Desalento

Um dia após as cúpulas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário irem render homenagens a uma das quatro famílias que controlam com mão de ferro a comunicação de massas no Brasil, perdi mais um negócio – sou comerciante. E perdi porque não trabalhei como deveria naquilo que me paga as contas. E não trabalhei como deveria porque estava ébrio – não de álcool, mas de ideais.

Não foi a primeira vez. Se pudesse recuperar todo o dinheiro que perdi por me dedicar menos ao meu ganha-pão do que aos meus ideais políticos, certamente poderia comprar a casa na praia com que tanto sonho para que nela possa terminar os meus dias.

Nunca liguei para o dinheiro que perdi me dedicando a este blog, ao Movimento dos Sem Mídia e às causas que abraçamos. Mas agora, liguei. E não só por a presidenta Dilma ter ido prestigiar a Folha.

Apesar das noites em que escrevia furiosamente  de dentro da UTI em que minha filha caçula estava internada, apesar das brigas que comprei na Justiça com a imprensa golpista, apesar dos atos públicos que promovi responsabilizando-me perante a polícia pelo que centenas de pessoas que compareceram a esses atos fariam, fui tratado como alguém que abandona o barco ao menor balanço.

Foram poucos os que me trataram assim, mas a dor que me provocaram foi muita. Contabilizei umas doze pessoas que no Twitter, em comentários aqui e em e-mails, bêbadas pelo partidarismo mais descerebrado que se possa conceber, ignoraram tudo o que venho fazendo há anos para que o projeto petista de país pudesse ser levado a cabo.

Mas há outra razão para o desalento que me flagela. A demonstração de poder que um jornal deu ao fazer as cúpulas dos três Poderes da República se deslocarem da capital federal a São Paulo para paparicá-lo, revelou como é quixotesca a luta em prol da qual venho abandonando a minha própria vida e até as necessidades de uma filha gravemente enferma pela qual deveria estar empreendendo todos os esforços possíveis.

Para que tudo isso? Não ganhei dinheiro, não ganhei reconhecimento, não ganhei nada, particularmente, por mais que acredite que contribuí para impedir que a direita midiática voltasse ao poder. E seria suficiente porque nunca pretendi nada além disso. Mas, ao assistir à demonstração de poder que a imprensa golpista deu no primeiro dia desta fatídica semana, tive a sensação de que foi tudo em vão.

Tags: , , ,

296 Comentário

  1. Não me envergonho estar em duvida… !!!
    Foi digno em marcar presença como representante da federação ao proferir palavras sobre democracia em ambiente suspeitíssimo , colocando o pescoço em risco???
    Foi respeitada pelos ferrenhos opositores que a consideram fantoche de cachaceiro??? piloto de catapulta ???
    Despertará na massa fétida do PIG sentimento de trégua e comiseração no aguardo de melhores desdobramentos ???
    Foi fiel aos leais escudeiros que não baixaram guarda em seus blogs durante o percurso eleitoral e agora sentem-se preteridos e literalmente traídos pela atenção dispensada aos opositores que diariamente escarnecem sua atitude nos periódicos ???
    A trupe partidária presente não alertou a presidenta que o mágico momento era ouvir os acordes da melodia como único consolo para tanta insensatez ?
    Representou-me enquanto eleitora ao participar da encenação???
    Ela é avó como eu e bem que poderia desculpar ausência para consolar neto em fase de desmame e cólicas infantis… Médicos no noticiário explicariam pertinente ausência; afinal a solenidade não demandava prestigio internacional e o meu (?) PT estava em coro para representá-la.
    Não me envergonho de continuar na duvida !!!

  2. O PT e o Governo Dilma sofrem da tal “síndrome de Estocolmo”.
    Eles confundem PIG, com imprensa.
    Mês que vem José Serra fará aniversário, sei não…

    • Do jeito que a coisa tá indo! Ela será convidada pros “comes e bebes” na mansão do Padin pade Çerra e como começou mal com a “Foia” ela pode ir até lá pra tentar se acertar com a oposição e pegar na mão do Saliere. Sei não!

  3. Por favor não desista.O blog do senhor é um Oásis frente a opig.Entendo tua decpção ,mas acredite seu blog é um instrumento de esclarecimento incrível .Despeço-me colocando o sermão da montnha aos que tem fome e sede de justiça porque eles serão chamados de filhos de Deus

  4. Não me decepciono com os fracos… imaturos e pobres de pensamento. Deles nada poço contar.
    Me reforço com cobranças e inquietudes…
    Daquelas que bebo a cada dia em seu blog…
    Seria covarde de sua parte me abandonar….
    Covarde em esquecer seu seguidores… aqueles que apoiam seu pensar, seu ideário de cidadania.
    Sei com certeza que não foi feito para isto!!!

  5. Calma, gente. DILMA foi lá fazer um reconhecimento das trincheiras adversárias. Combatente bom é aquele que conhece bem as posições do inimigo.

  6. Caro amigo… Se me permite assim o chamar, dá-me a honra de dirigir-me a sua pessoa, como amigo.
    Não veja derrota nesta ida das cúpulas dos três Poderes da República a este jornaleco.
    Eu veria sim, derrota se você desistisse destes ideais tão sagrados.
    Ai sim,a imprensa golpista teria vencido. Lembre-se. Sem a Luz a treva vence, você é um pontinho de Luz que nos guia. Enquanto não houver sua desistência a IMPRENSA GOLPISTA não vencerá.
    Abraços Claudio!

  7. Voce me conhece ??? Com certeza Não !!!
    Eu me embriago com seu discurso e indiretamente te conheço…
    Culpa de sua exposição e seu pensamento que compactuam com o meu…
    Voce será sempre responsavel por pensar demais.
    Um grande peso em suas costas…

  8. Se você não tivesse feito tudo o que você fez, não teriamos o Eduardo Guimarães que nos tanto respeitamos e que é muito nescessário para história do Brasil, o que não é pouco.

    Descanse um pouco, respire um pouco e volte renovado.

    A Dilma é um personagem da nossa história, você também.

    Isso não vai sair de você jamais, graças a Deus.

    Grande Abraço.
    CS

  9. Em princípio também fique chocada, mas observando melhor vi que a Presidenta não estava se derramando de amores, não sorriu. Falou como representante de todos os brasileiros, como cargo que ocupa, mas ela própria, na sua individualidade, por sua expressão estava contrariada. Não tenha dúvidas não fomos traídos. Um abraço. VERA

  10. O que é isso companheiro? não te vi assim nem quando os trolls vinham falar bobagens com relação à tua família… não vai ser agora que vc. vai jogar a toalha… calma homem.

    Me embrulhou o estomago também ver a Dilma naquele ninho de corvos da direita, não sei o que à levou a participar daquela festa, mas posso testar hipóteses, ela pode ter sido compelida por seus assessores, pode ter sido por vaidade, curiosidade, jogos do poder, só não engulo usar a defesa da democracia como motivo, lá não, não naquele lugar, errou feio. Por outro lado, lembre-se que em todos os cortes do orçamento que Dilma fez, nenhum estava relacionado aos projetos sociais, educação ou saúde, que é a tecla que todos nós não cansamos de bater. Vamos dar um desconto, aguardar… a gente erra todo dia, somos humanos. Ruim é quando a gente nem sabe que errou, e eu não sei se é o caso.

    Ok, eu também me senti traída, depois de tudo o que nós militantes argumentamos, blogamos, fizemos, gritamos, choramos, nos desesperamos e brigamos com os mesmos leitores e amantes da Falha, da Veja, do Estadão, da Globo, entre outros, para elege-la. a gente se sente sim, desprestigiado, desvalorizado, parece que gastamos energia à toa. Dói ainda mais quando a gente lembra das “ordinárias e vagabundas”, da ficha falsa, etc, etc, etc. O Lula nunca enfrentou o PIG mas ao menos nunca lambeu-lhes as botas em festa nenhuma, na verdade pensando bem, Lula os tratava como crianças birrentas, os ignorava solenemente, talvez fosse o que mais os incomodava. Quem aquele nordestinozinho pensa que é para não se abalar com nossas críticas?

    O Lula é o Lula, a Dilma é a Dilma e a gente precisa se acostumar com isso. Eu tenho admiração por você, pelos blogueiros, militancia e todo pessoal de esquerda que ainda respira política, porque eu, sinceramente, depois das eleições, da ciumeira por causa do encontro dos blogueiros com o Lula, da briga entre feministas e Nassif, fiquei com uma ressaca brabíssima, estou me auto alienando por um tempo… essa da Dilma só foi a pá de cal, imagina se todos fizessem como eu? A direita ia deitar e rolar.

    Outra coisa, já te vi assim várias vezes, chateado, um tanto deprimido e decepcionado com situações diferentes mas similares, para no dia seguinte encontrar aqui seus textos cheios de lucidez, que incrivelmente são muito próximos aos meus anseios, temores e alegrias, então respire fundo, tenha uma boa noite de sono que com certeza esse desalento se transformará em força, força essa que te fará teclar compulsivamente em nome das coisas que você acredita.

    A propósito, que bom que vc. me readicionou no Twitter, não tinha entendido porque você não mais me seguia, como foi na época da eleição, me passou mil coisas pela cabeça.

    Abraços a todos aí e um bj especial para a Vivi.

  11. Nobre Eduardo,

    Admiro sua dedicação, e seu trabalho são indispensáveis nesse pais tão mal informado, o povo precisa de pessoas como você, que abre mão da própria vida para ajudar a mudar a de muitos.
    Lembre-se de uma coisa Eduardo: Estamos com você, as pessoas sérias de nosso Brasil te respeita e admira seu desprendimento material, por um ideal tão nobre.
    Um forte abraço…..

  12. Esta da Dilma ir na festa da “foia” foi como uma punhalada nas costas dos eleitores que lutaram com as armas que tinhamos pra ajudá-la a eleger-se. O Pig tinha todas as armas e nós tinhamos o que? Só os Blog sujos e vencemos e agora ela faz isto indo até o Covil do inimigo prestar homenagem? Não isto é o cúmulo!
    Imagine se amanhâ ela se aliar a o Padin pade Çerra e ao Saliere. Olhe<, isto é bem capaz, pois ela não foi até ao covil dos inimigos no beija-mão? Então!

  13. Olá, Eduardo!
    Fique calmo e não se irrite!
    Aguarde o desenrolar dos fatos. Não creio que a Dilma tenha mudado de um minuto para o outro. Ela deve ter seus motivos.

  14. Caro Eduardo,

    Perdoe a intimidade, isto é consequência dos acessos diários ao seu Blog. Te agradecemos por ter compartilhado aqui seus maravilhosos pensamentos por todo este tempo e a possibilidade dou seu afastamento causa tristeza e leva à reflexão sobre as conquistas passadas e a dúvidas com o futuro.
    Com relação às atitudes da Presidenta Dilma, o seu estilo fechado esta causando confusão em todos os lados, mas ela como o Lula, é uma grande estrategista e foi eleita pelo povão do qual dificilmente deve se afastar ou decepcionar. Vale a pena um pouco de paciência para observar os rumos do governo Dilma, as vitórias na definição do salário mínimo e o ritmo imposto aos ministros mostram que as atitudes são sérias e fortes, além de não se derreter com afagos, ela se comporta como estadista ao não ser transparente para os adversários e isto, por si só, derruba as falácias contra ela e o governo.

  15. Forte e vigorosa aos 63 anos essa ex-lider da resistencia a uma ditadura militar que a torturou se prepara para conquistar o seu lugar como Presidente do Brasil..Como chefe de estado a Presidente Dilma Rousseff ira se tornar mais poderosa que a Chanceler da Alemanha Angela Merkel e que a Secretaria de Estado dos EUA Hillary Clinton seu pais enorme de 200 milhoes de pessoas esta comemorando seu novo tesouro petrolifero. A taxa de crescimento do Brasil rivalizando com a China e algo que a Europa e Washington podem apenas invejar..Sua ampla vitoria prevista para a proxima eleicao presidencial sera comemorada com encantamento por milhoes. Marca a demolicao final do estado de seguranca nacional um arranjo que os governos conservadores nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artificio para limitar a democracia e a reforma.

  16. …………………………….Atualizado as 11h40 de 22.9 quarta-feira.Caros leitores do Balaio .escrevo hoje com muita satisfacao apenas para informar aos amigos que ganhei na noite desta terca-feira o Premio Comunique-se 2010 a principal premiacao de comunicacao e jornalismo do pais porque e feita em eleicao direta na categoria de reporter de midia impressa na midia eletronica ganhou meu velho e bom amigo Caco Barcellos da TV Globo . Varias entidades do movimento social informa o jornal carioca marcaram para quinta-feira no Sindicato dos Jornalistas de Sao Paulo um Ato contra o golpismo midiatico..Ate os quarteis ja entraram na roda. Jornalistas convidados os democratas Reinaldo Azevedo da Veja e Merval Pereira de O Globo..O clima que se vive neste momento decisivo da campanha presidencial de 2010 a apenas 11 dias das eleicoes pode ser resumido no convite para o ato de Sao Paulo .Conduzida pela velha midia que nos ultimos anos se transformou em autentico partido politico conservador essa ofensiva antidemocratica precisa ser barrada..A escalada da radicalizacao que colocou a imprensa no centro do debate eleitoral como parte e nao apenas testemunha do processo comecou ha cerca de quatro semanas quando as pesquisas mostraram um quadro estabilizado indicando decisao no primeiro turno baseada a trilogia de capas do polvo da revista Veja e a serie de reportagens da Folha para desconstruir a imagem e a campanha da candidata Dilma Rousseff..O auge se deu no ultimo fim de semana com o discurso do presidente Lula num comicio em Campinas em que ele fez seu mais violento ataque a grande imprensa nesta campanha..Nos somos a opiniao publica Nao vamos derrotar apenas nossos adversarios tucanos.

  17. Boa noite Eduardo , me solidarizo inteiramente com vc , eu também acordei de resaca depois dessa da Dilma , como dizia o velho Brizola : “tem gente começando costear o alambrado “quem será ? Um forte abraço Enio.

  18. Eduardo,

    Acho que você não percebeu o papel que desempenhou nas ultimas eleições, nunca se arrependa disso e se serve de consolo, a outra opção era o Serra.

    Em tempo: Acho urgente surgir uma nova oposição, pois PT, PSB, PC do B e PDT foram totalmente coptados pelo status quo e durante o governo Dilma a decadencia moral ira se acelerar, em 2014 este grupo de partidos vai estar no auge do seu poder e com uma cara de PMDB/PSDB.

  19. Boa Noite Eduardo,
    Esse sentimento de decepção, também foi compartilhado por minha pessoa. Passei três dias sem ter coragem, nem motivo pra escrever nada. Olhe que minha situação é muito mais confortável do que a sua.
    Nunca fiz manifestação e meu blog não me consome muito. Depois de tanto defendermos o que acreditamos e de gastarmos nossas belas noites ou manhãs denunciando essa Imprensa Golpista, em nada me satisfez assistir nossa Presidenta, e digo nossa por que esse foi nosso sonho, discursando nas comemorações do que considero o Núcleo duro do PIG.
    Se foi pra provar que é contra a Censura não precisava disso, se foi uma trégua também não precisava. Sinceramente ainda viverei alguns dias ou meses para decifrar esse enigma (se é que conseguirei). Não deixarei de lutar pelo que eu acredito nem tão pouco desviarei um milímetro nas minhas convicções.
    Mas, Caro Eduardo, agora estarei muito mais atento.
    Grande Abraço.

  20. Caro Edu escrevi um comentario sobre este post e não foi publicado ?

  21. A manifestacao la e de apoio a populacao do Egito que ha quase duas semanas ocupa as ruas do pais para derrubar um governo de 30 anos. Para um fotografo e sensacional ter sua foto no mundo todo e ainda mais se e usada em um protesto para mudar o governo. .Brasileiros que estavam no Egito desembarcam em SP Brasil torce para que Egito seja um pais democratico diz Dilma Manifestantes bloqueiam faixas da Avenida Paulista durante protesto Estamos morrendo de medo diz bailarina de grupo brasileiro no Egito A imagem ganhou o Premio Esso de fotografia em 2005 e retrata o momento em que um garoto de rua parece querer enfrentar guardas civis metropolitanos durante um confronto com camelos no Vale do Anhangabau Centro da capital paulista. Monteiro diz nao pensar em pedir reparacao por alguem ter usado seu trabalho sem autorizacao.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Desalento | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Desalento | Blog da Cidadania « Blog da Oposição
  3. O que é isso, presidenta? | kimparanoid

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.