O alter ego de um blogueiro

Buzz This
Post to Google Buzz
Bookmark this on Delicious
Bookmark this on Digg
Share on FriendFeed
Share on Facebook
Share on LinkedIn

Todo blogueiro tem seu alterego, seu outro eu, sua, digamos assim, “identidade secreta”, assim como o Superman ou o Batman. Todavia, por trás de cada um, há um homem – ou uma mulher –, com seus problemas, contradições e fraquezas.

Conversava por telefone com uma leitora e companheira do Movimento dos Sem Mídia sobre esse assunto. Acho que há espaço para tudo. Posso ser o blogueiro– que, muitas vezes, parece estar acima das vicissitudes da vida –, em uma parte do tempo, e posso, também, dedicar-me à família e ao trabalho. Contanto que faça uma coisa de cada vez.

Nesta quinta-feira, por exemplo, o blogueiro deve ceder espaço ao homem, ao pai de família, àquele cidadão como qualquer outro que tem que ganhar o próprio sustento, até para ter tempo para se dedicar ao seu alter ego digital.

E ainda sobra uma raspa de tempo para ser ativista político, como faço ao dirigir o Movimento dos Sem Mídia, que tem, para encarar, o seguinte:

1 – Representação no Ministério Público contra Organizações Globo, Grupo Folha, Grupo Estado, Editora Abril, Jornal Correio Brasiliense, revista IstoÉ e outros veículos que promoveram alarma social durante janeiro de 2008 no âmbito de uma epidemia imaginária de febre amarela.

2 – Representação na Procuradoria Geral Eleitoral contra os institutos de pesquisa Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi por possível crime de falsificação de pesquisa por parte de algum deles.

3 – Preparação de manifesto ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação publicitária), a ser assinado e endossado pelos leitores deste blog, contra discriminação racial na publicidade e, sobretudo, na televisão.

4 – Preparação de representação ao Ministério Público Eleitoral por prática de campanha eleitoral antecipada em prol de alguns políticos e contra outros, que estaria ocorrendo por parte de meios de comunicação que ou são concessões públicas ou recebem fartas verbas públicas.

Ufa!

É um fardo, encarar esse rojão todo? Negativo. É uma necessidade. Temos que fazer. Eu, vocês, todos. Temos que ter tempo para o homem comum e para o cidadão, que, necessariamente, não são os mesmos em um país como o nosso.

O homem comum tem que pensar em pagar as contas, cuidar da família etc., e o cidadão tem que fazer blogs, engajar-se em causas de interesse coletivo, pensar no país e na sociedade em que se insere. Com o hábito, descobre-se que os dois, homem e cidadão, são o mesmo.

Preciso desta quinta-feira para ser homem. Só poderei lhes oferecer esta reflexão e uma liberação intermitente de comentários, durante o penúltimo dia útil da semana. Mas já na sexta visto o uniforme de superblogueiro e volto ao embate cidadão.

Até lá.

Tags: , ,

47 Comentário

  1. Felicidades Eduardo.

  2. Juntos somos uma grande força

  3. E nao tarde, superblogueiro paulista! Boa sorte!

    O Brasil sem seus Eduardos seria infinitamente mais pobre.

  4. E assim nem todos tem uma equipe, mais a alma agradece.

  5. Aproveito pra agradecer por voce existir como homem e como cidadão. Parabéns e bom descanço.

  6. Eduardo, se cada pessoa fizer um pouquinho, esse "pouquinho de muitos" se tornará "muito para milhões". Frequentadores desse blog, um veículo de mídia modesto e pautado pela decência, podem não ter o dom da escrita como você, mas podem ajudá-lo. Como? Com filiações ao MSM? Com doações? Divulgando seus posts? Apoiando as justas batalhas? Acho tudo fundamental. Há alguns anos, ajudei uma ONG e vi como é dificil. Pessoas se entusiasmam, prometem, mas desaparecem. Ou então atrapalham. Vi que não é fácil. Que Deus coloque apoios efetivos em sua luta, tanto materiais quanto espirituais. Apoiemos de verdade o Edu.

  7. Caro Eduardo:
    Eu gostaria de ter essa energia toda.
    Admiro-o e me sinto numa posição inferior por ter muitas vezes reclamado meus direitos, achando que vim a essa vida par ser servido.
    Mas aprendi muitas coisas e aprendi a olhar o lado bom da vida, de forma que me emociono só de ver como pessoas como você estão dispostas a fazer o que for possível em benefício do próximo. Sei que o que o mantém se dedicando a esse blog não está ligado à remuneração monetária, mas a algo de maior valor que foge a qualquer análise ou avaliação intelectual.
    O valor espiritual agregado a uma ação dessa é incompreensível ao mundo profano, mas o sentimento espiritual do dever cumprido despertado no autor da ação é indescritível, difícil de ser traduzido em palavras.
    Parabéns, amigo, continue postando seus blogs assim e tenha a certeza de estar prestando um grande serviço a essa nação, nosso povo.

  8. E ainda tem o adendo à Representação contra a fraude nas pesquisas eleitorais, aquele que mostrará de forma contundente o crime praticado por alguns institutos de pesquisa. Calma! Não estou querendo sobrecarregar você, que já tem tantos problemas. Sei um pouco sobre suas vicissitudes, e da necessidade de conciliá-las com a luta pelos ideais; drama que é o mesmo de todos nós(claro que alguns têm mais problemas que outros), mas todos têm problemas, têm as pequenas coisas do dia-a-dia para lidar(trabalho, dinheiro, problemas menores), têm cansaço, dificuldades, irritação. E AINDA TÊM QUE RESERVAR UM TEMPO PARA NAMORAR, CURTIR AS COISAS BOAS E LEVES DA VIDA. RELAXAR, DIVERTIR-SE. Continua…

  9. Dificuldades e sofrimento, Edu, só mudam de endereço, mas pessoas com sensibilidade e visão de humanidade, como você, nos enchem de esperança!

  10. Continuação : Coisa que acabo de fazer : Acabo de voltar do cinema onde fui assistir, em companhia de minha linda noiva, a um filme maravilhoso(desses que nunca passam na TV Aberta), falo no mais novo filme de Woddy Allen, diretor que adoro. O filme chama-se, em português : Tudo Pode Dar Certo e, por uma incrível coincidência, tem semelhança com minhas reflexões. Não vou ser chato para contá-lo(afinal espero que você, e todos que lerem esse texto, assistam-no). Mas, de forma sintética, Allen fala exatamente disso, de aproveitarmos, em meio aos caos e ao absurdo da existência, as coisas boas da vida, os momentos felizes e agradáveis que a enchem de sentido. Sei que seu momento não é para isso mas, quando as coisas melhorarem, tente assistir ao filme em companhai de sua esposa. Boa Sorte e saiba que torço por você!

    • " Não vou ser chato para contá-lo". Já que você tocou no assunto sobre ser chato, …..é chato mas tenho que dizer ; você é um chato. Escreve longos comentários, na maioria panegíricos do governo ou laudatórios opiniáticos, que revelam uma certa soberba em rivalizar com o blogueiro. Escreve frases em caixa alta achando que gritando será lido. É prolixo. Aceite essa crítica como se viesse de um amigo pois só o melhor amigo fala certas coisas na nossa cara.

      • Você perde tempo que poderia ser útil para algum comentário inteligente tentando ridicularizar os outros e ainda chama outros de chatos? Ninguém é mais chato que você

        • Eh eh eh. Eu seria ingênuo se esperasse outra coisa de você, afinal o ritmo do blog é esse ; você me elogia e eu te elogio, cosi la nave va. Se eu escrevesse dizendo que você é super, que está de parabens pelos posts maravilhosos e outras louvaminhas mais eu não seria chato, não é mesmo ? Ah ! Acho que você esqueceu do que te chamavam lá no Obsrvatório de Imprensa mas eu lembro; um tremendo chato.

  11. Porque a causa que você abraçou é nobre, porque olha além de si para os milhões de cidadãos que sentem e sofrem calados porque não tem vez nem voz, você conquistou o direito de invocar no inconsciente coletivo a força que lhe fará sobrepujar um a um os obstáculos aparentemente intransponíveis com que se defronta diariamente. Quando tudo parecer como se você estivesse em um beco sem saída, espere um pouquinho mais, ouça os passos e o clamor das forças que se aproximam para resgatá-lo e levá-lo ao seu destino vitorioso. Analise com serenidade quantas "coincidências" incríveis têm ocorrido em seu favor quando tudo parece desandar, nos momentos mais difíceis. É como se a energia de milhões fosse canalisada na direção do seu teclado para levar adiante a missão que lhe foi confiada e para a qual foi preparado. Não cabe retroceder mas tão somente ir adiante. Mesmo os que não lhe conhecem e que não tem como acessar o seu blog, lhe agradecem ainda que inconscientemente do fundo do coração por tudo de bom que poderá resultar deste trabalho hercúleo que você desenvolve em prol do Brasil e da maioria do seu povo.

  12. Eduardo você é um orgulho e fonte de inspiração para nós.
    Obrigada.

  13. Eduardo; endosso tudo que foi dito acima. Tire o merecido "dia de folga" e nos "vemos" na sexta-feira!

  14. Edú
    Reafirmo todos os comentários. Até sexta.

  15. PARABÉNS Eduardo!
    Se precisar darei minha humilde ajuda… por menor que seja será uma ajuda!

  16. Sou fã dos super-heróis citados, mas esses ficam no terreno da ficção. Prefiro os super-heróis reais, de carne e osso, seres humanos iguais a mim, que diariamente lutam contra as desigualdades sociais, os preconceitos, as injustiças de todos os tipos, as adversidades da vida, e não desanimam nunca, Nesse âmbito, eu considero você e outros blogueiros como Paulo Henrique amorim, Luís Nassif, Azenha, Brizola Neto, os responsáveis pelo Site Os Amigos do Presidente Lula, só para citar alguns, verdadeiros Super-Heróis. Com vocês em ação, podemos ficar tranquilos, sabendo que o nosso país não será entregue aos super-vilões de sempre. Obrigado. Deus o abençoe.

  17. relaxe, isso faz um bem é afinal de tudo vc merece. mais uma coisa, nao conseguir me filiar, problema no endereço … ate mais

  18. Eduardo você é um herói……Beijos

  19. Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa).
    Sua alma é muito grande Eduardo e isso incomoda muita gente.

  20. Força, Edu! Abraço!

  21. Eduardo!!! És um abençoado, um exemplo para muitos e muitos e ir sempre em frente, parar apenas para retomar a caminhada. Vamos te seguindo.

  22. Edu, o jornal Valor Econômico, do grupo FT (FSP), teve a coragem (descaramento) de publicar a seguinte manchete hoje:

    PT paga R$ 3,2 bilhões a controladores da Oi

    Será que nenhuma providência será tomada contra este folhetim serrista, pois chamar na manchete Portugal Telecom de PT é no mínimo cinismo descaramentado.


    Saudações,

    Henrique Lopes
    Brasília-DF Brasil

  23. Edu, o jornal Valor Econômico, do grupo FT (FSP), teve a coragem (descaramento) de publicar a seguinte manchete hoje:

    PT paga R$ 3,2 bilhões a controladores da Oi

    Será que nenhuma providência será tomada contra este folhetim serrista, pois chamar na manchete Portugal Telecom de PT é no mínimo cinismo descaramentado.


    Saudações,

    Henrique Lopes
    Brasília-DF Brasil

  24. A dor é um aprendizado que nos conduz ao conhecimento. Força, irmão!

    Paulo Ribeiro

  25. Eduardo: Só posso escrever uma palavra: FORÇA ! Todos nós temos nossos problemas pessoais, mas você é uma pessoa SUPER-Especial e SUPER. Com todos seus problemas, você consegue nos passar que tudo está mudando. E está !

  26. Edu, meu pai de 87 anos diz que o meu avô – pai dele, claro – dizia sobre gente como voce: "Tenho uma inveja 'LASCADA' desse sujeito!!!" O "LASCADA" aqui é uma maneira nordestinense de mensurar uma grande admiração. Eduardo, vida longa para voce. Para mim e para muitos daqui da do Ceará eu só posso dizer sobre vc: "EITA BICHIN DANADIN!!!"

  27. Edu, já falei várias vezes…se vc não existisse, deveria ser inventado. Abraços.

  28. Caro Amigo Edu, faça o que tem que fazer, meu caro !! relaxe !! sexta estamos na área !!

    te cuida, irmão !!

  29. Eduardo, gostaria de narrar um fato que me aconteceu fazem uns 10 minutos: sou Oficial de Justiça e fui cumprir um mandado de busca e apreensão de uma criança, num bairro extremamente pobre, com o objetivo de devolvê-la ao Abrigo de Meninos, de onde ela havia fugido. Cheguei lá com os políciais que, aproveitando-se da minha presença, começaram vasculhar a casa a procura de outras coisas (drogas etc), revistar alguns adolescentes que estavam lá, chegando até a agredir um deles, fugindo também do objetivo principal e legal que era buscar a criança para devolver ao abrigo. Pedi para eles pararem dizendo que não era esse o objetivo do mandado, eles não gostaram e eu me retirei do local. Falei com o Juiz e, como já esperava, ele falou que iria conversar com os policiais. Está aí o quadro Eduardo: criminalização da pobreza, abuso de poder, violência, judiciário dando carta branca pra polícia bater. A realidade para os pobres é bem mais dura do que aparece nas novelas da Globo.

    • Que tristeza Marcos Antônio! Há que ser um SUPER HOMEM!

      • Que nada Cristina, heróis mesmo são essas pessoas que cometeram o crime de” terem nascidas pobres” e que suportam tanta injustiça e sofrimento.

  30. Pois não Edu, curta aí o seu dia que você bem merece. E como anda a nossa pequena Victoria?

    Abraços amigo e recarregue todas as energias possíveis pois o fardo realmente é pesado.

  31. Edu, sobre o boato da Dilma não entrar nos EUA devido ao seqüestro do embaixador Charles Elbrick, teve até o endosso do Chico Anysio!!

    Eis o link da entrevista dele na Guarani FM de BH, no programa da apresentadora Carolina Braga em 12/06/2010:
    http://www.dzai.com.br/blogsguarani/blog/carolina

    OBS.: o comentário dele começa aos 06:24 min

    • Acho que esse pessoal tá maluco, quem não entra lá é o Gabeira, que participou de sequestro. Gente mais mal informada! Se Chico Anysio disse isso, precisam ir lá e atualizar o cara, está totalmente desatualizado.

  32. Eduardo!
    Acabou de aparecer na novela Tititi na Rede Globo o logotipo do Governo do Estado.
    Em uma cena que fizeram com o metrô, mostraram nitidamente o logotipo.
    Isso é certo????? Por lei é permitido????
    Abraço
    Bruno

  33. Eduardo, desculpe te incomodar neste teu momento difícil, em que eu e minha esposa nos solidarizamos e rezamos por sua filhinha. Sabemo q o momento é até inoportuno, mas como gostas de uma polêmica ousamos te informar.
    Consultamos hj a Gol sobre passagens para SP para participarmos do Encontro de Blogueiros Progressistas. Já tinhamos visto a passagem comum na GOL e ficava em um pouco menos de 950 reais, ida e volta para nós dois.
    Fui informado que COM O DESCONTO ficaria em 1246,00….
    Vi na Avianca e fica um pouco menos de 700,00!

    Estamos nos esforçando para podermos ir, informe pls a Barão de Itararé sobre isto.

    Se possível, caso não queira publicar, nos responda via o e-mail saroba@gmail.com

    Que Deus proteja a VITÓRIA!

    Suzana & Saroba – GUERRILHEIROS VIRTU@IS

  34. Mestres do Dinheiro:

    parte 1 do documentário – use o hjsplit para juntar as partes http://www.megaupload.com/?d=CEK741YH

    parte 2 do documentário – use o hjsplit para juntar as partes http://www.megaupload.com/?d=M0F9FGJI

    parte 3 do documentário – use o hjsplit para juntar as partes http://www.megaupload.com/?d=YGRNIXH9

    parte 4 do documentário – use o hjsplit para juntar as partes http://www.megaupload.com/?d=LI1BDWNJ

    parte 5 do documentário – use o hjsplit para juntar as partes http://www.megaupload.com/?d=8ZHEOZ21

    A história de como os Bancos Privados se tornaram a mais poderosa e infame dominação do mundo.

    Aborda o papel dos bancos na história e atualmente. Vindo desde a criação das primeiras Casas de Moeda na antiga Roma até hoje em dia. Como os bancos controlam as nações, impelindo-as as guerras e escravidão do povo através de dívidas e juros para paga-las.

    O que as principais guerras na Europa e resto do mundo, desde Napoleão a Segunda Guerra Mundial tem em comum?

    Tudo isso é abordado exaustivamente num documentário mais do que completo sobre a milenar história da nossa escravidão pelo sistema monetário dos banqueiros.

  35. O superblgueiro Edu tem seus dias de Clark Kent é claro. Não precisa nem se justificar. Aguardemos com calma seus próximos superpertinentes posts

  36. Oba!
    Já que Serra disse que é de esquerda, se ele for eleito vamos ter banda larga, reforma agrária, fim do monopólio da Globo e do cartel Veja, Globo, Estadão e Folha.
    Oba!
    Já que Serra é de esquerda ele não venderá a CEF assim como vendeu a Nossa Caixa,ele não doará o pre-sal assim como FHC doou a Vale.
    Oba!
    Serra de repente virou de esquerda, esquecendo do seu passado, do que ele foi em toda a vida.
    É cada uma, só rindo
    Eta nóis

Trackbacks

  1. Tweets that mention O alter ego de um blogueiro | Blog da Cidadania -- Topsy.com

Leave a Response

Please note: comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.