Blogueiro da Veja crê no Estadão

O Estadão divulgou, nesta quinta-feira, notícia de que o governo federal teria decidido não incluir no marco regulatório que prepara para o setor de mídia a proibição da propriedade cruzada de meios de comunicação por um único grupo empresarial.

Pelo Twitter, este blogueiro questionou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pela matéria do jornalão paulista, que o cita. Democraticamente, o ministro respondeu que, ao contrário do que diz o jornal, o governo não tomou decisão nenhuma.

Clique aqui para ler a troca de mensagens.

Alguns acharam que foi pouco, mas não foi. Um ministro de Estado não pode anunciar por uma rede social detalhes sobre decisões de governo da importância do projeto de regulação da mídia, sobretudo sem consultar a presidente do governo que integra.

Mas houve quem adorou a notícia supostamente falsa. O blogueiro da Veja, Reinaldo Azevedo, desandou a comemorar, o que mostra a dimensão do que será se eventualmente se confirmar a matéria do Estadão que o ministro desmentiu.

Leiam, abaixo, a comemoração da voz de José Serra na internet, o blogueiro Reinaldo Azevedo.

—–

por Reinaldo Azevedo

Se as coisas realmente são como informa hoje o Estado (ler posts abaixo), Lula e Franklin Martins deram com os burros n’água e não conseguirão implementar o tal “controle social” da mídia. Um de seus pilares era a proibição da chamada propriedade cruzada, quando um mesmo grupo controla concessões de TV, de rádio etc. Segundo o jornal, o governo Dilma descobriu o que todos já sabíamos (antes tarde do que mais tarde): a convergência de mídias tornou essa conversa atrasada, obsoleta.

Vamos ver. Comemoro com prudência. O que parece, no entanto, é que Dilma, nesse particular, resolveu aprender com os descaminhos de Lula e não quer, não por ora ao menos, arrumar confusão com a “mídia”. Ademais, a presidente deve estar percebendo que o diabo não era tão feio quanto os petistas pintavam. Ele até lhe tem sido bastante simpático, não é mesmo?

A tese da convergência conduz, desde logo, a uma questão: a presença do capital estrangeiro nas empresas de comunicação, limitado, legalmente, a 30%. Os portais das telefônicas, por exemplo, que atuam como canais de notícias, estão livres da exigência. Se existe a tal convergência, então terá de haver igualdade: ou o limite vale para todo mundo ou cai para todo mundo. O governo, segundo apurou o Estadão, quer que valha.

O governo também resolveu tirar o pé do acelerador. Diz agora que quer fazer um debate mais cuidadoso, sem pressa, sem atropelos, sem ranço ideológico. O conjunto da obra, pois, se confirmado, vai na contramão do que pretendia Franklin Martins, ex-ministro da Supressão da Verdade. Nos últimos dias de ministério, ele praticamente cobrou de Dilma a implementação de sua proposta, lembrando que ela teve “um caminhão de votos”. Pelo visto, a sucessora de Lula decidiu usar o “caminhão” para buscar a paz com os meios de comunicação, não a guerra, como  ele queria.

Sendo como parece, Dilma está fazendo a opção mais sensata para a democracia e estrategicamente mais inteligente para o seu governo. Tudo confirmado, é preciso concluir: os dinossauros perderam a batalha. Enquanto isso, a oposição…

Tags: , , , , , , ,

42 Comentário

  1. Esse aí não só crer como acende vela e jejua.

    Mas não tardará a dá com os burros n’água.

  2. Eu vou colocar as minhas barbas de molho e ver o que acontece. O novo Governo tem dado alguns sinais preocupantes de rendição a algumas teses que pensávamos derrotadas na última eleição. Às vezes tenho a impressão de que o PSDB e os DEMOS também fazem parte do Governo…

    • Isso mesmo J, você precisava ver DILMA afagando o Kassab, no aniversário de SP, constrangedor!

      • Permita-me:
        Política é a arte do possível, da conciliação. E na política temos adversários e não inimigos, além do que os atores políticos tem informações que a grande maioria não dispõe e a utilizam nesse jogo de poder, por isso muitas vêzes não conseguimos entender determinada atitude. Na minha opinião é óbvio.

        • Só que, ao não cumprir certos compromissos de campanha assume-se o estelionato eleitoral. O controle social da mídia foi colocado sim nessas eleições e elgeu Dilma.

      • ora!!! Lula andava com Sarney pra lá e pra cá .. na Realpolitik a coisa funciona assim … está me parecendo que esqueceram do apoio do Collor ao Lula etc… os “orfãos” do Lula querem estragar a festa da nossa querida Dilma .. isso acontece .. com Lula aconteceu parecido… o melhor presidente da história do Brasil não merece essa idolatria cega e esse ataque insensato à sua filha política: a nossa querida Dilma que hoje anunciou que o governo vai construir 8.000 casas para os desabrigados das enchentes do Rio … deixa a “mulher trabalhar” .. ela só está começando …

      • Ai, ai, ai, se Dilma se transformar numa Obama de saias, fazendo concessões à mídia fascista e à oposição, fracassará assim como Obama.

    • infelizmente, partilho deste sentimento que vc tem, Ferrari sobre o novo governo em relação ao PIG.
      Tirei minha barba…
      :(

  3. Oi, Edu, tudo bem?

    Por favor, se der, destaque esta convocação pro Encontro de Blogueiros de São Paulo. Está em cima da hora.Obrigada, Nilva
    CONVOCAÇÃO: reunião de organização do encontro de blogueiros de SP

    De: Encontro blogueiros Sp [email protected]

    Você está sendo convidado(a) a participar da próxima reunião de organização do Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas de SP

    Está em curso o processo de organização do encontro estadual dos blogueiros progressistas em São Paulo. Como percebemos muitos(as) de vocês não estavam a par disso, resolvemos impulsionar a mobilização por meio deste e-mail e com ligações telefônicas. Esta mensagem está sendo passada a todos(as) que autorizaram à Barão de Itararé a divulgação de seu contato após o 1º Encontro Nacional.

    A próxima reunião de organização do encontro estadual será neste sábado (dia 29 de janeiro), às 10h, no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Editoras de Livros, localizado à Rua Doutor Pinto Ferraz, 120, Vila Mariana – São Paulo-SP (a 50 metros do metrô Vila Mariana).

    Histórico

    Ao final do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, os estados foram instruídos a se reunirem para pautar a realização de encontros estaduais. SP se reuniu no saguão, no térreo do Sindicato dos Engenheiros e todos os interessados e todas as interessadas deixaram seus respectivos contatos. Por meio dos e-mails listados nesta ocasião foi convocada a primeira reunião. Desde então, foram realizadas mais duas reuniões, com a média de 10 pessoas em cada. Nessas reuniões, debatemos data, convidados, temas, possibilidades de financiamento, enfim, todas as questões relativas à realização de um encontro estadual.

    Ocorre que a última reunião foi muito esvaziada. Além disso, percebemos que a falta de informação era uma constante. Resolvemos então reforçar a mobilização para esta próxima reunião, a fim de agregar mais pessoas na organização do nosso encontro estadual.

    Por isso você está sendo convocado(a) a comparecer no dia 29. A reunião é aberta, não importa se você já participou ou não de reuniões anteriores, compareça e fique à vontade para levar mais pessoas interessadas!

    Reunião de organização do encontro estadual de blogueiros progressistas de SP
    Data: 29 de janeiro (sábado)
    Horário: 10h
    Local: Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Editoras de Livros
    Endereço: Rua Doutor Pinto Ferraz, 120, Vila Mariana – São Paulo-SP (a 50 metros do metrô Vila Mariana)

    Participe!

    Comissão de Mobilização do Encontro
    Encontro blogueiros Sp [email protected]

    [email protected]
    http://www.baraodeitarare.org.br
    3054-1829
    3054-1848 – fax

  4. O reinaldo azevedo é um DEMENTE.. Só de olhar a cara dele, me dá vontade de chorar. Ô, dó!!!!

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – o que passa na glOBo é um braZil para TOLOS”

  5. Depois de quase vomitar lendo um texto deste sujeito que não vale o ar que respira, pensei,ótimo, azar o dele que acredita na midia que ele pertence.

  6. Discutir texto do Reinaldo Azevedo é o mesmo que bater palma pra louco dançar.

  7. Toda a tropa de choque do PiG se mobiliza para transformar UMA MENTIRA EM VERDADE.

    Depois tornam a atacar simulando que o Ministro não cumpriu com a palavra!

    É a velha tática de MENTIR DIZENDO MEIAS VERDADES…

  8. Reinaldo Azevedo é apenas um troll profissional. Ele sabe que tudo que escreve é mentira, distorção ou factóide, mas como bom troll escreve assim mesmo. O objetivo é irritar a turma da esquerda e fazer a cabeça dos incautos. Como todo troll deve ser ignorado ou tratado com ironia.

  9. Meu caro Eduardo, já existe consenso e decisão sobre a implementação do marco regulatório das comunicações ou tudo não passa de uma idéia ainda em discussão e sem data marcada para acontecer? Pelo pouco que já li sobre, o ministro paulo Bernardo me parece “empurrar o problema com a barriga”, sem saber realmente se esta briga vai ser comprada. Como sempre reafirmo, gostaria muito de estar equivocado.
    http://easonfn.wordpress.com

  10. Pelo jeito, o mancebo andou tomando sol em excesso na Marginal.
    “A convergência de mídias tornou essa conversa(propriedade cruzada) atrasada, obsoleta”. Por quê?
    “A tese da convergência conduz, desde logo, a uma questão: a presença do capital estrangeiro nas empresas de comunicação, limitado, legalmente, a 30%”. Aí está. Eis o medo da imprensa velha.

  11. Ah não Edu, reisinho dá nauseas, credo, não tinha ninguem menos indigesto pra reproduzir não? tinha que ser o colonista do “Detrito de maré” como dia o PHA?

  12. A propriedade cruzada é a concretização da teoria de Goebels: uma mentira contada mil vezes… Dilma e Lula são vítimas de incontáveis exemplos disso. O que acontece com o novo governo?

  13. O Reinaldo Azevedo, conhecido no Bixiga, como Rei Azedo, trabalha prá cachorro. Tem que bolar uma besteirada a cada hora e escrever um monte de comentários para ele mesmo. É só dar uma olhada no estilo dos comentários. Nem o patrão ele engana, afinal o seu Civita não ia querrr que alguém fosse tão burra para acreditar naquelas bobagens. Nem os trolls aguentam ele.

  14. Lula e Dilma sofreram demais com o PIG. Não, o governo precisa democratizar as comunicações. A presidenta deve isso ao País, ao ex-presidente Lula e a si mesma.

  15. Edu porque ninguem posta nada sobre encontro dos blogueiros Paulistas no proximo sabado.

  16. O que o Estadão fez foi “wishful thinking”, pensamento positivo. Como o PIg tem pavor do controle social e da regulação da mídia, fica publicando seu desejo como se realidade fosse, prá ver se influencia o governo e a sociedade.
    Quanto ao Rei do Esgoto, continua misturando uísque com gardenal. Nada bom.

    abarbosafilho.blogspot.com

  17. Pobre Azevedo…

    Já postei milhares de críticas ao seu sabujismo à classe média pra cima, mas ele nunca publica!

    Afirma que aquele é “…um espaço destinado aos que seguem a mesma linha de raciocínio dele, portanto, petistas não serão aceitos e nem tolerados, mesmo que fosse para ‘entretenimento…'” deles.

    Taí um cara que consegue superar o Mainardi.

    E mais: o que ele fez foi, nada mais nada menos que, engrossar o coro da desejosa queda absoluta da Ley de Medios que a Dilminha e cia estão preparando pra eles. Nessas horas, é necessário firmar uma idéia, mesmo que seja uma idéia vaga, mas se interessa a eles, será feito!

    Azevedo, portanto, não está fazendo nada além do que ele é pago, ou seja, fazer valer os interesses dos grupos(ricos) os quais ele representa.

  18. Sabem o que eu temo? Na hora de punir os que torturaram e mataram na ditadura militar o Brasil não fez nada. Pois bem, com a Ley de Medios vai acontecer a mesma coisa. Na hora do vamos ver fica tudo com dantes no quartel de Abrantes.

  19. O Reinaldo Azevedo acredita em tudo que seja mutreta, malandragem, embuste etc., ele tem uma grande dificuldade: conviver com a verdade!

  20. Caro Eduardo
    Antes de participardos “blogs sujos” eu não tinha a menor idéia de quem era o tal de Reinaldo Azevedo. E confesso uma coisa: jamais me privei de nada na vida por não conhecer tão esdrúxula figura. Aliás, só li a revista Veja duas ou tres vêzes na minha vida naqueles consultórios em que o dentista atrasa sempre (e isso há uns dez anos atrás) Portanto, faço questão de desconhecer tudo que se refira ao malfadado PIG.

  21. Ola Eduardo e demais amigos. Embora eu seja leitor assiduo, quase nunca coloco comentarios aqui. Mas essa do Reinaldo eu li. E outra. Esse senhor foi responsavel por um das mais hilariantes e surreais comparaçoes que ja vi. Colocou o Hobsbawm muito abaixo do Ali Kamel no critério relevancia intelectual. Da pra perder tempo com um cara desses???

  22. Edu, esqueceu de botar o aviso: “Depois de ler, dê a descarga”

  23. Nem vou ler o que esse merda comentou. Só vou lembrar o seguinte : ele não é ingênuo, nem crer em Papai Noel. Também não é burro! Não vale nada, mas não é burro. Esse “sujeito estranho” está fazendo o mesmo jogo do Estadão. Querem pautar o Governo, através da “plantagem” proposital de notícias que sabem falsas. E fazem isso porque percebem a vacilação do Governo Dilma. Além de desmentirmos a mídia reacionária e suas amebas rastejantes de plantão, devemos principalmente pressionar o Governo Dilma para que, inicialmente destrua essa tentativa midiática de pautar o Governo de forma contundente, forma essa que não é através de redes sociais, mas de um pronunciamenteo enfático, no mínimo na web, mas preferencialmente em rede nacional de rádio e televisão, no qual informe que ninguém; da mídia privada ou de seus congêneres, fala pelo Governo, o qual pronuncia-se apenas através das fontes oficiais, como também acuse a mídia de irresponsabilidade e autoritarismo ao tentar direcionar os projetos de um Governo, que já foram escolhidos pelo povo. É isso o que Dilma tem que fazer logo, libertando-se da hesitação.Além de obviamente começar a implantar aquilo para o qual foi eleita.

  24. A estratégia da mídia golpista é tentar governar no lugar de Dilma, colocando palavras na boca dela e de seus ministros. Por exemplo, decretaram que as obras do PAC tinham que sofrer cortes. Felizmente, Dilma está sendo enfática em desmentir essa bobagem e dizendo que, NÃO, o PAC não terá cortes.

  25. Desculpe não ler o texto transcrito, mas tenho vontade de vomitar à simples mensão desse boçal.

    Simplesmente não vejo validade alguma em nada que o Reinaldo Azevedo escreva. É puro lixo.

  26. Êssetal de “uncleking gong” é doente mental perigoso.Deveria estar numa camisa de força. seua “artigos sãomentirosos sua intenção e produzir ódio, ódio, só ódio, Isso todos sabem,

  27. Reinaldo Azevedo ???????Ele ainda existe ?
    Pensei que tivesse sido substituído por Augusto Nunes….

    Credo ..Edu ,não o leve à sério ,ele é um imbecil

  28. Este Reinaldo Azedão não tem jeito mesmo. Já sei a tática deste malandro, lançar uns falsos elogios a Dilma para ver se ela cai na conversa deles. Acho que eles estão ficando com medinho.

  29. Que a presidente Dilma implemente no Brasil a Lei de Medyos aprovada na Argentina. Vamos torcer de camarote vendo a derrocada do PIG.

  30. O que esta levando a minoria homossexual a prevalecer sobre a maioria crista Julio Severo A minoria homossexual perde numericamente para a vasta maioria crista mas cresce em poder politico legislativo social e midiatico ameacando uma dominacao assustadoramente opressora. A maioria composta de cristaos nominais ou nao fica parada e de boca aberta enquanto a minoria grita exigindo direitos.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Blogueiro da Veja crê no Estadão | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.