Datafolha pode ter induzido as respostas desfavoráveis a Dilma

Sem categoria

Incrível como esse quadro político caótico acaba nos deixando anestesiados. Passou-me batida a forma como foi feita a pesquisa Datafolha divulgada ontem. O fato até me levou, no sábado, a escrever mais um capítulo do Escândalo das Pesquisas.

O questionário que a sondagem mais recente do Datafolha, instituto de pesquisas da Folha de São Paulo, apresentou aos entrevistados foi tão peculiar que até o blogueiro Lauro Jardim, funcionário da revista Veja, comentou, deixando ver que fugiu à normalidade.

Vejam, abaixo, o que escreveu o insuspeito blogueiro.

Pois é…

Para mim, grande parte do resultado do Datafolha de ontem, que a mídia irá alardear sem parar nos próximos dias, resulta de um questionário que, em tese, seria apresentado ao entrevistado depois de dizer quem escolheu para presidente. Todavia, quem garante que a entrevista é feita assim?

Como se não bastasse, o Ibope registrou pesquisa contendo questionário análogo e que deve ser divulgada no fim de semana.

Conforme relatei no post de sábado sobre o assunto, faria uma consulta ao setor jurídico do Movimento dos Sem Mídia para referendar ou não minha suposição de que o questionário em tela teve como objetivo induzir, se não o eleitorado (devido à baixa abrangência populacional da amostragem), ao menos os entrevistados pelo instituto de pesquisas.

O setor jurídico do Movimento dos Sem Mídia já achava que haveria, sim, motivo para reclamação do teor do questionário do Datafolha. Todavia, a possibilidade de esse questionário ter sido usado antes das perguntas sobre intenção de voto por parte dos pesquisadores também me parece pertinente à investigação que a Polícia Federal empreende sobre o mesmo Datafolha e sobre os outros três grandes institutos

A medida começa a ser estudada pelo Movimento dos Sem Mídia mesmo a despeito de que não será possível concretizá-la antes de 3 de outubro. Mas posso garantir que esse possível abuso será investigado mesmo depois da eleição, para que não se repita nunca mais.

O que resta a dizer é que, provavelmente, pesquisa feita sem essa possibilidade de ser usado artifício indutor de respostas poderá mostrar resultado significativamente diferente do captado pelo Datafolha. Em breve teremos tal informação. Se confirmada, haverá reação.