Um livro que pode salvar a sua vida

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Viajo para a Argentina a trabalho no próximo domingo. Adiei a viagem por conta da entrevista que o presidente Lula concedeu aos blogueiros. Recebi pedido de uma pessoa para participar – pessoa que não posso dizer quem é – que não poderia recusar.

A ciumeira que contaminou a imprensa e as redes sociais de A até Z me fez refletir sobre se valeu a pena ter adiado uma viagem que me renderá dinheiro – e cujo adiamento me fez perder dinheiro – para participar de um evento que gerou tanta maledicência.

Mas valeu, sim. Toda a Blogosfera será beneficiada. Milhões de brasileiros quererão conhecer blogs e não necessariamente apenas os que entrevistaram Lula.

Não me meterei nessas polêmicas. Sobretudo as que se originam de um lado que supostamente é o de cá e que estão servindo aos propósitos da direita golpista. O jornalista Luiz Carlos Azenha escreveu tudo o que deveria ser dito sobre o assunto.

Prefiro tratar de outro assunto: a sua saúde, leitor. Enveredo por ele reproduzindo as palavras que ouvi de um dos autores do livro “Saúde, a hora é agora”. Trata-se de Conceição Lemes, co-editora do site Viomundo e a Jornalista de saúde mais premiada do país.

As pessoas estão sempre preocupadas com fórmulas mágicas para preservarem a própria saúde ou para cuidar de problemas que surgiram por não terem se preservado.

O que faz com que as pessoas tenham saúde são medidas que adotam para consigo mesmas. Boa parte da nossa saúde está em nossas mãos, não nas dos médicos.

Vivemos tempos da ‘medicalização’ excessiva da saúde,  ou seja, achar que tudo se resolve com exames e medicamentos. É um tremendo engano”

O livro “Saúde – A  hora é agora”, foi editado pela editora Manole. São co-autores os médicos Milton de Arruda Martins, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, e Mario Ferreira Jr, chefe do Centro de Promoção de Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Conceição entrevistou 70 profissionais de saúde para fazer o livro, entre o professor Adib Jatene. A obra reflete a experiência de 28 anos, atuando como jornalista especializada em saúde.

Entre os 23 prêmios de Conceição, estão o Esso de informação científica, o José Reis de Jornalismo científico, concedido pelo Conselho Nacional de pesquisa (CNPq), e o Sheila Cortopassi de direitos humanos na área de comunicação, outorgado pela APTA, ONG que atua na área de tratamento e prevenção de AIDS, com o apoio da Unicef.

Conceição não é uma amiga, é uma irmã. Sinto um orgulho enorme de desfrutar de sua amizade.

Devo a ela boa parte da imensa melhora que minha filha Victoria está tendo, pois me ajudou a pressionar hospitais, médicos e o plano de saúde quando não estavam tratando a minha filha como deveriam.

Conceição, à diferença de muitos outros que tenho visto dar shows de exibicionismo – e que vão à loucura quando não conseguem aparecer –, é a pessoa mais discreta que conheço. É daquelas pessoas que não gosta de trololó. Que não fala de si mesma.

Seu trabalho no Viomundo é ímpar. Ela faz jornalismo, ela é repórter, se dedica ao princípio fundamental do jornalismo, que é o de informar, buscar, caninamente, a verdade

Seu livro “Saúde, a hora é agora” orienta o leitor a adotar práticas em relação à própria saúde que podem lhe salvar a vida. Ninguém pode deixar de ter essa obra em casa, sobretudo se gostar de viver saudavelmente.

Se eu tiver alguma credibilidade junto a você, leitor, sugiro que leia a obra de Conceição. Em formato de reportagem, é um prazer lê-la, pois foge do tradicional “mediquês”. Aborda sexualidade, relacionamento, atividade física, alimentação saudável, obesidade, estresse, depressão…

Como sei que vão me perguntar o preço,me antecipei. O livro custa parcos 52 reais. Para adquiri-lo, caso não o encontre em uma livraria próxima, basta clicar aqui.

PS: os primeiros 100 comentaristas concorrerão a dois exemplares que serão sorteados. Cortesia da autora de um livro que pode evitar que você faça uma viagem sem volta à terra dos pés juntos.

Tags: , , ,

172 Comentário

  1. SENHOR EDUARDO,SOU CONSELHEIRO DE SAUDE VONLUNTARIO A MUITOS ANOS E GOSTARIA DE ME CREDENCIAR A ESTE SORTEIO POIS QUEM SABE POSSO CONTINUAR AJUDANDO OS MAIS NECESSITADOS EM BUSCA DE UMA SOLUCAO PARA SEUS PROBLEMAS DE SAUDE.
    OBRIGADO PELA ATENCAO.

  2. Opa
    Boa dica

  3. Adorei assistir a entrevista de voces com nosso presidente,foi o fato da semana,seria exagero dizer que o

    Brasil parou para ver?Onde trabalho,foi um Deus nos acuda,em todas as salas as pessoas se aglomeravam

    diante dos monitores.Voces são nossos heróis.Parabéns.Também quero concorrer ao livro da Conceição.

    • Oi, professora Dilma, como vai?
      Por favor, entre em contato comigo pelo e-mail
      cat.ros@bol.com.br.
      Morei em Bandeirantes nos anos 70 e fui tua aluna.
      Também trabalhei na tua casa.
      Também estou no Facebook.
      ……….Aabraços…..

  4. Estou com 59 anos, graças a Deus com boa saúde, e tenho comentado que SAÚDE se preserva ao logo da vida. Não adianta “deixar para mais tarde…”

  5. Parabéns pela organização deste movimento social que é a rede de blogs na internet. Nela muitos tem tido oportunidade de ler as versões que não são divulgadas na “mídia da direita” e com isso poder formar sua opinião. Esta picuinha sobre a participação na entrevista com nosso presidente Lula é uma bobagem de gente que pensa pequeno, mesmo sendo de esquerda. Você é um digno e credenciado representante para estar naquela entrevista.
    Forte abraço.

  6. Vcs foram responsáveis pela maior dor de cotovelo PIGuística “nunca vista na história deste país” Parabéns aos bravos! VCS FIZERAM AUMENTAR AS OLHEIRAS DO ZEZINHO SERRA KKK!! http://bit.ly/gb2ESE

  7. OLÁ EDUARDO, TUDO BEM, SOU BAIANO, MAIS UM NORDESTINO DESEMPREGADO DE FÉ E CORAGEM, VISITO SEMPRE SEU BLOG E FIQUEI HONRADO QUANDO VI UM POST QUE FALAVA SOBRE O PRECONCEITO QUE OS NORDESTINOS SOFREM NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO NOSSO PAÍS, É A VERDADEIRA REALIDADE. FAZER PARTE DESTE SORTEIO SERIA MAIS UMA OPORTUNIDADE DE TENTAR MELHORAR OS MEUS CONHECIMENTOS E USÁ-LOS EM NOSSA CULTURA. OBRIGADO E BOM DIA!

  8. O mais importante é a saúde ESPIRITUAL, PAZ DE CONSCIÊNCIA com Deus e principalmente com as pessoas à sua volta, pois qualquer que seja o grau de sua saúde, um dia vc terá que fazer a tal viagem de pés juntos, inexoravelmente…

    E não se esqueçam: Só Cristo Salva! E Cristo é AMOR! E não há SAÚDE perfeita que impeça seu corpo de perecer…a supervalorização desse corpo corruptível é a tônica desse mundo igualmente corruptível…

    Vivam intensamente o AMOR AO PRÓXIMO…e desfrutem do verdadeiro prazer da vida, ainda que seja por um segundo!

    Como disse o poeta: “Tudo vale a pena, se a ALMA não é pequena”, dessa mesma forma, a blogueira “fumante” Maria Frô descuida da saúde do corpo mas trabalha em prol da liberdade de consciência da massa…isso sim é o que importa! Fumando ou não, TODOS morreremos!

  9. Só mais uma coisinha: desde o momento em que somos concebidos no ventre materno, a MORTE nos espreita! Nascemos para morrer! Só não sei se morremos para renascer…um dia saberei…

  10. Eduardo, depois que descobri seu blog, nunca mais li o PIG.Foi muito maneiro o encontro enytres vcs blogueiros progessistas e o Lula.Aliás Lula e Dilma devem muito a vcs,um contraponto as mentiras do PIG, sobretudo no período eleitoral, cansei de enviar seus textos para diversos colegas, que hoje acredito ,assim com eu não deixam de visitar o seu blog.Gostaria de ser sorteado. um grande abraço. Estamos juntos, vamos que vamos.é isso.

    • Mr. Cidadania, a entrevista com todos os blogueiros progressistas está deixando o PIG se CORROENDO de inveja. O BLarcelo TAS ficou com inveja de todos, pois não foi chamado para participar. Ou seja, o trabalho de vocês está sendo EX-CE-LEN-TE! Continuem assim. Comecei a acompanha a luta de vocês através do blog de um grande amigo (http://adcastellari.wordpress.com/) que me abriu os olhos, os ouvidos e o coração para a verdade que está lá fora. Já não lia, ouvia e nem assistia nada do PIG há um bom tempo! Agora sinto-me mais tranquilo pois sei aonde buscar as informações para continuar a ser um NÃO-ALIENADO atualmente! Também gostaria de concorrer ao livro da Conceição. Abraços a toda a blogosfera e continuaremos na luta!!!

  11. Estou nessa. Falar nisso vc deveria seguir o exemplo de Lula e possivelmente as recomendações do livro.
    Neuber

  12. É isso aí, Edu, saúde é o que interessa! Valeu pela dica oportuna… E que a saúde acompanhe sempre você, sua Victoria e toda a família. E vamos continuar a nossa luta, para que – entre outras coisas indispensáveis – a saúde pública também atenda à cidadania.

    Saudações.

    PS.: Apenas uma lembrança, o CNPq, embora tenha mantido a sigla, chama-se atualmente Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Perdoe-me se alguém já a fez, pois não não li todos os comentários).

  13. Há tempos venho tentando comprar este livro, mas sabe como é, nem sempre dá. Sorte Conceição, que muitos, muitos que possam, compre seu livro e melhore a saude e sua qualidade de vida!
    Parabéns Eduardo, pelo apoio ao livro.

  14. Gostaria muito de ter este livro comigo. Se não for por sorteio, vou adquiri-lo. Neste sentido espero encontrá-lo nas livrarias o mais rápido possível. O tema é de suma importância e deve atrair muita gente. estou na fila.
    http://easonfn.wordpress.com

  15. valeu a dica!

  16. Por favor me inclua no sorteio

  17. Vou comprar.

  18. Vou comprar este livro.

  19. Adorei a dica, leio a Conceção no Viomundo e quero ler o seu liveo também.
    Um abraço e até mai.

  20. Acho que vcs já sabem! Tenho setenta anos bem vividos, gozo de + ou – boa saúde! Ontem acabei de plantar uma roça mista de milho, abobora, amendoim, feijão de corda etc. Não muito grande um hectare + ou -, no sistema antigo, na enxada. Não comprei o trator ainda, mas chego lá logo, logo, graças ao PRONAF que o ILUSTRISSIMO PRESIDENTE LULA está proporcionando a nós!! Contei todo esse papo para dizer minha idade e me candidatar a ganhar o livro da DOUTORA/JORNALISTA e ILUSTRE CIDADÃ CONCEIÇÃO!!! Há um bom tempo sou seu fâ!! Se ganhar, ÓTIMO, se não Comprarei!!! A. S. Braga

  21. Prezado Eduardo,
    vim até o seu blog por conta do Azenha, já que li o seu texto sobre a “cor” do Rio e achei aquilo simplesmente fantástico. Vim ver este blog e quero concorrer ao livro, caso não ganhe acho que o comprarei na minha próxima ida a Sampa.

    um grande abraço e que sua viagem renda bons frutos!

    Daniel

    • Infelizmente, Daniel, a Conceição já deve ter encerrado a apuração. Mas não deixe de ler o livro dela. É para o seu próprio bem.

  22. Um grande abraço Edu.

    Gosto muito de livros, principalmente os de saúde, pois, possuo inúmero
    deles da Escola Adventista de Sétimo Dias. Agora tem um coisa que gosto
    de falar “Todo e qualquer ecologista que come carne é um grande mintiroso”,
    pois a pecuária é muito mais impactante do que a frota nacional de veículo.

    augustogiorni@uol.com.br

  23. Só agora que li a sua resposta. Mas valeu pela força. Vou comprar o livro dela.

  24. Minha mãe, meu pai, minha meia-dúzia de amigos foram ou são hipocondríacos; em contra-partida afastei-me e afasto-me de médicos e consultórios. Não sei se foi/ou é ruím. Meus velhos faleceram entre 80 e 90 anos, nós(eu e a meia-dúzia) estamos chegando aos 70. O livro chegará a dar razão a alguém? Quem estará certo? O 8 ou o 88? Vou ganhar este sorteio para saber.

  25. O Livro “Saúde – A Hora é Agora” já desperta interesse na sociedade, primeiro, pela credibilidade da sua autora – Jornalista Conceição, segundo por haver sido elaborado de modo prático e tratar de assunto sobre saúde vivencial, coisa que todos queremos saber e praticar, pois A SAÚDE É O BEM MAIS PRECIOSO DO SER HUMANO.

  26. Beleza! Quero mesmo concorrer ao livro da Conceição! Leio seus artigos no Vi o mundo.
    Mas, gostaria que ela comentasse a escolha de um especialista ortopedista para Ministério da Saúde, Sergio Cortes, atual secretario da Saude do RJ!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Um livro que pode salvar a sua vida | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.