Outro uso político ilegal de telejornal

No último sábado, este blog deu início a uma série de denúncias de uso ilegal da televisão e do rádio fora do horário eleitoral legal concedido aos partidos. Esse uso ilegal de concessões públicas está sendo praticado, com maior desenvoltura, pelas Organizações Globo, mas não só.

Neste post, pela segunda vez consecutiva denuncio um telejornal da Globo por infringir a lei 9504/97, artigo 45, parágrafo terceiro, que veda que emissoras de rádio e televisão difundam opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação de partidos ou seus órgãos e representantes.

Como se sabe, o PSDB está acusando o PT de ter usado o governo Lula para determinar à Receita Federal que violasse o sigilo fiscal de quatro tucanos eminentes a fim de prejudicar a candidatura de José Serra à Presidência. O candidato também fez a mesma acusação.

Diante das acusações tucanas, o PT entrou com ação na Justiça contra Serra por calúnia, difamação e danos morais. O partido sustenta que o candidato adversário acusa sem provas e essas provas, até o momento, não foram apresentadas.

Só o que se pode afirmar é que houve um tipo de vazamento de dados de contribuintes que é prática antiga no Brasil, pois tais dados são até comercializados em forma de CDs no centro de São Paulo há anos e até petistas têm seus nomes figurando nesses bancos de dados traficados.

Até o momento, portanto, não existe uma só prova de que é verdadeira a acusação de Serra a Dilma Rousseff e ao PT de serem os responsáveis pelo vazamento de dados fiscais sigilosos dos seus aliados, o que torna o endosso a essa acusação mero exercício de especulação.

Se tratar a acusação de Serra como verdadeira é apenas produto da opinião subjetiva de alguém em favor do candidato, então apresento, a seguir, transcrição do comentário da jornalista Miriam Leitão no telejornal da Globo Bom Dia Brasil em sua edição de 26 de agosto.

Renata Vasconcelos introduz o comentário de Miriam Leitão

“O fato é que o Estado deveria garantir a segurança de informações sigilosas e mais três cidadãos tiveram o sigilo quebrado…”

Miriam Leitão responde, dando como verdadeira a acusação de Serra

O que está claro nesse caso do vazamento de informações da Receita Federal é que dados sigilosos de contribuintes foram acessados sem qualquer motivo. Os contribuintes espionados são adversários políticos do governo. Fica mais grave.

A Receita sabe quem foi, já fez a investigação, mas não divulgou o que sabe. Esse atraso na prestação das informações também é sério.

A Receita é um órgão que pertence ao estado brasileiro, a quem os contribuintes entregam seus dados com a confiança de que o sigilo legal será respeitado. Se a direção atual da Receita sabe o que aconteceu e não divulga está cometendo um erro grave contra as instituições, contra a própria Receita que tem inúmeros funcionários que não concordam com o que está acontecendo.

A Justiça determinou que um dos contribuintes, no caso o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, tenha acesso às investigações. A Justiça fez bem. Não se pode, em nome de paixões eleitorais, que são momentâneas, por em risco a credibilidade de uma instituição como a Receita Federal, que é permanente.

Clique aqui para ver o vídeo do comentário de Miriam Leitão no Bom dia Brasil de 26 de agosto.

*

As palavras acima foram ditas quase da mesma forma por Serra e por seus aliados contra os adversários petistas, acrescidos de alguns termos mais duros e pejorativos aqui e acolá.

Miriam leitão não está fazendo jornalismo, está opinando. E em favor de um dos candidatos a presidente, o que é vedado pela lei eleitoral supra mencionada. Não houve, aliás, direito de resposta à coligação de Dilma, que teria o direito de negar a acusação.

Este é mais um post da série que este blog fará mostrando que telejornais, ao menos, estão desafiando a lei eleitoral e opinando em favor de candidatos. Contribuições dos leitores relatando casos semelhantes de uso político de concessões públicas serão desejáveis e imprescindíveis.

Tags: , , , , , , , , ,

54 Comentário

  1. Vindo de quem veio, é bobagem perder tempo comi sto. É como papel sujo, deve ser jogadono lixo!

    • Randolfo, discordo de você, não acho que é bobagem perder tempo com isso. O Cidadania já conseguiu botar a PF no rastro das pesquisas fajutas do DataFraude. Acho que dá resultado sim, tem mais é que representar contra mesmo.

  2. É bom continuar vigilante e fazendo as denúncias dessas manipulações grosseiras e tendenciosas travestidas de jornalismo. Continue firme Eduardo.

  3. A miriam leitão está confundindo caçarolinha de assar leitão com caçarolinha de assar leitoa. O fato é que as pesquisas estão deixando a mídia e a jornalista atabalhoada. Uma apresentadora de análises econômicas, diga se, fracassadas pela boom do país, tenta se passar como analista política, mas com parcialidade.

  4. Eduardo meus parabéns, mais uma vez vc foca algo vital para a democracia neste País, primeiro as pesquisas, agora o uso político ilegal dos telejornais das TVs, especialmente da Globo, que com os seus jornais diários vem sem o menor constrangimento, como se estivesse inocentemente fazendo jornalismo, apoiando e repercutindo os factóides do candidato da oposição, exatamente como vc descreveu, já postei comentário sobre a necessidade de Blogs como o seu, do Azenha, o Tijolaço, o Escrevinhador, com repercussão nacional acompanhar diária ou semanalmente os jornais da Globo, em especial o Jornal Nacional. Não será uma luta inglória, como não foi a luta contra a manipulação das pesquisas. Obrigada!

  5. Bom dia !
    será que o sr é um dos "cães da interenet " que a cheirosa da folha menciona?

  6. Ora, qual o interesse de se fazer uma manobra desse tipo, se não vai mudar nada no palco político, onde Dilma faz sua belíssima estréia! A troco de que se iria divulgar dados da Receita Federal sobre quem quer que seja para beneficiar Dilma com mais de 50% de intenções de voto? Somente na cabeça de aves desnorteadas e desplumadas.

  7. Parabéns , Edu. Esse trabalho que você faz é difícil e cansativo. Difícil porque o pig logo tira da gaveta o discurso da liberdade de imrensa (pra poder manipular à vontade). E cansativo porque tem que gravar onze de cada dez programas de jornalismo na tv, no rádio. Outra dia mesmo a Maria Lidia,da Gazeta, que não tenho mais saco pra assistir, tava usando as mesmas frases do Serra Ladeira Abaixo sobre o negócio de não ficar olhando no retrovisor por causa do FHC.

  8. Vídeo maravilhoso! Quem não viu recomendo!

    União e Olho Vivo

  9. O Miltom tem razão. Eu também tinha pensado nisso. É bem capaz de Waack, Bonner e digníssima esposa, Rossi, Jabor, Mainardi(esse vota aqui? parece que foi p/ a Itália), Leitão, Waldvogel, A. Garcia, Noblat, Josias de Souza, Cantanhêde, Ali Kamel, Casoy, tio Rei(como poderia esquecê-lo?) votarem na Sra. Dilma. Eles são, jornalísticamente, o pior que temos. Mas não são burros.

  10. Por favor dê mais detalhes, especifique datas e emissoras. Ajudará no que está sendo feito pelo MSM

  11. Qualquer vazamento é grave, mas a Globo só conseguiria atingir o PT se o caso fosse político. O povo que não é mais aquele da década de 90, já sabe que o discurso da Globo/Folha/Veja é anti-petismo puro. Está na hora do governo parar de colocar dinheiro nestas mídias.

  12. Não sou filiado a nenhum partido político, não tenho relações pessoais com nenhum político, não tenho negócios ou qualquer relação com governos, orgãos públicos, sindicatos e, muito menos, com políticos

    • Você já deve estar cansado de explicar isso, que é apenas um cidadão, que luta por seus direitos e nosso, e por um Brasil melhor.

    • Eduardo Guimarães, estamos fartos de tanta promiscuidade e mentiras nos telejornais e jornais do Brasil, creio e defendo que a liberdade de expressão é um direito constitucional, entretanto a informação deve ser verdadeira e imparcial, nós brasileiros estamos reféns de grandes editoras e organizações que detem concessões públicas para informar a sociedade, e malversam ludibriando a sociedade em proveito próprio.

      Esta na hora de enfrentar-mos essa situação e não permitir que o povo brasileiro continue sendo enganado, sugiro que juntos, via WEB, exijamos de nossos representantes uma CPI do PIG .

      CPI do PIG já…. pois não merecemos sermos anganados o tempo todo, através de concessões que são públicas.

      Eduardo conto contigo.

  13. .
    Nova D I T A D U R A N O B R A S I L – PERIGO !!!!
    .
    .
    Existem imensos interesses americanos contrariados na autodeterminação do Brasil em continuar evoluindo e de maneira soberana com a continuação do lulismo pela eleição quase certa da Dilma.
    .
    Os USA precisam desesperadamente quebrar essa saudavél união Sul-Sul que o aprofundamento do Mercosul está causando em detrimento dos interesses americanos. Precisam e precisarão muito e em menos de 10 anos de dispor vantagens na utilização de nosso petróleo, de nossos minérios, de nossos grãos e – pasmem – de nossa água !!!
    .
    Esta necessidade de domínio e primazia é fator “si ne qua nom” para manter alguma hegêmonia yanque no mundo frente
    as crescentes inflûencias da Russia e da China, amenizando o poder da Índia e neutralizando o mais novo player mundial que é e está se tornando o Brasil.
    .
    Por esta premente e geopolítica necessidade americana de retomar o controle indireto do Brasil -principal potência Latino Americana- pelo retorno da direita entreguista brasileira ao poder é que se pode concluir, dado aos maus antecedentes criminais dos USA após 1950 bombardeando o palácio de La Moneda – no Chile – matando o presidente eleito Salvador Alende e incentivando, com apoio da CIA e das direitas entreguistas de plantão, TODAS as ditaduras militares ocorridas na América Latina e seus regimes de horror tendo mais recentemente apoiado o golpe milico-judicilesco dado em Honduras é que se deve desconfiar o que está porvir…
    .
    Deve-se desconfiar e muito da visita recente do virtual derrotado nas urnas, José Serra, ao clube militar da Aeronáutica no Rio de Janeiro que a pedir NOVO GOLPE MILITAR contra o Brasil , na presença de 200 oficiais e alguns ícones da direita escravagista brasileira.
    .
    Deve-se desconfiar que, um golpe militar hoje no Brasil, atenderia em cheio aos interesses americanos em nossa terra que vem sendo paulatinamente derrotados nas urnas em favor dos interesses legítimos brasileiros que tão bem e de forma tão patriota o presidente Lula, os brasileiros e o amadurecimento da Democracia tem conquistado.
    .

    A CIA e outros braços da direita americana defendendo em bastidores seus interesses estão entre nós e é preciso considerá-los.

    .
    Atenção e Inteligência redobrada será o preço que devemos pagar pela nossa liberdade, prosperidade, soberania e Democracia também. É o futuro nosso e de nossos filhos que está em jogo.

    .

    Agora!
    .

  14. Bom, Pimentel vai colher o que plantou.
    Fez aliança com Aécio e vai dançar na eleição. Vai perder o prestigio que tinha adequirido.

    • Pimentel fez a propria cama, que deite nela. O "negocio" da "alianca" tem, como tudo em MG, a ver com esmagamento de salarios e impedimento de circulacao de dinheiro a qualquer custo.

      A razao que qualquer preco seria pago para a direita dominar Minas: o minerio gratis.

  15. Não somos maniqueistas, porem atá as pedras sabem que a midia escrita sempre atacou o governo de Lula-Dilma e o dignostico da oposição fragilizada da ANJ explica. Agora a concedida não pode expressar uma virgula siquer durante a campanha a favor de qualquer candidato. Está na lei. Não pode dar opinião como essa baseada em denuncias sem provas. Edu, aguarde um tempo estratégico para formatar como representar contra. Por exemplo ML antes do periodo legal de abster-se sempre opinou contra o Governo, porem agora ela dá continuidade, ou seja a lei não é respeitada. Então como demonstrar isso essa tal postura qaue deveria ser distinta

  16. Paulo.
    Voce é novo aquí? Se é, é justificavel sua pergunta.
    O Eduardo já informou isso "n" vezes.

  17. Prezado Eduardo e demais comentarista do Blog:

    Gosto e endosso quando você diz:
    “Não sou filiado a nenhum partido político, não tenho relações pessoais com nenhum político, não tenho negócios ou qualquer relação com governos, orgãos públicos, sindicatos e, muito menos, com políticos.”

    Você é um herói democrata e um eterno vigilante diuturno.

    Eu continuo alerta para qualquer missão e “doido” para assinar a nova representação do MSM contra o PiG e seus lacaios.

    As suas vitórias são certas e alentadoras. Me refiro as duas, a sua Victória e a “nossa” vitória!

  18. Eduardo, mais uma vez peço atenção pras pesquisas dos estados. Há diversas pesquisas muito malucas e discrepantes em vários estados, geralmente envolvendo ícones pró-velha mídia, cito algumas: senado (RJ), governador (MG), senado (RS), governador (PR), entre outras. Seria interessante fazer a mesma análise minuciosa e talvez ampliar o embate em cima dessas pesquisas que também são muito importantes, pois a direita tem sede de poder e já que já dançaram nacionalmente, vão desesperadamente tentar manipular pra ter qualquer migalha. Abraços, e o #RioBlogProg começa a sair do virtual, hj tivemos a primeira reunião.

    PS: o boteco em q fomos lavados pelo caminhão do Kassab chama Restaurante Ressaquinha. Sugestivo, não? heheheh

  19. Olhem o que só o DEM e o PSDB – herdeiros da UDN – , conseguem idealizar
    http://twitpic.com/2iet4f

    Não deixem de ver

  20. Este pessoal cassado deve se afastar da campanha da Dilma. Deem as suas opiniões públicas sobre a campanha quando tiverem seus direitos políticos restituídos. É assim que uma pessoa de bem deve agir. Não deem munição aos inimigos nem prejudiquem a campanha vencedora da candidata.

  21. Não seria mais fácil, a Receita Federal abrir o jogo, divulgar o que já apurou e desmascarar de vez, o Serra?

  22. Estimado Eduardo, temos de estar preparados porque vem chumbo grosso por aí. Este exemplo é ainda insignificante diante do que virá. Veja bem que a Leitoa não está agindo de forma isolada. No jornal da Globo, um outro suíno da empresa começa seu comentário sobre o caso expressando que se trata de um ato ilegal e escandaloso (antes de mandar a futura presidenta calar a boca). Depois, isto tudo será repercutido ad infinitum por todos os outros órgãos ligados à empresa, pela campanha do candidato da extrema-direita e por todos aqueles interessados em que o Brasil volte às trevas do neoliberalismo. Eles confiam na técnica goebbeliana da informação e a praticam com entusiasmo: "Uma mentira repetida mil vezes passa a ser uma verdade". Cabe a todos nós frustrar seus objetivos mafiosos.

  23. Valeu, DiFini.

    Vejam todos e repassem.

  24. Pois é, Sr. Guimaraes.
    Pra mim, tinha de processar essa cretina também. Não pra pegar dinheiro dela, mas pra quando, essa quadrúpede falar alguma besteira no futuro, Ser apresentado o processo pra mostrar que ela não tem nenhuma credibilidade.

    Abraço.

  25. É assim que o Serra quer ganhar a eleição, com fofoquinha.
    A Receita é um orgão sério formado por sevidores concursados, eles não devem favor a ninguém. Com certeza houve desvios administrativos que serão devidamente apurados.

  26. Oi, Eduardo,

    adorei sua ideia. Tão logo eu encontre vídeos ou áudios interessantes, envio-lhe!

  27. É preciso sempre lembrar que sites, jornais e revistas em papel podem, sim, ter opinião política. Muito embora os jornais brasileiros insistam, cinicamente, em se declarar neutros quando, na verdade, fazem campanha descarada para Serra. Não é ilegal, mas é uma mentira.

    O que NÃO pode é uma CONCESSÃO PÚBLICA (rádio e tv abertos) ter opinião política, seja a favor ou contra o governo. Isso está na lei.

    • Os jornais e revista podem se posicionar política e partidariamente, mas JAMAIS poderão manipular distorcendo a notícia, ou seja, NENHUM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO pode ter a liberdade para mentir, caluniar ou injuriar .

  28. A Lucia (hic, hic) Hipocrita fez o mesmo na CBN junto com Lolito, digo Nonato.

  29. Contem com mais uma assinatura em qualquer representação contra essa imprensa vergonhosa , e coloquem a Sra. Dora Kramer na lista de denunciados , na sua coluna de hoje , não só afirma convictamente a veracidade de toda a boataria criada pela oposição deseperada , como ainda faz um retrospecto de todas os outros factóides criados pela turma dela , apresentando-os como se fatos já comprovados . Que esse povo sofra de um caso agudo de preconceito de classe é compreensível , é uma questão de narcisismo que costuma assolar medíocridades que se imaginam "inteligencias" por ver seus nomes todo dia nos jornais , o problema é que essa gente está dando golpes diários na democracia quando deturpam e corrompem seu papel . A imprensa tem um papel fundamental na manutenção do equlíbrio entre os diversos atores políticos e a sociedade precisa ter acesso a informações confiáveis , o comportamento profissional inescrupuloso desses jornalistas partidaria e ideologicamente comprometidos derrota a confiabilidade de nossa jovem democracia. Eles ainda não perceberam que quem pagará caro por esse engano será sua própria credibilidade.

  30. Lucia Hipólito [CBN – 27-08] discute a liminar do STF que libera sátiras contra políticos. A partir de 2’59, L. Hipolito "exemplifica" a auto-ridicularização dos “políticos”, leia-se Lula, óbvio. Nada mais didático do que um exemplo bem “concreto” para que "aprendamos a lição". Os políticos são os primeiros a se desmoralizar: é mensalão, é sanguessuga, é amante paga por lobista, é neto empregado, é filho, filha não sei como, é a mulher que tem a despesa paga por não sei quem… e a culpa é dos humoristas? – Mensalão: suposta crise política do PT. / Sanguessuga: termo criado para nomear um suposto escândalo de superfaturamento do PT./ Amante paga por lobista: alusão ao caso “M. Veloso”, ex-amante de Calheiros, que virou escândalo pq o senador era aliado de Lula. / Neto é empregado: leia-se: a Fábio Luiz da Silva, o Lulinha, mais um "escândalo".

  31. Acho a ideia dessa série do Cidadania maravilhosa, todavia ela tornar-se-á estéril se não for acompanhada pelo ajuizamento da Representação o quanto antes. Sei que não é fácil uma providência jurídica desse tipo, entendo o que está em jogo, sei que a exposição é inequivocamente sua, que é o presidente e fundador da ONG(entrando numa briga contra uma turma barra pesada), mas posso garantir que MUITOS ESTÃO COM VOCÊ, ENTRE ELES EU, e que, já que o MSM dispôs-se a essa providência,super-essencial, é bom que ela saia o mais rápido possível, de preferência ainda nesta semana, que será dominada pelo "golpe da violação do sigilo". Até poque Serra e sua horda estão deseperados(Dilma vence por um diferença de 24 pontos, segundo o IBOPE)e se não fizermos nada agora, a tendência da diereita será a radicalização. E OLHEM QUE TENHO CERTEZA QUE NÃO É ESSA A "BALA DE PRATA" DA MÍDIA SERRISTA : VEM COISA PIOR POR AÍ SE NÃO AGIRMOS AGORA! Continua…

  32. Quanto às acusações absurdas e ilegais dessa louca(Mírian Leitão é mais do que uma fanática de direita : já atingiu o estágio do desequilíbrio puro) : não precisa-se ser um leitor qualificado para perceber os milhões de absurdos que povoam as asneira, vomitadas por Leitão em uma concessão pública, que sustenta-se com dinheiro público, mas é usada pela família concessionária como arma política na defesa de seus interesses pessoais, obtida pela manipulação, pela mentira e pela censura àqueles que deles divergem. O cabedal de acusações sem provas de Leitão é imenso : Para começar, quando ela diz que "as vítimas são adversáriaos do Governo, o que torna o fato mais grave" está, de maneira explícita, pressupondo que o Governo é o autor da violação, ALGO QUE NÃO PODE PROVAR. ATÉ PORQUE AS INVESTIGAÇÕES DA RECEITA APONTARAM DUAS FUNCIONÁRIAS, QUE AGIRAM ISOLADAMENTE, AO QUE TUDO INDICA MOVIDA POR CORRUPÇÃO RASTEIRA, SEM INTERESSES POLÍTICOS. Continua…

  33. Continuação : Quando diz que "o Governo sabe quem é, mas não divulga", está MENTINDO . Há vários dias que foram divulgados os nomes das responsáveis. Volta novamente a mentir quando afirma que "não se pode, por paixões eleitorais, que são momentâneas, pôr em risco a credibilidade da Receita". Nesse caso, faz muito mais do que simplesmente mentir : CONDENA PREVIAMENTE, CRIA UMA PRESUNÇAÕ DE CULPA(ESTÁ EVIDENCIADA UMA CONCLUSÃO EM SUA FALA, A DE QUE O RESPONSÁVEL É O GOVERNO. CONCLUSÃO QUE ELA NÃO TEM NENHUMA PROVAS QUE A SUSTENTEM), ALGO NÃO ACEITO NO DIREITO MODERNO EM NENHUM LUGAR CIVILIZADO, POSTURA CARACTERÍSTICAS DE REGIMES OPRESSORES, COMO O NAZISMO OU O STALINISMO. Leitão faz mais do que afrontar a legislação eleitoral, pratica crimes de calúnia, injúria, difamação; além de violar as regras legais mais elementares para constituir-se um Estado de Direito. Quer mais motivos para enquadrar Leitão e seus amos na Representação? Continua…

  34. Continuação : Se não bastassem esses, você também pode usar a velha "indignação seletiva", característica intrínseca dos barões da mídia e de seus lacaios, como prova da parcialidade midiática e uso das concessões e do dinheiro público que esse veículos recebem para a consecução do projeto políticos dos seus proprietários : neste mesmo período do ano passado, o Senador Álvaro "Botox" Dias, em pronunciamento no Senado, usou dados fiscais de um dirigente da Petrobrás, filiado ao PT, para tentar criar factóides e turbinar a nati-morta CPI da Petrobrás. Tais dados foram obtidos ilegalmente : POR QUE A MÍDIA(LEITÃO E SEUS BLUE CAPS À FRENTE)NÃO EXIGIRAM UMA EXPLICAÇÃO, E POSTERIOR PUNIÇÃO A DIAS, O QUAL, MOVIDO POR PAIXÕES POLÍTICAS, PÔS EM RISCO A INSTITUIÇÃO RECEITA FEDERAL AO TORNAR PÚBLICO DADOS QUE OS CONTRIBUINTE ENTREGAVAM À RECEITA EM CONFIANÇA? Que tal fazer essa pergunta na Representação? Continua…

  35. Continuação : Por último, quero lembrar que todos sabem a verdadeira origem dessa "moda de vazamentos": falo do livro, a ser lançado neste segundo semestre, cujo autor revelará(com provas documentais, obtidas de maneira legal)toda a máfia das privatizações tucanas : Quem ganhou dinheiro, quem desviou dinheiro, para onde foram os recursos; a relação de figurões do PSDB com paraísos, fiscais; a participação de empresários e banqueiros(isso lembra alguém?) nessa calhordice. Segundo informações do portal de PHA, uma das denúncias do livro diz respeito às relações da filha de José Serra com a irmã do banqueiro Daniel Dantas, numa empresa "of shore" que abriram nas Ilhas Caymam. ALGUÉM SE LEMBRA QUE A 1ª "VIOLAÇÃO", DENUNCIADA POR SERRA E PELA MÍDIA, TINHA COMO INOCENTE "VÍTIMA" A FILHA DO TUCANO? Que tal um post sobre isso? Aguardo o ajuizamento da denúncia contra a parcialidade midiática.

  36. Edu
    Dora Kramer não poderia ficar de fora. Seu texto saiu no estadão e foi reproduzido no blog do Noblat: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

    Bjs para a Vitória

  37. Minha opinião: Pimentel pensou que apoiando o candidato de Aécio à prefeitura teria o apoio dele(Aécio) para o governo de Minas, o que não aconteceu, com Aécio lançando seu vice a governador. Ou seja, Aécio passou a perna em Pimentel, inclusive cooptando Itamar Franco para candidato ao senado. Pimentel deu uma de otário completo. Perdeu a prefeitura, o governo e perderá o senado.

  38. Edu,

    voce não acha estranho as pesquisas para governador e senador em sp ?

    não batem com as pesquisas presidenciais…

    como na eleição presidencial não dá mais pra esconder, os proprios lideres

    da oposição já disseram que o plano agora é a eleição para o senado e os governos estaduais,

    já que se a oposição perder em sp , sera´o fim do psdb.

    • Tenho sido insistentemente confrontado com essa questão das pesquisas estaduais. A tese é a de que como houve fraudes nas pesquisas presidenciais, também estaria havendo nas estaduais, sobretudo em São Paulo. A diferença entre os dois casos – pesquisas presidenciais e estaduais -, porém, é flagrante. No caso das pesquisas presidenciais, havia uma disparidade escandalosa entre duas duplas de institutos – Vox Populi e Sensus versus Datafolha e Ibope. No caso das estaduais, todos os institutos dão praticamente os mesmos números, sobretudo em São Paulo. É preciso que fique claro que o que reverteu as pesquisas da mídia não foram as acusações a elas, mas o motivo das acusações, que existia. Acusar o que não existe só levará o PT paulista aonde essa conduta levou a campanha de Serra.

  39. Aqui em Goiás o Reinaldão, "Tio Rei" para alguns, Reinaldo Esgoto Azevedo para outros, estreou no jornal Diário da Manhã, neste esquema de escrever um artigo para ser publicado na Folha e ser repetido nos grotões Brasil afora
    É a turma do Millenium em campanha
    A Justiça Eleitoral é cega, surda e muda, mesmo que a Lei proiba tais abusos

  40. Olá Eduardo! Depois de longa data, volto a opinar em seu blog, porém, leio sempre. Acredito Eduardo e caros amigos, que o PIG, já está com a corda no pescoço; ou melhor dizendo, com a água batendo nas narinas. O povo já está vacinado contra este tipo de jornalismo. Quanto mais baterem, mais levaram surras, essas virão das urnas. A minha preocupação, é São Paulo Eduardo. Apesar da alta de Mercadante, ainda não dará segundo turno, se fosse hoje as eleições. Como professor, vejo as mentiras que são lançadas no horário eleitoral. Será que os paulistas não veem isso? É um absurdo e lastimoso, pensar que teremos que aturar mais 4 anos esta raça de sangue suga.

  41. Vejam O Conversa Afiada reproduz twitter de amigo navegante em que aparece um âncora da Globo, o patibular William Waack, ao mandar a Dilma calar a boca. http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/08/29/a

Trackbacks

  1. Tweets that mention Outro uso político ilegal de telejornal | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.