Sessão Vergonha Alheia

A política, tal como alguns a estão fazendo no Brasil – sobretudo na última eleição -, terminou por criar uma categoria de postagens neste blog que chamarei de “Sessão Vergonha Alheia”

Na estreia, um dos momentos mais tristes e mais engraçados da política brasileira, o do factóide da bolinha de papel com o qual José Serra tentou vencer a eleição presidencial.

Para ilustrar o nível de vergonha alheia que esse episódio causa, nada melhor do que rever o samba que ilustrou magistralmente o rídiculo a que aquele homem público se entregou.

Aguardem as novas edições da Sessão Vergonha Alheia. E aproveitem o vídeo abaixo para rirem mais um pouco de um episódio do qual, não rindo, dá vontade de chorar.

Tags: ,

31 Comentário

  1. Este samba é uma obra prima do bom humor carioca e da malograda tentativa de Serra de enganar a opinião pública. A adesão de sambistas à campanha de Dilma também foi momento digno nessa campanha.
    http://easonfn.wordpress.com

  2. Eu fiquei envergonhado de, por um momento, ter pensado que a vergonha da eleição fosse o Tiririca. Graças ao Serra eu pude perceber a tempo que eu estava enganado.

  3. Edu, boa noite, vc poderia escrever alguma coisa sobre as 200 familias q foram despejadas da rua Alvaro de Azevedo e estao morando agora numa praça do viaduto Maria Paula? passei la hoje e fiquei horrorizado! obrigado.

    • correção, Edu, é Alvaro de Carvalho, Bela Vista, SP, o endereço onde as familias foram despejadas pela prefeitura. obrigado.

  4. o povo nao é bobo, agora falta a globo.

  5. Edu,
    mais uma vergonha alheia do coiso, principalmente, e do indio tb:
    Em São Paulo, a polícia fez uma das maiores apreensões de crack do estado: 415 quilos da droga http://goo.gl/2B8Rz Abs!

  6. Quem diria que um belíssimo evento de campanha na minha Zona Oeste (Campo Grande) provocaria a derrocada político-eleitoral demotucana .

    VIVA CAMPO GRANDE ! VIVA A ZONA ZONA OESTE ! VIVA O RIO DE JANEIRO ! VIVA O BRASIL !

    VIVA O POVO BRASILEIRO ! ! !

  7. Ótima ideia, Edu. Não podemos deixar o “ridiculum vitae” dos cheirosos cair no esquecimento.
    Manda mais.

  8. Carlos Calixto, O militante do PT ferido durante o confronto com cabos eleitorais do PSDB
    é meu camarada, de quatro em quatro ano esncontramos para batalhar pelo PT.
    No inicio fique chatiado com ele, mas o SBT teu a versão verdadeira e o tiro sai no Pé; o Carlos Calixto fez historia.

  9. Gostei. Nao esqueca da religiao na Sessao. Nao foram poucas as vergonhas da religiao para eleger Jose Serra.

    Foi fascismo aberto de todas as partes, alias.

    • É verdade. Aquela foto do Serra beijando a santa dá uma sensação de constrangimento, de uma verdadeira vergonha alheia. Ele cantando hino em culto evangélico, idem. Como pode alguém assim ter sido levado a sério por 44 milhões de pessoas?!! Lamentável!!!!

      • Eu também tenho comentado sobre isso . Muuuuiiiita gente meeesmo , APOIANDO um cara ”desses” ?

        Complicado . Dilma levou , – foi bom . [ aliás , põe ”bom” nisso ] , – mas toda essa parcela imensa da população ”embarcar” naquela candidatura ….. Um absurdo .

        • este é o meu ponto. Como um candidato/candidatura ABAIXO da Cr´tica pode ter conseguido 44 milhões de votos?
          Alguém tem que trabalhar sobre isto e dar alguma explicação razoável.
          Até aqui, não consigo compreender este ‘fenomeno’. Lamentável!

  10. ainda na eleição???

    O país esta na mais exuberante ordem, a oposição acabou..a saúde quase perfeita…não existe dívida pública, o Brasil se absteve na questão do apredejamento de pessoas.

    Estamos tão bem, mas tão bem, que os indicados ao papel de colaboradores mais próximos da presidente são considerados os tres porquinhos.

    E a única coisa a ser discutida é a bolinha de papel.

    Eu tb sinto vergonha alheia.

    • Ai parceiro, porque voce não se muda? vai lá pros EUA ser chamado de latino. Ser maltratado pelos arrogantes dos americanos e ter que falar fino. A economia, saúde e educação de nivel médio lá é maravilhosa. Lá, se fizer gracinha, eles te metem a porrada. Vai encher o saco do Reinaldo Azevedo, no seu blog limpinho, e sua turma de idiotas que não conhecem a história deste país. Voce deve ser também homófobo, racista, de elitezinha deslumbrada e pagador de pedágios. Deixa de ser bobo e otário. O Brasil não está, AINDA, uma maravilha de primeiro mundo, melhorou muito nos ultimos 8 anos e com este Governo e suas diretrizes chegaremos lá. Com o PSDB e o egolatra do Serra seríamos um país muito pior e vendido para os interesses estrangeiros. A Dilma tem os tres porquinhos o Serra viria com os 40 ladrões. Tua terra, SP, está uma maravilha de se viver, haja visto que ultimamente sai mais gente de Sampa do que entra. Sou do RJ.

      • Vai com calma companheiro.

        A Federação Bolivariana do Brasil ainda estará muitos anos na mão de vcs.

        Não se abofe não.

        Quanto ao Rio de Janeiro, me desculpa, mas não entro neste baixaria de ficar comparando e denegrindo estados pela sua orientação política

  11. Edu… adorei a ideia. Mas, olha, acho que são tantos os episódios que provocam e provocaram vergonha alheia, que periga você ter que fazer um blog só pra isso!!!

    Já que não compensa chorar, que dá ruga, vamos rir! :)))

  12. Edu, veja o ensaio pra 2014: a direitona não se conforma !!

    Direita organiza Fórum em BH – http://gonzum.com/?p=274

    Recebi a dica num grupo de discussão do #Rioblogprog, digitei no Google e confirmei essa belezura no site ( http://www.imil.org.br/divulgacao/eventos/1%C2%AA-edicao-mg-forum-da-liberdade-os-valores-da-liberdade/ ) do Instituto Millenium. Para vocês verem que o processo de direitização do PSDB não foi apenas um fenômeno eleitoral; é uma opção política e ideológica de suas lideranças. Aécio Neves não fica atrás.
    Observem bem as figuras que participam do evento Fórum da Liberdade: Os Valores da Liberdade (bem que podiam ter nos poupado desse pleonasmo bobo, não?). Dessa vez nem se dignaram a chamar os blogueiros da Veja, e sim o próprio dono do grupo Abril, Mr.Roberto Civita!
    Também esqueceram do Serra: foram direto em quem interessa agora, o próximo candidato a presidente da República pela oposição, Aécio Neves.
    Estão querendo fundar uma versão tupi para o Tea Party?
    Confiram abaixo a programação do evento:
    “1ª Edição MG – Fórum da Liberdade: Os Valores da Liberdade”
    Data: 22/11/2010
    Local do Evento:
    Hotel Mercure Lourdes
    Avenida do Contorno 7315 – Lourdes
    Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP 30110110
    PROGRAMAÇÃO
    12h: INÍCIO DO CREDENCIAMENTO
    14h: SOLENIDADE DE ABERTURA
    Cerimonial de abertura
    Pronunciamento Presidente IEE – BH – Silvia Araujo
    Pronunciamento Presidente IEE – POA – Felipe Quintana
    Pronunciamento Governador de MG – Antônio Augusto Anastasia
    Entrega do Prêmio Liberdade – Roberto Civita
    14h45: 1º PAINEL – GESTÃO E MERITOCRACIA PARA ALCANÇAR RESULTADOS
    Palestrantes: Jorge Johannpeter Gerdau e Aécio Neves
    Mediador: Paulo Uebel – Diretor Executivo do Instituto Millenium
    15h45: 2º PAINEL – PARA QUE SERVE O ESTADO?
    Palestrantes: Mr. Stefan Melnik, Ives Gandra e mais um a confirmar
    Mediador: Helio Beltrão
    16h50: 3º PAINEL – REFORMA AGRÁRIA: PROGRESSO OU RETROCESSO?
    Palestrantes: José Ambrósio Ferreira Neto, Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança e Kátia Abreu
    Mediador: Rodrigo Constantino
    18h30: PALESTRA ESPECIAL DE ENCERRAMENTO: Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

    Aqui o site do evento: http://www.forumdaliberdademg.com.br/

    • Ainda bem que esqueceram de convidar o PTucano Antonio Palloci (líder da bancada tucana no futuro governo Dilma Roussef) .

  13. Eu senti vergonha da tamanha cara-de-pau do Serra ,e acho que a bolinha de papel foi o ponto crucial para a vitória de Dilma.

  14. Não esqueça a blusa vermelha da Soninha no metro de São Paulo.

  15. Esse é o povo brasileiro!!!!

  16. Verdadeiramente, uma obra prima! Cada vez tenho mais admiração pelos sambistas cariocas!

  17. Já tinha visto. Sensacional! É claro que esse clip não tocou na MTV, mas muita gente viu no YouTube. Santa internet
    E foram muitas as vergonhas Teve também aquele vídeo que o Serra “come’ todo mundo.
    Acredito que o Serra só recebeu tantos votos, porque a descontrução da imagem da Dilma foi pesada. Ele recebeu votos mais pela aversão à Dilma, graças à campanha sórdida de ataques a ela como política, pessoa e mulher. Isso sim uma vergonha, como diria o Casoy

  18. Além da bolinha ridícula, que o careca de pau (não existe cara de pau?) afirmou em entrevista tratar-se de um “objeto sólido” de uns 500 gramas, ainda teve, entre outros: Paulo Preto, Roriz, Arruda, Mônica e Verônica, o Índio, o carão do padre do Ceará, o beijo na imagem da santa, motossera cantando no culto evangélico, etc, etc, etc.
    Aí aparece alguém pra dizer, ironicamente, que a saúde está quase perfeita, como se fosse excelente antes de 2002. Se é assim, São Paulo não tem mais alagamentos, engarrafamentos, pane do metrô, a segurança e a educação estão muito bem, a cracolândia acabou e são apenas 16 aninhos tomando conta do estado, não é campineiro?
    Ridículo é tanta gente ter votado em um candidato tão mentiroso e prepotente como esse derrotado em 31/10. O sujeito não poupa de baixarias nem mesmo os seus aliados.

  19. MARAVILHOSO! NÃO PODERIA TER COMEÇADO DE FORMA MELHOR A SUA NOVA COLUNA! PARABÉNS A ESSAS “FERAS” DA MANGUEIRA (DESMASCARANDO O CANALHA SERRA)ORIUNDO DE UM AMANTE DO CARNAVAL DE RUA(PRÁTICA QUE NO RIO LUTA PARA SOBREVIVER)QUE ORGULHA-SE DE BRINCAR O MELHOR CARNAVAL DO MUNDO, NAS RUAS DE RECIFE E OLINDA. SÓ A IRREVERÊNCIA E A ALEGRIA DAQUELES QUE AMAM O CARNAVAL CONSEGUIRIA, AO MESMO TEMPO EM QUE MOSTRA SUA REPUGNÂNCIA POR ALGO VIL, SABER FAZÊ-LO DE FORMA TÃO SAUDÁVEL. AGAURDEM AS SÁTIRAS À BOLINHA DE PAPEL NO CARNAVAL DE PERNAMBUCO!

  20. Oh that lovely title ex-president.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Sessão Vergonha Alheia | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.