Ministro Franklin Martins pede retificação

Recebo ligação da assessoria do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, pedindo retificação de declaração de sua autoria que fiz no post Inexorável controle social da mídia, publicado aqui no último sábado.

Segundo me foi informado, o ministro jamais disse a seguinte frase, que consta no post: “A discussão sobre controle social da mídia será em clima de entendimento ou de confrontação; não adiantará tentar interditar este debate

A declaração do ministro foi  feita durante a abertura do Seminário Internacional de Comunicação Eletrônica e Convergência de Mídias(9/11). Ele cobrava participação ativa do setor de comunicação na discussão de um novo marco legal para a comunicação social.

A afirmação correta foi a seguinte:

É preciso deixar os fantasmas de lado nesta discussão. Se os fantasmas comandarem o processo, não criaremos um ambiente de entendimento. Não temos de nos desarmar dos interesses de cada grupo, mas estarmos abertos a um ambiente de entendimento. O clima de entendimento é melhor que o de enfrentamento“.

Fica o pedido de desculpas ao ministro pela alteração de sua declaração.

64 Comentário

  1. Ele não disse a frase? Que pena! Devia ter dito.

    • Se ele não disse, nós podemos e devemos dizer. Eu subscrevo:

      “A discussão sobre controle social da mídia será em clima de entendimento ou de confrontação; não adiantará tentar interditar este debate”

  2. Será que o Ministro pediu o mesmo ao Fratin, do UOL? Será que foi atendido?

  3. eduardo, saiu na imprensa como voce postou mesmo.
    o pig insinua que o ministro diz que a discussão sai por bem ou na marra.
    esse pig é de lascar.

  4. Ministro nós também não acreditamos em fantasmas mas que eles existem existem e têm nomes. VAI POR MIM NÓS QUEREMOS A CABEÇA DO OTAVINHO.

    Ha!! Isso não é possível, estamos numa democracia. Tudo bem!! Só não dê mais meu dinheiro a ele.

  5. Bem que a assessoria do Ministro da Comunicação Social, Franklin Martins poderia pedir retificação de suas declarações nos blogs e colunas “limpinhos e cheirosos” que infestam a rede e nunca pautam seus posts pela realidade dos fatos.
    Porém, podemos tolerar essa omissão, haja vista ser perfeitamente compreensível que se cobre responsabilidades apenas de quem é responsável.

  6. Eu na minha ignorância e falta de conhecimento, compactuo com o Eduardo Guimarães.

    Cabra bom!

    Se eles tem medo do direito de resposta e de outras asseguradas “DE FATO” na Confecom, que se F…..!

    Deixa ela assumir, que não vai haver revanchismo não, a verdade virá à tona.

  7. Eu na minha ignorância e falta de conhecimento, compactuo com o Eduardo Guimarães.

    Cabra bom! Se eles tem medo do direito de resposta e de outras asseguradas “DE FATO” na Confecom, que se F…..!

    Deixa ela assumir, que não vai haver revanchismo, a verdade virá à tona.

  8. Ah, como poderia a mídia se espelhar no seu blog, Edu, e passar a fazer de tão imediato, e com a mesma clareza, as retificações.
    Parabéns.

  9. A frase do ministro esboça a intenção conciliatória do governo; resta saber se o PIG está aberto a tal conciliação em prol de uma meta comum, que seria uma legislação justa regulando a mídia, ou se, por outro lado, vai usar de seus artifícios costumeiros, numa tentativa vã de manter o atual estado de coisas… Eu, pessoalmente, acho que a mídia vai estrebuchar, e muito, quando a questão da regulamentação estiver de fato em jogo… Por isso, é absolutamente necessário fazer com que o grande público entenda o que, realmente, está em discussão; caso contrário, o PIG, por sua própria natureza, estará, como já está, com a faca e o queijo na mão para desvirtuar qualquer debate sobre esse tópico tão importante. De qualquer maneira, fico mais tranquilo ao perceber que esse tema estará muito em breve, em discussão. Não seria possível o governo Dilma transcorrer, com a mídia se comportando da mesma maneira como se comportou com Lula. Essa questão é absolutamente crucial e precisa ser resolvida no curtíssimo prazo.

  10. Em todo caso parece que a confrontação interessa a muita gente.

  11. não sei o que é mais estimulante para a democratização da informação: o blogueiro publicar uma retificação com o mesmo destaque do texto original ou o ministro acompanhar um blog e solicitar uma correção.

    os tempos são outros. não há mais monopólio da informação (ainda há o monopólio dos meios de comunicação, mas cada coisa a seu tempo).

    parabéns, eduardo, e continue firme no comando dessa embarcação.

    • Pensando bem, tambem acho!

      Eduardo, tem um ministro lendo seu blog. Mas nao eh so isso nao, pois ele disse a voce diretamente o que nao se importou de dizer a ninguem mais dos mijad, digo, do Pig.

      Hei, nao eh todo dia que isso acontece. Eu quero uma festa com campanhe!

  12. No RJ bandidos fazem arrastões, queimam carros a atiram em base da polícia. Engraçado, não se ouve absolutamente nada dos nobres petistas blogueiros e comentaristas tradicionais dos blogs. Completo silêncio. Um cemitério. Ah se fosse em SP! Imaginem os gritos de inconformismo contra a polícia dos incompetentes tucanos! Afinal a ordem de cima é: dar porrada na tucanaiada e silenciar com o PT e a base aliada.

    • Meu caro, o pig inteiro está falando no assunto à exaustão. E deve falar mesmo. Agora quando acontece algo parecido no governo tucano de São Paulo, a blogosfera se vê obrigado a destacar, porque se depender do pig, passaria em brancas nuvens
      Essa é a grande reclamação que temos, o pig só dá notícia ruim contra seus inimigos políticos. Sacou?

    • Prezado,

      Isso também ocorre em São Paulo em menor escala, a diferença é que a imprensa(?) nada publica. Por que será?
      Digo também que em menor escala pois, a policia paulista não incomoda os bandidos. diferentemente do Rio de Janeiro onde o governo do estado vem tentando (estou dizendo tentando para ninguém me encher o saco!) combater a criminalidade.

  13. Eu concordara com vc no aspecto inexorável porem escrito que está havendo confronto (enfrentamento) “E” entendimento. Os dois fazem parte do apelo dele que os reconhece e dá a sua preferência pelo entendimento. Estamos neste inicio do 3º turno eleitoral, agora só com o partido da mídia empresarial que tem seus seguidores aqui mesmo no Cidadania.
    Não é de hoje, sabemos que os blogs, o blog Cidadania é acessado pelo pelos que tratam da comunicação no governo. Daí a nossa importância em contribuir com a responsabilidade do que comentamos. “Que a mídia fale mas não nos cale”.
    Um aspecto do inexorável é que “não temos que nos desarmar dos interesses de cada grupo….” e vc colocara que coincide com as pressões das telefônicas que querem entrar no conteúdo. É estratégico descobrir essas proféticas coincidências. Assim quando o interesse da Record é maior audiência não pode agir como fez a Globo por isso foi sintomático ter adquirido os direitos daquele documentário sobre o poder nefasto da Globo durante a ditadura.

  14. Prezado Eduardo, a imprensa havia publicado que ele teria dito exatamente o que você escreveu.

    A imprensa….

  15. Eu até entendo a posição do ministro, que pode ter sido aconselhado a não partir de cara para o confronto. Mas cá pra nós, o confronto existirá e será inevitável. Esta nossa mídia atrasada, direitista e reacionária não dará margem ao entendimento e ao diálogo. Tentará e já iniciou o confronto, procurando deturpar o sentido da implementação do marco regulatório, jogando seus incautos leitores e telespectadores contra o governo. Não vai ter sucesso, como não teve na eleição presidencial. Será mais uma derrota.
    http://easonfn.wordpress.com

  16. Ah! Eu sabia! Nesse governo só tem covardes!

    • Já te apresentaram um espelho?

    • Cidadão, “se o governo só tem covardes” faz um favor, nomeia já, precisamos saber quem são os débeis e, pelo jeito você sabe das coisas, então não esconda o ouro Robão…assuma e denuncie…
      Se acovardou Robão?

  17. Eduardo Guimarães, quer dizer que o Ministro da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, da SECOM, acompanha o que voce escreve e publica !

    Realmente, isso é sinal de novos e bons tempos da informação no Brasil.

    A nova fronteira da comunicação aberta pela internet e suas redes sociais é realmente incontrolável e veio para ficar, para o aprimoramento da nossa sociedade e democracia.

    Que a mídia entre numa nova fase, em que o poder dos meios de comunicação pare de ser usado como instrumento de chantagem politico/eleitoral e defesa de interesses de grupos economicos privados.

    Defendam seus interesses, mas de forma clara, e não usando de subterfúgios, como fizeram em 2002,2006 e 2010.

    Comunicação é poder e informação plural e de qualidade é direito da cidadania.

  18. Eduardo, peço licença para responder ao sr. sebastião: Prezado senhor você perdeu uma boa oportunidade de ficar calado. Acho que você errrou de blog. Vá procurar a sua turma. Este blog é a favor da verdade doa a quem doer.

    • Qual verdade ? A de que Lulla traiu a esquerda?

      • A esquerda radical e afoita? Sim! Mas não traiu seu povo!

        • Não?! Tem certeza?

          • Caso você chame a turma do Psol de esquerda, concordo em gênero e grau consigo, que o Plínio de Arruda Sampaio represente essa esquerda, idem. Caso contrário, você estará é recriando o “Samba do Crioulo doido”. Por favor, aponto as “traições” do Lula, aí eu poderei analisar suas críticas e ponderar, jogar espumas ao vento, só o Fagner!!!

          • Correção “..aponte..”

          • Eu tenho certeza que o Lula não traiu o povo. Eu voto em partido de esquerda, o PCdoB. E tenho certeza que o PCdoB, eu e todo o povo não se sentiu traído pelo presidente Lula.

            Gostaria que o Governo Lula fizesse mais coisas do que fez. Esperava mais do governo Lula do que ele fez. Mas sei que ele fez o que pode. Ao contrário de outros governos que nada fizeram. Portanto, não me considero traido pelo presidente Lula.

            Quem deseja abraçar o mundo, acaba ficando sem nada. Será que foi o seu caso? Será que foi o caso dos tais partidos sectários de esquerda, que pretendem tudo ao mesmo tempo agora e nada conseguem?

  19. O Pig esta de lascar, não podemos mais acreditar nem na data do jornal

  20. Caraca, Edu! Nao eh pouco nao!

  21. Eu posso estar muuuuuito enganado, mas eu assisti ao vivo a declaração do ministro…e pelo que me lembro, foi exatamente como você publicou no primeiro post…..

    que estranho, né?

    Quanto ao sr. sebastião, com sua venia, os arrastões do rio são uma prova que as UPP’s no alto dos morros estão funcionando!!!!

    quanto aos arrastões de sp….o crime organizado tomou conta da cidade e do estado de sp…né, não?

  22. Não tem nada a ver com o post, mas talvez saibas alguma coisa. Tem mais de uma semana que não consigo acessar o site do Paulo Henrique Amorim. Entrava sempre pelo teu blog, como também entro em outros. No Conversa Afiada não consigo mais. Tentei com três navegadores e nada. Pelo Twitter, também não consigo, nem digitando o endereço… Já perguntei duas vezes no Twitter mas ele não me responde. Sabes se mais alguém não está conseguindo acessar? Tentei em casa e no serviço e nada. Se souberes de algo e puderes me responder, agradeço.

    • Pelo que sei, alguns computadores de empresa têm filtros contra blogs

      • Eduardo,

        Caso tenhas algum interesse em divulgar, acabo de comprovar que a Net está boicotando o site do PHA. Talvez eu esteja dando mais importância ao fato do que merece e neste caso peço desculpas pela insistência. No serviço temos acesso pela Net e Linha Livre. Com a Linha Livre entro no site sem problemas. Procurei na Internet e encontrei o que segue o blog do Len http://gmpconsult.com.br/blogdolen/?p=3299

        Sonia L. Souza says:
        November 18, 2010 at 1:26 pm

        Não consigo acesso ao site do PHA, Conversa Afiada, faz dois dias. Minha internet é Net Vírtua, meu PC não apresenta nenhum problema e não estou tendo problemas com nenhum outro site. Estranhei. Mistério…
        Coincidência ou não, comecei a não ter acesso depois que foi veiculado aquele vídeo do Prates dizendo que pobre não pode ter carro. Moro em Florianópolis.
        Reply

        *
        LEN says:
        November 19, 2010 at 11:10 am

        Sônia, quando eu não consigo acessar diretamente o conversa afiada eu leio o que ele escreve lá através de uma leitor de rss…também é possível ler os cachês do google, que são atualizados todos os dias, no caso você lê um backup que eles (google) fazem da página, daí não importa se o caminho para o conversa afiada está indisponível porque os arquivos estão nos servidores google. Espero que tenha ajudado.

  23. A sardinha achou que tinha “autonomia”, mas logo apareceu o tubarão (ou tubaralho), que é quem manda mesmo, para lembrar-lhe o devido lugar… Huahauahauhauau… que mico!

  24. Eduardo, fico feliz ao constatar que seu blog é também lido por pessoas influentes deste governo. É um bom da democratização da mídia.

  25. Ha mais de dois mil anos atras houve UM que disse: “não adianta jogar pérolas aos porcos”.Foi traido e crucificado a pedido de seus compatriotas que adoravam ser colônia de Roma.Qualquer semelhança com o Brasil atual não é mera coincidência.

  26. Caro Eduardo, não importa se o Ministro disse ou não. O que interessa ao país pelo bem da democracia é que o controle deve existir. Acho até que se deve buscar o entendimento, porém, o governo tem que estar pronto para o enfrentamento sim, ou então o PIG continuará dando as cartas, e como sempre, trapaceando.
    Não se pode vacilar com essa gente.

  27. A frase colocada na boca no ministro pelo PIG teve o objetivo de, mais uma vez, desvirtuar os esforços de levar à sociedade um rico debate sobre o marco regulatório dos meios de comunicação.

    O encontro havido em Brasília contou com representantes de várias entidades democráticas do mundo civilizado plenamente favoráveis à regulamentação.

    A velha e carcomida imprensa brasileira mais uma vez fugiu do debate, não compareceu. E mais, teve o desplante de pinçar uma frase do discurso do ministro para distorcendo-a fazer o jogo sujo da desinformação, da intriga, da pequenez.

    Portanto, não há surpresa alguma nas práticas da velha e carcomida imprensa brasileira. Ela apenas se repetiu.

    A correção feita pelo blog é democrática e serve aos propósitos da boa informação.

  28. Acredito que o futuro Ministro das Comunicações não deixará passar em branco a oportunidade de regulamentar essa midia, até porque é um renomado jornalista, portanto, tem autoridade para tal e, também, sabe o que é o ataque vil desses oportunista, haja vista o que foi feito com o seu irmão naquelas denúncias infundadas.

  29. Pena que ele não falou dessa forma, de qualquer forma será necessário sim fazer-se um enfrentamento; do que desejam a Democracia e a liberdade de expressão contra os que desejam a censura de todos os que não pertençam ao seu grupo político; enfrentamento sem o qual o Brasil nunca construirá uma Democracia verdadeira, calcada na igualdade, que tem um dos pilares de sustentação na garantia de liberdade de opinião e de expressão para TODA A SOCIEDADE, e não apenas da casta de 13 famílias que controlam as comunicações e de seus asseclas, dedicados a repetirem os interesses dos seus amos. Não sejam “bonzinhos” com quem dedica apenas a violência e a arrogância a 190 milhões de brasileiros e às ideias de Justiça e Liberdade. Construamos sim a verdadeira liberdade, que não calará ninguém, mas garantirá que todos falem.

  30. Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil. Esta frase que me parece ser de Monteiro lobato pode muito bem servir como metáfora para a democratização ou nacionalização da mídia no nosso país. A hora é agora. Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Que Deus inspire o congresso, a sociedade, o Ministro da comunicações e nossa Grande Presidente Dilma. Alea jacta est!

  31. Contemporizar com esta mídia nojenta é contratar futuros insultos ainda piores. Quando escolheram o formato que adotaram para publicar o processo da ditadura que vitimou a Dilma, além de insultando a presidente eleita, também estão insultando a mim, a você, a toda a nação.

    Se é assim, o governo tem o dever e a responsabilidade de pôr um fim a estes crimes midiáticos, a dignidade do povo é indisponível. Não dá para esperar mais, não quero mais receber diariamente tapas na cara desfechados pela mídia venal.

    Eis porque me preocupa o papel que terá o Palocci no novo governo, identifico nele o médico especialista em receitar placebos para infecções gravíssimas.

    O controle social da mídia é a medida mais importante e deve ser tomada de imediato, quem não entende isso, não entendeu o que se passou nas eleições e nem percebe o que se passa hoje nas entranhas do país.

    Sem este controle e democratização da mídia, as forças reacionárias monopolizarão todos os debates e procurarão travar os novos avanços que, cada vez mais, dependerão da decidida adesão do nosso povo.

  32. Em termos políticos, realmente não fica bem a frase colocada daquela forma. Mas no fundo essa é uma questão de forma. O conteúdo é exatamente o mesmo.
    E a confrontação deve vir mesmo. Mais por parte do pig, que não aceita nem sequer que se comece a discutir o assunto. Se dependesse do governo, a Globo, a Folha e a até a Veja, participariam da discussão, mas eles se recusam. Aí fica difícil.
    Mas cá para nós, o confronto já não está aí desde do primeiro mandato do Lula? Como poderia ficar pior que isso?

  33. Como? ..será que eu entendi bem? ..o que ele TERIA dito não tem nada a ver com que ele disse? ..de comum mesmo só a palavra discussão?!

    Caracas chaves?!

    Então, tá vendo? ..de onde afinal vc tirou aquela frase? ..foi SUA a invenção? Não ?

    Entende então porque que eu peço ANTES DE TUDO um código de ética? ..sim, pq se gravado, e se o autor da FICÇÃO fosse reconhecido, para mim um cara desses deveria ser BANIDO do jornalismo ..tendo antes sua boca e dedos costurados

    Jornalismo não pode ser confundido com obra de ficção ..informar não é deformar ..defender suas ideias não pode se confundir com um vale tudo

    Olha ..sinceramente ..lembro do golpe que teve na Guatemala aonde os golpistas, se valendo da mídia, simularam (com a ajuda da CIA) uma tomada de governo aonde sequer um tiro foi dado (PBsucess) ..ou uma outra fraude, a INVASÂO dos mundos, capitaneada por um cineasta, o Orson Welles

    Pensei que depois destes dois exemplos o mundo tinha aprendido que não devemos dar trela e espaço para quem só quer manipular as massas

  34. Tem que haver o controle social da mídia, do jeito que esta é como se os concessionários de linhas de ônibus fizessem as linhas e os horários que bem entendessem achando que não precisavam e nem deviam dar nenhuma satisfação para quem quer que fosse interessando somente o seu próprio lucro e interesse. E isso é uma aberração a mídia deve cumprir o seu papel social e deve colaborar na educação do povo brasileiro, do jeito que está eles colaboram com a deseducação e propagação de preconceitos entre outros malefícios que causam a sociedade, principalmente as crianças.

  35. Os dois fatos mais importantes: Primeiro, o Eduardo atendeu de pronto o Ministro, sem “efeitos especiais” ; Segundo, tanto O Ministro Franklin quanto o blogueiro Eduardo , com essa ocorrência, aumentaram a credibilidade que conquistaram.

  36. Sr. Eduardo, parabens!
    O Ministro lê seu blog e o sr. vai á entrevista com o Presidente!
    Reonhecimento é bom e a gente gosta, né?
    Grande Sr. Eduardo, grande!

  37. Eduardo

    Quem são os outros dois que irão na entrevista amanhã?

    Vocês merecem, o que fizeram pela democracia não tem valor; é por isso que o Lula está agradecendo.

    Valeu

    Abraço

Trackbacks

  1. Tweets that mention Ministro Franklin Martins pede retificação | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.