,diante de argumentos dificilmente contestaveis,afirmam que estão sendo impedidos de darem livremente sua opinião.Só que em contrapartida eles não costumam dar espaços para pessoas que defendem ideias diametralmente opostas às suas.Para eles é válida a maxima:¨vc pode ter as ideias que bem entender,desde que concorde com as minhas¨.A Venezuela é um exemplo a ser seguida pelos povos que primam pela soberania,independencia e justiça social.

  23. Edu.
    Enquanto isso a Band, ontem e hoje, em reportagens sobre a cracolândia de SP vincula apenas a imagem de Dilma`na edição.
    Ontem mostra Dilma acenando sorridente no aniversário da FSP logo após as imagens dos drogados, acrescentando que a área so foi limpa e os drogados recolhidos por causa da presença dela e que tudo voltou ao “normal” depois.
    Hoje reproduz imagens de Dilma dizendo que o combate ao crack vai ser prioridade dela, passando a idéia que nada foi feito.
    Em nenhuma das reportagens, nem as imagens nem os nomes de Serra, Alkmin e Kassab são veiculadas.
    Quer manipulação mais grosseira do que essa? Só a da FSP com a ficha falsa e a Globo com a bolinha de papel.
    Band e FSP, irmãs gemeas, prontas para a desconstrução de um Governo, com as bençãos de Dilma.
    E só nós enxergamos isso?

  24. Sabe gente,tempo bom na Venezuela era quando o barril/petróleo era pré-Cháves era vendido há US$ 7,quando no tal mercado internacional era cotado há US$ 11.Multipliquem isso por 1,5 milhão de barris/dia.Depois vejam quanto isso representa em um ano e aí veremos o tamanho do cambeque nas contas nacionais.Detalhe esse pessoal que administravam tais contas,hoje moram tranquilamente em Washington, D.C.Não se esqueçam que foi à Venezuela quem bancou os aliados na 2GG no suprimento do pretinho/gotoso.Como é triste vê ou ler o tal complexo Nelson Rodrigues (vira-lata).Antes que me questionem sobre tais números….Vão consultar programinha do tal Roda dos Mortos (TV Cultura) em que à Eliane Cantanhêde é pega no contra pé daquele ex-Chavista Teodoro Petkoff.

  25. O sistema não é tão feio como dizem.

  26. O Brasil (e a Al Jazeera vem mostrando que o mundo também) tem uma enorme sede por jornalismo. Jornalismo. Não o proselitismo que Globo e o PiG fazem.

  27. Este campineiro deve ter orgasmos ao ser esculachado e xingado. Só isso explica tamanha imbecilidade em postar neste blog. Que idiota!!

  28. O século XXI é o século da irmandade, da freternidade, do humanismo, da solidariedade, da distribuição de renda e do amor.
    Neste século não há espaço para os côrvos, casoys, leitões, DEMonios e PSDBestas.
    Estamos vivendo uma nova era onde há oportunidades iguais Para Todos.

  29. MARAVILHSOSO! EXTRAORDINÁRIO! FANTÁSTICO! INCRÍVEL! APAIXONANTE! CONTINUE PUBLICANDO ESSSAS MATÉRIAS, POIS, EXISTEM MUITAS PESSOAS COMO EU QUE, DEVIDO À FALTA DE HÁBITO E TEMPO DE ASSISTIR À TV ABERTA, ESTÃO PERDENDO AS REPORTAGENS DA RECORD. Finalmente uma grande emissora do país resolveu romper as grades da poderosa censura que a ditadura midiática praticava contra a Venezuela, mais precisamente contra o Grande Hugo Chávez, impedindo que quaisquer opiniões ou fatos positivos sobre o excelente Governo de Hugo Chávez chegassem aos brasieliros, garantindo que apenas uma única voz, um mesmo ponto de vista fôssem apresentados à nossa população como Verdade Universal. Agora sabemos que “ponto de vista” é esse : o dos privilegiados, o do “surfistinha” , da “dondoca”(aquela que chama os pobres de “gente que destrói”) ou do sujeitinho procupado com o problema “seríssimo” de não poder exibir seu celular, os quais aparecem na matéria e nos mostram que classe e que tipo de gente são contra Chávez. ALIÁS, SER ODIADO POR VERMES COMO ESSES É UM MÉRITO PARA QUALQUER UM. Finalmente os brasileiros começarão a entender o que está em jogo; na Venezuela, no Brasil e em toda a América Latina; a luta entre dois modelos sociais, um que existe desde a colonização, e ainda persiste parcialmente, e que ergueu uma Sociedade voltada para a satisfação dos privilégios indecentes de 0,5% da população e para o enriquecimentos dos exploradores estrangeiros; e ou outro que começa nascer; destinado a beneficiar todos os cidadãos com os frutos de um desenvolvimento autônomo, indepedente. Conhecendo plenamente essa realidade os brasileiros poderão fazer suas escolhas de maneira verdadeiramente livre, as quais, a julgar-se pelos resultados eleitorais que as forças da democracia e da igualdade vêm obtendo em toda a nossa região, mesmo ainda tão vitimadas pela mentira e desinformação; apesar de tantas sabotagens conservadoras; já mostram claramente qual o rumo que desejam para nosso povo.

  30. É o famoso contraponto que algum tempo a Record e as vezes o SBT fazendo. É óbvios todas elas teem seus interesses particulares a defender, contudo, não deixa de ser salutar as iniciativas tomadas por essas emissoras. Veja o caso da bolinha de papel do Serra, pra mim a eleição foi decidida alí, se a Record não tivesse feito aquela reportagem se opondo à Globo e Band e o SBT não tivesse divulgado aquelas imagens, não sei não se a Dilma teria ganho a eleição. Naquela noite todos nós gelamos.

  31. A gente vai ver o verdadeiro progresso venezuelano depois da bancarrota do país. Só mesmo esquerdóides negam a realidade. Já foi a um psiquiatra?

  32. É vergonhoso ver uma reportagem, uma emissora tão chapa-branca com o lulismo e seus ”amiguinhos” quanto a Record. Não há nenhuma prova documentada de que os EUA participaram do golpe, mas o jornalista em questão esquece tudo que aprendeu na faculdade ( se é que lele fez) e afirma categoricamente que os EUA estavam por trás. Pode até ser verdade, mas esse simples comentário já diz tudo sobre a ideologia do rapaz. Faço o seguinte desafio pra quem é fã do tiranete Chavez: viva um ano na Venezuela e depois volte pra contar como foi. É muito fácil pra quem domina as instituições do país vencer eleições e referendos. Ainda assim, a Venezuela é o ÚNICO país da América Latina que não cresce, tem a segunda maior inflação do mundo, criminalidade 50 vezes pior que a brasileira, desabastecimento de produtos de necessidade básica, dentre outras coisitas. mas o que isso importa, não é? As viúvas de Che Guevera precisam de alguém que mantenha o mito da revolução socialista, precisam de alguém que encare os EUA, não importa o preço a pagar. Ainda bem que no Brasil temos instituições fortes, e nunca teremos um Chavez.

  33. MEU DEUS !!! ATÉ QUE ENFIM UM COMENTÁRIO COERENTE ,DO SR. RICARDINHO… VÃO MORAR LÁ COM O CHAVES 1 ANO E LEVEM O AZENHA JUNTO , E DEPOIS FAÇAM UMA REPORTAGEM DA DEMOCRACIA DELES , SE NÃO TEMOS DEMOCRACIA COMO ELEGERAM ESSE DESGOVERNO?????HÉCA !!!! QUE NOJO….

  34. Parabéns pela divulgação desta reportagem esclarecedora.
    A direita sempre egoísta e cega…
    Porque é tão difícil favorecer os que necessitam??? É exatamente isso que o Hugo Chavez está fazendo!
    E olha q eu não sou de esquerda.

  35. Eduardo: Eu gostaria de assistir esta Reportagem, mas eu ainda não sei é defeito no no meu Cpd, é um tal de começa e para que haja paciência. Se tem 10 aegundo de transmissão tem umas rodinha de pontos que ficam enchendo o saco uns 10 segundo de modo que fica difícil assistir uma reportagem como esta que me interessa muito!

  36. A elite venezuelana é muito semelhante à brasileira. Quando a “ditadura” os favorece, a chamam de “democracia”, ou simplesmente fingem que não existe, ou ainda a chamam de “ditabranda”. Por outro aldo, é curioso: no Brasil o chamado “milagre brasileiro” ocorreu em plena ditadura civil-militar e até o Lula o exaltou, assim como a elite, que se beneficiou e se beneficia até hoje, provavelmente foi nessa época que surgiram os primeiros bilionários brasileiros, mas em contrapartida da lógica econômica, política e social, aumentou a miséria e as desigualdades entre os mais pobres e os mais ricos.

    Enfim, se Chaves adulasse a elite venezuelana, mesmo não sendo branco (veja que os entrevistados mais abastados são brancos aloirados…) certamente seria tolerado pela eleite, mas para isso, teria que manter os pobres ainda na senzala…

  37. Não se esqueça do mais competente de todos eles: Professor Hariovaldo Almeida Prado.
    Abraços.

  38. Uma coisa é certa: Venezuela é um país controverso, que divide opiniões.
    Chavez apoia ditaduras como o Irã, Cuba e Líbia, mas seu povo vive muito melhor que em outros governos.
    Não existe censura prévia na Venezuela, mas vez por outra Chavez fecha rádios e tvs que não lhe são amistosos.
    Chavez odeia os EUA, mas este é seu principal cliente na venda de petróleo.
    O pobres o amam e à sua política assistencialista. Os ricos o odeiam e à sua politica assistencialista.
    Os seja, um país dividido, o que mostra que o grande problema de Chavez é ele não saber consiliar os avanços do seu governo na área social com os interesses da elite, o que de certa maneira foi conseguido no Brasil, graças ao governo Lula.

  39. Sugiro ao Sr. Mateus parar de ler a “óia” e ao invés de ficar fazendo genuflexões ao TioAzedo que assista a dois documentários: A revolução não será televisionada e Guerra contra a Democracia. São dois filmes feitos por americanos. Não por cineastas russos ou cubanos. Se ele não estiver com os neurônios totalmente imobilizados talvez ele compreenda um pouco sobre a realidade geopolitica do mundo.

    • “Sugiro ao Sr. Mateus parar de ler a “óia” e ao invés de ficar fazendo genuflexões ao TioAzedo que assista a dois documentários: A revolução não será televisionada e Guerra contra a Democracia. São dois filmes feitos por americanos. Não por cineastas russos ou cubanos. Se ele não estiver com os neurônios totalmente imobilizados talvez ele compreenda um pouco sobre a realidade geopolitica do mundo.”

      Mais uma vez, ao invés de tentar provar que o que eu digo é uma farsa, você vai para o lado do preconceito (já que acredita que, só porque eu faço críticas ao ditador Chavez sou leitor ou admirador do Reinaldo Azevedo).
      A propósito, eu já vi o tal filme “A revolução não será televisionada”.O pessoal da TV Comunitária tem a mania de mostrar esse documentário Ad eternum e vale lembrar também que, como todo documentário, esse foge bastante da imparcialidade, sempre querendo colocar o Chávez como vítima,quando na verdade Chávez nada mais é do que um produto, criado pela irresponsabilidade de governos anteriores.Tão mesquinho quanto a direita (a diferença é que ele usa -e apenas usa- o povo para justificar suas idéias lunáticas).
      Volto a repetir aqui, todo documentário não é imparcial.Eles sempre tomam partido de um dos lados (seja no “A revolução não será televisionada” -e muito menos será calando a boca dela, como quer e faz o Chávez- , “tiros em columbine” ou em qualquer outro documentário político ou histórico que exista).
      A propósito, desde quando algo feito por pessoas de nacionalidade americana é prova de que é algo feito de boa fé?
      Nos EUA, assim como em todos os países do mundo, há pessoas com a mesma mentalidade autoridade, ou que acreditam em utopias baratas, do Hugo Chávez, Fidel, Kadafi e outros insanos que se apresentam como “heróis” do povo.

  40. Vocês já repararam que agora essa direita sórdida e raivosa está usando os termos que veio do nosso meio. Por exemplo “viúvas de che” e outros. Eles nos imitam para nos sacanear. Essa elite consegue fazer a cabeça dessas pessoas raivosas. Eles dizem que no Brasil há uma ditadura “lulo-petista”; que na Venezuela a ditadura “chavista”; que na Bolívia é dos “indios selvagens”. A verdade é que essa elite e seus asseclas não gostam da gente. Ela nos odeia. Eu também não gosto dela e de seus seguidores. O problema deles é pessoal. Eles não gostam dos pobres no poder. São preconceituosos. Eu não daria esse espaço para eles aqui. Essa história de que nos igualaríamos a eles é balela. Quando eles estão nos blogs e sites deles, não nos dão espaço. Xingam a gente. As autoridades ligadas ao PT, nem se fala. Colocam no chão com seu ódio e sua raiva. Eu fui ler alguns comentários dos leitores de um jornal paulista. Fiquei revoltado, indignado. O assunto não tinha nada de errado ao seu referir ao ex-presidente Lula. Mas eles mesmo assim humilharam, xingaram, fizeram pouco caso, chamaram de todos os nomes feios possíveis o ex-presidente. Aí vêm para cá de safadeza e sacanagem, e a gente ainda tem que ficar vendo o dedo sujo deles. Na minha opinião, eles têm que sair corridos daqui. Não respeitam a maior autoridade que o Brasil já teve. Odeiam tudo que se refere a ele. Ainda vêm para cá cantar de galo? Vamos deixar de ser tolos, dando linha “pra essa gente” que faz muitos aqui de bobos e otários, quando ficam polemizando com seus lixos.

  41. A direita canalha e corrupta arrasou com países na América do Sul seguindo as regras do conselho de Washigton, sabe porquê? Porque são burros e incompetentes! Esta amargando o pé-na-bunda do povo seja na Venezuela, seja na Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil!
    As viuvihas da direita estão desconsoladas e partem para baixaria mas levaram cacete nas últimas três eleições!
    Agora os retardados da direitona golpista que possuem complexo de vira-latas não se conformam em assistir o sucessos e avanços de governos de um Mestiço e de um Torneiro Mecânico que calam a boca da imprensona nativa lambe botas dos yankess!
    Para os complexados vai mais uma bomba para dar-lhes crises de cefaléia! Lula hoje é o palestrante mais bem pago no mundo!!!
    Morram de inveja!!!! Morram!!!! kakakakakakakakakakaakaka!

  42. Eduardo, olhando o site Todo Canal- Audiência na TV, conseguí esses dados referentes à audiência das novelas da Globo. Dá pra perceber que a “toda poderosa” Rede Globo não é mais a mesma!

    —————————————————————————————————————————-
    Veja a audiência das novelas desde 1975:

    > > 1975 – Pecado Capital – 56
    > > 1976 – O Casarão – 53
    > > 1976 – Duas Vidas – 58
    > > 1977 – Espelho Mágico – 49
    > > 1978 – O Astro – 56
    > > 1978 – Dancin’days – 59
    > > 1979 – Pái Herói – 61
    > > 1979 – Os Gigantes – 50
    > > 1980 – Água Viva – 58
    > > 1980 – Coração Alado – 59
    > > 1981 – Baila Comigo – 61
    > > 1981 – Brilhante – 53
    > > 1982 – Sétimo Sentido – 55
    > > 1982 – Sol de Verão – 56
    > > 1983 – Louco Amor – 56
    > > 1983 – Champagne – 51
    > > 1984 – Partido Alto – 52
    > > 1984 – Corpo a Corpo – 59
    > > 1985 – Roque Santeiro – 74
    > > 1986 – Selva de Pedra – 60
    > > 1986 – Roda de Fogo – 63
    > > 1987 – O Outro – 61
    > > 1987 – Mandala – 59
    > > 1988 – Vale Tudo – 68
    > > 1989 – O Salvador da Pátria – 63
    > > 1989 – Tieta – 61
    > > 1990 – Rainha da Sucata – 58
    > > 1990 – Meu Bem Meu Mal – 54
    > > 1991 – O Dono do Mundo – 47
    > > 1992 – Pedra Sobre Pedra – 56
    > > 1992 – De Corpo e Alma – 51
    > > 1993 – Renascer – 59
    > > 1993 – Fera Ferida – 55
    > > 1994 – Pátria Minha – 45
    > > 1995 – A Próxima Vítima – 48
    > > 1995 – Explode Coração – 47
    > > 1996 – O Fim do Mundo – 47
    > > 1996 – O Rei do Gado – 52
    > > 1997 – A Indomada – 48
    > > 1997 – Por Amor – 42
    > > 1998 – Torre de Babel – 45
    > > 1999 – Suave Veneno – 38
    > > 1999 – Terra Nostra – 44
    > > 2000 – Laços de Família – 45
    > > 2001 – O Clone – 47
    > > 2002 – Esperança – 38
    > > 2003 – Mulheres de Apaixonadas – 47
    > > 2003 – Celebridade – 46
    > > 2004 – Senhora do Destino – 50
    > > 2005 – America – 49
    > > 2005 – Belissima – 48
    > > 2006 – Páginas da Vida – 47
    > > 2007 – Paraiso Tropical – 43
    > > 2007 – Duas Caras – 41
    > > 2008 – A Favorita – 40
    > > 2009 – Caminho das Indias – 39
    > > 2010 – Viver a Vida – 36
    > > 2010 – Passione – 35

    —————————————————————————————

    A novela Insensato Coração provavelmente não manterá esse patamar de 35 pontos, sua média no mês de fevereiro em foi de 32 pontos.! Adeus Império Global!

  43. Reportagem bem esclarecedora essa. Apresentando o quadro real do povo venezuelano em que os veículos de comunicação “convencionais” normalmente não fazem qualquer menção…

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.