Lula é o político mais atacado pela mídia desde 1989

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Você, estudante de jornalismo, de comunicação social, de ciências sociais, enfim, de tantas áreas afeitas ao estudo ou à prática da comunicação de massa, se estiver terminando seu curso universitário e tiver um trabalho de conclusão a apresentar, tem agora uma oportunidade imperdível de fazer o estudo mais eloqüente já feito sobre comunicação.

É tão evidentemente necessário, o estudo que irei propor, que não sei como não foi feito antes – e duvido de que tenha sido feito, ao menos da forma como será apresentado. Entretanto, se alguém tiver notícia sobre algum estudo correlato, que, por favor, informe aqui, via comentário.

No último domingo, discorri sobre os programas humorísticos da Globo e sobre o uso desses programas para atacar alguns políticos em benefício de outros, transformando uma concessão pública de televisão em arma político-partidária – o que a lei veda, mas não coíbe em razão do poder político de impérios de comunicação como uma Globo.

Logo apareceram os defensores dos pobres Barões da Imprensa para defendê-los da “sanha comunista” que pretenderia “censurá-los”, apesar de que são os únicos que já colaboraram com a censura neste país e que, aliás, praticam-na cotidianamente ao impedirem que o contraditório à sua retórica político-ideológica chegue ao seu público.

No post em questão, abordei o impressionante uso que a Globo vem fazendo de seus programas humorísticos para atacar Lula, seja no falecido Casseta & Planeta ou no humorístico da emissora que restou e que continua indo ao ar nas noites de sábado, o Zorra Total.

Não é que apareceu gente afirmando que Lula está sendo tão intensamente ridicularizado pelos programas humorísticos da Globo, entre outros, porque o “poder” é sempre alvo do humorismo?

Vejam só a que ponto chega a desfaçatez. Desde quando Lula continua no poder? Ele deixou de ser presidente no primeiro dia deste ano, ora bolas!, o que não impede que continue sendo ridicularizado, agora por estar aposentado, como se viu no post anterior.

Quando, em que época, um programa humorístico brincou com o complexo de D. Juan do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assim como tantos programas “brincaram” com o mentiroso alcoolismo de Lula?

Pelo contrário, a mídia escondeu, por dezoito anos, o produto mais famoso das famosas “escapadas” sexuais de FHC, com uma jornalista da Globo que a emissora sustentou na Espanha sem trabalhar por quase duas décadas, ao menos, e que só veio a público pela Folha de São Paulo porque esta queria acusar Lula de ser um maníaco sexual – vide o caso “Menino do MEP” – e, assim, justificou com o caso extraconjugal de FHC o ataque sórdido que lhe fez.

Alguém consegue conceber um quadro humorístico na Globo que vulgarizasse a imagem da ex-primeira-dama tucana, a falecida antropóloga Ruth Cardoso, mesmo quando estava viva? Seria impensável fazerem o que vêm fazendo com D. Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Lula, ridicularizada reiteradamente por toda a grande mídia.

Mas isso tudo ainda não é o pior. Lula também era o alvo político preferencial da grande mídia quando estava na oposição. Quem não se lembra dos tantos quadros humorísticos que ironizavam sua falta de instrução formal, seu linguajar e, até, a sua aparência física?

O senso comum certamente mostra que o ex-presidente petista é o político mais atacado pela mídia nos últimos vinte e dois anos, ao menos. Desde 1989, nenhum outro político foi tão criticado ou ridicularizado quanto Lula, estando no poder ou fora dele. E é aí que entra a necessidade de comprovação científica dessa tese.

Apesar de nem ser necessário fazer qualquer estudo para comprovar o que todo mundo haverá de concordar, se tiver um mero resquício de honestidade intelectual, a formalidade científica certamente resultará em outro necessário trabalho acadêmico, desta vez sobre a causa de Lula ter se transformado no político mais odiado pela mídia em toda a história.

Então, jovem estudante, você tem a chance de fazer o estudo mais espantoso, em termos sociológicos e jornalísticos, que já foi feito. Comprovará que, apesar do sucesso estrondoso de Lula como político e administrador, os meios de comunicação de massa simplesmente se obcecaram por destruí-lo politicamente.

Tags: , , , , ,

73 Comentário

  1. Ratifico em número, gênero e grau tudo que você disse! Não merece qualquer retoque o seu texto.

  2. Sem ressalvar uma virgula sequer, concordo inteira e absolutamente com você, Edu……

  3. Eduardo, PERFEITO !

  4. Mais uma vez volto ao tema e insisto na reflexão de todos. Uma verdadeira democracia só se constrói com participação popular! E, no caso da mídia, esta participação só poderá vir por meio de comitês populares instalados junto aos veículos de comunicação. Não se trata de censura, e sim de um colegiado legitimamente formado por representantes de sindicatos, ONGs, entidades da sociedade civil, do Legislativo e do Judiciário. Caberá aos comitês a função de analisar previamente o material a ser divulgado, no sentido de evitar favorecimento ou prejuízo aa imagem de quem quer que seja, evitando assim as hoje costumeiras manipulações feitas pelo PIG. No caso dos programas humorísticos, uma zombaria só seria admitida caso fosse igualmente perpetrada contra outras figuras públicas, não se restringindo a uma determinada personalidade, como acontece na Globo contra o ex-presidente Lula. É claro que estes comitês estariam sujeitos a uma legislação e agiriam de modo isento, buscando como objetivo principal a informação correta, sem partidarismos. Curiosamente, esta tese é rechaçada de forma açodada por alguns frequentadores deste blog, mas tenho certeza que uma reflexão sobre o tema pode resultar em enormes benefícios para o Brasil.

    • Às vezes acho que você é um agente da direita querendo queimar o filme de pessoas como eu. Apesar de ridícula, a tese parece verdadeira, de tanto que você trabalha para colar a imagem de doido naqueles que, como eu, querem uma comunicação decente neste país. Censura prévia? Você pirou?!

      • Eduardo, sem querer entrar em provocações ou ironia, que não levam a nada, sugiro a leitura do seguinte site – http://www.jornalotrabalho.com.br/ – que trata da importância dos comitês populares na luta pelo Socialismo. Cordialmente
        Paulo Ribeiro

        • Mas que mané socialismo, rapá…isso não cabe mais. Mide-se pra China ou pra Cuba, ou, ainda, pra Venezuela.

          • Amigo, porque você não fala para se mudar para a Dinamarca, Suécia ou Noruega? Sabia que são países socialistas? Sinto por sua limitação.

        • Já pensou se dissessemos que todo direitista é um fascista?

          • Em muitos casos e os que aparecem aqui comentando, eu diria que são sinônimos, são unha e carne.

        • Acho q o amigo Paulo Ribeiro deve estar se confundindo, não pode se pensar em “a função de analisar previamente o material a ser divulgado” isso É censura. Porém se este comitê fosse para analisar posteriormente o conteúdo veiculado aí sim teria sentido a proposta.

      • Eduardo, o link para o “jornal”, que o rapaz anexou à resposta ao seu post, explica tudo: temos aqui alguém que se auto-classifica como “trotskista”… Em outras palavras, trata-se de um membro da “esquerda alucinada”; gênero que ainda sobrevive e que já existia nos meus gloriosos tempos de universidade, na forma da famosa “Libelú”… Esse pessoal é anti-Lula, anti-Dilma, anti-PT e anti-tudo que não seja eles mesmos… Para eles é impossível conceber todo o progresso que um governo REFORMISTA, como o de Lula em seus dois mandatos, trouxe. Porque, para eles, é abominável ser reformista. Preferem o mundo de ilusão da “esquerda revolucionária”, se é que existe alguma…

    • Meu querido ACORDA, em que BRASIL vc está vivendo deve ser o da FANTASIA criada na sua mente.
      A GLOBO sempre foi o que é hoje lobo em pele de cordeiro, nada faz sem que tenha uma intenção por detrás da sua ação e a dela sempre foi contra LULA, então vemos em novelas, reportagens, programas de humor(por sinal ridículos) e até mini séries atacam LULA e sua família descaradamente, por isso faz 3 anos que bani a globo da minha programação.

    • Sempre haverá os que almejam o melhor para muitos e os que se contentam com isso para poucos.

    • Não é açodado condenar e repelir uma idéia que já foi aplicada em vários países – sempre em ditaduras. censura prévia, feita por quem quer que seja, é sempre um absurdo, elimina o direito à informação e ao debate. Não dou a ninguém o direito de selecionar o que posso ouvir, ler ou ver – e reservo-me o direito de processar alguém que ofenda minha honra, por exemplo.
      É assim que funciona uma Democracia, meu caro.
      Sua sugestão seria aplaudida pelo Hosni Mubarak, não acha?

  5. òtima idéia para uma monografia!

    Mas vale a pena fazer um pequeno levantamento nas dissertações e teses por aí.

  6. Se ainda não “largaram do pé do Lula” é porque ele é um político influente e importante. Não admitem que foi o melhor presidente que o Brasil já teve e temem sua volta ao poder. Toda essa “marcação” da mídia em cima do Lula prova que ele tem um lugar de destaque na nossa história. Podem espernear o quanto quizerem. Fatos são mais fortes que boatos.

    • “Se ainda não “largaram do pé do Lula” é porque ele é um político influente”.
      Ora veja só. O que tem isso a ver com as pesadas chacotas humilhantes e até pornográficas colocações “humorísticas” que ha mais de 20 anos (não estou certo, porem) fazem contra o maior Presidente que o país teve nesses últimos 50 anos.
      Peraí amigo. Não dá para justificar

  7. É Eduardo mais uma vez vc acertou na mosca, infelizmente não sou estudante de jornalismo em fim de curso, porque com certeza essa seria a minha tese.Parabéns mais uma vez pela beleza e coerência do artigo.
    Um grande abraço

  8. Confirmo. Mas não acho isso um mal sinal. Atualmente. Campanhas entregu (moral) istas da mídia gorda levaram ao suicídio do Getulio-pai-dos-pobres em 1954, às tentativas de golpe contra o desinvolvimentista Juscelino em 1955, ao golpe militar-empresarial-religioso-midiático & CIA contra Jango em 1964. Com este os reacionários esperavam destruir para sempre as organizações populares, como a Une dos estudantes, as ligas camponesas e os sindicatos operários, e APARELHAR todo o Estado. Para manter a cambaleante CASAGRANDE de pé. Censurando, cassando, prendendo, torturando e matando quem ousasse reclamar. Tudo em nome da democracia. Americana.
    A mesma campanha religiosamente proprietária deu certo em 89 quando elegeram o Caçador de Marajás e nas duas vezes que seguraram o Sociólogo Entreguista para vender o Brasil aos gringos e aos seus representantes na colonial casagrande. Deram com os burros n’ água da maré Lula. Onde até hoje estão afogados. Vão acabar perdendo o fôlego.
    Finalmente o Brasil mostou a cara de sua maioria. Os mais de 80% que se sentiam bem representados por um operário. E, pra piorar pros be$ta$, NORDESTINO.

    • Caro, você viu algum dos nomes citados em seu post, ofendido, avacalhado, humilhado em 10 % do que fizeram e fazem com o Presidente Lula?
      Volte no tempo e avance na historia politica do país e veja onde entra sua “peroração” .

  9. Em minha opinião o que fazem com o Lula é a síntese da pratica dos dois minutos de ódio descrita no livro 1984 de George Orwell.
    Ao ser do Lula, todo ódio e menosprezo devem ser direcionados, pois ele não passa de um pobre deslumbrado que conseguiu chegar aonde chegou através de mazelas.
    Eu chegue a ouvir de pessoas que o governo do Lula era ilegítimo, simplesmente por que seu candidato foi vencido pelo mesmo.
    Como pessoas podem chegar a essa idéia se vivemos em um país democrata.

  10. Perfeito Eduardo, mais um grande texto teu!

  11. Quem se habilitar a fazer esse estudo vai ter que se conformar em não conseguir emprego em nenhum orgão da grande mídia

  12. Excelente ideia para um TCC, Mestrado ou Doutorado. A sanha da carcomídia contra Lula já vem de longa data. Acho que o que há por trás é o medo classista, ou seja, medo da elite de perder seus privilégios caso o Brasil venha a ter um governo “comunista”. Ai que medo!

    • Você acertou na mosca.

    • Não se bate em cachorro morto. Se a Globo insiste em tentar desconstruir Lula, é por que tem medo dele. O que essa “espinafração” mostra é que os comandantes da Globo têm medo, muito medo (mesmo sem serem a Regina Duarte). Por que Lula pode voltar em 2014, se desejar. O problema da Globo é que não vai adiantar essa postura, até por que ela perde audiência a olhos vistos. Daqui a um tempo, estará falando para as paredes ou para 1/2 dúzia de pessoas sem opção de diversão na vida. Os próximos anos são promissores: vamos ter muita banda larga e cada vez mais pessoas pobres com acesso à instrução. Se a presidenta Dilma trabalhar também na politização desses novos cidadãos, bye, bye Globo e outros membros do PIG, fadados ao ocaso.

  13. Gigante Eduardo. Talvez tenha apenas faltado uma indagação: como é que, apesar da perseguição da midia, Lula elege sua sucessora, sai com 87% de aprovação popular e se transformar no maior presidente de todos os tempos?

  14. Em contrapartida Lula é o politico mais elogiado e querido internacionalmente.
    Que mania essa de avacalhar o que temos de melhor, hein! Que pobreza de espírito.

  15. Aí alunos dessas faculdades particulares (consórcio de diploma). Tarefa fácil essa, hein. É só entrar no google e dá Ctrl C, depois Ctrl V. Nem precisa pagar pra alguém fazer. Vamos lá. Boa chance de orgulhar o papai.

    • Gerson, não ajuda em nada esta estereotipagem e generalização. Apesar de problemas relativos às faculdades privadas, existem diversos profissionais sérios envolvidos na formação destes jovens, que também não podem simplesmente serem tachados de “compra trabalhos” como se isto não ocorresse em todas as instituições, inclusive públicas. Eu sou professor universitário. Já trabalhei em universidade públicas federais e estaduais e já trabalhei em faculdades privadas. Já orientei diversos trabalhos de conclusão de curso, e posso te afirmar que este trabalho aí não consiste em apenas “CTRL + C e CTRL + V”. Mas absolutamente um trabalho muito difícil de realizar para ser honesto, pois exige a definição de uma metodologia e uso rigoroso desta, evitando se envolver com o tema, não tomando partido. E em tempo os trabalhos (algumas dezenas) que orientei e os de muitos colegas não foram nem comprados e nem “feitos nas coxas”. Acho que a proposta do Edu, é muito boa. E rende não apenas um TCC, mas vários, considerando mídia de alcance nacional, mas também local. E ainda os diferentes tipos de mídia. Um professor da área, leitor deste blog, que se interessasse poderia orientar aí uma dúzia de trabalhos, ao menos. Grande abraço, e apreço por suas participações neste blog, mas não poderia me omitir em relação a sua abordagem.

      • Professor Flávio,

        Fiquei com vontade de ser seu aluno.

        Um pouco de provocação vez enquando é bom para chacoalhar os neurônios (normalmente chacoalha os nervos).

        Então vou me ater às duas faculdades particulares por onde passei. Em uma delas, durante o período de Copa do Mundo, em sala de aula, em um curso de Direito, sabe o que os marmanjos faziam durante a aula? Trocavam figurinhas do álbum da copa. Me desculpe mas, é o cúmulo da mediocridade.

        Então para essas faculdades e para esses alunos, que existem, e não são poucos, eu reitero meu comentário acima.

        Corre a lenda em Campinas-SP que um perueiro, no primeiro dia letivo do ano, pela manhã, foi deixar os alunos em determinada faculdade particular. Chegando lá, desceu para desembarcar os alunos, nisso deixou a carteira de identidade cair no estacionamento. À tarde, o pessoal do departamento de matrícula da faculdade ligou para o perueiro informando que poderia ir buscar o documento pois a matrícula dele já estava pronta.

        Eu não duvido.

        • Conclusão e finalização:

          Se eu não tivesse provocado, o tema possivelmente não viria à baila.

          Pela segunda vez “tranquei o curso” por não suportar a mediocridade em sala de aula.

          Durante todo o ano das eleições presidenciais não consegui promover e nem participar sequer de um só debate sério em relação ao tema política\eleições. Toda vez que tentava, virava turba.

          Ademais, não é fácil desembolsar R$ 800,00 mensais para em sala de aula ouvir professores tecendo elogios ao PSDB, repetindo o mesmo discurso do PIG.

          Presenciei também, inúmeras vezes, professores desistirem, pedir demissão, por não suportar a mediocridade dos alunos em sala de aula.

          Portanto, em que pese todas as corretas considerações apontadas pelo professor Flávio, toco no assunto com propriedade, também, porque vivi essa experiência.

          No momento, tomo fôlego para retomar e concluir essa tarefa.

  16. Meu caro Eduardo, embora discorde plenamente de qualquer atitude que leve à censura, fico me indagando qual deveria ser a providência a ser tomada para que estes ataques à Lula ou a quem quer que seja, não aconteçam como estes habituais da Globo, Veja, Folha, Estadão e Cia? Somente a proibição da propriedade cruzada, direito de resposta etc, seriam suficientes?
    http://easonfn.wordpress.com

    • Comitês populares, Eason. A saída está na participação popular. É preciso mudar o modelo, não basta fazer remendos. Vamos delegar poder aos sindicatos, aas ONGS, aas entidades que são representativas da sociedade para que o povo tenha voz. Mídia não é comércio!

      • Eu concordo com você Paulo, mas quando se trata da informação, as ONGs, Os Comitês, ou qualquer que seja a entidade, será taxada de Censora ou coisa que o valha. Não é fácil arbitrar neste campo. Talvez o que se necessite seja facilitar as coisas na justiça para que os caluniadores da mídia possam ser interpelados com mais facilidade, pois hoje é quase impossível isso acontecer. É óbvio que outras medidas devem ser implementadas em uma nova legislação sobre os meios de comunicação, a exemplo da Ley de Medios Argentina.
        http://easonfn.wordpress.com

        • Coincidencia, causa e efeito. Dilma e Christina coversam sobre isso. Conto com essa possibilidade indutiva.

      • Eu jamais delegarei poder a alguém para decidir o que eu devo ou não ver! Isso já acabou, amigo!!! E você está na internet que é o modelo mais democrático de comunicação, e aqui não tem censura prévia! Basta aplicar esse modelo, permitindo que mais e mais entidades, empresas, ongs e representantes da sociedade civil, pode ser até sindicato, tenham espaço e até canais de tv, não essa coisa fechada, impossível de se penetrar. Censura, não! Pode ter certeza: o próprio Lula abominaria tal idéia.

    • Muito fácil. Se ele se sentir ofendido, basta processar judicialmente o veículo que supostamente lhe ofendeu. O Judiciário serve para isso e é lá o foro adequado para resolver esse tipo de questão, afinal este é um país que possui leis.

  17. Quer deixar o PIG maluco? É só dizer que Lula é candidatíssimo em 2014! Vai voar pena de tucano para não dizer outra coisa, no ventilador!

  18. Caro Eduardo,
    Este post ao meu ver é o início de uma série de outros que virão da sua lavra.
    O tema é interessante, como você mesmo disse, mas não só serve ao estudante de jornalismo, pois o que diz respeito a Lula todo mundo quer estar ligado, até mesmo os que morrem de ódio e inveja.
    Na verdade eu me divirto muito com o que os últimos falam e escrevem sobre Lula. Não é para se perder, porque quem guardar terá a oportunidade de um dia mostrar a essas pessoas quanto foram e continuam sendo ridículas.

    • Os tucano-pefelês têm medo justamente disto, igualmente as famiglias do PIG, por isto a desmoralização permanente da imagem do Lula, com o intuito de erodir a sua popularidade e o que ele representa (que uma pessoa pobre pode chegar lá e acertar as coisas para o bem da maioria dos brasileiros).

  19. Só que tem uma coisa Eduardo, quem se propor fazer esse tipo de monografia corre o risco de ser acusado de ter recebido dinheiro público ou do PT!

  20. Porque a mídia odeia o Lula? Simples, porque ele é um “abusado”. Um nordestino pau-de arara que ousou chegar a presidência, cumprir dois mandatos, fazer o melhor governo da história e virar o presidente mais popular. Como a elite brasileira que é uma das mais retrógradas, preconceituosas e entreguistas do mundo pode lidar com isso?

  21. sr. eduardo,
    só para ajudar os estudantes:
    o filho de lula ganhou passaporte vermelhinho “-que horror, disse o pig”
    -lula apanhou um motão por conta de um passaporte que nos oito anos anteriores sequer foi usado.
    – não se esqueçam da filha do fhc(“-eu mudei o brasil” aaaarrrrrggggg),
    funcionária fantasma do senador heráclito (sapo boi tropical) fortes.
    “-aquilo é uma bagunça” afirmou,
    ai o pig, campeão da moralidade, fez
    boca de siri.

  22. A grande questão, Eduardo, é que o Lula saíu do governo com 87% de aprovação e como a memória das pessoas é curta, a mídia quer desconstruir essa imagem positiva valendo-se dos seus incontáveis meios de comunicação e da total falta de regulamentação neste país.

    Há dois meios de se lutar contra isso:
    1) Ley de Medios
    2) Convencer as pessoas, de boca em boca, a não assistir, não ler e não ouvir esses abjetos meios de comunicação. Sem audiência e sem tiragem eles não são nada. Eu estou fazendo a minha parte. Os blogs progressistas têm que participar disso.

    Vejam a histórica foto da Dilma com a Cristina na Casa Rosada!

    • Convencer a não assistir é ?

      Será que o Pedro sabe que 60 milhões de brasileiros assistem as novelas da globo diariamente ?

      38 milhões de pessoas assistem o Jornal Nacional ? 26 milhões de marmanjos assistem a Formula 1 mesmo com a narração do Galvâo ? ( A fonte é o Ibope)

      E o Pedro quer sair por aí convencendo no boca a boca.

      Acho que é mais fácil se apresentar como voluntário nos inacreditáveis comitês populares do Paulo Ribeiro.

      • Você tem razão, Anselmo.
        O povo brasileiro foi lobotomizado pela TV Globo a ponto de milhões de pessoas (não tenho idéia de quantas) assistirem diariamente a essa novelas feitas pra retardados mentais, que depois estão prontos para assimilar todas as mentiras e manipulações do Jornal Nacional.
        A minha sogra, por exemplo, assiste a essas novelas idiotas há exatos 45 anos, todos os dias, das seis da tarde às dez da noite. Não lê nada, não sabe nada, não discute nada. Em seu nome agradeço, penhorado, a “maravilhosa” vida que a Globo lhe proporcionou, assim como a esses teus quinzilhões de brasileiros.
        É A ALIENAÇÃO TOTAL DE UM POVO NA SUA FORMA MAIS CRUEL! Em nenhum país do mundo existe tamanha aberração.
        E agora estão colhendo os “frutos”. Vai ser mesmo difícil destruir esse “monstro”. Mas vamos tentar, passo a passo.
        Uma coisa eu te garanto. Não assisto há anos essa TV Globo e não me faz a menor falta.
        Quem sabe alguns vão também se convencer disso.

      • -formula um?
        -presente!
        -galvão bueno?
        -ai já é querer demais.

        narração pelo rádio,
        naturalmente.

  23. Caro Eduardo:
    Lula sempre disse que ele era contra a censura da mídia porque ele, sim, era tbém um produto da mídia.
    Só que eu acho que o Lula só foi um produto naquela época porque a mídia precisou dele. Porque, na minha opinião, o Lula teve peito para enfrentar a ditadura e aí um monte de gente se uniu a ele, principalmente a mídia que começava a se dar mal também, e aí foi uma maneira de a mídia se divorciar da Ditadura e sair com cara de santo, ou de “não tive nada a ver com isso”. E também porque eles pensaram que o Lula era só um metalúrgico que podia ser facilmente dominado ou cooptado por eles. Quando eles perceberam a grandeza e a inteligência daquele simples operário que tinha, sim, uma visão clara do mundo em que vivia, pronto, aí eles fizeram tudo o que podia para desconstruí-lo. Assim como fizeram com José Dirceu ao perceberem que ele era o sucessor natural de Lula. Bom, como excelente advogado que Zé Dirceu é, espero que mesmo que sua imagem de político seja machucada ele saia dessa pelo menos muito mais rico, porque o que tem de processo que ele pode mover por conta de um monte de mentiras escritas e movidas contra ele… Já com o Lula, a mídia só se ferra, dá até dó. Lula deve ter em alguma dimensão que desconheço alguns deuses que o envolvem e o protegem. Acho, sim, que esses deuses estão é do nosso lado. Que bom!!!!

    • Sim porque há um paradoxo. Algo acima do entendimento racional só. Cidadania, eu, voce todos os comentaristas na internet essa sim representa um novo paradigma e cada um, cada gota inunda esse oceano. Dai paira uma forma pensamento, um sincronismo. Mercosul, Unasul; prenuncio da profecia; America Latina, berço de uma nova civilização.

  24. Edu, quando o Olivio Dutra/PT ganhou as eleições para governador do RS não tens idéia do que foi o massacre – dia e noite – chamando-o de alcoolotra,, safado, ladrão, que sua esposa, estilo D.Marisa, professora, muito discreta, de ter vínculo com o jogo do bicho,, etc. etc. uma atitude até então inimaginável partir de algum político e da imprensa gaúcha, sempre tão elitizada, imparcial e profissional???O que esse homem sofreu não tem justificativa, envolvendo todos os secretários e aliados, nem sei como sobreviveu a tamanha sanha dos políticos de oposição e jornalistas da RBS, o que perdura até hoje. É um ódio que transborda, sem limites. Os 16 anos de PT no comando da prefeitura não foram diferentes, investigação, denúncias do nada, era um verdadeiro inferno tentar ouvir ou ler qualquer notícia. Hoje o PT voltou ao poder do estado, bastou desmascarar o suposto deficit zero da Yeda/PSDB, que nada mais era que um grande rombo, mesmo com o empréstimo de um bilhão de dólares junto ao Banco Mundial, órgão que levou o secretário da fazenda para seus quadros, após inúmeras denúncias divulgadas através do seu vice, do DEM., mas nossa imprensa guasca nada divulga e muito menos critica ou condena. Ainda bem que nosso povo soube avaliar o que é melhor para nosso estado e decidimos no primeiro turno, mesmo com toda a imprensa contra, afinal a verba de publicidade aqui também aumentou muito…

  25. Nobre Edu, o mais triste dessa história bizarra é que os ataques estão acontecendo com os olhares complacentes de algumas ditas lideranças do PT. Não há uma única manifestação em defesa do nosso querido Lula. Edu, tenho pouco conhecimento sobre política, mas ninguém me tira da cabeça que: Palocci, Cardozo, Bernardo e outras figuras mais vão fazer de conta que não estão vendo nada. Sem o Lula esse pessoal, até hoje, estaria sendo ridicularizado pelo PIG.

  26. Simples: Lula personifica a antítese e ao mesmo tempo a síntese de tudo aquilo que a Globo e a burguesia tupiniquim sempre defenderam para o país. Como diz o Paulo Henrique Amorim, é um horror ver o país dando certo. É um horror ver milhões saindo da miséria e tendo, agora, comida na mesa. Que horror ver os antigos pobres e agora recém chegados à classe média embarcarem no mesmo avião para curtir umas férias no nordeste. Edu, não se preocupe, as novas gerações, incluindo o meu filho de nove anos, já têm a oportunidade desde já , via internet, de quebrar as amarras e romper a muralha do obscurantismo que o PIG sempre impôs ao povo brasileiro. A luta continua. Edu, te desejo muita saúde para continuar peleando a favor de um país justo , solidário e verdadeiramente democrático. Saludos.

  27. Não me recordo quem foi, mas recentemente li que a midia tem todo o direito de ter opinião. A manipulação ocorre quando ela não declara que aquilo que é divulgado representa sua opinião. Em nosso país acho que a situação é exatamente essa. Com exceção do Estadão que às vésperas da última eleição declarou seu apoio ao candidato da oposição os demais meios de comunicação pretenderam passar por isentos e apartidários, pretensão absolutamente mentirosa. Não se trata aí de censura e nem sei qual seria o caminho para tratar essa manipulação da midia não assumida, vamos colocar assim. Não vejo como obrigar qualquer veículo a usar os mesmos espaços para criticar, elogiar, ridicularizar todos os políticos. Acredito que no caso dos rádios e tvs a situação seja diferente porque se trata de concessões onde há uma certa regulamentação ainda que falha. Assim como presenciamos uma descarada parcialidade nas decisões da dra. Sandra Cureau do TRE durante a campanha eleitoral demonstrando que a legislação atual é deficiente. A meu ver o caminho para minimizar os excessos da midia e do TRE passa pela urgente regulamentação do setor e da revisão da legislação eleitoral.

  28. Eduardo a midia já não é controlada pelo estado?
    …….
    O governo gastou perto de 10 bilhões (bilhão mesmo)em propaganda em 8 anos .dinheiro compra tudo ea todos inclusive a imprensa.
    ………
    O sbt já é do estado com os 4 bilhões devendo duvido sair algo contra o governo.
    ……….
    Band ,record , globo dependem do dinheiro da publicidade estatal .
    ………
    Imprensa livre isenta independente com financiamento do estado não existe.
    ……
    Ninguem morde a mão de quem o alimenta.

  29. Em http://www.partidodaimprensagolpista.blogspot.com, iniciei um trabalho de coleta de imagens e textos relativos ao Lula a partir da Revista Veja. Parei na década de 1980, mas devo retomar o trabalho, assim que possível.

  30. Os Barões da mídia são os escravocratas de antigamente, para eles e as pessoas que representam (Elite), o povo deste país só teria um direito a senzala e o tronco!!!!!

    O jornalismo do pig e demais programas é nojento……tem de trocar de canal e tentar procurar assistir algo que valha a pena tanto como entretenimento como informação é dificil eu sei ainda mais na tv aberta, mas alguns programas ainda dá pra assistir, no lugar dos programas globais., esses faço questão de não assistir!!!!

  31. e.mail que enviei para a BAND agora após ouvir os absurdos ditos por esse senhor totalmente parcial, o que ele vem fazendo faz tempo.
    Carmen Fusquine
    disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    31 de janeiro de 2011 às 19:43E.mail que enviei para o JORNAL DA BAND… Vamos entupir o FALE CONOSCO DA BAND, está demais esse senhor, a imparcialidade não existe

    Até quando teremos que assistir o ancora, Ricardo Boechat fazendo in sinuações escancaradas contra o governo federal/PT??? Hoje foi a gota d’água. Um problema do governo estadual de São Paulo/PSDB há 16 anos, aliás mais um, quando todos sabemos que a saúde pública É RESPONSABILIDADE DOS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, jogar no colo do governo federal, criticando, inclusive o discurso dos ministros???? relacionando a incompetência tucana que paga mal seus funcionários, TODOS, onde a falta de qualificação é evidente – ERROS BÁSICOS E GRAVES DE ENFERMEIRAS – afirmando que o problema é geral no Brasil? Onde cara pálida, apenas SÃO PAULO E GOIÁS, ambos “modelo de gestão”, segundo a imprensa brasileira??? Por favor, não substime nossa inteligência, o Serra PERDEU, A ELEIÇÃO ACABOU. Profissionalismo, imparcialidade e competência devem reger SEMPRE órgãos públicos de comunicação, afinal, isentos até do imposto na compra do papel, benesses dada pelo amigo da mídia FHC. CHEGA, BASTA, CANSAMOS de tanta hipocresia para não dizer má fé.

  32. Parabéns Edu!

    Concordo plenamente e abono suas palavras!!!

    Mídia servil do baronato estúpido e retrógrado do nosso país!

    Infelizmente nossa imprensa representa o atraso e a estupidez!!!

  33. O Lula é a antitese da burguesia brasileira. É como dizemos um revolucionário das convenções e dos dogmas hipocritas que cercearam por seculos o acesso ao poder aos brasileiros de origem mais pobre.
    A revolta é por que o Lula não fez o rito de passagem que acontece com aqueles que emergem e se transformam em poodle da elite, dessa elite vazia e preconceituosa desde sempre .

  34. É de uma hipocrisia colossal que alguém tenha a coragem de chama de “vítma de censura” a ditadura midiática brasileira que, através do controle das comunicações por uma oligarquia de 13 famílias; existe; foi criada e continua existindo; em cima da censura àquelas pessoas e opiniões que dela divergem. Só um cínico, ou um psicopata direitista fanático, não enxergariam a censura midiática, a qual pode ser comprovada com uma alegação simples : QUANDO ALGUÉM VIU OS BARÕES MIDIÁTICOS DAREM VOZ ÀS PESSOAS QUE PENSAM COMO EU, ÀS FORÇAS DE ESQUERDA(LEMBRANDO QUE NÃO É O FATO DE ALGUÉM CONCORDAR OU NÃO COM AS TESES DA ESQUERDA QUE O OBRIGA A RECONHECER A EVIDENTE CENSURA MIDIÁTICA ÀS SUAS POSIÇÕES. ALGUÉM PODER SER UM DIREITISTA CONVICTO, MAS DE ESPÍTIO DEMOCRÁTICO; E IRÁ SENTIR-SE INDIGNADO COM A CENSURA QUE GLOBO E SUA GANGUE COMETEM CONTRA O INEGÁVEL DIREITO DAS FORÇAS DE ESQUERDA SE EXPRESSAREM, MESMO QUE ESSA PESSOA JAMAIS VOTE NA ESQUERDA) Direito que por sinal, vale sempre lembrar, não está sustentado apenas no natural direito à expressão plena em uma democracia, mas no direito À EXPRESSÃO PLENA E PLURAL DE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIODIFUSÃO; QUE EXPLORAM CONCESSÕES PÚBLICAS E SUSTENTAM-SE COM DINHEIRO PÚBLICO(PORTANTO, EXPLORAM, SÃO FINANCIADOS E SUSTENATM-SE GRAÇAS A UM BEM PÚBLICO E AO DINHEIRO DO POVO, O QUE OS OBRIGA A REFLETIR TODA A PLURALIDADE DE OPINIÕES QUE COMPÕEM ESSE POVO). Desse modo, não apenas com suas sátiras seletivas(que também são uma carga de preconceitos sociais e discriminações, não aceitas contra ninguém); mas também devido a todo o seu funcionamento diário(onde é garantida a censura às correntes políticas contrárias aos interesses dos barões da comunicação)é nossa mídia canalha que constitui-se numa máquina de censura, a qual, como toda ditadura, divulga apenas as “opiniões” e os “fatos”(distorcidos)que são favoráveis aos seus interesses, constituindo assim numa ditadura midiática. Ditadura essa que, ao longo dos anos e seguindo a tática de usar concessões públicas como arma para a realização dos interesses privados dos donos da comunicação; satirizou, atacou, denegriu, ofendeu, vilipendiou diversos políticos da esfera progressista, sendo que com Lula esses ataques atingem níveis ainda maiores, uma vez que são carregados de um duplo objetivo : satirizar o projeto social que Lula representa e a classe a qual ele é identificado, vista por nossos senhores de engenho midiáticos como condenada a serví-los e sem o direito à tonar-se protagonista político de seu destino. Além disso, nossos barões utilizam tais ataques com o secular objetivo de desmoralizar a participação política, afastando o povo da única esfera de poder onde há a possibilidade da participação democrática e includente. Por que vocês acham que a mídia não satiriza os militares ou o Judiciário? Porque tais setores da sociedade continuam fechados, anti-democráticos e controlados por disnatias oligárquicas, bem ao gosto dos que querem um país para 0,5% da população. Assim, os ataques a Lula cumprem três objetivos : o principal deles é atingir o maior líder deste país, a classe social a que ele é identificado, e sua popularidade; o segundo é sabotar o projeto político democrático e includente que ele defende e o terceiro(aparantemente mais subliminar, mas igualmente atuante)é afastar o povo da única maneira de participação nos destinos do país não vedada pelas classes dominantes, a participação política, já que os outras instituições sociais continuam nas mãos de oligarquias. Denúncias como essa devem ser feitas; seja atraves de uma tese, seja em espaços como este; como também deve ser divulgada a campanha que lancei contra os ataques midiáticos, principalmente globais; contra Lula : boicotemos o programa lixo global, a globo e as empresas que nela anunciam.

  35. Ola Edu então sabemos que ficar falando só se torna inócuo, precisamos agir, veja
    esse trabalho, da tese de que o Lula é o mais atacado pela mídia desde 86, pode ser um trabalho
    sob encomenda, vamos levantar uma grana, somos milhares de “lulas” e estamos sendo atingido
    por esses canalhas, para contratarmos um bom jornalista a fim de fazer essa profundo estudo.
    Inicie a arrecadação, só eu tenho dez mil contatos que poderam serem informados.
    Eu surgiro o nome do jornalista Amauri Ribeiro JR
    .
    um grande abraço.

  36. Em compensação, nunca antes neste país, um presidente fez tanto pelo seu e quase 90% lhe aprovava. Lula conquistou os corações e as mentes do seu povo. Felizes somos nós que fomos governados por este homem. Com Lula a democracia se afirmou no Brasil, do povo e para o povo.

  37. Eduardo.
    Mais uma vez você “mete o dedo numa ferida”. É de dar nojo os e-mails que correm na internet. Indivíduo nenhum por mais desprezível que seja foi criticado e humilhado como o Presidente Lula. Os “humorísticos” das TVs, não sei, não os vejo.
    Perdi algumas amizades por causa de e-mails ofensivos ao Presidente. Não lastimo por essas perdas por achar que são dos 4% com os “cotovelos doendo”.
    Parabéns mais uma vês. Gostaria saber dizer isso tudo com todas as letras ditas por você.

  38. Ley dos Medios neles! E ir para a rua protestar contra essa imprensa golpista.Vejam como se pode efetivamente mudar quando o povo se une e protesta. Quem pensava que a Tunísia mandava embora o seu ditador? Quem pensava que o Egito se mexeria? Mas nós brasileiros o que fazemos: rimos do besteirol do Zorra Total, assistimos ao BBB, não deixamos de ver as novelas e a Globo continua sempre a mesma: golpista e ridícula.Há muito não sei o que é a Globo, mas acho que desligar o canal somente, não é suficiente para que eles mudem de estratégia.

  39. Edu,
    Cada maluco que você está criando aqui na caixa de comentários! Pinta cada idéia que só dá pra acreditar que é trollagem. Existe trollagem progressista? Ou isso é só coisa da direita reacionária?

Trackbacks

  1. Tweets that mention Lula é o político mais atacado pela mídia desde 1989 | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Lula é o político mais atacado pela mídia desde 1989 | Blog da … | Media Brasileiro

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.