Blogueiros também comem

Sempre me surpreendo quando ouço ou leio alguém dizendo que não gosta da forma como o Brasil vem sendo governado porque acha que estaria perdendo com as atuais regras do jogo. Tal reflexão me decorreu do fato de que viajo à Argentina a trabalho no próximo domingo e esse trabalho sofrerá conseqüências da atual governança do país.

A bem da verdade, poucos são os que não estão ganhando dinheiro na era Lula. E sou o exemplo vivo de que há quem esteja perdendo – ao menos no que diz respeito aos rendimentos do seu trabalho.

Para quem não sabe, vivo de comércio exterior – e não de jornalismo, atividade que se insere no contexto do ativismo político que pratico através do Blog da Cidadania e do Movimento dos Sem Mídia, que só me dão despesas.

Mantenho um escritório de representação de indústrias brasileiras na América Latina e na África. Em tese, portanto, estaria perdendo por conta da preocupante situação cambial que vige hoje no Brasil e que está gerando não menos preocupantes déficits em conta corrente (resultado do fluxo de entrada e saída de divisas).

A conta corrente sintetiza as relações de uma nação com o exterior. Inclui a balança comercial (exportações menos importações), a balança de serviços (como royalties que multinacionais mandam para suas matrizes) e as transferências unilaterais (dinheiro que estrangeiros que vivem aqui remetem para seus países e brasileiros que moram lá fora mandam para cá).

Quando a conta corrente é deficitária, o país precisa financiá-la. O que a vem mantendo no azul são os Investimentos Estrangeiros Diretos (IED). Para 2010, o BC espera um resultado positivo por conta desses investimentos, que cobririam com sobra o saldo negativo do fluxo de entrada e saída de dólares.

Em síntese: exportar ficou difícil e importar ficou fácil. Eu vivo de exportar.

Com o dólar se desvalorizando, quando você vai converter em reais a receita de uma exportação, ganha cada vez menos. Não raro, você fecha uma operação com exterior pensando em ganhar 10 e, se essa operação demorar a se concretizar, corre o risco de receber 9, 8, sabe-se lá quanto a menos.

Para não ser pego por uma diferença para menos que pode comprometer seriamente a rentabilidade de uma exportação, convertendo-a em prejuízo, é preciso colocar alguma “gordura” no preço, de forma preventiva.

Ora, há uma diferença significativa entre o que se quer ganhar e o que é possível ganhar – e boa parte do problema reside na mentalidade do empresário brasileiro, que, devido às barreiras protecionistas do país, acostumou-se a ganhar muito sobre pouco, quando os chineses, por exemplo, ganham na escala de vendas e produção.

Se não é possível a ninguém transformar os próprios desejos comerciais em realidade, pois quem arbitra preços é o mercado, essa necessidade brasileira de vender mais caro ao exterior vem dificultando as exportações, o que vem produzindo esse efeito deletério sobre as contas externas.

Em resumo, estou entre os que têm mais dificuldade para ganhar dinheiro hoje no Brasil. Uma vitória de José Serra na eleição presidencial poderia ter melhorado os meus ganhos financeiros. Não são poucos os que acham que ele interviria no câmbio, se fosse eleito.

No fim da era FHC, quando a farra cambial de seu primeiro mandato fez o real derreter, enquanto todo mundo estava perdendo – pois moeda fraca impõe piora do poder de compra da população – eu estava ganhando. O preço do dólar explodia e qualquer exportaçãozinha gerava belos lucros.

Contudo, ninguém ganha quando um país vai mal. No fim das contas, há prejuízos que extrapolam o financeiro/econômico. Um país mal administrado produz violência e criminalidade ainda maiores, por exemplo, e um péssimo ambiente de negócios.

Se fosse votar com o meu umbigo, teria votado em Serra. O estrato social em que me mantenho a duras penas ganharia com um novo governo do PSDB, que vinha para gerar ganhos a estratos sociais melhor aquinhoados que, apesar de terem ganhado tanto na era Lula, com Serra acham que ganhariam mais, ao exorbitante custo da interrupção da distribuição de renda que se processa hoje no país.

Do próximo domingo até o primeiro sábado subseqüente, viajo pela Argentina em busca de negócios. Não será fácil. Não só pela situação cambial já descrita, mas, também, porque, devido à eleição  – e, depois, à entrevista com o presidente Lula -, posterguei essa viagem bem mais do que deveria, pois o ano está acabando e, nesta época, ninguém quer fazer negócios.

Todavia, ponho fé no meu taco, no meu comprovadamente eficiente trololó castelhano. Jamais voltei de mãos vazias de uma missão comercial a outro país.

O prejuízo que causei conscientemente aos meus ganhos é um dos principais motivos pelos quais a família me desaprova o ativismo político. Contudo, mulher e filhos não entendem completamente, apesar de minhas explicações, que a pior coisa que alguém pode fazer é pensar só no seu interesse direto.

Nesse contexto, a vitória de Serra teria sido ruim também para a minha família, porque resultaria em redução – ou quem sabe eliminação – do processo de distribuição de renda, processo sem o qual situações como a que se vê ocorrer no Rio agora mesmo tendem a se agravar e a se espalhar pelo país.

Durante a próxima semana, portanto, haverá demora um pouco maior na liberação de comentários. Mas este blog não pára. Mesmo com os prováveis jantares de negócios – em viagens desse tipo, a gente trabalha 24 horas por dia –, se necessário irei dormir mais tarde para não faltar com a obrigação que tenho para com meus leitores.

Torçam por mim, pois.

—–
PS: O sorteio do livro de Conceição Lemes será feito por ela e os dois contemplados serão anunciados em post exclusivo aqui neste blog. Em seguida, a Conceição entrará em contato com essas pessoas por e-mail para pedir endereços para envio dos livros. Boa sorte a todos os que se inscreveram.

Tags: , , , , , , , , ,

89 Comentário

  1. Se fosse vc eu trocaria a foto

  2. :]

    Me sinto motivado e encorajado (creio que não caio em redundância) com um texto como esse.

    • O equilíbrio dificil no desempenho dos nossos papéis é que motiva o debate de hoje. Além, obviamente, da explicação sobre o funcionamento do comércio exterior. Sobre a primeira temática é interessante sua didática para explicar que o indivíduo é também um ser social e que pertence a uma coletividade, querendo ou não, sabendo ou não sabendo. Que, sob o capitalismo, o individualismo seja levado a ponto de ser a confirmação da existência, no regime da concorrência, nada revoga o fato de que o bem estar no plano da existência particular depende do social no qual se insere. Esse enígma, se é que assim se pode dizer, dá margem a pensar sobre a quase impossibilidade do desvendamento de uma verdadeira natureza social do mundo. Digo verdadeira porque o ser humano é um ser social e isto é irrevogável.
      Estou escrevendo estas coisas também porque hoje pela manhã ao pensar sobre os problemas ambientes foi levada a esses raciocínios. Veja, se esta sociedade capitalisticamente socializada pela divisão do trabalho pensasse os problemas ambientais sob a premissa desse grau de socialização os problemas reais de desgaste e de destruição seriam postos num outro patamar de reflexão. A socialização capitalista da vida deveria ser premissa do nosso pensamento.

  3. Edu, boa sorte nos negócios. Se o vendedor tiver a metade do sucesso do blogueiro, vc vai ganhar um dinheirão… :)

  4. Edú, se as vendas estiverem difíceis, dê algumas conferências sobre “Mídia golpista, La Nación ou O Globo?”, ou “Tango ou samba: como vai dançar a mídia monopolista sul-americana”, ou ainda “Quando o Brasil tratará seus torturadores como a Argentina trata os seus”.
    Não falando sobre futebol, você tem tudo para agradar. E se cobra rpara dizer o que sabe a metade do que cobra o FHC para falar bobagens, vc voltará com a pasta recheada…
    A sério: sucesso no trabalho, amigo, e que o próximo ano seja menos atribulado. Buen viaje!

  5. Interessante, visitei um por um dos blog chamados de progressistas, que estiveram na entrevista com Lula.
    Nenhum colocou uma linha sequer dos problemas que estão ocorrendo no Rio de Janeiro.

    Posso presumir então:

    1) a notícia não tem importância para o “blogueiros progressistas”
    2) A notícia é mais um factóide para derrubar o governo Lula
    3) Devemos esperar este tipo de informação (ou falta dela) quando tiver a “ley de los medios”.
    4) Todas as acima.

    • Vai ver todos eles estao de saco cheio do crime no Rio de Janeiro, que nao comecou ontem e nao vai terminar hoje.

      Saldo unico: so aparece cadaver pobre e preto. Se houver novidade eu te conto.

      • se todos estão de saco cheio e ninguém faz nada…algo esta errado.

        Vi no twitter… o Bope sabe que o bandido vai se deslocar de A para B.

        E toda força policial se concentra e A.

        Conclusão, os bandido fogem para B sem serem incomodados.

        Quanto aquela história de preto e pobre..deixo este tipo de comentário para vc.

        E certamente vc não precisa me contar nenhuma novidade.

        O PIG esta me mostrando em detalhes o que os “bloqueiros progressistas” não perdem uma linha sequer.

        Ley de los medios nos progressistas!

        • Campineiro, você não conhece as comunidades do Rio de Janeiro.
          Nunca o povo carioca esteve com tantas esperanças e te digo, as UPPs estão dando muito certo.

          • Quem disse que não conheço?

            UPP esta dando certo sim, é visível, desculpa a ironia, mas a ingenuidade de sua afirmação é espantosa.

          • “Quem disse que não conheço?”

            A frase “Ley de los medios nos progressistas!” te define como funcionalmente analfabeto.

        • Para o Campineiro.
          Os traficantes que foram de A para B, estavam enquadrados. Acontece que o PIG sim senhor o PIG através da TV Globo estragou todo esse enquadramento.
          A polícia nunca teve em sua mão bandidos para serem eliminados, com tanta facilidade..
          Seriam liquidados sem oferecer perigo para os residentes, estavam todos em fuga.
          Dois foram baleados e seriam quantos a policia quisesse, mas o tal do globocope estreagou toda a operação.
          Essa famigerada TV ficou a tarde inteira dando cobertura a bandidos, mudou a programação até á hora na novela.
          Chega de blablablá.

          • legal…agora somos a favor da simples eliminação sem testemunhas.

            Que tal fazer o serviço corretamente?? Isto ja lhe passou pela cabeça….pelo jeito não

          • deixe de ser pequeno. Seu trabalhinho sujo desonra a espécie humana.

          • ???

          • Campineiro, que ridiculo!
            A Globo filmou os caras em fuga, sim, da Vila Cruzeiro para o Alemão, mas pq vc acha que não houve tiroteio?

            Ora, se o BOPE e demais policiais se colocassem entre o ponto A e o B estariam no fogo cruzado dos traficantes em fuga e os que ocupamo Alemão! Será que Campineiro não leu entrevistas a respeito?

            Não sei o que dá em certa gente de querer achar que sabe tudo … eu, hein? Vá se informar, garotão!

        • “Quanto aquela história de preto e pobre..deixo este tipo de comentário para vc.”:

          Nao, nao, nao, nao, nao. Nao deixa nao. Eu insisto: qual era a cor da pele dos 35 cadaveres? Quantos deles eram de classe media pra cima?

          O maior golpe militar do mundo eh fazer a populacao que mais precisa deles acreditar que a policia militar ja esteve, algum dia, do lado deles. Eh mentira. Nao eh so mentira brasileira nao, eh mentira a nivel mundial.

    • Campineiro,

      Você não visitou o Viomundo, nem o Conversa Afiada, nem o Maria Frô. São exemplos de blogs progressistas, que inclusive estiveram na organização do evento que deu origem à entrevista com o Lula, e todos estão tratando do tema que você diz não haver uma linha sequer relacionada. Se você fosse progressista Campineiro, não viveria desatualizado.

      • vc não deve ter lido meu comentário.

        Me referí aos “progressistas” que estavam na entrevista com lula.

        Obviamente vi os outros tb.

        Mas aqueles tem patrocínio, problemas contratuais, conf. o Edu, ou fazem um simples relato de testemunhas…mas nenhuma linha sobre responsabilidades.

        Aqui já se deu a entender que os incêndios em favelas em São Paulo eram intencionais. do governo Paulista.

        Como as autoridade do Rio são alinhadas ao Lula e Dilma, então deve ser culpa dos que cheiram Cocaína.

        • Campineiro, claro que os problemas relacionados ao tráfico de drogas é por causa dos que cheiram cocaína!! Você descobriu a pólvora!! É a classe média alta que mantém o tráfico. Os que moram na Barra, Vieira Souto, nos Jardins, em Higienópolis, no Morumbi, é que sustentam tudo isso. Palmas pra você que v. merece… garoto esssperto…..

          • seu canalha! vc está de novo utilizando meu nome para falar asneiras? qual o fetiche?

          • Dica: use foto nos comentário. É uma forma de impedir pirataria.

      • Gerson, acho que o Campineiro tá tão acostumado com o PIG que le quer ver é sangue na tela

        • O pessoal do terceiro turno é assim mesmo. Ontem xingava o Cabral (aliado de Lula), porque as UPPs não prendiam ou matavam ninguém. Hoje xinga o Cabral (aliado de Dilma) porque as polícias encararam a bandidagem e já são quase 50 suspeitos mortos.
          Será assim por quatro anos. A presidenta Dilma vai apanhar pelo que fizer e pelo que não fizer. E vice-versa.

          Sobre a chacina da Castelinho, a venda de delegacias, os pactos com o PCC, em São Paulo, nem um pio…

          • Em Campinas, há alguns poucos anos, ainda nessa década, desapareceram 400 quilos de cocaina de uma delegacia no centro da cidade. Será que o Campineiro poderia escrever algumas linhas sobre esse episódio, e apontar os culpados?

    • Campineiro, você é engraçado demais, cara!kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. O câmbio foi o grande erro do governo Lula. Se nada for feito, teremos problemas sérios mais a frente, seja na forma de desindustrialização (que já acontece) ou de uma crise cambial. Espero que a Dilma esteja atenta a essa questão. Resolvê-la não será fácil, mesmo porque num primeiro momento a desvalorização doe e aí a mídia, irresponsável que é, virá com tudo para desestabilizar o governo.

  7. Boa sorte Eduardo. E parabens pela entrevista com Lula. Voce merece.

  8. Felizmente a Presidente Dilma vai tirar o presidente do Bank Boston do Banco Central. Com isso, a taxa básica de juros cairá, reduzindo a chuva de dólares especulativos sobre nós.

    Isso é particularmente importante nesse momento, pois o Obama vai cometer um derrame de U$ 600 bilhões na praça – que atitude deseducada! – para derrubar ao máximo a moeda estadunidense.

    Eduardo, acho que está na hora de pensar em colocar publicidade paga aqui no Cidadania.com. Não vejo nada de inconveniente nisso. Pelo contrário, fica muito chic um blog que tem publicidade paga. Dá status.

    Cada centavo que as agências de publicidade investirem aqui representa fortalecimento da Blogosfera. Além do mais, é dinheiro que estamos tirando dos Frias, Mesquitas, Civitas e Marinhos (he he).

    • Eu acho que fica feio pra caramba. E não tenho cara de sair pedindo patrocínio. Este blog é uma doação ao país. Não me sentiria bem. Espero que algum dia alguém se lembre dessa doação, mesmo que eu não esteja mais aqui para ver.

      • Espero que conte alguma coisa, mas eu lembrarei. Fazia tempo que eu considerava não ser mais possível alguém doar tal esforço em prol do nosso país. Fé sem ação é ingenuidade ou hipocrisia, sei disso, mas na pior das hipóteses minha fé no Brasil sai fortalecida por causa do seu trabalho. Obrigado.

  9. Duduzão,

    Quando estiver na Argentina, não esqueça de elogiar o Maradonna. Diga que ele é melhor do que o Pelé.
    É uma tática no mundo dos negócios. Boa sorte. Vá e volte com Deus.

  10. A questão do Real supervalorizado não é apenas um problema do governo Lula. É preciso lembrar que os EUA e China estão numa verdadeira guerra cambial. E todos os países sofrem com isso. Numa economia altamente globalizada, não tem como todos os países, sem exeção, não sofrerem consequências do que fazem os dois gigantes
    Agora realmente Edu, não sei como você não manda para “a ponte que partiu” aqueles trolls que insinuam que você faz tudo por interesse financeiro. Você perde duas vezes!

  11. Hola Eduardo, ¿qué tal?
    Coma uma media luna de doce de leite por mim.
    Boa sorte!

  12. Eduardo, gostaria de lhe pedir uma coisa. Traga uma cópia da Ley de Medios na bagagem e me envie. Fico grato. Sucesso nos negócios.
    http://easonfn.wordpress.com

  13. Boa sorte! já estou prevendo em uma semana um post seu dizendo que valeu a pena!… que seus negócios foram muitos exitosos!

  14. Boa sorte meu caro Eduardo, você merece toda a sorte do mundo nessa viagem. Gostaria de ver o seu blog patrocinado pela Caixa E.Federal ou Banco do Brasil só para ver como iria se comportar por exemplo, o PIG ai de São Paulo.

  15. Como dizia Chico Xavier: Uma luz há de vir!!! E sua missão será coroada de sucesso, todo esforço é compensado, é dá lei de ação e reação e da física quântica, o mundo de possibilidades. Assista o documentário Quem Somos Nós. Como diz o Paulo Henrique Amorim: Boa Sooorte!!!!

  16. Curioso, até agora não foi publicado nenhum post aqui ( e nem um comentário) sobre a crise no Rio e a militaresca reação da polícia. Será que é porque o governador Sérgio Cabral é aliado de Lula? Se fosse em São Paulo, choveriam posts e comentários acusando o governador de “fascista”, de estar “matando os pobres”, ser uma violenta reação da “elite branca”, “é apenas uma revolta dos oprimidos” e outras bobagens afins. Por que será hein?

  17. Sr. Eduguim, excelente viagem na ida, durante e na volta!
    Excelentes negócios!

  18. Sr. Eduguim. Ótima viagem na ida, na estadia e na volta!
    E excelentes negócios!

  19. que o seu exemplo de cidadania se expanda Brasil a dentro.

  20. Eduardo, boa viagem e sucesso nas vendas, seu ” caixeiro-viajante-comuno-lulo-petista-dilmista” como diz o impagável Professor Hariovaldo Prado, que classifica voce como um agente vermelho disfarçado em vendedor de auto-peças e inimigo implacável dos homens bons e brancos de longos bicos do país !!!, hehehe.

    Que voce venda e fature muito, voce e sua família merecem e compre um Perú daqueles bem grandes para a Ceia de Natal !

    Vai com Deus e volte com Ele.

  21. Boa sorte. traga bastante dolares. a sua familia vai ficar muito contente com o seu sucesso, também lá fora.

  22. Posso imaginar o que sente quando o Esgoto da Veja diz que o Lula é seu patrão. Não deixa de ser irônica a situação.

    Boa viagem e bons negócios! Te aguardamos aqui.

    • Nunca recebi um centavo do Estado. Nunca procurei político nenhum – e alguns me procuraram. Nunca pedi nada a ninguém. Eles sabem disso. Já andaram me investigando. Sabem, inclusive, da minha luta por conta dos gastos com a doença da minha filha. É que são calhordas mesmo.

  23. Edu, boa sorte pela paradas Argentinas. Vá e volte com Deus e com a pasta recheada de bons contratos!!!
    Me diga como faço para participar do sorteio do livro da Conceição Lemes, por favor??

    • Não sei se dá tempo, Wilma. A Conceição já está apurando as inscrições. Vou ver se peço pra ela incluir mais duas pessoas que chegaram agora. Mas você tem que incluir seu comentário no post sobre o livro dela.

  24. Parabéns pelo seu brilhante trabalho, por sua luta pela liberdade de expressão e contra os abusos da mídia golpista. Boa viagem, divirta-se, e aproveite um pouco e faça bons negócios. até a volta.

  25. Boa viagem, Eduardo e excelentes negócios com los hermanos e, concordo com você, não elogie o Maradona ok? Que Deus lhe acompanhe.

  26. Caro Eduardo, não se preocupe conosco aqui do blog. Faça sesta semana, uma semana especialmente dedicada ao seu trabalho. Vc já atrasou em parte seus negócios. Certamente saberemos compreender sua falta aqui. Dedique-se ao seu verdadeiro ganha pão. A gente te espera aqui.
    Boa viagem e realize excelentes negócios. A gente deseja muito o seu sucesso. Vc é um gde companheiro! (Assisti a entrevista com o Lula e ele o chamou assim,ao responder à sua pergunta, vc percebeu?). Abraços.

  27. Duduzão,

    Você arrasou no encontro com o Lula. Fiquei arrepiado.
    Comentei lá no viomundo no mesmo dia.
    E o Lulão abraçou a questão que você levou.
    Eu desejei ver a reação da moça autora da reportagem que levou as pessoas a correrem para os pronto socorros para tomar as overdoses de vacinas.
    Você é muito determinado cara.

    • não tem jeito, sem determinação, Gerson

    • “Eu desejei ver a reação da moça autora da reportagem que levou as pessoas a correrem para os pronto socorros para tomar as overdoses de vacinas.”:

      Sociopata nao tem sentimentos. Eliane Catanhede eh sociopata.

  28. Olá Eduardo, faço votos que você faça excelentes negócios com “los hermanos” , povo que admiro, em oposição à imprensa de meu país que muito criticam nossos irmãos latino-americanos. Inclusive acho muito estranho não nos unirmos culturalmente, trocando espetáculos musicais, teatrais, cinematográficos. Todos ganharíamos com isto.
    Abraços,

  29. Eduardo,
    Boa viagem, volte com grandes contratos e se possível aproveite para dar umas voltas(até Mendoza quem sabe tomar bons vinhos)e para comer bem.Você e sua família merecem.

  30. Eduardo, você deve conhecer o video abaixo. É bem o espírito da coisa.

    Boa sorte nos negócios, mas, fique tranquilo, ninguém vai encanar se você pôr publicidade, mal não há e a maioria não considera feio. Porque não faz uma enquete a respeito?

    E, conforme li em um comentário por aqui mesmo, já existe uma tecnologia pela qual a página pode listar ou marcar os anunciantes que não deseja que apareçam. Deve-se receber menos assim, mas vai continuar com jeitão de blog sujo (sem aspas, porque o nome pegou.)

    http://www.youtube.com/watch?v=f0UaBvwPQrE

  31. Edu – a questão da sobrevalorizacao do real tem a ver com a enxurrada de dolares que os EUA estao jogando na praça e a desvalorizacao da moeda chinesa, mantida dessa forma para garantir exportacoes à nação chinesa.

    Lembre que nossos commodities estão estourando a boca do balão – por terem preços valorizados acima da realidade, pela procura – e isso deverá amenizar o deficit em conta corrente.

    Certamente alguns setores, provavelmente o seu, deve estar sofrendo com a moeda forte como está. Mas lembre: mexer no cambio de forma artificial, como fez o nefasto FHC, corrige momentaneamente, depois explode. E fica pior.

    Porisso, tenha calma nos negocios; nossos hermanos tb estão com dificuldades de moeda mas precisam comprar! Todos precisam comprar!

    Boa sorte nas vendas e não esquece de ir ao Tortoni tomar aquele expresso!

  32. Eduardo, boa viagem e boa sorte nos negócios. Quando estiver por lá, comente como andam as coisas após a morte do Kirchner e se a Cristina está conseguindo conduzir o país sem a intervenção “del pingüino” (é como alguns argentinos chamavam o Kirchner).

  33. Boa viagem caro e que no regresso traga o esperado resultado.: “burra recheada.

  34. Edu, boa sorte … você merece.

  35. Vai lá Eduardo, estou torcendo sempre pelo teu sucesso.

    E que belo exemplo que deu agora… não pensar só em si.

    Quem dera que toda população pensasse assim..

  36. Querido Eduardo,
    o que dizer pra um a cara tão especial como você????
    Não vou dizer, vou fazer …
    Se me permite… vou mentalizar muita LUZ pra você e desejar vitória nos teus propósitos.
    Aproveito pra te parabenizar e te agradecer pela entrevista com o Lula.
    Com carinho e gratidão,
    Li.

  37. Mudando um pouquinho de assunto, fiquei muito feliz em ver por aqui nos seus blogs indicados o do Tulio Vianna e, é clao…o do Cloaca.

  38. ????????????????????a resposta foi para mim?

  39. Boa sorte Edu.

    Manera no cigarro e no café.

    Sucesso.

  40. Caro Edu…é que ontém, o seu comentário “deixe de ser pequeno. Seu trabalhinho sujo desonra a espécie humana.”; não sei porque cargas d’agua aparecia logo abaixo da observação que eu fiz sobre a minha felicidade e satisfação por vc ter incluído alguns novos blogueiros progressistas nos seus links de blogs, e entre êles, o nosso querido Cloaca.
    Mas ao que tudo indica, foi apenas um mal entendido, da minha parte, é claro.

  41. É claro que Serra não interferiria no câmbio, já que essa sandice de “câmbio flutuante” que ainda nos assola(o câmbio é livre do controle do país, mas é controlado pelo Capital Financeiro internacional)foi uma das heranças malditas de FHC. E não vale argumentar que o país quebrou em 99 por causa do câmbio fixo. Isso é apenas uma parte da verdade. O Câmbio fixo de FHC quebrou o país não por causa do modelo de câmbio fixo em si, mas por sua aplicação inadequada. O câmbio não deve ser fixado “por si só”, digamos assim, deve ser parte de uma política macroeconômica maior, no qual a administração do seu controle esteja articulada com um projeto de desenvolvimento nacional para, por exemplo, eliminar o nosso déficit no Balanço de Pagamentos, o qual sempre temos que sustentar com dinheiro estrangeiro, e suas consequências nefastas(seja a inflação alta do passado; sejam os juros elevados e câmbio flutuante atualmente)o que leva os gringos a sempre sangrarem nossas riquezas. Os tais “investimentos estrangeiros diretos”, a maior parte especulativo, recebem de volta o dinheiro que nos “emprestaram”, a juros exorbitantes, e esse dinheiro é pago pelo setor público(por isso nossa altíssima dívida interna)que o faz com os recursos dos brasileiros, que deveriam ser empregados no desenvolviemnto do Brasil. Para evitar essa farra é que o câmbio deve ser controlado, dentro de um política maior de dsenvolvimento, isto é, como um instrumento para guiar-se um projeto macroeconômico de desenvolvimento independente. Para espanto dos ortodoxos de plantão, não há nenhuma novidade no que digo : a China faz isso atualmente, o Japão também, e todos os países que tiveram projetos autônomos de desenvolvimento já o fizeram em algum momento para a consolidação desses projetos. No mais, parabéns por sua conciência social.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Blogueiros também comem | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.