Mídia eletrônica viola lei eleitoral ao apoiar acusações do PSDB


O vídeo acima, editado pelo blog Cloaca News, comprova o que a maioria do eleitorado já captou: emissoras de TV, rádios, jornais, revistas e portais de internet estão infringindo a lei eleitoral ao endossarem as acusações da campanha de José Serra contra o governo Lula de que este teria usado a Receita Federal para violar o sigilo fiscal de aliados do candidato tucano à Presidência, visando atingi-lo.

No vídeo, Willian Waack, sem perceber que o áudio do estúdio de gravação do Jornal da Globo estava aberto, mandou Dilma Rousseff calar a boca enquanto o telejornal exibia gravação em áudio e vídeo da candidata rebatendo as acusações tucanas – esse áudio aberto em telejornais ainda fará muitas vítimas.

Até aí, porém, não há infração da lei eleitoral.É óbvio que foi um descuido – a menos que a Globo tenha pirado de vez e esteja usando a estratégia de fingir vazamento de áudio para insultar a inimiga política. A violação da lei está nos comentários que vi e ouvi o âncora Waack fazer no mesmo Jornal da Globo ou a âncora Maria Lydia Flandoli fazer no da Gazeta, isto é, dar de barato que Dilma, Lula e o PT fizeram aquilo de que Serra os acusa.

É infração da lei eleitoral porque não há prova alguma, indício algum de que os petistas estejam envolvidos no vazamento. Há, apenas, a palavra dos tucanos, Serra à frente, o qual está sendo processado pelo PT por fazer acusação falsa.

Fora do período eleitoral já seria errado e passível até de reação dos acusados na Justiça, mas aí essa pratica apenas se amontoaria junto a montes de outras nas quais a mídia eletrônica fica ao lado dos tucanos contra os petistas sem que existam provas que sustentem uma tomada de posição. No período eleitoral, porém, a coisa é mais grave.

É inaceitável, fazerem isso. O eleitorado está demonstrando, pesquisa após pesquisa, que já esperava acusações como essa por parte da mídia e dos tucanos. Mas isso não elide o fato de que concessões públicas de rádio e tevê, que pertencem a petistas, tucanos, budistas, muçulmanos, corintianos e palmeirenses, entre tantos outros, não podem ser usadas em favor de um grupo político durante processos eleitorais.

E todos sabem que isso está acontecendo. O jornal O Globo, por exemplo, publicou matéria que deixa perfeitamente claro que a campanha de Serra está tentando usar o noticiário e a acusação sem provas que fez para reverter sua dramática situação eleitoral. Reproduzo, abaixo, matéria do veículo publicada em sua edição de sexta-feira.

Queda de Serra até em SP preocupa tucanos

Pesquisa do Datafolha mostra que Dilma cresceu mais e abriu vantagem de 20 pontos sobre o adversário

Gerson Camarotti, Cristiane Jungblut e Chico de Gois

O resultado da pesquisa Datafolha, divulgado ontem pela “Folha de S.Paulo” e que mostra que a petista Dilma Rousseff abriu vantagem de 20 pontos sobre o tucano José Serra, provocou um clima de desânimo na oposição. De forma reservada, a avaliação no PSDB é que, com este cenário, dificilmente haverá segundo turno.

Para tucanos, o maior pesadelo foi concretizado: Dilma ultrapassou Serra até mesmo em São Paulo, onde ele era governador até março. O sentimento generalizado no ninho tucano era de surpresa e perplexidade. E também de que, agora, só mesmo uma reviravolta na campanha poderia mudar este quadro.

A pesquisa, realizada nos dias 23 e 24, mostra Dilma com 49% das intenções de voto, contra 29% de Serra e 9% da candidata do PV, Marina Silva.

Segundo a pesquisa, a dianteira de Dilma se consolidou em todas as regiões do país e também em todas as faixas de renda, inclusive entre os que ganham mais de dez salários mínimos: entre esses eleitores, em pouco mais de 15 dias, Dilma passou de 28% para 40%, enquanto Serra caiu de 44% para 34%.

Numa última tentativa, a ordem, ainda que não consensual na campanha tucana, foi de jogar todas as fichas no episódio da violação do sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, e de outras três pessoas ligadas ao partido.

Mas há entre setores da campanha de Serra o temor de que essa agenda negativa amplie a rejeição do tucano. Outro número do Datafolha que preocupou muito o PSDB foi o da rejeição: 29% para Serra, contra 19% de Dilma.

(…)

Direi, então, o que pretendo fazer. Neste momento, ao terminar de escrever este post – às 14 horas de sábado, 28 de agosto de 2010 – enviarei consulta ao setor jurídico do Movimento dos Sem Mídia para que façamos um estudo sobre a ilegalidade contida no que acabo de escrever.

Concomitantemente, aguardarei o posicionamento do PT durante a semana. Se o jurídico do MSM disser que a ilegalidade que estou detectando existe e se o PT não tomar uma atitude contra esse escândalo, contra essa afronta à democracia, a organização que presido irá bater de novo às portas da Justiça Eleitoral exatamente como fez por conta da falsificação de pesquisas.

PS: vídeo acima será o primeiro de todos os OUTROS vídeos e áudios que juntaremos à representação como evidências do estupro da lei eleitoral pela mídia eletrônica.

Tags: , , , , , , , ,

103 Comentário

  1. A REVOLTA DOS PIJAMAS

    Na sequência da triste sucessão de episódios que tem sido a sua campanha presidencial, José Serra se trancou na sexta-feira com oficiais inativos no Clube da Aeronáutica, um dos redutos do reacionarismo nacional, local onde o golpe de 64 ainda é pranteado por muitas viúvas.
    Não se sabe ao certo sobre o que Serra e esses militares da reserva e reformados conversaram, pois o presidenciável, auto-intitulado o maior defensor do mundo da liberdade de imprensa, não deixou os jornalistas participarem do encontro.
    Segundo relato do IG, porém, o presidenciável tucano abordou temas que costumam deixar a rapaziada do Clube da Aeronáutica de cabelo em pé – pelo menos aqueles que ainda preservam algo do lado de fora da cabeça.
    "Em 64, não sei se os senhores já estavam nas Forças Armadas, mas uma grande motivação da derrubada de Jango era a ideia, equivocada, de uma ‘república sindicalista’. Não tinha menor possibilidade, tal a fraqueza (do governo)… Mas eles (PT) fizeram agora uma república sindicalista. Não pelo socialismo, estatismo, mas para curtir”, afirmou, segundo o IG, ao grupo de cerca de 200 associados dos clubes militares.
    O IG informa que nessa época Serra era presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e discursou no comício da Central do Brasil, em 13 de março de 64, considerado um momento-chave para o golpe.
    Feito o esclarecimento, o relato diz que, "de acordo com Serra, o governo petista tem característica de 'ocupação militar', pelo loteamento de cargos na administração pública". Segundo o nosso herói, “quase a totalidade da administração pública está tomada, na prefeitura de São Paulo também era assim. O PT tem características, sem ironias, de ocupação militar. É um Exército que tem que ser acomodado. Tudo é hierarquizado, loteado.”
    E continuou: disse ser contrário à retomada da discussão sobre a Lei da Anistia. “Eles reabriram a questão da anistia, que ao meu ver é um equívoco. Uma coisa é o conhecimento do que aconteceu… A lei pegaria a gente dos dois lados.”
    A notícia sobre o que foi dito a portas fechadas no Clube da Aeronáutica para por aí. Infelizmente não ficamos sabendo se o tucano, no momento em que dava tão importantes esclarecimentos aos militares inativos, já sabia que sua curva nas pesquisas eleitorais tinha se acentuado mais um tanto para baixo, atingindo um ponto perigoso de não retorno à disputa, por absoluta falta de vontade do eleitor de votar nele.
    Provavelmente Serra não tinha ainda conhecimento das más notícias. Se tivesse, era bem capaz de relembrar o tempo em que subia em palanques para, com a sua oratória empolgante, convocar os velhinhos às armas.
    Já tivemos na história a gloriosa e sangrenta Guerra dos Farrapos. Este poderia ser o momento da Revolta dos Pijamas, para que o país retorne a um passado sombrio e sem esperanças.

  2. Edu, não sei se você assistiu o JN; eles mostraram as pesquisas de vários estados e não mostraram o resultado de SP mas indicaram o G1 para os telespectadores consultarem na página deles. Estão tentando de todas formas esconder a subida do Mercadante. Eta jornalzinho bun…

  3. Eduardo não preciso repetir. Estou contigo como sempre.

  4. Edu, conte conosco – nós q fazemos parte dos 80% q aprovamos o o governo Lula. Marcação cerrada nessa corja. O desespero já tomou conta de serra, seu staff político e o pig, a derrota vai ser acachapante.

    Abrs

  5. Dá nojo de ouvir este repórter da Globo falar. Sujeito arrogante, antipático. Sai pra lá Jaburu!!!

  6. Olá Eduardo, hoje no auditório do sindicato dos professores da cidade do Rio de Janeiro o SINPRO RIO filiado da FETEERJ assisti maravilhada a palestra do Altamiro Borges, já conheci ele, no lll Fórum das Nações Unidas o Nassif,(pessoalomente) faltam agora você, Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Viana, pois sou leitora assídua dos seus blogs e aposentei em definitivo a Rede Globo, Bandeirantes, Sílvio Santos por enquanto mesmo com algumas distorções ainda assisto a Record.

  7. Coloco-me a disposição para unirmos forças contra essa mídia de esgoto que tanto malefício traz a sociedade brasileira, eles estão atuantes pelos bastidores e pode ter certeza que preparam um golpe final que leve o vampiro ao segundo turno, temos que arregaçar as mangas e ir a luta para eleger Dilma, como professora da cidade de Paraty onde meu salário é pequeno, mas que a prefeitura paga 50 mil ao FHC para abrir a FLIP, creio que o tema Gilberto Freire deva ter sido escolhido a dedo, para que a presença de FHC não fosse dada como política partidária do sr.prefeito, posso contribuir com minhas parcas economias e com minha voz e mãos para a divulgação desses blogs progressistas que nos incentivam a lutar cada vez mais com essa elite burguesa que nos oprimia há séculos e que sabe que se a Dilma ganhar o fim delas se prenuncia e isso eles querem evitar de qualquer jeito, atenção e caldo de galinha nunca fez mal a niguém. temos que estar atentos e vigilantes e irmos a rua mostar que temos lado e candidato.
    Hoje falei para o Altamiro que eu os admiro e que sou macaca de auditório de vocês. rsrsrs.
    Um grande abraço

  8. Caro Edu, parabéns pela lucidez do seu comentário. As vezes, o fato de um candidato estar muito bem nas pesquisas, neutraliza possíveis irregularidades legais cometidas pelo adversário ou, como neste caso, pela midia. E aí nem o partido, nem a candidata e nem nós, partidarios ou simpatizantes, tomamos medidas contra tais fatos. Ninguém pode amolecer nesta hora, pois se agem ilegalmente, afrontando a Lei 9504/97 no seu artigo 45(coincidentemente), devem responder por isto; principalmente esta midia tendenciosa e nefasta que, a todo instante, vive a tecer comentários e opiniões tentando reerguer a já falecida campanha do Serróquio.
    Mais uma vez, parabéns pelo teu comentário a este respeito.

  9. É muito engraçado ver petista reclamando de violação da lei eleitoral enquanto Lula é o que mais comete crimes eleitorais no país…

    • "É rebolation, tion, tion / o rebolation, tion, tion". Saravá meu Pai, faça com que a luz apareça nessas mentes obscuras e obtusas. Amém!!!

  10. Oi Eudardo. Aqui é o Barão do Pirapora, nos conhecemos ontem em Itapetininga.
    Então, eu vi esse lance od waack, mas isso fica por isso mesmo? o PT vai procurar fazer alguma coisa a respeito?! abs

  11. Eduardo, boa noite.
    Acabei de replicar o seu artigo no meu blog, http://asfacesdanoticia.blogspot.com/ , com os devidos créditos.
    Apoio totalmente a iniciativa e, além de assinar, me comprometo a ir atrás de mais gente, para perfazermos não 2.000 assinaturas, mas no mínimo 20.000, quem sabe 200.000.
    Um abraço.
    Claudio Kirsten http://asfacesdanoticia.blogspot.com/

  12. Eduardo,

    A disposiçao para assinatura e parabéns pelo encontro dos blogueiros progressistas.

    Sds

    Joao Volino Correa

  13. A entrevista do Carlos Montenegro, do Ibope, à IstoÉ, é um show de cara-de-pau. Ele chama de "erro" aquilo que em Português chamamos de "fraude". E faz novas previsões de cabo-eleitoral: de que a oposição vencerá em São Paulo, Minas, Paraná e Goiás. Ou seja: transforma as esperanças do PSDB em informação estatística…
    Aguardemos o próximo pedido de desculpas…

  14. Boa noite, Eduardo! Pode contar comigo também. Sempre com você na luta contra as manipulações. Abraços na Victória.

  15. Paarabéns pela levantada de bola para sensibilizar a sociedade braileira do que é capaz a nossa velha mídia. Estou contigo, como estive na ação contra a fraude nas pesquisas eleitorais.

  16. Em 3 de outubro, o Povo Brasileiro, irá dizer no silêncio soberano das urnas: CALA BOCA WILLIAN WAACK!!

  17. Totalmente de acordo. Vamos enfrente. Beijos a Victoria.

  18. Como sempre,conte com meu apoio,assinatura e divulgação.
    Vou conbfessar:estou chocada e me sinto agredida como se ele tivesse falado comigo!(talvez tenha falado mesmo,já que manda a minha eleita calar a boca!)
    grande abraço e beijo pra Victoria

  19. Esse homem e Bonner me dão asco são a prepotência personifica, as figuras dos dois sem duvida representam bem o perfil da Globo.

  20. Ao ler mais este seu excelente post denúncia das barbaridades do PSDB, mais me entusiasma a possibilidade que está surgindo, bem claramente de Mercadante ganhar em São Paulo.
    Acabo de ler um post publicado hoje pelo jornalista Pedro Ayres queme fez entender como se montou a Tucanolândia em que se tranformou , pela ação deletéria do PSDB , o operoso Estado de SÃo Paulo.
    Acabo de ler um excelente artigo sobre a questão política em São Paulo, publicado hoje pelo Pedro Ayres: http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante
    Elucidou muitos pontos obscuros que a Tucanolândia tinha para mim. E me fez concluir que ganhar em São Paulo é prioridade absoluta para que Dilma possa ter sossego para tocar os avanços econômicos e sociais que o povo brasileiro tanto necessita.

  21. No Brasil o que sempre aconteceu se repete agora. A mídia toma partido e tenta interferir no processo eleitoral, deixando a legislação de lado. É vergonhoso o que faz os meios de comunicação em nome de seus candidatos. A raiva do pseudo jornalista do jornal da Globo, demonstra o quanto está sendo difícil e vai ser mais ainda, engolir a vitória de Dilma. Não enxergam que a cada dia se distanciam daqueles a quem deveriam servir com informações.
    http://easonfn.wordpress.com

  22. Este infeliz deve ter se vendido para a CIA, e nada mais e do que um traidor do Brasil. Gracas a sabedoria dos brasileiros esta peste nao entrara no palacio do planalto como chefe. Esta vergonha tropical nada mais e do que a versao tupiniquim do Gorge Bush. E um brucutu, uma topeira
    Conte com meu apoio

  23. Finalmente! Estava mais do que na hora dessa Representação sair! Diga apenas quando quer que eu a assine! Não podemos admitir essa canalhice da corja midiática. Não interessa se o PT vai reagir ou não. Não fazemos isso pelo PT, nem mesmo por Dilma Rousslf(embora, enquanto ser humano que se encontra no centro de tanta calhordice, me solidarize com ela, como sempre solidarizei-me com Lula). Fazemos isso PELA DEMOCRACIA BRASILEIRA, CONTRA ESSA EXCRECÊNCIA CONFIGURADA PELA DITADURA DE 13 FAMÍLIAS OLIGARCAS, CONTROLADORAS DAS COMUNICAÇÕES NESTE PAÍS, E QUE SÃO AS RESPONSÁVEIS PELA NÃO EXISTÊNCIA DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM NOSSA NAÇÃO, UMA VEZ QUE ESSA OLIGARQUIA USA AS CONCESSÃO PÚBLICAS DE RÁDIODIFUSÃO QUE SUAS EMPRESAS OPERAM(DAS QUAIS, COMO O NOME JÁ DIZ, SÃO APENAS CONCESSIONÁRIOS : AS CONCESSÕES PERTENCEM A TODOS OS BRASILEIROS)E O DINHEIRO PÚBLICO(QUE TAMBÉM NOS PERTENCE)E QUE GARANTE A SOBREVIVÊNCIA DE SUAS EMPRESAS, COMO ARMAS POLÍTICAS PARA IMPOSIÇÃO APENAS DE UM ÚNICO PONTO-DE-VISTA, O QUE DEFENDE SEUS INTERESSES, Continua…

  24. Continuação : Esse tentativa de manipulação ESCANCARADA de Waack em seus "depoimentos" no filme, realizava-se de forma nada sutil : para Waack, qualquer coisa que o "cavaleiro da esperança" fizera, era enxergada pela "ótica" xiita do "jornalista" como fracassada, tola, ineficaz, incompetente, desastrada, enfim, não prestara. Incluindo-se aí as ações ocorridas antes da adesão de Prestes ao Comunismo, como a Coluna. Não precisava-se conhecer História do Brasil para perceber o INDISCUTÍVEL desequilíbrio do miquinho amestrado global : UM PERSONAGEM DE TAMANHA RELEVÂNCIA HISTÓRICA(ALIÁS, NENHUM SER HUMANO)NÃO TERIA, NEM MESMO SE O QUISESSE, UMA VIDA MARCADA SOMENTE POR ERROS E FRACASSOS. ERA ESSA IMPRESSÃO QUE WAACK TENTAVA AGRESSIVAMENTE PASSAR. QUALQUER UM PERCEBIA SUA MAL DISFARÇA MÁ FÉ. Continua…

  25. Continuação : Esses são apenas alguns entre os tantos motivos que mostram a URGÊNCIA "PARA ONTEM" do ajuizamento dessa Representação do MSM. A mídia está em campanha ESCANCARADA para tentar reverte a derrota acachapante que José Serra sofrerá, em 1º turno. Aliás, não apenas nas eleições federais, mas também nas estaduais e nas proporcionais(em Pernambuco, faremos – como disse o futuro senador eleito, em 1º lugar, pelo PT, Humberto Costa – "Barba, cabelo e bigode" : Nosso Governador, Eduardo Campos(PSB)será reeleito em 1º turno com mais de 70% dos votos. Não são os válidos, são mais de 70% do total de votos. Elegeremos os dois senadores da coligação de esquerda e faremos um maioria esmagadora de deputados federais e estaduais que apóiarem Dilma e Eduardo. Sem contar que aqui, DILMA ROUSSELF RECEBERÁ A MAIOR VOTAÇÃO PROPORCIONAL DO PAÍS. Estive sexta-feira no Comício de Lula, Dilma e Eduardo em Recife. Foi lindo!).

  26. Continuação : A direita não ficará passiva diante de um quadro que mostra sua "morte anunciada"(principalmente a da ditadura midiática)para breve. E falo mais do que a "morte eleitoral", falo da morte do "status quo" ditatorial; controle das comunicações por 13 famílias, que impedem que o resto da sociedade fale(a democratização das comunicações, cuja luta já rendeu eventos maravilhosos como a Confecon, será uma das cobranças primeiras que a sociedade fará a Dilma) ELES SABEM DISSO, E SEUS CÃES-DE-GUARDA TAMBÉM. NÃO FICARÃO PARADOS. AJAMOS PRIMEIRO, ANTECIPANDO-NOS A SEUS ATAQUES SABOTADORES. AJUIZE ESSA REPRESENTAÇÃO AMANHÃ!

  27. Eduardo, penso que para o PT, seja complicado entrar com uma ação judicial contra esses abusos da imprensa, já que a própria imprensa acusa sistematicamente o partido de querer cerceá-la na sua liberdade de expressão.

    Nenhuma organização teria mais eficiência e legitimidade para encampar essa luta, do que o próprio Movimento dos Sem Mídia.

    Se o PT bater de frente com a imprensa, ela finalmente terá o trunfo que aguarda há tempos, para satanizá-lo como um partido autoritário.

    Acho que não foi à toa o Lula ter engolido quieto todos os abusos e desrespeito com ele no decorrer desses 8 anos. A máfia da midia é poderosa e para freá-la nos seus intentos golpistas, só enfraquecendo-a financeiramente.

    Se Dilma eu fosse, chegando ao poder, pulverizaria ainda mais as verbas de publicidade, entregaria mais concessões de Radio e TV para diferentes movimentos sociais, facilitaria ainda mais o acesso a internet e aos canais pagos para toda a população, incentivaria a criação de novos jornais (imprensa escrita), enfim, quebraria a hegemonia dos atuais barões da midia.

    Ja pensou um jornal (falado, escrito e televisado) dos “sujinhos” blogueiros progressistas? rsssss

    Eu chafurdaria com gosto!

  28. Olá Eduardo!…Desculpe minha ignorância mas com relação à esse vídeo, "editado" pelo Cloaca não entendo que a coisa ocorreu assim.Já o fato de ser editado levanta suspeitas sobre as falas.Acho que uma atitude honesta seria divulgar o vídeo na íntegra para que possamos formar opinião à respeito do ocorrido.Me preocupa ainda mais se no caso de minha visão pouco experiente ter esse tipo de entendimento o que dizer então de um juiz avaliando ese material.Resumindo:o vídeo não expõe nenhum crime eleitoral na minha opinião o que me leva a crer que o Cloaca está agindo de má fé, ou seja, se rebaixando ao mesmo nível da turminha do vampiro.

  29. Da mesma forma que o pedido feito para investigar os institutos teve efeito tambem é o caso do que vc está intuindo. Desmascarar o apoio dado por concessões eletronicas a manter-nos nessa ditadura midiatica. É o passo inicial. Durante o governo Dilma precisamos aprofundar para a nossa vitoria, agora a democratização dos meios de comunicação, senão eles vão continuar a sangrar Dilma, como fizeram no governo Lula. Vamos em frente. Configure a ação a partir desse "cala a boca" e toda a blogosfera se unirá a ela. Lembra no Maksoud Plaza aquele jornalista a falar da união da sociedade argentina para impor controle aos meios. Hoje Cristina representa o trabalho da nossa futura presidenta.

  30. Hoje, por um acaso, em um almoço na casa de amigos, dei uma folheada rápida na última edição da Veja. Deparei com uma propaganda que me chamou a atenção. São duas páginas duplas cada uma com uma cor de fundo, nas quais está escrita em letras garrafais que tomam o espaço de duas páginas, utilizando a mesma fonte do logotipo da revista, a seguinte palavra: eleja. A princípio, me pareceu uma propaganda trivial com o objetivo patriótico de estimular a participação popular nas eleiçõs que se aproximam. Porém, em se tratando do veículo, achei estranho todo esse repentino interesse em cumprir o papel de mídia responsável com a publicação isenta dessa convocação`ao cumprimento do dever cívico.
    Em uma segunda leitura, mo ocorreu que as três principais candidaturas à presidencia são postuladas por duas mulheres (elas) e um só homem (ele); Se dividirmos a palavra publicada em: ele – ja; Podemos concluir que os publicitários de plantão podem ter colocado nessa simples palavra a intenção subliminar de induzir o leitor a votar no único "ele" e "já". Será viagem minha?

  31. CPI do PIG já ….. chega de mentiras a olhos vistos …. onde anda o Ministério Público Eleitoral …….

    CPI do PIG já …….

Trackbacks

  1. Mídia eletrônica viola lei eleitoral ao apoiar acusações do PSDB … | Media Brasileiro
  2. Mídia eletrônica viola lei eleitoral ao apoiar acusações do PSDB … | Brasil Media
  3. Outro uso político ilegal de telejornal | Blog da Cidadania

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.