Dilma ‘passa o rodo’ em Marina na TV

Passei boa parte do tempo do debate entre os candidatos a presidente de ontem, na Record, conversando ao telefone com um dos jornalistas mais argutos da atualidade. Ele não se conformava com o desempenho de Dilma. E tinha razão. Não paro de me espantar com a incapacidade dessas pessoas públicas de se expressarem em… público. É impressionante.

Dilma, como disse o meu amigo ao telefone, parecia um autômato. Ensaiada, engessou-se em um modelo protocolar em que se esforçava para não gaguejar nas respostas decoradas, lutando furiosamente contra uma memória que parecia traí-la a cada silaba proferida.

O diabo é que o desempenho de Dilma – lento, gradual e seguro – não diferia muito do de Serra, que, a despeito da sua imensa experiência eleitoral, chegou a ficar acuado num canto pela beligerância de Marina, que, por sua vez, passou a crer no que jamais acreditara, isto é, que poderia ser mais do que mera arma do PSDB para impedir o PT de fechar a eleição no primeiro turno, lucrando com isso nada além de “musculatura eleitoral” para uso futuro.

Quem melhor se saía, a meu ver, era Marina. Mais segura, na posição de outsider e com chances crescentes, vitaminada pelas pesquisas, sabendo que anda roubando alguns pontinhos de um lado e do outro, parecia cada vez mais confiante, sobretudo diante de dois adversários reais acuados e de um quarto adversário que, nestas eleições, representa, em caráter secundário, caráter e idealismo empolgantes, mas escasso senso de realidade.

A estratégia da candidata do PV, porém, só durou até que despertasse a guerrilheira dentro do robô publicitário em que converteram a candidata do PT. Dilma, agora tenho certeza, cresce quando acuada e afrontada. O pefelê Agripino Maia já passou por essa experiência, há algum tempo, e ontem foi a vez de Marina.

A ex-laranja verde de Serra, que também foi membro do governo Lula por quase oito anos, desceu ao nível do tucano ao explorar o caso Erenice com viés nitidamente eleitoral.

Marina cobrou Dilma por ter acontecido, em sua gestão na Casa Civil, alguma coisa que não poderia acontecer sem o seu conhecimento. Fez clara insinuação sobre a honra daquela que foi sua colega no governo por anos a fio. Foi nesse momento, creio eu, que Dilma ganhou o debate.

A petista respondeu que eventuais crimes ou infrações que ainda venham a ser apurados na Casa Civil não diferirão do crime de venda ilegal de madeira desmatada que envolveu gente do ministério comandado por Marina, o do Meio Ambiente, arrematando que, em relação ao caso de corrupção em sua pasta, tomou as mesmas medidas que a candidata verde tomara na dela.

Marina acusou o golpe. Logo após a resposta de Dilma, chegou a vez de Serra escolher um adversário para perguntar. Escolheu Marina visando que esta usasse parte do  minuto e meio da  resposta para contestar a acusação da petista, mas a chance não foi usada. Marina respondeu a questão de Serra, que nada tinha que ver com o tema corrupção.

O resto do debate se resumiu a preocupação de todos, menos de Plínio, de não levarem gol. Serra recuou de um denuncismo que não lhe trouxe nada, eleitoralmente, e Dilma voltou a se robotizar.  Marina, porém, saiu contundida. Dilma a pintou como uma oportunista que fez uso eleitoral de problemas que ela também teve em sua gestão no Meio Ambiente.

Não é à toa que a mídia esconderá o que acabo de relatar sobre o debate de ontem na Record.

Mas, enfim, a meu juízo aquele debate seria útil a Dilma se ela conseguisse não se embananar muito com respostas protocolares e decoradas e se tivesse oportunidade de passar uma rasteira em Marina, que vem lhe tomando votos. A meu ver, a estratégia petista foi a que funcionou melhor.

*

Assista, abaixo, à íntegra do debate


Tags: , , , , ,

121 Comentário

  1. A Marina é mais perigosa que o Serra. Se ela for para o segundo turno com a Dilma ela ganha. Explico porque. Todos os eleitores do Serra votarão nela. Se o Serra for para o segundo turno, que se Deus quizer, não vai acontecer, nem todos os eleitores de Marina votariam no Serra. Conheço 5 que vão votar na Marina e depois, se acontecer, votariam na Dilma. Não entendo essas pessoas, mas cada um faz o que acha certo. Fiz uns cálculos com o resultado do Tracking Band/Ig/Vox de hoje. Se a Dilma aguentar mais 2 dias sem cair de 49% ganhamos isto. Se considerarmos que os 10% de indecisos distribuidos assim: 2% para Dilma, 3% para Serra e 5% para Marina (é uma distribuição conservadora e razoável, concordam?). E se considerarmos ainda os 3% de votos brancos e nulos, teremos ao final: Dilma 52%, Serra 28% Marina 19% e outros 1%. E que papelão da Marina!!!!

    • Duvido muito que Marina ganhe um hipotético segundo turno, prezado José Eduardo. Quando confrontada com o fato de ter sido governo por muitos anos, ela fica sem discurso de oposição. Seria fácil mostrar isso na TV e dizer: para manter o que está bem, melhor que seja quem ainda está governando.

      • Apoiado sr. Ivan Lima. Hoje dia 28/09, na rodoviária de Barbacena, estávamos no guichê da Transur, no aguardo de um ônibus Prados-Juiz de Fora, que iria passar às 8 e 55. E vi um eleitor da Marina. Conversamos. Ele disse que o PT fez pior do que o PSDB e entrou com aquele papo de Mensalão. Eu disse que ainda não estava nada provado. Ele respondeu, como não? eu repliquei dizendo que as acusações da imprensa não são prova judicial. Ele disse que Marina saiu do PT por não aguentar a corrupção. Aí eu lembrei a ele, que além do sr. Fábio Vaz de Lima, estar envolvido com a Roseana em corrupção, ela demorou a sair do PT. Ele me disse, dentro do seu ponto de vista é isso. Aí eu senti que ele balançou. Disse que uma pessoa que fica 30 anos num partido e depois sai, não pode ficar falando mal desse partido, pois se o partido é podre, então ela foi CONIVENTE. Aí a discussão parou. Voltamos a conversar outros assuntos, até que o ônibus chegou.

  2. Olha aí, gente, a grande imprensa que gosta tanto de criminalizar os movimentos sociais, abaixo programa sobre a nova divisão de verbas para os territorios de cidadania. Joga por terra toda esta criminalização e, ao contrário é bem democrático.
    http://www.irdeb.ba.gov.br/tve/catalogo/media/vie

  3. Para mim Eduardo Marina não existe, traiu Chico Mendes e toda a sua filosofia de vida.Votar nela nem pensar.
    Gente nós temos que ser atuantes nesse fim de campanha, temos que encher com e-mails o corregedor eleitoral, para dar um basta nessa senhora Cureau, hoje na Folha de São paulo ela mais se parece braço do PSDB do que vice-procuradoran eleitoral.Leiam a reportagem no Blog do Nassif e do PH, no tijolaço, no vi o mundo, tá tudo lá.
    e-mail do corregedor [email protected]
    e-amil do procurador geral [email protected],mpf,gov,br.

  4. Marina não me convence.
    Pessoas muito certinhas me assustam.
    Dilma deu um chega prá lá em Marina.
    Dilma pode ser nervosa,gaguejar ,titubiar ,não ser boa em debates,o meu voto não mudo de jeito nenhum.É Dilma.

  5. Na verdade, a traíra da Marina, está as serviço do Serra e do PIG, com objetivos claros de tentar angariar votos para levar a eleição para o segundo turno. Mas, felizmente, o povo já percebeu essa jogada e vão continuar votando na Dilma para ela seguir em frente com os projetos do Lula. Veja o que saiu em Carta Maior:

    MARINA É O ÚLTIMO CARTUCHO DE SERRA

    O movimento ambientalista brasileiro encontra-se diante de uma encruzilhada histórica: tem oito dias para decidir se integra o campo de forças que lutam pela transformação do Brasil numa sociedade mais justa e sustentável, ou, ao contrário, como lamentavelmente sugere o comportamento de alguns de seus porta-vozes e lideranças lambuzadas com a atenção da mídia, se assume a condição subserviente de pé-de-palanque da direita e da extrema-direita unidas no interior da coalizão demotucana. Chico Mendes, por certo, não hesitaria em escolher seu lado se, na reta final de uma disputa política, como agora, tivesse objetivamente duas opções de poder: um governo amarrado em torno dos compromissos históricos de Dilma e Lula ou um Brasil submetido ao comando da alarmante dupla Serra e Índio da Costa. Resta saber qual será a escolha de Marina Silva. A ver./Carta Maior

  6. Dilma leva esta eleição no primeiro turno. Quem viver, verá.

    Edu, hoje vi, ouvi e fiquei pasma. Tres babas, no parquinho, conversando sobre política, não aguentei e entrei na conversa, Resumindo, todas vão de Dilma. Perguntei o que achavam dos outros candidatos. Serra, um enganador; Marina, falsa e Plínio ( que chamaram de velhinho) engraçado.

    Beijinhos para Vitória.

  7. Agora sim, o verdadeiro debate está no ar. Depois da peleja da Record, onde os torcedores do motosserra esperavam que ele terminasse por cima, viram um homem com a cara de exausto, de fim de festa, sem forças, que vem metendo os pés pelas mãos, prometendo as coisas a qualquer momento e em qualquer lugar, enfim, perdido. O que está claro, é que acabou o gás do coitado. Acho que ao deitar-se ele deve pensar: De que diabos eu agora acuso o Lula e a Dilma? Ou, o que é que ainda falto prometer? Só que agora o problema é mais embaixo; ele está preocupado porque Marina Traíra vem crescendo, a conta gotas, mas vem. E como o que Dilma vem perdendo é muito insignificante, ele está morrendo de medo de ficar em 3º lugar, como já ocorre em alguns estados do país. Estão corretos todos os que dizem que Dilma está meio engessada, como um autômato, etc, mas vale lembrar, que a mesma está bem distante dos adversários, consolidada em torno de 50% em todas as pesquisas e é a única que tem algo a perder, inclusive, relebrando 2002 e 2006, a essa altura a situação de Lula era pior que a dela hoje, a seis dias da eleição. Tudo bem, ela poderia ser um pouco arrojada, demonstrar um pouco mais de descontração e se afastar do lugar comum das respostas decoradas, digamos assim. Porém, se a tal bala de prata não produzir o efeito "bomba atômica" como está sendo apregoado, nada alterará o quadro atual das pesquisas, porque além de ser preparada e ser a única com capacidade de Continuar o que vem dando certo, encontra nos adversários pessoas sem propostas convincentes, que acusam sem provas e a população na sua grande maioria já entendeu e não está engolindo.
    Sobre algumas igrejas evangélicas pregarem o voto contra Dilma, isso é comum e não são todos que entram nesse papo pra boi dormir. Há os mal intencionados e os covardes, como é o caso do sujeito que foi citado num comentário anterior, lá do Recife, que conseguiu entrar para a faculdade, a mãe e pai, graduações, reconhecem que foi tudo por causa do governo LULA/DILMA e votam contra. Quem é demoníaco nessa história? Mas tenho amigos evangélicos que votam de cabo a rabo em DILMA e em todos os candidatos da coligação e digo mais: Pernambuco vai dar uma surra tão grande nesse candidato metido a besta, que nunca mais ele virá fazer política por aqui. Grande abraço e vamos à vitória no 1º turno!!!!

  8. Dilma deu o murro na cara que a a traíra, ecocapitalista e vendida Marina Silva merecia. Também estava achando o desempenho de Dilma sofrível(embora, de certa forma, justificável : tem muito a perder e pouco a ganhar com esses debates. Isto é, possui uma larga vantagem, e provavelmente não crescerá mais ou crescerá muito pouco. Debates para ela só são um risco para, se sofrer um baque, perder votos. Já o empate, isto é, aquele desempenho que, embora não brilhante, não a compromete, mantém tudo como está, sem abalos; é para Dilma uma vitória). Mais espantoso foi o também sofrível desempenho de Serra : não joga pelo "empate"(mantendo-se tudo como está, haverá a vitória de Dilma em primeito turno. Portanto, empate é derrota); sem lucrar nada com a cautela, o tucano mostrou-se tão "amarrado" quanto Dilma. Continua…

  9. GEEEEEENNNNNNNNNNNTEEEEEEEEEE!
    aonde q essa Marina é Cristã?
    a Igreja condena o Aborto e o uso da Maconha,
    e pra um jornal daqui de minha cidade (bauru/interior de sp) ela declarou q vai fz um peblicito para a aprovação,
    que eu saiba, a igreja católica condena, to errada?

    • Quem disse que essa Marina vai guanhar se Deus quizer no dia 3 de outobro a vitoria vai para a nossa presidente Dilma ela que é a melhor pessoa para governa esse nosso brasil no dia 3 de outobro vote 13 para o Brasil seguir mudando vote nela em DILMA 13 sera a melhor pessoa o presidente ta com ela

    • de maneira alguma Fernanda, esta certissima. caso seja aprovado o tal "plebicito" que venha acompanhado de tratamentos para as "vitimas" dos abortos e da droga.
      Maria Socorro.

  10. Já a ecocapilatista/traíra, saiu da sua máscara de "pobre boazinha" e, provavelmente motivada pela possibilidade de; mesmo não impedindo a vitória de Dilma em 1º turno, ganhar votos extras e quiçá retirar o 2º lugar de Serra, o que a credenciaria para vôos mais altos, como candidata da direita em 2014; passou ao explícito papel de franco-atiradora. Estava ousada, repetindo todos os chavões da mídia conservadora(tentando mostrar-se como contrária a Serra e a Dilma, embora, de maneira mal disfarçada, sempre protegesse um pouco o tucano), parecendo ter à sua frente apenas dois "autômatos", cheios de dedos e um Plínio de Arruda Sampaio que, ao contrário de você, acho que nestas eleições rasga sua grande biografia ao, sem conseguir passar de forma clara e racional sua proposta de extrema-esquerda, limita-se a chavões, frases feitas ou a um humorismo, tolo e desarrazoado, que mais parece servir como reforço aos clichês midiáticos, voltados a atingir Dilma e o PT. Continua…

  11. Continuação : A postura de Plínio indica que a fanática Heloísa Helena parece ter feito escola e mais uma vez, ao contrário do que eu esperava, o PSOL lançou uma candidatura que mostra a verdadeira natureza daquele partido, bem longe da extrema-esquerda e compatível com uma agremiação protocolar. Assim, diante de dois autômatos e um "bobo da corte", a ecocapitalista/traíra crescia, chafurdava-se até que, excitada pelo crescimento e pelas possibilidades que sua ambição começava a desenhar-lhe na mente, esqueceu-se de seu hipócrita "bom mocismo" e, NUMA REVELAÇÃO RARA DE QUE REALMENTE É, resolveu atacar Dilma(no melhor estilo "fezes" da Veja)através do moralismo imbecil alardeado pela ditadura midiática(somente contra aqueles que não apóia). E AÍ A TRAÍRA SE FERROU! OFENDIDA, DILMA MOSTROU QUE TEM CARÁTER, INDIGNA-SE, SAIU DA ARMADURA, A QUE DEIXOU-SE PRENDER PELOS "MARQUETEIROS", E DEU À TRAÍRA UMA RESPOSTA, NATURAL, VERDADEIRA, CORRETA, SEM ENSAIOS, FIRME, REDUZINDO MARINA SILVA AO QUE ELA É ; UM NADA!…

  12. Gente, esta semana é decisiva, fiquei emocionado vendo o comicio em SP hoje a noite, vi pelo site do PT, mesmo depois de encerrado o comicio a multidão continuou na praça dançando, cantando.
    Nem a chuma os fez arredar o pé
    Tudo isso tem razão, o governo Lula foi bom para o Brasil, viva o povo brasileiro.

    Estamos na última semana de campanha, como disse Lula, vamos sair às ruas, adesivar, pedir o voto para Dilma,

    Na minha opinião devemos alertar os simpatizantes de Marina para a importância deles votarem em Dilma para encerrar este setembro de baixarias do Serra,

    vamos combater estas SPAM na web contra a nossa candidata http://josecarloslima78.blogspot.com/2010/09/os-7

  13. Dilma não é experiente em debate. Marina sim. Serra sim. E o resultado de todos os debates de uma maneira geral, é que se Dilma não ganhou nenhum deles, também não é um desastre frente aos mais experimentados. Também todos sabemos que ganhar um debate é uma coisa e ganhar a eleição é outra coisa. Pra ganhar a eleição são necessários muitos outros fatores, e neste caso, os experienetes Serra e Marina não possuem. Resultado da ópera : não significa grandes coisas “ganhar” ou “perder”, debates. Será que os 10% de indecisos vão se decidir com base apenas do que eles entenderam dos debates? Acho pouco provável. Tem mais lenha nesta fogueira.

    http://easonfn.wordpress.com

  14. Continuação : A ecocapitalista/traíra acusou o golpe, quase foi à nocaute(deve ter pensado em ligar para seu amiguinho Reinaldo Azevedo e pedir-lhe os sais emprestados. Ou talvez desejado receber novas orientações da ditadura midiática). Amuou-se, encolheu, perdeu a ousadia, escondeu-se novamente na hipocrisia, e não ousou mais atacar Dilma. Como todos os covardes, corre diante da primeira tapa! Com isso, Dilma "ganhou" o debate(uma vez que, embora vinhesse de um desempenho sofrível, não levara nenhum baque e conseguiu produzir o único baque da ocasião). Posso estar enganado, mas acho que também retirou alguns votos dos "indecisos"(aqueles sem consciência política e que seguem apenas o que o "vento" do momento lhes apontar)da ecocapitalista/traíra. Conseguiu provavelmente também anular uma possível "sabotadora" no debate da Globo(acho muito difícil que, depois da merecida surra, a traíra ouse ameaçá-la naquela ocasião)deixando esse papel apenas para Serra, que o fará sabendo dos riscos que corre em caso de revide(com sua ficha mais suja do que pau de galinheiro!).

  15. A coordenação do programa teve alguns problemas com relação ao controle do tempo…
    Isto gerou alguns desconfortos para a emissora.
    http://todeolhomalandragem.blogspot.com

  16. Continuação : Em suma, esse debate mostrou à Dilma que, COMO QUALQUER UM DE NÓS, SÓ TEM A GANHAR QUANDO É ELA MESMA, LIBERTANDO-SE DAS TOLICES E AMARRAS DOS "MARQUETEIROS"(UNS IDIOTAS QUE NÃO ENTENDEM DE POLÍTICA E NEM DA VERDADEIRA EMOÇÃO. VÊEM O SENTIMENTO COMO UM PRODUTO)E QUE DEVE AGIR ASSIM NO DEBATE DA CANALHA GLOBO, JÁ QUE ISSO A LEVARÁ A TRIUNFAR NAQUELA OPORTUNIDADE. É CLARO QUE PRECISA TER CAUTELA MAS, EVIDENTEMENTE, JÁ POSSUI ESSE SENTIMENTO DE FORMA NATURAL(COMO INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA E RESULTADO DA INTELIGÊNCIA POLÍTICA QUE POSSUI)NÃO PRECISANDO CRIÁ-LO ARTIFICIALMENTE ATRAVÉS DE UMA A ROBOTIZAÇÃO DOENTIA, FEITA POR GENTE SEM QUALQUER COMPROMETIMENTO IDEOLÓGICO COM SUA VITÓRIA

  17. Leiam no blog Terra Goyazes (terragoyazes.zip.net), o último capítulo da série A Idade das Trevas: O Supremo Sonho Tucano: Transformar o Brasil num Imenso Paraguai!

  18. Debate brasileiro é o mesmo que os últimos minutos do carnaval na quarta feira de cinzas: LIBEROU GERAL.
    É estarrecedor que alguém creia ser possível vencer uma eleição baseado nessas tolices televisivas.
    Da minha parte, tenho mais o que fazer, ou seja: conquistar mas um votinho que seja para Dilma através do convencimento e da persuasão.
    Saudações PT…

  19. Talvez esse seja o motivo do silêncio de Marina:

    O marido da ex-ministra se enrolou com a Justiça há oito anos no Maranhão, onde seria instalada a indústria de peças automobilísticas.

    É fria

    O Ministério Público Federal apurou repasse de notas frias no projeto de R$ 1,38 bilhão. A relatora do processo é a ministra Ellen Gracie.

    Mapa do tesouro

    Fábio Vaz de Lima chefiava o influente GTA, “holding” de 200 ONGs que comercializa madeira apreendida pelo… Ministério do Meio Ambiente.

    Sem comentários

    Fábio Vaz de Lima estava lotado no gabinete de Sibá Machado, suplente de Marina.

  20. dilma sempre começa pouco à vontade no blá-blá.

    e no debate.. na disputa.. cresce.

    passa sinceridade. é o que é.

    marina.. preparada.. estudada.. pernóstica. falsa.

    ..

  21. Esse negócio de falar em público e com tantos holofotes e microfones não é fácil pra ninguém. Nem todo mundo tem talento para isso. O negócio da Dilma é administrar, é ter idéias boas e executá-las. Ter liderança e copetência técnica para a realização.

    Teve um tempo em que o país estava cheio de gente boa de conversa, mas na hora de governar…

    Vamos tomar o nobre Brizola. Na palavra era quase imbatível, parecia um repentista, mas governando sempre deixou a desejar. Sinceramente, não vejo a menor necessidade de ganhar debates. Tem que ganhar nas realizações.

  22. Eu mencionaria ainda o fato de Dilma ter dito a Marina que ela tinha de falar COMO faria aquilo que afirmava. Que falar por falar é fácil. Tudo que Marina afirma é sem explicação de como fazer. Marina disse que Dilma e Serra são iguais, mas ela, Marina diz que fará isto e aquilo sem nunca dizer como. A diferença do Serra é só que ele diz que "sabe fazer contas", que é "economista". O discurso de Marina é monolítico, tudo converge para o "sustentado e ecológico". Diz que a geração de energia no Brasil é poluidora, mas quando perguntada se completaria as usinas de Belo Monte e outras do rio Madeira não disse que era contra, quando todos sabem que ela saiu do ministério do meio ambiente porque estava dificultando aquelas obras. Insinuou também que é contra a exploração de petróleo no Brasil. Isso parece que passou despercebido de todos.

  23. DiFini, infelizmente o Edu vetou meu post,, mas, vou tentar novamente: sinceramente, para mim, a primeira e fundamental ação, que resultou na maior distribuição de renda que esse país já viu, foi a implementação do Plano Real. Qualquer coisa além disso é assistencialismo que deveria ter prazo de validade.
    Não importa se o FHC não é o pai da criança, mas, sim, foi quem o introduziu na economia brasileira.
    Dado o volume e a intensidade das reivindicações, dos interesses que envolvem a dinâmica social, implementar é o que importa e FHC conseguiu fazê-lo, com maestria.
    Quanto ao partido, reputo a social democracia como detentora do melhor projeto, aquele que melhor se encaixa na cultura do Brasil, com um Estado mais enxuto e, portanto, com mais tempo e visão para promover o social – afinal, promover o social não cabe à iniciativa privada, mas, exclusivamente ao Estado –
    e induzir o país ao crescimento.
    Cabe ressaltar que o Brasil não tem a menor vocação para o socialismo.
    É isso aí.
    Abraços

    • FHC fez tudo com maestria. Dominou a mídia, aprovou a própria reeleição, entregou a preço de banana quase uma centena de estatais porque eram cabides de emprego e péssimamente administradas por seus "competentes" áulicos, amigos, parentes,etc, elevou impostos e juros e diminuiu gastos com tanta eficiência que estagnou o país, além de deixar a infra estrutura em frangalhos, com direito a apagão,estradas esburacadas, ferrovias praticamente paralizadas, universidades e hospitais sucateados, e,com toda essa "redução de gastos" e mais o dinheiro das privatizações, entregou o Brasil falido, sem reservas e sem dinheiro para cumprir suas obrigações. E, ainda assim, com grande maestria, consegue convencer uma pequena parcela da população de que é um grande mestre.

  24. Não houve caso Erenice assim como também não houve caso de roubo de madeira no ministério de Marina. Tudo invenção da imprensa gopista e PIG.

  25. eu notei isso tambem , ela nao precisa dar respostas decoradas ou sei la o que , tem que ser mais autentica e passar logo o rodo marina traira e no ze nazista. nao pode dar mole , tem que ganhar no segundo turno. quem é esse imbecil desse marqueteiro idiota, que esta planejando essa campanha da dilma. ela tem que falar o que sabe desses dois pilantras vendedores da patria. e publica meu comentario , porque nao tem nada de ofensivo.

  26. Dilma e Serra são farinha do mesmo saco, e plínio é um maluco.
    marina é a candidata mais preparada para levar o brasil para o desenvolvimento.

  27. Nem Datafalha esconde vitória de Dilma

    Mesmo no Datafalha, Serra se mexe tanto quanto o Pão de Açúcar.
    Mesmo se houvesse segundo turno, e mesmo no Datafalha, Dilma venceria fácil: 52% contra 39%
    No Centro-Oeste/Norte, Dilma tem 44%, contra 31% de Serra e 17% de Marina.
    No Datafalha, no “Sul Maravilha”, Dilma, 39%, fora da margem de erro. O jenio tem 35% e a Bláblárina 10%.
    Na região Sudeste, onde fica São Paulo, “território do jenio”, o Datafalha é obrigado a admitir que a Dilma está disparada na frente de Serra: 41 x 31, e a Bláblárina Silva empata com o Gabeira: 10%.
    Dilma vence em SP, MG, ES e RJ.
    No Nordeste, aí, dá pena do Jarbas, quer dizer, do Paulo Souto: Dilma vence por 59% contra 19% de Serra e 11% de Marina. 20 milhões de votos de frente. http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/09/2
    bom acho q nao tem jeito mesmo certo? rs

  28. Eduardo Guimarães, por que será que o blog O Escrevinhador esta como website indisponível neste momento?

  29. Dilma será eleita no primeiro turno.

    A DataFalha mente e quer jogar a eleição presidencial para o segundo turno. Mas em São Paulo a DataFalha esconde e não divulga pesquisa que indica claramente que haverá segundo truno em São Paulo. Eles usam a política do que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde.

  30. "A petista respondeu que eventuais crimes ou infrações que ainda venham a ser apurados na Casa Civil não diferirão do crime de venda ilegal de madeira desmatada que envolveu gente do ministério comandado por Marina, o do Meio Ambiente,"

    É a primeira vez que vejo um candidato governista se defender de uma acusação de corrupção no governo do qual faz parte lembrando de UM OUTRO CASO de corrupção no MESMO governo do qual faz parte. Eita tiro no próprio pé!!

    • Só há uma forma de montar um governo impermeável a integrantes que se corrompam: há que contratar anjos para trabalhar, ainda que até entre os anjos houve um que se corrompeu. Há corrupção no governo de São Paulo ou no dos EUA. Apontar o dedo para casos de corrupção como prova de que o governo em que ocorreu é corrupto não passa de malandragem eleitoral.

      • Hahahaha….agora que o PT é governo, vem com essa conversa, né!

        Sei, sei……

        • Eu fico cada vez mais embasbacado com a capacidade dos filhotes de tucano de repetir o discurso vazio vezes a fio.

          O troll aqui, por exemplo, gosta de afirmar coisas sem levantar as premissas que o levaram a tal conclusão, muito menos a lógica que a possibilitou (vide os outros posts do rapaz).

          Creio que isso é reflexo de leitura contumaz da Veja.

          Essas pessoas ficam achando que o modelo Veja de discurso é o válido. Afirme contundentemente e você não precisará argumentar, muito menos provar.

          Fazer o que…

  31. Dilma tem que citar os "escândalos" serristas que nunca foram e não estão sendo investigados de acordo, como o caso Barjas Negri das ambulâncias, Alston – explicar o que é, em poucas palavras, porque ninguém só Alston, como a propaganda está fazendo na tv, ninguém sabe.
    E responder a jornalistas com mania de lhe imputar a pecha da corrupção, que o governo Lula foi marcado muito mais pelo AVANÇO, CONQUISTAS SOCIAIS, a proclamação da Escravatura Financeira (FMI), o resgate do patriotismo. Ela falou mas só nas considerações finais.

  32. Srs,

    recentemente, em outro post, me envolvi em uma discussão sobre o apoio do Estado de S. Paulo ao golpe de 1964 com o Sr. Diego Cóstola, cuja participação na conversa foi dizer que sabe mais história que 99% dos leitores desse blog, me chamar de desastrado, caluniador, e chegou mesmo a dizer que eu não tinha nada que ter entrado na conversa. Tudo o que eu enviei para ele foram os seguintes links, que, por serem muito interessantes, compartilho com vocês:
    http://www.fafich.ufmg.br/compolitica/anais2006/B
    http://www.revistas.uepg.br/index.php?journal=rhr

    Depois disso, o cara ainda diz que não há nenhuma evidência de que o Estadão tenha apoiado o golpe, que é tudo acusação leviana, de quem não conhece a história. Haja paciência…

    • Esse trecho, publicado pelo Estadão em 19 de Abril de 1964, é impressionante:

      "Que o Presidente Castelo Branco (…) não perca de vista que a segurança e o futuro de nossas instituições democráticas estão menos na legalidade formal que imediatamente lhes dermos do que na decisão e na energia com que a protegermos agora."

      Ou seja, a segurança e a democracia devem ser garantidas pelo golpe, não importa que seja ilegal.

  33. Porque o PT não faz queixas ao Ministério Público, ao TSE, solicitando investigações por parte da Polícia Federal sobre esses emails abjetos caluniando a Dilma? Stanley Burburinho listou os emails falsos e suas origens, e a lista se encontra no Conversa Afiada: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09
    Processo judicial é o mínimo que essa gente torpe e desclassificada merece.É muita vilania!
    Esses crimes contra a honra não podem ficar impunes!
    Já eu gostei demais do desempenho da Dilma na Record! O momento exige mesmo a seriedade que ela mantinha. A baixaria estava caindo era no lombo dela!

  34. Vamos dar um basta a este show de baixarias, niguém quer mais 30 dias do tal “Setembro Negro’, que esta covardia patrocinada pela grande midia em conluio com o DEM(ex-PFL) e tucanos, eles estão levando toda a sujeira para a web, não passam de SPAMs criminosos isto que difundem contra Dilma como arma eleitoral.

    Cabe a cada um de nós mostrar aos eleitores que não votam em Serra mas que pretendem votar em Marina achando que estão fazendo bom uso de voto.

    Não estão. Estas pessoas tem que saber que na verdade elas estão votando de forma indireta em Serra, como quer a midia.

    Vamos por quente na campanha do voto útil contra a baixaria do PIG, não podemos permitir que isto continue por mais 30 dias.

    Claro que estamos preparados para uma guerra de 30 e até de 60 dias.

    Mas o Brasil não merece mais 30 dias de show do Zé SPAM.
    http://www.josecarloslima.blogspot.com

  35. Realmente a Dilma estar robotizada, procurando palavras parecendo com o Suplicy no Senado, toda engessada, soltem a militante que fez política de rua desde a sua adolescência, em defesa da democracia. Siga o exemplo do Lula naquele histórico debate com o Serra, que saiu da tribuna e ficou passeando na sala, com empolgação, naturalidade e com a verdade na ponta da língua.

  36. O crescimento da Marina e do Serra, se dar pela traição da Erenice Guerra e não pelos méritos dessas duas malas sem alças.

    Quem criou uma porca dentro do seu Gabinete, tem que sujar os pés de lama, ainda bem que não foi as mãos.

  37. Fiquei um pouco triste neste debate justamente pela escassa habilidade de todos os candidatos no que se refere a expressar-se em público. Não precisava ser como, para citar um político profissional, Paulo Maluf – de quem não sou eleitor, mas sempre me pareceu muito desenvolto no uso da palavra. Para fazer uma comparação talvez mais feliz: não queremos que todo jogador da seleção brasileira seja Pelé, Zico, Garrincha, mas que faça o mínimo esperado de quem é muitíssimo bem remunerado para não fazer nada além de jogar futebol. Um abraço!

  38. A verde amarelou porquê quem a corrupção com a venda da madeira foi com seu (dela) maridão.

Trackbacks

  1. Tweets that mention Dilma ‘passa o rodo’ em Marina na TV | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.