A tristeza do palhaço

Assista, abaixo, ao comentário de Arnaldo Jabor no Jornal da Globo de 23 de dezembro de 2010. Em seguida comento.

Quem leu jornal ou revista, ouviu rádio, assistiu televisão ou navegou na internet nas últimas semanas de 2010, nos grandes veículos teve uma surpresa: foi informado de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria “triste” por deixar o poder.

Os colunistas pagos a peso de ouro para debochar do presidente, caluniá-lo e intrigá-lo com aliados inventaram uma tristeza que ele estaria sentindo por ter que deixar o cargo que não resiste à menor reflexão. A tese é tão absurda quanto todas as outras que essas pessoas tentaram furiosamente vender ao país desde a volta do país à normalidade democrática, em 1989.

Lula colheu tudo o que uma pessoa pode desejar nesta vida. Poucos seres humanos foram brindados com tanta sorte, por mais que ele tenha feito a própria sorte ao se portar como se portou – com dignidade, humildade, coragem e perseverança quase sobre-humanas.

Se não, vejamos:  fez a carreira política mais exitosa da nossa história. Conseguiu tudo. Saiu da pobreza extrema e se tornou o maior sindicalista que o país já viu; criou aquele que hoje é o maior partido político brasileiro; seus dois mandatos, arrancados a fórceps contra os que gora o dizem “triste”, foram um sucesso que nem os inimigos negam; o mundo o reverencia; elegeu a própria sucessora…

E Lula está “triste” por deixar o poder, segundo esse indivíduo – e todos os outros paus-mandados dos barões da mídia – que, como cineasta, foi um fracasso, e como menino de recados da imprensa golpista, não passa de um triste palhaço.

Tags: , , ,

144 Comentário

  1. Eduardo e sujinhos de todos os gêneros,
    obrigada por agüentarem
    minhas imundícies.
    Ano que vem
    tem mais.
    Hehehe!

    Beijão procês,

    Nilva

    Caro Eduardo Guimarães,

    Foi um enorme prazer tê-lo conhecido pessoalmente nas diversas lutas que travamos neste ano que termina.
    Sua incansável disposição em desmascarar os algozes do povo brasileiro foi e é um exemplo a ser seguido
    por todos aqueles que acreditam numa sociedade mais humana.
    Mais que isto, sabemos que o PIG não dará trégua e devemos continuar atentos e fortes para as diversas
    batalhas que enfrentaremos para a consolidação de um país mais democrático, justo e solidário.
    Obrigada, obrigada, obrigada.
    FELIZ NATAL para você e sua maravilhosa família.
    Um MARAVILHOSO 2011 para todo mundo que por aqui aporta.
    Com carinho,
    Nilva

  2. Gente… já imaginaram se no começo do ano que vem, o filme “Lula, o filho Brasil” for
    escolhido vencedor do Oscar… esqueceram que esse risco existe? Ai sim
    poderemos ver cortes de pulsos.

    Feliz natal a todos desta maravilhosa Bologosfera!

    Douglas Quina
    Mogi Guacu – SP

  3. Arnaldo Jabo_ta?????? Quem é esse sujeito mesmo????

    Deve ser um infeliz desses que fala qualquer coisa para agradar os patrões.

    Parece que o tal delinquente já foi cineasta (pelo jeito daqueles bem ruinzinhos), agora tem que ser baba-ovo na Corte do Cosme Velho.

    Arnaldo Jabo_ta, quando cai na piscina não afunda. É um sujeito mediocre esse Jabo_ta.

  4. É uma bela e merecida designação para esse sujeito: PALHAÇO

  5. Ao Eduardo Guimarães e família, em especial à sua querida filhinha Vitória, e a todos os companheiros de participação aqui do blog, meus votos de um Felicíssimo Natal e Venturoso Ano Novo, com toda a saúde, paz e alegria de que possamos desfrutar em nossas vidas!

    Boas Festas, Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!

  6. Prezado Eduardo

    Me nego a assistir/ouvir esse sujeito.

    Bom Natal e feliz Ano Novo

  7. Jabor dá dor de cabeça em caixa de aspirina, Eduardo.

  8. e quem assiste o JG?tem homem q ve só para dar umas olhadas na”comissão de frente”da cristiane!eu tambem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.ela tem um ótimo pandero(BUMBUM)pra uma quarentona!nunca entendi esses comentários do jabor.é uma”enceradeira”!mas,q o lula errou e muito,isso sim.não tenho admiração por uma pessoa q queria levar essa grande mídia com a barriga.literalmente!temos muito q aprender e amadurecer ainda!

  9. Caro amigo e blogueiro Eduardo Guimaraes, fiz pouco comentário no seu blog, mas te admiro muito, pela sua capacidade de escrever e pela luta que trava em favor de sua filha nos hospitais e pela própria vida dela, cada texto que você escreve sobre ela me tira lagrimas dos olhos, pois me lembra minha irmã que perdi com 3 meses de vida pelo mesmo motivo.
    Por isso te desejo um Feliz Natal e um 2011 cheio de Paz e Saúde.
    E continuarei nas minhas orações pedindo para Deus interceder po nós e pela sua filha.

  10. É isso aí, Edu!… Desce o couro no capeta!… É muito bom ouvir um sacode desses, coça verbal muito bem dada e do tamanho exato da nossa raiva, da nossa indignação. Se fosse Vale-Tudo eu diria que você chamou o Arnaldinho na baiana, magoou com vontade, e ainda deu-lhe um naná-capeta na jubita do mata-leão… Coitadinho do pangaré… Dorme pela-saco, dorme!…

  11. O Arnaldo vai ficar magoadissimo com sua crítica, Acredito que depois dessa vai parar de fazer o JG.

    • Ele não poderia nem que quisesse. Ele não é dono dele mesmo. É um escravo. O fato de estar aprisionado em uma gaiola de ouro não muda isso.

  12. Obama apontou pro Lula:
    – This is my man!…
    Quando viu o Jabor…
    – And this is my ass!…

  13. Uma das coisas mais tristes que o povo deste país tem de conviver, são comentários de imbecis de todo o tipo e de todas as formações, alguns psedo-jornalistas, outros pseudo-filósofos, pessoas que não conseguem manejar sua inteligência além do dia seguinte, quando seus patrões, de modo descarado e com justo direito, cobram ações pelo valor de seus salários.

    Outro dia, lí o comentário de um destes imbecis que dizia ter tido Lula, uma carreira de sindicalista mediano e que, de suas ações, nada teria proveito senão “as quirelas” em salários concedidas pelas automobilísticas aos grevistas; a nação nada ganhou. Chamar Lula de mediano foi, para mim, o mesmo que reconhecer quão ínfimo era o jornalista do comentário.

    Realmente, é difícil pedir para que pessoas do tipo do autor do comentário, avaliassem os resultados no tempo, indo um pouco além do fato. No caso da indústria automobilística, uma indústria muito competitiva, pode-se dizer que boa parte das ações dos sindicatos foi a necessidade delas evoluirem a partir da realidade da demanda por salários crescentes.

    Apenas para dar um exemplo, se ela, a indústria, não tivesse enfrentado o problema, ela não teria buscado com mais urgência soluções tecnológicas(robótica, integradores, etc) para manter competitividade. Hoje, sem os desafios enfrentados em tempos idos, esta indústria não teria a capacidade de pensar em reações rápidas de modo a adequar-se às demandas atuais de mercado, sem contar ainda com a necessidade atual de enfrentar os novos competidores chineses e coreanos. O sindicalismo de Lula e de tantos outros, criaram sim o perfil da indústria brasileira atual.

    Voltando para o assunto do artigo, temos aí um caso clássico destes tipo de pessoas. O que fazer com recalcados do tipo, pessoas paradas no tempo instantâneo do comentário e apenas neste tempo. No caso deste senhor, “grande cineasta” dos tempos de 8 e 16mm, o que falar ou comentar senão o fato de como recalcado, não podem absorver o sucesso de alguém que conseguiu vencer o tempo, tempo do qual ainda é não somente escravo do seu salário e de suas péssimas realizações dos velhos tempos.

    Aos amigos, a você Eduardo e família, meus sinceros votos de um alegre Natal.

  14. Em que país este sujeito está vivendo. Comentário fora da realidade. Mas na verdade é um comentário de uma pessoa invejosa e rancorosa que não suporta o sucesso que um operário fez na presidência da república. Comentáro para os 4% que odeiam o governo Lula e o PT. O cara pensa que a maioria que o assiste é estupida em acreditar no que fala, mas quem é estúpido é o Arnaldo Jabor.

  15. Esse tal de Arnaldo Jabor não passa de um cineastazinho frustrado, pois só conseguiu
    fazer dois filmezinhos pornográficos que ningúem viu, além do mais ele tem uma inveja sem
    tamanho do GRANDE PRESIDENTE LULA!!

  16. Pô! Edu, não xinga o palhaço, que só quer ajudar a gente a ser feliz, ele não sente essa inveja angustiada manifestada pelo indigitado Jaboti, um suicida, pois “A inveja é um veneno que se bebe pensando em matar outra pessoa”. Esse energúmeno tá “escorregando na maionese” desde que nasceu. Melhor não perder tempo com tanta inveja, tamanha boçalidade.

  17. Não conheço esse cidadão como cineasta. Dizem que é tão ruim quanto o é como comentarista.

  18. Todos mudam. Só dar tempo.

  19. Hoje é Natal, Eduardo. Não quiz e não quero estragá-lo vendo e ouvindo tal indivíduo. Só de ver a cara do sujeito já me deu azia. Prefiro falar de coisas boas apesar de estar consciente das coisas ruins, como esta. Desejo, de coração, feliz Natal para você e sua maravilhosa família. Deus abençoe vocês.

  20. palhaço é pouco para esse idiota , é safado , golpista, pau mandado e outros adjetivos para esse idiota. corta os pulsos de inveja panaca . se nao esta satisfeito va morar nos eua , lugar onde voces vendem ate a alma.

  21. Eduardo,

    Uma das melhores coisas que tive em 2010, foi conhecer e acessar o seu blog.
    Quanto ao AJ e outros similares, é pura DÓ…
    COITADOS, INJEVOSOS E INFELIZES…
    Como passaram o natal, certamente, lembrando do maior Papai Noel do país, o nosso LULA…e morrendo de ódio..quão pequenos…
    Feliz Natal para vc e sua família.

    Déborah Dourado

  22. Ouvi na semana antes do Natal o assalariado global na CBN, a rádio que torce a notícia, condescendentemente informando que não considera, “como muita gente” (quantos fora nós 80%?) Lula “um meliante”. Mas que já (!!!) estava cansado do show do Lula. Repetitivo o janela-voz não? Elementar, o Jabortado pela maioria, está com ciúmes duma popularidade sempre crescente do quase ex Presidente enquanto a dele…

  23. Edú, me perdoe mas acho que foste infeliz ao comparar esse idiota a um palhaço. Todos sabemos, como diz uma certa música se não me engano, do saudoso Antonio Marcos, que a função de um palhaço, é transformar todas as nossas tristezas em alegria, ao contrário desse abjeto, que só nos dá AZIA!

  24. Aos poucos, aos poucos, o Jabour vai assumindo os panfletos apócrifos que circulavam na internet e que ele jurava que não escrevia, mas que refletiam com fidedignidade seus posicionamentos e pensamentos explicitos.
    Deve ser a certeza hoje de que Lula, sua antitese, é um democrata.

  25. Edu,
    Feliz Natal !!!
    Muita paz, sáude, alegria para vc e sua família linda.

  26. Este só sabe criticar. O que esperar deste palhaço

  27. Antes de tudo, um Feliz Natal e um venturoso Ano Novo de 2011 para você e todos os seus. O comentário desse canalha reflete a derrota íntima dele ao ver Lula terminar seu mandato com um governo exitoso em todos os níveis, que estatísticas de todos conhecidas mais do demonstram, ungido por todos com uma aprovação que beira a unanimidade, excetuados os 4% que consideraram o presidente ruim ou péssimo, todos vencidos pela terceira vez, ou seja a turma das Três Quedas, da qual o cineasta é o arauto. Disse muito bem: não passa de um palhaço vencido, entristecido pelas derrotas sofridas. Seus patrões ainda não desistiram de atacar Lula, por isso é de se esperar que continue a aparecer para ficar bostejando besteiras, querendo dar a impressão de que Dilma não mereça o mesmo tratamento, como faz nesse vídeo. Chega, é perder muitas palavras com esse pulha.

  28. Eduguim, este é um comentário tardio!
    Arnaldo Jaburu, em seu comentário pobre e triste mas, cheio de inveja fala de alinças corruptas.
    Este palhaço, nesta teia global, deve ter sua parte na “Afundação Roberto Marinho” .
    Segundo Roméro C. Machado em seu livro denúincia, quem entende bem de corrupção é a
    o grupo em quem ele trabalha.
    Eduguim, me desculpe! A inveja é uma merda. A cara que nós gostaríamos de Não ver é a dêle!

  29. Eduguim, mais um comentário atrasado (o meu).
    É ridículo o comentário do Arnaldo Jaburu! é cheio de maldade e de inveja.
    Este, na sua inveja insana fala de alianças corruptas. Ora, nesta teia global, quem entende muito de corrupção é a “Afundação Roberto Marinho”, segundo o Sr. Roméro C. Machado esmiuçado em seus livros denúncias sobre o que significa esta teia, onde este invejoso trabalha.
    Eduguim, me desculpe. Mas, P..ra, a Inveja dessa Gente é uma merda.

  30. A única novidade na fala do jabor foi algum elogio a Dilma. Mas isto logo passa. Assim que o governo Dilma começar a dar certo ele volta à mesma cantilena de sempre, monótona e monocórdica. De que o PT é corrupto, Dilma é incompetente, faz tudo errado, tem que sair, é mentirosa, falsa, feia, autoritária, e outras baboseiras conhecidas. Continuará falando para os 4% de agora, que podem vir a ser menos.

  31. Primeiro eu quero protestar. Isso de chamar de palhaço pessoas medíocres é uma grande ofensa para essa figura singela que é o Palhaço. Quanto ao Jabor, ele quer é ser mais medíocre do que já é. Ele faz força, e consegue.

  32. “Boa e velha realidade que o Lula evitou…”
    Pelo contrário, o Lula enfrentou a realidade chamada herança maldita, desigualdade social, subserviência aos EUA… Na era Lula, embaixador não tirou os sapatos.
    Qual a realidade que o Lula evitou? A que o PIG tentou criar?

  33. Edu,

    admiro muito você e quero agradecer pela sua luta pela vitória que tivemos em 2010 e pela sua Vitória.
    Feliz natal pra você e pra família!

    Agora vou brigar com você (rsrsrs): não desmereça a grande profissão de palhaço, comprando-os a esta triste figura.

    Abraços a você e a todos os comentaristas do blog.

  34. Sinceramente, isso aí é um pilantra!!! Bandido de pior espécie.

  35. Sem sombra de duvidas,um perfil de psicopata!!!
    Invejoso de doer;deve ser pq é um fracassado,apesar de toda a pompa que acha que tem.

  36. Alguém esperava algo diferente?
    Não existe espanto.

  37. Estou totalmente de acordo, é impressionante que a poucos dias de deixar a presidência meu querido presidente ainda apanhe dessa maneira por esses pau mandados. Adorei o cineasta fracassado. O cara é um bosta e fica falando o que não deve.
    Podemos dormir sossegado, desde 2005 tentam derrubar meu querido Lula e não conseguiram e agora ele estará pasasando o bastão para Dilma e ela que se prepare, não é nordestina, pobre, marmiteira, operária assalariada mas é mulher e \ discriminação de gênero aparecerá com certeza, mas não precisamos nos preocupar porque esta tal de opinião pública não forma ninguém, as pessoas preferem qualquer banalidade a ouvir de política pois não aguentamos mais tanta mediocridade e hipocrisia. Viva Lula o exemplo jamais visto nesse país.
    Parabéns eduardo pelo espaço, voçê cutuca a mídia direto, te admiro pela coragem, há tempos não leio jornal, não ouço notícias, muito menos vejo o casal 45. Prefiro ouvir Pena Branca e Xavantinho.

  38. O fracasso de cineasta , egocêntrico que se acha muito culto,não teve , não tem e nunca terá o mesmo respeito e carisma que tem “APEDEUTA” . LULA só com a 4º série do ensino fundamental,saindo do sertão nordestino se torna presidente do maior sindicato da América Latina,funda um dos maiores partidos políticos do Brasil ,(PT) ,e chega a presidência da república sem o apoio imprensa golpista , que sempre apostou no fracasso de governos populares,faz sua sucessora e prestes a deixar o governo com aceitação record ,é aclamado nas ruas pela grande maioria dos brasileiros.
    Jabor , sua fala é despeito,VC gostaria de ter o sucesso do metalúrgico.A inveja mata…

    • Além de tudo isto que você lembrou, Cristine, eles raciocinam muito mal ou pensam que o povo é burro. Lula deu-lhes uma surra maior do que aquela que o tampinha ACM Neto sonhava em dar no “apedeuta” e o Arthur Vigilio Cardoso delirava em aplicar no grande estadista (reconhecido como te tal nível pelo conservador Sebastián Pinera, presidente do Chile).
      Lula tirou-lhes o osso e a carne da boca. Há três rodadas de eleições que o PIG não faz o presidente. Isto dói e como dói neles. Por último, uma surra ainda maior foi dada pelo genial ex-metalúrgico. Ao eleger a Dilma, uma mulher, (e como o preconceito grassa neste país!) de trajetória política desconhecida, Lula não só açoitou o oponente PIG como mostrou-lhe que, se quisesse, teria sido eleito de lavada para um 3º mandato com, quem sabe, 87% dos votos válidos. Só que preferiu não fazê-lo como o fez FHC, sob os aplausos da Veja (chamava-o de grande sedutor), Globo, Folha etc. Quis dar um exemplo para as futuras gerações políticas e mostrar em quem FHC pensou primeiro antes de decidir-se a perpetuar um governo entreguista e traidor. Ou seja, todas as premissas do nauseabundo cineasta tucano, a mando dos seus patrões, não resistem a uma análise por mais superficial que seja. Dá-lhes Lula, uma sova com cipó de urtiga. Uma derrota que lhes é imposta sem compaixão e que lhes acerta implacavelmente os cotovelos.

  39. Palhaço é o sujeito que trabalha para a rede globo e é um pau mandado do Ali Kamel.
    A ignorância também frequenta universidades…

  40. O sucesso do Presidente é inegável, ao contrário do que este ….. diz, mas num aspecto ele tem razão, asverbas de publicidade devem ser cortadas, começando pelas da Globo.

  41. Caro Eduardo
    “…. colunistas pagos a peso de ouro….” com dinheiro público que o governo e estatais federais insistem em depositar nesse submundo mafioso ou PIG.
    Por isso, Lula e governo merecem a acusação cínica desse “colonistas” (PHA): “… oito bilhões em propaganda ….”.
    E a Sabesp?
    Mas, por incrível que pareça, concordo com ele: tem que cortar isso: verba de propaganda apenas para quem tem CREDIBILIDADE, ou seja, o PIG está fora.
    Dinheiro público não é capim para pasto de jerico.
    Saravá 2011!

  42. Feliz Natal e Ano Novo a todos nós.
    Pô, Eduardo, vc não precisa trazer esse figura patética.
    Só a visão dessa triste criatura consegue é capaz de arranhar o brilho deste ano de luta e da esperança do que se aproxima.
    jabour não, estraga o apetite, deixa ele para o pig e para quem gosta de m…

    Felicidades a todos nós

  43. Caro Eduardo, há outros tão hilários quanto o Jabo_ta, veja se não é de rir o post do Reinaldo Azevedo na Veja:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/adeus-lula-para-o-ano-nascer-feliz/

    25/12/2010 às 4:55
    Adeus, Lula! Para o ano nascer feliz!

    Este post será mantido no alto da página. Leia eventuais atualizações sempre abaixo dele.

    Queridos,

    (……….)
    Luiz Inácio Lula da Silva deixa a Presidência da República no dia 1º de janeiro, e eu continuo na presidência do meu blog. (…….)

    Certamente o Reinaldo pensa que os livros de história louvarão seus escritos, ao invés do governo do “Äpedeuta Nonadáctilo”(como diria o nobilíssimo Professor HariPrado).hahahahahahaha!

    Os comentaristas do PIG já se tornaram piada pronta hahahahahahahah!

    Boas festas e que 2011 possamos ler como noticiarão o Prêmio Nobel da paz.
    Abraços

  44. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
    Não te disse?
    Disse! Não Disse?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!

    Imperdível: http://veja.abril.com.br/blog/mainardi/

    Diogo Mainardi
    Opinião e comentários do colunista mais lido de VEJA
    Assine o Feed RSS | Saiba o que é

    11/12/2010 às 0:00 \ Na revista
    Meu adeus como colunista

    “VEJA é uma Ferrari. Para poder me livrar do dilmismo, estou pronto a ceder minha vaga na escuderia. O que eu quero, neste momento, é pilotar um kart. De agora em diante, escreverei apenas um artigo mensal para VEJA”

    Esta é minha última coluna.

    Eu passei oito anos zombando do lulismo. Se agora eu passasse a zombar do dilmismo, que é uma mera pantomima do lulismo, eu me tornaria uma mera pantomima de mim mesmo.

    — Diogo é um Arlecchino! Diogo é um Pantalone! Diogo é uma Colombina! !
    (……..)
    Desculpe-me postar artigos da Veja, mas é um momento histórico concordo com o Mainardi no seguinte:
    — Diogo é um Arlecchino! Diogo é um Pantalone! Diogo é uma Colombina!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!
    ötimas festas

  45. Quanto mais esses caras falam do Lula, mais se evidencia a grandeza do Lula e a mediocridade desses sujeitos. O exemplo maior é um “colunista” baixo astral, sangue ruim, da Veja

  46. Estou feliz, ajudei com minha militância em todas as campanhas, passando de casa em casa, em minha cidade, Lagoa Vermelha-RS, a eleger o maior e o melhor presidente que este país já teve. O país melhorou para todos. E isso é muito bom. Mas quero agradecer e desejar um Feliz Natal e excelente 2011 a você EduGuin, por ser também a minha fonte de informação contra o PIG que infesta este país. Abraço a toda a sua familia e meu sincero respeito. VERA

  47. Grande Edu

    ¨e todos os outros paus-mandados dos barões da mídia – que, como cineasta, foi um fracasso, e como menino de recados da imprensa golpista, não passa de um triste palhaço.¨

    Certeiro.

    Um abraço.

  48. Esse cara é um imbecil,um idiota um otário que acredita ser um “jênio” letrado em versos,em prosa.Não passa de um invejoso que quer aparecer e comenta para os tres por cento que declararam não aprovar o Governo do melhor presidente que o Brasil com “S” já teve.Esse imbecil aí gostaria que continuássemos sendo o Brazil com “Z” que eles tanto adoram.Deixei para postar meu comentário depois do Natal porque queria ouvir os comentários de gerentes de lojas e super mercados e dos consumidores.Na minha cidade as grandes redes de supermercados tiveram vários itens dos seus estoques esgotados.Esse imbecil aí não deve ter observado que esse foi um dos melhores natais nos últimos tempos.Que o digam as rodoviárias lotadas,os aeroportos tumultuados,porque os que esse imbecil aí acredita que eram os que sabiam “governar”,não enxergavam um palmo depois de seus narizes de pinóquio.Será porque ele nunca comentou os milhões gastos por um dos seus “ídolos” entreguistas,o serra,que fazia propaganda mentirosa da água de São Paulo até no Amazonas.Será porque a maior beneficiária é a “organização” que lhe paga para dizer essas asneiras? Ora,vá te catar ô “colonista”,Lula é povo e o povo,queira vc ,sua “organização” e o PIG ou não é o Brasil.Não essa elitizinha parasita de mer… da qual vc faz parte.

  49. Se o Presidente Lula não queria sair, poderia ter pressionado para alterar a Constituição e ficar mais um mandato. Ou alguém acredita que ele perderia um plebiscito?
    Lula foi democrático. Mesmo sabendo das suas possibilidades de alterar a Constituição por um plebiscito (e olha que não há nada mais democrático que um plebiscito), preferiu respeitar a Constituição.
    Ah, sim, muito diferente do seu antecessor que alterou a Constituição para continuar no poder (com compra de votos).
    Lula é o maior!!!
    Feliz 2011.

Trackbacks

  1. Tweets that mention A tristeza do palhaço | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. A tristeza do palhaço « LIBERDADE AQUI!

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.