Chegou a hora da verdade para as pesquisas

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

A imprensa ligada ao PSDB se aproveitou do fato de que Datafolha e Ibope – ligados a ela e que detectaram com atraso a ascensão de Dilma no início da campanha oficial – foram a campo mais perto do primeiro turno e tratou de vender a historinha de que “acertaram mais”, apesar de que todos os quatro grandes institutos – incluindo Sensus e Vox Populi – mostravam a tendência do que ocorreria de fato.

Na semana que antecedeu 3 de outubro, os quatro institutos mostravam que Marina Silva vinha subindo acima da margem de erro e que Serra até crescia um pouco, mas dentro da margem de erro. E que Dilma vinha sofrendo sangramento de votos fora da margem de erro.

Os boatos religiosos encomendados pelo PSDB a líderes católicos e evangélicos e o apoio à boataria pela imprensa ligada ao partido – que inclui o maior grupo de mídia do país e sua mega tevê, os três maiores jornais e a maior revista semanal – fizeram grupos religiosos radicais que se opõem uns aos outros trabalharem para postergar a decisão final do eleitorado.

Agora, porém, chegou a hora da verdade. Ao contrário do primeiro turno, quando houve maior volatilidade entre as candidaturas com um movimento radical de ascensão de Dilma no começo da campanha e com a disparada de Marina Silva na reta final, ficará mais fácil comparar o trabalho dos institutos, pois o que marcou o segundo turno foi a estabilidade das candidaturas, com leve vantagem para Dilma.

A profusão de pesquisas na reta final do segundo turno dará elementos para detectar claramente que instituto conseguiu se aproximar mais do que ocorrerá realmente.  Ibope, Datafolha, Sensus e Vox Populi fizeram as suas pesquisas entre sexta-feira e sábado.

A grande pergunta, cuja resposta mostrará que instituto foi mais preciso – pois o viés político de certos institutos foi sepultado depois da representação do Movimento dos Sem Mídia à Procuradoria Geral Eleitoral, que determinou abertura de inquérito na Polícia Federal –, é sobre a vantagem que Dilma Rousseff deverá ter sobre José Serra.

Vejam o que diz cada um desses institutos sobre a vantagem de Dilma em relação a Serra.

Datafolha

10,87 pontos percentuais

Ibope

13,04 pontos percentuais

Sensus

14,45 pontos percentuais

Vox Populi

13,33 pontos percentuais

Note-se que entre o número do Sensus e o do Datafolha há uma diferença de 3,58 pontos, equivalente a quase cinco milhões de votos. O Datafolha, portanto, mais uma vez diverge dos outros institutos – no primeiro turno, quando Ibope, Sensus e Vox Populi já registravam empate entre Dilma e Serra, o instituto do Grupo Folha dava vantagem de até 12 pontos percentuais para o tucano.

Neste domingo, o Datafolha tem oportunidade de compensar “erros” do primeiro turno ou de aprofundar a percepção de que foi parte da campanha de Serra. Por outro lado, Sensus e Vox Populi – e, sobretudo, este – terão oportunidade de esfregar um maior acerto na cara da grande imprensa, que lhes fez as mais graves acusações.

Chegou a hora da verdade para os institutos de pesquisa, finalmente. Talvez saber qual deles acertou mais – ou errou menos – seja questão mais importante do que o resultado da disputa entre Dilma e Serra, que parece – eu disse parece – que não trará surpresas. A menos que os quatro institutos, desta vez, tenham cometido, em bloco, o maior e mais incrível erro estatístico da história deste país.

Tags: , , , , , , , , ,

56 Comentário

  1. Neste instante estou vendo pela tv o presidente Lula votando na cidade de São Bernardo do Campo.Quer dia mais abençoado? É uma benção esse homem de Deus.

  2. As pesquisas estão corretas, Eduardo, mas seria bom ter cuidado com ar urnas, vão tentar fraudá-las.

  3. É preciso repensar a interferência dos institutos de pesquisas nas eleições,em qualquer âmbito. Em Minas Gerais tiveram fator decisivo nas eleições, com a intervenção e o apoiamento de Aécio Neves. O que se concluiu é que esta é uma das mais sórdidas campanhas que o Brasil já presenciou. O Congresso Nacional tem esse dever; o de restaurar a decência e a honestidade nos pleitos eleitorais brasileiros. Se é que ele os tenha.

  4. Caro Eduardo e amigos do Cidadania; com muita alegria, acabei de votar 13 para o bem do Brasil. É quase certeza que a partir das 17:00 hs. nós, partidários do que é melhor e mais justo, poderemos começar a comemorar a vitória de quem é, verdadeiramente, do bem. Então, passada a comemoração, será hora de voltarmos a campo para lutarmos pela democratização da mídia. Essa é uma briga importantíssima, da qual não podemos nos esquivar. Mas por enquanto, vamos pensando na champanha que logo mais estaremos abrindo…

  5. Edu, como disse a Luana, só com fraude. Resta a nós apoiarmos a primeira presidenta que haverá na história desse país. Contamos com o apoio deste blog para reflexões verdadeiras e coerentes com o objetivo de engrandecer cada vez mais a Democracia e nosso amado Brasil.
    Abraços e até a Vitoria, com a Vitória.

  6. Só pra refletir:
    "Sensus e Vox Populi no final do primeiro turno: a grande imprensa lhes fez as mais graves acusações."
    Eles foram pro-Dilma no primeiro turno. Por isso não lhes acusamos como a grande imprensa. Porém se eles tivessem sido pró-Serra, com certeza nós e que teriamos feito as gravas acusações.
    Ou seja, cada um puxa a sardinha para o seu lado.

  7. Vamos lá !!! Acho que a vantagem da Dilma vai ficar na casa dos 15 pontos. Agora, independente da vantagem e, julgo mais importante: eles (PIG/PSDB/DEM) sairão deste plieto derrotados mas com o discurso que o 'país está dividido'. Com isso, deverão logo amanhã iniciar uma campanha contra o novo governo de Dilma. É extramamente importante que a Dilma esteja preparada para isso. Se achamos que tudo passou com o fim da eleição, não poderemos sair da trincheira contra os cínicos e hipócritas. A idéia deles é começar tudo de novo, colocando desta vez o Aécio como o candidato deles para 2014. Ou seja, a campanha já vai começar amanhã. Quanto ao Serra… esse vai ser esquecido com o tempo. Vejo que a mídia terá necessariamente de ser regulamentada no governo Dilma, com pena de que ela não consiga tocar os projetos de governo, tamanho bombardeio que sofrerá, caso deixe a coisa correr como está hoje.

    • Vamos deixar claro: a mídia tem é que ser censurada. Notícias, só as que beneficiam o governo e sua imagem.

      • Meu amigo, não se trata de censurar nada. Regulamentar. Em minhas andanças pelo mundo nunca vi uma mídia tão podre e desreipeitosa como a nossa. Se querem ter posição política – um direito democrático de todos – que vão fundar um partido político e debater no congresso. Não ficar escondidos atrás de concessões e de 'liberdade de imprensa'. Desafio eles irem para o congresso enfrentar a base de Dilma !!!

      • Teu nome é cirico ou chirico?

  8. O que tem que ser questionado urgentemente nesse país é o papel dessa mídia na tentativa de burlar a democracia como vem fazendo a 80 anos, transferindo os recursos da nação para os seus conglomerados. Zero de financiamento público para golpistas e oligarcas, que peçam ao grande capital como serviçais que sempre foram.

  9. As pesquisas já falaram. Vamos conferir, logo mais à noite. Mas agora fiquemos todos alertas. O dia pode ter começado com “boca de urna” nas missas dominicais, nos cultos evangélicos… os templos estão cheios. Fiquemos atentos a eventuais panfletagens de material terrorista, difamatório e apócrifo. Nos sites oficiais de Dilma e PT e outros blogs cidadãos, foram divulgados emails e telefones para denúncias de irregularidades. Todos nós, cidadãos do Bem, que amamos este País maravilhoso, só descansaremos logo mais, quando a apuração terminar e constatarmos que houve lisura. Fiquemos ligados todos, nas ruas, nos lugares onde circularmos, no rádio, na tv, na internet… ao longo desse importantíssimo dia para o Brasil e para a Cidadania. Dilma Lá!!! Viva o Povo Brasileiro!!!

    • Sonia, morro de medo de padresa e pastores. Não sei como mudar isso no Brasil, é um caso importante de reflexão, para hoje e sempre…

    • Preocupar-se com católicos e evangélicos é bobagem. Todos somos cidadãos, com pleno direito de expressar a opinião, sozinhos ou em blocos. Antigamente, chamava-se democracia quando alguém discordava. Será que mudou de nome? E tem mais, só quem não conhece o meio evangélico para achar que é um povo unido. Vide as pesquisas que mostram que o voto evangélico está dividido. Menos gente, menos.

      • Altar, púlpito, não é palanque. Minha preocupação não é com o voto de católicos e evangélicos e umbandistas e budistas… Claro que todos são cidadãos e têm o direito de escolher livremente seu candidato. O problema está na campanha política, que se encerrou ontem, pela legislação. E não deveria acontecer hoje. Muito menos dentro de igrejas e templos. Certos padres e pastores não se contentam com sua missão RELIGIOSA. A gente sabe que tem muito interesse por trás disso.

  10. Caro Eduardo:

    BOM DILMA MESMO!

    Todos sabemos como o Movimento dos Sem Mídia foi de suma importante para balizar e aferir determinados Institutos.

    O dia que hoje começa, Lula e Dilma, todos nós lhe devemos o reconhecimenyo à sua incansável luta pela verdade e pela democracia.

    Neste dia de Vitória você foi um dos pais, desta também, da vitória do povo brasileiro!

    Fraternais abraços amigo Eduardo Guimarães, e muito obrigado.

  11. Prabéns Edu, e o meu muito obrigado

  12. Dilma 13!

  13. Edu,
    Só pra te avisar acabei de votar, 13 Dilma confirmar FIM certo?
    Agora é só ir pra galera!!!!! rsrsrs
    Bom dia!

  14. Instituto de pesquisa pode realmente errar, por pouco, três, quatro pontos, pois somente as urnas podem de fato dizer o resultado. Mas, um grande mas, a vitória acanhapante do Aluisio Nunes para o senado em São Paulo e a diferença da "votação" e das pesquisas…
    Algo está muito errado aí.
    É um completo desconhecido, e venceu até em municípios mínimos ( onde é mais desconhecido ainda), como aqui em Herculândia / SP, onde a Dilma teve uma expressiva vitória.

  15. Parabéns a você, Edu, e a todos, pela grande luta travada. de agora em diante é nos organizarmos melhor. Ah! antes que esqueça, é risível o artigo de hoje da ombudsman da Folha. Como é que se pode chegar a tanto infantilismo? Está no blog do Nassif

  16. Edu,acabei de depositar 65% de AMOR dentro da URNA…GRATA! GRATA! GRATA!…Movimento dos Sem Mídia ,agora chegou a nossa vez…A liberdade das Urnas vai ser a nossa LIBERDADE E EMANCIPAÇÃO das 4,5,ou6 famílias…Chega do Tea Party Tupiniquim.Saúde e Paz…Estou Feliz…Grata a todos.

  17. Penso que amanhã mesmo devemos iniciar um grande movimento cidadão que exija a apuração dos fatos aberrantes que ocorreram nessa campanha eleitoral no que tange a crimes contra a honra e/ou crimes eleitorais, o que se deu por meio dos emails caluniadores,de telemarketing absurdo,manipulação midiática, distorção religiosa, pesquisas fajutas etc etc etc
    Toda essa guerra psicológica que causou tanto dano moral mental e emocional a nós brasileiros tem que ser investigada e devidamente apuradas as responsabilidades criminais. Embora a principal vítima fosse a cidadã Dilma Rousseff, direta ou indiretamente toda a sociedade e cidadãos foram atingidos pelos efeitos nefastos dessa guerra psicológica, já que éramos o alvo .
    Precisamos exigir medidas legais urgentes para que cesse esse tipo de terrorismo golpista. Se não nos unirmos imediatamente para fazer essa exigência aos poderes constituídos estaremos sujeitos à continuidade desses métodos bárbaros e anti-democráticos, que se tornarão permanentes, podendo evoluir para situações de maior gravidade.

  18. Acabei de voltar da seção onde fui votar.Por ter trabalhado na mesma por alguns anos,conheço quase todos que votam no local..Como estava com o adesivo da Dilma no peito,muitos fizeram sinal de positivo e outros mais discretamente vieram falar porque também votam na Dilma.Saindo de lá e passando num hipermercado,ao passar no caixa,um senhor "entusiasmado" vendo o adesivo no peito,deitou falação contra o serra,taxando-o de caluniador,mentiroso e falso.Uma senhora da terceira idade vendo o adesivo disse: "vamos votar na vovó para homenagear o melhor presidente que o Brasil ja teve".De volta pra casa,vários carros com o adesivos da Dilma e nenhum do serra.Tomara que esteja acontecendo o mesmo em todo o Brasil.

  19. Bom, acho que o dia de hoje poderá ter vital importância no que se refere aos institutos de pesquisa. Embora neste caso se trate de uma eleição, esses institutos também prestam serviços para grandes empresas, que precisam de dados os mais próximos possível da realidade, seja para se instalarem, investirem ou deixarem de investir em determinado segmento ou no país, o que envolve quantidades fabulosas de dinheiro.

    Dependendo do que mostrar as urnas, estes institutos estarão comprometendo a confiabilidade e reputação.

    Aí vai ficar difícil ter que dizer a estes megaclientes que, deliberadamente, manipularam os números tentando reverter uma situação em favor de um candidato por mando de uma Rede de TV e Jornais a ele aliados.

    No caso de pesquisas encomendadas para as empresas pautarem suas ações de investimento , elas precisam de números concretos, porque manipulá-los de nada lhes adianta. Elas precisam da realidade, trabalham com a realidade.
    Esses institutos que tentaram manipular suas pesquisas talvez estejam incorrendo no típico caso de "perder perdendo", segundo a tese de Marina"

  20. Independente do resultado final, uma constatação se faz necessária, Eduardo: a mídia golpista influencia, sim, os eleitores. Só isso explica que Lula tenha mais de 80% de aprovação e o candidato que se opõe a seu governo tenha conseguido ir para um segundo turno.

    Em 2011, há que se debater e aprovar uma Ley de Medios, à semelhança do que foi feito na Argentina.

  21. Eduardo, agora resta ficar de olho nos votos.
    Parabéns a você pelo empenho.

  22. Vamos às URNAS, depois, tratamos de assunto secundários. Manter um governo que pela 1ª vez na história recente deste País trabalhou pelo POVO é e tem que ser o único foco até fechar a última urna eleitoral. Sds

  23. Edu,

    Após essa campanha sórdida efetuada pela MÍDIA PORCA nessas eleições, deveremos juntamente com o MSN começar a deflagrar uma campanha intensa, sobre a regulamentação dos meios de comunicação.

    Não é possível ter um país DEMOCRÁTICO com as atitudes dessa mídia.

    Já amanhã deveremos iniciar mais essa batalha, que será travada no GOVERNO DILMA.

    Conte com a minha participação…

    • Pois é,eles que se arvoram em defensores da DEMOCRACIA,usam os meios mais sórdidos para tentar eleger o candidato preferido deles.Eles que se dizem DEFENSORES da LIBERDADE DE EXPRESSÂO colocam no olho da rua quem ousa falar a verdade sobre o candidato deles.Ontem Luciano Garrido, chefe de redação da CBN do Rio, pediu demisssão.Convém lembrar qua a tal CBN é uma das emissoras das "ORGANIZAÇÕES GLOBO" .Recusou a continuar mentindo e manipulando os fatos.Ainda existem Jornalistas que tem vergonha na cara.

  24. Ontem após a concentração do PT na praça Rui Barbosa em Curitiba, peguei um bandeira da Dilma e sai pelas ruas da cidade até onde moro, num percurso de quase 10 Kms. Evidente que muitos mexeram comigo, mas a grande maioria era em apoio à candidata Dilma, uns pouco contra e alguns nos olhares mostravam aceitação ou reação contrária. Evidente que a grande maioria nem estava aí….ou não viam ou ignoravam. Na minha consideração levo em conta os que estavam de forma explícita a favor de Dilma e considerando a paridade, tudo leva a crer que vai dar Dilma até aqui no Paraná..

  25. Caro, Eduardo

    Relato abaixo mais um crime eleitoral da campanha do Nosferatu.

    Ontem, 30/10 às 19h, recebi duas mensagens sms no celular(Claro), apócrifas (só havia o n° +4513645):
    "Oi Marcílio, pro Brasil e Santos seguir mudando, escolha um presidente honesto e experiente.Vote 45 no domingo!".

    Percebam que ainda usaram o slogan da campanha da Dilma, "para o Brasil seguir mudando".
    E pensar que milhões de brasileiros trabalhadores e honestos se deixam enganar por esses estelionatários.

  26. Seja qual for o resultado das eleições, acho que a luta da sociedade civil brasileira deve ser pela materialidade do voto, ou seja, um comprovante do voto impresso em papel.
    Um sistema eleitoral que não pode ser auditado – pois não há forma de recontagem – é a maior ameaça à democracia, já que não se pode dizer que existem, tampouco que inexistem, fraudes. No caso de fraudes existirem, sempre haverá o álibi de eventual incompetência dos institutos de pesquisa.

  27. Não acho que deva existir censura à mídia impressa ou televisada, TEM que existir um controle sobre a s inverdades, manipulações, omissões e montagens que foram muito usadas nessa eleições.

    Que praticar algum desses atos deverá ser responsabilizado e publicar o desmentido com o mesmo destaque da noticia e com a integra do conteúdo verdadeiro. Liberdade para informar sim, não à mentira e a desinformação.

    Não dá para se assistir impassível o Jornal Nacional mentir descaradamente, forjar noticias, publicar montagens de imagens que mesmo depois de desmascaradas continuam a prevalecer, pois a emissora não publica nada a respeito, e fica o dito como se verdade fosse.

    O mesmo para os Jornais e revistas do PIG.

  28. Edu ,parabéns pela sua força ,seu empenho para tentar neutralizar o ódio plantado pelo PSDB e sua turba …
    Obrigada pelos seus textos ,pelo blog,por tudo .
    Abraços a vc e sua família ,mesmo em seus momentos mais críticos ,vc não abandonou a luta.

    Beijão para sua esposa e filhos e um grande abraço na Vitória.

  29. Cheguei a conclusão que:

    Lula é Estadista.

    Serra é estadão, folha, uol, datafolha, golobo.

  30. Edu,
    concordo plenamente com seu artigo e concordo plenamente também, com o que escreveu o Sr. Clóvis. Temos que acabar com a safadeza dessa mídia repugnante, principalmente essa tal de rede globo e essa revistinha asquerosa chamada veja. (propositalmente escritas com letras minúsculas).

  31. Acabei de votar 13 aqui em Belo Horizonte. Fui com camisa do PT e uma Bandeira de 4 metros. Encontrei muita gente com camisa vermelha. Fiquei muito entusiasmado. Pelo visto, a DILMA terá uma votação acachapante por aqui. de Belo Horizonte.

  32. Edu,parabéns pelo empenho, a vc e a todos os outros sites,blogs amigos,que nos deram suporte e matéria para podermos contra-atacar,desfazendo as mentiras e calúnias contra a Dilma.Enfim,parabéns a todos vcs que vestiram a camisa da demacracia e do bem desse país.Estou orgulhoso de fazer parte deste time.

  33. Trabalho em Belo Horizonte, moro e voto em Contagem. Na minha seção, estava tudo tranquilo. Votei com camiseta vermelha e adesivos da Dilma. Na sequência, fui com a minha esposa até outra escola, onde ela vota. Muita gente com adesivo da Dilma no peito e também na maioria dos carros pelo trajeto. Estou confiante, embora apreensivo, acho que escaldado pelo resultado do primeiro turno.
    Minas é Dilma. O que se vê muito por aqui é um adesivo assim: DILMA É MINAS NA PRESIDÊNCIA. Acho que o povo mineiro tomou gosto por isso.
    Eu também criei um que usei muito no MSN e outras redes: SOU CRISTÃO E VOTO DILMA.

    Parabéns Eduardo pela grande contribuição desse blog em toda a campanha.

  34. Hoje, no almoço familiar de domingo de eleição, fiz uma reflexão diferente. Me dei conta de como seu blog mudou minha família, espero que mais gente consiga o que tenho conseguido através de você.
    Para o Brasil seguir mudando precisamos mudar nossos pequenos circulos de amigos e família.
    Muito obrigado pelos seus texto, sua posição clara de análise.
    O Brasil precisa seguir mudando…. sonho com um país livre, com fartura na mesa, jovens com perspectivas, com casa própria, velhos bem cuidados…… até sem necessários ou camuflados abortos

  35. Perdoem-me é a segunda vez que posto uma mensagem, perdoem-me , estou nuinto feliz, quero abraçar todos desse blog e um abraço muito mais especial ao Eduardo esse guerreiro invejável, um abraço de coração na sua filha pequena. Eduardo tudo valeu a pena…

  36. Edu, sou do DF, e gostaria de registrar aqui minha alegria ao ver um candidato que renunciou ao mandato de Senador sendo pego pela LEI DA FICHA LIMPA. Para mim essa eleição é um marco. Estou confiante que o candidato de oposição a LARANJA de Roriz, fará um excelente governo. Tem tudo para isso!!!
    Parabens ao Presidente do TSE, Ricardo Levandovsk?, que em momento nenhum esmoreceu, e suportou a pressão de alguns membros do supremo.
    Povo soberano, justiça confiável, informação de qualidade………Dilma Presidente!!!!

  37. Após as eleições, vamos lançar no Twitter uma campanha implacável e hostil contra a CLARO. Vamos pegar pesado com essa prestadora de serviços fajuta. Vamos fazer circular um manifesto popular para suspender ou anular os direitos de concessão dessa empresa fraudulenta. Vamos exigir das autoridades competentes a aapuração de todos os crimes e abusos praticados pelos tucanos contra Dilma Rousseff. A começar pela farsa grosseira da suposta agressão ao zé bolinha no Rio, montada pela TV Globo. Vamos organizar um manifesto para moralização das nossas intituições democráticas. O STF e o TSE, nestas eleições, visivelmente militaram pelas elites políticas, defendendo os interesses dos tucanos; esquecendo-se, desta forma, que seus expressivos salários são pagos pelo povo, pelos cidadãos comuns, pelos trabalhadores. Vamos nos unir para moralizar nosso tribunais de "justiça".

  38. Aqui em Pernambuco votamos 13 ás 11:00 horas. De minha casa até minha seção andei em cima de um tapete de santinhos da Dilma, e todos os carros que tinham adesivos eram de Dilma, não vi sequer um santinho do Serra. Juntei toda minha família e fomos juntos e paramentados com adesivos de Dilma, do lado do coração.
    Somos muito gratos a vc Eduardo, por sua coragem no enfrentamento aos monstros da comunicação, por seus textos esclarecedores, por sua lucidez e honestidade. Sobretudo somos gratos por sabermos que vc viveu momentos de terror e angústia inimagináveis com os problemas de Victória, e, mesmo assim, sempre esteve aqui teclando e nos passando lições de sabedoria, coragem e perseverança nesta árdua batalha que travamos até chegar aqui. Parabéns, ninguém tirará a vitória de Dilma, Deus não permitirá.

  39. Acabei de votar Dilma 13 para o Brasil seguir mudando e sem medo de ser FELIZ.

  40. Por enquanto datafolha acertando

    Dilma = 54,88%

    Serra = 45,12%

    Mas na verdade quem esta ganhando somos nós. 19:52 – 86,76% apurados.

  41. Serraquaaaaaaaaaaaaaaaase45……..num dá um belo hastag????………..kkkkkkkkkkkkkkk

  42. Só para atualizar
    99,54%
    Dilma = 56,01
    Serra = 43,99

    Diferença 12,02

    Envergonhado de São Paulo, mas fazer o que aqui é a casa da elite branca e racista.

    Mas muito feliz com a vitória da Dilma.

  43. Mais uma vez, o Datafolha foi o que chegou mais perto do resultado. E Sensus e Vox Populi os que mais se distanciaram. Como em todas as eleições, temos que admitir.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Chegou a hora da verdade para as pesquisas | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Chegou a hora da verdade para as pesquisas | Blog da Cidadania | Vivo Media Group
  3. What do you think of today girl fashion style? | fashion girls

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.