Carta aberta a José Serra

Prezado candidato José Serra,

Quem lhe escreve é alguém que já foi seu eleitor para deputado e senador, em tempos idos, mas que, hoje, retirou qualquer apoio que lhe possa ter dado um dia. Serei eleitor de Dilma Rousseff, neste ano, como fui do presidente Lula em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. E sou um crítico contundente da atuação político-administrativa do senhor.

Candidato, escrevo à luz das últimas pesquisas de opinião, que mostram uma tendência do eleitorado que, não entendo por que, vem surpreendo a alguns. Particularmente, como muitos outros blogueiros e jornalistas de fora da grande mídia, não me surpreendi com o que está acontecendo.

Mas não quero que pense que esta missiva tem pretensões de tripudiar ou de agredir. Escrevo meramente para lhe fazer um pedido absolutamente desvinculado dos interesses de seus adversários. É um pedido em benefício da democracia brasileira.

O prezado candidato tem todo direito de lutar até o fim pela própria candidatura, mas ousarei lhe fazer uma sugestão que, sendo absolutamente sincero, pode ser até do seu interesse pessoal.

Ainda que alguns dos integrantes de sua campanha possam dizer o contrário, julgo que o uso dos ataques e das denúncias que penso estar nos planos de algumas vertentes desse grupo político constituir-se-ão em desrespeito aos eleitores.

Governador Serra, o Brasil não merece uma campanha baixa, com mais ataques à honra de seus adversários e lances de esperteza como o do uso da imagem de seu maior adversário, o qual o grupo político que o senhor integra tanto atacou nos últimos anos.

Provavelmente, esta carta terá sido em vão. Concordo que o senhor pense que se alguém como este missivista lhe diz para fazer uma coisa, o certo será fazer exatamente o contrário. Se eu não conseguir demovê-lo das estratégias que tentarão em seu nome, portanto, peço apenas para que reflita depois de que foi avisado.

Acredito que da estratégia que já se convencionou chamar de “bala de prata”, estratégia de ataque à honra que os meios de comunicação que o admiram e defendem ajudarão o PSDB a disparar contra Dilma Rousseff na reta final do primeiro turno, será trágica para a democracia e para a sua própria imagem, candidato.

Concluo, portanto, reiterando este apelo ao seu bom senso. Se lhe restar um grama de dúvida, rogo para que consulte pessoas de sua confiança com diferentes opiniões sobre o assunto e que pondere muito bem sobre o que disser cada uma.

Atenciosamente,

Eduardo Guimarães

Tags: , , ,

129 Comentário

  1. Lula e Dilma devolveram Serra só para São Paulo.
    Toma que o filho é teu!!!

  2. Eduardo: Não perca tempo aconselhando o Serra e estes TucanosDemos: Se você quiser um conselho e um Mineiro de quatro Costados vou lhe dar um e de graça: Vamos levar o Serra com sua turma em Banho Maria até o dia 03 de Outubro e quando chegar a hora vamos matar a pau estes tucanosDemos. Deixem eles nesta gonia e vamos torcer para que ele não renuncie. Vamos levando-os!

  3. Serra não está nem aí para democracia brasileira. Serra não está nem aí para o povo brasileiro. Ele não construiu praticamente nada que demonstrasse o contrário. Não entendi esta, Eduardo. Tem algo subentendido?

    • olá Edu,

      admiro muito a generosidade, confesso que não saberia fazer o mesmo… mas entendo, Hélio, que estes sábios conselhos não são para beneficiar Serra diretamente, mas o processo eleitoral como um todo. Se ele fosse inteligente te ouviria, Edu. Vamos ver se ele vai ter a dignidade de te responder alguma coisa, principalmente se for por meio da prórpia conduta.

      E, mudando de assunto: postei lá no blog um texto sobre o Encontro de Blogueiros, se puder nos honrar com a sua visita: http://somosmulheresdefibra.blogspot.com
      um grande abraço!

  4. Eu acho que a tal "bala de prata" já foi usada: a necessidade de um documento com foto além do título de eleitor…

    E acho que ela pode causar estragos, sim. Há muita gente que não possui documentos de identidade com foto (CNH ou RG) e serão impedidos de votar. Fico imaginando as possíveis confusões que haverão em algumas seções eleitorais, com gente querendo votar e sendo impedida, ou vários que nem tentarão fazer isso, pela ausência do documento.

    Não dá pra saber ao certo a extensão do problema com antecedência, mas o potencial do estrago é grande.

    • Eu acho que esta história da exigência dos dois documentos pode tirar votos dos dois lados porque os dois candidatos (vamos deixar Marina & Os Nanicos fora disso) tem eleitorado em todas as camadas da sociedade.

      • Concordo que afeta a todos os candidatos.

        Mas acho que o efeito maior é sobre a parcela da população que não tem muito acesso aos canais de informação. Essas pessoas tentarão votar, não conseguirão e provavelmente ocorrerão distúrbios nos locais de votação; com certeza isso será debitado na conta do governo federal e provavelmente será utilizado como munição pela oposição ("péssimo gerenciamento", "autoritarismo", entre outras afirmações já ouvidas sobre outros assuntos, como o ENEM, por exemplo). Isso sem contar os que nem tentarão votar por não ter documentos (parcela mais pobre da sociedade, onde os candidatos de esquerda possuem maior penetração).

        Obviamente, são apenas ilações pessoais, não garanto que essas coisas vão realmente acontecer, nem é possível calcular com exatidão quem será o candidato mais prejudicado.

    • BINGO….. TITULO DE ELEITOR BASTAVA, AGORA O CUMPLICADOR RG…MUITAS PESSOAS HUMILDES PRINCIPAMENTE DO NORDESTE…

  5. Realmente, quem se pauta pela velha mídia se surpreendeu, pois os jornalecões e a tv aberta vendiam a ideia de que Serra já estava eleito, que Dilma não tinha a menor chance. A verdade apareceu nas pesquisas, em boa parte graças à ação do Movimento dos Sem Mídia junto à Justiça Eleitoral, que obrigou TODOS os institutos de pesquisa e reconhecer os fatos: Dilma provavelmente ganhará no primeiro turno.

    Serra é o representante do que há de mais atrasado no Brasil, ou seja, a parte da elite visceralmente ligada aos EUA e ao capital financeiro internacional. Digo que é apenas uma parte da elite pois temos empresários inteligentes como Eike Batista, Abilio Diniz e Emilio Odebrecht apoiando Lula e, agora, Dilma. Esses empresários entendem que Dilma representa avanço e desenvolvimento para o Brasil e, portanto, para seus negócios.

    Serra está sendo abandonado até por seus pares. É, na expressão usada pelo Nassif, o candidato que virou pó.

    • Infelizmente, não temos uma oposição à altura do Brasil. Todos perdem quando isso ocorre, até mesmo a situação.
      Não somos ainda uma real democracia, pois as forças são desiguais, ou pela falta de oportunidade de expressão, ou pelo nível argumentativo e ideológico anacrônico e até perverso de algumas instituições.
      Devemos lutar pela democracia em "primeiro turno", hoje representada pelo projeto de governo de Dilma. Quem sabe no futuro estaremos discutindo planos de governo e não pessoas ou a escória de partidos políticos.

    • Na verdade Roberto, a Dilma não tinha e nem tem a "menor chance".As pessoas não estão votando NELA e sim em LULA. Sem LULA ela não é ninguém e você sabe disso. Eike, Abilio,Odebrecht apoiam LULA e não Dilma.Só estão puxando o saco do chefe que sabe "recompensá-los" muito bem. Aliás, como enriqueceram no governo Lula, hein? E a Odebrecht,coincidentemente,"vai financiar" o estádio do Corinthians que,coincidentemente,é o time do coração do fanático presidente. Ah!! Será que somos todos imbecis? Ou você tb faz parte da turma do "NÓS NÃO ERRAMOS. QUEM ERRA SÃO OS OUTROS"?

  6. Caro Eduardo
    Inútil de perder tempo escrevendo carta para o candidato Serra. é ele mesmo que comanda os ataques baixos desta campanha. voce está gastando velas com defunto ruim.

  7. Eu acho que não adianta tentar "pessoalizar" o assunto. Serra, antes de mais nada, é o representante de uma extrema direita raivosa e sem escrúpulos que pode partir para a baixaria sem dar bola para o que pensa ou deixa de pensar o candidato. Será mesmo que Serra, um único homem, manda nos Otávios, nos Mesquitas, nos Marinhos, nos Civitas, nos coronéis do PFL, nsa forças ocultas, etc? Eles é que criaram a onda para que serra surfasse e desembarcasse no Palácio do Planalto como representante deles e não acho que estarão dispostos a ver todo o investimento que fizeram desde a posse de Lula até agora serem jogados fora porque o candidato que os representa teve uma crise de consciência. Na hora em que Collor não interessou mais, o PIG ajudou a derruba-lo já planejando a eleição de FHC (ou outro qualquer, desde que seguisse a cartilha).

  8. Edu
    Está circulando mais uma baixaria na rede. Um vídeo que mostra um (suposto) estupro da colombiana Ingrid Betancourt por guerrilheiros da FARC. O texto de apresentação da porcaria pornográfica, evidentemente, vincula o PT com os guerrilheiros só faltando dizer que quem segura a mulher são os petralhas. A quem me enviou a mensagem, recomendei que deveria ser enviada para os membros do PIG e da campanha serrista. Esta turma, realmente, sabe lidar melhor com este tipo de baixaria e imundice.

  9. Acho que a melhor maneira de responder aos nossos opositores, é elogiando e falando do que há de melhor em nossos candidatos, em pessoas que de um maneira ou de outra luta por um Brasil que seja verdadeiramente de todos. Há muito ainda de ser feito para diminuir os mais de 500 anos de desigualdade, opressão e sacanagem, desta elite conservadora que tanto mal fizeram por nosso país.

    Continuaremos sempre com Lula, Dilma e com tantos outros que aqui estão e que ainda virão.

    http://rafaelprofessor-mg.blogspot.

  10. Edu, o conselho que vc dá ao Serra poderia até ser eficiente, se os propósitos dele quanto a ser presidente do Brasil tivessem motivações nacionalistas, idealistas…

    O Serra não está nem aí para nacionalismos ou idealismos. O que o move mesmo é a vaidade e a importância que ele sabe que tem, o cargo de dirigente-mor de uma nação.

    Mais do que conduzir o seu país para o desenvolvimento e lutar pelo bem estar de seu povo, Serra quer ter a sua foto com a faixa presidencial na galeria dos presidentes, para fechar com chave de ouro o seu curriculum-vitae.

    Como ele mesmo ja declarou, ser presidente do Brasil (se bem que ele preferiria ser presidente dos EUA) é um PROJETO PESSOAL de toda a sua vida.

    Não gaste seu verbo e as pontas de seus dedos digitando cartas-conselho para o Serra evocando o tema “demoracia”, pois ele jamais vai entender ou aceitar.

  11. Eduardo!
    como o senhor conseguiu votar no serra para deputado e senador?

  12. Eduguim,

    Sou Leitor Assíduo deste blog, merecemos mais respeitos também. Não entendir esse teu pedido? ou sugestão? ao Serra. É pena dos Demo-Tucanos, ou devota admiração a essa turma podre da politica brasileira. É politica Edu. A desgraça maior será, se ele ouvir teus conselhos. Esqueça isso, e retire a materia do ar.

  13. A pretensa "força de Serra" em São Paulo não está nele mesmo, José Serra, mas no perfil psicológico do eleitorado paulista, que por razões múltiplas e complexas (entre elas o bombardeio que a mídia paulista promove há longos e longos anos, em favor de Serra), o predispõe a preferir a continuidade e monotonia das administrações demotucanas, em vez da evolução e mudança em direção a algo mais consequente, competente e verdadeiro. O demotucanato em São Paulo, além de literalmente abandonar o estado à sua própria sorte, não governa para o povo, e sim para seu círculo de protegidos, composto basicamente pelas empreiteiras que patrocinam as campanhas eleitorais demotucanas e pelos "amigos de longa data", como a Alstom, um grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte, presente na indústria de materiais ferroviários (por exemplo, o metrô de São Paulo) e na produção de energia (contrução de usinas, fornecimento de equipamentos, etc.). É exclusivamente para o seu círculo que o PSDB governa; as poucas obras que conduz, são feitas para que seus amigos lucrem, e não o povo paulista. É assim que o demotucanato governa… Que Mercadante seja eleito!…

    • DiFini
      Além de concordar com seus argumentos, acrescentaria à visão que você traça em relação aos paulistanos, seu complexo de superioridade que vem de longe na história do Brasil. Mais ainda, a tentativa de descolamento dos demais estados brasileiros e aproximação dos Estados Unidos, enquanto modelo a ser atingido. É a introjeção de que há 2 Brasis que faz o paulistano considerar "feio o que não é espelho". Narcisismo total.

    • O q o faz afirmar q "esta" mudança trará algo mais consequente,competente e verdadeiro? Pq ñ pode trazer consequências nefastas e desastrosas? Ñ falamos de "simples mudanças" mas "desta" mudança específica.Ñ sou contra mudanças(votei Lula/2002 e me arrependi),sempre fui vanguardista,mas…e bota "mas" nisso.Não me iludo,não acredito e NÃO CONFIO neste partido "tão envolvente" chamado PT,que se utiliza do "canto da sereia" de seu líder para enfeitiçar seus seguidores.Vejo e pressinto coisas q ñ me agradam nem um pouco.Gosto do PSDB,nada a ver com Serra.Gosto do ALCKMIN!E ele fez muito pelo povo da minha região,sim.Principalmente na SAÚDE!Somos Alckmin até debaixo d'água, ñ por idolatria mas por merecimento.

  14. Assino embaixo, Eduardo:
    Sim, porque o Brasil já está cansado desta porcaria que é a propaganda eleitoral gratuita que não abre espaço para o debate e apresentação de programas e de posicionamento político claro.
    Sim, porque um debate sério, respeitoso, construtivo no período eleitoral ajudaria muito quem fosse eleito – oposição ou governo – haveria maior continuidade dos projetos que estão dando certo envolvendo os interesses públicos e nacionais.
    Sim, porque concederia maiores possibilidades de cada área – governo e oposição – explicar o que os une e o que os separa para o conjunto da população (olha que há até candidato a presidente que não sabe o que é diferente entre Dilma e Serra – puro oportunismo, é claro!)
    Sua carta, Eduarda, passa a ser minha também. Aguardaremos como a campanha do serra vai se comportar! Saudações democráticas.

  15. Infelizmente temos que nos contentar apenas c/ candidatos ditos de esquerda com rótulos diferentes para as eleições presidenciais. Para mim são tudo farinha do mesmo saco. Engrandecendo a máquina publica, aumentando os impostos, juros e inflação para se manter operante. O povo paga a conta. Incrível que no Brasil se ache normal pagar os juros mais altos do mundo para se manter a inflção ARTIFICILAMENTE baixo. Estamos sendo roubados por bancos, governo e mídia de massa. Acordem, pois estão sustentado um sistema GOV-LOBIES_MIDIA que independente do candidato , isso se manterá por muitos anos. Podemos crecer mais de 10% ao ano e subir para segundo ou terceiro no mundo fácil. O que nos impede é a dependência parasita de nosso governo, que crescerá c/ essa mentalidade socialista ultrapassada. http://cxf-brasilsuperpotencia.blogspot.com/.

  16. Um lembrete aos frequentadores deste blog:

    Horário eleitoral gratuito vai começar. Gratuito? Ha!Ha!Ha!
    Todas as estações, sejam de rádio ou televisão, insistem: “Vai começar o HORÁRIO GRATUITO para os candidatos”. Ora, tudo é PAGO e BEM PAGO. E as empresas de comunicação, nem precisam ficar com receio de não receberem. TUDO É DESCONTADO DO IMPOSTO DE RENDA.

    "Horário eleitoral gratuito vai custar R$ 851 mi aos cofres públicos
    Léo Quintino
    No Estado de Minas, de Daniela Lima:

    R$ 851 mi – Valor que deixará de ser arrecadado pela União em ressarcimento ao espaço cedido pelas emissoras de TV e rádio para propaganda eleitoral é o maior da história.
    O horário eleitoral gratuito vai custar caro aos cofres públicos este ano. Por conta da isenção fiscal que é oferecida às emissoras de televisão e rádio, em ressarcimento ao espaço cedido para a propaganda política, R$ 851,1 milhões deixarão de ser arrecadados, segundo estimativa da Receita Federal".

    Portanto, quando ouvirdes a expressão "horário eleitoral gratuito", já sabem. É mentira.

  17. Vejam só a reportagem "neutra e apartidária" que aparece no site do Estdão… É legal colocar essa figura como uma foto de reportagem? http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100825/

  18. Essa carta provavelmente não chegará ao conhecimento do tucano. Mesmo que chegue acredito que não o sensibilizará caso o candidato tenha escolhido a linha difamatória contra Dilma. O que podemos fazer é divulga-la o máximo possível.

  19. Posso compreender seu objetivo no sentido de evitar o constrangimento do Sr. Serra se expôr, mais uma vez, de forma vil. Porém, me parece que a oposição está "doente". Sim, uma doença Institucional. Como já comentei aqui, a despersonalização gradativa do PSDB, unindo-se ao que há de mais escroto, à escória da política brasileira, fez eclodir um traços de comportamento de alguns membros, já presentes na extrema-direita udenista, identificados como:
    (…)cont

  20. (…) cont
    . Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente.
    . Estabelecer relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas incapacidade de mantê-los, exceto quanto há interesses "pessoais" envolvidos.
    . Baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas.
    . Incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punições.
    . Tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis.
    Na literatura médica, tais características correspondem ao comportamento de um sociopata, ou anti-social. Portanto, creio que, infelizmente, sua tentativa seja em vão, tendo em vista que tal transtorno de personalidade, hoje, é intratável. Beijos carinhosos para a Vitória.

  21. Serra não merece conselho, um homem como este , traidor de seus eleitores inclusive você Eduardo, tem que sentir o amargor da derrota mais humilhante pelo seu passado e pelo seu futuro.

    Serra representa a antiga UDN golpista, Serra representa a direita conservadora hipócrita e a elite preconceituosa, nada do que vem de Serra é louvavel.

    • que vc pensa que é colpista,serra o dilma,eu te faço uma proposta,me da o corriculo do serra eu vou já dando o ponta-pé inicial,aqui vai o curriculo da tua princesa chamada de [Dra]o que não é formada em faculdade nem uma ela se intitula-se mais não irei entra no merito da questão acesse o link é leia com muita atenção que é tua futura presidente.que serve para todos que são brasileiro,que são brasileiro,não aqueles que querem entregar as,[tire conclução] pos ler o curriculo de dilma [Dra] segundo vc tudo é louvavel dilma,quero que o brasil saiba que tua louvavel dilma; http://www.savethemales.ca/bulgarian_marxist_terr… isto só é incio que é ela se queser tem mais

  22. Dentre as pessoas com quem conversei, pouquíssimas estavam sabendo da exigência do TSE de se apresentar um documento COM FOTO, além do título eleitoral para votar. O site da Justiça Eleitoral informa que a campanha publicitária, no rádio e na TV, se iniciou em 1. de junho.

  23. Eduardo, a grande imprensa é mentirosa e covarde! Como não tem coragem de enfrentar os progressistas diretamente, mandam seus blogueiros bate-paus fazerem o jogo sujo. Hoje estão atacando o Nassif e o PHA: Que gentinha patética!
    Bye, bye, Serra!

  24. Eduardo, acho que vc perdeu seu precioso tempo e gastou sua preciosa energia.
    Serra sabe muito bem o que está acontecendo. Mas ele é cínico, arrogante, presunçoso, dissimulado, mentiroso e um grande hipócrita!
    Acredito que uma pessoa que possua tantos predicados não dará a mínima atenção a sua carta! Infelizmente.
    A grande mídia já prepara o plano "B".. vão achar algum culpado para mais uma derrota… A Folha já justifica a queda de Serra por causa de programas eleitorais… o Montenegro já tirou o dele da reta… e assim caminha a humanidade… mas o estrago é grande… e arrependimento terão.

  25. Acho necessario que próximo ao dia 3/10 o progrma eleitoral avise com clareza da necessidade de levar um documento c/ foto. Quanto a não ter o doc. acho pouco provável já que para votar o título é indispensável e para tirar o título é necessario apresentar a identidade.

    • Concordo inteiramente com a preocupação apresentada pela Herta.

      A ausência de outro documento com foto pode servir de motivo para impedir muitos brasileiros de votar, principalmente os com menor acesso a informações.

      Por isto penso que desde já na propaganda eleitoral do PT e aliados inicie de forma continua e insistente este alerta. O ideal seria uma vinheta com o próprio Lula alertando e concientizando o povo da necesidade do segundo documento.

      abraços

      José Tadeu

  26. Caro candidato a presidente Senhor José Serra. Se o Senhor candidato não mudar seu discurso sobre a política de imposto, sua candidatura será um fracasso já no primeiro turno. Será que o Senhor não percebe que esse país é feito de pequenos comerciantes, além de uma massa enorme de pessoas que sobrevivem na informalidade? Se o Senhor não vier a público e não se comprometer com a massa dos pequenos comerciantes com relação a política de impostos. Lamentavelmente não terá chance. Pois desde que discursou que irá fazer com o país o que fez com São Paulo com relação a política de notas fiscais, sua candidatura simplesmente vem fracassando dia após dia. Espero que esta informação chegue a tempo, porque sei que o referido candidato seria o presidente ideal para o Brasil.

  27. Alguém diga por gentileza, quem é a dona Dilma. Sinceramente, nenhum brasileiro sabe o que ela fez como ministra ou como cidadã pelo Brasil. Marionete do Lula, ganhando nas pesquisas graças a ele.

  28. Sugiro apenas o seguinte:

    Pesquisem no google:
    Escândalos de José Serra
    Escandalos do Governo PT
    Escandalos de Dilma Roussef
    Escandalos de Marina Silva

    E decidam por si.
    Está na hora de pararmos de colocar a culpa no pai, na mãe, no marido, no chefe, no vizinho, no governo.
    Sou + 1

  29. A candidatura de Lula em 2006 foi a mais sórdida q eu presenciei em todo o meu tempo de eleitora.Jamais senti tanto asco em uma campanha qto naqueles comícios de Lula.Falou tanta besteira,despejou tanto preconceito,racismo,raiva,rancor,fomentou o ódio entre classes sociais,quis segregar o país entre ricos e pobres bandidos e mocinhos,bons e maus.Sua campanha foi uma sujeira e uma baixaria só.Hoje,após um 1º mandato coalhado de roubos,trapaças,mentiras,mensalões,cuecas e desculpas esfarrapadas,se tornou o herói nacional de um povo cego por causa de um assistencialismo demagogo q está longe de ser esta maravilha toda.Se todo o dinheiro roubado do povo fosse investido pra valer em benefícios sociais teríamos,agora,uma realidade "bem diferente" na área da saúde, educação,justiça e segurança.Portanto,embora abomine o baixo nível nas campanhas eleitorais afirmo, sem qquer dúvida ou constrangimento,q a eleição de 2010,apesar dos ataques,está sendo um jardim de rosas perto da espinhuda e lamentável campanha de Lula em 2006.

  30. Prezado Candidato José Serra:

    Fui seu eleitor em todas as eleições das quais o sr. participou. Muitas vezes, consegui convencer pessoas a votar no sr.

    Não me arrependi. Não me arrependo. Não quero me arrepender.

    Somente que, desta vez, está difícil responder a pergunta: em quem realmente estaremos votando quando o sr. renunciar para participar da eleição para presidente? Com os acordos políticos feitos atualmente….

    O que mudou para que desta vez o sr. cumpra o compromisso – irrelevante se verbal ou num documento registrado em cartório – e o tenhamos na prefeitura até o final do período para o qual o sr. será (espero!) eleito?

    Por favor, ajude os seus eleitores tradicionais – não os perca – e aqueles que defendem a sua eleição por opção de consciência, sem esperar cargos ou outras benesses pessoaisl

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.