Brasileira é mordida pelo bicho da política na Austrália

Crônica

Publicado, originalmente, em 28 de outubro de 2010 às 00h55m

Gabi, Bibi, Gabriela… Filha expatriada em terras australianas, onde conclui cursos. Nunca gostou da política, essa amante que lhe seduziu o pai. Ao lado da mãe, reprovava-o por retirar da família tempo e esforços que deveriam ser gastos com o ganha-pão.

A campanha eleitoral para a Presidência da República, porém, converteu-se em uma aliada. E da forma inábil como só a política sabe fazer, através da truculência, fez a garota da foto acima sentir-se desafiada.

Apesar de reprovar o engajamento paterno na política, Gabriela lhe compartilha os ideais. E como a campanha eleitoral pegou fogo entre os montes de jovens brasileiros expatriados na Oceania – até porque os brasileiros poderão votar no exterior -, sentiu-se desafiada a fazer a sua parte.

Não conseguiu assistir impassível à argumentação enviesada dos simpatizantes tucanos. Pesou-lhe o sangue do pai e entrou no debate de cabeça. Vestiu-se para a “guerra” inserindo na foto de seu perfil no Facebook o dístico da campanha de Dilma Roussef.

Gabi, Bibi, Gabriela, essa brasileirinha em exílio voluntário, passou a militar virtual e fisicamente do outro lado do mundo. Mas com que paixão… Enche a alma do pai de alegria e orgulho. Agora parece entendê-lo.

Como previsto, porém, não tardou a encontrar adversário melhor preparado, mais velho, mais “sabido”. Enfrentou, como viu o pai fazer tantas vezes desde a infância. Mas, honesta, pediu-lhe anuência à própria argumentação por querê-la verdadeira.

Reproduzo, adiante, mensagens da filha por correio eletrônico que reportam que o bicho da política finalmente a mordeu.

*

20/10/2010

Papai,

minha foto no perfil do Facebook agora tem o logo da Dilma embaixo. Daí um garoto publicou na minha pagina que eu só a apóio porque não estou mais no país…

Quero dar uma resposta boa a ele e queria a sua opinião sobre o que escrevi.

22/10/2010

Papai,

Bem, publiquei o texto.  Agora agüenta os comentários mais idiotas. Vou ignorar, mas esse aqui, abaixo, merece uma resposta. Veja.

27/10/2010

Papai,

Já convenci duas pessoas a não votarem em Serra. Não votarão em Dilma, mas pelo menos também não votarão nele.

*

Aumenta, assim, a esperança do pai de Gabriela em que seja a possível herdeira que seguirá lutando pelo que ele acredita depois que partir desta para melhor. Depois de enxergar como é importante a política, a menina nunca mais será a mesma.

He, he, he…