Carta ao presidente Lula

Crônica

O texto que vocês lerão a seguir foi enviado por e-mail ao senhor Nelson Breve, secretário de imprensa da Presidência da República, para ser entregue ao presidente Luis Inácio Lula da Silva. Nessa carta, explico por que o presidente me fez acreditar que poderia conseguir qualquer coisa na vida.

*

São Paulo, 26 de novembro de 2010

Estimado Presidente Lula,

Não poderia deixar de tentar lhe fazer chegar esta carta por razões que ficarão claras em seguida. Como dezenas de milhões de brasileiros, ansiava pelo dia em que pudesse concretizar um desejo que acalento desde o segundo turno da eleição presidencial de 1989, de poder lhe dar o meu abraço mais fraterno de agradecimento e de admiração.

Apesar de vê-lo com simpatia desde aquele debate – creio que em 1982, com Franco Montoro, Rogê Ferreira e Reinaldo de Barros, entre outros , quando o senhor disse, em resposta a um jornalista sobre a sua ideologia, que era “torneiro mecânico”, votei em Mario Covas no primeiro turno.

Considerava-o, então, um tanto quanto “radical”, presidente. Veja só o senhor…

Quando vi a sujeira que começaram a fazer com o senhor naquela eleição, desde então passei a defender a sua vida pública com unhas e dentes – exatamente como outras dezenas de milhões de brasileiros.

Só quero que o senhor saiba, presidente, que, na manhã do último dia 24 de novembro, estiveram frente a frente dois homens sem diploma universitário.

Homens que, na política e no jornalismo – mal comparando este escriba com o mito Lula –, chegaram ao topo. O senhor, por ser o maior presidente da história desta República, presidente, e eu por ter conseguido entrevistar tal figura histórica.

Em meu nome, portanto, e no daqueles milhares de cidadãos que me lêem e que até integram a organização que criei para atuar pela democratização da mídia, o Movimento dos Sem Mídia, quero dizer que foi uma honra lutar “ao seu lado” durante as últimas décadas.

Quando tiver “desencarnado” de seu cargo, presidente – ou a qualquer tempo –, peço que disponha deste cidadão para o que me for possível fazer no sentido de contribuir para a causa que o senhor abraçou e defendeu de uma forma que nunca vi ninguém fazer neste país.

Deixo, ao fim desta mensagem, meus telefones e endereços, para que faça uso quando precisar, na hora em que precisar.

Em meu nome e no de quase duas centenas de milhões de brasileiros – e, sobretudo, em nome de todos os descendentes de nossas gerações que, graças ao senhor, viverão em um Brasil muito melhor do que aquele que nossos ascendentes nos legaram –, despeço-me dizendo, apenas, muito obrigado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eduardo Guimarães

_____

Assista, abaixo, ao último pronunciamento oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva