Só a política melhora uma nação

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Engajamento político é exercício da cidadania e da democracia. Mais do que um direito, tomar partido, fazer opções políticas e defendê-las é um dever, ainda que facultativo. Apesar disso, é freqüente que aquele que assume as suas opções políticas e as defende com clareza seja acusado de ter interesses pessoais ou até escusos.

Pregar imparcialidade política é um esforço alienante de setores da sociedade que sempre foram favorecidos pela anestesia cívica. É uma mentalidade alimentada pelos que prescindem do Estado porque podem pagar por saúde, educação, segurança, entre outros serviços aos quais as massas só têm acesso quando providos por esse mesmo Estado.

Você passou a vida ouvindo que “os políticos são todos iguais”. Quem professa crença na política como forma de melhorar o país e a própria vida, na melhor das hipóteses sofre acusação de “ingenuidade”.

Os que não precisam do Estado não querem que as pessoas contem com ele, por mais que dele precisem. Afinal, para funcionar o Estado precisa de dinheiro, ou seja, tem que cobrar impostos, e os mais ricos sempre fogem de ser chamados a contribuir.

Contudo, ao contrário do que uma das elites que mais concentra renda no mundo – a elite étnico-regional que infesta este país – difunde através da sua máquina de embotar mentes – a mídia –, a política é a única esperança que a anomalamente alargada base da pirâmide social brasileira tem de melhorar de vida.

Desonesto é aquele que se diz “isento” em política como se essa fosse uma postura decente. É como se entre a escolha de passar fome e de não passar o sujeito devesse se manter “imparcial”.

Esta discussão está sendo proposta ao Brasil nesta campanha eleitoral, por mais que os mentirosos que se dizem isentos tentem impedir que prospere. Este cidadão, portanto, tem lado na disputa política, pois, apesar de estar entre a classe social que prescinde do Estado, acredita que um povo despolitizado e um Estado fraco levarão este país a uma guerra civil.

Sou eleitor de Dilma Rousseff e defendo que você, eleitor, também vote nela. Jamais serei isento em política. E anote bem o que direi: sempre que você ler ou escutar alguém dizendo que não tem lado, que é isento, imparcial e outras baboseiras, tenha certeza de que está diante de um idiota ou de um mentiroso.

Tags: ,

37 Comentário

  1. É isso Eduardo, chega de hipocrisia neste país!

  2. vitória dos oprimidos. por séculos oprimidos

    hoje o partido da esquerda popular é poder

    tempo história

    batalha das vontades

    eterno retorno do sempre novo

    2010. brasil século vinteum

    ..

  3. Jamais imaginei que o terror no lado religioso viesse como que um rastil de pólvora tamanha a velocidade
    Triste dia o de 28 de setembro, quando todos comentavam nas ruas, a boca pequena, que Dilma teria desafiado Jesus Cristo e afirmado esta leviandade que jamais saiu da sua boca
    Na verdade estas pessoas que usaram de mentiras para atingir Dilma estão querendo é voltar para jogar o Brasil no atraso novamente
    Estes que patrocinaram este triste dia tem outros objetivos tais como acabar com o PAC, privatizar a Petrobrás, BB e CEF e usam o nome de Deus em vão para atingir seus fins espúrios
    Não podemos parar com o ritimo do Brasil rumo a ser uma das grandes potências dentre em breve
    Parabéns ao pastor César Augusto, de Goiás, por posicionar-se contra estes ataques covardes contra a ministra Dilma
    Quem faz uso de mentiras e maldades com fins eleitorais, quem usa o nome de Deus em vão para proveito próprio em detrimento da nação está caindo em pecado
    Do ponto de vista divino, há sempre que prevalecer a verdade, pois somente a verdade nos tornará livres, ensina-nos o Cristo
    Segue link para os 45 motivos para não votar em Serra http://www.psdbnuncamais.blogspot.com/

  4. Eduardo.Só discordo dos termos idiota e mentiroso. Será que esta pessoa "isenta em política"não estaria evitando atritos no meio que frequenta? Será que ,por só ler as revistas e ouvir e assistir as globos da vida estas pessoas realmente não foram levadas a pensar desta maneira distorcida? Eu conheço pessoas inteligentes e de nível educacional superior que embora se declarem isentos, agem e exercem as suas atividades de empresário com atitudes politicamente corretas.Um, por exemplo, pequeno empresário, paga salários acima do mínimo, oferece aos empregados plano de saúde para o núcleo familiar destes, refeição no trabalho e a faculdade particular de dois dos filhos de um empregado modelo. Assim o empregado modelo que é pessoa humilde, hoje diz, com orgulho, que tem um filho que é administrador e outro engenheiro. Continue escrevendo pois posições divulgadas por pessoas inteligentes e bem intencionadas levam outras pessoas a mudarem os seus modos de pensar e agir. Fiquei feliz com a sua notícia da pequena Victória.

  5. Edu, naõ postei no post da Victória por que estava chorando e os comentários de lá o fizeram por mim. Continuo tendo você e Victória nos meus pedidos ao cósmico. Um Beijo no coração, meu caro! Sou seu fã!
    Sobre esse post vou colar aqui um texto, deve tar quase 80 anos, mas vem a calhar:

    O Analfabeto Político
    Berthold Brecht

    O pior analfabeto
    É o analfabeto político,
    Ele não ouve, não fala,
    nem participa dos acontecimentos políticos.

    Ele não sabe que o custo de vida,
    o preço do feijão, do peixe, da farinha,
    do aluguel, do sapato e do remédio
    dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político
    é tão burro que se orgulha
    e estufa o peito dizendo
    que odeia a política.

    Não sabe o imbecil que,
    da sua ignorância política
    nasce a prostituta, o menor abandonado,
    e o pior de todos os bandidos,
    que é o político vigarista,
    pilantra, corrupto e o lacaio
    das empresas nacionais e multinacionais.

  6. O neoliberalismo prega o estado mínimo, deve ele se restringir as áreas em que é essencial e tem que funcionar com um número mínimo de funcionário, dessa forma o governo poderia baixar os impostos para que o empresariado livre da carga de impostos possa investir no desenvolvimento do país. Essa é em suma a ideologia que Rede Globo, Veja e de certa forma a mídia em geral tem nos imposto desde 1990, a saída é precarização das relações trabalhistas, terceirizações, a Mirian urubua Leitão & cia já disseram 200 mil vezes que um dos gargalos do Brasil é a alta taxa tributária.
    Os ricos não precisam do estado, por isso querem o destruir e embolsar embolsar o dinheiro dos impostos que deixaram de ser pagos, por via de consequência desejam também a destruição das carreiras públicas para que pessoas bem qualificadas deixem de ir para o estado e possam lhes servir de empregados mal pagos. Também só Dilma para dizer NÃO a esse povo.

  7. estou com vc edu,desde os meus 16 anos tenho um lado,hoje com 61 continuo firme com minhas idéias,e hoje fico feliz com seu texto,como vc jamais serei isenta.

  8. O neoliberismo é um engodo que venderam aos neobobos e aos neoespertinhos. Não existe essa história de Estado mínimo ou fraco, o Estado está muito longe de ser fraco nos EUA e no mundo desenvolvido. Estados precisam ser fortes e procurar defender os mais fracos. Venderam esse blá-blá-blá para o mundo por que era interessante para 1/2 dúzia de pessoas que só pensam em si mesmas.

  9. Contudo, como diz um grande pensador brasileiro, a política e o sistema democrático é o sistema menos pior de que dispomos, atualmente. No futuro (daqui uns 200 anos?), haverá pessoas que serão eleitas pelo seu saber, sem necessidade de partidos políticos. Para isso, a sociedade terá que fazer a catarse necessária de todo os seus dilemas e egoísmos que tentem a favorecer grupos e não a sociedade toda. Acho que foi Confúcio quem disse que o Estado foi feito para o homem (raça humana).

    • Alguns dizem que a democracia é a ditadura da burrice.
      E não é que muita coisa patina, vai dois pra frente e três para trás e a gente não sabe o porquê!!!

  10. Tá certo, Edu, engajamento político é fundamental para o crescimento de uma sociedade.
    Agora, fazer política, afrontando o velho ensinamento chinês, que diz que, ao invés de dar o peixe é preciso ensinar a pescar, ao contrário, coloca nessa mesma sociedade, cabresto que lhe impede de evoluir.
    Titãs: ….a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte…….

  11. A dificuldade maior em se assumir uma postura política definida e defendê-la, está no enfrentamento. Algumas pessoas se recusam a discutir este assunto tentando se esquivar dos dissabores que surgem. Muitos se enervam e a discussão toma outro rumo. Constantemente, principalmente em período eleitoral é comum as diferenças de idéias culminarem em desentendimentos pessoais. Apesar de tudo isso eu enfrento. Me exponho e luto com unhas e dentes na defesa do que acredito ser melhor para o país. Por isso nessa campanha tenho enfrentado uma cambada de demotucanos direitistas reacionários e raivosos ao verem que suas idéias não contam com a aprovação do povo.
    http://easonfn.wordpress.com .

  12. Edu…concordo… e o Blog Cidadania.com..o MSN…..ajudaram muito esta luta.Parabens a voce e a todos que nestes 04 anos estivemos nesta Batalha*

  13. Não consigo acessar o site do Luiz Nassif. Aparece a seguinte mensagem
    ERRO
    A URL solicitada não pode ser recuperada
    ________________________________________
    Na tentativa de recuperar a URL: http://www.advivo.com.br/luisnassif/
    O seguinte erro foi encontrado:
    •Proibido o Acesso.
    O controle de acessos impediu sua requisição. Caso você não concorde com isso, por favor, contate seu provedor de serviços, ou o administrador de sistemas.

    ________________________________________
    Generated Thu, 30 Sep 2010 11:15:07 GMT by cache6.xpg.com.br (squid/2.5.STABLE13)

    Alguem pode informar se o problema e de meu computador ou é geral.

  14. Apezar de tudo que disseram pros brasileiros: GOVERNO eh a solucao. Que os digam os neoliberais e as favelas eles criaram.

  15. EDU
    AQUI TEM TE ESCREVE SEMPRE, É UM ELEITOR DO LULA DESDE 89, SEMPRE SO VOTEI NO LULA, PELA PRIMEIRA VEZ VOU VOTA NA DILMA, SUA SUCESSORA, SEM SER FILIADO AO PT, MAS MILITANTE, SEM NUNCA TER FICADO EM CIMA DO MURO, NAS DERROTAS E VITORIAS, ACREDITANDO NAQUILO QUE É MELHOR PARA MEU PAIS, EM 89 SOFREMOS A DERROTA PARA O COLOR, DEPOIS AS 2 PARA O FHC, MAS CONTINUAMOS ACREDITANDO, EM 2002 NA VESPERA DA ELEIÇÃO GANHEI UMA LINDA FILHA, QUE ENSINANDO CIDADANIA EM 2006 LEVEI ELA PARA APERTAR O VOTO PARA LULA, DISSE A ELA QUE O PAI JA TINHA FEITO ISTO HA 4 ANOS ATRAZ, AGORA ELA ME DISSE, PAI, QUEM VAI VOTAR NA DILMA SEREI EU, PERGUNTEI PORQUE, ELA ME DISSE, A DILMA FALOU QUE AGORA QUALQUER PESSOA, CRIANÇA, MULHER, PODERÁ PENSAR EM SER PRESIDENTA DA REPUBLICA, OBVIO QUE DISSE SIM PARA MINHA PEQUENA, DE 8 ANOS, QUE JUNTOS ENTRAREMOS NUMA CABINE, PARA EU DEPOSITAR UMA CERTEZA DE PAÍS, E ELA DEPOSITAR SEU SONHO DE MENINA!
    ABRAÇO A VC E A VICTORIA

  16. Parabens Eduardo, voce é um dos raros brasileiros. Vamos à vitória com Dilma.

  17. Concordo com voce Edu, meu voto é na Dilma. Sempre digo às minhas filhas o quanto é importante obter informações políticas e assumir uma posição. Meus familiares são do entorno de Brasília e lá as pessoas são muito politizadas, elas estiveram por lá e ficaram encantadas com a maneira que o assunto é discutido por todos. Com muita intensidade!
    Tenho apenas uma reclamação a fazer, não se discute a questão do voto no deputado estadual, que eu considero o mais difícil de votar.
    Um abraço, e até mais.

  18. Prezado Eduardo
    Texto maravilhoso, curto e certeiro! Nas vésperas da eleição, para mim, é fundamental consultar o seu blog várias vezes ao dia, para reforçar o meu ânimo e continuar determinada. Vamos em frente! Dilma vai vencer!
    Um grande abraço.

  19. Esse viés religioso nas eleições é fruto do clima de baixaria promovido pelas candidaturas de Marina e Serra. Marina tentando tirar voto da Dilma por meio do fundamentalismo religioso, e serra vai tentar tirar votos indispondo Dilma contra grupos feministas laicos. É uma tabelinha ultra nojenta. Esses candidatos estão tentando emparedar Dilma, fazendo com que ela se indisponha com algum segmento forte da sociedade. Qualquer proselitismo num desses campos tende a ignorar a pluralidade social e política. Espero que Dilma saiba defender a liberdade religiosa como manifestação da liberdade de pensamento e opinião e ao mesmo tempo reafirme o caráter democrático da república brasileira. Democrático, logo, laico, posto que a hegemonia religiosa na orientação do Estado fatalmente geraria intolerância e portanto violência e exclusão. Serra e Marina sabem disso. Por isso, ao insuflarem esse bate boca, porque isso não é debate, é bate-boca mesmo, estão fazendo um desserviço à democracia e ao Brasil.

  20. Fico a cada dia mais satisfeito quando acesso esse espaço democrático, genuinamente BRASILEIRO (assim mesmo, com todas as letras maiúsculas), desde que um amigo encontrou-me na rua, aqui, no centro de Petrolina-PE e copiou num pequeno pedaço de papel pedindo: acesse blogcidadania.com e esqueça as reportagens do Jornal Nacional, para não sentir tanta amargura nessa campanha que é tão bonita e propositiva por um lado e não negra e suja pelo outro. Acesse, disse-me ele, e fique tranquilo, pois ali você encontra a verdade nua e crua do que acontece diariamente, com todas as verdades ditas com clareza e mostrando realmente quem é contra a democracia nesse país. O mais importante, é que desde esse dia pra cá, aproximadamente uns 30, além do grande sentimento de alívio para mim, consegui fazer que outras pessoas passassem a sentir o mesmo, repetindo as mesmas palavras que ouvir anteriormente. Mas agora, quero apenas dizer que tudo se confirmou como o previsto aqui, e pelo Brizola Neto, e pelo Paulo Henrique Amorim e por tantos outros, que a famigerado dataqualquercoisa foi desmoralizado, está morto e enterrado e DILMA realmente ganhará no 1º turno, para coroar a bela campanha sem ataques e sem baixaria, mostrando única e exclusivamente que quer dar continuidade ao grande trabalho feito pelo maior presidente que o Brasil já teve e que ela teve participação decisiva no processo. Viva a democracia e o povo soberano deste país. Grande abraço!!!!!

  21. nassif esta fora do ar

    http://blogln.ning.com/ esse esta ativo

  22. Política faz a nação crescer. Fanatismo desagrega e divide.

  23. Mais uma vez seu texto e posicionamento tem o efeito de apaziguar minha ira. Especialmente nesta semana envio aos meus contatos algumas notícias que muitos não verão no jn, folhas e similares. Infelizmente algumas respostas chegam repletas de rancor contra o Governo Popular que mais exerceu sua obrigação social com a grande maioria dos Brasileiros e por inevitável reflexo ao Brasil como nação. Procuro digerir com tolerância tais respostas, mas não é fácil, pois são pessoas amigas e muitas de convívio familiar, é uma luta diária. Mais uma vez agradeço seu texto que consolidou minhas convicções, por isso tentarei exercer minha tolerância a cada minuto.

  24. Esse artigo me lembra as palavras mais do que pertinentes do dramaturgo alemão Bertold Brecht:
    "O Analfabeto Político

    O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

  25. É exatamente isso Edu, chega de mentirosos e desonestos, eu também tenho lado voto na Dilma e estou na maior campanha pedindo votos para ela e é claro que já consegui arrumar alguns inimigos, ou melhor já os tinha, mas eram camuflados, então melhor assim estou satisfeita.

  26. Maravilhoso texto! Uma "tapa na cara" dos cretinos que arrotam diariamente seu "desprezo" por política, ainda tendo a "cara-de-pau" de acreditarem-se "brilhantes", "lúcidos", enquanto os "ingênuos", "tolos" ou "bestas" estariam debatendo-se por algo que "no fim dá tudo no mesmo". OS ÚNICOS IDIOTAS E CANALHAS DESSA SITUAÇÃO SÃO OS QUE; POR BURRICE, EGOÍSMO OU BAIXEZA DE CARÁTER; PREGAM A ALIENAÇÃO, A NÃO PARTICIPAÇÃO, AJUDANDO A PROPAGAR UMA MENTALIDADE FABRICADA PELOS DOMINADORES, QUE ESTÃO BASTANTE INTERESSADOS EM QUE TODOS HAJAM COMO ESSES VERMES, DEIXANDO O CONTROLE DA SOCIEDADE, DAS RIQUEZAS DO NOSSO PAÍS E DE NOSSO FUTURO NAS MÃOS DE UMA "ELITE"(QUE NÃO É REGIONAL, ÚNICO PONTO EM QUE DISCORDO DE VOCÊ, É NACIONAL, ESTADUAL, ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS PARTES DO PAÍS, DOMINANDO-O, COMO UM POLVO NESFASTO E ENVENENADOR, IMPEDINDO SEU DESENVOLVIMENTO. Continua…

  27. Continuação : Todavia, étnica essa "elite"(na verdade, escória)é. Branca, ou quase branca, formada pelos descendentes dos europeus que aqui chegaram para roubar e explorar as riquezas desta terra, fazendo nascer um país dentro do modelo de exploração, voltado a retirar nossas riquezas(entregando-as para o explorador estrangeiro( primeiro, Europa; depois EUA)e condenando nossa Nação à miséria. São essas pessoas, que sempre temeram que este país se libertasse(e apavoram-se ao vê-lo agora construindo sua libertação e hegemonia)os responsáveis pela difusão de mentiras como essa; "ideologias" da dominação, que destinam-se a construir o "falso cenário" intelectual para o estabelecimento de preconceitos e atavismo que levem à imobilidade, à burrice a à apatia. É CONTRA ESSA MENTALIDADE E OS IDIOTAS QUE A DEFENDEM(JÁ OBSERVARAM QUE OS QUE PROLATAM ESSAS ASNEIRAS GERALMENTE ACABAM VOTANDO NOS PATRÕES, ISTO É, NOS CANDIDATOS DA DIREITA?)QUE DEVEMOS NOS LEVANTAR, DESMASCARANDO-A, MOSTRANDO AS RAZÕES E AS CONSEQUÊNCIAS OCULTAS EM TANTA BURRICE, COMO FEZ VOCÊ NESTA POSTAGEM.

  28. Edu,muito bom o texto…A Política é Sim, a forma de acertar os desmandos de um País…Pobre daquele que bate no peito e se diz apolítico( com ares de orgulho),mas que na verdade só revela que é um incauto.A política naõ precisaria ter ganho a conotaçaõ que ganhou, se as pessoas boas naõ se omitissem.Ouço com muita constância-SEJA QUEM FOR O VENCEDOR ELES NAÕ PAGAM AS MINHAS CONTAS.As minhas tbém naõ…mas saõ eles que definem o Preço do Papel Higiênico que compramos e os empregos que poderemos desejar,ou o preço das consultas…Enfim,bater no peito com orgulho por ser apolítico é o ato mais vil contra si mesmo. MERCADANTE E DILMA…contra o golpe do Equador.

  29. Parabéns pelo texto. Grande verdade!!!

  30. Ninguém prescinde do Estado, principalmente aqueles que não precisam pagar pela educação e pela saúde. Estão entre aqueles que mais dependem de transferências de riquezas pelo Estado, a tal da bolsa-rentista, que ainda é responsável pela apropriação mais de um terço do orçamento público, enquanto a Educação e a Saúde somam apenas um dozeavo, se tanto. Afinal, pelo menos formalmente, o que justifica tamanha desigualdade numa sociedade democrática e de direito?

  31. Um texto claro, objetivo e verdadeiro. Parabéns!

Trackbacks

  1. Tweets that mention Só a política melhora uma nação | Blog da Cidadania -- Topsy.com
  2. Só a política melhora uma nação « Dilma para Presidente

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.