Brasileira é mordida pelo bicho da política na Austrália

Publicado, originalmente, em 28 de outubro de 2010 às 00h55m

Gabi, Bibi, Gabriela… Filha expatriada em terras australianas, onde conclui cursos. Nunca gostou da política, essa amante que lhe seduziu o pai. Ao lado da mãe, reprovava-o por retirar da família tempo e esforços que deveriam ser gastos com o ganha-pão.

A campanha eleitoral para a Presidência da República, porém, converteu-se em uma aliada. E da forma inábil como só a política sabe fazer, através da truculência, fez a garota da foto acima sentir-se desafiada.

Apesar de reprovar o engajamento paterno na política, Gabriela lhe compartilha os ideais. E como a campanha eleitoral pegou fogo entre os montes de jovens brasileiros expatriados na Oceania – até porque os brasileiros poderão votar no exterior -, sentiu-se desafiada a fazer a sua parte.

Não conseguiu assistir impassível à argumentação enviesada dos simpatizantes tucanos. Pesou-lhe o sangue do pai e entrou no debate de cabeça. Vestiu-se para a “guerra” inserindo na foto de seu perfil no Facebook o dístico da campanha de Dilma Roussef.

Gabi, Bibi, Gabriela, essa brasileirinha em exílio voluntário, passou a militar virtual e fisicamente do outro lado do mundo. Mas com que paixão… Enche a alma do pai de alegria e orgulho. Agora parece entendê-lo.

Como previsto, porém, não tardou a encontrar adversário melhor preparado, mais velho, mais “sabido”. Enfrentou, como viu o pai fazer tantas vezes desde a infância. Mas, honesta, pediu-lhe anuência à própria argumentação por querê-la verdadeira.

Reproduzo, adiante, mensagens da filha por correio eletrônico que reportam que o bicho da política finalmente a mordeu.

*

20/10/2010

Papai,

minha foto no perfil do Facebook agora tem o logo da Dilma embaixo. Daí um garoto publicou na minha pagina que eu só a apóio porque não estou mais no país…

Quero dar uma resposta boa a ele e queria a sua opinião sobre o que escrevi.

22/10/2010

Papai,

Bem, publiquei o texto.  Agora agüenta os comentários mais idiotas. Vou ignorar, mas esse aqui, abaixo, merece uma resposta. Veja.

27/10/2010

Papai,

Já convenci duas pessoas a não votarem em Serra. Não votarão em Dilma, mas pelo menos também não votarão nele.

*

Aumenta, assim, a esperança do pai de Gabriela em que seja a possível herdeira que seguirá lutando pelo que ele acredita depois que partir desta para melhor. Depois de enxergar como é importante a política, a menina nunca mais será a mesma.

He, he, he…

Tags: , , ,

76 Comentário

  1. Caro Edu,

    Vendo os comentários me animei a fazer o meu e contar o que se passa comigo e meu “camaradinha” de 10 anos. Ele me disse: “Pai, na minha sala todo mundo vota no serra e alguns votam na Marina. Só eu que voto na Dilma.” E eu: “Tudo bem filho, ganharemos assim mesmo.” Quando veio o segundo turno ele me falou que todos iriam votar no serra. Aí fiquei sabendo daquele caso de violência com a filhinha de seu amigo na escola em SP e imediatamente o proibi de falar em eleição e política com os coleguinhas. Fiquei com medo dele sofrer algum tipo de represália violenta, ainda mais que é o único lulista-dilmista na sala e um dos dois ou três (fora empregados e professores) de toda a pequena escola particular de classe mérdia branca, preconceituosa e altamente anti-lula/dilma, aqui em Vila Velha, ES (região metropolitana de Vitória). Quando vê serra ou alguém da globo falando de Lula ou de Dilma, me chama correndo pra ver. É demais meu garoto! E como sua Gabi, ele vai voar politicamente com suas próprias asas e convicções humanistas daqui a alguns anos.

  2. Olha eu Famosa no Blog do Papai, obrigada a todos pelos comentarios e farei minha parte daqui do outro lado do planeta !!

  3. Oi Eduardo!!!
    Que história bonita, mas não é só vc não.
    Tenho uma menina que é a minha caçula, nunca falei nada de política p/ ela, mas a danadinha entrou de cabeça na campanha, quer ir em todas as passeatas e caminhadas da Dilma aqui em Belo Horizonte.
    Ela entra nos blogs e com certos argumentos tenta mostrar aos coleguinhas da escola qual é o melhor caminho nesta eleição.
    E è claro que o papai aqui fica todo orgulhoso.

    Um grande abraço e dia 31 é 13 e não se fala mais nisto.

  4. Olá Eduardo
    Tenho 24 anos, sou formado em História, ainda não tenho filhos mais
    fico feliz por vc sua filha e tds os pais e mães q comentaram
    aqui, belo post, parabéns a Gabriela q mesmo do outro lado do mundo
    não deixa de colaborar com nosso pais, oq me entristece é esta ,graças a Deus, pequena parcela
    da classe média q é iludida pela mídia (Globo principalmente) fazendo-os acreditar q são "ricos"
    e que o PT só pensa nos "pobres".
    Pobres são eles tanto economicamente quanto espiritualmente, ao pensar q o neo-liberalismo dos tucanos é bom. Bom é para os tucanos q enchem os bolsos com esses contratos de privatização ridículos e cheios de maracutáia que entregam nossas estatais a preço de banana ao capital estrangeiro
    Vamos em frente lutar contra a desigualdade social, o Brasil só vai crescer realmente quando nos pararmos d pensar sozinhos e aprendermos a pensar como nação
    DILMA PRESIDENTE 13!!

  5. Comovente. Essa eleição ficará também marcada por isso, apesar de tudo.Convenhamos , o PT e o futuro governo Dilma devem muito a todas essas pessoas que tiveram que enfrentar tantos adversários .E sinto dizer, inclusive o próprio governo com suas trapalhadas. E fizeram voluntariamente porque dentro deles existe espírito de coletividade.Porque dentro deles não morrem certos conceitos, crenças e ideais de mundo, de sociedade.Quantos não foram confrontados e mesmo violentados por isso no seu dia a dia, nas escolas, ambientes de trabalho, nas ruas. Que Dilma, preste atenção nessas lições.Não bastará apenas fazer um bom governo.Terá que ser mais que isso.Terá que aliviar a carga desses milhares de voluntários. Muitos deles poderiam simplesmente ignorar o processo porque afinal não teriam suas vidas afetadas caso eleito fosse o adversário.O que moveu grande a maioria absoluta foram seus ideais, suas convicções e cidadania. Que o PT e Dilma agarrem-se nesses conceitos tanto quanto agarram-se nos números do governo Lula.Chega de Erenices em véspera de eleição, chega de episódios no mínimo suspeitos, chega de municiar aqueles que bem sabemos , mais do que episódios suspeitos, fariam um mal incomparável à nação e a maioria desse povo sofrido.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Brasileira é mordida pelo bicho da política na Austrália | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.