Irregularidade nas pesquisas só houve entre março e abril
Os meios de comunicação aliados a José Serra já começam uma nova ofensiva em favor de seu candidato. Essa ofensiva inclui manipulação de interpretação das pesquisas, retomada de denúncias contra Dilma e o PT e reprodução de campanhas anônimas de difamação destes, de forma a levá-las ao conhecimento do público sem, entretanto, dar-lhes apoio formal.
Este texto, porém, abordará apenas as interpretações enviesadas das pesquisas
Na edição de hoje da Folha de São Paulo, o diretor do instituto, Mauro Paulino, dá uma interpretação superficial das últimas pesquisas para afirmar, sem medo de ser feliz, que o Datafolha seria o instituto que mais teria acertado o resultado final da eleição.
Este é um assunto complexo que requer a maior simplificação possível, pois essa complexidade dos fatos permite afirmações que não guardam relação com a realidade contando com a dificuldade do público de compreender processo tão intrincado.
Na reta final do primeiro turno, todos os institutos de pesquisa mostraram a mesma tendência, de queda de Dilma e de subida de Marina. Quanto a Serra, só Datafolha, Ibope e Vox Populi detectaram sua subida na reta final da campanha. O Sensus não registrou esse movimento, que nas outras pesquisas ficou dentro da margem de erro.
Entre 5 de abril e 2 de outubro, Datafolha e Ibope fizeram 14 pesquisas cada, Sensus fez 6 e Vox Populi 8.
A tendência da eleição, sobretudo depois do início do horário eleitoral, em agosto, foi prevista, portanto, por todos os institutos. Todos eles captaram bem a arrancada de Marina na reta final e a queda de Dilma. E todos registraram o mesmo sobre Serra, subida tímida ou estagnação, consideradas as margens de erro.
Para simplificar, reitero afirmação que fiz anteriormente de que o que interessa em estatística são as tendências que os números mostram, e que essas tendências só apresentaram perturbações em um único momento desde o começo de abril até o último domingo. Esse momento foi entre março e abril, conforme se pode ver no gráfico acima.
Nos gráficos do Datafolha e do Ibope, um círculo revela o momento em que, ao passo que estes institutos mostravam subida de Serra e estagnação de Dilma, Sensus e Vox Populi antecipavam a tendência de subida de Dilma e de estagnação ou queda dos adversários. Isso durou até meados de setembro, quando Marina teve maior aceleração das intenções de voto e Serra permanecia estagnado até a reta final, quando teve discreta subida em 3 dos 4 institutos.
Como se pode notar, porém, a partir de fins de abril, com a representação do Movimento dos Sem Mídia à Justiça Eleitoral, Datafolha e Ibope passaram a acompanhar a tendência de Sensus e Vox Populi. Dali em diante, todos os institutos passaram a mostrar o que de fato aconteceria em 3 de outubro.
Neste momento, essa discussão está sendo escamoteada na grande imprensa. Até hoje os grandes meios de comunicação não noticiaram o inquérito da Polícia Federal sobre os institutos de pesquisa. Mesmo que a mídia não tenha considerado a fato em suas análises, isso não quer dizer que não exista.
Estão errando todos. Haverá conseqüências da investigação que a Polícia Federal está fazendo por conta da iniciativa do Movimento dos Sem Mídia. Não se pode afirmar quem será responsabilizado pelo que aconteceu entre março e abril, quando dois pares de institutos divergiram entre si, mas posso garantir que dois dos quatro institutos serão responsabilizados.
É possível afirmar que é inexplicável e suspeitíssima a divergência entre Datafolha e Ibope, de um lado, e Sensus e Vox Populi do outro entre março e abril. Em minha opinião, Datafolha e Ibope tentaram “segurar” a tendência de ultrapassagem de Serra por Dilma naquele momento.
Devido ao segredo em que tramita a investigação das pesquisas pela PF, não será possível dar mais informações sobre o assunto. Todavia, os que estão ignorando essa investigação apesar de saberem dela terão, no mínimo, que mentir para o público quando não puder mais ser escondida. E esse momento chegará…
Essa investigação deve produzir conclusões no primeiro semestre do ano que vem. E os indícios de que ela apontará que entre março e abril deste ano ao menos dois institutos de pesquisa tentaram enganar a sociedade, já me chegam às mãos.
O caso transcende a campanha eleitoral. É preciso desmascarar o uso de pesquisas de intenção de voto para impedir que se materializasse mais cedo uma tendência de expressivo fortalecimento da candidatura Dilma Rousseff ao longo deste ano. Esse fato só não virá a público se Serra se eleger e mandar a PF interromper a investigação.
Como fiz em outras oportunidades em que previ fatos que mais tarde todos teriam que reconhecer, peço a vocês que não se esqueçam deste texto. Em alguns meses, este assunto dominará o debate político no Brasil e produzirá conseqüências ainda imprevisíveis, mas que garanto que virão de forma inexorável.




Nós, os eleitores de Brizola Neto, aqui no Rio de Janeiro, estamos inconformados com a sua não reeleição, apesar dos 55.000 votos que teve. O nosso sistema eleitoral e a parcialidade da Justiça – que está computando e validando os votos de um político CONDENADO pela Justiça, como Garotinho e invalidando os votos de Arnaldo Viana do PDT,que teve uma acusação pífia e mentirosa feita pelo grupo do Garotinho em Campos, ainda a ser julgada, portanto sem condenação – são os responsáveis por essa terrível injustiça. Se os 51.000 votos de Arnaldo Viana fossem validado , Brizola Neto entraria. Um verdadeiro tapetão da direita! http://www.podrespoderes.com/2010/10/sai-brizola-…
O Estado do Rio de Janeiro perdeu a chance de reeleger o seu melhor Deputado Federal por incongruências da Lei Eletoral. Deputados com a metade dos votos dele e competência nenhuma foram guindados ao cargo pelas sobras de um Garotinho, que pasmem, está CONDENADO por grave crime. É o poder da grana e do tapetão.
Mas Brizola Neto prosseguirá sendo o Comandante da verdadeira esquerda fluminense! E a sua liderança só vai crescer. O seu blog Tijolaço.com alcançou ontem 40.000 visitas. E de lá continuaremos a apoiar suas lutas pelo povo brasileiro. Viva Brizola Neto!
Viva!
realmente…essas "incongruências" reclamadas por vc foi que fizeram o tal delegado Protógenes ser eleito, na cola, veja só, do Tiririca…há quem ganhe e quem perca com isso.
Vamos esclarecer uma coisa: não criei este blog para servir de picadeiro para todo palhaço que decidir vir aqui fazer gracinhas. Você quer travar um debate político respeitoso, será aceito. Se vier aqui com esses propósitos de afrontar, será bloqueado. Se começar a aumentar insultos por não estar sendo públicado, bloqueio seu IP e a mensagem nem chega mais a mim.
Poderíamos lembrar ao Abel que houve deputados do PV paulista (uns quatro ou cinco) eleitos com bem menos votos que Protógenes. Quem tem mais representatividade?
Creio que (caso eleita) a Dilma conduzirá o Brizola Neto num,a posição estratégica do governo .
O Deputado enviou email aos participantes dizendo que vai continuar com o site.Boa notícia.
Recebi tambem.
É um gentleman.
Prezado Eduardo,
Qual o motivo do TSE não ter totalizado os votos do candidato Paulo Bufalo ao governo do estado de São paulo até o presente momento.
Abraços,
Wellington
E por falar em pesquisas, como foi possível o resultado em São Paulo ter como resultado apara SENADOR uma pirâmide invertida do que sugeriam e apontavam todas as pesquisas?
Penso que é possível ter acontecido fraude!
A Justiça Eleitoral de SP, ao menos parte dela, está dominada.
O Aloysio Nunes não poderia ter protagonizado essa “virada”!
O grande erro do Brizola Neto foi ter dirigido a campanha apenas para os eleitores petistas. A propaganda eleitoral teria que ser diversificada e não contar apenas com o apoio da Dilma. Ele errou feio.
Brizola Neto não merecia perder essa eleição.
Creio que grande parte dessa perda foi motivado pela sua dedicação ao blog. Esqueceu da rua, dos municipios. Aqui em Nova Iguaçu, só vi um "cavalete" com sua imagem. Nova Iguaçu é o 2º contingente eleitoral do estado. Ele deve ter confiado demais, e vc tem razão, nos petista mais próximos.
Perdi meu voto e da familia (oito num todo).
Salvador, tenha certeza que você e sua familia não perderam seu voto, foi um voto honesto e de alto gabarito. Ele é 1º suplente e logo vai assumir.
Nossa!!! Estou desolado.
Eu tinha certesa que em 28 de setembro a folha também tinha manipulado as pesquisas.
Mas essa não vitória de Dilma no primeiro turno nos derrubou um monte de certesas.
Não foi leviandade, foi uma certesa, dentre outras, que não se confirmou:
" RT: Estou viajando. Só poderei postar à noite. Denunciem que Datafolha manipulou pesquisa para levar eleição ao 2o turno –> #datafolhamente 5:42 AM Sep 28th via web "
Porque não se unirem os sítios de apoio à Dilma e criar uma central de contra-informação para disseminar respostas na Rede a todos os ataques à Dilma como o Obama está fazendo (desde as eleições e até hoje) contra a direitona de lá?
Veja aqui: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-site-a…
SARGENTO MADUREIRA, DO CASSETETE & PLANETA:
"LULA É UM VAGABUNDO, UM PICARETA …ELE NÃO VALE NADA"
http://www.youtube.com/watch?v=E9ndIwlX2PI&fe…
Adivinha onde: no programa Manhattan Connection (GNT), com as figuras ilustres Lucas Mendes, Caio Blinder e Pedro Andrade, além do (urgh) Diogo Mainardi (exilado em Veneza)
Deu nojo, azia… Não consegui ver tudo.
Esses elementos devem ser herdeiros dos ditadores.
Argggg.
Pois é, eles são rápidos, não. Percebi que já estão nas páginas online a retomada da campanha contra o PT. Mas cadê o PT para reagir a boataria?
Estou iniciando um levantamento sobre a seguinte tese: a eleição conjunta para tantos cargos prejudicou Dilma, mais votada entre os eleitores de menor instrução. Isso porque muitas pessoas ainda sentem grande difuculdade no processo de olhar o cargo da vez, cosultar o santinho, digitar número, conferir foto e apertar confirma. Meu pai mesmo, com seus 81 anos e apenas o antigo primário de instrução, já ia deixando de votar para presidente. Só não o fez porque eu, não tendo ouvido o som característico do término da votação, o alertei de que faltava algo.
Já notei que em alguns estados a "nulificação" foi significativamente maior para Presidente relativamente a deputados, o que parece-me uma incongruência, até porque os votos dos ficha-sujas foram incluídos entre os nulos, além de ser mais comum pessoas declararem que votariam nulo para deputado. Só na Bahia, houve uma diferença de cerca de 260 mil votos.
Um dos “santinhos” que está difamando a candidata Dilma é o Pastor (sic) Silas Malafaia, o mesmo desse vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=EXPsXBFNlHk
Ajudem a divulgar esse vídeo.
De novo vou discordar de você, por achar que está sendo ameno! Não foi somente em março e abril que houve escandalosa manipulação de pesquisas(realizada por IBOPE e Datafolha! Posso afirmar isso por basear-me em critérios científicos : foi de conhecimento público na época, divulgado em vários portais da web, que esses dois institutos realizaram gritantes alterações nos parâmetros de suas pesquisas; alterações da amostra colhida, de modo a favorecer a participação de estados onde Serra era melhor votado ou de classes sociais mais receptíveis ao tucano); pois bem, não foi apenas nesse período que essas sabotagens aconteceram : elas repetiram-se outras vezes ao longo do ano e, se analisarmos as pesquisas finais da campanha, nas quais todos os institutos captavam uma mesma realidade(errada, mas era a que eles enxergavam)veremos que também nessa etapa os dois institutos referidos, IBOPE e Datafolha, manipularam esse universo, deformando-o dentro da margem de erro, de modo a apresentar SEMPRE o resultado favorável mais extremo para Serra( E PRINCIPALMENTE PARA MARINA)e o menor possível para Dilma. Continua…
E o guia eleitoral da globo já começou hoje. William e Fátima já estão se deliciando com a volta da quebra de sigilo da Receita e dos filhos de Erenice. Aguardem pra ver por quantos dias seguidos vão falar nesses assuntos e quantos minutos diários "essas denúncias" tomarão conta das poltronas dos telespectadores de todo o Brasil. Mas faço aqui umas perguntas. Quem manda no Brasil? Será que essa "imprensa" não tem como ser freada sem que cause logo aqueles "biquinhos" de artistas e intelectuais? O Supremo Tribunal Federal não acata denúncias que venham do lado do Governo LULA? Eles cruzam os braços e acham normal uma emissora de TV divulgar tudo o que lhe é conveniente? Sinceramente, não tenho um pingo de medo de que a safadeza vença, mas sinto-me incomodado em não ver, em momento algum, alguém que possa ter acesso a essa emissora e mostrar que direitos e deveres são iguais para todos e que chega de tanta hipocrisia, ao tomar partido de um lado e ignorar tudo de bom do outro. Não se fala em nada de ruim dos governos de São Paulo nos últimos 16 anos e o Brasil todo sabe que a Educação, a Segurança e a Saúde, além do trânsito e dos alagamentos. Que poder e que país é esse? Desculpe ter fugido do tema das pesquisas, outra vergonha nacional, que falo depois. Abraço!!!
Continuação : É claro que, após a Representação do MSM(acatada pela PGE), os dois institutos sabotadores, IBOPE e Datafolha, tentaram "disfarçar", adaptando seus números aos de Sensus e Vox Populi(os mesmos que antes atacavam ferozmente), realizando para tal verdadeiras acrobacias estatísticas : FICOU FAMOSA A QUE FEZ O DATAFOLHA LEVAR DILMA ROUSSEFF A, SEM SEQUER HAVER CAMPANHA ELEITORAL, CRESCER 12 PONTOS PERCENTUAIS EM UM MÊS, ALGO EM TORNO DE 15 MILHÕES DE VOTOS : UM FENÔMENO POLÍTICO! Contudo, assim que a poeira baixou(e a necssidade de evitar que a candidatura Serra morresse na praia apertou), IBOPE e Datafolha voltaram a fraudar, fato que foi amplamente denunciado neste blog em várias ocasiões. Continua…
Continuação : Esclarecimentos como esse são fundamentais( PRINCIPALMENTE OS QUE APONTAM QUE, MESMO NAS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO E EM CIMA DE UMA BASE DE DADOS ERRADA, IBOPE E DATAFOLHA CONTINUARAM A ADULTERAR PESQUISAS, MANIPULANDO A MARGEM DE ERRO, COMO JÁ DEMONSTRADO), UMA VEZ QUE, NESTE 2º TURNO, JÁ DISSE E REPITO, IBOPE E DATAFOLHA VÃO PRATICAR ADULTERAÇÕES ESCANDALOSAS, QUE FARÃO CORAR O MAIS CÍNICO DOS VIGARISTAS(ALIÁS, COMO VOCÊ INDICOU, JÁ DEVEM TER COMEÇADO)E NÃO CONTRIBUI EM NADA NA NOSSA TAREFA; DE TODOS NÓS, MAS TAMBÉM SUA E DESTE ESPAÇO; COMEÇAR-SE A ABSOLVER ESSA CORJA PREVIAMENTE!
fator ciro, bom , luta tem lado, ciro soube superar nossas vaidades e mesquinez , e crescemos muito com essa atitude, real mente a Dilma vem mais forte ,
Será que o MSM naõ encararia mais uma, parte da Igreja Católica cometeu crime eleitoral no domingo
e é bem provél que também, semeou e-mails com calunia contra a Dilma nesse ultimos dias, então
será que não da para nós entrarmos com um processo contra a Igreja, AGORA tem que ser depois que acabar o segundo turno, eu sei que o Eduardo é foda, então esperamos ao segundo turno passar depois entraremos no MP federal contra parte da Igreja para foder com eles.
um abraço Edu.
INÉDITO!!! Mino carta estava errado!!! Há vida em Marte!!!
Alienígena vindo do espaço sideral diretamente de marte dá entrevista para a Globo!!!
http://www.youtube.com/watch?v=E9ndIwlX2PI
A Dilma só vai ganhar se fizer um pronunciamento em Público na Rede Globo Horário Nobre de que PROMETE NAO LEGALIZAR O ABORTO EM SUA GESTÃO…. anotem isso que to falando, essa questão pode derrubar tudo
Síndrome teocrática terceiro-mundista:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2…
O fato é o mesmo. As reportagens diferentes. Clique e compare.
http://www.viomundo.com.br/politica/duas-visoes-d…
Edu, é preciso desencadear uma grande campanha contra aquele pasquim fascista da Barão de Limeira, mas tem que ser muito forte. Sei que não é uma coisa bonita de sugerir, mas todo aquele que puder enviar e-mails de protesto para aquele lixo, deve faze-lo; todo aquele que tiver meios e criatividade, como aquele cara que fez o Falha de São Paulo deve fazer algo. Entupamos as caixas postais de todos os empregados daquela bosta cobrando deles uma posição por que não numa hora destas não pra ficar neutro e se esconder atrás da necessidade de trabalhar e receber salário para se omitir. O salário está comprando a dignidade dos empregados daqueles fascistas?
Eu não entendo nada deste negócio de twitter, orkuts e o diabo mais que existir, mas acho que deveriam lançar uma mensagem com o maior alcance possível alertando que o dono da folha e a globo querem eleger jose serra assim como a globo quis eleger o collor em 89. A folha trabalha pró-serra, a globo também.
Grande, Edu! Estou esfregando as mãos, esperando a chegada desse dia que voce anuncia.
Enquanto isso, continuemos firmes na luta para eleger Dilma e desconstruir o PiG!
Bom dia, camarada!
Que fique claro que caso TODOS os institutos de pesquisas, na última pesquisa antes das eleições, tivessem dado resultados desfavoráveis à Dilma, em comparação ao resultado das urnas, estariam TODOS sob suspeita.
Como os resultados foram favoráveis à Dilma, foi só erro mesmo.
Busquei no site do rovai:
Apresento-vos a responsável pelo email do cartaz anti-PT
05 de outubro de 2010 às 21:16 13 Comentários
Alguns leitores entraram em contato com o email que assina o cartaz difamatório contra o PT e Dilma Roussef do qual tratei no post anterior.
Suas mensagens foram respondidas pela fundadora da Associação Mulheres pela Vida.
Veja aqui os dados que comprovam sua relação com o email.
ABORTO! FAÇA ALGUMA COISA PELA VIDA.
Atenciosamente,
Doris Hipólito Pires
Rua Capitão Antunes de Vasconcelos, 135 – Paiol
Nilópolis – Rio de Janeiro – CEP. 26545 430
Tels. (21) 2692 0179 – 9948 0197 – 82212289
dorisprovida@ig.com.br
Muito bem Eduardo Guimarães, quem quizer falar besteira, que vá procurar os blogs da Folha do Estadão etc.
eu votaria no brizola neto, pois eu gostava da idei do brizola, e gostava da postura dele., pena que estou em sao paulo.
luiz
luiz
COMO SE COMPORTOU JOSÉ SERRA NA CONSTITUINTE
a) votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) votou contra garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego;
c) votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias;
d) votou contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo;
e) negou seu voto pelo direito de greve;
f) negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário;
g) negou seu voto pelo aviso prévio proporcional;
h) negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical;
i) negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio;
j) negou seu voto pela garantia do salário mínimo real;
Fonte: DIAP — “Quem foi quem na Constituinte”;pag. 621.
•2 dias atrás
•- 2 dias restante(s) para responder.
FHC defende descriminalizar maconha para uso pessoal
FELIPE WERNECK – Agencia Estado
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu hoje a descriminalização da posse de maconha para uso pessoal na abertura da 3ª Reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia. A proposta está na declaração da comissão, que será levada à Organização das Nações Unidas.
"Nosso objetivo é abrir o debate para acabar com o tabu. Essa história de guerra contra as drogas não resolve. É preciso ter outras ações que levem à redução da demanda", disse FHC. O tema será discutido pela comissão com governantes do continente. "A posição do governo brasileiro, que eu saiba, não é contrária", disse o ex-presidente.
SERRA NA CONSTITUINTE: Nota 3,75
•
A publicação, com quase 700 páginas, de setembro de 1988, também
registra uma grande ausência do então constituinte Serra,
eleito com 160 mil votos, nas votações de matérias de interesse sindical
e/ou popular.
a) votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) votou contra garantias ao trabalhador de estabilidade no emprego;
c) votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias;
d) votou contra o monopólio nacional da distribuição do petróleo;
e) negou seu voto pelo direito de greve;
f) negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário;
g) negou seu voto pelo aviso prévio proporcional;
h) negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical;
i) negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio;
j) negou seu voto pela garantia do salário mínimo real;
Fonte: DIAP — “Quem foi quem na Constituinte”;pag. 621.
SERRA NA CONSTITUINTE: Nota 3,75
Serra causou polêmica ao legalizar o aborto em 1998
Por Redacao Blog Lado B | Há muito tempo nos estamos denunciando a demagocia e mentiras do candidato José Serra (PSDB). Inclusive hoje o Zé Augusto publicou aqui neste post documentos que provam que Serra é mentiroso quando trata do tema aborto. Finalmente o jornal de panfleto tucano a Folha, resolveu publicar o que nós estamso mostrando aqui ha muito tempo.
Neste link para assinante, está a notícia “Serra causou polêmica ao normatizar aborto”
Em 1998, quando era ministro da Saúde, José Serra foi acusado de atender a grupos pró-aborto por normatizar a realização do aborto nos casos previstos em lei (risco de vida para a grávida ou gravidez após estupro).Mesmo permitido desde 1940, poucos serviços públicos faziam o aborto. A normatização deu respaldo político e técnico para que mais hospitais o realizassem.O então deputado federal Severino Cavalcanti (PP-PE) apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar a normatização. Para ele, Serra via “o ato de ceifar uma vida inocente” como “o esvaziamento da cavidade uterina”.